MENU

sábado, 11 de setembro de 2010 - 10:36F-1

PASTASCIUTTA (2)

SÃO PAULO (torcida ajuda) – Sabe aquela volta perfeita? Pois é, Alonso fê-la. E pela primeira vez larga na pole em 2010. Pela primeira vez, aliás, a Ferrari larga na pole em 2010. O time tinha passado em branco em 2009 e largado na frente, pela última vez, em Interlagos/2008, com Massa. Longuíssimo jejum. E a última pole em Monza, então, foi muito tempo atrás. Eu não era nem nascido. Foi com Barrichello, em 2004.

Daí se tem a medida da importância dessa volta perfeita de Fernandinho, El Fodón de las Astúrias. Com 1min21s962, foi o único a baixar da casa de 1min22s. E recoloca a Ferrari na briga pelo título, dirá alguém. Não é bem assim, claro. Os rubrotaurinos e os maclarianos têm carros que parecem  mais eficientes nas pistas que vêm pela frente, depois de Monza.

Mas para a Ferrari e os ferraristas, agora, o que importa é comemorar o favoritismo em casa. Massa ficou com o terceiro lugar no grid, e os dois encaixotam Button, que ao lado de Alonso foi o destaque do sábado ensolarado e quente na Lombardia. Jenson andou com mais asa que a maioria, o único que conseguia fazer publicidade no aerofólio traseiro. Nos demais, lâminas paralelas ao chão para reduzir o arrasto no velocíssimo circuito italiano. Mesmo assim, ficou a apenas 0s122 de Alonso.

No top 10, certa decepção com o desempenho de Hamilton, quinto. Na Red Bull, Webber surgiu no fim para atazanar Vettel mais uma vez, ficando com o quarto lugar. Tião Alemão é o sexto. A Williams, que entrou no revezamento de “quarta força” (já foram Mercedes e Renault, neste ano), cravou os dois no Q3 e Hülkenberg ficou à frente de Barrichello — oitavo e décimo. Entre eles, Kubica em nono. Um pouco à frente, Rosberguinho, em sétimo.

A degola do Q2 é aquela em que a gente encontra mais piloto para malhar. Então, a eles. De Sutil e da Force India esperava-se mais. Fracos. De Schumacher, acho que ninguém espera mais nada neste ano, pelo menos. Fraco. A Toro Rosso estacionou na mediocridade. Fraca. A BMW Sauber tem seus espasmos, e não foi hoje. Fraca. E Petrov terá de comparecer ao Kremlin segunda-feira. Numa pistinha fácil como Monza, tinha a obrigação de ir ao Q3, ainda mais pilotando um Lada. Não só não foi, como ainda ficou atrás de Buemi, Kobayashi e companhia bela. Fraquíssimo.

Já a primeira degola só é divertida para saber quem é o tonto que se junta ao sexteto das nanicas. Desta vez foi Liuzzi, enorme decepção. Esperava-se que a Force India pudesse até lutar pelos primeiros lugares em Monza, e Tontantonio não consegue nem andar na frente da Lotus. Teve seus problemas, claro, é evidente. Mas da próxima vez, que arrume outro lugar para ter problemas.

A corrida, amanhã? Alonso passou a ser favorito. Button pode ser um bom azarão para apostar. De Massa para trás a briga será daquelas, com gente que luta pelo título muito próxima: Webber, Hamilton e Vettel farão um trenzinho muito interessante de se ver.

67 comentários

  1. ricardo de interlagos disse:

    concordo plenamente com você Flávio Padilha(do blog de Rodrigo Mattar/sporttv):

    “saudações a todos menos ao Galvão Bueno! O PIOR NARRADOR DE TODOS OS TEMPOS
    Que triste narração no treino da F1, Massa errou, foi lá no guard-rail e ele falou: lindo! controle total do carro!
    Hamilton relou na linha e ele: erro de Hamilton e fracasso total do treino!! fracasso?
    Galvão” vinho ruim” bueno, deveria usar melhor os adjetivos pois fracasso é ser chamado de Veado em pleno estádio e ficar rindo. Fracasso e sacanear o rei Pelé numa transmissão ao vivo. Fracasso é Popó Bueno e ai é apenas uma constatação para o termo que este narrador usa para com os jovens, hamilton e vettel. Popó e cacá, vejam, só os apelidos, não mereciam um pai tão desnaturado. A mãe deve ser uma excelente pessoa!
    Ele fica chateado quando Reginaldo leme aposta no Hamilton e desanda a dizer besteiras.
    Atenção Luciano do vale! me diga porque voce deioxu a rede globo, dando espaço pra essa PORCARIA que enoja os telespectadores com sua narração factóide, horrorosa. Prefiro a band news!!
    Gavião mora em monaco, é dono de vinhedo (mark..), criador de gado e só num país como esse, podemo ver algo assim. Lito cavalcanti, voce é que deveria ter este patrimonio pois voce é o cara, sabe tudo e não sei como não é aproveitado pela rede golobo, ficando sómente no sportv ao lado de serginho e Rodrigo, verdadeiros baluartes do automobilismo
    grandes nomes: churchil, eistein,ghandi,vargas,jesus cristo, buda,madre tereza,rainha vitória…
    grandes porcarias: hitler, mao,galvão bueno,átila,Nuzman, dilma,drácula,bandido da luz vermelha…
    abraços e até amanhã!! hamilton, por favor, lave nossas almas!!”
    (Flavio padilha)

    …leio os comentários nos blogs e muitos dividem essa sua opinião pois a percepção é comum para pessoas de bom senso!
    confirmo que realmente hoje no treino da f1 GALVÃO BUENO passou dos limites!!!!, se ele é a voz oficial dos esportes da maior emissora do país ele deveria ter maior categoria E RESPONSABILIDADE e se ele quer ser “apaixonado” e “exageradamente ufanista” tudo bem! mas tem que ter coerência; faz a coisa direito PÔ!!!
    …pois tá perseguindo o cara errado(LEWIS HAMILTON é apaixonado pelo nosso saudoso SENNA e é muito mais gentleman(esportivamente falando) do que o ALONSO) Galvão Bueno deveria perseguir o Alonso, mais é claro que ele protege e adora o ALONSO (que mereceria ser perseguido pelos verdadeiros torcedores brasileiros esse cara não tem o mínimo respeiro pelo MASSA e não é de hoje! houve vários outros episódios anteriores) hoje ele usou a palavra FRACASSO duas vezes para o Hamilton! pessoal muito estranho muito muito estranho essa perseguissão, e a GLOBO é conivente a isso\!!!??? me expliquem que tipo de narração é essa!!!!!!! e por que a GLOBO é conivente a isso????!!!! só tem uma explicação lógica: “SANTANDER”
    f1 is just bussiness!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *