Na minha infância lá nos anos 1968 / 69 estudava no colégio Batista ali nas Perdizes e o ônibus do colégio era esse ai ! Igualzinho ! Acho que essa pintura era padrão da fábrica ou coisa assim. Bons tempos…
flavio
13 anos atrás
Claro que voce prefere o da esquerda. É a cara da Kombi.
pior que é verdade…”parece a Kombi”. Bem observado.
Carlos Weber
13 anos atrás
Essa foi de matar. Matar saudades. Eu era moleque em Blumenau – hoje estou em Goiania (cadê o autódromo? virou arena de rodeio!) – quando o 16 chegou zerado, fazendo a linha Garcia-Centro. Era o meu preferido. Às vezes, passava uma hora no ponto, esperando por ele.
Valeu, FG. Valeu FTJr.
‘brigadão
Você ia pirar com os ônibus “lowfare” da Colômbia e do Equador então
Zé Alonso
13 anos atrás
Caraca…to ficando velho! Quando moleque aqui em Sorocaba, andei muito no Super B, bons tempos em que dava para viajar sentado em ônibus urbano.
Mauriciomcj
13 anos atrás
O da direita ta indo pra Proeb, levando a galera pra tomar chopp!
André Filipe
13 anos atrás
durante uns 3 anos acho, da sétima série até o primeiro ano do ensino médio eu peguei onibus no terminal da Proeb todo dia
e o onibus da esquerda, invejem, eu ja andei nele HAHAHA na época do primeiro ano a aula de educação fisica era em um clube perto da escola, e um dia apareceram com esse aí pra levar a gente
foi em 2006 isso
Luis Nunez
13 anos atrás
Estou indicando o link deste post para os grupos de dicussão sobre transporte que participo. O pessoal vai adorar
Luiz Ferro
13 anos atrás
Deixando um pouco o lado sentimental de lado, os ônibus melhoraram muito em estética e conforto.
Hoje temos bancos mais confortáveis que os “Pranchões” da época do O-321. Hoje os ônibus estão mais silenciosos. Para se ter uma idéia na época do caio Vitória existiam os barulhentíssimos OF-1315 e OF-1318. Entre um e o outro, prefiro o Millennium II amarelo da foto. nada contra o monobloco O-321, que aliás, está bem conservado na foto.
Esse é um link que leva para a parte histórica do site da Viação Garcia de Londrina-PR.
Dos anos 70 até por volta de 2005 eu viajei em todos os modelos desta viação.
Me traz lembranças da infância, quando viajava em férias para casa das avós.
Depois era minha cama nos finais de semana, já que eu comecei a namorar uma mocinha do interior do PR (hoje é minha esposa 8D ) e viajava na sexta, 11hs de viagem, passava o final de semana, 11hs de viagem, Barra Funda, trabalho.
Bons tempos…rs
Abraços
Marcelo
13 anos atrás
Sou mais o da direita, pois foi feito aqui em caxias do sul na marcopolo, se e para gerar emprego sou mais este, mas com certeza o outro tem seu charme tambem, muito camba ( descer sem pagar a passagem dei nestes onibus) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Exato Filipe, esse foi o último modelo monobloco da linha O-400 fabricado aqui no Brasil.
Ele é um O-400 RSD(13,20m e 3 eixos) e além desse modelo, tinha o O-400 RSD(13,20m e 2 eixos), O-400 RS(12,60m e 2 eixos) e O-400 R(11,8m e 2 eixos) e O-400 UP(12m, urbano, 2 eixos).
Joseh
13 anos atrás
No Brasil…esquerda… sempre!!
Rogério Magalhães
13 anos atrás
O antigo e o novo em perfeita sintonia, que foto show! E eu fico com os dois, fácil…
À esquerda o clássico monobloco da Mercedes-Benz O-321. À direita, um Caio Millennium II também com coração Mercedes-Benz O-500. Dos “moderninhos”, sou fã do Millennium II, pra mim, disparado, a mais bonita das carrocerias disponíveis no mercado para ônibus urbanos no Brasil, a Caio acertou a mão com ele depois da coisa horrenda que era o Millennium I (mas como eu queria que a Mercedes trouxesse o Citaro e a MAN trouxesse o City para o Brasil, ia ser briga dura).
DURVAL PEREIRA
13 anos atrás
it”s fake…i believe
Alex Martins
13 anos atrás
Rosberg e Schumacher disputando saída de curva palmo a palmo!
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás
As pinturas de antigamente eram mais legais… os onibus de turismo de hoje são espetaculares.
O da direita é um Mercedes O500-U sob uma carroceria Caio Millenium.
Curioso é que ele possui a grade vazada para entrada de ar, sendo que o motor está lá atrás.
Thiago Bosco da Silva
13 anos atrás
Sou de Blumenau, se não me engano esse ônibus é de um colecionador de carros antigos aqui da cidade, já chegou a ficar em exposição em mais um museu de antigos (que também não existe mais como muitos no Brasil), mas volta e meia aparece em uma exposição de antigomobilismo que é realizada nos pavilhões da Oktoberfest.
Diego Moreira Antelo
13 anos atrás
Esquerda: Mercedes O321 “Bicudinho”.
Direita: Caio Millenium sobre chassis MB O500, piso baixo.
Os dois são o máximo da modernidade, cada um em sua era.
regi nat rock
13 anos atrás
visualmente o MB antigo é bem simpático e está inteirão.
Mas, se formos olhar eficiência, conforto e outras ‘novidades’ embutidas, o da direita dá de dez a zero sem choro nem vela. Usei muito o antigo e uso com frequência o moderno. Não há comparação possível.
Aliás, há uma comparação sim; os motoristas de antanho tinham educação, os de agora…ai ai ai…
Fabio Amparo
13 anos atrás
Hoje em dia os ônibus são como os carros: Não tem identidade própria. Todos são futos da era da reutilização de tudo.
Antigamente, a competição para cada marca ter uma identidade própria, de verdade, era muito maior e mais apaixonante.
Nas ruas de hoje, é mais fácil notar a diferença entre um Fusca e um Corcel do que entre os carros novos, que têm a mesma cara.
Abraços
Beto Tillmann
13 anos atrás
Flávio,
o ônibus da esquerda é da Empresa Gloria, que era uma das duas que trabalhavam em Blumenau. Usei muito o ônibus deste modelo.
Não esquece também, que em outubro (07) começa a Oktoberfest, a maior festa de cerveja do sul do mundo.
Abraços, Beto Tillmann
Aliandro Miranda
13 anos atrás
Lembro que, quando criança, andei muito neste modelo da esquerda em Brasília, lá pelos idos de 1990. Mas já na época eram raros.
Quando surgia lá longe, no Eixão, este modelo com destino ao Guará I, eu vibrava! Não achava muita graça nos ônibus com motores dianteiros.
Este tinha todo um luxo. A suspensão era diferente, era um ônibus mais macio, tinha luz nos degraus. O som do motor era diferente, mais melancólico, enquanto os de motor dianteiro possuiam um som mais agressivo.
Coisa de doido, mesmo… Mas nós somos assim, nós fãs de ônibus. Tem cura, isso?
RMTA
13 anos atrás
Você é mais o da esquerda porque não anda de ônibus lotado…
Mas concordo que o bichão é muito mais charmoso que as jamantas eletrônicas e assépticas de hoje em dia…
Jayme
13 anos atrás
Eu ia para o colégio com um monobloco identico a esse, só que ao invés de azul e bege era laranja e bege.
Fernando Zimmermann
13 anos atrás
so pra não deixar pasar em branco ….ônibus eram redondos e ficaram quadrados…..carros eram quadrados e ficaram redontos…é o mundo girando
Fernando Zimmermann
13 anos atrás
bela imagem ……dois tempos distintos e os dois na ativa
Gabriel, o Pensador
13 anos atrás
O da esquerda é muito mais charmoso, fato.
Já o da direita não me traz boas lembranças, momentos um tanto quanto desagradáveis. A cor é um pouco diferente, branco com detalhes em outra cor, dependendo da região em que trafega.
Eduardo Britto
13 anos atrás
Cores já inexistentes, as do ônibus à esquerda…
Márcio
13 anos atrás
Até o motora do ônibus da direita está vislumbrado com o da esquerda.. olha o cara quebrando o pescoço :P
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás
Esses “321” são maravilhosos , lindos e simpáticos !!! Dá pra contar nos dedos das mãos algum circulando aqui em São Paulo , aliás , qualquer “Onibus Mercedes Monobloco” ! Sumiram praticamente do dia pra noite !!!
Irapuã
13 anos atrás
Sem dúvida, fico com o Monobloco. Um onibus extremamente macio e silencioso. Ícone de sua época.
O da esquerda usava suspensão traseira com feixe de molas e na suspensão dianteira, usava molas heicoidais.
Eram bastante confortáveis, mas as molas helicoidais não duravam muito.
Já o da direita utiliza suspensão a ar nos dois eixos, sendo que no eixo traseiro são 4 bolsões de ar, ou seja, 2 de cada lado. No eixo dianteiro, são 2 bolsões de ar, sendo 1 de cada lado.
Comparando as duas estruturas, o da direita é muito mais confortável que o da esquerda.
FTrack
13 anos atrás
Rápido no gatilho, hein FG? A foto merece…. e mostra bem a INvolução, ao menos no design…
Carlos Augusto
13 anos atrás
O da esquerda é um modêlo Super “B” da Mercedes-Bens, que saía da linha de montagem da propria fábrica da Mercedes, o ano deve ser 1.960.
O da direita deve ser uma fábrica independente, talvez Caio, que monta suas carrocerias sobre a plataforma fabricada pela Mercedes-Bens, o ano deve ser 2008.
Já fui mais busólogo e busófilo, mas acho que o da direita é um Caio Apache. Muito feio.
O triste dessa foto é que retrata a decadência da Busscar: anos atrás uns 80% dos ônibus que rodavam em SC eram os encarroçados em Joinville, bonitos no design e muito bem acabados internamente. Espero que consiga sair da situação atual e não feche as portas.
O da esquerda é um monobloco O-321 com motor Mercedes OM-321 de 110 cv, 6 cilindros a diesel e câmbio Mercedes de 5 marchas mais ré.
O da direita é um chassi O-500 U, com piso baixo até o eixo traseiro. Isso quer dizer que ele não tem degraus.
A carroceria é um modelo Caio Millenium II e o motor é o Mercedes OM-906LA, com 260 cv e 97 mkgf de torque, câmbio automático de 6 marchas da ZF e freios a disco em todas as rodas.
o onibus da esquerda pertence a empresa Nossa Senhora da Glória, e é o unico desse modelo guardado pela empresa. o da direita realmente é um piso baixo, porem só até a porta do meio. ele possui dois degraus do meio ao fim do onibus.
sou de Blumenau , e 9 onibus dessa forma aqui.
Etel- Orange-France
13 anos atrás
por falar em Onobus antigos, da uma olhada neste site aqui:
O nome do artista é Martin Otto Lambert Heukeshoven, ele mora no sul da alemanha, fera em plastimodelismo,seu trabalho é muito realista, so antigos, todos enferrujados ( ele é especialista nesta técnica) tem como disse antes: Onibus, caminhoes, carros e até mesmo avioes, vale a pena visitar!
Um abraço.
Etel
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Show de foto, dois mercedes, um O-321 (eu acho) e um O-500 show demais!
Maravilha essa foto…..Sou de Blu também é o Mercedes é simplesmente demais!
Concordo. Porém, quem é cadeirante, deve pensar diferente…
Na minha infância lá nos anos 1968 / 69 estudava no colégio Batista ali nas Perdizes e o ônibus do colégio era esse ai ! Igualzinho ! Acho que essa pintura era padrão da fábrica ou coisa assim. Bons tempos…
Claro que voce prefere o da esquerda. É a cara da Kombi.
pior que é verdade…”parece a Kombi”. Bem observado.
Essa foi de matar. Matar saudades. Eu era moleque em Blumenau – hoje estou em Goiania (cadê o autódromo? virou arena de rodeio!) – quando o 16 chegou zerado, fazendo a linha Garcia-Centro. Era o meu preferido. Às vezes, passava uma hora no ponto, esperando por ele.
Valeu, FG. Valeu FTJr.
‘brigadão
Mercedinho monobloco, um clássico!
À esquerda vemos antiga e ultrapassada. À direita vemos o novo e o futuro.
Onibus à parte, concordo com a ideia da frase.
Você ia pirar com os ônibus “lowfare” da Colômbia e do Equador então
Caraca…to ficando velho! Quando moleque aqui em Sorocaba, andei muito no Super B, bons tempos em que dava para viajar sentado em ônibus urbano.
O da direita ta indo pra Proeb, levando a galera pra tomar chopp!
durante uns 3 anos acho, da sétima série até o primeiro ano do ensino médio eu peguei onibus no terminal da Proeb todo dia
e o onibus da esquerda, invejem, eu ja andei nele HAHAHA na época do primeiro ano a aula de educação fisica era em um clube perto da escola, e um dia apareceram com esse aí pra levar a gente
foi em 2006 isso
Estou indicando o link deste post para os grupos de dicussão sobre transporte que participo. O pessoal vai adorar
Deixando um pouco o lado sentimental de lado, os ônibus melhoraram muito em estética e conforto.
Hoje temos bancos mais confortáveis que os “Pranchões” da época do O-321. Hoje os ônibus estão mais silenciosos. Para se ter uma idéia na época do caio Vitória existiam os barulhentíssimos OF-1315 e OF-1318. Entre um e o outro, prefiro o Millennium II amarelo da foto. nada contra o monobloco O-321, que aliás, está bem conservado na foto.
Barulhentos eram os Magirus Deutz de Buenos Aires
Mesmo porque, o que está à esquerda é sempre melhor do que vem à direita!
O da esquerda é, realmente, “especial”. Legal!
Show de foto! Mesmo não sendo Volvo……vale ser prestigiada.
Trilha, parabéns por mais uma, de muitas fotos “Show de foto!”.
Juca
Eu fico com o mais velho, meu avô dirigia um igual.
Evolução do busão da Mercedes-Bens.
Oi Flavio
http://www.viacaogarcia.com.br/galeriafotos.asp?galeria=16&name=%D4nibus%20que%20fizeram%20hist%F3ria
Esse é um link que leva para a parte histórica do site da Viação Garcia de Londrina-PR.
Dos anos 70 até por volta de 2005 eu viajei em todos os modelos desta viação.
Me traz lembranças da infância, quando viajava em férias para casa das avós.
Depois era minha cama nos finais de semana, já que eu comecei a namorar uma mocinha do interior do PR (hoje é minha esposa 8D ) e viajava na sexta, 11hs de viagem, passava o final de semana, 11hs de viagem, Barra Funda, trabalho.
Bons tempos…rs
Abraços
Sou mais o da direita, pois foi feito aqui em caxias do sul na marcopolo, se e para gerar emprego sou mais este, mas com certeza o outro tem seu charme tambem, muito camba ( descer sem pagar a passagem dei nestes onibus) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcelo, o da direita é um Caio Millenium II, fabricado em Botucatu, São Paulo. Não é Marcopolo não, rs.
Não tenho certeza, mais eu acho que a última carroceria que a Mercedes produziu no Brasil foi esse modelo aqui.
http://photo.x-flog.com.br/2007/10/28/12/9173.jpg
Se não foi ela quem fez, esse modelo também fez história.
Exato Filipe, esse foi o último modelo monobloco da linha O-400 fabricado aqui no Brasil.
Ele é um O-400 RSD(13,20m e 3 eixos) e além desse modelo, tinha o O-400 RSD(13,20m e 2 eixos), O-400 RS(12,60m e 2 eixos) e O-400 R(11,8m e 2 eixos) e O-400 UP(12m, urbano, 2 eixos).
No Brasil…esquerda… sempre!!
O antigo e o novo em perfeita sintonia, que foto show! E eu fico com os dois, fácil…
À esquerda o clássico monobloco da Mercedes-Benz O-321. À direita, um Caio Millennium II também com coração Mercedes-Benz O-500. Dos “moderninhos”, sou fã do Millennium II, pra mim, disparado, a mais bonita das carrocerias disponíveis no mercado para ônibus urbanos no Brasil, a Caio acertou a mão com ele depois da coisa horrenda que era o Millennium I (mas como eu queria que a Mercedes trouxesse o Citaro e a MAN trouxesse o City para o Brasil, ia ser briga dura).
it”s fake…i believe
Rosberg e Schumacher disputando saída de curva palmo a palmo!
As pinturas de antigamente eram mais legais… os onibus de turismo de hoje são espetaculares.
Imperador
O da direita é um Mercedes O500-U sob uma carroceria Caio Millenium.
Curioso é que ele possui a grade vazada para entrada de ar, sendo que o motor está lá atrás.
Sou de Blumenau, se não me engano esse ônibus é de um colecionador de carros antigos aqui da cidade, já chegou a ficar em exposição em mais um museu de antigos (que também não existe mais como muitos no Brasil), mas volta e meia aparece em uma exposição de antigomobilismo que é realizada nos pavilhões da Oktoberfest.
Esquerda: Mercedes O321 “Bicudinho”.
Direita: Caio Millenium sobre chassis MB O500, piso baixo.
Os dois são o máximo da modernidade, cada um em sua era.
visualmente o MB antigo é bem simpático e está inteirão.
Mas, se formos olhar eficiência, conforto e outras ‘novidades’ embutidas, o da direita dá de dez a zero sem choro nem vela. Usei muito o antigo e uso com frequência o moderno. Não há comparação possível.
Aliás, há uma comparação sim; os motoristas de antanho tinham educação, os de agora…ai ai ai…
Hoje em dia os ônibus são como os carros: Não tem identidade própria. Todos são futos da era da reutilização de tudo.
Antigamente, a competição para cada marca ter uma identidade própria, de verdade, era muito maior e mais apaixonante.
Nas ruas de hoje, é mais fácil notar a diferença entre um Fusca e um Corcel do que entre os carros novos, que têm a mesma cara.
Abraços
Flávio,
o ônibus da esquerda é da Empresa Gloria, que era uma das duas que trabalhavam em Blumenau. Usei muito o ônibus deste modelo.
Não esquece também, que em outubro (07) começa a Oktoberfest, a maior festa de cerveja do sul do mundo.
Abraços, Beto Tillmann
Lembro que, quando criança, andei muito neste modelo da esquerda em Brasília, lá pelos idos de 1990. Mas já na época eram raros.
Quando surgia lá longe, no Eixão, este modelo com destino ao Guará I, eu vibrava! Não achava muita graça nos ônibus com motores dianteiros.
Este tinha todo um luxo. A suspensão era diferente, era um ônibus mais macio, tinha luz nos degraus. O som do motor era diferente, mais melancólico, enquanto os de motor dianteiro possuiam um som mais agressivo.
Coisa de doido, mesmo… Mas nós somos assim, nós fãs de ônibus. Tem cura, isso?
Você é mais o da esquerda porque não anda de ônibus lotado…
Mas concordo que o bichão é muito mais charmoso que as jamantas eletrônicas e assépticas de hoje em dia…
Eu ia para o colégio com um monobloco identico a esse, só que ao invés de azul e bege era laranja e bege.
so pra não deixar pasar em branco ….ônibus eram redondos e ficaram quadrados…..carros eram quadrados e ficaram redontos…é o mundo girando
bela imagem ……dois tempos distintos e os dois na ativa
O da esquerda é muito mais charmoso, fato.
Já o da direita não me traz boas lembranças, momentos um tanto quanto desagradáveis. A cor é um pouco diferente, branco com detalhes em outra cor, dependendo da região em que trafega.
Cores já inexistentes, as do ônibus à esquerda…
Até o motora do ônibus da direita está vislumbrado com o da esquerda.. olha o cara quebrando o pescoço :P
Esses “321” são maravilhosos , lindos e simpáticos !!! Dá pra contar nos dedos das mãos algum circulando aqui em São Paulo , aliás , qualquer “Onibus Mercedes Monobloco” ! Sumiram praticamente do dia pra noite !!!
Sem dúvida, fico com o Monobloco. Um onibus extremamente macio e silencioso. Ícone de sua época.
O da esquerda usava suspensão traseira com feixe de molas e na suspensão dianteira, usava molas heicoidais.
Eram bastante confortáveis, mas as molas helicoidais não duravam muito.
Já o da direita utiliza suspensão a ar nos dois eixos, sendo que no eixo traseiro são 4 bolsões de ar, ou seja, 2 de cada lado. No eixo dianteiro, são 2 bolsões de ar, sendo 1 de cada lado.
Comparando as duas estruturas, o da direita é muito mais confortável que o da esquerda.
Rápido no gatilho, hein FG? A foto merece…. e mostra bem a INvolução, ao menos no design…
O da esquerda é um modêlo Super “B” da Mercedes-Bens, que saía da linha de montagem da propria fábrica da Mercedes, o ano deve ser 1.960.
O da direita deve ser uma fábrica independente, talvez Caio, que monta suas carrocerias sobre a plataforma fabricada pela Mercedes-Bens, o ano deve ser 2008.
Já fui mais busólogo e busófilo, mas acho que o da direita é um Caio Apache. Muito feio.
O triste dessa foto é que retrata a decadência da Busscar: anos atrás uns 80% dos ônibus que rodavam em SC eram os encarroçados em Joinville, bonitos no design e muito bem acabados internamente. Espero que consiga sair da situação atual e não feche as portas.
O da esquerda é um monobloco O-321 com motor Mercedes OM-321 de 110 cv, 6 cilindros a diesel e câmbio Mercedes de 5 marchas mais ré.
O da direita é um chassi O-500 U, com piso baixo até o eixo traseiro. Isso quer dizer que ele não tem degraus.
A carroceria é um modelo Caio Millenium II e o motor é o Mercedes OM-906LA, com 260 cv e 97 mkgf de torque, câmbio automático de 6 marchas da ZF e freios a disco em todas as rodas.
o onibus da esquerda pertence a empresa Nossa Senhora da Glória, e é o unico desse modelo guardado pela empresa. o da direita realmente é um piso baixo, porem só até a porta do meio. ele possui dois degraus do meio ao fim do onibus.
sou de Blumenau , e 9 onibus dessa forma aqui.
por falar em Onobus antigos, da uma olhada neste site aqui:
http://martin-heukeshoven.de/technische_skulpturen.php
O nome do artista é Martin Otto Lambert Heukeshoven, ele mora no sul da alemanha, fera em plastimodelismo,seu trabalho é muito realista, so antigos, todos enferrujados ( ele é especialista nesta técnica) tem como disse antes: Onibus, caminhoes, carros e até mesmo avioes, vale a pena visitar!
Um abraço.
Etel