DICA DO DIA

SÃO PAULO (excelente) – Um blogueiro indicou o link nos comentários do post abaixo sobre os 30 anos da primeira vitória de Senna na Europa. Eu não tinha lido. Esse é um dos problemas da internet: tem tanta coisa boa, e tanta coisa passa meio despercebida…

Trata-se de uma excepcional, e rara, entrevista com a Lilian Vasconcellos, com quem Ayrton foi casado por pouco tempo, no começo de sua carreira. Foi seu único casamento formal. Kleber Tomaz é o nome do jornalista que fez a matéria. Ele levou Lilian para ver o documentário sobre a vida do piloto lançado no ano passado. Lilian não é citada no filme.

Merece muito a leitura, para se conhecer um pouco mais de uma época da vida de Senna não muito conhecida.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Evandro Águia
Luiz Evandro Águia
13 anos atrás

Muito boa e esclarecedora essa entrevista,,abs

Antonio Marcos
Antonio Marcos
13 anos atrás

Mais uma vez o nome dele é lembrado para atrair acessos.

Reynaldo
Reynaldo
13 anos atrás

A mim não convence. Ela tá mordida porque a familia do Senna deve ter barrado a presença dela no filme. E tambem pelo fato de ter casado varias vezes, sei não…não acreditei em nada do que ela disse

Joaozinho
Joaozinho
13 anos atrás

ALguem conhece a moça? Alguem ja conversou com ela?

Bom … 3 anos atras um grande amigo meu, resolveu namorar ela. Ela é muito mala, ate hj se intitula namoradinha do Senna ate hj…

Geralmente um pe na bunda coloca a pessoa para frente nao foi o caso dela. Duvidu se ele fosse mais um Da Silva se ela iria ficar assim toda cheia de pose…. e arrogante.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Fofoca sobre mulher de piloto é uma coisa que não faço a mínima questão de ler.
Isso é pra quem gosta de caras, contigo, etc..

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Essa entrevista é antiga, do ano passado, li na época. Legal para conhecermos um pouco mais do Senna.

Giorgio Ricci
Giorgio Ricci
13 anos atrás

É uma mulher de muita fibra…enfrentou o dificil começo da carreira do Ayrton na Europa.
Teve dignidade de não se aproveitar da fama alcançada pelo ex-marido.
Com certeza tem muita gente que não tinha nem ouvido falar dela.
E concordo quando ela fala que o Ayrton era um predestinado, desde a época do kart,
ele não sabia perder…todo mundo já percebia que o foco dele ultrapassava os muros
do kartódromo. Ela deveria ter aparecido no começo do documentário.

Issac Nemach
Issac Nemach
13 anos atrás

Discreta, me parece uma pessoa que realmente gostou do Ayrton e não se aproveitou do fato de ser uma ex para subir na vida.

Mas o depoimento dela mostra o quanto Senna era focado na carreira. 100% na carreira, somente a carreira. Senna nasceu realmente para ser só piloto. Não saberia dizer o que seria da vida dele se parasse de correr. Por isso, quis o destino que a vida dele fosse interrompida numa pista. De repente, esse era até o desejo de Senna, mas que não fosse tão cedo assim ….

Machinist
Machinist
13 anos atrás

É isso aí..
Ter ou não sucesso depende de muitas escolhas que se deve fazer.
Pensa que chegar a ser campeão do mundo e ídolo, diretor de empresa, ou dono de um conglomerado não tem suas provações?
Legal mesmo foi a última resposta.

Gastão
Gastão
13 anos atrás

Só há uma coisa a dizer sobre essa senhora: É UMA SENHORA (COM MAIÚSCULAS)

CARLOS
CARLOS
13 anos atrás

Pessoal, aqui vai uma informação a todos que não tinham 18, 19, 20 ,,,, 30 anos na epoca!
Em 19981 as coisas eram um pouco mais verdadeiras, quando a namoravamos uma menina, era uma vitoria tocar nos seios dela por cima da roupa,,,,,( podem dar risada sim),
Uma menina quando gostava para vale de um cara como prova de amor perdia a virgindade com ele ( tambem podem dar risada sim) ou seja as meninas ou adolescentes nesta epoca
acreditavam em sonhos , tudo bem que nem sempre os caras eram honestos e se aproveitavam disso para objetivos pessoais……
Neste caso DE NOVO ( tambem podem dar risada sim) o nosso SENNA tinha outros objetivos que infelizmente a LILLIAN pela idade, pela formação, pelo o sonho ( AI PESSOAL NÃO ADMITO QUE DEEM RISADA DELA) acreditou neste cara…….

galileu
galileu
Reply to  CARLOS
13 anos atrás

xará, é bem por aí, voce está certíssimmo

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Acredito muito mais nas lágrimas derramadas pela Lilian durante a entrevista do que nas que foram derramadas pela Adriane logo após a morte do Senna.

FES
FES
13 anos atrás

Putz!!! Viram lá???

Ela mudou o nome de ‘Lilian Vasconcellos Souza’ para ‘Lillian Senna da Silva’!!! Putz!!!

Esse Senna, só pegava mulherão!

João Colatrello
João Colatrello
13 anos atrás

Muito bacana a entrevista e principalmente a posição da Lilian onde coloca a admiração pelo que o cara era, não pelo que se tornou.

Pimenta
Pimenta
13 anos atrás

Piquet sempre teve razão: Senna não gostava de mulher….

galileu
galileu
Reply to  Pimenta
13 anos atrás

nem o filho do piquet

sskiller
sskiller
13 anos atrás

A coroa ainda dá um caldo hein….

João
João
13 anos atrás

Ayrton Senna casado? #FAIL

Cleudo LIma
Cleudo LIma
13 anos atrás

Fiquei um pouco chocado com a frieza do Senna ao tratar com a esposa então grávida. A Lillian deve ter enfrentado uma barra com isso tudo! Lamento por ela e pelo filho que o Airton nunca teve por decisão errada dele próprio. O que importa a glória, se para isso você tiver que abrir mão de quem você ama?!?!

galileu
galileu
Reply to  Cleudo LIma
13 anos atrás

como ela disse, sofri um aborto expontanêo, não seria pior ele ter forçado ela abortar?

Alvaro
Alvaro
13 anos atrás

O Ayrton Senna era uma pessoa comum, as pessoas confundem muito isso. O cara tinha uma meta e seguiu em frente, assim como todos nós, quando temos uma meta, temos que sacrificar alguma coisas, e nesse caso foi o casamento.

Aposto que, por exemplo, o Flavio Gomes teve que fazer algumas escolhas ao longo de sua carreira que sacrificaram alguma outra coisa.

O fanatísmo por um ídolo, como disse o merdinha na twitcam, leva as pessoas a ficarem questionando “ahh se o Senna fosse vivo… “.

O cara não era bem visto por todos, não estou questionando o seu talento na direção, mas se você pegar entrevistas, algumas reportagens das corridas, ele não era uma pessoa ‘amável’, ele era o piloto com metas. Que corria pela paixão, mas principalmente pela vitória, e não queria nada atrapalhando isso.

Não me recordo do piloto que estavam entrevistando, se eu não me engano, foi no documentário que o Top Gear fez do Senna, que disse que eles (pilotos) tinham medo, quando na classificação, viam o carro vermelho e branco, e o capacete amarelo, pois sabiam que ele ia fazer qualquer coisa para ter uma volta rápida!!!

Ahhh, antes que falem qualquer coisa, sou um puta admirador do PILOTO Ayrton Senna.

galileu
galileu
Reply to  Alvaro
13 anos atrás

quanto a fazer qualquer coisa para obter uma volta rapida, john watson quew o diga.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Excelente entrevista. O cara era realmente focado naquilo que queria. Podem achar estranho, mas não acho que ninguém tem o direito de criticá-lo. Cada um sabe o que quer da vida e o preço que pagará por isso. Ele fez uma escolha, e todos sabem, que foi vitorioso nessa escolha.

Elmer
Elmer
13 anos atrás

Nossa o Senna era meio coração de pedra viu!
É bom para mostrar aos viúvos de plantão.

‘vá procurar sua turma que a minha eu já encontrei’ Isso lá é coisa de se dizer para a esposa que já não se falavam a 1 ano antes de se divorciarem???

Cláudio F1
Cláudio F1
Reply to  Elmer
13 anos atrás

Realmente, parece até trecho de romance de Nelson Rodrigues (quem diria que o Senna com aquele ar de bom moço tinha, na verdade, um coração canalha).

Lincoln
Lincoln
13 anos atrás

Rapaz…..esse relato dela daria outro documentário…..sobre a vida real, comum, corriqueira, sobre nossos sonhos, que, por mais simples que possam ser, são tão importantes quanto ser “um mero campeão de f1″…..
A corrida dela era outra…….
Confesso que me emocionei com a história da Lilian, e acredito que ela realmente merecia ter muito mais reconhecimento.
Palmas para ela !!!!! CLAP CLAP CLAP CLAP !!!!

Flávio
Flávio
13 anos atrás

A Lilian parece ser uma boa pessoa.
Lendo a reportagem, dá até raiva do Ayrton.
Nos episódios relatados por ela, a impressão que dá era que na verdade ele era uma pessoa nojenta e sem coração Acho que é quase o oposto dessa imagem que temos dele, criada pela mídia.
Outra coisa, ela era bonita mais nova, e ainda é nos dias de hoje, apesar da vida sofrida e conturbada.

O cidadão deixar uma mulher bonita, fiel e íntegra como a Lilian, pra se relacionar com a satanista-pedófila da Xuxa e grid-gril-escort da Galisteu… não deve ser peça boa. E ainda pagava de Católico fiel, ora bolasl. É uma pena, porque essas pessoas só fazem manchar a religião e afastar as pessoas de Deus.

José Brabham
José Brabham
Reply to  Flávio
13 anos atrás

A relação dele com Xuxa e Galisteu era apenas mídia…

galileu
galileu
Reply to  Flávio
13 anos atrás

vixe

André
André
13 anos atrás

É tudo muito besta. O Ayrton só gostava de posar com avião do lado, mas nunca quis nada mais sério. E a Lilian casou e separou trocentas vezes, também não é a pessoa mais equilibrada emocionalmente para um relacionamento.
Mas o filme é legal, apesar de ser chapa branca. Não é um filme que vai mudar a visão que cada um tem sobre o Senna, então não tem porque não ve-lo.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

MoVilla
13 anos atrás

Uma notavel senhora.

Mario
Mario
13 anos atrás

Palavras sinceras e ternas dessa mulher.Até hoje não sabia nada dela e deste seu relato se percebe que ambos eram pessoas bem diferentes e — ainda por cima — muito jovens. Uma pessoa tão obstinada pelo automobilismo como Ayrton naquele momento de sua vida nunca seria um homem presente na vida de qualquer mulher, fosse ela quem fosse. Depois , com a maturidade pessoal e com a realização no esporte, isso sim se aproximou de ser possível, mas só então.
Espero que Lilian saiba que ler sua entrevista aqui foi para mim muito mais importante e esclarecedor do que poderia ser qualquer citação sua neste ou em outro documentário.
Foi de emocionar.

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
Reply to  Mario
13 anos atrás

Procuro na medida do possível não repetir comentários. E peço licença ao Mario para dizer que ele colocou de maneira como eu colocaria. Brava mulher essa Lilian.

galileu
galileu
Reply to  Mario
13 anos atrás

o ponto onde ele manda ela vir para o brasil para ter e criar o filho, foi muito marcante, pior seri se ele a tivesse obrigado a fazer um aborto, o cara era cirstão.

galileu
galileu
Reply to  Mario
13 anos atrás

desculpem. seria e cristão são as palavras corretas.

Luciano
Luciano
13 anos atrás

Acho que ela merecia uma ponta nesse documentário. Justamente para salientar o quanto Senna era determinado: nem mulher, nem família…o automobilismo em primeiro lugar…o resto é só resto.

Janus
Janus
Reply to  Luciano
13 anos atrás

Exatamente.

Valente
Valente
13 anos atrás

Flavio, eu tenho uma amiga (que óbviamente não posso dizer o nome) que namorou por um bom tempo o Ayrton depois que ele se separou. Eram amigos de infância e ela o acompanhou na Inglaterra inclusive.
Igualmente ela nunca foi citada e acho que ninguém que trabalha com jornalismo ou se diz íntimo dele menciona o nome dela. Ou esses respeitam a discrição do cara e não falam, ou realmente não sabem.
E você sabe muito bem que eu não sou de inventar estórias e detesto mentiras.

sergio
sergio
Reply to  Valente
13 anos atrás

Valente,uma vez vi o Senna,na al.Santos com uma morena meio gordinha,na mesma epoca numa notinha no jornal o nome da moça ou sobrenome CORONA,não sei se era filha do dono dos chuveiros ou era homonimo,teve tbem uma modelo atriz manequim que dizia ter um filho dele,que parece não se comprovou,acho que Marjorie uma modelo fotografica muito bonita que tinha uns olhos lindos andou saindo com ele nos EUA,alguns desses casos ele não era tão famoso,então essa lenda do piquet não passa de despeito e vergonha do emmo do filho dele

LucPeq
LucPeq
13 anos atrás

É que ele não gostava da fruta e a familia resolveu deletar o passado que ele mesmo fez questão de esquecer

Tuvuca
Tuvuca
13 anos atrás

Eu achei completamente por acaso. E viu só quando foi publicada? 22 de dezembro, semana do Natal. Aí fica mais difícil ganhar destaque.

rodrigo moreira / RJ
rodrigo moreira / RJ
13 anos atrás

COM CERTEZA ELA TEM HISTORIAS MAIS INTERESSANTES PRA CONTAR QUE AS OUTRS MINAS DO CARA!!!!!!!!!!!!

Mineiro
Mineiro
13 anos atrás

Quem puder conferir, não resido na capital, mas fica a dica.

2ª Semana Cultural da Velocidade – Velocult
Data: 14/03 para imprensa e convidados; 15/03 a 02/04 para o público em geral.
Espaço Cultural do Conjunto Nacional: Avenida Paulista, 2.073 – São Paulo / SP

“O Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, recebe hoje, a partir das 18h, imprensa e convidados para a pré-abertura da 2ª Semana Cultural da Velocidade – Velocult, que reúne 20 carros antigos e atuais marcantes para a história do automobilismo brasileiro…”

http://www.portocultura.com.br/2011/abertura-ao-publico-da-2%C2%AA-semana-cultural-da-velocidade-no-conjunto-nacional/

Conde
Conde
13 anos atrás

Tb acho que deveria ser citada . Resumindo : Um documentário que omite alguma coisa não pode ser digno de crédito . Como o Zé-Taubaté falou aí no alto : Chapa branca mesmo .

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

Juntando essa matéria com um vídeo que você postou, sobre o 1º treino de Senna na Fórmula 1, tiro a seguinte conclusão: o Senna era um cara muito especial, e essa moça, pela lucidez de tudo o que disse, também era. Teriam tudo para ser um super-casal, mas não aconteceu no momento certo. Ela tinha que passar por isso, para ser a mulher bonita e experiente que parece ser. E ele tinha que seguir seu caminho, para se transformar no mito que exercitou seu ofício até a morte. Quanto à não citação no filme… como disse o amigo acima, o filme é de somenos…

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Verdade, eu não sabia nada, ou quase nada dessa importante fase do Senna.
Se o documentário enfocou tanto a vida do Senna em família, é um absurdo que a Lilian não tenha aparecido, mesmo que o casamento tenha durado pouco.

Assisti esse filme no cinema com a minha mãe e, agora, mais do que nunca, acho muito pertinente um dos principais comentários que ela fez do filme: “Teve gente que apareceu mais do que precisava”.

Essas informações reforçam a magnitude da paixão que ele tinha por corridas. Penso que tinha que aparecer. Essa omissão soa como uma maquiagem para cobrir algo que a opinião pública poderia não gostar. Não deveriam omitir, o Senna era “O Cara” de qualquer jeito.
No filme, senti falta de algumas explicações sobre o desentendimento entre o Senna e o Prost – mais coisas poderiam ter sido contadas. Mas…

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
13 anos atrás

Boa noite Flávio 69,
Essa moça para mim é a mais serena de todos eles. O duro, é você ver algumas beirando o caixão do cara com óculos escuro e tudo, se entitulando a Rainha do pedaço. Eu, sou muito Fã do Ayrton, só que ele era um cara meio doido, sei lá, tipo esses caras doidos da Ciência, meio sem explicação. Achei de muito mau gosto a moça ter ficado de fora.

galileu
galileu
Reply to  Rodrigo Assis
13 anos atrás

não ha o que dizer dessas duas sangue sugas. a lilian deveria ter o respeito que merecia, depois vem a dona viviane dizer que não teve nada a ver comm a escolha dos diretores. contem outra

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Ótima entrevista. A resposta da última pergunta é emocionante.

Carlos Tavares
13 anos atrás

Excelente, mesmo. Muito serena, a Lilian, e acredito muito na forma como ela entende a vida, hoje.

Zé-Taubaté
Zé-Taubaté
13 anos atrás

Cara, é por isso que esses documentários chapa branca são complicados. Eu era e continuo sendo admirador do Senna, mas acho uma panaquice esse negócio de ficar endeusando o cara. E aí, vem um “documentário” sobre ele, no qual a moça com quem ele foi oficialmente casado – a única – nem é citada??? PQP! Não vi e não verei.

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
Reply to  Zé-Taubaté
13 anos atrás

Assino embaixo! Baita falta de consideração com a Lilian… Aliás, enriqueceria muito o documentário, mostrando o quanto ele era focado no automobilismo, deixando tudo mais em 2°, 3°, 4° plano…

Tinha até vontade de ver o filme, mas já fiquei decepcionado… Provavelmente não verei.

André Grigorevski
Reply to  Zé-Taubaté
13 anos atrás

Assino embaixo.

galileu
galileu
Reply to  Zé-Taubaté
13 anos atrás

assisti o filme, achei fraco.

Fabricio
Fabricio
13 anos atrás

Desde sempre ele só queria ser piloto. Qualquer coisa diferente disto estava em segundo plano. Foi a opção dele. É um pouco estranho.

Andy Viper
Andy Viper
Reply to  Fabricio
13 anos atrás

Nada de estranho nisso. O cara tinha um objetivo na vida, e sabia que com mulher e filhos seria mais diícil alcançá-lo. Até porque a Lilian já estav acomeçando a encher demais o saco dele por causa das corridas e por querer um filho ( este sim, o SONHO dela).

Graças a Deus que essa mulher não foi uma nova Yoko Ono.

galileu
galileu
Reply to  Fabricio
13 anos atrás

porque estranho?