COISA SÉRIA
SÃO PAULO (caramba) – Algo muito sério aconteceu com o segundo chassi da Lotus. Depois de algumas voltas pela manhã com Grosjean, a equipe descobriu que havia algo errado com o carro, alertada pelo piloto — que achou que seu comportamento era “estranho”. Resolveram mandar buscar o primeiro chassi construído, que estava em Enstone. O que foi usado em Jerez. Aí, de tarde, o time avisou que está fora dos testes de Barcelona para resolver os problemas detectados. E não mandou chassi nenhum para a Espanha. Voltou todo mundo para a Inglaterra.
O que terá sido? Abrir mão de quatro dias de testes numa pré-temporada de 12, um terço de todo o período reservado pra treinar, só ser for algo muito sério mesmo.
A ponto de comprometer a segurança dos pilotos? Não tenho ideia. Mas já se fala em problemas estruturais, em erros de montagem, em algum equívoco na fixação do motor, em torção excessiva do chassi, em forças aerodinâmicas mal calculadas, em defeitos de fabricação…
Sei que é bem sério.
Torção em chassi de fibra de carbono? É mais fácil rachar o material… mas um erro de cálculo pode fazer com que o chassi se desintegre com o carro em movimento. Imagine um F-1 perdendo pedaços do nada a 300 km/h…
Existem sim torções em chassi de fibra de carbono. Também pode ter ocorrido fadiga precoce. Isso pode ter se originado no processo que eles chamam de “cozimento” das peças em fibra de carbono, quando se submetem à aquela moldagem em alta pressão na autoclave. Testes também servem pra isso e, ainda bem, ocorreu nessa fase.
A velha Lotus já tinha experiência em chassi com rigidez “colchão d’água”, nos tempos do Piquet. Estão honrando a tradição.
Me lembrou o F6 da Fittipaldi. O cara bolou algo “revolucionário” e o Emerson condenou. Acabou o Divila tendo que, na calada da noite e sem o cara saber, atestar na mesa a torção excessiva. O cara foi embora e o mico ficou na mão dos irmãos, que tentaram reforçar o chassi aos 45 do segundo tempo, mas já era.
Aliás, foi o início do fim da Fitti. Dali pra frente só foi desgraça. Mas os tempos eram outros, foi só uma lembrança…
Bem, se o problema fosse motor, poderiam contratar o senhor do video desse link aqui:
http://biertijd.com/mediaplayer/?itemid=31363
Já viu esse Gomes?
Nao acredito que seja torçao excessiva do chassi. Se fosse assim, aconteceria algo muito parecido com o Lola de 1997 que Andre Ribeiro guiou, que era impossivel de fazer uma curva sem ficar “nervoso”.
Para agirem dessa forma, ou é algum conceito novo que estava errado ou segurança mesmo, e conto mais com a 2a opçao.
Acho pouco provável que seja relacionado com o regulamento. Se fosse isso, eles andariam fora do regulamento e fariam as modificações até Melbourne. Também não imagino que tenha a ver com rigidez do chassi, porque isso qualquer modelo de computador usado na stock car de Cochabamba consegue prever. Segurança, só se o problema pudesse gerar um acidente, porque a célula de sobrevivência passou nos dois crash-tests da FIA. Fato é: é do desenho, não é do chassi 02. Prova disso é que não deixaram o 01 ir pra pista e puxaram o plug. Eu moro em Londres. Domingo eu passo em Enstone e dou uma olhada no estacionamento da Lotus. Se estiver cheio, é porque o povo tá lá dentro redesenhando o carro!
Acho também que foi algo MUITO sério,pois pra eles perderem quatro dias de teste,provavelmente é algo que não dá pra ser resolvido de uma hora pra outra.
Acredito que tenha sido algum problema de resistência,ou calculo.
Algumas cabeças irão rolar na Lotus-Renault,já tô imaginando as demissões…
Torço para que o Ronaldin aqui embaixo tenha razão, para dar um pouco mais de graça ao campeonato. Porem, o Copersucar F6 deu umas “entortadas” aparentemente semelhantes na Curva 1 de Interlagos já nas primeiras voltas do teste com o Emerson. Quando é assim, a possibilidade do carro ter nascido ruim é grande.
Caso for isso mesmo, Kimi Raikkonen vai ficar com saudade do WRC ou, ele sai do time o mais rápido que puder. Com carros andando bem o rapaz já não é lá muito “animado”, imagine andando com uma “bicheira”! É capaz dele nem ir em algumas provas … alegando estar com “indisposição”.
Torço para que o Ronaldin aqui embaixo tenha razão, para dar um pouco mais de graça ao campeonato. Porem, o Copersucar F6 deu umas “entortadas” aparentemente semelhantes na Curva 1 de Interlagos já nas primeiras voltas do teste com o Emerson. Quando é assim, a possibilidade do carro ter nascido ruim é grande.
Caso for isso mesmo, carro ter nascido ruim, Kimi Raikkonen vai ficar com saudade do WRC ou, ele saiu do time o mais rápido que puder. Com carros andando bem o rapaz já não é lá muito “animado”, imagine com uma “bicheira”!
nao é algo que prejudique o desempenho, especialmente no quesito velocidade, eis que eles estavam indo bem. deve ser algo relacionado à segurança, mesmo.
Sei…. tá com cara de ser uma nova brawn GP isso aí…
Chegar na austrália jantando todo mundo.
Afinal, parece que o kimi virou tempo bom nos primeiros testes sem muito esforço… parece.
Tenho grande receio quanto a segurança destes carros.Há muita pressão sobre os técnicos das equipe e pilotos por parte dos patrocinadores e etc em busca de resultados .
Já vi coisa parecida antes. Uma vez um novo e revolucionário chassis da Accura do LMP1 do Gil de Ferran teve um problema em um dos pick-ups da suspensão dianteira. O insert de alumínio alojado dentro do carbono, onde os pick ups dianteiros são parafusados, se soltava. Imagino que o problema seja parecido. Não é questão de rigidez torcional, e sim de uma rigidez na suspensão dianteira, dando estranhos “feedbacks ” para o piloto, principalmente no alinhamento do carro. Provavelmente mandaram vir o chassis de Jerez e na fábrica notaram o mesmo problema. Acontece que Barcelona tem mais Gs.
Isto é praticamente impossível de resolver na pista, porém imagino que eles não tenham problemas em acertar isto para a próxima semana ou para a Austrália.
Coitado do sobrinho Senna… já tomou tempo do piloto reserva… um tal de Bottas.
A inveja é uma “M”….Vai correr de kart indoor primeiro rapaz.
Não concordo que seja inveja. O Bruno Senna não pode ser criticado só porque é do BRASIL-IL-IL-IL-IL?
Desenvolver carro com “software” comprado na 25 de março dá nisso, ora pois
O problema foi aquele software pra fazer carros modelo 2012 (esqueci o nome do programa) que o Flavio fez propaganda.
Isso que dá comprar pela internet.
gp3 edit??rsrs
pelo que li nos sites especializados…já era o chassi da lotus, nem com mta superbonder vão conseguir reforçá-lo a ponto de oferecer segurança nos circuitos de alta…e um novo….em cima da hora…Bruno Senna agradece
O pior do problema do chassi não é o risco de vida dos pilotos ou queda de desempenho durante o ano, e sim a perda de credibilidade diante dos patrocinadores. Desde o Cingapuragate, a equipe (antes Renault, hoje Lotus) não consegue livrar-se desse karma que o acomente e vingar como equipe vitoriosa. Como disse o Dú, esse problema soa como macumba do Colin Chapman!
Sei que dar pitaco nesta situação é mero exercício de advinhação.
Pelo pouco que o Grosjean falou ta com cara de falta de rigidez torcional que pode comprometer a segurança geral do carro, tanto no aspecto de aderencia em curvas como na fiabilidade dos materiais (podendo causar fadiga precoce). Acho que o chassi número 2 já chegou rachado e o numero um detectou-se que tinha o potencial de rachar no mesmo lugar.
A LOTUS COMPROU sua cópia do CD projeto de chassi num camelô da 25 / 3 e tava com “pobrema” , mas o camelô garantiu a troca do CD
Acho que só afetaria a segurança dos pilotos indiretamente, na questão de dirigibilidade. Se o chassi passou no teste da FIA, ele é seguro. Mas pode ser realmente a pista que maltrata os carros, a Sauber tb teve problemas, a curva 3 de raio longo à direita e os vários bumps nas freiadas afetaram mais a estrutura (rigidez torcional do chassi) da Lotus.
Sem trollagem, mas para mim a FIA somente testa o impacto nos chassis; nunca li em nemhum lugar que faz teste de torção.
Ou perceberam que fizeram um carro mega-f*** , devem estar ganhando 2s por volta, tipo os difusores de 2009.
Então resolveram se esconder antes que outra equipe perceba e os copie.
Enfim, projeto de gente grande.
Abre o olho Red Bull!!!
Nossa! que viagem….
jogo minhas fichas na torção excessiva do chassis, isso pode comprometer todo o comportamento do carro inclusive a segurança dos pilotos.
talvez numa pista de baixa velocidade o problema não tenha aparecido, mas em uma pista de alta a coisa fica feia.
Disseram que o Bruno Senna tava encrencado indo pra Williams, e pode até ser verdade, mas o fato é que ele mesmo assim ainda tá em situação infinitamente melhor lá do que se tivesse ficado na Lotus, pois lá na Williams pelo menos eles já resolveram os problemas de confiabilidade e podem agora tentar fazer o carro ficar mais rápido. Já na Lotus, cuja dupla pesa mais do que vale (engraçado que quando o Räikkonën queria ir pra Williams ninguém apoiava, e agora na Lotus todo mundo acha que ele vai voltar como nos tempos de McLarem e esse Grosjean, que entrou na F1 uma vez por ser pseudo-francês e mostrou-se uma chicane ambulante, uma das piores performances que eu já vi) e vão perder muita quilometragem (nem venham com essa que quatro dias de treinos intensos fazem falta sim pra dois pilotos que não disputam um GP de F1 desde 2009, mais ainda mais se tratando desses dois)
Bom, eu acho que descobri a falha. Pra quem não tiver muito a fim de clicar no link, vai o texto da postagem:
“A Renault (ih, não, agora é Lotus) anunciou que está fora dos testes coletivos dessa semana, na Catalunya. Alguma merda como carro. Não deram mais detalhes. Desconfio que seja algo relacionado à partida a frio do carrinho. Afinal, tem feito frio em Barcelona, e ficar sem essa parafernália é coisa séria. Ainda mais se o carro for a álcool. E o do Räikkönen obviamente é.”
O texto completo em: http://blogdoboueri.blogspot.com/2012/02/noticia-do-dia.html
Será que o engenheiro-chefe não teve uma sacada infalível e resolveu arriscar tudo?
Well, respondi errado era pra ir pro fim/começo da página, mas deixa.
Será que vão ter que pedir emprestado os chassis da F-Indy?
Sério mesmo:
http://www.autosport.com/news/report.php/id/97620
Rapaz até quando o Bruno Senna vai testar a tal confiabilidade, quando eles vão saber como o carro se comporta de tanque com poca gasolina?
Falando nisso, como a pirelli resolveu a questão dos pilotos que não treinam no Q3?
Da última vez em que houve falha estrutural numa Lotus deu nisso:
http://f1-facts.com/events/10275
Será que… tipo… só agora descobriram que o carro tava fora do regulamento e o projeto foi pro espaço, tendo de ser inteiramente refeito, daí o aborto dos testes?
segurança dos pilotos? ahahahehehaheaaehaehehea….cóf, cóf…..haheheahehehehehe
boa flavio, boa….
Vc. nunca tem idéia de nada…….. tá sempre encima do muro…..
Em cima. Por favor. EM CIMA.
Hahaha! cada um que aparece… coitado.
hehe…dicima do muro ficaria melhor
É só lembrar das mulheres. EM CIMA os peitos são separados EMBAIXO é tudo junto!
O interessante é que o infeliz seguiu a regra: M só antes de P e B.
Se o time voltou para a fábrica é sinal que os pilotos não estão seguros à bordo da versão atual do chassis. Ninguém saberá os motivos pois implicaria decepar algumas cabeças no início do ano. Existem possibilidades que vão de fadiga de material até erro de projeto. O ano passado a Ferrari conseguiu projetar uma asa fora das especificações da FIA. A turma da engenharia da Ferrari costuma chamar ‘il comendatore’ para operar o software de projetos em Maranello.
Duvido sinceramente que teriam tal perda competitiva por causa de seurança dos pilotos… acredito que era algum erro que prejudicava acerto, e que portanto não valeria a pena continuar testando e corromper os dados…
PARA QUEM NÃO SABE TEMOS UM BRASILEIRO TRABALHANDO NA LOTUS OLHEM O BLOG DELE http://www.ctnainglaterra.blogspot.com/ LOGO ELE DEVE FALAR SOBRE , ABRAÇOS
O cara trabalha na Caterham, do Petrov e do Kovalainen, que não se chama mais Lotus. A Lotus problemática é a de Grosjean e di Raikkonen, acho que você misturou tudo. O que ele vai ter a dizer se é de outra equipe?
É uma pena, seria interessante ver mais uma equipe a atrapalhar as 03 mais poderosas na F-1.
Imperador
FG…Boas noites……………Flavio..de galinheiro de mudo.. piru é pato..o bruno XENNA. vai fazer historia na F1..vai ser o pé de breque que mais faz kilometros…acho que ele ta fazendo teste pra montadora..para saber a durabilidade do motor…. fazer tempo…..que é obrigação..o bunda mole não sabe fazer…………isso é o Mico..da F1..tadinha das chaves de coxas da Dona Viviane….não irão valer nada……….rsssss
kkkkkkkkkk… cada um que aparece.. sabe muito… sabe muito… kkkkkkkk
Oi AGS (bela equipe, não??….rs).
Não sou fã do Bruno e acho que estamos sem pilotos neste ano.
Massa passou do ponto e o Bruno é pouco experiente.
Mas, AGS, vista as botas dele e veja o que vc consegue fazer com a Williams….
Falar (ou escrever…) é fácil.
Resolver é o problema, fiote!!!
continua ofendendo a moral das pessoas.
alem de postar apenas coisas ridículas.
senta lá e faz melhor se isso te incomoda, e e a equipe ordenou ue se faça esse tipo de teste, o que voce tem a ver com isso?, é oce que patrocina o cara?, é o dono da equipe por acaso?
verdadeiro palhaço metido a comentar o que não sabe.
Enko………………………….boas noites…………………………………não ofenda o cara……………………………………… (……………………….) ……………………………….kkk…………………………………….
danilo, ele merece e gosta.
conheço a viviane, assim como conheci o airton
nunca vi nada nessa senhora que a desabonasse, ela é cristã, cuida do instituto do irmão com muita eficiência.
agora vem um recalcado como esse ags falar mal de uma pessoa como ela, ele merece as pauladas que leva.
queria ver a reação dele se alguém falasse mal da progenitora dele.
Enko, covarde coloca codinome…
O cara é tão lerdo como as AGS…
Não poderia ter colocado codinome correto…
Daqui a pouco muda para Eurobrum e Andrea Moda…
Ahhh….Gêese….ofensas não….ficaria melhor comentar o post proposto: problemas com chassis da Lotus (antiga Renault) …
É ags, humildade e caldo de galinha, não faz mau a ninguém!! um dia fui responder você, você falou até da minha familia, e olha, que nem da sua eu disse! hoje, você provou do proprio caldo.
E pelo visto não foi só “nanica” da HRT que tem problemas … É obvio que , seja grande ou pequena , problemas que podem acarretar risco devem ser detectados nos crash-test antes da pré-temporada.
Só que a HRT foi reprovado, em um dos 14 apontamentos , no teste e este da Lotus foi nas pistas … Será que mudaram o mesmo após os testes ?
Verdade, mas a HRT devia ter erros catastróficos. Uma coisa tão ridícula, mas tão ridícula que a FIA teve que mandar eles de volta para a prancheta e proibir eles de voltarem até que trouxessem alguma coisa que pelo menos tivesse quatro rodas e um motor. Já a Lotus deve ter feito alguma besteira neste intervalo entre Jerez e Barcelona, já que os Lotus andaram bem por lá. Ruim, mas com trabalho duro e um pouco de sorte, contorna-se o problema.
Ok, mas foi reprovada em 01 dos apontamentos dos 14 previstos…
De qualquer maneira, para uma equipe experiente como a Renault (vá-lá,Lotus) é dureza….
Tem algo muito errado aí, falaram que em Jerez a pista é de baixa velocidade e barcelona é de alta, por isso detectaram o defeito só em barcelona. O primeiro chassi também tá bichado. Será que o projeto do carro foi pro espaço?
Flávio eu também achei estranho mas não seria um modo de economizar grana?
Porque não é possível deixar pra la uma semana de testes, não daria pra testar nada?
Abraço
Macumba do Colin Chapman. Foi em Campo Grande no terreiro e mandou ver.
Tony Fernandes escapou dessa. A maldição da Caterham são os projetistas (e os pilotos) dela. E Colin Chapman o perdoou porque Tony aceitou que a Lotus verdadeira rest in peace. E por ter sido um bom dono de equipe, que não traçou metas mirabolantes impossíveis (a única meta mirabolante da equipe era marcar algum ponto, o que poderia ter acontecido com um pouco mais de sorte e pilotos melhores) nem fez sua equipe de rica e pomposa pela frente e pedindo esmola por trás dos panos. Não dou muitos anos pra essa Lotus Cars entrar em crise e sair da F1 e devolver o nome Lotus à história e esses picaretas da Genii venderem a equipe pra alguma montadora ou um sheik árabe.
Faltou o aviso de “cuidado com o degrau”, obrigatório pelo regulamento.
Equipe também terá que alterar o chassi nº. 1, que substituiria o que apresentou problemas.
http://tazio.uol.com.br/noticia/lotus-anuncia-retirada-dos-testes-em-barcelona-1217/
Que azar, tava tudo “condenado”, ainda bem que viram a tempo, antes de causar algum acidente, alguém poderia ter se machucado.
Não dá pra duvidar das pragas que o Galvão joga, já vi isso com Kubica em 2011…
Isso aí não é praga do Galvão não. Isso aí é maldição do Colin Chapman, por profanarem um nome sagrado da F1. Os picaretas da Proton ludibriaram Tony Fernandes dizendo que ele podia montar uma nova equipe que devolvesse o nome lendário à categoria e depois quiseram tomá-lo de volta e emprestá-lo a uma equipe de nome sujo (e tradição em polêmicas de todo tipo com os nomes Renault ou Benneton e agora se prepara pra uma nova fase de controvérsias) e gente pouco confiável (sinceramente, nunca fui com a cara do pessoal da Genii). Esperto foi o Jimmy Vasser da Indy, que rompeu a parceria da KV com a Lotus pra não ter que usar seus motores que aliás estão com o desenvolvimento atrasado em relação aos Honda e Chevrolet.
Grosjean admite falha no E20: “Carro estava estranho”
http://tazio.uol.com.br/noticia/grosjean-admite-falha-no-e20-carro-estava-estranho/
Nesta terça-feira o franco-suíço estava estreando o chassi número 2 do E20, mas não conseguiu seguir na pista, alegando que o bólido estava “com um comportamento estranho” nas tomadas de curva. O time resolveu devolver o carro à fábrica, em Enstone, na Inglaterra, e levar para a pista espanhola o chassi 1, usado em Jerez. O piloto, por sua vez, reconheceu que foi detectado um defeito na produção, embora não tenha entrado em detalhes sobre a origem da falha.
Seria um degrau que racha e deixa o ornitorrinco sem bico?
Já pensou se é, e obriga todas do grupo da pré-história a fazer um recall do conceito? A McLaren faria uma banana a todos e gritaria um sonoro “chupa!” por terem deixado ela de fora do clube!
Com urgência assim, somente se for comprometer a segurança dos pilotos, Gomes matou a questão, se não fosse isso, pelo menos o teste ia continuar para avaliar a parte da confiabilidade, e Grosjean é novato precisa “rodar” com o carro, mesmo caso do Kimi que volta “enferrujado”. Ou o chassi deu fadiga de material ou erraram algo no projeto que podia comprometer a segurança dos pilotos. Geralmente a equipe tem 2,3 chassis diferentes, mas parece que, o chassi titular deu problema, e isso é muito ruim. Vai ser complicado a Renault bater a Mercedes em 2012, ela já ficou atrás em 2010 e 2011.
Então Flavio seja mais claro, o que isso deve significar??!! erro de projeto já esta na cara que pode ser,porém é algo mais complexo acredito eu mas o que seria??