SOBREVIVEU?
SÃO PAULO (quarta é duro…) – O Fabiano Corniani mandou o fac-símile da reportagem da “Quatro Rodas” não sei exatamente de quando. Anos 70, certamente. Falava sobre o SP3, uma ideia da VW de fazer o SP2 com motor refrigerado a água do Passat. Era apenas um projeto, e a Dacon fez esse protótipo da matéria.
Pergunto: esse carro sobreviveu para contar a história?
Ainda hoje seria atual. E aí, Volkswagen, por que não?
Nossa! Lindo demais o SP-3! Já estou imaginando um desses amarelo, azul celeste, preto, vermelho… Qualquer uma dessas cores seria lindo no SP-3, mas seria melhor ainda com um motor seis cilindros ou com um V8, não é? Ou estou querendo demais?
Seria o “Lua” pilotando o belíssimo carro?
hhummm motor de passat, tração traseira , interessante heinh, ainda bem que não lançaram a cocorrência ia sofrer um bocado, mas teriam que rever aquela suspensão traseira , se nao ia ser abanada pra todo lado hehehehe
No meu SP2 dois Pirelli P7 Corsa ( da Stock) no eixo traseiros eram a solução para qualquer insubordinação.
Vendi para um amigo professor do ITA…
reparem a semelhanca da trazeira com o atualissimo
PANAMEIRA da PORSCHE
Relinchei de tanto rir.
E o SP3 ainda parece mais bonito!
Acho que a VW abandonou a ideia do SP3 pois o SP2 era relativamente barato para um esportivo, mas xôxo… o SP3 com certeza seria um canhão, mas deveria custar um absurdo!
Aliás, a Dacom normalmente fazia as melhores adaptações VW. A frente ficou muito bonita mesmo (diferente do SP2 que tem cara de Brasilia).
Meu pai me contava que o SP3 não foi aprovado (oficialmente) por ser “muito instável”, porque o chassi não aguentava a torção de um motorzão desses.
A verdade, ainda segundo o velho, é que o SP2 não vendeu nem um décimo do que se esperava e a VW resolveu engavetar tudo, apostando em outros projetos para os motores refrigerados a água… leia-se Família BX.
Sobre o carro, um ficou com os gaúchos e o outro torrou num incêndio. Se foram produzidos mais, ninguém da velha guarda da VW sabe dizer.
Ola, Realmente um carro que deveria ter sobrevivido, vejam esse vidoe no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=XVxPR3sjeGA
Tem alguns ensaios sobre o SP3.
Para quem não sabe ainda a Revista 4Rodas tem todo seu acervo de forma Digital.
Da revista nº1 até as primeiras edições de 2010. (Claro que não tem as últimas, né? Se não falia!)
Isto não é propaganda. Apenas informação para os amantes de automóveis e que queiram consultar artigos antigos e testes de carros.
O Site tem link para a biblioteca digital deles, tem buscas em todas as revistas, localiza até mesmo trechos de textos das revistas, então alem de estarem digitalizadas, os textos tambem são reconhecidos nas buscas.
A busca não é ainda 100%, mas é coisa de outro mundo em se tratando de ser grátis.
Lá vc pode ver pagina a pagina, dar zoom, ler tranquilamente, imprimir, mandar email pra amigos sobre tal reportagem, etc.
Foi pesquisando o SP3 lá que descobrir um artigo da 4Rodas de Julho de 2002 na página 39, la vem dizendo que o SP2 foram produzidas 10025 unidades e que o SP3 não passou de um prtótipo…
Na revista de Novembro de 1976 pagina 15, vem uma nota informando que o SP3 não seria produzido devido a descontinuação do SP2…
E esta reportagem mencionada aqui no blog é de Agosto de 1976 páginas 56 a 59…
Eu nem sabia de nada disso… agora sou informado e expert no Sp3…(risos..)
Mandei um email da reportagem para mim mesmo e peguei este link…
http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/?cod=JOFPIQC8
E ainda apareceu meu recado… Olha aí!
Pra época o carro era o máximo. Hoje é reliquia. Pra colecionar seria interessante, pra andar diariamente não serve.
Não tem um Porsche que foi inspirado no SP2?
Que nostalgia!
Me lembro de ler e e ler esta matéria…muito legal!
Painel / Motor de Passat, Rodas do variantão com arinho, saia traseira lisa, frente preta, verde Porsche..um show!
Adoro estas reportagens antigas…uma verdadeira volta ao passado.
Abs
Com a saída dos frisos e da entrada de ar na traseira acabou ficando com cara de Porsche.
tanta gente fazendo réplicas de Jaguar, Cobra,Willis etc. Será que ninguem fai fazer um desses de fibra mesmo seria um sucesso
Na rua em que eu morava, la pelos fim dos anos 80 tinha um morador que tinha um SP2 diferente. A frente era a com 4 farois do Passat aqueles quadrados. Montagem por sinal muito bem feita e na traseira segundo a lenda um motor também de Passat. A traseira ficava mais alta. Tinha um ronco bonito e devia andar, pois mesmo em uma rua tranquila o dono da “coisa” acelerava forte. Quanto a refrigeração não lembro como era. Naquela época impressionava.
Lembrei dessa projeção que fiz alguns meses atrás.
Seria mais ou menos a continuação do SP nos dias de hoje.
http://ltp5.wordpress.com/2009/11/23/volkswagen-sptree-coupe-e-cc/
=D
Pena q não teu certo esse projeto do SP3. É um dos mais belo vws, os SP1 e SP2.
A Miura também fez um prototipo com motor passat, eu tenho a revista dele também, mas não vingou também, na epoca os caras sofriam porque não existia ainda carcaça de cambio de kombi diesel.
Pensando bem um porsche 6 cc boxer de 2,4 l ficava bem melhor no SP…..
Poxa, que carro bonito
Cheguei a andar neste carro que foi testado pelo Expedito Marazzi e ficou com ele alguns dias, talvez uma semana, era lindo e andava muito, depois foi devolvido para a DACON. Acho que um esta no Rio Grande do Sul.
Pô, então conta como era o carro, como virava, andava, freava, suas diferenças para o SP2, e comparação com os bans da época (Maverick?, Opala, Charger)
Esse carro é um tesão, e imagina só com um motor do passat…
Conheci o Márcio Piancastelli, que me mostrou os desenhos originais do SP3. Lindão!
me refiro a frente da primeira versão do Scirocco.
Pai do Céu! Que carro lindo! A cor, os detalhes em preto, o spollerzinho dianteiro e , como já dito acima, cara de mau. Se a VW lançasse novamente esse carro, tenho certeza que seria um sucesso de vendas. Tomara que ele apareça e esteja nesse estado para sermos brindados no Limite.
O desenho é incriel mesmo e atual. Acho que mesmo sendo inútil as entradas de ar laterais deveria ter sido mantidas (um uma lembrança delas). Quanto ao caro, tive um SP2, e posso dizer que o SP3 deve ter sido muito ruim de chão, devido ao excesso de peso na parte de tráz. Necessitaria de um projeto de suspenção a lá F1 para manter o carro equilibrado.
Realmente… A frente lembra o do prototipo que inspirou o Scirocco, mas também tem lá seu ar de Alfa Montreal
Será que algum alemão se inspirou nele para criar o Scirocco???
Me refiro a frente da primeira versão do Scirocco
Lembro desse artigo. Inclusive, as relações de marcha eram invertidas, não? BAbei muito na época. Aliás, ainda estou…
Quatro Rodas de agosto de 1976, com foto-matéria no link abaixo:
http://fuscaclassic.blogspot.com/2009/03/vw-sp3-dacon-2.html
FG, que eu lembro existiram somente 2 carros SP3 prototipados pela Dacon. Um deles esqueceu-se no tempo, e o único exemplar vivo não sobreviveu a um incêndio.
Eu nunca vi aqui um SP2 andando nas ruas ou em bom estado de conservação para contar essa história.
PS: eu transcrevi o texto do “GIRA MONDO, GIRA” no meu blog e creditado a vc. Tem algum problema?
Cara de mau a desse SP3…
Incrivel como esse desenho não envelhece. Mais incrivel ainda é a VW não aproveita-lo hj em dia…