ANTES TARDE

SÃO PAULO (uma hora sai) – Estão no ar as notas dos pilotos no GP da Itália. A avaliação é da tchurma do Grande Prêmio. Alonso foi o melhor, com média 9,2.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JBCarneiro
JBCarneiro
13 anos atrás

Acho que estas avaliações e as respectivas notas não podem ser atribuidas unicamente aos pilotos, como se eles corressem para si mesmos e para seus paises. Tem se que levar em consideração o “trabalho” que fazem, ou fizeram, para a equipe que é o que está acima de tudo. Considerando o “como funciona a Formula 1” não podemos ver as corridas com olhos de torcedor ou de um fã apenas, nem como um mecânico ou engenheiro ou outro funcionário, pois assim correspode a menos da metade da realidade.
Temos que ver o lado do proprietário da equipe, do patrocinador e dos milhões que ele investe na equipe. Há também o lado do “negócio como um todo” dos grupos que investem na categoria e nas equipes.

Temos que definitivamente rever nacionalismos e bairrismos. Pilotos, embora tenham seus próprios sonhos, quererem ser campeões de pilotos, tem que primeiro pensar na equipe e garantir o sucesso da mesma.

Monza foi uma corrida típica, daquelas feitas para o Galvão e todos nós nos entusiasmarmos e pensada no GP do Brasil que está próximo e precisa de público, pois este, por conta de nacionalismos, ficou abalado com o ocorrido na Alemanha, por falta de compreensão dos fatos. Mesmo a Ferrari quer ter o apoio dos torcedores brasileiros (quer ficar bem com eles). Muito simpática e grandiosa.

Assim voltemos ao GP da Alemanha que ainda repercute.
Alonso precisava impedir que o segundo do grid tomasse a ponta da corrida, com isso facilitou para que Felipe ficasse com a liderança, brilhante para a equipe e todos. Felipe pilotou como nunca, com problemas de adaptação ao carro e menos rendimento que o companheiro liderou a maior parte da corrida e chegaria na frente, o que diminuiria as chances de a equipe ter um piloto favorito ao título, então, percebendo isso, deixou o companheiro passar, perfeito, excelente para a equipe, para os donos da equipe, para os patrocinadores, investidores, torcedores e para a categoria, enfim para todos. Mecere nota 10 (dez) incontestável pois completou a dobradinha da equipe, e ganhou mais pontos para o mundial de construtores.
O Fernando também merece ficar com nota 10 (dez) embora não tenha conseguido efetivamente e com bravura ultrapassar o companheiro de equipe, como teria feito se na sua frente estivesse o Hamilton, o Buton, o Vetel, o Webber ou algum outro piloto. Ou teria ficado preso atrás, como vimos o Vetel preso atrás do próprio Alonso na Hungria? Não se sabe. Ainda bem que era o Massa que liderava. É pra isso que existem os companheiros de equipe. Mas depois disparou na frente, abrindo vantagem, mostrando mesmo que é o melhor. E será o campeão este ano. Dupla de pilotos perfeita ou quase, resalva para o Massa que as vezes atrapalha por conta de um certo egoismo e por não entender que Alonso é melhor piloto. A melhor dupla para a melhor equipe de todos os tempos. Simplesmente 10. (2+7=9)

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Mclaren – 14.7
RBR – 13.6
Renault – 12.0
Mercedes – 11.7
Ferrari – 11.3
F. India – 10.4
Sauber – 10.4
Williams – 10.2
Lotus – 9.3
Virgin – 9.2
Hispania – 9.1(Senna/Chandhok)
T.Rosso – 8.6

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

A comparação é entre pilotos da mesma equipe, portanto acho justo:

Hamilton___7.8(Veloz, arrojado, mas afobado, cada vez mais lembra o Senna)
Button_____6.9(Erra pouco, não pode ser descartado)

Webber_____7.0(Assim como Button, mostrou valor)
Vettel_____6.6(Veloz, arrojado, afobado, mas vai fazer história na F1)

Alonso_____6.1(Completo, sabe superar as adversidades, lembra aquele alemão no passado)
Massa______5.2(Admitiu problemas com pneus, não pode ser sacrificado, merece outra chance, pelo menos não é criador de caso na Ferrari)

Kubica_____6.9(Fenomenal, a anos merece carro de ponta)
Petrov_____5.1(Todo novato sofre, já fez história pelo país)

Rosberg____6.6(Muito bom, merece carro de ponta)
Schumacher_5.1(Não foi esse vexame todo, raramente erra, grandes largadas, boas brigas com Button e Rubens, precisa de tempo, não esta preocupado, 5.1 é regular justo)

Rubens_____5.7(18 anos de F1 e continua o mesmo, nunca muda!!! E o pior, não aprendeu a largar depois de 300 GPs, em Monza perdeu 3 posições após a largada)
Hülkenberg_4.5(Nas últimas 3 corridas superou Rubens, já é uma ameaça real, parece karma outro alemão na vida de Rubens)

Uma coisa não tenho dúvidas, se Rosberg e Schumacher estivessem na RBR estariam dando muito trabalho, pois é a dupla que menos errou em corridas( Schumacher esta sem ritmo, mas de praxe raramente erra, na RBR podia fazer corridas como Prost, só na espera). Nico e Schummy não cometeriam os vários erros de Vettel e Webber. Claro que Rosberg estaria na frente de Schumacher, mas com um carro de ponta Schumacher com certeza estaria vencendo e incomodando, isso depois de 3 anos parado já seria muito relevante! Bom lembrar que Button só não pontuou em apenas duas corridas. Em Mônaco a equipe o SACANEOU deixando uma tampa bloqueando a entrada de ar do motor(justamente quando estava melhor que Lewis na temporada), na Bélgica foi tirado da prova por Vettel! Melhor não descartar Button é um piloto que raramente erra, oportunista não joga resultado fora, pode não ser brilhante, mas é muito eficiente, estaria com pelo menos 20 pontos a mais se não tivesse sido atrapalhado em MON e BEL

Felipe Barreto
Felipe Barreto
13 anos atrás

Avaliação irretocável. É esperar as Alonso-haters virem chorar e dar seus chiliques constrangedores. E assim,nossas risadas estarão garantidas. rs

Rael Gugelmin Cunha
Rael Gugelmin Cunha
13 anos atrás

Além das duplas fortes, também gosto muito este ano de terem tirado o reabastecimento. Tira aquela idéia idiota de ficarem segurando ultrapassagens só porque o outro piloto da disputa vai parar durante 1 ano no box.