GERAÇÃO 10

SÃO PAULO (e deu por hoje) – A turma do Mundial de F-1 2010 é a melhor que já se viu desde os anos 80. É a tese que este escriba defende em sua coluna Warm Up de hoje. Um trecho:

“São três corridas até agora nesta temporada, e três vitórias de equipes diferentes, algo que não acontecia em início de campeonato desde 1990. E serão muitos os vencedores neste ano, podem apostar. Por uma simples razão. Ao contrário da geração dizimada por Schumacher, essa de hoje não vai para a pista derrotada por antecipação. Querer vencer e saber que é possível é o que faz toda a diferença. Nas pistas e na vida, se me permitem a baratíssima filosofia de botequim.”

Eu escrevo muito bem.

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sebastiao
Sebastiao
14 anos atrás

Concordo, concordo e concordo.
Com a tese, agora com a frase “eu escrevo muito bem”… hehehe, brincadeira

antonio
antonio
14 anos atrás

Longe de discordar – aliás concordo plenamente que voce escreve muito bem -, mas depois de “simples razão” não seria o correto “:” e não “.” ?

Neto Guido
Neto Guido
14 anos atrás

” Douglas disse: 9/04/2010 às 23:45A minha conta é diferente:

Geniais: Schumacher, Hamilton, Alonso e Vettel
Muito bom: Kubica
Bom: Button, Webber, Barrichello, Massa, Rosberg e Sutil (talvez o Liuzzi também)”

Já havia falado isso antes e reintero meu pensamento com a palavra do Douglas. Apesar de acreditar que o Shumi este ano vai somente passear, não vai competir com ninguém, já o ano que vem, as coisas podem ser diferentes.

Como disseram antes, você escreve bem, heim!!!

Eduardo Rimoli
14 anos atrás

Concordo quanto ao “saco de pilotos bons” que a F1 tem à disposição. Mas não concordo quanto a este trecho:

“Quando assinou com o time italiano, Schumacher sabia que conquistar títulos seria uma questão de tempo.”

Tempo? O cara TRABALHOU firme, muito, e pra caramba! Dizer que era questão de tempo dá a impressão de que ele sentou no cockpit e ficou esperando o carro fazer a volta mais rápida.

Very
Very
14 anos atrás

Concordo totalmente com a tese da coluna, está é um confluência de talentos que só acontece a cada 25 anos ou algo assim. É muito piloto bom em circunstâncias competitivas, ou seja, se chegar o final do ano e, digamos, o Rosberg for campeão, não seria nenhuma surpresa.

henrique
henrique
14 anos atrás

Bom, tem alguns comentários aqui que dão vontade de vomitar… dizer que o Raikkonen é gênio???? pelo amor de deus… Schumacher está entre os melhores da história.. sim… mas com certeza só ganhou 7 títulos pela falta de concorrência e a superioridade da Ferrari… vale até dizer que isso é me´rito dele… que desenvolveu o carro… mas já ouvir dizer bastante que na época quem trazia muito mais dados pra equipe era o Barrica..
Dizer que o Senna nunca desenvolveu seus carros é outro absurdo… tem um comentário de um dos diretores da Honda (parceira de muito sucesso honda e Senna) que diz.. “a importância do Senna para a Honda, é de que amtes dele nós eramos basicamente uma fábrica de motos, depois passamos a ser conhecidos como fabricantes de carros..”
por último colocar Mansell, Prost e Piquet no nível desses pilotos da década de 90 é brincadeira… eles tão mais pra Berger, Nanini, Boutsen, Alboretto, Patrese, Rosberg (o pai), De angelis, pilotos do segundo escalão da década de 80
obs: todos ganharam grande prêmios contra o quarteto fantástivo

Luiz
Luiz
14 anos atrás

E incluir Alesi?

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Esquecer do Damon Hill, é uma sacanagem.

Gustavo Silveira
Gustavo Silveira
14 anos atrás

HEHAHHEHAHHEHA, MORRI DE RIR!!!!!!!! AS VIÚVAS DEVEM ESTAR SE REMOENDO POR DENTRO DEPOIS DE LER ISSO AÍ FLAVINHO!!!!!!!! E PRINCIPALMENTE PORQUE SABEM QUE EH VERDADE!!!!! AQUELE ARGUMENTO RIDÍCULO DE QUE PIQUET, PROST E MANSELL ERAM GRANDES PILOTOS E SÓ POR ISSO SENNA GANHOU MENOS É FAJUTO!!!!!!!!!!!!!! SCHUMACHER DERROTOU COULTHARD NUMA BRIGA FANTÁSTICA NO CAMPEONATO DE 2001, BATEU MIKA HAKKINEN NO ÁPICE E COM O MELHOR CARRO EM 2000, MASSACROU O GÊNIO RAIKKONEN EM 2003, QUE TINHA CARRO MELHOR!!!!!!!!!!! FEZ BARRICHELLO PARECER UM NADA EM 2002 E 2004!!!!!!!!!!!!!! FOI CONTRA TUDO E TODOS CONTRA O GRANDIOSO DAMON HILL EM 1994 E 1995, E SOH NÃO GANHOU EM 1996, 97 E 98 PORQUE TINHA CARRO PIOT, ASSIM COMO EM 1992 E 1993, EM 199 PORQUE QUEBROU A PERNA, EM 2005 PORQUE FOI PERSEGUIDO PELO SISTEMA E EM 2006 PORQUE O MOTOR QUEBROU SÓ POR ISSO!!!!!!!!!!!!!! ESSE ANO, VAMOS LEVAR O OITAVO, AÍ EU QUERO EVR FLAVIO!!!!!!!!!!! VOU AÍ NA WARM UP EXTOURAR UM CHAMPAGNE COM VOCÊ!!!!!!!! ABRAÇO

Alex Teixeira
Alex Teixeira
14 anos atrás

Mais uma vez, FG, temos que te dar a mão à palmatória. Tiro o chapéu pra você. A verdade é clara. QUeria muito que você tivesse mais alcance, cara. Queria que você trabalhasse na Globo e reformulasse aquilo lá. Queria que você fosse comentarista. Pra dizer ao mundo que Schumacher foi o melhor! Sonhar não custa nada! FG e Schumy, os maiores de todos os tempos em suas respectivas profissões.

Nelson Luiz Trindade
Nelson Luiz Trindade
14 anos atrás

Schuamcher é muito melhor que Senna o Senna não sabia acertar carros correu só com o melhor carro foi campeão as três vezes assim,e mesmo com o melhor carro em 1989 perdeu, porque não sabia controlar o carro e forçava mais e quebrava e não sabia acertar porque era o Prost que fazia isso pra ele! E se voceis olharem bem sem paixao de apcheco torcedor ufanista brasileiro vão ver também que mais pilotos foram melhroes que senna inclusive os atuais acho que vettel já e melhor que senna como o grande FG diz. abraço!

Rafael Santos
Rafael Santos
14 anos atrás

Eu, que acompanhei a carreira toda de Schumacher, e vi o final melancólico de Senna, já em decadência, posso dizer que o Schumy foi bem melhor, e ele também é melhor que todos esses moleques, que não farião feio pra Senna não!

Luiz Almeida
Luiz Almeida
14 anos atrás

FG, tu é rei!!!!!! |Cara, é bom demais ler algo assim vindo de ti!!!!!

És o maior… principalmente porque sabe que schumacher demoliu todos, gosto de ver você tirando sarro de quem diz que o senna tinha mais concorrência, nem o seu amigo João (Canalha) da ESPN você perdoa, ehhehe, valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Antônio Soares
Antônio Soares
14 anos atrás

Eu acho que a gente tem mesmo é que ler o que o Flavio diz e começar a simplesmente ficar calado. É tanta beleza, tanta poesia, tanta qualidade, que eu pessoalmente fico abismado…

Esse parágrafo mostra isso e prova. Peguem aí qualquer jornalista do Brasil que não chega nem os pés do Flavio…

E é a mesma coisa na Fórmula 1: soma aí Ayrton Senna Hamilton, Alonso e Button, você tem o número de títulos que Schumacher, sozinho, tem.

Soma aí Prost e Piquet, ou Raikkonen, Mansell, Lauda e Fittipaldi, enfim, faz a conta que quizer, vai dar sempre Schumacher!!!!!!!!!

Somem Fangio e Dim CLark, dá quanto?????????

Schumacher não precisa fazer mais nada!!!! Se no fim do ano ele terminar os 19 treinos atraz do Rosberg, e não fazer nenhum pódio, e daí?????????/ É HEPTA!!!!!!!!!!!!!!!

Mesmo assim, podem ter certeza que mais duas corridas ele já vai estar ganhandooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Finno
Finno
14 anos atrás

Pois é… duro deve ser escrever bem e receber elogios ou, pior, críticas(…) de pessoas que não escrevem tão bem assim; viva o festival de “dissernimentos!!!” (sic e ah… e sics estranhos… hihi…)
Eu costumo criar um “céu” quando a questão aponta para “quem foi o melhor?” Tipo assim: um “céu” onde vivam todos os pilotos, de todos os tempos, todos com a mesma idade (uns vinte e sete anos, vinte e oito, por aí… trazendo um pouco de maturidade na coisa…) Bem… aí teríamos os grandes: Prost, Lauda, Fittipaldi, Piquet, Senna, Mansel, Schumacher, Fangio, Moss, Jim Clark e etc. (com certeza, num grid com 22 pilotos, muitos dos que se dizem grandes, não entrariam nas pistas… teríamos que fazer um outro “céu” pra eles?? rsrs…) E aí é bora pras pistas!! De preferência, todos correndo com o mesmo equipamento; que fosse tudo Ferrari… ou Red Bull… não importa, coloca todo mundo no melhor carro que se possa ter, tudo igual e tal. Aí a coisa talvez fosse justa e a gente conseguiria ver quem é quem, ou quem foi quem… e nem importaria muito o resultado, já que a gente iria ver um verdadeiro espetáculo, não?! No mais, esse tipo de ataque e defesa de tal e tal piloto nunca vai dar em nada!! É divertido, eu sei, mas nunca será conclusivo! É como a questão Pelé X Maradona… vamos fazer um “céu” também pro futebol??? Será que o Garrincha faria tantos lances geniais nos tempos de hoje?? Eu colocaria o Orlando Lelé de lateral esquerdo pra marcar o cara… nesse “céu”, hoje é dia de ver o “passarinho” voando pra arquibancada!!! hehehe…

Sem Noção
Sem Noção
14 anos atrás

Essa turma está forte mesmo.
Mas…
Tenho o maior respeito por Felipe Massa. mas, se Alonso com um cambio falhando nas trocas está andando no mesmo ritmo indica que algo está errado
.Mas, porém:
Comparar Mika com os quatro grandes é possível, mas, ele fica atrás dos quatro e do Lauda com certeza.
.Mas, porém, contudo, todavia:
As diferenças talvez sejam pequenas em termos de tempo por volta, mas alguns décimos são uma eternidade na F1, que é a pequena diferença os 5 ou os 6 grandes e Eddie Irvine, Heinz-Harald Frentzen, Jean Alesi, Jacques Villeneuve, Olivier Panis, Giancarlo Fisichella, Ralf Schumacher e David Coulthardt

FHC
FHC
Reply to  Sem Noção
14 anos atrás

Não se esqueça que, no Bahrein, ocorreu o oposto (o carro do Massa estava superaquecendo).

Olegário
Olegário
14 anos atrás

Dá pra dizer que tem algum piloto abaixo de “Mediano” esse ano? Talvez só o Kovalainen… o resto me parece estar de médio pra cima… e os carros estão ajudando… Exceção talvez da Sauber, que anda deixando a galera na mão…

Adriano Corrêa
Adriano Corrêa
14 anos atrás

Flavitcho, tudo bem? Realmente cara, não tem o que falar! Você escreve muito bem mesmo, além disso, você é um importante guia da verdade e do dissernimento pra nós todos.

Você está absolutamente certo quando diz que COulthard, Damon Hill e Jaques Vileneve foram tão boons quanto Piquet Prost e Mansel, ou Alonso Hamilton e Vettel, só que as viúvas não entendem que eles têm números bem menos expressivos só porque eles efrentarão o MAIOR DE TODOS OS TEMPOS QUE FOI mICHAEL sCHUMACHER!!!!!!!

E também concordo com você sobre o que nosso grande idolo ainda COM CERETZA VAI FAZER: ele vai ganahr um monte de corrida esse ano e se não for campeão mundial vai ser só por causa que o carro não é bom!!!!! Assim como esse foi o único motivo porque ele não foi campeão em 1996, 7, 8, 9, 2005, 6!!!!!!!!!!!!!

Abração, e obrigado!!!! Essa coluna me deixou de alma lavada!!!!! Em nome de todos os fãs do Schumacão eu te agradeço!!!!!!!!!!!!!!!

Piquetada
Piquetada
14 anos atrás

Não foi Alonso que derrotou Schumacher e sim os negócios da F1, 2003 e 2005 o regulamento mudou radicalmente para impedir o sucesso do alemão, tanto que conseguiram em 2005 e quebraram a Ferrari, mas Schumacher mostrou poder de reação e disputou o título de 2006, o alemão nunca dependeu de companheiro de equipe para desenvolver seus carros! Alonso só venceu uma disputa com Schumacher pelo título, isso foi em 2006, pois em 2005 Alonso disputou o título com Kimi. 2010 é só para tirar a “ferrugem”, o alemão ainda vai deixar essa Mercedes como ele quer, vai vencer corridas e ser campeão, vai fazer o mesmo que fez com Benetton e Ferrari quando essas raramente venciam, isso é questão de tempo aí eu quero ver o que os sennistas vão falar! Se Schumacher tivesse com um foguete em 2010 muitos iam falar que ele pegou um carro pronto, mas Alonso tem um foguete nas mãos e ninguém fala nada, onde o espanhol colocou a mão nesse carro e o desenvolveu? Schumacher fez um grande favor a Kimi e Alonso, ele trouxe estabilidade a equipe Ferrari, sem isso Kimi nunca seria campeão em 2007 e a Ferrari não seria forte com Alonso hoje. É até melhor Rosberg começar a frente para ninguém falar que Schumacher é favorecido na equipe, aguardem Schumacher em 2011 sem a ferrugem.Lembrando que Senna nunca foi campeão com um carro desenvolvido por ele, sempre dependeu do Prost na Mclaren, levou 5 anos para ser campeão(cade o título na Lotus?) e só conseguiu o primeiro título graças aos descartes de 88, pois na pista Prost deu uma aula a Senna em 1988/1989 o francês foi muito melhor na pista. Senna foi Bicampeão jogando sujo no Japão 90, ninguém pode falar do título de Schumacher de 1994. Em 1991 a Wllliams só quebrava, a equipe errava nos boxes e tinha o Mansell que errava na pista e já tinha perdido 3 títulos. Senna tinha o Berger como capacho que sempre evitava confrontos quando tinha um carro melhor, isso evitava de Senna perder pontos em 90/91/92, foi um título fácil de Senna em 91! Fora o “cagaço” dele de nunca correr pela Ferrari pois sabia que o carro era muito ruim e nunca seria campeão. Depois de pegar o super Mclaren de 1988/1989 Senna só queria saber de pilotar carros de outro mundo(isso sim é correr um carro pronto pra ser campeão) lembrando que Senna não teve participação no desenvolvimento das Mclarens 88/89 e nem da Williams que acreditrava ser de outro mundo em 1994, quebrou a cara, ficou deseperado e foi telefonar ao Prost pedindo socorro “o carro do alemão esta me dando dores de cabeça Prost, socorro…rs”. Nelson Piquet deve ter dado boas risadas de tudo isso! Daqui a uns anos se Alonso/Vettel ou Hamilton conquistam 4 ou 5 títulos vai começar novamente toda dor de cotovelo, “eles foram várias vezes campeões mas não foi melhor que Senna…blá,blá,blá”. Os sennistas não vão poder falar que eles pegaram época fácil na F1. A verdade é que ninguém esperava a morte do herói em 94, muito menos e a quebra dos recordes por um único piloto, isso foi um banho de água fria…rs. E por falar em Senna, que vexame o Bruno Senna esta passando, tomando surra de um indiano, que vexame para os sennistas..rs. A equipe vai ate contratar um piloto experiênte para fazer o carro melhorar! Chama o Prost que ele resolve, ele fez isso com o tio…rs. A era Senna na F1 acabou, só resta essa choradeira, sera que na Alemnaha os torcedores choram tanto como os pachecos daqui? Duvido, eles devem estar rindo a toa com um monte de pilotos alemães no circo! Fico imaginando se o Schumacher fosse brasileiro, as viúvas se jogariam no rio de raiva…rs

Carlos
Carlos
Reply to  Piquetada
14 anos atrás

Ao contrário, quem se joga no rio de raiva é você ao defender o engodo Schumacher. Um bom piloto, sem dúvida, mas longe de tudo isso que falam. Ele não tinha adversários, e quando teve apanhou. Voltou e está levando uma lavada fenomenal de trocentos pilotos e pagando mico após mico em cada corrida.

Eduardo-SC
Eduardo-SC
Reply to  Piquetada
14 anos atrás

Curioso o embate de gerações. Além da animosidade existente dos torcedores do Piquet pelo Senna, sendo os torcedores do Piquet precededores dos torcedores do Senna, existe essa mesma animosidade dos torcedores (brasileiros) do Schumacher pelo Senna.
Fiz parte da geração que viu o Senna correr e nem tanto o Piquet. Agora aparem os que viram o Schumacher correr e nem tanto o Senna.
Curioso ver isso acontecer. Qual será a proxima geração? Vou ficar de saco cheio de ver isso acontecer sempre com as gerações futuras?

Malu
Malu
14 anos atrás

Achei o “Eu escrevo muito bem” o máximo !! (rs!)
Desculpe tratar de outro assunto por aqui, mas, aproveitando a oportunidade, onde consigo o hino da sua querida Lusa na versão gravada pela banda Salário Mínimo?
Até

Ah! E um viva ao poderoso Schumacher!!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

É fato. Aliás, ambos.

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

Espero que o campeonato continue assim, com muita disputa e incertezas qdo pegam pista molhada.
Button venceu mas não convenceu, prefiro piloto como o Lewis que briga o tempo todo, como o Vettel que perde uma mas na seguinte manda a bota e deixa todo mundo comendo poeira…
É a Ferrari tá preocupada com a quebra de seus motores, pois o esperado título pode ficar nas mãos do Vettel.
Por enquanto é isso: Massa, Alonso, Vettel, Button, Rosberg, Hamilton, Kubica, Webber, Suttil, Schumacher, Liuzzi, depois as Williams de Rubens e Hulkenberg com um ponto cada.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

Pra mim o rendimento ruim do Schumacão nesse ano é a sua adaptação ao carango e não à F1 em si. Ele não favorece a pilotagem do alemão, e a tendência é o Rosberg dar côco no Shummy enquanto o carro continuar assim.

É estranho falar que o alemão não tenha pego a mão do carro. Ele sabe guiar um F1 melhor do que qualquer um (ou do que a grande maioria). Ele não esqueceu como faz e não dá pra se falar em reflexos mais lentos, haja vista os couros que ele andou dando nos outros pilotos no final de 2009/início de 2010. Fisicamente o cara tá bem.
Sem falar que quando ele começou, não tinha a menor idéia do que era guiar um F1 e fez aquele “arregaço” danado.

Concordo que a geração atual está forte demais. Esses tais de Alonso, Hamilton, Vettel, Kubica, Massa… São demais.
Uma coisa legal, que servirá de parâmetro para uma comparação indireta entre Alonso e Schummy é o fato de ambos serem/terem sido companheiros do Massa. Mas há uma diferença que favorece o espanhol. Hoje o Massa é muito mais piloto do que na época que foi companheiro do alemão. Ele está mais rápido e erra muito menos.

E esse tal de Hamilton, então? A hora que ele parar de errar, ninguém o segurará!

O Rubinho é bom, mas é bastante irregular. Nos seus dias, é quase imbatível, mas em determinados momentos e em determinadas pistas, a coisa não vai. É só ver a corrida passada, na qual ele foi mais lento que o companheiro, um estreante.

Vettel, Kubica… nem preciso comentar. São dois monstros…

Esse ano está sendo muito bom!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Flavinho, sim, você escreve muito bem, aliás, é um dos melhroes que já li. E, além disso, você presta um grande serviço ao nosso intelecto, dissernimento, com suas opiniões que são o reflexo da verdade verdadeira.

Você é o único que enxerga a verdade como ela é, nenhum jornalista de automobilismo (talvez de nem uma área) no Brasil é tão capaz e sincero quanto você

Concordo plenamente que COulthard, D. Hil e Jaques Villeneuve são tão bons quanto Piquet, Prost e Mansell, ou como Alonso, Hamilton e Vettel. Não há o que questionar.

O que as viúvas não eprcebem é que coulthard, hill e jaques correram contra O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS E ERAS, sCHUMACHER!!!!!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
14 anos atrás

É só dar uma brecha e se inicia esse show de dor de cotovelo acerca do Schumacher. É tão patético que chega a ser cômico. Mas sobre o post,acho essa diversidade de vencedores dessa temporada algo bem ilusório mesmo. Não tivesse quebrado,a Red Bull levaria as três corridas com o Vettel e ele já estaria distante na primeira posição. E o campeonato já estaria chato…E acho o alemão ainda mais piloto que Alonso e Hamilton.

jorge machado
jorge machado
14 anos atrás

fg, toda filosofia ou piada que preste tem que ter nascido entre amigos, um botiquim melhor ainda, afinal por mais concreta que seja a coisa, imagina um viaduto, uma fabrica de dkw,um dia foi apenas sonho.

tulio
tulio
14 anos atrás

não concordo com a opinião de vc, sobre a qualidade dos pilotos atuais, com os que o shumi enfrentou, um exemplo, se não tivesse surgido um tal de hamilton, o alonso já teria 4 titulos mundiais e hoje, todo mundo estava falando que ele era melhor do que o shumi, portando não dá para falar que o shumi é o melhor, mas sim o melhor de sua geração.

Valmri Lopes Vieira
Valmri Lopes Vieira
14 anos atrás

Receio que será um grande Campeonato, vibrei nas três primeiras provas, principalmente a da Austrália. Pena que o “Lada” de Petrov ande comendo terra, esse sujeito não está horando os ideais estabelecidos na “Primeira Intentona Comunista”. Palpite gratuito: Massa ganha a próxima.

Denis Willian
Denis Willian
14 anos atrás

Já achei chato. Com a chegada do Twitter, não entendi direito e achava arrogante. Hoje considero Flavio Gomes a melhor coisa nesta mídia politicamente correta, chata e insossa. Dá-lhe Gomes.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Sem dúvida é a maior soma de talentos desde 1991.
E mais uma vez um brasileiro é o melhor até agora

Marcelo Rj
Marcelo Rj
14 anos atrás

Não vi nada de mais neste texto…mas concordo plenamente com o conteúdo. Schumacher vai ter que se contentar com as sobras…a menos que RB e cia. lhe forneçam um MB que faça o que a Brawn fez em 2009, algo aparentemente improvável a esta altura. Aos 41 do 2o tempo de idade Schummy deve estar lutando contra o “arrependimento” de voltar a f1 num momento de tanta competitividade de carros e pilotos de altíssimo nível. Já tem sérios problemas domésticos com o Rosberguinho, imagina encarar Vettel, Alonso (que o derrotou em 2006, 2005 a Ferrari não tinha carro) e Hamilton, mais talentosos e com carros melhores. A barra vai pesar, o hepta passando o ano em branco tomando tempo do team mate e torcendo por circuntancias que lhe entreguem uma vitoriazinha…Só poderá ser pior caso ele perca um pódio ou pole qq para um certo Barrichello!!!

ANTONIO MARCOS CRISTAIS-MG
ANTONIO MARCOS CRISTAIS-MG
14 anos atrás

Bem, bem, bem, naõ. Dá pro gasto. Rsrs

Batista Lara
Batista Lara
14 anos atrás

Erro de digitação, acima: Coulthard também!!!

Batista Lara
Batista Lara
14 anos atrás

“Sim, a F1 teve ótimos pilotos nesse período, também. Não dá para dizer que eram fracos Mika Hakkinen, David Coulthard, Eddie Irvine, Heinz-Harald Frentzen, Jean Alesi, Jacques Villeneuve, Olivier Panis, Giancarlo Fisichella, Juan Pablo Montoya, Ralf Schumacher, Kimi Raikkonen…”

Ótimo texto Flavio, mas no parágrafo acima eu tiraria alguns que não acho ótimos… Alesi, Ralf e Panis. Coulthard tanbém!!

João Vitor
João Vitor
14 anos atrás

Desde sempre a F1 sempre tem muitos “candidatos à vitória” mas isso sempre acaba levando para o mesmo lugar, aquele favorito vence, como já citado, o Schumacher, por exemplo. Mas hoje, eles realmente tem chance, todos eles, Vettel, Webber, Alonso, Massa, Rosberg, Schumacher, Hamilton, Button, Kubica e aqueles que podem surpreender como o Barrichello e um dos carros da Force India, a F1 está cada vez melhor, da gosto assistir.

L.Georg
L.Georg
14 anos atrás

“, essa de hoje( geração ) não vai para a pista derrotada por antecipação”

Tu as vezes és chato pra ca#, mas esta frase foi digna de um “putzlitzer”.

Núcio
Núcio
14 anos atrás

Realmente a atual geração é muito boa, mas pensar no massacre do Schumacher versus rapa apenas como reflexo da falta de concorrentes à altura, como a coluna dá a entender, é, ao meu ver, superficial. Tudo bem que o alemão mandou e desmandou no companheiro de equipe, mas, convenhamos, sempre faltou alguma coisa no Barrichello, pois até na Stewart, quando foi para ter um vencedor, este foi o Herbert (falta de sorte???). Aí me pergunto: se a Bridgestone não tivesse virado sócia da Ferrari naqueles anos, como teria sido essa história? Acho que Hakkinen e Coulthard poderiam ter brilhado mais. A diferença da Ferrari para o resto talvez não tivesse sido tão absurda quanto em 2002 e 2004. Em 2003, quando a Michelin começou a mostrar serviço, o Montoya conseguiu mostrar as asinhas, o que foi providencialmente parado pela FIA quando a Bridgestone reclamou dos pneus que alargavam (talvez o Schumacher não tivesse vencido o título sem este protesto, talvez). A questão dos pneus é tão cabeluda, que é difícil não pensar no primeiro título do Alonso como reflexo dos altos investimentos da Michelin e da mudança radical do regulamento para 1 jogo por corrida, que deixou a Bridgestone sem parâmetros por ter poucas equipes para testar seus compostos. Quando a Bridgestone deu uma melhorada em 2006, o Schumacher voltou a disputar o título, que mesmo assim estava polarizado em dois pilotos apenas (o piloto da Michelin versus o piloto da Bridgestone). Aí o que acontece? A fornecedora francesa sai de cena, e com pneu monomarca, 2007 é considerado um ano excepcional e emocionante. Idem para 2008 e 2009. Ou seja, é uma boa geração de pilotos, mas esta competitividade está muito associada a F1 ter uma marca de pneus. E o argumento de que antigamente haviam várias marcas e era competitivo não funciona, pois o aproveitamento do pneu hoje é diferente do que se fazia antes. Aliás, teria Hakkinem sido bi-campeão, sem a Bridgestone dando uma sova de vara na Goodyear, em 98 e 99? Pois é, na minha humilde opinião, a melhor coisa que aconteceu na F1 nos últimos anos não foi nem Vettel nem Hamilton, mas sim a Michelin ter pendurado as chuteiras, digo, os pneus.

vicente
vicente
14 anos atrás

Texto bacana. Respeito. E claro, não assino embaixo de tudo. Algumas ressalvas:
1) Alonso se destaca do grupo. Em segundo a Pomba Gira do Hamilton. E aí todo mundo é parecido, incluindo, já que o Button entrou, o Rubens.
2) Coulthard, Irvine, Ralf … pô! não força pro texto ficar mais ancaixado né Flávio!! Confesso que não lembro muito do Panis… fico em dúvida se ele cabe na lista. E definitivamente faltou o Alesi e o …Rubinho (sic).
3) Não, não sou viúva do Barrica… há ele não morreu? Morreu sim, quando entrou na Ferrari.

Williams
Williams
14 anos atrás

O Schumacher é isso aí que ele é hoje. Esse papo de que “ficou 3 anos parado” é papo furado. Teve gente grande aí que voltou e ganhou título ainda. O Schumacher ganhou o que ganhou pela falta de concorrência e porque teve o melhor equipamento de todos do grid. Ele vai tomar pau o ano todo… e se ficar lá mais 2 ou 3 anos vai tomar pau 2 ou 3 anos… pode escrever. Esse cara aí não me engana não. Alem da falta de concorrência perdi a conta de quantas falcatruas esse bixo esteve envolvido. É um mutreteiro de primeira linha. Veja: pega o Vasco. Time meia boca atualmente do Brasil. Foi pra série B… ganhou o campeonato com certa facilidade. É a mesma coisa… a F1 desde o começo dos anos 90 que só tinha piloto de segundo escalão. O Schumacher era e é um piloto meia boca, que tava na hora certa com o carro certo. Afinal de contas , ele ganhou de quem? Coutard e Damon Hill. Quero ver é ganhar agora com Alonso, Hamilton, Massa, Vettel. Agora é que eu quero ver quem é quem!

Jeff Nobre
Jeff Nobre
14 anos atrás

Discordo que Schumacher tenha sido tão superior a sua geração, Hakkinen era mais rapido que ele, é ridiculo botar o titulo de 99 na conta de uma suposta superioridade “inatingivel” da Mclaren pois se assim fosse Irvaine não teria seguido na disputa após o afastamento de Michael, já que não era comparavel ao companheiro como poderia então alcançar o carro que Schumi não alcançara? Villenneuve também esteve ao nivel dele, verdade que se entorpeceu no proprio ego e só pastou depois de inventar guiar a BAR, Barrichello era superior tecnicamente mas como bem analisou Stewart lhe faltava competitividade. No mais Montoya era tal qual Mansell para bem e mal Raikonnen sempre foi rapido mas a Mclaren era dele não era confiavel, Alonso quando teve carro bom venceu e o mesmo Button de hoje ja corria atras do seu,com carro mais fracos somente

Thiago
Thiago
14 anos atrás

Boa coluna Flávio. Agora tem alguns comentários que você normalmente faz que irrita muitos, inclusive eu. Você baba ovo em excesso do Schumacher e critica Barrichello impiedosamente quase sempre. Já que o assunto é esta coluna, eu discordo de você em apenas uma parte. Você diz que Shumacher não está decepcionando. Ele está o que então? Guiando demais? O cara ficou mais de 30 voltas na Austrália atrás de uma Toro Rosso. Isto é o que então? Tá tomando um pau inacreditável do Rosberg, que é um piloto bom e rápido, mas em evolução, e que ainda não mostrou ter nada de especial (nem ganhou corrida ainda). Queria ver se o Rubinho tivesse perdido a vaga na Brawn pro Bruno Senna, tirasse um ano sabático em 2009 e voltasse em 2010 guiando igual o Schumy, tomando um passeio do companheiro de equipe (no caso, o Hulkenberg). Nesse caso você estaria descendo o cacete no piloto brasileiro, dando notas perto de zero pra ele no Ranking GP. São apenas esses seus 2 defeitos com relação a F-1. Qualquer um que te acompanha sabe disso. Defende em excesso o Shumacher (mesmo quando ele está mal igual agora), e critica em excesso o Rubinho (mesmo quando ele vai bem nas provas). Seja mais imparcial e justo com suas opiniões a respeito desses dois pilotos, por favor.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Reply to  Thiago
14 anos atrás

O cara não esquece o Rubinho nem aqui…que mala…

Denise
Denise
14 anos atrás

Sim, Flavinho… definitivamente você escreve muito bem!!!

Oscar Motta
Oscar Motta
14 anos atrás

Pior é que escreve bem mesmo, Gomes.

Luiz Salomao
14 anos atrás

Concordo c a analise, a Coluna Warm Up ficou 10. Gostei do campeonato de 2008, com 4 pilotos brigando pelo titulo, foi muito disputado. Em 2010 ta muito melhor, temos o G7 + o Shummi! se a diferenca das Red Bull p concorrencia for apenas a engenhoca da suspensao, de duas uma, ou a FIA proibe e todo mundo fica igual ou a FIA libera e todos copiam e ficam iguais, dai em diante o campeonato pega fogo, vai valer o braco do piloto. Se a diferenca das Red Bull for alem da suspensao ai teremos um campeonato parecido c o de 90 e daqui p frente so vai haver disputa entre o campeao e o vice (Senna e Prost). Uma coisa eu aposto, a Ferrari e a Mclaren nao vao se conformar em serem coadjuvantes 2 anos seguidos. ou as coisas mudam ou cabecas vao rolar! A F1 atual conseguiu acomodar os melhores pilotos nas melhores equipes! Esse ano promete!

João Eduardo Zeggio
João Eduardo Zeggio
14 anos atrás

Realmente os caras este ano são muito bons…o piorzinho deles (Kovalento, Buemi ???), sem contar os estreantes estão bem acima de Claudio Langes, Beretta, Deletraz, etc….que vimos nas decadas de 80 / 90

RCRG72
RCRG72
14 anos atrás

Agora falta alguém consertar os cirucuitos da F1 para que eles possam usufruir de todo o talento que possuem.

Espero que os novos circuitos que o Ecclestone quer colocar no calendário sejam mais rápidos e possibilitem mais chances de ultrapassagem.

JFN
JFN
14 anos atrás

Eu não quero entrar no mérito se é a melhor ou não, mas sem dúvida é a mais equilibrada. Basta ver que mesmo nos melhores anos dos anos 80, era difícil ver mais que 3, 4 pilotos brigando por vitórias — coisa que já tivemos esse ano, sem falar que certamente Massa e Weber ainda vencerão corridas, fora as possibilidades de Rosberg e um tal de M. Schumacher.

Peloponeso
Peloponeso
14 anos atrás

“Essa galerinha que tomou a F1 de assalto quando ele parou, no entanto, não tem o menor respeito pelos mais velhos, no que faz muito bem, e está doida para inscrever seus nomes, coletivamente, nos anais da categoria. Daqui a 20 anos, vamos olhar para 2010 e suspirar, com ar nostálgico, que bom mesmo eram os tempos de Vettel, Massa, Alonso, Hamilton…”

Na boa, existem 1 ou 2 geniais, 2 ou 3 bons. O resto, com todo o respeito, é pagante.

Abs.

Douglas
Douglas
Reply to  Peloponeso
14 anos atrás

A minha conta é diferente:

Geniais: Schumacher, Hamilton, Alonso e Vettel
Muito bom: Kubica
Bom: Button, Webber, Barrichello, Massa, Rosberg e Sutil (talvez o Liuzzi também)

vicente
vicente
Reply to  Peloponeso
14 anos atrás

gostei da sua conta, douglas.

Marcelo David Macedo
Marcelo David Macedo
14 anos atrás

Seus textos é um dos melhores no jornalismo, hoje.

Mas quero ver escrever bem sobre a Portuguesa…

Elmo
Elmo
14 anos atrás

Gostei muito desse texto. Mas fiquei com a impressão de que você colocou os pilotos da atualidade e os ex-adversários do Schummacher num mesmo balaio. Como se o Schumacher fosse o viés, e a sua ausência tivesse feito a atual geração ter a oportunidade de brilhar mais. Não penso assim. Acho os pilotos atuais superiores aos de 10 anos atrás, e penso que Schumacher com 20 anos de idade hoje figuraria como mais um deles, mas não imporia um reinado soberano como fez com a geração passada – aos meus olhos, menos talentosa que a atual.