MÍNIS & MICROS

SÃO PAULO (devagar, quase parando) – Bom dia, macacada. Está no ar no site da ESPN a matéria que foi ao ar ontem no “Limite” com a incrível coleção de míni e microcarros do Nilson Bardini, figuraça de Santo André. Para ver, é só clicar aqui. Rapaz, entrei num Messerchmitt! E num Goggomobil, e numa Heinkel… A matéria ficou grande e, por isso, semana que vem tem a segunda parte.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Amanda
Amanda
13 anos atrás

Retificando o nome correto: Heinkel

Amanda
Amanda
13 anos atrás

Creio que o triciclo é um Tempo Hanseat.
E na verdade Henschel fabricava caminhões, enquanto a marca Henkel fabricava aviões e depois mini carros. Acho que foi essa a confusão.

Zéca
Zéca
13 anos atrás

Dr. Bardini é um amigo da cidade de Joinville, SC. De um ferro velho daquí comprou, após anos de insistência, duas preciosidades, um mini carro Crosley e um triciclo de carga Henschel. Os dois carros, após minuciosa restauração, já foram premiados respectivamente em Águas de Lindóia e Araxá. Inicialmente fiquei aborrecido pelo fato dos dois veículos não terem ficado na cidade. Mas concluí que assim foi melhor porque ninguem cuida, no Brasil, melhor da memória dos pequenos do que o Dr. Bardini.
E êle já nos trouxe, à dois anos, o Crosley de volta, por alguns dias, para participar de exposição e encontro de antigos. Foi um encontro real com o passado da cidade. O Crosley em questão tem uma curiosa história. Era de uma parteira, senhora de quase dois metros de altura, com mãos imensas, mas verdadeiras mãos de fada. Ficava ridícula embutida no carro. Nos anos quarenta e cincoenta a cada vêz que aquele exótico carro era visto circular, a pequena população da cidade já sabia que um novo cidadão nativo estava por chegar.
Espero que o Dr. Bardini encontre um meio de perpetuar sua coleção.

Zéca
Zéca
Reply to  Zéca
13 anos atrás

Pelo bem da verdade o triciclo não era Henschel, marca de poderosos caminhões e ônibus alemães que creio que não sobreviveu à Grande Guerra.
Creio que era Goliath, mas quem pode confirmar, ou não, é o próprio Dr. Bardini.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Putz Flavinho! Me emotivei!

Mario Estivalet
Mario Estivalet
13 anos atrás

LBM, a ré é assim mesmo. O motor Sachs era usado em vários microcarros feitos na Alemanha, entre eles o o Messerschmitt e o Fuldamobil. Ele é um dois tempos com um unico pistão, e DOIS platinados, um com ponto para frente e outro para ré. Para engatar a ré voce desliga o carro, e empurra a chave de ignição para dentro. Isto faz um relé inverter o motor de arranque e trocar o platinado, fazendo o motor pegar ao contrário. Voce fica com quatro marchas para ré, mas não recomendo usar todas………. tenho um Messerschmitt. Outra coisa. A suspensão não tem molas. É feita por borrachas que trabalham em torção. Tdo muito simples, mas funciona bem. O messerschmitt alcança perto de 120 km/h….. mas dá medo………

Zéca
Zéca
Reply to  Mario Estivalet
13 anos atrás

Já comentei isto, em outra postagem.
Minha Romiseta Iso, 58, dois tempos, era imbatível em pegas de marcha a ré. Girava-se a mesa do platinado para um ponto de abertura pré marcado, empurrava-se o carro para trás em segunda ou terceira marcha para pegar no tranco e tinha-se quatro marchas à ré.

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

A indústria automobilística de hoje tá esperando o que pra utilizar esse conceito de pequenos carros urbanos? Enquanto isso, vamos continuar brigando pelos escassos espaços no trânsito urbano contra babacas que gostam de aparecer “pras mina” e dondocas mal treinadas a bordo de seus vistosos utilitários esportivos devoradores de gasolina. Infelizmente, aqui no Brasil, carrinhos como smart e MINI são para poucos.

ags
ags
13 anos atrás

FG…Assisti ao programa,e realmente aquele SR tem uma reliquia..sem muitas palavras….PS…kd as fabricas…seria uma viagem saber como elas acabaram….. e maraviolhos seria fabricar essas maravilhas de novo..ja pensou……com toda tecnologia……..motor rotativo..ou eletrico..etc etc,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,boa muito boa a materia…………..valeu…

Zé Dirceu
Zé Dirceu
13 anos atrás

Não vi a matéria ainda, mas tenho uma 4 rodas aqui em casa, salvo juízo diverso de julho de 1997, que tem esse Goggomobil, ele é da década de 50 né? Alemão.

LBM
LBM
13 anos atrás

Alguém pode confirmar a informação que a ré no Messersmicht era por inversão do giro do motor. Me parece inverossímel.

Carlos José
Carlos José
13 anos atrás

FG, parabens pela matéria, assisti ontem. Só para constar, tem um Goggomobil à venda no ML, no RJ, segue o link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155160869-goggomobil-microcar-1957-_JM

Helio Mendonça
Helio Mendonça
13 anos atrás

Beleza de materia…

Marcos Antonio
Marcos Antonio
13 anos atrás

Moro próximo deste Senhor, ele veio na minha casa comprar um rover 1979 ( somente 3 no Brasil – rover carro e não jeep ) que eu tive, não quis vender para ele, depois, vendi para um colecionador do Rio Grande do Sul ( como a gente faz merda nesta vida ). Nunca venda um carro antigo, remorso para o resto da vida. Tive tanta coisa diferente…..

vitão
vitão
13 anos atrás

mini-carro para mini-reporter foi hilário. Reportagem muito boa. E o modelito violeta que usaste me causou um susto, pensei que fosse defeito da TV. Alías o Joca tava com uma também. O Mauro sempre sóbrio, até nos comentários, aliás muito pertinentes. O programa merece mais tempo, ou 2 edições semanais.

Gabriel Araújo
13 anos atrás

Você pegou isso de uma dica que eu te mandei por e-mail, não? Li sobre a mesma coleção no Jornal da Tarde e te mandei a mensagem sobre ela…

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
13 anos atrás

Fantastico !!!!!
Muito interessante mesmo, eu somente havia visto algo parecido na Alemanha, onde existe um museu dedicado ao assunto.

Sergio Luiz Jorge
Sergio Luiz Jorge
13 anos atrás

P..Q…Pariu!!! Perdi ontem o Limite, mas assisti aqui. Como apaixonado por Isetta, adorei a materia, ja estou esperando a segunda parte. Se nao me engano, na semana passada saiu no JT uma materia sobre esta colecao. Assim que der vou la conhecer “in loco“. Flavio, voce ja recebeu sua replica Isetta.
Grande abraco

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
13 anos atrás

SHOW Flavio Gomes!!!!

Espero a semana inteira para assistir o melhor programa de esporte a motor, e quando chega terça feira às 22h07, é só alegria!!!

E ontem o programa foi muito rápido!!

Um abraço e parabéns mais uma vez!!!!

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
13 anos atrás

Flavio, foi sensacional…. após assistir ( a 1 ªparte) fui rever minha coleção de fotos de minicarros (tenho nesta categoria cerca de 420 fotos de varias marcas e anos ), e pude comprovar o amor que o Sr. Nilson tem por seus raros ” filhotes ” …
O museu que ele pretende criar para destinar ” as pequenas jóias ” merece campanha !!!!!

RobertoJP
RobertoJP
13 anos atrás

Muito bom, foi a explicação mais simples mas a mais clara e direta dentre todas das que já ouvi por aí falando sobre o que é minicarro e microcarro! Parabéns FG pela matéria, e parabéns ao sr. Bardini pela sensacional coleção!

South Park também é cultura: em um dos episódios de alguns anos atrás, é mostrado um brinquedo chamado ‘GoGo Action Bronco’ – não por coincidência, é um carrinho de brinquedo feito lá nos EUA que, por sua vez, me parece claramente inspirado no Goggomobil alemão. Link para ver o episódio no site oficial South Park: http://www.southparkstudios.com/episodes/103559 (somente em inglês e sem legendas)

E é preciso tirar brevet pra poder dirigir um Messershmitt? :-p

Maurício Filho
Maurício Filho
13 anos atrás

Boa reportagem Flávio.
Aguardando a 2ª parte.
Mesmo caindo de sono, conseguir assistir o programa até o fim.
Abração.

Nilton
Nilton
13 anos atrás

Flávio,

A Heinkel também era indústria aeronáutica, foi responsável pela fabricação, entre outros aviões da 2ª Guerra, do HE-111.

YPVS
YPVS
13 anos atrás

FG, assisti a matéria e fiquei impressionado!!
Sou louco por esses minicarros europeus. Nunca imaginei que existisse uma coleção como aquela no Brasil!