MENU

quinta-feira, 16 de setembro de 2010 - 13:58F-1, Rali

PLANO B

SÃO PAULO (eu não iria) – Começa a ganhar contornos de seriedade essa história de Raikkonen voltar à F-1. Os contatos com a Renault existem, segundo seu empresário. Kimi está feliz no WRC, é gostoso pilotar em pistas diferentes, países interessantes, paisagens deslumbrantes. O ambiente é legal, mais camarada e relaxado. Mas talvez não esteja muito contente com os resultados ruins. Como a Renault tem feito um bom campeonato, pode ser que a ideia o seduza. E pode ser também que a Citroën não esteja tão feliz da vida assim por ver o finlandês bater e capotar seu carro com tanta frequência.

Sei lá, são só especulações. É difícil saber o que se passa na cabeça de Raikkonen. Mesmo os mais próximos têm dificuldade para decifrar a esfinge que é esse rapaz.

Palpite? Ele não volta. Mas é mero palpite. A esta altura, já dá para considerar, sim, uma possibilidade de retorno. Que seria ótimo para a F-1, afinal é um campeão do mundo, sempre uma atração. Mas não sei se seria tão bom assim para ele. Por mais que a Renault surpreenda neste ano, quando se esperava que sob a gestão Genii se transformasse apenas em mais um caça-níqueis da categoria, não dá para apostar que será um time capaz de vencer corridas no ano que vem. A concorrência é forte. Então, voltar para quê? Andar em quinto, sexto, beliscar um pódio de vez em quando? Não é muito melhor do que ficar dando cambalhotas no rali.

41 comentários

  1. Miguel disse:

    Comparando os salários da F1 com o WRC, realmente o aspecto financeiro pode pesar. Pra ser piloto de WRC, tem que realmente gostar do que faz, além de um preparo muito maior, até porque, o que é mais facil dar 50 voltas em um circuito fechado de asfalto ou correr em etapas esburacas, com saltos, curvas bruscas, etc. em altíssima velocidade??
    No primeiro teste que o Kimmi fez com um carro do WRC na Finlândia, ele ja bateu o carro! Bom, era o que eu esperava de um piloto de F1 que fosse para o WRC, considerando a F1 bem mais fácil.

  2. MSM disse:

    A Renault está sendo uma surpresa este ano, não pelo Kubica, que é piloto para ser campeão, mas sim pelo carro e pela estrutura que conseguiu manter. E se o Kimi acertar para o ano que vem, com certeza a equipe terá uma estrutura maior, e poderá conseguir pódios regularmente (campeonato acho difícil).
    No WRC, o Kimi está deixando a desejar, e a Citroen pode não estar gostando disso, pois bater numa etapa ainda vai, mas o problema dele é que os acidentes estão acontecendo com muita regularidade.

  3. Leonardo Araújo disse:

    Tem um fator que o pessoal já tá levantando, mas que o FG deixou passar: $$$.
    Ficar dando PT por um ano com salário pago pela Ferrari é uma coisa. Receber salário do nível de rally é outra.
    A grana pode pesar na volta pra F1.

  4. Helder-PE disse:

    Eu se fosse Raikkonen não voltava. Daqui que ele se ache, vai tomar uma enfiada de pontos de Kubica. E quando se achar, se é que vai, a chance de continuar a tomar uma enfiada de pontos de Kubica é grande.

  5. Edilson Vieira disse:

    Aposto uma cocada como o Kimmi não volta. Mas, é fato, o cara só vem fazendo cagada no WRC e a Citroen parece já um pouco impaciente com os resultados. Tem que ver também que um piloto profissional vive da sua imagem. É melhor uns pontihos na F-1 de vez em quando que só cambalhotas no Mundial de Rali. Se bem que… eu prefiro as cambalhotas.

  6. Marcelo disse:

    Acho que o Kimi percebeu que WRC o risco de um acidente grave é muito maior (com o “VIDÃO” que leva fora do automobilismo deve ter avaliado melhor, que não vale a pena se arriscar tanto). Kimi é um baita piloto, em 2007 fez uma temporada espetacular lembrando 1986(chegou quietinho como Prost), só não pontuou em 2 corridas por causa de quebras, mas ele tem um ponto fraco não gosta de desenvolver equipamento e isso é muito importante no momento para a Renault. Kimi poder vencer no WRC, mas isso vai levar alguns anos, tem muita coisa que aprender. Na Formula 1 conseguindo carro de ponta pode voltar a ser campeão, Kubica esta indo muito bem na Renault, mas não é garantia que um dia será campeão nessa equipe, 2011 tudo muda, tem pneus Pirelli, tanto a Renault pode virar “foguete” como pode também vivar uma “carroça”! É como eu digo sempre, ser campeão na F1 com carro “pronto” é uma coisa(cansei de ver isso na F1 nos últimos 30 anos) geralmente o piloto faz o básico, só senta e pilota. Difícil é começar com equipe por baixo, começando nos pontos, depois chegar aos pódios, as vitórias e títulos, isso é muito mais difícil que disputar título apenas com um rival forte. Por isso dou valor no que Schumacher fez na Benetton e Ferrari, começou por baixo e anos depois deixou essas equipes praticamente imbatíveis, o que Schumacher fez na Ferrari já tinha começado na Benetton(muito raro um piloto vencer dois campeonatos seguidos como fez Schumacher em 94/95 e depois se transferir para uma Ferrari que era um lixo), se não tivesse ido para a Ferrari com certeza teria mais de 7 títulos. Hoje se percebe que Button e Webber são grandes pilotos, mas que nunca tiveram carros para disputar títulos, essa é a diferença, eles precisaram de um carro “pronto” para mostrar que são bons, já Schumacher com o tempo FEZ o carro ser tornar vitorioso e até imbatível, melhor não duvidar do “véio” na Mercedes, o problema hoje do alemão é a idade, não sei se terá “forças” para competir quando o carro ficar bom, fazer ficar bom nos próximos anos isso eu sei que ele vai conseguir. Melhor Kimi avaliar bem a situação, se voltasse para a RBR, Mclaren ou Ferrari seria uma boa opção, Renault e Mercedes é tarefa para Alonso ou Schumacher, pilotos que gostam de desenvolver equipamento, o espanhol pouco se lembram começou em 2003 por baixo e foi crescendo aos poucos desenvolvendo o carro até chegar ao título! Não é a toa que a Ferrari diz que Alonso lembra muito o Schumacher, o nível técnico é semelhante e a vontade a mesma. Uma coisa é certa se Schumacher estivesse na RBR, ele estaria disputando o título(pode estar sem ritmo, mas na pista não cometeria os vários erros de Vettel e Webber, com carro bom Schumacher não jogaria resultado fora), nesse ano o alemão não deu uma “pixotada” em corridas, mas também se tivesse com carro “pronto” muitos iam reclamar(assim é fácil), melhor começar por baixo na Mercedes. Os críticos só esquecem que Senna em 88, Mansell em 92 e Prost em 93 foram campeões com carro “pronto”, só sentaram e pilotaram…

  7. Luis Vieira disse:

    Concordo contigo Flavio, no lugar do Kimi também não voltaria a F1 para entrar em uma incognita que é a Renault. Realmente não dá pra garantir que tenha desempenho de vitorias proximo ano, eu apostaria até que não ocorrerá isso.

    Se fosse pra ir em uma McLaren, Ferrari ou Redbull faria sentido. Pelo CV que o Kimi tem e também pelo belo saldo na conta bancária que acumulou nos ultimos anos. Não aceitaria nada menos que time de ponta. Melhor ficar tirando um lazer no rally.

    Abraços a todos.

  8. jaspm2004 disse:

    eu gostaria de ver o Kimi de volta na F1. o que não gostaria mesmo é ver o Briatore de volta, como estão falando na mídia, e menos ainda vinculado com a Ferrari, acho que nesse caso deixo de torcer pela Ferrari. Segue link:

    http://en.espnf1.com/ferrari/motorsport/story/28606.html

  9. Anselmo Coyote disse:

    Os salários no WRC são muito menores, mesmo para estrelas como o Loeb. É um forte motivo para voltar. Mas, não confundam com bom, pois bom é fazer o que se quer honestamente e sem se preocupar com grana. Ficar atrás na F1 ganhando mais é financeira e esportivamente melhor do que ficar atrás no rali ganhando pouco.

    Esta é a minha opinião nada modesta (por quê eu deveria fingir me envergonhar dela?), mas que pode estar errada, óbvio, pois não serei eu a decidir sobre essa volta.

    Abs.

  10. felipe_hulken disse:

    Coitado do Petrov. O cara é esforçado para caramba, lutador e tal, mas sem testes ao longo da temporada e com este Kubica pilotando o fino, a situação fica delicada. Concordo com o Flávio. Além do mais, Raikkonen vai exigir uma boa soma de euros para regressar à categoria, coisa que a tal Genii não tem para seduzi-lo de vez. Creio que o melhor é ficar exatamente onde está, no WRC. Petrov, na minha opinião, vai apresentar resultados muito mais consistentes a partir do próximo ano, se a Renault o mantiver na equipe, coisa que ele merece, apesar da discrepância de pontos em relação a Kubica.

  11. Piloto de carrinho de supermercado disse:

    Eu acho que aquela paixão toda pelo WRC não passava de um jogo de cena. Esse negócio de dizer que a F1 é uma merda e que o ambiente lá é insuportável é balela, virou clichê, Kimi queria apenas férias, não aposentadoria. Além do mais, os altos salários e a sensação única, imagino eu, de pilotar um F1 são atrativos muito fortes para qualquer piloto, até para o Sebastian Loeb. Só espero que o Raikkonen volte bastante motivado e determinado a vencer, porque suas duas últimas temporadas na Ferrari foram constrangedoras.

  12. Gláuber Baldi disse:

    Parece que o Kimi ficou sabendo da revolução na seção de motores, que agora terá sua base na Rússia, e confirmou que se a LADA SPORT produzir um motor 2 tempos para a F1 ele volta. Tá lá no site – http://www.lada-sport.ru/

  13. Kiko Lanari disse:

    Ele está começando a entrar no ritmo do wrc, se chegar a ser a campeão no wrc, uma possibilidade bem remota é verdade, entra para história como o único a conseguir tal feito.

    Agora a cassetada, o cara foi campeão na F1 mas no wrc só toma vareio, qual será mesmo a categoria top do automobilismo mundial, hein, hein?!

  14. hendrix disse:

    1° o santander tá bancando o salário do Raikkonen, em 2010, q é o 2° ou o 3° maior desse ano e o cara não está correndo, se deu bem!

    2° ñ será q aquela papo da renault voltar ñ será verdade? são 2 pilotos de ponta.

    3° melhor ganhar milhões sendo 4° ou 6° na F1, do q “merreca” e batendo (PT – perda total) a cada etapa no rally, fora o real risco de vida comparando wrc e F1.

    fora q, sendo da renault (oficial ou não) vc ñ tem a obrigatoriedade de vencer como nas q estão na ponta. seria como o shummy, um ano de adaptação.

  15. JFN disse:

    Apenas para fins de correção ao comentário anterior, em respeito ao vernáculo: ELES TÊM!

  16. JFN disse:

    O que vc falou no final faz todo sentido. Se ele está descontente com os resultados que vem tendo no WRC, voltar à F-1 pela Renault não vai fazer com que esse panorama mude muito não. Ele é o 10o colocado no WRC atualmente. O Kubica é o 8o na F-1, ou seja, quase não há diferença. E não acredito que a Renault ano que vem consiga dar um salto de qualidade tão grande a ponto de brigar por vitórias com Mclaren, Ferrari e Red Bull, que tem tudo pra fazer um campeonato bom novamente ano que vem.

    Mas, quem sabe, o Kimi não volta à F-1 por outra porta: A porta da equipe da estrela de 3 pontas, que tem um alemão no cockpit que a essa altura deve estar se perguntando “Pq eu tirei o pijama e voltei pra essa merda?”.

    Nisso sim eu apostaria… dinheiro pra trazer o Kimi eles tem, estrutura pra fazer um carro vencedor eles tem, e tem um piloto que, na minha modestíssima opinião, não corre mais ano que vem, se retira em definitivo.

  17. Ronald Wolff disse:

    Essa boataria, pra mim, já é fato consumado…ele volta, caso contrário, não existiria essa especulacão tão grande!!!

  18. Sergio Andrade disse:

    Flávio,
    Eu acredito que ele volte, pois não creio que o empresário tenha confirmado as conversas com Renault para ser recusado logo após.

    E tem mais, acho que ele está com saudade da primeira classe!

    Abraços a todos

  19. Pior que pra variar ouvindo esses boatos a imprensa espanhola já diz que o Kimi vai para o lugar do Kubica que vai pro lugar do Massa, e quer saber?
    Se for verdade eu aposto no Massa com o Vettel na Red Bull.

  20. daniel disse:

    Não é muito melhor mas dá bem mais dinheiro…

  21. alexandreperlini disse:

    Se voltar é para tomar muito tempo dos outros e ganhar dinheiro só

  22. Allan Guimaraes disse:

    Grana é o bom motivo que ele está vendo…

  23. Ricardo Bigliazzi disse:

    Deve voltar… tem os seus seguidores… mas não sei o quanto ele é tão especial assim… qual o piloto no mundo que pode ser batido pelo Massa e ainda ser considerado especial?

    Segue o jogo. Podem escrever… especial é o Hamilton (perguntem ao Alonso que cansou de tomar pau do menino).

    Imperador

  24. Joao Pedro Macalos disse:

    Para mim, parece muito logico que o Kimi gosta de desafios. Apesar da alegada paixao pelo WRC, acredito que ele foi seduzido pelo alto nivel da F1 nesta temporada, e vai tentar voltar para provar para si mesmo que ele é o melhor.

    Se vai voltar a ganhar, nao sei, mas tenho certeza que a F1 ganhará muito com a volta dele.

    Seria um campeonato ainda mais épico que o desta temporada.

    Pessoalmente, eu acho que o unico piloto no nivel do Kimi, quando este tem alguma motivaçao, é o Hamilton, entao tomara que volte!

  25. luiz carlos disse:

    De fato não acho uma boa pro Raikkonen voltar pela Renault. Mas quem sabe se eles não sabem de algo que nós não sabemos?

  26. Mefistófeles disse:

    Segundo Livio Orichio em reprtagem hoje no jornal O Estado de S. Paulo, o real motivo seria dinheiro, pois o WRC não paga muito e Railkkonen está acostumado a alto padrão de vida e de gastos

  27. Eu acho que já tá certo que volta.

    A Renault está melhor com a Genii (jogamos pedra nela!) do que com o Briatore.

    Uma dupla com Kubica, será das mais interessantes.

  28. Fabio Amparo disse:

    Não creio que ele volte.

    Acho que os contatos têm sido mais entre empresários com que propriamente por vontade dele.

    Vai saber…

  29. Zalex disse:

    Kimi, a grande decepção da F1… no Rally é brincadeira, até o Valentino andou melhor que ele.

  30. Major disse:

    Qual a idade dele Sr. Flávio?

  31. Márcio Hyde disse:

    Seria muito interessante vê-lo de volta!

  32. Conrado Andrade disse:

    Piloto de verdade na F1? Sempre bem-vindo. Aliás, não deveria ter ido, mas não dá pra reprovar não. Pelo contrário…

    Enfim… não tem andado mal como vcs tão pintando não. Não deve ter nem um mês que ele ganhou um estágio no Rally da Alemanha. O carro dele não é do nível dos melhores e mesmo assim, ele já tem completado os rallys no top 10 com alguma constância, pelo que parece. Pra quem não tem experiência alguma… me parece fantástico isso!

    WRC é maravilhoso.

    Mas F1 é F1 e Kimi faz muita falta.

  33. Gabriel, o Pensador disse:

    Acho que Kimi deveria ficar no WRC. É muito mais a “cara” dele.

  34. Arnold disse:

    “Mesmo os mais próximos têm dificuldade para decifrar a esfinge que é esse rapaz………….”
    :) :) :)

  35. Ricardo Silva disse:

    Seria interessante ver todas as especulações que foram feitas quando o Kimi decidiu sair da Fórmula 1. Foram muitas as explicações e teorias.
    Quando na verdade é muito simples:
    Quem não gostaria de receber milhões da Ferrari e ter direito a fazer aquilo que gostaria por um ano?
    Agora que o dinheiro da Ferrari vai parar ele quer arrumar outra para ganhar uns milhões.
    Como ele tem o patrocínio da Red Bull, acredito que nem ele nem a equipe de Fórmula 1 esperavam por esta temporada do Webber. E aí os planos para 2011 podem ter ido por água abaixo.

  36. Acho que a atual direção da Renaut prefere receber US$ 15.000.000 do Petrov do que pagar US$ 20.000.000 para ter um ex campeão aposentado.

  37. Luiz Salomao disse:

    O Kimi capotando os carros da uma puta audiencia pro rali e p Citroen tb. Se fosse eu a capotar os carros teriam razao p malhar o piloto, mas c o Kimi é diferente, simplesmente pq é o Kimi. P F1 eu acho q ele nao deveria voltar, ainda + na Renault, mas se resolver voltar vai ter q “acordar” p nao tomar tempo da muleca. O cara ta cheio da grana, pilota no WRC (é o q ele gosta de verdade), deve ter um monte de gostosas a fim de dar p ele. Com isso tudo o q q o cara vai fazer la naquele ambiente pesado, onde so tem cobra criada e p vencer uma corrida tem q pedir perissao pro chefe. Eu se fosse o Kimi pegava um Citroen, enchia de loiras branquelas (tb deve ter umas morenas la pras bandas da Finlandia), comprava umas garrafas de vodka e iria curtir a vida!!!!

    • Conrado Andrade disse:

      Kimi é piloto e quer correr contra os melhores. Ta no sangue!

      Com Schumacher, Alonso, Hamilton, Vettel, Button e Kubica lá, voces realmente acham que ele não gostaria de estar presente?! Qualquer piloto no mundo estaria LOUCO pra estar no grid da Formula 1 atual. Quer mais motivação que isso? É impossível ele não sentir falta de pilotar um F1.

  38. Marcelo disse:

    Eu também acho que ele não conseguiria tirar mais do carro do que o Kubica está tirando, então é para andar de 5o. para trás mesmo.

  39. Justme disse:

    Tomara que o Kimi volte, e num carro bom, vai ser legal ver mais um campeão na pista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *