ABRAHAM KASINSKY, 94

SÃO PAULO – O empresário Abraham Kasinsky, fundador da Cofap, morreu ontem aos 94 anos. Aos 82, depois de vender a empresa, ele resolveu fabricar motos. Era um homem de coragem e empreendedor. E uma figura, como se vê neste vídeo. A Cofap patrocinou carros de corrida marcantes no Brasil, como um Escort, se bem me lembro, na velha Copa Shell de Marcas e Pilotos. E nos anos 80, seu salsichinha virou coqueluche nos comerciais de TV (abaixo tem alguns deles). Entrei no site da Cofap e não achei uma linha sobre a morte do fundador da empresa. Se não publicaram nada mesmo, é uma deselegância.

A Kasinski das motos também foi vendida, em 2009, para um grupo chinês. Nunca ouvi falarem mal delas, o que me faz crer que Kasinsky se preocupava de verdade com a qualidade dos produtos que fazia. O site da empresa, assim como o da Cofap, ignora completamente a morte de seu criador. Outra deselegância, num mundo cada vez mais deselegante.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
luana Ferreira da silva
luana Ferreira da silva
11 anos atrás

Oi me chamo LUANA, estou tentando CONHECER MEU PAI que trabalhou nessa empresa mais ou menos em 1992 ou antes, o nome dele é JOSÉ FERREIRA DA SILVA, é a única informação que sei sobre ele, gostaria por favor se alguém puder me dar uma esperança, que Deus os abençoe.

Alexandre ferreira da silva.
Alexandre ferreira da silva.
11 anos atrás

Funcionário da cofap ,Santo André , Mauá e São Bernardo,,entrei no grupo Cofap em Abril de 1962 ,trabalhei durante 46 anos ,e depois inclui meus conhecimentos no Grupo Malhe em itajuba.
Entre meus amigos ,sr Kasinsky e irmãos. e mais -José MIlton Laugênio, José Eduardo Corrêa,
e tantos outros que colaboraram com minha carreira e tantos desafios na empresa! abraço à todos.

luana Ferreira da silva
luana Ferreira da silva
Reply to  Alexandre ferreira da silva.
11 anos atrás

Oi Seu Alexandre, me chamo LUANA FERREIRA DA SILVA, Tenho 20 anos, estou tentando CONHECER MEU PAI que trabalhou nessa empresa antes de eu nascer em 1993, o nome dele é JOSÉ FERREIRA DA SILVA, é a única informação que sei sobre ele, se puder me dar uma esperança, que Deus o abençoe.

luana Ferreira da silva
luana Ferreira da silva
Reply to  Alexandre ferreira da silva.
11 anos atrás

Seu Alexandre, sou eu Luana me perdoe incomodar mais uma vez, mais se tiver alguma informação sobre o meu pai JOSE FERREIRA DA SILVA, que assim como o senhor trabalhou na COFAP antes de eu nascer em 1993, obs: não sei o ano em que ele entrou so sei que foi antes de eu nascer, por favor mande uma resposta para o email [email protected] ou ligue (71)91786450 Jean
Deus o abençoe

luana Ferreira da silva
luana Ferreira da silva
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Sr Flavio, muito obrigado pelo email do Sr Alexandre, vou mandar um email pra ele agora mesmo, Que Deus o abençoe.

Vanderli Ferreira Dourado ( DERLI )
Vanderli Ferreira Dourado ( DERLI )
11 anos atrás

Fui funcionário da empresa Cofap na década de 90 / 00. Conheci o sr. Kasiski, e vivi toda a transição da venda da Copap para a Magnet Marelli. Assim como o sr. José Midlin, fundador da Metal Leve, Kasisk pensava no mínimo 30 anos a frente das demais pessoas.
Sem dúvida foi um dos maiores empreendedores que o Brasil já conheceu.

Gilberto Sabino
Gilberto Sabino
11 anos atrás

Flávio, quando acontecido recebi essa notícia com muita tristeza, pois tive a oportunidade de trabalhar com o Sr. Kasinsky logo após ele adiquirir a fábrica de motos, realmente era uma figura impressionante e com um feeling para os negócios enorme. É lamentável as empresas pelas quais ele dedicou a vida não fizeram nenhuma mensão em sua homenagem. Sempre fui um apaixonado por motos, e quando fui trabalhar com ele fiquei ainda mais, tanto que comprei uma Kasinski, e me sinto muito feliz pela aquisição, tanto que ela já está chegando 70.000 Km e só tenho elogios. Um grande abraço!

jose sandro
jose sandro
12 anos atrás

trabalho na kasinski e tive oportunidade de ve-lo em 2009 antes de vender a fabrica, quando cheegava na empresa era sempre alegre e cumprimentava a todos, do gerente ao montador, nao porque morreu, mas sr. abraham era um homem muito digno!!! os atuais donos da kasinski se quer nos comunicaram da morte dele, achei isso um desrreipeito muito grande!!! que Deus console a familiia!!

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
12 anos atrás

O Brasil precisa de mais pessoas com a visão e a coragem que ele tinha, e menos desses sanguessugas que se pudessem, venderiam até a própria mãe para poder ganhar algo com isso.

carlos maximo
carlos maximo
12 anos atrás

NAO SOU EX-FUNCIONARIO DA COFAP, OU METAL-LEVE
POREM GOSTO DE MOTO, TIVE A OPORTUNIDADE DE TER A MOTO KASINSKI.
E POR ESSE MOTIVO CONHECI POR NOTICIARIOS O SR. KASINSKI.
REALMENTE UM PESSOA QUE VEIO ESCREVER SEU NOME NA HISTORIA DO BRASIL.
UM BRASIL COM MEMORIA QUE A MIDIA FAZ LEMBRAR OU ESQUECER.
UM PESSOA DE VISAO, Q NA EPOCA NOS MEROS MORTAIS NAO ENCHERGAMOS.
HOJE VEJO NAS RUAS AQUI NO RIO DE JANEIRO, MOTOS TRICICLOS, LEVANDO GELO,
PET SHOP, E ARTIGOS DE SUPERMERCADOS EM DOMICILIO, UMA IDEIA DO
SR. KASINSKI, Q EU VI NUMA REVISTA , SENDO DESENVOLVIDA PARA OS CORREIOS.
HOJE EM DIA PRATICAMENTE TUDO VEM DA CHINA, ATE AS MARCAS MAIS FAMOSAS.
AQUI TENTE ACABAR COM TUDO QUE BRASILEIRO FAZ…………………
A CARRO NACIONAL DA GURGEL, ACABARAM COM ELE, HOJE AINDA VEJO ALGUNS.
A MIDIA E NEYMAR, AYRTON SENNA, QUE MERECEM, TEM OUTROS Q MERECEM
TANTO OS Q VIVEM OU QUE VIVERAM….

Nelson
Nelson
12 anos atrás

o brasil de hoje é assim:e´enrolado,gosta de maracutaias então tem perfil para ser ministro.É trabalhador,empreendedor,é serio, mas que cara CHATO

Roberto Martins
12 anos atrás

Senti muito a perda do Sr. Kasinski, fui comandante do avião dele por quatro anos (piper Navajo – PT-KOD) era baseado em Cuiabá para dar assistência as fazendas dele.
Foi realmente um grande choque, perder um grande amigo como ele.
Cmt. Martins.
Chicago, IL
USA.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
12 anos atrás

Quando ele tira o cabecete e mostra a cabeça cheia de bitocas da loirona, notei que o comercial era fake. Não importa. Ótimo mesmo assim. Girar no globo da morte é demais para um sr. de 86 anos. Já não duvido que ele tenha saído do estúdio pra dar uns amassos na loirona… Agora, seguinte: os sites da Cofap e da Kasinski não trazerem uma nota sobre o falecimento do seu criador, realmente, é um descalabro. E mostra uma realidade: a mídia internet ainda não é valorizada nem reconhecida por 99% das empresas. Se não, colocavam pessoas comprometidas para atualizá-la. Valeu FG! Nunca dirigi em vou dirigir moto. Meu carro tá precisando trocar os amortecedores há 5 anos… mas valorizo empreendedores, como Kazinski e como você, que empreende postagens super-legais DIARIAMENTE!

PauloZ
PauloZ
12 anos atrás

Tive a oportunidade de ver, por mais de uma vez a figura do sr. Abrahão (Abraham) Kasinsky em reuniões da falecida ABAMEC. E pelo menos uma vez visitei uma das fábricas da COFAP.
Kasinsky era figura arrojada. Topava a parada e ia em frente. Tomou conta do mercado brasileiro de amortecedores pela sua audácia!
Estou aqui puxando pela memória pois creio que li alguns capítulos de um livro sobre Kasinsky, não sei agora se era uma biografia ou um relato de suas atividades como industrial.
Personalidade totalmente oposta ao Mindlin, outro pioneiro nas autopeças, Kasinsky foi um grande brasileiro. Meus respeitos.

Lio Campos
Lio Campos
12 anos atrás

Parabens ao Flavio por divulgar ..Eu fiquei sabendo e fiquei muito triste pois convivi com Ele uns 30 anos…e pensei encerrou mais uma era boa que acho que não volta mais…tambem fiquei chateado de ninguém lembrar …
Agora abrindo aqui gostei de saber que Vc lembrou ,que a Globo lembrou no Jornal Nacional, que que colocou as propagandas que fizeram maior sucesso Eu tenho uma Salcicha que levo ela em todo lugar….abs à todos

enko
enko
12 anos atrás

matei saudades dos comerciais, legal tambem o do kadett.
quanto ao ser kasinski, pura sacanagem não ser lembrado pelo homem de negócios que foi, pelos empregos que gerou, em um país desmemoriado como o nosso, somente os ruins são lembrados e tem valor.
uma famosa concessionária gm de são paulo, sofreu o mesmo efeito, morreu o dono, os filhos se desfizeram do negócio e a empresa acabou.

Wanderley Augusto
Wanderley Augusto
12 anos atrás

Trabalhei na Cofap nos anos 80, la em Capuava na divisa de Sto. Andre com Maua. Era comum ver Sr. Kasinsky indo trabalhar de trem ! Era um homem bom, preocupado com seus funcionarios e um verdadeiro empreendedor. O mesmo nao se pode falar dos seus filhos, que praticamente expulsaram o pai para vender a empresa. Mesmo assim ele nao parou … ate agora.

luis correa luan
luis correa luan
12 anos atrás

trabalhei naq cofap por 12 anos. acompanhei todo seu crescimento. tive a oportunidade de conviver um pouco com os 2 irmãos. Bernardo e Abraham . Pena que os filhos não tinham as mesmas caracteristicas dos pais. eles eram excelente patroes, ate hoje nunca vi um exfuncionario da cofap falar algo contra esta empresa.

so resta saudades daquela epoca, quanto aos fundadores dispensa comentarios, e só elogios..

paulo
paulo
12 anos atrás

O site e o colegio barão de mauá, em mauá, estão de luto,com aulas suspensas e tudo…ele tinha uma fundação Criada em 06 de agosto de 1993.
“Eu sou uma ‘Usina de Sonhos’ e acho imprescindível, pois o homem não pode viver sem eles. Contudo, não significa que os realizemos todos: muito me orgulho dos que realizei até agora.”
Abraham Kasinski

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Só lembrando que a COFAP foi comprada pela Magnetti Marelli empresa do conglomerado FIAT.

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
Reply to  Leonardo
12 anos atrás

Sim, Leonardo, e só lembrando que este grande grupo italiano fechou a planta de São Bernardo do Campo no ano passado, que, se não me engano também era Cofap, numa baita cagada estratégica de fabricar nesta planta apenas camisas de motor para exportação, ai veio a crise e papapa e seus clientes no exterior deixaram de fazer pedidos e ai, quem se deu mal foram os 600 funcionários desta planta…

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
12 anos atrás

É um país sem memórias, sem lembranças…É um país grande e bôbo, como diz Eduardo Almeida Reis, colunista do jornal Estado de Minas.Só dá BBB, fofoca de socialite, PT, ladroagem no planalto e merdas na tv. Isto sim interessa o povão! Grande homem…foi-se, mas deixou um legado que poucos tomam conhecimento!

Paulo Abreu
Paulo Abreu
12 anos atrás

Vejam esse vídeo do motocliclista Kasinski no globo da morte…. sensacional
http://www.youtube.com/watch?v=tNXHMaYwi0E

sergio castro
sergio castro
12 anos atrás

E aos 82 anos, quando começou a fabricar motos, ele gostava de ser fotografado pilotando suas crias por aí…

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Sou testemunha clara disso. Meu pai foi executivo durantes 25 anos de uma empresa, cujo os donos, são Israelenses. Determinado dia, me chamaram lá para uma conversa na sede da empresa, eu achei que iria receber um muito obrigado, um tapa nas costa ou mesmo um simples abraço e não recebi nem um sinto muito. Apenas você pode assumir as atividades de seu pai na empresa. Nossa mundo Flávio Gomes, precisa muito de ” Ágape”

Guest
Guest
12 anos atrás

Também não há nenhuma menção sobre ele no http://www.sindipecas.org.br

Nelson Fernandes
Nelson Fernandes
12 anos atrás

Caro Flavio,

Se não me engano, já que não tenho mais memória (só vaga lembrança).
Ele foi obrigado e vender a Cofap na época, já que os filhos dele, passaram a ter parte da empresa mesmo com o pai vivo e assinaram um documento de venda da empresa.
Mas foi o maior empreendedor do pais por muito tempo.

Marcelo Trindade
Marcelo Trindade
12 anos atrás

Mindlin, Kasinski…
Gênios letrados, visionários, empresários exemplares de seu tempo.

Há se o Brasil tivesse homens como estes na mesma proporcão que temos Sarneys e Barbalhos.

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
Reply to  Marcelo Trindade
12 anos atrás

Seria um sonho…tirando o Brasil dêste colonialismo!

De Bage
De Bage
12 anos atrás

Este sim podemos chamar de “Um Grande Brasileiro”. Aposentar e recomeçar aos 82 anos, era um empreendedor nato.

Fabrício Jabur
Fabrício Jabur
12 anos atrás

Pouca memória, não que seja uma pessoa de suma importância, mas não saiu em nenhum site de jornais, nacionais ou regionais, pelo menos não nos principais…

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
Reply to  Fabrício Jabur
12 anos atrás

Deu no Jornal Nacional ontem a noite.

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

O Sr Kasinski importava motos da China e não da Coréia. Os novos proprietários da empresa simplesmente mantiveram as aquisições de diversas empresas na China, e aqui põem a marca Kasinski. Não dá nem pra falar de qualidade quando comparado com Honda.

Luiz AG
Luiz AG
Reply to  Valmir Passos
12 anos atrás

Era da coréia também, Começou com a Hyosung,

fonte:

http://bestcars.uol.com.br/motos/kasinski-comet-gt250r-efi-1.htm

Junior
Junior
Reply to  Luiz AG
12 anos atrás

Exatamente, Kasinski importava motos fabricadas pela Coreana Hyosung, mas depois da venda virou uma salada de frutas, com chinesas, etc.
As motos da Hyosung são sim muito boas. Uma vez li uma revista, acho que alemã, onde elegeram as melhores marcas de motos vendidas lá. As Hyosung’s ficaram em segundo lugar, perdendo somente para as BMW’s. Tá certo que isso fazem mais de 10 anos que li.
A reclamação aqui no Brasil, pelo menos aqui no sul, sempre foi o pós venda, muito precário em peças de reposição, etc.

João Oliveira
João Oliveira
Reply to  Valmir Passos
12 anos atrás

As motos da Kasinki eram, até a venda da empresa para um grupo Chines, importadas da Coréia (Hyosung) e o seu principal produto, a Mirage 250, ainda é a melhor motocicleta custom 250 fabricada no mundo, de acordo com revistas internacionais.

Hamilton_k
12 anos atrás

É, os sites das empresas só estão interessados em vender as coisas. E na parte institucional o que interessa é falar que a marca foi vendida para a empresa X, que é líder aqui e ali e produz tantas coisas por dia.

A morte de um fundador deveria ser sentida pela empresa como a morte de um patriarca numa família. O fundador deveria fazer parte do patrimônio da empresa, parte da sua identidade e de sua cultura organizacional. Sempre foi assim. Infelizmente isso é cada vez mais raro.

Luiz AG
Luiz AG
12 anos atrás

Perdemos mais um empreendedor, da lista de José Mindlin. Que descanse em paz…

Agora sobre a Kasinski Motos… O erro do sr. Kasinski foi colocar gente incompetente para comandar. Cobrar cerca de 20% em preço a mais em uma marca coreana desconhecidoa que um modelo compatível da Honda (no caso da Comet 650) era de uma insanidade e uma falta de visão sem tamanho.
Sr. Claudio Rosa (ex-Sundown) jutamente com o grupo Zongshen chines compraram a Kasinski e reposicionaram os preços fazendo as vendas crescerem em mais de 10x.

Hoje você compra uma Comet 650 GTR por R$ 24 mil. Na época do Sr. Kasinski não saia por menos de R$ 34 mil. Por isso era tão difícil ouvir reclamações dela…

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

FG, veja essa propaganda da Kasinski com o próprio Abraham, http://www.youtube.com/watch?v=7jKYiQdPURQ abs!!

Eduardo
Eduardo
Reply to  Leonardo
12 anos atrás

Essa é memorável!!!

Marcelo Masili
12 anos atrás

Nenhuma linha sobre a morte, e nenhuma sobre a vida também. Só pra comprovar que memória por aqui de fato é coisa que não se preza.

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
Reply to  Marcelo Masili
12 anos atrás

Esse pessoal só se preocupa com dinheiro, tão cagando e andando para história e para as pessoas. Isso é uma particularidade do brasileiro que eu abomino.

E os comerciais? Eu era garoto quando eles passavam. Ficava assistindo só para ver o da Cofap.