ENCHE O TANQUE

SÃO PAULO (tem de tombar) – Enviada pelo Pétricus Pórticus. Fica em Torrinha, interior de SP. “Hoje é um lava-rápido”, conta o blogueiro. Mas vejam que obra de arte a estrela da Texaco em alvenaria, o ano da construção, 1938, as linhas art-déco (eu tinha escrito “modernista”! Sou um analfabeto arquietônico). Sensacional.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Beatriz
Beatriz
8 anos atrás

Boa tarde, esse posto antes do Sr. Erasmo foi do meu avó Cezarino Galhardi. Infelizmente ele o vendeu quando não podia mais trabalhar devido à idade.
Por
Muitos anos foi o único posto de gasolina da cidade é realmente foi referencia por muito tempo. Fico feliz e agradeço pelo post. Eu tenho uma foto da inauguração. Caso alguém queria uma cópia e tenha mais fotos por favor me envie um e-mail. [email protected]

Neusa
Neusa
8 anos atrás

Eu sou nascida em Torrinha e toda minha família é de lá, conheço este posto e abasteci muito lá, o dono Erasmo é muito gentil assim como toda a família, me alegra ver observações tão singelas sobre Torrinha, curioso é que meu marido que me falou várias vezes, sobre o posto do Erasmo e sua arquitetura e os detalhes de epoca e descobriu seu Blog e correu me mostrar! Fiquei Feliz pelos comentários e de citarem nossa ´pequena cidade.
Torrinha uma pequena, mas de muitos encantos,visite-a; meus irmão tb possuem perto deste posto uma pousada, com sua área principal com mais de 130 anos, linda! Viste e conheça!

Leonan Daroz
Leonan Daroz
10 anos atrás

Olá, sou morador de Torrinha. Nasci aqui em 1989 e moro aqui desde então, minha família toda é daqui também. Por incrível que pareça, este posto funcionou normalmente até o início dos anos 2000! Lembro-me perfeitamente de passar por lá abastecer o carro junto com o meu pai (que já faleceu). Temos amizade com a família proprietária do local, o Sr. Erasmo Ramos, que hoje lava carros no local, é uma excelente pessoa, é ele quem fez os últimos abastecimentos aí. Hoje sou estudante de Arquitetura, e espero que este lugar seja preservado, pois é um patrimônio histórico arquitetônico de nossa cidade, possuindo características claras do Art Déco, e que traz muitas lembranças boas aos moradores!

Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
12 anos atrás

Minha familia é de Torrinha, estou com raiva de nao ter enviado a foto antes, hehhehehe

Conversei com o dono, eles não conseguiram se “modernizar” colocando o padrao de tanque exigido hoje, mesmo porque não tem espaço, é uma esquina em um terreno pequeno.

Tinha até uma bomba para diesel na calçada, porque nao dava pra parar caminhao dentro… Coisas de interiror

Abs
Eduardo Pereira

Roberto Tremper
Roberto Tremper
12 anos atrás
Roberto Tremper
Roberto Tremper
12 anos atrás

Outro posto famoso da mesma bandeira:
http://backtothefuture.wikia.com/wiki/File:Texaco_1955.jpg

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
12 anos atrás

Sensacional. Dá vontade de comprar, reativar as bombas e viver em Torrinha pro resto da vida.

Alcebiades Alves
Alcebiades Alves
12 anos atrás

Flavio, como não sei seu email, resolvi mandar por aqui; portanto acho que este comentário nem precisa ser publicado, pois não estou comentando sobre a postagem em si, mas lembrando-me sobre aquela idéia sua de recuperar o Belvedere na Rio-Petrópolis, não sei se você viu, mas no site da concer (www.concer.com.br), existe um vídeo do projeto da nova pista de subida da serra, onde menciona-se que eles irão recuperar aquele mirante. A previsão de inicio das obras é para agora, em 2011 e com conclusão em 2013. Se puder, dê uma olhada no video. Eu acho que vai ficar muito legal.

Abraços,
Alcebiades Alves.

Henrique Arantes
Henrique Arantes
12 anos atrás

Conheço este posto fica perto da praça principal da cidade. Aliás, Torrinha é um espetáculo de cidade, pequena, em torno de 10mil habitantes, povo hospitaleiro e sossegada. Já estive em hotel fazenda e recomendo. Também tenho muitos amigos, aproveito para mandar um abraço aos Bissoli e aos Locatelli.

Leandro Giudici
Leandro Giudici
12 anos atrás

Flavião, sou jornalista esportivo aqui em São Bernardo e sou nascido e criado em Torrinha.
Meu avô abasteceu o carro a vida INTEIRA nesse posto de gasolina… Quando muito ele abastecia num posto São Paulo que existe algumas ruas depois desse ai. Hj ele ta desativado.
Na foto acho que não aparece (acredito que não esteja mais lá), mas na lateral, alí na calçada tinha uma bomba muito antiga, uma das primeiras da cidade.
Conheço o dono desse posto, é um cara extremamente agradável, não me lembro o nome. Meu avô toda vez que passa ali na frente, sempre relembra que esteve na inauguração desse posto, diz que foi uma festança ali. Fico feliz por saber que alguém valoriza essas coisas tão preciosas que ainda resistem ao progresso no nosso interiorzão.

Um abração

Andre Decourt
Andre Decourt
12 anos atrás

Art-déco na realidade Flávio

fernando amaral
fernando amaral
12 anos atrás

e as letras também em alvenaria, e com o desenho (acho q se diz ‘tipologia’, será?) delas no mesmo estilo das colunas e outros detalhes da construção, “art-deco”, eu acho. legal mesmo.

Tiozão
Tiozão
12 anos atrás

A Texaco se foi junto com Esso, Atlantic, Gulf etc.

Dav
Dav
12 anos atrás

Eu gosto destes postos antigos deveriam sempre manter o original quant motoristas e carros ja passaram por este e historia!

Flavio gomes veja esse video e uma animaçao (dublada em PTBR) sobre uma piada classica de carros vale a pena

http://www.youtube.com/watch?v=Kxfm3nIN404&feature=player_embedded

Fernando Setin
Fernando Setin
12 anos atrás

Já estive em Torrinha e passei por esse local…
Da uma nostalgia danada!
Imagino que isso foi um baita ponto de referência por mtos anos ! “Tá vendo o posto Texaco…então, conta 3 ruas depois dele e vira a direita! ” rsrsrs

Sensacional….
Será que não sobrou nenhum posto da Agip para ser fotografado ?