MENU

segunda-feira, 27 de setembro de 2010 - 15:50F-1

ENROSCOU

SÃO PAULO (e pode ir longe) – Tony Fernandes e seus dois sócios têm uma empresa, Tune Group, que é dono da 1Malaysia Racing, a “razão social” da equipe Lotus Racing no Mundial de F-1. No ano que vem, eles querem usar o nome Team Lotus no campeonato. É o nome tradicional da equipe fundada por Colin Chapman e tal.

O nome-fantasia Lotus Racing, que está sendo usado neste ano, foi licenciado junto à Proton, fabricante de carros na Malásia, que é dona do Group Lotus, que faz carros de rua. Mas também existe na Inglaterra uma empresa chamada Team Lotus Ventures, que detém os direitos do uso da marca Team Lotus, e pertence a David Hunt. A Ventures foi comprada pelo Tune Group, que agora se acha no direito de usar a marca Team Lotus na F-1 sem pedir licença a ninguém. Só que a Proton, dona do Group Lotus, não quer deixar.

A Proton, que pertence ao governo da Malásia, patrocina a Lotus na F-1. A grana representa, segundo a equipe, 1,5% de seu orçamento anual. O contrato não será renovado. O time alega que nunca usou a marca Team Lotus porque a própria Proton avisou que não tinha direitos sobre ela. Agora que a Team Lotus Venture foi comprada pelo Tune Group, o time quer usar o nome original e pronto. E vai à Justiça na Inglaterra para garantir seu uso.

Deu para entender?

41 comentários

  1. claudio aun disse:

    Na america quando querem homenagear algo que marcou epoca usam o spirit.
    PODERIA SER “SPIRIT OF LOTUS”

  2. Carlos disse:

    vencer corridas e campeonatos.

  3. Carlos disse:

    A Team Lotus poderia voltar a utilizar as cores preta e dourado. Ficaria linda. Mais linda caso volta a vender corridas e compeonatos.

  4. Roberto disse:

    Seria melhor se fosse Team Lotus. E agora com motores Renault. A maior jogada de marketing seria a Lotus contratar o Bruno Senna.

    A. Senna – Lotus – Renault (85,86,87)
    B. Senna – Lotus – Renault (2011…)

    Seria mais interessante o Bruno Senna colocar o seu filho de

    C. Senna

    Carlos Senna, Celso Senna, Cirilo Senna.

    e netos

    D. Senna

    Daniel Senna, Diego Senna, Danilo Senna

    Ia perpetuar a familia Senna em sequência

    Bisnetos

    E. Senna

    Emanuel Senna

    Deixem a imaginação de vocês viajarem

  5. Roberto disse:

    A Lotus já voltou a F-1 e na F-Indy pela KV e vai ter equipe própria ano que vêm. Agora vai disputar também na GP2 e GP3 em parceria com a ART. E em 2012 vai colocar carros para participar de Le Mans. Só resta colocar os carros na Nascar e no mundial de Rally. Tá melhor que RedBull

  6. Thomaz Ribeiro disse:

    Tudo isso pq o Sr. Chapman quis homenagear a esposa, que no começo deu a maior força para ele, hein?

  7. Christiano disse:

    F.G, os caras estão tentando manter a tradição e estão tendo boa vontande , tanto que o fornecedor de motores para a Lotus em 2011 será a Renault como antigamente. Eu espero q

  8. Sérgio Barros disse:

    Lotus de verdade não será reestabelecida com nomenclaturas e sim resultados expressivos e a essência da original, que é vanguarda, ousadia. Aí sim, pode ser o nome que for que lembrará a verdadeira Lotus.

    Zé: o logo com iniciais é abreviatura do nome do Colin:
    Albert Colin Bruce Chapman.

  9. Zé Ruela disse:

    Isso eu não entendi e nem quero… Who cares?

    O que eu quero entender é o logotipo original da Lotus… Parece que tem dois C’s, um A e um B, e talvez um T (é confuso tipo o distintivo do América Mineiro!)… Afinal, qual a sequência correta das letras e qual o significado?

  10. Luiz Henrique disse:

    Sinceramente? Não…

  11. Jaison disse:

    Pobre do Colin Chapman. Tanta ladainha para colocar o nome na antepenúltima equipe do grid…

  12. disse:

    Mas nem se eles pintassem de vermelho e dourada ia lembrar a verdadeira Lotus. São uns manés. Logo els pintam de preto e colocam o logo bss, imitando a JPS e contratam o Bruno capacete Senna para piloto.

  13. Mário Campos disse:

    Fácil. Em vez de usar o nome da fabricante de carros, que foi vendida, eles compraram a equipe de corridas. E o fabricante de carros está chiando. Porque, se o nome não é deles?

    Agora, valeria a pena não romper com o governo malaio e alugar o outro nome. Só pra ver se sobra um dinheirinho de Petronas & cia.

  14. Tanta confusão !! Mas nada a ver com a velha lotus !!!!!!!!!!!

  15. Ubaldir Jr. disse:

    Que salceiro da pleura, meu… eu, hein…

  16. Sanzio disse:

    E cumé que fica aquela história de “time do orgulho Malaio”?
    Virou equipe Inglesa, então…

    Bem que tava cheirando estranho o fato de a Lotus ter um carro na Indy (KV) chamado Lotus-Cosworth (Cosworth que fornece motores para os carros de rua da Lotus Malaia) e a Lotus da F1 estar querendo dar um pé na bunda da Cosworth e assinar com a Renault. Que zona!

  17. Fernando Carvalho disse:

    Não entendi nada !!!! Tanta luta por um grande nome ( Lotus) numa equipe medíocre e uma montadora obscura ( Proton quem ?)….
    Mídia , e tome Mídia , e tome Mídia ……

  18. carlos disse:

    agora eu entendi pq pelo gp não tinha entendido nada…

  19. Caio Lucci disse:

    Depois de ler 2x acho que entendi…enfim os caras vão dar um pé na bunda da Proton(que tem os direitos sobre o Lotus Racing) pra usar o nome “Team Lotus” que agora pertence ao Tune group do Tony Fernandes… é isso ??

  20. Thiago disse:

    Credo, mas que gente complicada.

    Mudem o nome para Lotus Corridas de Carros e pronto!

  21. @WLuizCarvalho disse:

    Vai ser bacana ouvir o galvão explicando isso…

  22. Brunno Paese disse:

    e a Team Lotus Venture tem alguma coisa a ver com a Lotus Car? ou com a antiga Team Lotus da F-1? ou é apenas um nome de qualquer que não tem nada a ver com automobilismo?

  23. Rodrigo Moraes disse:

    Por isso que o dólar variou tanto hoje?

    Na boa, eu acho que não deveriam usar o nome Lotus. Pô, a Lotus é de garagistas ingleses, e não de bacana malaio.

    Triste é que é uma marca que carregou muito brasileiro bão de volante, agora fazendo papelzinho de nanica…

    • Jean Rul disse:

      Eu discordo. Acho uma homenagem bacana à equipe do velho Colin (até porque, ele mesmo era um tremendo 171. Morreu/desapareceu – ninguém sabe – deixando um monte de gente pendurada no pincel…). Pelo menos, aparentemente, sob a tutela do Tony Fernandes, não terá o mesmo fim de outras grandes equipes que morreram no ostracismo, como Tyrrell e Brabham…

      E acho que os cabras da Proton estão querendo pegar uma carona na visibilidade que a Lotus Racing está tendo. Querem “algo” em troca do nome Team Lotus (que sequer é deles!). Tipo, ex-namorada de jogador de futebol: só o jagunço ficar rico que já aparece um monte de barriguda alegando paternidade…

      Abs

    • Ricardo disse:

      Concordo com o Jean Rul.

      Além de uma bonita homenagem, se trata justamente daquilo que a Fórmula 1 está precisando nesse momento; história.
      Ahh… mas ão de falar, “é história uma Lotus malaia?”. É, da mesma forma que a Mclaren quando foi comprada pelo Ron Dennis – ou vocês acham que hoje, deveríamos chamar a equipe de Project Four -, que a Williams quando retornou para Frank Williams – chamem-na agora de Iso Marlboro para ver se pega? – , ou mesmo inúmeros outros exemplos de compra, re-compra e mudanças de dono que permeiam a categoria. A Lotus, pelo menos, conservou o nome. E sim, se há a benção da família Chapman, bem como o aval dos antigos proprietários, não só eu a chamo, como a Formula 1 sabe que a Lotus é a Lotus, independente daquilo que acompanhar o seu nome.

  24. moacir disse:

    Infelizmente, estou no trabalho e, portanto, sóbrio. Não entendi p#rr# nenhuma.

  25. Fernando Kesnault disse:

    Pois é…o mundo automobilistico e o mundo automotivo tem muitas histórias nestes quase 150 anos…

  26. claudio aun disse:

    Flavio brigas judiciais a parte, sugiro o seguinte um levantamento de publico da F1.
    O que tenho notado é que nos países não tradicionais onde não existem os fiéis seguidores é possivel ver varios “vazios” nas arquibancadas.
    É declarado quea imagem gerada vai para 170 países , mas quem garante que a F1 é o mairo evento esportivo do mundo depois da copa do mundo de futebol?

  27. Antonio Luiz Siqueira disse:

    Entendi patavinas.

  28. roger v disse:

    …Confusão à vista! Na realidade deveriam sim é criar uma nova marca e forte …afinal quem entende do riscado sabe que isto pouco quer dizer…Collin se foi, e com ele o brilho e a genealidade da equipe!
    Bobagem este resgate ‘confuso’…

  29. ALEX B. disse:

    Muito papo pra pouco som! Claro que respeitando a velha Lotus do Chapman, é claro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>