PROCURA-SE TAPECEIRO
SÃO PAULO (vamos que vamos) – Seguinte, macadada… Aqui as criações e recriações são coletivas. Pois está chegando a hora de fazer a tapeçaria da Miss Universe, minha camioneta DKW-Vemag 1956. O segredinho que eu tinha para contar era já de conhecimento de alguns, mas revelo agora e considero bastante relevante. Tenho um amigo de Brasília que possui uma lista da Vemag que é ouro puro para todos nós, donos de DKWs. Graças a ela, pelo número do chassi é possível saber qual a cor original, a cor do interior, o dia em que a montagem foi concluída e, para os modelos a partir de 1960, para qual revenda o carro foi encaminhado.
Passei para ele o número do chassi da Miss Universe e descobrimos que a peruinha foi concluída no dia 26 de novembro de 1956, exatamente uma semana depois do lançamento do primeiro carro pela Vemag — 19 de novembro de 1956 é, para todos os efeitos, o marco zero da indústria automobilística nacional.
E mais: a Miss Universe, que nasceu Azul Tramandaí com interior em courvin Vermelho Terracota, foi o décimo carro montado pela Vemag. Isso mesmo: é o décimo carro concluído pela fábrica, e portanto o décimo carro brasileiro!
Muita gente acha que isso não tem importância nenhuma, mas quando eu soube quase caí da cadeira. O décimo carro brasileiro!
Por isso, achei legal dividir com a blogaiada não só a informação, como também a restauração. Este post é dedicado a quem trabalha com tapeçaria automotiva. Gostaria não de indicações, porque sempre tem alguém que conhece um bom mecânico, um bom eletricista, um bom tapeceiro; eu também tenho e conheço vários, mas nunca me encantei com nenhum. Gostaria, sim, que quem tem tapeçaria entrasse em contato comigo, por aqui mesmo, para dizer se tem condição de fazer o que preciso.
E o que preciso está nessas fotos aí embaixo. Ela tem os bancos, que devem ser revestidos com courvin Vermelho Terracota, assim como as laterais de porta. O teto precisa ser de casimira bege, ou tecido similar. A dificuldade maior será fazer as laterais dos bancos traseiros. Como se vê, elas formam uma espécie de apoio de braço. Mas não é nada do outro mundo. Essas fotos não são do meu carro, mas de uma 1957 de um amigo. A que está menos empoeirada é de uma alemã.
Claro que não estou pedindo nada de graça. Quero, apenas, que os tapeceiros de São Paulo se apresentem, em vez de eu colocar os bancos numa picape e sair pela cidade atrás de alguém. Em resumo, não quero procurar ninguém. Quero ser procurado, sacaram?
Quem se habilita?
Bom dia, sou tapeceiro de veículo e de móveis ,sei fabricar diversos modelos de estofados ,tenho o curso de Designer de Interiores ,contato zap ; 71 991619875 (tim) e zap ;71 88725004 (oi)
Já trabalhei muito como autônomo ,más aqui em Salvador é muito difícil encontrar pessoas pra trabalhar ,então estou a procura de um trabalho fixo interessados entrem em contato me disponibilizo para mudar de cidade se for preciso.
Preciso de um bom tapeceiro para trabalhar na minha tapeçaria, interessados liguem no:
11 964065990 Claudionor
11 969595875 Cleyton
trabalho com couro e já fiz diversos trabalhos diferenciado tenho maquinário pesado …gostaria de dar uma olhada sem compromisso.11 987858245
Vixe, já fiz o carro!
Pèrdão !! nao me liguei da data, mas se precisar no futuro, sera um prazer. grande abraço e sucesso .
Ola Flavio! Tudo bem contigo? todos querem pegar uma fatia do seu DKW. trabalho ha 30 anos com restauração de interiores veiculos antigos, participei varios eventos (rides america latina(uma semana ao vivo), extreme com C. foose). bcos. cadilac R.Carlos,, bco . iate do fenomeno, entre outros. bcos. aeronaves, nautica, criaçoes de interiores , design proprio.( nichos para interiores ,onde não ha condiçoes de acabamentos.). alem de tudo bati uma bolinha na adolescencia pela lusa . gde. abraço.
ola acabei de comprar uma adler 105/25 maquina alemã para pesponto pesado em couros duplo de até 2c de altura….também encara pesponto em Eucatex….estou buscando trabalho para ela caso precisse estou a disposição. 11 98785 8245 trindade
sou tapeceiro se precias me liga
SOU TAPECEIRO DEIXO AQUI MEU CONTATO 85346877
se tiver enterese entre em contato preciso urgente de um bom tapeçeiro aguardo
executamos pespontos em couros e reformas de estofados em geral 11 987858245
Parabéns Flavio!!!!,
Pela preciosidade do seu DKW – Vemag 1956. Ele já começou bem, é o nro.10 de fabricação nacional e 10 (dez) é uma bela nota, concorda?? Agradeço as pessoas pelas indicações dadas aqui em seu blog referente a nossa empresa (AutoTapeçaria Modelo ), em trabalhos de tapeçaria já executados em veiculos antigos como o seu .Agradeço tb sua visita hoje em nossa empresa para mostrar essa preciosidade e nos conhecermos.
Como diz o início de seu texto aqui: “VAMOS QUE VAMOS”……..então,… vamos fazer,… vamos encarar esse trabalho e….. vamos deixar sua DKW ainda mais inteirinha……
Abraços–
Wiliam Douglas.
Valeu, William! Em algumas semanas, no máximo, mando o carro pra você! Valeu pela recepção, foi um ótimo papo e vocês estão de parabéns pelo trabalho!
Flávio, porque vc não corta a lataria traseira e faz dela uma picape…Já pensou? Economiza dinheiro com o tapeceiro e, de quebra, provavelmente será o único proprietário de uma DKW picape….
Claro que estou brincando, né? Só quis ser engraçadinho.
Abraço
Mas não teve muita graça. De qualquer forma, tem um amigo meu no Sul que tem uma dessas e virou pick up.
Flávio, tem o Nelson que fica no bairro do Bom Retiro e, têm como cliente até o Roberto Carlos (cantor). Só carros antigos e com uma preciosidade ímpar. Abs
Apenas de curiosidade, qual o preço que você pagou no carro antes da reforma, no estado que estava ??
Abraços
fico feliz em saber que a 10 Universal fabricada , esta em maos de um Vemagueiro,que ama, curte DKW como poucos Voçe merece, e tenha acerteza que aqui no Sul, torcemos pelo Teu sucesso Flavio………continue assim
Osny & Osny na João Cachoeira, no itaim-bibi em SP.
Melhor tapeceiro de SP disparado. Especialista em carros antigos e conversíveis.
Grande Abraço.
Eu ja fiquei feliz de ter o Voyage 81 perto do 15000, cabeça de produção… Imagina ter o 10 carro brasileiro! Parabéns, tem sinal das 9 anteriores?
Flávio,
Tem uma tapeçaria em São João da Boa Vista, chamada O Artesão. Não sei se eles tem os tecidos da perua. Mas, sei que da linha VW eles tem todos, inclusive o famoso pijaminha. Eles importaram muito material e, creio, eles podem te ajudar, já eles trabalham com outras linhas também.
O site deles é http://www.tapecariaoartesao.com.br/.
Estou pensando em levar meu fusca 1966 para eles restaurarem.
Um abraço.
Foi mal flavio… devo ter lido e nem percebido…
Fiquei empolgado com a historia…
Nesse caso, deve ser feito como o riginal mesmo!!!
Abraço!!
Flavio,
Auto Tapeçaria Modelo – Rua Aspicuelta, 490 – Tel: 011-3812-2581. (William).
Fez o meu carro e ficou muito bom, (e no prazo!)
Rene
Relíquia de verdade!!! parabéns Flavio. Eu estou curioso para saber também sobre aquele fusca encontrado no teto de uma oficina na Lituania, quem sabe seja outra relíquia.
FG, espero que voce encontre um bom profissional. Se fosse aqui em BH teria um capoteiro de 1ª linha. O cara já fez o interior do meu opala diplomata/81 e agora está refazendo o interior do meu apollo GL/91. Boa sorte!
É, o Toninho capoteiro do Bairro Lagoinha? se for, o Sr lá, é Top 10 em fazer estofados na agulha.
tulyo , qual é o tapeceiro aqui d BH? estou pra inicia a reforma do interior de minha caravan SS78…..
Obrigado
Incrível, décimo carro brasileiro!!!!! Impressionante…
Caraca, a Miss Universe tem estirpe de primeira grandeza, praticamente nobre… estar no Top-Ten não é para qualquer uma… tá fraca não…
FG, semana que vem São Caetano do Sul vai receber o 4º encontro de antigomobilismo. POde ser que tenha contatos lá.
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=2239780391687&set=a.1203138916298.33157.1163352925&type=1&theater
Abraços sonoros.
flavio, um amigo me contou que tem contato com um antigo membro do dpto de competições da vemag, o xepa, e que ele tem um acervo enorme sobre a vida da vemag nas competições, e como o cara está velhinho, esse acervo pode se perder, às vezes as familias não,ligam para essas coisas e tudo acaba se perdendo,
há interesse de sua parte?
se houver, passo para o warmup o telefone do meu amigo. ele é aquele engenheiro aerodinamico que sempre comento nos post.
Claro que há.
Flavio, não moro em São Paulo por isso não estou aqui para indicar alguém apenas para dar os parabéns por essa relíquia do automobilismo brasileiro.
Me fez lembrar dos tempos de criança que íamos passear de DKW do pai de um amigo vizinho, todos felizes dentro de um carro que tinha portas ‘suicidas’ e ligava o motor apertando um botão… aquilo era mágico pra nós. Anos depois ele trocou esse modelo por um Fissore (é assim que se escreve?) verde mas para nós quebrou o encanto, legal mesmo era aquele DKW …
Por isso acredito que quem vai curtir mais a Miss Universe são os ‘gominhos’, pode apostar…
Abraço e mais uma vez parabéns…
Meio foda é foda.kkkkk
Maravilha Flávio!
Um marco da indústria na garagem de casa é tudo de bom.
Boa sorte com o tapeceiro e está muito legal acompanhar esse processo de restauração.
É como eu digo: carro, pra ser chamado assim pelo dono, tem que provocar emoção. Senão, é só meio de transporte…
Acho que tenho os Curvins e os demais Tecidos
Como faço para Vc ver ?
abs
Tem esse Vermelho Terracota e a casimira? Entra em contato comigo pelo e-mail [email protected], Giba.
Azul Tramandaí. Quando quiser conhecer a “bela” praia que nomeia a cor do teu novo carro, é só falar. Mas não precisa esperar encontrar o mar na cor azul tramandaí. É mais marrom Toddy mesmo. No máximo um verde Perrier.
Parabéns FG! Gostei da surpresa, deve ser incrivel possuir o décimo carro nacional! Pensa então como vai ser quando ela ficar pronta, sair dirigindo ela por ai, sem rumo, que maravilha!
Flávio, a minha dica já foi citada aqui, mas vai o reforço.
Procura o Osny na João Cachoeira, 1501. Ele é filho do saudoso “Seu Chico”, mais conhecido como “Chico Tapeceiro”. Lá sempre tem antigos e os anos de experiência deles com todo o tipo de carros (são especialistas em conversíveis) faz a diferença.
Passe por lá para conhecer e converse com o Osny.
Os preços não são baixos mas os caras são profissionais “à moda antiga”.
Parabéns pelo #10 – isso que é carro com linhagem e “pedigree”.
Deixa Eu só acresentar umas coisinhas sobre o que o Valente contou …
À mais ou menos uns 30 anos atraz Eu e mais 4 amigos fabricavamos réplicas de MP Lafer e depois do sucesso resolvemos fazer do Mercedes 350 SLC conversivel ( por que militares na epoca fecharam importações desde 1976 só eles podiam ter carrões e ao povo carrossas e o Collor abriu novamente em 1990 ) ai como não podia importar resolvemos fazer…e o bicho pegou na capota conversível, ai meu sócio mandou Eu ir em autorizadas da Mercedes perguntar aonde refasiam a lona que estragava, e ai com jeito pediria para desenhar as ferragens da capota….e lá fui Eu a diversas autorizadas…Mercedes, e todos falavam a mesma coisa toda vez que precisamos alguma coisa de tapeçaria mandamos para seu Chico no Itaim Bibi, e la fui Eu conhecer achando que era um cara chato esnobe pois naquela época ninguém chegava perto de uma 350 SLC pois eram reliqueas ninguém podia importar …e para meu espanto o Senhor Chico me recebeu muito bem e deixava quando o proprietário não estava ..entar dentro e desenhar as ferragens .da capota ..que demorou uma semana e no fim até me deu um painel completo pois haviam importado um novo por que o antigo tinha um cortinho, e disse fica para Vcs podem tirar copia de fibra ou usar este mesmo..ou seja um amor de pessoa..os carros lá dentro eram 6 acho que 350 SLC para trocar estofamento e capota de vinil, um Jaguar conversivel, uma Mercedes fechada para restaurar o banco …Eu me sentia no céu …ai perguntei de quem era …~Ele falou este é do Roberto Carlos, este é o Toquinho do Vinicius, e outros empresários…ai com meus 25 anos pensei nossa o Senhor trabalha para essa gente famosa ??? e Êle disse famosa e exigente o Roberto Carlos quer tudo perfeito e original tudo e me mostrou o estoque de cores de couro e quando não tinha mandava importar direto da Mercedes na Alemanha…tudo ficava original…(ai aconteceu uma parte curiosa ) Êle me deu um cartão seu que estava escrito acho que era FRANKIMBERGUI uma coisa assim …impossivel de pronunciar. pois acho que era Suiço ou Sueco ..e Eu perguntei mas todo mundo chama o Senhor de Senhor Chico ! ! ! ai Êle graciosamente me explicou que ninguém conseguia pronunciar seu nome corretamente e começaram a chama-lo de Francisco, Francisco pra lá Fancisco para cá…e com o tempo acabaram abreviaram para Chico, que realmente pegou e ficou famoso..ai demos várias risadas…
Fiquei triste em saber que ja subiu para o andar de cima…com certeza se precisar de restauro Deus vai chama-lo e temos seu filho Osny, ( que não conheço mas vou la dar um abraço ) que com certeza continua com mesmo carinho e capricho…não desmecendo outros tapeceiros….que não os conheço…mas a ofina do Senhor Chico é a melhor faz mais de 30 anos…
Parabéns ao Flavio por deixar a gente relembrar e prestar homenagens de coisas boas do automobilismo como o Famoso Senhor Chico
http://voceachacerto.blogspot.com/2011/06/blog-post.html fui procurar e achei essas fotos da oficina na época à 26 anos atraz para mostrar para \Vcs o capricho do Senhor Chico
abs Lionel
Flavio.parabens pela aquisição.Mas por ser um veículo tão especial(decimo),vai ter que caprichar.Te dou uma dica certa:Entre no site autoclassic e procure pela CONSULTORIA DO BEREK,é especialista em antigomobilismo e vai lhe arranjar o melhor possivel.Boa sorte.
PARABÈNS! No meu Renault Clio q comprei recem, foi fabricado no dia 19/setembro/2003 ele o carro nº 460125 http://www.youtube.com/watch?v=IUqdZZhg7os
Nasci no mesmo dia, 18 anos depois, olha que coincidência.
Passo pelo mesmo problema faz mais de 3 anos. Fiz um serviço apos muitas indicacoes e conferir o serviço.
Estou frustrado ate hoje com o resultado. Nao foi barato. Mas claro que os tapeceiros estrelinhas das revistas especializadas deram orçamentos bem mais caros. Pra ter uma ideia o mais barato destes pretensiosos, o minimo de 20.000,00 mostrando fotos de carros de presidentes de clube tal, de empresario tal. Mas chegou a 30.000. O trabalho deles e´otimo. Mas um carro que gaste de 800 a 1000 em material, nao pode ter 19.000 de mao de obra. Por mais que seja um otimo trabalho nao chega a ser arte.
Acho que era para recusar o servico mesmo.
Conheço um bom entre Tatuape e Penha que fez um serviço no Galaxie 500 71 de um amigo. Gostei muito.
Pra vc ter ideia do esmero, ele pegou uma pequena parte do courvin rasgado do banco, limpou para ter a cor mais visivel. E mandou tingir um pedaco de couro com a mesma tonalidade. Para courvin nao conseguiria pelo processo de fabricacao requerer lote grande.
E reforçou internamente todo o estofamento do carro com uma malha fina, para evitar novos rasgos em costuras. Somente da pra notar a diferenca com muita atencao pela diferenca da textura.
Seria um pecado trocar a tapecaria de um Galaxie do inicio dos 70.
40 anos e a tapecaria esta num estado em que carros atuais ficam em um ou dois anos.
Como vc ja tem um carro batizado com nome inspirado em numeros, sugiro para a Miss Universo “Déssima Zehntel” (*propositalmente, e nao decima).
Abraço.
Flavio.
Possivelmente seu carro é o made in Brasil mais antigo que exista, ao menos que a Vemag e sua sucessora tenham preservado a Universal 01 ….
Flavio, se eu fosse tapeceiro faria seu carro com certeza, mas como não sou indico um cara que fez o meu Puma GTB, vai fazer meu Opala e a Kombi. Ele já fez vários carros bacanas, de Gordini a Cadillac 54, e o melhor de tudo é que ele vai fazer o serviço onde você estiver, portanto não precisa levar nada para ele. O nome dele é Agnaldo e o telefone é 82819927 (ele também pouco usa a internet). Parabéns e boa sorte! Um abraço!
Parabéns Flavio por ter um carro tão significativo para a nossa indústria. Vai ficar bonitasso quando pronto. Agora uma pergunta que sempre esqueço de fazer quando falo contigo: qual a sua opinião do novo uno que lançou aquele monte de novas cores para tentar acabar com a ditadura das cores preto, cinza e prata?
Flavio, embora não queira Você procurar ninguem, passe pela Rua Bandeira Paulista, logo no começo perto do Hospital São Luiz e procure o Moura e Filhos(Edilson e Junior) na Auto Capas Moura. Fizeram o meu Corcel I e o Bianco também. Old School, simples, relação custo benefício muito boa e vale a pena. So que precisa esquecer o tempo!! Meio demorado mas com muito capricho. Enfim, parabéns pelo achado!! Show de bola!!
Flavio,
Penso que os bons tapeceiros não costumam ler blogs, já que preferem passar a noite terminando um belo Jaguar que o espera na oficina do que ficar na internet, como nós mortais fazemos.
Ao mesmo tempo, creio que você, como um colecionador/usuário de antigos, deva conhecer alguém capaz.
Se fosse chutar alguém, sugeriria o tal Alemão, que até onde sei cobra barras de ouro pelo trabalho e não sei quão bom é seu serviço.
Uma boa seria perguntar aos “manos” das vilas, com seus belos carros multicores, onde mandaram fazer o interior. Coisas tão berrantes como aquelas costumam ser bem artesanais, penso eu.
Bom, de qualquer forma, parabéns pela descoberta, que a Miss Universe nunca mais seja esquecida ou abandonada, afinal é a 10 e, como tal, deve estar sempre bem arrumada e ajeitada.
Um abraço.
Fujam do tal Alemão, serviço que quinta catega com materiais piores ainda. Vende bancos em couro que não passam de napa vagabunda usada para recobrir cadeiras de portaria…
Relíquia é o termo correto. PARABÉNS, Flavinho!
Parabéns! Morro de inveja. Sou dono da miniatura nº 2, do #96, feita pelo Beto Cridê.
Senhores, segue vídeo espetacular sobre a relação de mais de 40 anos entre o dono e seu Dodge Charger:
http://mosaic-on.com/go/1973/
Auto Tapeçaria Modelo – Rua Aspicuelta, 490 – Tel: 38122581. Procure o William.
Parabéns pelo carango! Também ficaria muito orgulhoso de ter um exemplar do periodo pré-cambriano da indústria automobilistica nacional.
Parabéns pelo achado e pela disposição, é legal, dá para sentir no seu texto a empolgação quase adolescente pela situação.
Foda, simplesmente foda! Já seria foda só pelo detalhe do estofamento, que eu não sabia que era assim nos primeiros modelos, porém é infinitamente mais foda por ser o décimo carro brasileiro. Aliás, pode escrever “foda” aqui? Ah, que se foda… Agora já escrevi.
É meio foda, mas tudo bem.
Tbm achei Foda…
Phoda fica mais elegante… hehe..
Parabens pelo Sr Fg ser o dono desta verdadeira reliquia brasileira!
Decimo carro brasileiro fabricado no brasil imcrivel descoberta o antigo dono deve esta puto
parabens boa sorte com a tapeçaria..
Flavio, parabéns pela relíquia!!!
Estava pensando oque poderia ser a tal surpresa, mas jamais me passou isso pela cabeça… (10° carro do Brasil!!!)
Bom, desculpe minha ignorância a respeito, mas você sabe porque alguns carros antigamente tinham a designação “caminhoneta” e não perua? Qual seria a diferença (basicamente falando) de uma DKW perua e da Miss Universe?
Aliás, aquela bege, que você mostrou no Indiana Gomes é uma perua? O interior da Miss Universe me pareceu mais “chique” que da outra, então minha teoria de a caminhoneta ser mais “simples” ou “pelada” foi por água abaixo… rsrsrs
Parabéns novamente, abraços e boa sorte com o tapeceiro!!!
Perua não é um termo “técnico”, digamos assim. São caminhonetas. Ou camionetas, outra grafia aceita. Aquela bege é uma Caiçara, espartana.
Ela é exatamente seis anos mais velha do que eu. Sagitariana, não deve gostar de viver presa na garagem. Parabéns.