MENU

domingo, 19 de setembro de 2010 - 17:56Stock Car

FUNDO DO POÇO

SÃO PAULO (só que…) – A Estoque Carros vive sua pior temporada dos últimos tempos. Hoje, em Campo Grande, quatro pilotos foram desclassificados por mentir para a direção de prova. Entre eles, o vencedor Daniel Serra. Os outros foram Cacá Bueno, Xandinho Negrão e Ricardo Zonta. Quando a prova terminou, eles pararam seus carros no meio da pista. Alegaram que tiveram problemas técnicos. Na verdade, não tinham, no tanque, o mínimo de 3 litros de álcool que o regulamento exige ao final da corrida. Tentaram se livrar da vistoria, é o que dá para supor. Thiago Camilo também foi eliminado, mas voltou aos boxes com o carro andando. E não tinha os tais três litros.

Claro que se há uma regra, ela deve ser respeitada. Quem não respeita que seja punido, mesmo se ela parecer esdrúxula. Ocorre que, neste ano, já teve corrida em que passaram por cima dos tais 3 litros. Aquela do milhão. E já teve prova com menos voltas do que o programado, por causa da TV. E com mais voltas, também. Rola uma enorme desconfiança entre pilotos e equipes. E tem muita gente insatisfeita com a gestão da bagaça.

Há resultados sub-júdice, ainda. E a corrida de hoje encerrou a fase de classificação para o playoff, que terá quatro etapas. Não se sabe como começará a fase final, já que há recursos pingando aqui e ali — embora as desclassificações de hoje não tenham alterado a ordem dos dez primeiros, o que permite fazer a pergunta: será que seriam punidos se mudasse algo?

É uma zona, em resumo. Que pode ser creditada à ineficácia da CBA, que deveria zelar pelo regulamento, e às relações promíscuas entre alguns pilotos, equipes, organizadores e TV. Tem gente que manda demais, tem gente a quem tudo é permitido, tem gente a quem nada é permitido.

A Estoque não é para ser levada a sério como competição. É um brinquedinho dos marqueteiros da Vila Olímpia, como eu gosto de dizer. Anunciantes fortes, dinheiro gasto com gosto, daquele que vai e volta, um evento corporativo cujos atores, todos eles, insistem em dizer que é o máximo. E o dizem entre eles, nas festas, almoços e jantares, e todos concordam, e está fechado o círculo fantasioso. Como escreveu o Dú Cardim no Twitter, é um categoria que a Globo finge que transmite, os pilotos fingem que correm, os patrocinadores fingem que têm retorno, e a CBA finge que existe.

Eu, pelo menos, não finjo que gosto. Acho uma porcaria.

83 comentários

  1. Thiago Sabino disse:

    Então tá bom, já que assim esclareces…
    Fica assim então.

  2. ALBERTO disse:

    muita gente boa já deixou a categoria. gente que fazia o esporte pelo prazer e não pelo $$$ que tá sendo envolvido. O Fernando Parra por exemplo é um deles que tinha uma excelente equipe, tudo muito organizado, preferiu cair fora. Só ficam os pozudos “rostinhos bonitos” fabricados pelos papais, titios e mkteiros da vila olímpia, que não sabem a diferença de um carro pra um kart e ainda mais acabaram com o automobilismo nacional. Será um milagre se daqui há alguns anos ainda surjam de nossas pistas pilotos capazes de ganhar algum título mundial.

  3. antonio disse:

    Opinião é igual bunda, cada um tem a sua. Pra mim beira o desrespeito dizer que os pilotos ‘fingem que correm’. Quanto aos outros fingimentos, concordo.

  4. Guilherme Corrêa disse:

    É o que eu disse antes…”a stock é a BOLHA do automobilismo nacional”…pelo visto tem gente que já se tocou….e está literalmente puxando o carro e deixando as bolhas para trás.
    Agora pode vir o efeito manada…corrida de boi.

    vixe..a Bolha da stock pode estourar estourar.
    Guilherme Corrêa

  5. Alan Ruggero disse:

    Bom, apesar de tudo, a categoria continua atraindo milhares de pessoas para os autódromos.

    Gosto de grids cheios. Devemos admitr que a Stock é a única categoria do Brasil que promove um espetáculo na pista, além, claro, da F-Truck.

    A cobertura da Globo não é boa, mas acreditem, em qualquer outra emissora do país seria pior para a categoria.

    Os pilotos que não estiverem satisfeitos só precisam convencer seus patrocinadores e procurar outro lugar melhor pra correr. Pq não fazem isso?

  6. porsche 917 disse:

    A TC 2000 é show, dá de dez a zero na Stock. A algum tempo atras, teve um final de semana que reuniu a Stock e a TC 2000, em Curitiba, deu pra comparar bem as 2 categorias; a Stock, monomarca, so difere a capota bolha, V8 +- 450 hp; a TC 2000, tinha carros derivados dos de rua, Toyota, VW, Ford , Renault, Honda, 4 cilindros, +- 300hp, faziam muito mais curva que os trambolhões da Stock, tinha mais pega, o barulho dos motores chegava a doer nos ouvidos, de tanto que gritavam os 4 cilindros, e os tempos eram 2 segundos à mais que os da Stock, por volta, o que é pouco se levar em conta a diferença de investimento dos carros. Até o meu filho que era pré adolescente e não sabia da diferença das especificações dos carros, achou a categoria gringa mais legal, com mais pega e seletiva

  7. MSM disse:

    Na última corrida para decidir os pilotos para o playoff, a TV Paulista não transmitiu (deve ser porque Mato Grosso do Sul é de difícil acesso). Aí já se percebe a importância da categoria para a emissora. Pelo menos o Sportv transmitiu ao vivo e com o bom Sérgio MAurício no lugar do chato Luís Roberto.
    Da corrida, não tem muito o que dizer, já que de todas as úlitmas provas que decidem os pilotos que vão decidir o campeonato, esta foi a mais fraca.
    Boa prova de Daniel Serra e Nonô, enquanto os outros se esfregavam lá atrás, principalmente na grandde reta oposta, onde teve muitas ultrapassagens.
    Muito estranho a atitude dos pilotos que pararam na pista após a bandeirada, agora sabemos porque.
    E no Globo Esporte de hoje, foi mostrado vídeo da conversa do Cacá com a equipe sobre a posição do Popó na pista em relação ao playoff.
    PAra mim merecia exclusão dos dois pilotos (Cacá foi excluído por outro motivo). Pode não ter nada de punição no regulamento, mas foi uma decisão que vai contra o lado esportivo e por isso deve ser combatida.
    Obs: Após o vídeo, mostra uma entrevista com o Camilo, e se pode observar que ele não se dá com o Cacá.

  8. Thiago Sabino disse:

    Flavio

    Só deixando as coisas bem claras aqui: não existia nenhum link da FTruck, na home do GP, (precisamente às 2330 da noite de ontem) enquanto exisitia sim, links diversos de declarações de pilotos, press-releases e presepadas em geral da Estoque, fora uma galeria inteira de fotos da prova (??!!) de Campo Grande.

    Linkzinho que desaparece na timeline é fácil. Difícil é dar a mesma visibilidade que a SC tem na home do GP.

    Ou seja, precisa desenhar pra mostrar que a Truck é a vira-lata da história, enquanto a Estoque sempre está sob os spotlights, mesmo sendo um lixo técnico, conforme todos nós aqui estamos cansados de saber?

    Calma lá…ninguém aqui te quer mal, apenas saiba reconhecer quando o GP pisa na bola também.

    Pensa nisso. Teus pupilos não são infalíveis.

  9. O SporTv passou a corrida toda. Tudo isso é ridículo e pior do que isso, é acreditar que a CBA vá fazer alguma coisa… Concordo com o que o amigo disse acima, ainda pode ficar pior…

    A única salvação da Stock, seria romper com a Rede Globo e todo essa nojeira que existe hoje, e se juntar com a truck, deixando que o pessoal da truck cuide da Stock. Talvez essa seja uma solução mais imediata.

    Como está, não tem a mínima chance de ir longe.

    Quando o Kaká sair da Stock, a Globo larga o osso…

  10. Leon Neto disse:

    mas o que importa mesmo é que o Cacá Bueno provou, no deserto de Sonora, que um estoque brasileiro pode andar a mais de 200 milhas por hora. orgulho nacional…

  11. Marcelo Martinez disse:

    Vai se falar o quê? não é um esporte. É só marketing. E me desculpem, não é muito diferente da f1.

    É uma pena mas o automobilismo tá se tornando muito chato.

  12. ALEX B. disse:

    O Col e a CBA querem matar a galinha dos ovos de ouro, só por ganancia e cobiça! Sabe duma coisa: Com mais esse patifada geral, que se explodam! Ehê LisarB véio de guerra… :(

  13. Guilherme Corrêa disse:

    FG,

    De fato, com um olhar mais econômico sobre o tema, eu faço um comentário com todo trocadilho a que tenho direito…a stock car é a “bolha” do automobilismo.
    Deveria lançar ações na bolsa.
    E coloca bolha nisso.
    abç
    Guilherme

  14. Kleber Ricardo Scaglione disse:

    Caro Flavio,

    Por fvr não compare a estoque com Zona pois Zona é organizada, vai fazer bagunça em uma casa de tolerância com certeza vc vai ser convidado a se retirar rsrsrs
    abs

  15. Ricardo Linares disse:

    Estoque…. Pelo amor de Deus…. que coisa mais sem graça…. Estava começando a etapa de Campo Grande e mandei um sms para o meu amigo Marcelo Giordano da classic…. perguntando se ele consegue assistir 2 voltas daquela corrida sem graça…. preciso dizer qual foi a resposta? Quem gosta de automobilismo de verdade não consegue assistir aquilo não. A verdade é que estamos muito atrasados… não precisamos ir muito longe…. nossos ‘hermanos’ argentinos…. automobilismo lá na minha opinião é muito mais legal do que aqui. Semana passada ví uma prova que só tinha Fiat Uno praticamente…. muita disputa por posição…. muita ultrapassagem…. muita curva tocando porta com porta…. É. Os almofadas da Estoque teriam até nojo de encostar num carro daqueles. Mas que é muito mais corrida que a Estoque é, e garanto que não se gasta 5% do que se gasta na Estoque.

  16. Alessandro Neri disse:

    A estoque cars não existe como categoria. É apenas um evento corporativo em o que menos interessa é o esporte ou a competição. Para os participantes e organizadores fica a sensação de alma vendida ao Demonio ( $$$$$), pois eles sabem mto bem que estão em um negócio, que não faz questão nenhuma de ter alguma relação com um automobilismo verdadeiro, honesto e emocionante. Um horror. Somos testemunhas da fase mais negra da história do automobilismo brasileiro.

  17. Irapuã disse:

    O que me deixa encabulado é ver gente como o Reginaldo Leme, que a princípio tem seriedade e credibilidade, se esvair em elogios à categoria e dedicar programas inteiros ao tema e pilotos (Linha de Chegada). Só posso acreditar seja por força de contrato…Mas que deve dar engulhos, deve.

  18. Thiago Pereira disse:

    O que me chama atenção na estoque, é a fragilidade dos carros. Se vê de tudo, capô voador, carenagem que parece ser de papel, porta que se solta e até mesmo assoalho que se desprende. Uma carroceria de isopor me parece uma melhor opção.

  19. Pedro Adolfo Ambros Warpechowski disse:

    Cada vez gosto mais do Turismo Carretera Argentino, pelo profissionalismo, pelo espetáculo e pela organização.
    Lá a comissão técnica é foda, examinam até se não falta nenhum parafuso no final na prova. E nós falamos tão mal dos argentinos, mas pelo menos nisso eles são mmmmuuuuiiiiiiiitttttoooooooo melhores que nós, sem falar nas estradas deles.
    Li em uma reportagem que estão em contato para adquirir dos EUA motores V8 para usar nos TC.
    É assim.
    Vamos todos correr na Classic (sugestão:convidem o Cacá para correr na Classic).
    Abraço.

    Pedrão – SMO

  20. J4100 disse:

    3 litros no tanque ?afinal e corrida de carros, ou campeonato de faculdade de engenharia do carro de corrida mais economico ganha?????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *