PÓDIO

SÃO PAULO (viram?) – O documentário “Senna” foi premiado ontem na Inglaterra. Não é um Oscar, mas a premiação da Bafta é bem importante. Não sei se é uma impressão falsa, mas acho que o filme, aqui, não teve o impacto que muita gente esperava quando foi lançado, no final do ano retrasado. Eu acabei não vendo no cinema, mas comprei o DVD. Ou ganhei, sei lá. Achei bom, não espetacular. Mas o fato é que a história parece ter feito mais sucesso na Europa que aqui.

Motivos? Talvez o fato de que já se vão quase 18 anos do acidente de Imola. Quem tem 20 anos de idade, hoje, só sabe da existência de Senna porque alguém contou ou se foi atrás de vídeos no YouTube. E ele morreu quando ainda não havia internet (sim, meninos e meninas, houve um tempo na história da humanidade em que não existia a internet; foi até 1995, mais ou menos).

De qualquer modo, recomendo a quem ainda não assistiu. Apesar do jeitão “herói-contra-tudo-e-contra-todos”, é razoavelmente fiel aos fatos e tem imagens muito legais. Além do mais, o cara era um baita piloto. E ver pilotos bons guiando, para quem gosta, é sempre gostoso.

Subscribe
Notify of
guest

114 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Pessoa
André Pessoa
12 anos atrás

Não li os comentários, por isso não sei se alguém já alertou para isso, mas o documentário “Senna” foi um grande sucesso no Brasil sim. Teve 220 mil espectadores, o que é um número gigantesco para um documentário (aliás, tenho praticamente certeza que foi o documentário mais visto no cinema na história do país). Olhando-se o Box Office Mojo, percebe-se que o filme só teve bilheteria maior na Grã-Bretanha (que tem um mercado de cinema muito maior do que o nosso):

http://boxofficemojo.com/movies/?page=intl&id=senna.htm

Renato
Renato
12 anos atrás

O filme vale pelo registro histórico das corridas, carros, etc… e imagens de Ayrton que era um grande piloto.
Mas tem forte o lado piegas e choroso – aparentemente obrigatório a tudo que envolve o piloto – que chega a ser irritante.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Acho que dói em muitos o fato de que não reconhecem em outros pilotos aquilo que reconhecem no Senna. E dói mais ainda é que não é aqui no Brasil, é na Europa que fazem filmes, escrevem livros, fazem documentários na TV sobre ele. o Top Gear é mais um exemplo.
Enquanto isso, outros ex-campeões ficam esquecidos.

Heros
Heros
12 anos atrás

Também achei que o filme não teve por aqui a repercussão que eu achei que iria ter. Me lembro que minha namorada na época me chamava direto pra ir assisti-lo no cinema e eu não queria, e ela nem teve muito tempo para me convencer, pois rapidinho o filme saiu de cartaz. Acho que duas coisas basicamente pesaram contra o documentário:

1 – O tempo ter passado e as pessoas não estarem mais naquela febre de Ayrton Senna que havia nos primeiros anos após a sua morte;

2 – O documentário ter entrado em cartaz junto com um dos filmes mais badalados da história do cinema brasileiro: Tropa de Elite 2. Era difícil qualquer filme brasileiro ou sobre brasileiro bater de frente com a volta do capitão Nascimento.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Flavio,

Além do filme, a revista autosport.com lançou uma revista falando somente 172 paginas da carreira Senna. Alias tevi que comprar… ahhh… e vem pelo correio certinho!!! O filme assiste no cinema e comprei o DVD, e a edição da autosport é simplemente sensacional.
para quem se interessar segue o link, pode comprar sem medo.
http://www.themagazineshop.com/bookazines/match-day-programmes?offer=SENNA

Abs..

Roberto
Roberto
12 anos atrás

O pessoal aqui discute a questão de o Flávio Gomes dizer que Senna é “bom piloto”, e não “piloto excepcional” ou algo que o valha, entre outras coisas, estranhando isso. Acompanho o site e as opiniões dele há dez anos, e ele simplesmente não gosta da pessoa do Senna (ou algo assim). É um direito que ele tem, aliás. Então, ele sempre minimiza as questões que favoreceriam a imagem de Senna. Já li até coluna dele falando como a morte de Senna fez mal à carreira dele como jornalista, algo com ter saído da Folha de São Paulo, ou coisa (empresa) semelhante. E para “piorar”, o cara é fã de Schumacher, fazia tradução para o Schumacher durante as coletivas aqui no Brasil sentado ao lado dele. Minimizando Senna, ele tenta maximizar Schumacher. Sempre foi assim… Por isso está sempre enaltecendo quaisquer posturas, números e atuações deste. Eu não gosto do Schumacher, mas sou fã do Piquet e do Senna. Mas normalmente vemos “piquetistas” x “sennistas” rivalizando. A vida é assim, o cara torce pelo Flamengo, vai dizer que o Vasco de 2011 não foi grande coisa. E o vascaíno vai dizer que o Flamengo em 2009 só ganhou o título porque jogou contra time reserva, e por aí vai. Talvez ele nem publique isso que escrevi, ou publique e fale mal de mim, mas é o que eu acho. Abraço a todos.

Nelson
Nelson
Reply to  Roberto
12 anos atrás

Ser fã do shummy não é “piorar”,é simplesmente reconhecer,entendendo da matéria,quem é melhor,aliás muito melhor.Isto para quem conhece é inquestionavel.

Danilo A.
Danilo A.
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Você é capaz de perceber que usou só argumento de autoridade? Sim, a superioridade do Schumacher é questionável. O que não quer dizer que ele possa ser considerado “o melhor de todos os tempos”. Há quem “entenda da matéria” que discorde de você, que ache que Clark foi o melhor, ou Fangio, ou Prost, ou Gilles. Ou Senna.

Mas enfim, o que estou eu fazendo apontando para dogmatismos de idólatras de atletas esportivos?

Roberto
Roberto
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Eu usei o termo “piorar” entre aspas. Quis dizer que, geralmente, um fã de Schumacher tende a minimizar os feitos de Senna, que Flávio Gomes é fã de Schumacher, e não para dizer que Schumacher é ruim. Tanto é que dei os exemplos de “piquetistas” x “sennistas”. Nunca se esqueça que o Senna morreu, ficou apenas dez anos na F1, e no conjunto da obra dentro dos períodos de um e outro, entre os recordes relativos (média de provas disputadas x vitórias, média de campeonatos x títulos, médias de poles x provas disputadas, etc.), a diferença entre Senna, Schumacher, Prost, Fangio, por exemplo, pode nem ser muito grande. Aliás, acho que em termos relativos, Fangio “bota todos no bolso”. Então, no final, só resta mesmo a opinião pessoal de cada um, que é afetada pela simpatia ou antipatia por um ou por outro, sem dúvidas, pois o ser humano não é isento. Aliás, o Schumacher discorda de você, e acha que o Senna foi melhor que ele, Schumacher. Procure no Youtube por “Ayrton Senna Top Gear Tribute legendado por Autoracing”. Talvez Schumacher esteja errado (ou não!). Abraços!

Roberto
Roberto
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

De jeito algum. Abraço.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Roberto
12 anos atrás

Schumacher não é bobo, cara.
Sabe que fazer média com os brasileiros e, principalmente, com os fãs de Senna, diminui e muito, a antipatia que muitos brasileiros têm dele.

Roberto
Roberto
Reply to  Jairo Fernando
12 anos atrás

Pode até ser, mas a reportagem e entrevista foram para a BBC, Inglaterra. Não vejo o porquê dele fazer essa declaração, nesse caso, para agradar brasileiros. O Schumacher era fã do Senna, ele já disse isso algumas vezes. E acho normal, pois Schumacher não nasceu campeão, deve ter olhado para alguém para se espelhar. Provavelmente, hoje, se estivesse vivo, Senna fosse fã de Schumacher. Abraço!

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Roberto
12 anos atrás

Roberto, hoje em dia independe a localização da mídia para qual você dê a declaração.
TODOS, todos mesmo, os fãs de Senna sabem dessa declaração do Schumacher e a utilizam em diversas argumentações.

Antonio
Antonio
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Nossa, então o Niki Lauda não conhece nada de Formula 1..

Bruno
Bruno
12 anos atrás

Não teve para você!
Para mim e pra qm admira Ayrton, teve!
No Brasil, infelizmente, não costumam premiar e homenagear mta coisa. Ainda mais nesse caso, que como se sabe, foi um filme/documentário produzido por “estrangeiros” e sem mta participação da gloriosa Rede Globo, que domina grande parte das cerimônias de premiação!
No mais, lembro-me bem que no dia que fui ao cinema assistir o filme, ao final, presenciei mta gente emocionada com o que viu. Enfim..

Nelson
Nelson
12 anos atrás

resumindo:ele fez merda em 89 sem querer e em 90 por querer.Simples assim.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

O documentário do BARRICHELLO vai dar mais audiência.

Luiz G
Luiz G
Reply to  MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Seria formidável se houvesse um documentário sobre o Barrichello.

…E eu espero que ele escreva uma auto-biografia com mil páginas!!

(alguém sabe por que o Gil de Ferran não escreve uma auto-biografia??)

samucon
samucon
12 anos atrás

FG – Acho que tem a ver com o formato: Documentário…. O brasileiro é mais afeito ao estilo telenovela/ficção. Já o filme é bem o estilão BBC. – Inglês demais pro gosto da patuscada.

Marcelo dos Santos
Marcelo dos Santos
12 anos atrás

Assisti no cinema, e me desapontei um tanto, porque esperava mais cenas de pista. Levei minha filha pensando em mostrar pra ela porque ele era gênio. Mas o doc se concentra na briga política dele com o Prost. Mas é bom, é histórico. Destaque para a intervenção do Piquet na reunião de briefing no Japão. Formidável!

Luiz G
Luiz G
12 anos atrás

Achei o filme legal por ser de Formula 1….

…Mas, na deveria se chamar “O Grande duelo de Senna x Prost”….pois o filme só se focou nisso.

O filme não aborda o primeiro casamento dele, não fala das formulas anteriores a F1, não fala dos esforços para chegar na F1, não fala do vetro que tomou de Piquet na Brabham, do veto que deu em Warwick, não fala da amizade dele com Berger e Boutsen, da rivalidade com Piquet, da briga com Reginaldo Leme, não fala de como ele era turrão e chato quando perdia uma corrida, como ele era mal-humorado e exigente com os outros…..

…Enfim, é mais um filme que coloca Senna como um “mito” e não, como um ser humano, como tantos, que fazem qualquer coisa pra vencer na F1.

Não gosto desse tipo de abordagem. Quando se fala de alguém, tem que mostrar a luz e a sombra dessa pessoa.

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Gomes, agora fiquei curioso. O que você quis dizer com “razoavelmente fiel aos fatos”?
Teve algo no filme que você, que estava lá, viu bem diferente?
Abraço!

Jeambro
Jeambro
12 anos atrás

Assisti ontem. Gostei, mas na verdade, à gente que viveu à época, o documentário se revela com pouca novidade.
Mas creio que a função de um documentário seja apenas documentar, óbvio. Então nesses termos, é bastante bom.

PS. aquele Jean Marie Balestre era um câncer na F1.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Jeambro
12 anos atrás

Essa sua visão de Balestre é natural já que o filme mostra Balestre contra Senna…

…Balestre foi um câncer para Senna, pois Balestre era amigo de Prost e queria que Prost se tornasse o que Schumacher se tornou.
(E, não adianta! Qualquer pessoa no poder, sempre privilegia os amigos)

Mas Fittipaldi e Piquet foram campeões sob a organização de Balestre…

….E não se pode esquecer que Senna era um chato! Muita gente na F1 tinha birra com Senna porque ele queria tudo do jeito dele.

Nelson
Nelson
Reply to  Luiz G
12 anos atrás

perfeito.Chato para ser bonzinho…….

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Acho que também o fato do brasileiro não gostar de documentários atrapalhou, pois em outros países esse tipo de cinema é bem mais respeitado. Se fosse um draam da Globo Filmes com atores de novela iria ser um estouro. Além disso, como você disse, o público alvo de cinema tem hoje em torno dos 20 anos e ninguém nessa idade acompanhou sua carreira e por isso teve tão poucas salas exibindo. Sempre achei que o brasileiro comum nunca gostou de automobilismo e sim das vitórias brasileiras, tanto que tem gente com a coragem de dizer que a F1 acabou depois da morte dele. Uma pena, pois perderam bons campeonatos. Senna fez parte da F1, foi um dos maiores da sua época e fico feliz por ter acompanhado sua carreira e ela ter sido bem retratada no documentário. Que faltam coisas é obvio, mais são 10 anos de carreira e fica difícil falar de tudo em tão pouco tempo.

gera
gera
12 anos atrás

Não fez sucesso por aqui porque mostra a realidade do país e isso toca.
Os gringos gostam. Mas entrevista com o Jackie Stewart, onde o Senna dá um troco
no vesgo é genial.

Caio Maciel
Caio Maciel
12 anos atrás

O problema foi que o diretor do filme não conhecia nada de formula um nem sobre Senna.

Ele é um cineasta. E conduziu o filme colocando Senna como mocinho e Prost como vilão.

Senna foi mais que isso. E menos do que mostrado no filme.

Antonio
Antonio
Reply to  Caio Maciel
12 anos atrás

de que problema você está falando ? o filme foi sucesso de bilheteria na europa e ganhou o Bafta , oscar britânico. Lembre-se que Senna morreu há18 anos .
então a garotada até uns 26 anos, nem lembra dele, não viu seus títulos e suas vitórias e não tem nada dele na memória.

O único problema do filme é que veio tarde demais.

Mas nunca é tarde pois é um excelente filme.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
12 anos atrás

O melhor do filme são as cenas dos briefings dos pilotos, e principalmente, as piadas que o Piquet faz com todo mundo!kkkk brilhante!

Guilas
Guilas
12 anos atrás

Algumas ponderações:

“(…) Não sei se é uma impressão falsa, mas acho que o filme, aqui, não teve o impacto que muita gente esperava quando foi lançado; (…) o fato é que a história parece ter feito mais sucesso na Europa que aqui” – simples, em poucos países Senna é tão contestado quanto no Brasil (quem não gosta, trata a memória do cara com ódio – muito em razão da eterna briga de babacas entre sennistas e piquetistas).

“(…) Apesar do jeitão ‘herói-contra-tudo-e-contra-todos’, é razoavelmente fiel aos fatos e tem imagens muito legais (…)” – jeitão, não, os fatos estão aí para comprovar que, ao menos naqueles episódios, ele foi tratado dessa forma.

“(…) ver pilotos bons guiando, para quem gosta, é sempre gostoso” – bons? Desculpe-me, bons foram Mansell e Piquet. Senna, Clark, Fangio, Prost e Schumacher foram os melhores.

Abraços,
Guilas.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Guilas
12 anos atrás

Ponderou com uma viadagem ímpar…

Nilton Lopes
Nilton Lopes
Reply to  Guilas
12 anos atrás

Piquet foi bom? Ajudou a desenvolver o primeiro turbo que funcionava, introduziu o reabastecimento, inventou as mantas térmicas para pneus, foi tri campeão com três motores diferentes e por duas equipes. Na Willians venceu a própria equipe, que favorecia Mansel). Em 90 fica em 3º, DE BENETTON!!! a quarta força, deixando Mansel, Ferrari; Berger, McLaren e as duas Willians, que eram a terceira força para trás. Na frente só Senna e Prost, no auge e com os melhores carros.
Não estou dizendo que foi o melhor, mas achá-lo só “bom”? Só aquele powerslide na Hungria já bastaria para ser lembrado pra sempre na história das corridas. Chega a ser desrespeitoso com Nelson, e a quem tomou a ultrapassagem na Hungria, não colocá-lo entre os melhores.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Guilas
12 anos atrás

Torci muito mais para o Piquet que para outros pilotos brasileiros.
No entanto, não trato a memória de Senna com ódio. A maioria dos torcedores do Piquet têm um grande respeito pelo piloto A. Senna.
Só trato com a parcimônia que merece: Grande piloto, tri-campeão, morreu em 1994.

Agora, mito, deus da pista, o maior de todos, aí não é comigo mesmo. Mas, isso não é tratar a memória do piloto com ódio. É evitar endeusamento de um esportista. NÃO endeuso nenhum esportista, nem de F1, nem de futebol.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

O documentário é bem feito, segue uma linha jornalística na forma de contar a vida do Senna. Tem passado nos canais globosat. Mas não vale o preço absurdo que cobram pelo bluray e pelo dvd. Agora então com premiação vai dobrar de preço.

Luiz Augusto
Luiz Augusto
12 anos atrás

Gostei do filme e não achei que o tom seja de pachequismo ou de Senna x resto do mundo ! Talvez por isso, seja bom !! rs …. mas Senna x Prost foi a tônica do auge da carreira do cara, o filme tinha que explorar isso !! E mostra que de santo nenhum dos dois tinha uma pestana sequer ….. será que é esse o motivo de terem sido grandes campeões ?
Gostei muito das cenas ‘de bastidores’ no briefing (duvido que hj seja assim !).
Falta alguma coisa sim no documentário, mas é um documentário. Se fosse colocar tudo da vida do cara, vira uma trilogia !!

Renato F1
Renato F1
Reply to  Luiz Augusto
12 anos atrás

Boa idéia! Se a história de um bruxofoi dividida em oito filmes, o do Senna daria uns vinte! Um para cada ano de 1975 a 1994!

Pedro Paiva
Pedro Paiva
12 anos atrás

Inclusive, recomendo a biografia do Bernie Ecclestone (No Angel). Essa dava um ótimo documentário também!!!

Pedro Paiva
Pedro Paiva
12 anos atrás

Eu gostei do documentário, embora ele seja parcial ao Senna e tente pintar o Prost como um vilão inferior que tentava vencer usando a política. Ali ninguém era santo… Acho que não fez sucesso no Brasil porque: 1) não foi promovido pela Globo; 2) faz tempo que ele morreu e 3) é um documentário, gênero bem ignorado no país. Mas confesso que, embora como obra seja legal, pra um fã como eu teve pouco material inédito. A única cena que era inédita pra mim foi a batida do Ratzenberger em Imola por um ângulo do guard-rail externo da curva. Essa eu nunca tinha visto. Todo o resto, inclusive aquela história do Balestre no briefing, eu já tinha visto no Youtube ou forums de F1 pela internet.

Mauro Batera
Mauro Batera
12 anos atrás

Na época Flavio Gomes, eu e minha noiva assistimos este documentário no cinema, era um sábado à tarde, e tinham 20 pessoas na sala, todos com idade acima dos 35 anos.

O mais engraçado, é que enquanto estávamos na fila, no mesmo horário tinha o filme dos Simpsons, e para este filme, os ingressos estavam esgotados.

Eduardo Di Lascio
Eduardo Di Lascio
12 anos atrás

O Senna pagou o preço por tentar virar a Xuxa sobre rodas, com todo aquele RP da Globo ( e do Galvão), que se por um lado construiu a marca dele junto ao grande público, por outro lado gerou uma imensa antipatia junto às pessoas mais informadas, que permanece até hoje. E são essas pessoas bem informadas (não necessariamente sobre F1) e resistentes à idéia do “Ayrton Mito” que tem mais influência hoje em dia sobre a imagem do rapaz. Ah, isso também explica o sucesso internacional, lá o público não tem o ranço da Globo.

Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
12 anos atrás

Filme mediano a bom. Para quem acompanhou de verdade a carreira do Senna, reparou que o filme tem uma serie de lacunas importantes que deveriam ser faladas. Fui no cinema para ver algo novo e nao mais do mesmo. Mas ja que ta ganhando premios… menos mal!

Nardo
Nardo
12 anos atrás

Eu acho espetacular por várias razoes. A principal é como o diretor montou um roteiro usando somente material antigo e que conta uma história com personagens e tudo mais… Ver aqueles carros da decada de 80, 90, na tela de cinema foi demais. É pra quem gosta de automobilismo… Nao pra que acha que a F1 “perdeu a graca depois do Senna”…

Rubem
Rubem
12 anos atrás

Olha eu gosteido comentario mais ficou faltando momentos,a dobradinha com o piquet aqui no quintal da minha casa em 1986 nem foi citado,sendo que essa foi a ultima dobradinha brasileira no gp brasil,faltam detalhes sobre suas atuaçoes entre 1985 e 1988,o filme fala da corrida em monaco,da primeira vitoria do senna e so volta a falar de senna em 1988,faltaram coisas basicas e houve uma certa tendencia a mostrar que senna era sempre o certo em tudo o que fazia e pensava
Por outro lado tem cenas interresantes como a reunião de pilotos no japão e na alemanha,mas enfim,é um documentario bom,mais ficaram buracos

Paulo Alencar
Paulo Alencar
Reply to  Rubem
12 anos atrás

Pô Rubem,
Eles lá iam colocar uma cena onde o Senna “tomou no…”? Aliás, o Piquet mandou ele tomar, com o carro atravessado, saindo nas quatro, tirando uma das mãos do volante.

Pior não terem falado da esposa do Senna (ele foi casado para a Europa, em 81, com uma moça chamada Lilian). Sacanagem com a moça.

abcs,

Juca Vasconcelos
Juca Vasconcelos
12 anos atrás

cara, acho que o filme não fez tanto sucesso aqui pq não endeusa o Senna como ele é endeusado em solo nacional. Não traz o Mito pra tela, e sim desmitifica o piloto.

Martin
Martin
Reply to  Juca Vasconcelos
12 anos atrás

Ótimo comentário, Juca.

Paulo Alencar
Paulo Alencar
Reply to  Juca Vasconcelos
12 anos atrás

Falou tudo, Juca!

Foi sem histeria, sem supervalorização dos feitos.
Tirando o “corte da Lilian”, o documentário foi legal.

abcs,

samucon
samucon
Reply to  Paulo Alencar
12 anos atrás

concordo… exibe o lado humano e a personalidade impar do Senna, era acima da média, dentro e fora das pistas.

Marcelo "ChiVas" Rodrigues
Marcelo "ChiVas" Rodrigues
12 anos atrás

Flávio e demais,

o mais importante do que os prêmios que o filme ganhou… vocês choraram ou não no fim do filme?

Ainda não conheci nenhum homem que não chorou (ou que não tenha mentido que não chorou).

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Marcelo "ChiVas" Rodrigues
12 anos atrás

O limite entre a idolatria e a veadagem é muito tênue. Cuidado aí, Pachecada.

Eduardo Di Lascio
Eduardo Di Lascio
Reply to  Marcelo "ChiVas" Rodrigues
12 anos atrás

Não chorei.

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
Reply to  Marcelo "ChiVas" Rodrigues
12 anos atrás

Nesse filme, não.
Já em Toy Story 3… aquilo sim era não-ficção.

Joel Teixeira
Joel Teixeira
Reply to  Marcelo "ChiVas" Rodrigues
12 anos atrás

Meu Deussssss, eu mereçooooo !!!!!!

samucon
samucon
Reply to  Joel Teixeira
12 anos atrás

Eu chorei… de desgosto…. em pensar que no ano do lançamento do filme, o Brasil não conseguiu se quer um pódio. na F1…. em pensar que daqui há uns dois anos possivelmente não teremos se quer um brasileiro na F1.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Marcelo "ChiVas" Rodrigues
12 anos atrás

Não assisti o vídeo ainda.
Mas, alertado pelo Marcelo, quando for assistir estarei com um estoque de lenços ao meu lado.
E já arrumei uma desculpa: Não chorei em 1994, vou chorar 20 anos depois?

Carlos Tavares
12 anos atrás

Eu tenho o DVD e ainda não vi. Já estava planejando ver neste final de semana, e depois desse post, fiquei mais decidido.

Ainda não assisti justamente por saber desse clima “mocinho x bandido” que parece permear o documentário, além de saber a história.

Acho que por aqui não fez tanto sucesso por não ser tão promovido pela Globo, e também pelo fato de hoje, diferente de 1994, haver internet.

É uma baita ferramenta, a tal da internet, mas o mundo era mais bacana quando ela não existia. Até mesmo ver um filme como esse teria mais graça.

Essa mesma graça que o mundo perdeu.

Marcog
12 anos atrás

Além do que o colega acima comentou (faltaram imagens de 93, o melhor ano dele), pra quem já era fã e devorou livros e videos, muito pouco material novo. Gostei MUITO das cenas dos briefings, da zoeira do Piquet levantando a mão, e daquela discussão em Suzuka 89, em que mostraram o briefing praticamente desde o início. Confesso ter ficado surpreso com o espírito esportivo do Piquet, que embora talvez até odiasse o cara, pensou na questão segurança e esportividade ao ser o primeiro a questionar a “não inversão” das posições de largada.

De resto, quem tem o VHS/DVD dele, antigão, viu quase tudo o que tava ali. E tinha muita coisa boa por aí pra mostrar. Basta 15min de Youtube, pra encontrar ótimas cenas.

Antônio
Antônio
12 anos atrás

Filmasso.. .. Mostrou bem a mutreta do Balestre em 89, o filme merecia mais 30 minutos. Pulou as temporadas de 92 e 93. Fez um grande sucesso na França e Inglaterra onde Senna eh reverenciado e o Lauda disse tudo no cartaz…

Pacheco brasileiro patriota de coração!
Pacheco brasileiro patriota de coração!
12 anos atrás

Gomes, peloamordedeus, vc já votou no meu, no seu, no nosso Airton Senna para:

“O maior Brasileiro de todos os Tempos?”

http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/

Eduardo Di Lascio
Eduardo Di Lascio
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Nem vou.

Nelson
Nelson

Esqueceu de tom jobim,pelé…….

Paulo Alencar
Paulo Alencar

Ele não foi o maior brasileiro de todos os tempos…
Ele não foi nem o maior esportista/atleta de todos os tempos.
abcs,

Augusto
Augusto

Nem eu (levantando a mão)

Leonardo Costa
Leonardo Costa

Vou votar no meu pai.

Nilton Lopes
Nilton Lopes
Reply to  Leonardo Costa
12 anos atrás

O que Santos Dummont fez pela humanidade é difícil de bater.

Jairo Fernando
Jairo Fernando

Votei no Lula.

Artur Costrino
Artur Costrino
12 anos atrás

Realmente o documentário é bom. Minha queixa é por tentar colocar o Prost como vilão e Senna como o mocinho. Ambos eram fantásticos pilotos e tiveram suas diferenças.
Sei que não tem nada a ver com o post, mas você viu essa notícia, Flávio?
http://rodopiou.com/2012/02/12/pessoas-de-esquerda-sao-mais-inteligentes-que-as-de-direita-aponta-estudo/

Grande abraço!

Piquetada
Piquetada
12 anos atrás

Academia BRITÂNICA de Cinema e Televisão?

Isso é pra cutucar os alemães Gomes, mas os mesmos estão em outra, estão mais preocupados em dominar a Formula 1, e pelo jeito estão conseguindo, nos últimos 18 campeonatos, a Alemanha levou 9 títulos!!!

Agora a Alemanha tem 4 super campeões: Rudolf Carracciola, Bernd Rosemeyer, Michael Schumacher(o chato) e Sebastian Vettel(Galvão vai ouvir muito hino alemão). O jovem bicampeão só esta começando…

Agora, imagina se a Mercedes faz um grande carro em 2012 ? Rosberg e Schumacher é certeza de pódios e vitórias.

Será que o torcedor pacheco alemão deve estar achando a F1 muito chata? Hilário, mesmo é o Lewis lembrar toda hora o Senna, mas será que ele faria isso toda hora se corresse na Ferrari? Com certeza ia haver puxão a orelha:

“Vc nunca viu as corridas dos pilotos da Ferrari? Volta pra Mclaren Lewis, vc é muito chato!!!”

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Wolfgang Von Trips e Stefan Bellof foram também grandes pilotos alemães e não devem ser esquecidos. Simplesmente não tiveram tempo para ganhar títulos na F1. O primeiro esteve perto, em 1961, o segundo desapareceu cedo demais, mas tinha um talento ao volante comparável ao Ayrton Senna.

Nelson
Nelson
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

Perfeito.Alias,era bellof quem estava chegando mais rapido no senna e no prost em monaco naquela corrida na chuva.Mas aqui só se fala no semideus…….

Celso Vedovato
Celso Vedovato
12 anos atrás

Acho que não fez o sucesso esperado por aqui, pelo fato da exaustão do assunto na tv, etc… Fiquei com a sensação que já tinha visto 95% das imagens exibidas…

Luise Martins
Luise Martins
12 anos atrás

Eu recomendo muito este documentário. Gostei do tom do filme, sem exageros, sem entrar na vida íntima do Senna e exaltando a sua capacidade como piloto. Vale a pena.

Junior do Guarujá
Junior do Guarujá
12 anos atrás

Vi o documentário umas três vezes e achei muito legal, e não tem jeito, sempre na hora que aparece o caixão do Senna sendo carregado pelos pilotos eu me emociono. Acho que com todo fã do Senna é assim.
E é o seguinte, foram seis que carregaram o caixão, os cinco que eu identifico são; E. Fittipaldi, C.Fittipaldi, G Berger, Barichello e Alain Prost, agora o sexto eu não sei quem é.
Alguém saberia?

Rafael
Rafael
Reply to  Junior do Guarujá
12 anos atrás

acho que o sexto foi Michelle Alboreto

Daniel N
Daniel N
Reply to  Rafael
12 anos atrás

É foda esse estigma do rubens, até no funeral ele tava em 2.

Fabio de Deus
Fabio de Deus
Reply to  Junior do Guarujá
12 anos atrás

É o Thierry Boutsen!

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Reply to  Junior do Guarujá
12 anos atrás

Alboreto, Boutsen, Boesel, Lamy, …todos na direita….Damon Hill, Warwick..atrás…..Stewart,, Pupo Moreno, Hebert e Wilsinho ,,,na esquerda.

Will
12 anos atrás

O documentário é muito bom: a câmera da época mostra todo o trabalho de braço do piloto, a trepidação dá maior impressão de velocidade, cenas de disputas por posição pouco vistas na F-1 atual e bastidores (como o momento de revolta de Piquet contra a repetição da piiiii que fizeram em 89 e repetiram em 90, quanto a posição de largada).
Faltou apenas falar da temporada de 1993, com Senna no auge da pilotagem com um carro bom, mas motor bem inferior a Williams do Prost (as corridas com chuva de Interlagos e Donington Park, para lembrar das mais memoráveis, são inesquecíveis).

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Will
12 anos atrás

O Piquet reclama no briefing da proibição de cortar chicana em caso de acidente. Ele não fala nada sobre posição de largada. Aliás, essa estória de inverter posição de largada é outra lenda difundida aqui no Brasil, e que inclusive esse “documentário” repete. A largada no Japão sempre foi por dentro, não inverteram por causa do Senna (o primeiro brasileirinho contra esse mundão todo). Coloca no Youtube “start japan f1 87, 88, 89, 90”, é sempre largada por dentro.

Eduardo Di Lascio
Eduardo Di Lascio
Reply to  Rodrigo Moraes
12 anos atrás

Boa.

Marcelo Figueira
Marcelo Figueira
Reply to  Rodrigo Moraes
12 anos atrás

“Lenda difundida”… só rindo. “A largada sempre foi por dentro”… desde quando, tu sabe? Pesquise um pouco e depois nos conte aqui. Vai lá espertão e coloca lá no Youtube: “start japan f1 1991-2011”. Ué, agora sim o pole larga no lado limpo… qual será que era o melhor lado p/ largar, sabe responder?

lubbi
lubbi
Reply to  Rodrigo Moraes
12 anos atrás

Ow sabichao

O que vale é que ANTES da qualificaçao ficou COMBINADO com os dirigentes e demais pilotos que o primeiro colocado largaria por fora ( lado mais limpo da pista)

Ai após a pole do Senna o Balestre( que inclusive assumiu antes de morrer que favoreceu Prost) mudou a posição beneficiando o conterrâneo.

lubbi
lubbi
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Opa valeu Flávio, desculpe mas no filme tem uma frase do Senna afirmando isso ( o acordo e a mudança de última hora)

O proprio Balestre antes de morrer assumiu este favorecimento ao Prost.

E em 89 desclassificou o cara alegando um motivo que foi ridicularizado pelo Piquet no Briefing do ano seguinte

Agora em 90 concordo que o Senna ,depois que largou se sentindo injustiçado , enfiou o carro para tirar mesmo o Prost da corrida.

Abraços

Bruno Z
Bruno Z
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Brincadeira… muito boas essas discussões, continuem sempre assim! Abs!

Nelson
Nelson
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Papo furado.Tudo que se falava no brasil sobre o semideus virava a mais pura verdade.Sugiro que assistam um documentáriosobre o prost que passou em algum canal da sky(esqueci qual).A moeda sempre tem 2 lados.

Nilton Lopes
Nilton Lopes
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Inclusive a historia das ultimas voltas só com a sexta marcha, só tomando um Dreher para engolir.

lubbi
lubbi
Reply to  Nilton Lopes
12 anos atrás

Nao vem não,
Está nas imagens onboard e quem estava em interlagos viu e ´´ouviu´´ o problema das marchas,

Prove o contrário

abs

lubbi
lubbi
Reply to  Nelson
12 anos atrás

É verdade Nelson, uma coisa que sei é que o Senna era favorecido pela Honda/Ron Dennis, , isso emputecia o Prost.

Esse mesmo tipo de favorecimento o proprio Prost recebeu do Ron Dennis na equipe no final da carreria do NIki Lauda.

Nelson
Nelson
Reply to  lubbi
12 anos atrás

aleluia.Mais um que sabe das verdades!!!!!!!!

lubbi
lubbi
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Isso, e SEI que o Senna foi o melhor de todos.

abs

Elmer
Elmer
12 anos atrás

Eu tenho a versão em Bluray que vem com a miniatura do carro que ele venceu em Interlagos 91! Muito bom o Documentário!

Fabricio
Fabricio
12 anos atrás

Eu vi no cinema e depois no Sportv, e achei um documentário bem feito, mas nada que mereça tantos prêmios e elogios.
Ficou muito restrito à rivalidade com Prost e os problemas com o Ballestre, mas acabou não trazendo nenhuma grande novidade em termos de fatos e imagens, mas pra quem gosta de automobilismo e de Ayrton Senna, vale a pena conferir, é um bom programa.

hendrix
hendrix
12 anos atrás

as 2 melhores cenas são do balestre,
1° reunião antes da corrida (japão 89, eu acho) e balestre diz q eles (os pilotos) são exemplo pras “pessoas lá fora” e “nós” sabemos q isso não é verdade, kkkkk (ótima, concordo com ele)
2° reunião antes da corrida da alemanha 90, senna pedindo q troque os pneus da trajetória uma saída de freada por coneis, o esporro do balentre no aspone é ótima, depois vc vai ser punido, pensei logo o cara amarrado num tronco e sendo chicoteado, kkkkk

virei fã do balestre, antes achava-o 1 demonio pelas historinhas com o senna, kkkk

3° sempre aparece cenas de imagens desnecessárias q não tem nada a ver com o q é falado em off, nas cenas do senna sempre chavecando uma mina, ISSO NÃO É DE GRAÇA.
mensagens subliminares, não tô nem aí se o cara era viado ou não, o importante é o trabalho/resultado q ele fazia, e não foi só eu q achei essas cenas “estranhas”, 2 amigos meus sendo 1 jornalista de f1 tb achou. abafa mona, kkkkkkkkkk

assisti no cinema, achei-o muito bom, não phodaraço, só muito bom, ficou faltando detalhes de todo o ano de 93 q junto com a lotus preta 86 foram os melhores anos do senna na f1

Dú
12 anos atrás

Aqui fomos mal acostumados. Émerson, Nélson e Ayrton, os ON. Passamos anos ganhando e não dando o valor devido, mal acostumados. Isso explica um pouco a falta de reconhecimento ou interesse, pois víamos acontecer. Mas acabou a Fórmula 1. Brasileiro vencendo salvo uma zebra do Massa este ano, só daqui uns 10 anos. E não vamos virar uma Argentina no automobilismo, uma pena.

Elson F-1
12 anos atrás

Concordo com o seu ponto de vista. Agora: quanto ao ” ver pilotos bons guiando”, sinceramente, acho que existem muitos bons pilotos na F1 e ele foi um pouquinho melhor do isto.
Ou não?

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Elson F-1
12 anos atrás

Um pouquinho melhor?? rsrs

Deixa para lá não vou nem comentar.. vou respeitar a opinião das pessoas..

Mas posso pelo menos deixar um vídeo do programa Top gear dublado, que faz um documentário bem menos ufanista.. e muito mais tecnico, com opiniões de pilotos de verdade, assista quem quiser….

http://www.youtube.com/watch?v=sBNhkylfEnc

Fuiiiiiiiiii

Fabio
Fabio
Reply to  Elson F-1
12 anos atrás

É claro que tinha que aparecer as fanzocas babaquinhas ofendidas com tamanho disparate contra o herói da Globo. Pessoal tá chilicando até com elogio sem babação. Eita,carência…rs

Marcelo Figueira
Marcelo Figueira
Reply to  Fabio
12 anos atrás

“Fanzocas babaquinhas”… essa vou anotar, isso sim é xingamento de macho! O leitor (Burn Baby Burn) só deu a opinião dele – nada de mais – relaxa.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Fabio
12 anos atrás

Valeu marcelo.. nem respeitando a opinião dos outros a gente escapa dos teenaagers de plantão. rss lelax man

FABIO— bateu tomou… Leia meus posts espalhados por aí, rem um monte moleque.. e vai ver que eu sou fâ inverterado e de carteirinha de um piloto chamado Nelson piquet.. um “pouquinho’ melhor que 90%” dos caras que pilotam no grids atualmente..mesmo assim vi e testeminhei o que o Senna fez durante a sua carreira

Logo se o vídeo que eu anexei não foi o bastante para esclarecer esta mania de vincular tudo que o Senna fez ao galvão bueno, então com certeza deve estar largando a chupeta agora.. fedellho

Então não enche o meu saco.. arruma o teu uniforminho e vai para cama menino! pois amanha tem colégio e a “van” passa cedinho rsrs

Cada uma que eu tenho que escutar por aqui..”Fanzocas??” na certa vc tem o poster do “Rebeldes” na porta do quartinho hahahahah!!!!

que meigo..

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Filme muito legal pra quem curte automobilismo e o Senna….mostra um pouco dos bastidores do que era a Formula 1 antigamente (foi quando comecei a acompanhar corrida)…….as rusgas entre os pilotos, a boca aberta de todo mundo sem ter alguém da equipe ao lado pra ficar contendo as palavras…….não concorreu ao Oscar porque não foi americano que fez, e sei lá tb qual os critérios pra isso……isso tb não importa….
FG se fosse um documentário da Lada ou do Schumacher ai seria fantástico ao seu ver né….mas é do Senna, então não é espetacular…..

Paul Nashola
Paul Nashola
12 anos atrás

Foi muito pouco divulgado aqui. Acredito que o boom desse filme se dará quando alguma emissora transmitir ele na tv aberta, aí sim sentiremos o impacto.

Augusto
Augusto
12 anos atrás

Talvez o que tenha faltado por aqui tenha sido divulgação pro público em geral quando foi lançado nos cinemas.
A não-indicação desse filme ao Oscar de melhor documentário beira o ridículo. A explicação pode ser dada com o fato de que americano não é muito chegado em Fórmula-1. Já os britânicos do BAFTA…

Grande Abraço.

Augusto
regthorpe.blogspot.com

Nelson
Nelson
Reply to  Augusto
12 anos atrás

Os americanos já possuem bastante “SOU O MELHOR DO MUNDO”,não precisam de um outro importado.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Nelson
12 anos atrás

Na formula 1 eles não tem não amigo Nelson, Só tinha o mario Andretti, que era bom, mas jamais Chegou aos pés de um Piquet, Lauda.. e cia Ltda.

Mas o grande lance do vídeo, na minha opinião pessoal, foi documentar e mostras para estra geração que sequer sabe quem Senna foi, ou melhor.. que foi mal educada sobre o que este cara.. assim como outros grandes ases do passado fizeram. E que acham que o que temos atualmente pilotando os bolidos formula 1 são a melhor linhagem de todosos tempos. rsrs

Para mim é um documentário excelente que cumpre sua meta muito bem..

Mas não supera a máxima histórica do Rei morto.. rei posto.. e ponto final

valeu brother..

Nelson
Nelson
Reply to  Burn Baby Burn..
12 anos atrás

Burn:como sempre escrever rapido é uma m.Não quis me referir apilotos e sim ao monte de americanos metidinhos a gostosos,assim como o nosso semideus.Piloto americano bom foi o gurney,o andretti nasceu na italia.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Nelson
12 anos atrás

É verdade Nelsão.. relax man entendi o que vc disse sim.. e são metidos mesmo.. o dia que tiverem um piloto de ponta na F1, vai ter gp em tudo quanto é estado americano..

valeu brother

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Acho que um dos motivos de não ter feito sucesso por aqui, é que ele não possui o clima Brasil-sil-sil, que é o que a maioria dos fãs do Senna (e não da F1, aquele leigos, que dizem que a F1 perdeu a graça…aquelas baboseiras) estavam esperando.

Joel Teixeira
Joel Teixeira
Reply to  Rafael
12 anos atrás

Felizmente essa turminha que se deixa embarcar pelo ufanismo oportunista agora vira seus olhos pra Anderson Silva e sua trupe, com o mesmo Galvão Bueno como promoter !! Muitas alegrias a eles.