MENU

Monday, 2 de May de 2011 - 19:52Indústria automobilística

CAIU A FICHA

SÃO PAULO (antes tarde) – Pelo jeito, o pessoal da Toyota percebeu a cagada que fez. O site “Notícias Automotivas”, notificado extrajudicialmente por ter publicado fotos “secretas” do maravilhoso Corolla S, recebeu hoje um pedido de desculpas da montadora.

29 comentários

  1. André says:

    Eu concordo com o anonimo lá que escreveu o texto maior. É bem assim mesmo, sempre copiado na cara dura.

  2. Rafael says:

    Que bom que a Toyota voltou atrás. Seria muito chato manchar a imagem de um carro tão legal quanto esse. Eu até já consigo imaginar o slogan no lançamento:

    “Corolla S… Um carro para quem quer soltar o seu espírito esportivo, mas a esposa que não deixa”.

    • Rafael says:

      ERRATA:

      “Corolla S… Um carro para quem quer soltar o seu espírito esportivo, mas a esposa não deixa”.

      (esse “que” a mais que escrevi sem prestar atenção mudou totalmente a idéia do slogan do carro mais rebelde que um bana…, digo, marido exemplar e obediente, pode comprar)

  3. JT says:

    Quem lucrou muito com este episódio foi o próprio site Notícias Automotivas, com merecimento. O departamento jurídico da Toyota considerou se tratar de um site pequeno, pouco influente, e que uma intimidação simples resolveria o assunto – só não contava com a repercussão que o caso teve. O que demonstra a relevância do N.A.

    Na Internet 2.0 os editores de blogs são solidários. Quem mexe com um mexe com todos. Acabou essa história de grandes veículos monopolizarem a pauta de qualquer tema. Quem não se adequar a esta situação, ficará atrasado rapidinho. E não adianta os medalhões da imprensa reclamarem dos mais jovens: tal reserva de mercado é impossível de defender.

  4. Érico BSB says:

    Que povinho mané…
    a propósito olha a coleção dos carros do Ralph Lauren
    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=18925

  5. claudio aun says:

    defecaram depois sentaram em cima !!!

  6. giovenardi says:

    a Tontoyota teve uma atitude “carola” quanto a questão.

  7. marco325i ( ex-marcojetta ) says:

    Bom dia FG.

    E cadê a advogadasinha ?
    Será que enfiou o ” diproma ” debaixo do braço e foi cantar em outra freguesia ?

    Abs,

  8. kalel says:

    Nao foi o pessoal da dita empresa q fez a cagada mas uns poucos incompetentes q nela trabalham e q com ctz já tao em busca de um novo trampo. E só por causa disso os carros da dita empresa sao uma bosta? Ou os demais funcionarios sao todos do mesmo calibre?

  9. Samuka says:

    Carro feio demais e com advogada PREPOTENTE e ARROGANTE demais!!!
    Toyota pra mim …. caput !!!
    Imagine se eu reclamar do carro … me matam !!!

  10. Endrigo says:

    mas realmente….. é muito feio!

  11. Anônimo says:

    Estou comentando anonimamente porque o pessoal do “Notícias Automotivas” é adepto de trollagem e provocações das mais diversas naturezas.

    O Notícias Automotivas é um blog já com alguns anos de existência, que se especializou em roubar matérias de sites de revistas e de outros blogs mais sérios, publicando normalmente sem citar a fonte e por muitas vezes assumindo autoria dos textos, mesmo. São kibados, na cara de pau, os sites da Quatro Rodas, da Autoesporte, do Autoblog.com, da Car And Driver, e etc.

    Eles recentemente começaram a colocar “Fonte: Weblogs” no final de cada artigo. Mas isso é o mesmo que citar “Fonte: Livros” num trabalho escolar. Acho que não é certo. A Quatro Rodas, em específico, eles vão até mais longe, “comentando” as principais matérias da edição impressa. A sessão “Segredos” da Quatro Rodas é copiada na mão grande, é revoltante!

    Ultimamente eles têm tido acesso a fotos exclusivas de segredos, porque eles se propôem a pagar até R$ 500 por flagra, o que encoraja funcionários das próprias montadoras a enviar fotos tiradas dentro das fábricas. Isso, na minha opinião, é divulgação de segredo industrial, e vai muito além de colocar um fotógrafo para flagrar protótipos na rua. Ah, e mesmo quando o segredo, quando o “furo” não é deles, eles copiam a foto, metem o logo deles e assumem “autoria”. Isso acontece diariamente.

    Com tudo isso, e com um público cada vez maior nesse nosso país varonil que é movido a corrupção, ignorância e desinformação, eles têm infelizmente muitos leitores, e agora anunciantes. Até bem pouco tempo atrás, inclusive, eles justificavam os roubos dizendo que as matérias haviam sido enviadas por “leitores”.

    Flávio, eu não tenho motivo algum para querer prejudicar ninguém, sou um leitor, não produzo conteúdo, leio diversos blogs por dia e dentre os quais está o seu. Não trabalho pra Toyota, não conheço ninguém de lá, não tenho um Corolla.

    Mas realmente não consigo engolir a atitude do Notícias Automotivas. Eles representam o que de pior hoje há em termos de linha editorial na imprensa automotiva nacional. Sei que o que você apontou foi a atitude da Toyota, e não a deles. Mas gostaria que você soubesse desse “outro lado” da moeda. Até porque, vários sites publicaram as fotos do Corolla, e o fato de que a Toyota foi em cima justamente do Notícias Automotivas não foi algo feito impunemente

  12. Mario Simas says:

    Lembram do caso Irmão do Décio x WV?

  13. Alexandre Santiago says:

    Não tem mais volta, depois da pedra atirada e da palavra proferida. Eu não teria publicado a carta de desculpas, ou pelo menos levaria 15 dias para fazê-lo.
    Para mim, imagem queimada mais ainda. Os recalls pelo jeito não foram suficientes para tentarem afundar a empresa.

  14. Mário Gasparotto says:

    Já descobrimos que a culpa de tantos Recalls da Toyota é do site “Notícias Automotivas”. Tinha umas quinze notícias lá sobre isto.

  15. Mário Gasparotto says:

    Mesmo assim não vou comprar o tal Corolla S. Não gostei do detalhe da grade da frente…

  16. Marcelo Giacomin says:

    Volta o cão arrependido, com o rabo entre as patas…

  17. Saulo Caridade says:

    Pode ter certeza a eficiente advogada levou um belo pé na bunda. Pelo teror da carta, ela tomou uma atitude sem o conhecimento da Toyota.

  18. BK says:

    Mas a atitude criminosa de manter pagamento por espionagem industrial o Folhetim Automotivo continua a manter. Eber é o exemplo de que todo jornalista não deve ser, o melhor exemplo do jornalismo marrom em atuação. A toyota errou sim, mas errou em pedir desculpas pra um escroque no melhor sentido da palavra, um criminoso sem ética que está sendo defendido por um bando de gente que “liberdade de expressão” é a mesma coisa que libertinagem de expressão. Pena não terem feito uma denuncia formal do editor desse folhetim a polícia.

  19. Luis Nunez says:

    Talvez parte da culpa tenha sido do departamento juridico da montadora querendo mostrar serviço.

  20. vitão says:

    e como sempre vão colocar a culpa na estagiária de direito, que vai trabalhar na Honda !

  21. Conde says:

    É realmente o fim da picada : Uma montadora de automóveis proibir um site de notícias sobre automóveis de falar qq coisa sobre ela . TOYOTA = IDYOTA isso sim .

  22. says:

    Impressionante como cada vez mais, grandes empresas enviam notificações “extrajudiciais” para depois virem com desculpas. Não deve existir comunicação entre departamentos, para avaliação. Se acham os poderosos e nem imaginam o nicho mercadológico que são blogs e afins.

  23. V. Maghetti says:

    “tratamento indesejado”???

    Não seria “tratamento inadequado”?

    Acho que estão precisando de uma consultoria com o Professor Pasquale…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *