GOSTEI
SÃO PAULO (até que enfim) – Apareceu a margarida. O traçado de Austin, Texas, desenhado por Hermann Tilke, claro, foi revelado hoje. A pista tem 5,5 km e um caminhão de curvas. Trechos de alta, baixa, grandes retas e um relevo interessante, com uma ladeira de 40 m de desnível depois da largada. O sentido é anti-horário. A F-1 baixa por lá em 2012, para o novo GP dos EUA.
Gostei muito da pista. Melhor do que a média dos tilkódromos. Falando nele, sabiam que Tikle já correu? O Jean Rul descobriu uma foto do alemão correndo de Kadett em Brno em 1979, num campeonato de Turismo.
Será interessante ver uma corrida da Nascar Nationwide Series e ver a comparação entre as categorias. E principalmente, como se portariam os pilotos norte-americanos em um misto de feitio europeu em plena “casa”.
Também achei legal, já estava de saco cheio daquela parte do miolo de Indianápolis.
Lembra um aspirador de pó.
Isso é o desenho de um microscópio.
E o Rubinho vai estar lá, alguém duvida?
Acho que ele só se aposenta depois do primeiro campeonato com carros F1 elétricos.
A primeira curva, o hairpin em subida, lembra a última curva do circuito de St. Jovite (Mont Tremblant), no Canadá, que também é um hairpin em subida…
MMMMMmédio!
A primeira vista parece interessante (apenas). Concordo que está melhor que a média dos novos circuítos (a la Tilke) mas achei um exagero de curvas de baixa e praticamente ausencia de curvas de alta.
De qualquer jeito mostrou uma evolução. Agora vamos torcer pra corrica acontecer e ser um sucesso.
Bem interessante! Mas ainda teremos que esperar dois anos para ficar pronto.
Achei interessante também o da Índia, com muitos desníveis e uma curva banked (oval), a curva 10. Segue o mapa 3d da pista.
http://www.wheelosphere.org/indian-gp-new-details-emerge/f1-indian-gp-track-details/
No geral as pessoas têm gostado, até Chico Rosa comentou que gostou do traçado.
E a ladeira da reta, pelas projeções, lembra Road America. Aparentemente tem tudo para sediar bons espetáculos.
Mas ainda acho que uma corrida de F-1 em Indianápolis seja bem-vinda, por tudo o que o speedway representa. Seria uma questão de modificar um pouco a parte mista, para deixar o traçado mais veloz.
Excelente. Acho que o maior defeito dos Tilkódromos em geral é ser muito uniformes. Explicando, certo tipo de curvas e de sequências favorecem certo tipo de carro ou certo tipo de piloto. Isso faz de Spa, Interlagos e Suzuka lugares onde sempre temos excelentes corridas: o desbalanceamento. Quem é rápido no primeiro trecho nunca é rápido no segundo. Favorece ultrapassagens e erros. E este circuito parece ter isso. Quem andar rápido nas imensas retas não vai andar no trecho deja-vu de Silvertone e vai chegar morto no cotovelo lá em cima. Ou se carregar de asa não faz uma reta decente. Se endurecer as molas não faz um cotovelo decente. Este é o ponto. E tem cara de EUA, lembra Elkhart Lake e Mid Ohio… lembra muito Ímola, o balanceamento, de um lado curvas, do outro retas, e cotovelos unindo os trechos.
Flávio, não ví algum comentário seu sobre o assunto por isso acho que seja proposital mas vou dar a minha opinião.
Sou super a favor de qualquer coisa que signifique segurança, mas, sou contra o que estão fazendo com essa lei da cadeirinha, na realidade não sou contra a cadeirinha, sou contra a lei, PARA MIM TEM ALGUEM FAZENDO LOBY PARA GANHAR MUUUitoO DINHEIRO, mas não é só isso, já temos leis demais o que temos que fazer é cumprir as que já temos, obrigar a compra dessas cadeirihas e outros tipos de acordo com a idade para mim não vai resolver nada, é claro que existem muitos pais irresponsáveis mas a grande maioria cuida da segurança de seus filhos, uma secretária no banco de trás usando o cinto de segurança é seguro para velocidades normais e acidentes corriqueiros , acima disso não vai ter cadeirinha que salve alguem para mim só não é puro factóide porque envolve grandes somas por trás disso, repito não sou contra a cadeirinha, sou contra a obrigatoriedade, a multa, a coerção.
Obrigado pelo espaço
Será que o Tilke acertou dessa vez?
Flavio, sobre o Tilke, veja só isso:
http://www.racingsportscars.com/driver/photo/Hermann-Tilke-D.html
A pista é sensacional. Abraço.
Gostei bastante do circuito. Acho que será um dos melhores, pois o traçado é interessante e tem subidas e descidas, que é FUNDAMENTAL.
Mas fica uma questão: destruíram o antigo Hockemhein, por suas retas seres muito grandes, mas agora, Tilke faz circuitos com retas extremamente longas, como Xangai e, agora, Austin. Contraditório, não?
Abraço.
Nunca há contradição quando tem dinheiro envolvido.
Que eu saiba, a reta de Hockenheim foi retirada devido à questões ambientais, por passar por uma floresta
Se estes caras que comentam aqui pilotassem tudo o que eles dão de palpite, teríamos campeões pelas próximas 10 gerações !!
ACHO que uma das dificuldades da Fórmula 1 nos EUA é o horário da corrida no Domingo:
Acordar para ver corrida as 7:00am de Domingo é um sacrificio para quem não é fã da categoria.
Austin é a pouco mais de 2 horas de Houston, onde existem pistas mistas para uma pessoa colocar seu esportivo na pista:
Pista para carros e karts:
http://www.msrhouston.com/msrhouston/trackmap.asp
Pista para karts:
http://www.racekarts.com/About-GCKI/our-track.html
Existem pessoas que gostam de corridas fora de ovais, mas os EUA estão muito distante do que a Fórmula 1 oferece.
Vamos ver se Austin emplaca.
Essa curva bem fechada depois da subida deve ter sido inspirada na pista de A1 Ring na Aústria.
A pista parece ser muito boa!
Buenas!
No link, uma imagem que mostra as diferenças de altitude da pista de forma mais gráfica:
http://www.7tune.com/revealed-us-f1-track-design-complete/
Abs!
Um amontoado de curvas de baixa…pra variar….
Gostei também, mas olhando assim, parece Hungaroring distorcido por uma reta.
Continuano, fg e outros blogueros:
Me desculpem a escrita ma, nao sou brasileiro nato, e as vezes da preguiça de corrigir tudo: o portugues é tao confuso, né!!!!????
Mas fg, um cara disse ai num comentario que os USA nao gostam de F!, isto ta certo, mas nao é porque eles nao gostam de velocidade, porque os USA sao o pais inde mais existem competicoes de velocidade, etc…. O quje os americanos nao gostam é o jeito que a formla um é diregida pelosseus dirigentes: é um circo, uma palhacada, onde o espetaculoé direcionado e é bastante obvio que tudo é arranjado, nao é uma competicao livre, e isso os americano nao suportam!
Eu tb sou brasileiro nato, e nem por isso eu escrevo desta maneira… Se quer escrever mal, é um direito seu, mas pelo menos não use o fato de ser “brasileiro nato” ou “o português é muito confuso” como justificativa…
O Istanbul americano, quando muito… Sério, só tem um cara no mundo que sabe desenhar autódromo pra F-1? Aliás, se esse cara soubesse fazer isso, não tava recebendo elogio da VEJA, né?!
Cara, não gostei muito. Os trechos inicial e final parecem com Hungaroring. Depois aquele monte de zigue-zague em sequência, uma reta razoável mas seguida de uma curva lenta. Não sou piloto mas apostaria que vai ser mais uma procissão de carros sem ultrapassagem.
Continua na “média” dos melhorzinhos do Tilke. Grande reta + cotovelo, no entender dele, é “ponto de ultrapassagem”. Uma pena. Nada de parabolica, eau rouge (ambas seguidas de grandes retas), S do Senna (em descida), enfim, curvas velozes ou desafiadoras.
Sei não… tem uns caras mais entendidos, tipo o Chico Rosa dizendo que gostaram do traçado, e se eles tão dizendo, deve ser bom mesmo, mas eu pessoalmente acho que o mais divertido vai ser a imensa subida depois da largada do que a pista mesmo… vamos esperar pra ver…
Cotovelos é o que não faltam. Como em todas pistas do Tilke.
Pelo menos ele tinha bom gosto para carros quando corria, hehe.
Tá parecendo Cingapura: muitas retas inúteis e cotovelos. E a largura da pista? Se for estreita, não vai servir pra nada.
Basta conhecer o trabalho do cara pra saber que as pistas tem quase a largura das de aeroporto.
Sensacional este traçado. Finalmente algo que se difere de uma pista de kart.
Abraços
Pistinha safada,este mané tem que aprender a desenhar circuitos, numa pista de 5,5 Km apenas 2 ou 3 pontos de ultrapassagens,é ridículo.
Bons tempos de Interlagos e a antiga pista de Monza com banking.
De boa, FG? Mesmo?
Um circuitilke de 5,5Km? Pra F-1?
Não vai rolar.
Tem um curvão aí que parece aquela (não lembro qual pista) com várias tangencias. Onde o piloto vai acelerando e no meio dela ele roda kkkkk. Tem pinta de boa pista vamos ver os testes.
Flávio, o Tilke ainda corre (ou corria) até 2008 ou 2009 no VLN, campeonato com provas de longa duração no circuito antigo de Nurburgring. Última vez que eu soube ele corria de Ford GT. Achei o traçado meio travado, mas talvez o “relevo interessante” torne a pista melhor.
Gostei, mas preferia Laguna seca.
Sei não, mas retas precedidas de curvas muito fechadas com baixa velocidade nao ajudam a ultrapassagem, pois como o carro da frente acelera muito rapido e brutalmente ao sair da curva e o que vem atras esta em velocidade ainda relativamente baixa, dificulta os dois sairem colados. Uma reta precedida de curva de média/alta velocidade é muito melhor, vide a micro reta de hungaroring, que permite que um cara saia da curva embutido na traseira do outro para aproveitar a pouca reta. Se o carro da frente tiver um pouco mais de motor, consegue abrir o suficiente para nao permitir que quem vem atras pegue o vacuo.
Discordo. Lógico que curvas muito fachadas complicam, pela tração. Mas a mais de 150km/h (terceira marcha) começa a criar dependência aerodinâmica, Hungaroring é perfeito na microreta porque é uma curva de segunda marcha. Se não vira Barcelona.
Outro exemplo, Interlagos. A Junção é perfeita, é rápida suficientemente para não atrapalhar a tração tem desnível para atrapalhar a tração de quem errar e não chega a ter dependênci aerodinâmica.
Huummm, o circuito tem 3 pontos de ultrapassagem claros, e talvez mais uns 2 “escondidos’, onde só os especialistas vão passar.
A sequencia de curvas pode ser um trecho interessante: é só saber definir um espaço pro cara da frente, ser mais rapido em todo o trecho e entrar na ultima reta mais rapido e colando no cara , dai dá pra ultrapassar na curva antes do retão.
Esses piltos de hoje tem de tomar aulas de preparação de utrapassagem com o Emerson. Houve pilotos que eram excelentes para ultrapassar no peito: Gilles, Alesi, Peterson, Senna, Schummy, Hakkinen, etc. Mas nunca ninguem soubre “preparar” uma ultrapassagem como o Emerson, talvez e provavelmente o piloto mais inteligente que já passou pela F1.
Antonio
desculpa, mas com emerson?
Sim, Caio, o Emerson sabia melhor do qu eninguém como preparar uma ultrapassagem. Não era uma questão de arrojo, era um questão de cerebro: Ele escolhia o local, ameaçava em outro local, pro cara da frente não imaginar onde ele de fato ia tentar. Deposi ele criava um espaço entre ele e o cara da frente, tentava vir mais rapido do que o cara no trecho anterior de tal maneira a entrar mais rapido na reta, vir colando no cara , e consequentemente, chegar lá no fim mais rapido, para passar na freada. Um Mestre nessa arte.
Pra mim é o que basta, subidas e descidas. Todas as boas corridas são nessas condições. Não naquele plano em 2D que são feito a maioria dos autódromos.
Se o sentido da pista fosse horário com esse desnível de 40 metros ficaria muito parecida com a curva um do circuito do Algarve.
Para mim e a mesma porcaria de sempre. Uma fila indiana constante e ultrapassagem nos boxes.
No maximo, um Alonso ou Hamilton para tentar alguma graca em uma pista como essa.
OFF: Flavinho, agora pouco tava vendo aquele “História do Automobilismo Brasileiro”, no canal Speed, e o #96 apareceu de figurante…
Po o final dessa reta dos boxes parece uma plataforma de lançamento! “Para o infinito e além!” Neguinho vai morrer!
Já estão sendo projetados caixas com reduzidas para subir essa lomba….
Tilke é o cara que desenhou o traçado de Austin, e que piloto é esse tal de TIKLE que todos desconhecem???
ERRATA.
Não gostei. É mais do mesmo. Istambul ainda é melhor do que este traçado. Espero que as subidas e descidas melhorem este lay-out típico do Tilke, que já deu o que tinha de dar. Retonas antecedidas e sucedidas por curvas de baixa, sequência de curvas rápidas direita-esquerda que nada significam…
A sequência de curvas – 16, 17 e 18 – que imita a curva 8 de Istambul está aí, mas será mais lenta , pois é antecipada por uma reta mais curta. Espero coisa boa das curvas 9 e 10, subida e descida. Ladeira acima na ladeira lembra de Zeltweg a Cascavel: não é novidade…
Também achei interessante a pista, sobretudo a reta oposta. Pelo menos, a priori, a entrada da reta e a forte frenagem que será necessária ao final dela parece favorecer a ultrapassagem.
Ps. Estou vendo gente dizer aqui que a pista é ruim porque tem apenas um ponto de ultrapassagem. Até parece que as pistas espalhadas pelo mundo, mesmo as antigas, estão cheias de lugares para ultrapassar, né, caras pálidas?
Esta tem a reta dos boxes e a oposta. E Interlagos, uma das pistas que mais tem ultrapassagens na temporada, tem quantas? Sete?
A mesma, mesmíssima curva 8 do Sakhir (c/ 4 tangências) também está lá, presente no miolo da pista.
Que foi a melhor coisa que ele fez nas pistas até agora!
Cara de pista de corrida. Falando nele, e o tal projeto encomendado pelo Gov. de Goiás de 150 mil doletas?
Só não pode deixar ele estragar o melhor circuito brasileiro para Motovelocidade!
Ow, tá bom pra caramba.
Se olharmos o traçado logo após a freada da largada dá para imaginar os carros contornando as pequenas curvas abertas em alta velocidade (lembra um pouco o velho Nurburgring) e, imaginando de forma prática em relação a hoje, os Red Bull estariam agarrados e ganhando tempo, já as McLaren estariam em vantagem na enorme reta. Dá para ver que é uma pista em que qualquer acerto irá sacrificar um setor, então equipes ganharão tempo em setores diferentes de acordo com as características de seus carros, como ocorre em Spa. E isso é ótimo para disputas em pista.
Vamos ver só se aquela curva de 90 graus logo depois de uma reta enorme não vai derrubar muita gente.
Circuitos à parte, esse cara é um tremendo dum arquiteto. Minha esposa se inspirou em um de seus circuitos pra fazer um trabalho na faculdade, que era uma “remodelagem” do prédio da subprefeitura de Pinheiros. Ela queria desenhar coberturas cuja estrutura parecessem árvores, e lembrei de um dos circuitos dele (não lembro se China ou Sakhir). Pesquisando o site dele, acessamos outros trabalhos e ficamos boquiabertos.
Como arquiteto, ele é brilhante sim, faz umas estrututuras fantásticas… O paddock e as arquibancadas de tdas as pistas dele são maravilhosas… O problema é o traçado propriamente dito, que é onde os carros correm… e aí, é sempre uma merda…