GOSTEI

SÃO PAULO (até que enfim) – Apareceu a margarida. O traçado de Austin, Texas, desenhado por Hermann Tilke, claro, foi revelado hoje. A pista tem 5,5 km e um caminhão de curvas. Trechos de alta, baixa, grandes retas e um relevo interessante, com uma ladeira de 40 m de desnível depois da largada. O sentido é anti-horário. A F-1 baixa por lá em 2012, para o novo GP dos EUA.

Gostei muito da pista. Melhor do que a média dos tilkódromos. Falando nele, sabiam que Tikle já correu? O Jean Rul descobriu uma foto do alemão correndo de Kadett em Brno em 1979, num campeonato de Turismo.

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Leandro AG
Leandro AG
13 anos atrás

Será interessante ver uma corrida da Nascar Nationwide Series e ver a comparação entre as categorias. E principalmente, como se portariam os pilotos norte-americanos em um misto de feitio europeu em plena “casa”.

MSM
MSM
13 anos atrás

Também achei legal, já estava de saco cheio daquela parte do miolo de Indianápolis.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Lembra um aspirador de pó.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
13 anos atrás

Isso é o desenho de um microscópio.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
13 anos atrás

E o Rubinho vai estar lá, alguém duvida?

Acho que ele só se aposenta depois do primeiro campeonato com carros F1 elétricos.

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

A primeira curva, o hairpin em subida, lembra a última curva do circuito de St. Jovite (Mont Tremblant), no Canadá, que também é um hairpin em subida…

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

MMMMMmédio!

Luis Vieira
Luis Vieira
13 anos atrás

A primeira vista parece interessante (apenas). Concordo que está melhor que a média dos novos circuítos (a la Tilke) mas achei um exagero de curvas de baixa e praticamente ausencia de curvas de alta.

De qualquer jeito mostrou uma evolução. Agora vamos torcer pra corrica acontecer e ser um sucesso.

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
13 anos atrás

Bem interessante! Mas ainda teremos que esperar dois anos para ficar pronto.
Achei interessante também o da Índia, com muitos desníveis e uma curva banked (oval), a curva 10. Segue o mapa 3d da pista.
http://www.wheelosphere.org/indian-gp-new-details-emerge/f1-indian-gp-track-details/

Aliandro Miranda
13 anos atrás

No geral as pessoas têm gostado, até Chico Rosa comentou que gostou do traçado.

E a ladeira da reta, pelas projeções, lembra Road America. Aparentemente tem tudo para sediar bons espetáculos.

Mas ainda acho que uma corrida de F-1 em Indianápolis seja bem-vinda, por tudo o que o speedway representa. Seria uma questão de modificar um pouco a parte mista, para deixar o traçado mais veloz.

Mário Campos
Mário Campos
13 anos atrás

Excelente. Acho que o maior defeito dos Tilkódromos em geral é ser muito uniformes. Explicando, certo tipo de curvas e de sequências favorecem certo tipo de carro ou certo tipo de piloto. Isso faz de Spa, Interlagos e Suzuka lugares onde sempre temos excelentes corridas: o desbalanceamento. Quem é rápido no primeiro trecho nunca é rápido no segundo. Favorece ultrapassagens e erros. E este circuito parece ter isso. Quem andar rápido nas imensas retas não vai andar no trecho deja-vu de Silvertone e vai chegar morto no cotovelo lá em cima. Ou se carregar de asa não faz uma reta decente. Se endurecer as molas não faz um cotovelo decente. Este é o ponto. E tem cara de EUA, lembra Elkhart Lake e Mid Ohio… lembra muito Ímola, o balanceamento, de um lado curvas, do outro retas, e cotovelos unindo os trechos.

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
13 anos atrás

Flávio, não ví algum comentário seu sobre o assunto por isso acho que seja proposital mas vou dar a minha opinião.
Sou super a favor de qualquer coisa que signifique segurança, mas, sou contra o que estão fazendo com essa lei da cadeirinha, na realidade não sou contra a cadeirinha, sou contra a lei, PARA MIM TEM ALGUEM FAZENDO LOBY PARA GANHAR MUUUitoO DINHEIRO, mas não é só isso, já temos leis demais o que temos que fazer é cumprir as que já temos, obrigar a compra dessas cadeirihas e outros tipos de acordo com a idade para mim não vai resolver nada, é claro que existem muitos pais irresponsáveis mas a grande maioria cuida da segurança de seus filhos, uma secretária no banco de trás usando o cinto de segurança é seguro para velocidades normais e acidentes corriqueiros , acima disso não vai ter cadeirinha que salve alguem para mim só não é puro factóide porque envolve grandes somas por trás disso, repito não sou contra a cadeirinha, sou contra a obrigatoriedade, a multa, a coerção.
Obrigado pelo espaço

Galvão
Galvão
13 anos atrás

Será que o Tilke acertou dessa vez?

Affonso Pazzini Junior
13 anos atrás

Flavio, sobre o Tilke, veja só isso:

http://www.racingsportscars.com/driver/photo/Hermann-Tilke-D.html

A pista é sensacional. Abraço.

Rafael Bilibio
13 anos atrás

Gostei bastante do circuito. Acho que será um dos melhores, pois o traçado é interessante e tem subidas e descidas, que é FUNDAMENTAL.

Mas fica uma questão: destruíram o antigo Hockemhein, por suas retas seres muito grandes, mas agora, Tilke faz circuitos com retas extremamente longas, como Xangai e, agora, Austin. Contraditório, não?

Abraço.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Rafael Bilibio
13 anos atrás

Nunca há contradição quando tem dinheiro envolvido.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Rafael Bilibio
13 anos atrás

Que eu saiba, a reta de Hockenheim foi retirada devido à questões ambientais, por passar por uma floresta

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Se estes caras que comentam aqui pilotassem tudo o que eles dão de palpite, teríamos campeões pelas próximas 10 gerações !!

Ricardo Silva
Ricardo Silva
13 anos atrás

ACHO que uma das dificuldades da Fórmula 1 nos EUA é o horário da corrida no Domingo:

Acordar para ver corrida as 7:00am de Domingo é um sacrificio para quem não é fã da categoria.

Austin é a pouco mais de 2 horas de Houston, onde existem pistas mistas para uma pessoa colocar seu esportivo na pista:

Pista para carros e karts:

http://www.msrhouston.com/msrhouston/trackmap.asp

Pista para karts:
http://www.racekarts.com/About-GCKI/our-track.html

Existem pessoas que gostam de corridas fora de ovais, mas os EUA estão muito distante do que a Fórmula 1 oferece.

Vamos ver se Austin emplaca.

Luiz Colmenero
Luiz Colmenero
13 anos atrás

Essa curva bem fechada depois da subida deve ter sido inspirada na pista de A1 Ring na Aústria.

A pista parece ser muito boa!

Jean Rul
Jean Rul
13 anos atrás

Buenas!

No link, uma imagem que mostra as diferenças de altitude da pista de forma mais gráfica:

http://www.7tune.com/revealed-us-f1-track-design-complete/

Abs!

Thomas Rost
Thomas Rost
13 anos atrás

Um amontoado de curvas de baixa…pra variar….

Roberto Martinez
Roberto Martinez
13 anos atrás

Gostei também, mas olhando assim, parece Hungaroring distorcido por uma reta.

Neuri
Neuri
13 anos atrás

Continuano, fg e outros blogueros:

Me desculpem a escrita ma, nao sou brasileiro nato, e as vezes da preguiça de corrigir tudo: o portugues é tao confuso, né!!!!????

Mas fg, um cara disse ai num comentario que os USA nao gostam de F!, isto ta certo, mas nao é porque eles nao gostam de velocidade, porque os USA sao o pais inde mais existem competicoes de velocidade, etc…. O quje os americanos nao gostam é o jeito que a formla um é diregida pelosseus dirigentes: é um circo, uma palhacada, onde o espetaculoé direcionado e é bastante obvio que tudo é arranjado, nao é uma competicao livre, e isso os americano nao suportam!

Fabio de Deus
Fabio de Deus
Reply to  Neuri
13 anos atrás

Eu tb sou brasileiro nato, e nem por isso eu escrevo desta maneira… Se quer escrever mal, é um direito seu, mas pelo menos não use o fato de ser “brasileiro nato” ou “o português é muito confuso” como justificativa…

Lucas S.A.
Lucas S.A.
13 anos atrás

O Istanbul americano, quando muito… Sério, só tem um cara no mundo que sabe desenhar autódromo pra F-1? Aliás, se esse cara soubesse fazer isso, não tava recebendo elogio da VEJA, né?!

alex
alex
13 anos atrás

Cara, não gostei muito. Os trechos inicial e final parecem com Hungaroring. Depois aquele monte de zigue-zague em sequência, uma reta razoável mas seguida de uma curva lenta. Não sou piloto mas apostaria que vai ser mais uma procissão de carros sem ultrapassagem.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
13 anos atrás

Continua na “média” dos melhorzinhos do Tilke. Grande reta + cotovelo, no entender dele, é “ponto de ultrapassagem”. Uma pena. Nada de parabolica, eau rouge (ambas seguidas de grandes retas), S do Senna (em descida), enfim, curvas velozes ou desafiadoras.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
13 anos atrás

Sei não… tem uns caras mais entendidos, tipo o Chico Rosa dizendo que gostaram do traçado, e se eles tão dizendo, deve ser bom mesmo, mas eu pessoalmente acho que o mais divertido vai ser a imensa subida depois da largada do que a pista mesmo… vamos esperar pra ver…

Lucas Carioli
13 anos atrás

Cotovelos é o que não faltam. Como em todas pistas do Tilke.

Pelo menos ele tinha bom gosto para carros quando corria, hehe.

JP
JP
13 anos atrás

Tá parecendo Cingapura: muitas retas inúteis e cotovelos. E a largura da pista? Se for estreita, não vai servir pra nada.

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  JP
13 anos atrás

Basta conhecer o trabalho do cara pra saber que as pistas tem quase a largura das de aeroporto.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

Sensacional este traçado. Finalmente algo que se difere de uma pista de kart.

Abraços

Winer A. Fonseca
13 anos atrás

Pistinha safada,este mané tem que aprender a desenhar circuitos, numa pista de 5,5 Km apenas 2 ou 3 pontos de ultrapassagens,é ridículo.
Bons tempos de Interlagos e a antiga pista de Monza com banking.

Léo Engelmann
13 anos atrás

De boa, FG? Mesmo?

Um circuitilke de 5,5Km? Pra F-1?

Não vai rolar.

Sandro Goiano
Sandro Goiano
13 anos atrás

Tem um curvão aí que parece aquela (não lembro qual pista) com várias tangencias. Onde o piloto vai acelerando e no meio dela ele roda kkkkk. Tem pinta de boa pista vamos ver os testes.

Antonio Vieira
Antonio Vieira
13 anos atrás

Flávio, o Tilke ainda corre (ou corria) até 2008 ou 2009 no VLN, campeonato com provas de longa duração no circuito antigo de Nurburgring. Última vez que eu soube ele corria de Ford GT. Achei o traçado meio travado, mas talvez o “relevo interessante” torne a pista melhor.

Marcos
Marcos
13 anos atrás

Gostei, mas preferia Laguna seca.

Fabio Souza
Fabio Souza
13 anos atrás

Sei não, mas retas precedidas de curvas muito fechadas com baixa velocidade nao ajudam a ultrapassagem, pois como o carro da frente acelera muito rapido e brutalmente ao sair da curva e o que vem atras esta em velocidade ainda relativamente baixa, dificulta os dois sairem colados. Uma reta precedida de curva de média/alta velocidade é muito melhor, vide a micro reta de hungaroring, que permite que um cara saia da curva embutido na traseira do outro para aproveitar a pouca reta. Se o carro da frente tiver um pouco mais de motor, consegue abrir o suficiente para nao permitir que quem vem atras pegue o vacuo.

Mário Campos
Mário Campos
Reply to  Fabio Souza
13 anos atrás

Discordo. Lógico que curvas muito fachadas complicam, pela tração. Mas a mais de 150km/h (terceira marcha) começa a criar dependência aerodinâmica, Hungaroring é perfeito na microreta porque é uma curva de segunda marcha. Se não vira Barcelona.
Outro exemplo, Interlagos. A Junção é perfeita, é rápida suficientemente para não atrapalhar a tração tem desnível para atrapalhar a tração de quem errar e não chega a ter dependênci aerodinâmica.

antonio seabra
antonio seabra
13 anos atrás

Huummm, o circuito tem 3 pontos de ultrapassagem claros, e talvez mais uns 2 “escondidos’, onde só os especialistas vão passar.
A sequencia de curvas pode ser um trecho interessante: é só saber definir um espaço pro cara da frente, ser mais rapido em todo o trecho e entrar na ultima reta mais rapido e colando no cara , dai dá pra ultrapassar na curva antes do retão.
Esses piltos de hoje tem de tomar aulas de preparação de utrapassagem com o Emerson. Houve pilotos que eram excelentes para ultrapassar no peito: Gilles, Alesi, Peterson, Senna, Schummy, Hakkinen, etc. Mas nunca ninguem soubre “preparar” uma ultrapassagem como o Emerson, talvez e provavelmente o piloto mais inteligente que já passou pela F1.

Antonio

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
Reply to  antonio seabra
13 anos atrás

desculpa, mas com emerson?

antonio seabra
antonio seabra
Reply to  antonio seabra
13 anos atrás

Sim, Caio, o Emerson sabia melhor do qu eninguém como preparar uma ultrapassagem. Não era uma questão de arrojo, era um questão de cerebro: Ele escolhia o local, ameaçava em outro local, pro cara da frente não imaginar onde ele de fato ia tentar. Deposi ele criava um espaço entre ele e o cara da frente, tentava vir mais rapido do que o cara no trecho anterior de tal maneira a entrar mais rapido na reta, vir colando no cara , e consequentemente, chegar lá no fim mais rapido, para passar na freada. Um Mestre nessa arte.

Tiago S.
Tiago S.
13 anos atrás

Pra mim é o que basta, subidas e descidas. Todas as boas corridas são nessas condições. Não naquele plano em 2D que são feito a maioria dos autódromos.

Tiago Viegas
Tiago Viegas
13 anos atrás

Se o sentido da pista fosse horário com esse desnível de 40 metros ficaria muito parecida com a curva um do circuito do Algarve.

Roberto Stefani
Roberto Stefani
13 anos atrás

Para mim e a mesma porcaria de sempre. Uma fila indiana constante e ultrapassagem nos boxes.

No maximo, um Alonso ou Hamilton para tentar alguma graca em uma pista como essa.

João Paulo Caldeira
João Paulo Caldeira
13 anos atrás

OFF: Flavinho, agora pouco tava vendo aquele “História do Automobilismo Brasileiro”, no canal Speed, e o #96 apareceu de figurante…

Rubem
Rubem
13 anos atrás

Po o final dessa reta dos boxes parece uma plataforma de lançamento! “Para o infinito e além!” Neguinho vai morrer!

Jaison
Jaison
13 anos atrás

Já estão sendo projetados caixas com reduzidas para subir essa lomba….

Carlos Jr
Carlos Jr
13 anos atrás

Tilke é o cara que desenhou o traçado de Austin, e que piloto é esse tal de TIKLE que todos desconhecem???
ERRATA.

Adriano Reis
Adriano Reis
13 anos atrás

Não gostei. É mais do mesmo. Istambul ainda é melhor do que este traçado. Espero que as subidas e descidas melhorem este lay-out típico do Tilke, que já deu o que tinha de dar. Retonas antecedidas e sucedidas por curvas de baixa, sequência de curvas rápidas direita-esquerda que nada significam…
A sequência de curvas – 16, 17 e 18 – que imita a curva 8 de Istambul está aí, mas será mais lenta , pois é antecipada por uma reta mais curta. Espero coisa boa das curvas 9 e 10, subida e descida. Ladeira acima na ladeira lembra de Zeltweg a Cascavel: não é novidade…

Bruno de Melo/ Belo Horizonte - MG
Bruno de Melo/ Belo Horizonte - MG
13 anos atrás

Também achei interessante a pista, sobretudo a reta oposta. Pelo menos, a priori, a entrada da reta e a forte frenagem que será necessária ao final dela parece favorecer a ultrapassagem.

Ps. Estou vendo gente dizer aqui que a pista é ruim porque tem apenas um ponto de ultrapassagem. Até parece que as pistas espalhadas pelo mundo, mesmo as antigas, estão cheias de lugares para ultrapassar, né, caras pálidas?
Esta tem a reta dos boxes e a oposta. E Interlagos, uma das pistas que mais tem ultrapassagens na temporada, tem quantas? Sete?

Danilo Candido
Danilo Candido
13 anos atrás

A mesma, mesmíssima curva 8 do Sakhir (c/ 4 tangências) também está lá, presente no miolo da pista.

Paulo Franco
Paulo Franco
Reply to  Danilo Candido
13 anos atrás

Que foi a melhor coisa que ele fez nas pistas até agora!

Dú
13 anos atrás

Cara de pista de corrida. Falando nele, e o tal projeto encomendado pelo Gov. de Goiás de 150 mil doletas?

Paulo Franco
Paulo Franco
Reply to 
13 anos atrás

Só não pode deixar ele estragar o melhor circuito brasileiro para Motovelocidade!

Lex
Lex
13 anos atrás

Ow, tá bom pra caramba.
Se olharmos o traçado logo após a freada da largada dá para imaginar os carros contornando as pequenas curvas abertas em alta velocidade (lembra um pouco o velho Nurburgring) e, imaginando de forma prática em relação a hoje, os Red Bull estariam agarrados e ganhando tempo, já as McLaren estariam em vantagem na enorme reta. Dá para ver que é uma pista em que qualquer acerto irá sacrificar um setor, então equipes ganharão tempo em setores diferentes de acordo com as características de seus carros, como ocorre em Spa. E isso é ótimo para disputas em pista.

Pedro do Opala e do Kadett
Pedro do Opala e do Kadett
13 anos atrás

Vamos ver só se aquela curva de 90 graus logo depois de uma reta enorme não vai derrubar muita gente.

Marcog Oliveira
13 anos atrás

Circuitos à parte, esse cara é um tremendo dum arquiteto. Minha esposa se inspirou em um de seus circuitos pra fazer um trabalho na faculdade, que era uma “remodelagem” do prédio da subprefeitura de Pinheiros. Ela queria desenhar coberturas cuja estrutura parecessem árvores, e lembrei de um dos circuitos dele (não lembro se China ou Sakhir). Pesquisando o site dele, acessamos outros trabalhos e ficamos boquiabertos.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
Reply to  Marcog Oliveira
13 anos atrás

Como arquiteto, ele é brilhante sim, faz umas estrututuras fantásticas… O paddock e as arquibancadas de tdas as pistas dele são maravilhosas… O problema é o traçado propriamente dito, que é onde os carros correm… e aí, é sempre uma merda…