COISA SÉRIA

SÃO PAULO (caramba) – Algo muito sério aconteceu com o segundo chassi da Lotus. Depois de algumas voltas pela manhã com Grosjean, a equipe descobriu que havia algo errado com o carro, alertada pelo piloto — que achou que seu comportamento era “estranho”. Resolveram mandar buscar o primeiro chassi construído, que estava em Enstone. O que foi usado em Jerez. Aí, de tarde, o time avisou que está fora dos testes de Barcelona para resolver os problemas detectados. E não mandou chassi nenhum para a Espanha. Voltou todo mundo para a Inglaterra.

O que terá sido? Abrir mão de quatro dias de testes numa pré-temporada de 12, um terço de todo o período reservado pra treinar, só ser for algo muito sério mesmo.

A ponto de comprometer a segurança dos pilotos? Não tenho ideia. Mas já se fala em problemas estruturais, em erros de montagem, em algum equívoco na fixação do motor, em torção excessiva do chassi, em forças aerodinâmicas mal calculadas, em defeitos de fabricação…

Sei que é bem sério.

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelim
Marcelim
12 anos atrás

Torção em chassi de fibra de carbono? É mais fácil rachar o material… mas um erro de cálculo pode fazer com que o chassi se desintegre com o carro em movimento. Imagine um F-1 perdendo pedaços do nada a 300 km/h…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelim
12 anos atrás

Existem sim torções em chassi de fibra de carbono. Também pode ter ocorrido fadiga precoce. Isso pode ter se originado no processo que eles chamam de “cozimento” das peças em fibra de carbono, quando se submetem à aquela moldagem em alta pressão na autoclave. Testes também servem pra isso e, ainda bem, ocorreu nessa fase.

Cristiano
Cristiano
12 anos atrás

A velha Lotus já tinha experiência em chassi com rigidez “colchão d’água”, nos tempos do Piquet. Estão honrando a tradição.

Muller
Muller
12 anos atrás

Me lembrou o F6 da Fittipaldi. O cara bolou algo “revolucionário” e o Emerson condenou. Acabou o Divila tendo que, na calada da noite e sem o cara saber, atestar na mesa a torção excessiva. O cara foi embora e o mico ficou na mão dos irmãos, que tentaram reforçar o chassi aos 45 do segundo tempo, mas já era.
Aliás, foi o início do fim da Fitti. Dali pra frente só foi desgraça. Mas os tempos eram outros, foi só uma lembrança…

Vitor
Vitor
12 anos atrás

Bem, se o problema fosse motor, poderiam contratar o senhor do video desse link aqui:

http://biertijd.com/mediaplayer/?itemid=31363

Já viu esse Gomes?

Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
12 anos atrás

Nao acredito que seja torçao excessiva do chassi. Se fosse assim, aconteceria algo muito parecido com o Lola de 1997 que Andre Ribeiro guiou, que era impossivel de fazer uma curva sem ficar “nervoso”.

Para agirem dessa forma, ou é algum conceito novo que estava errado ou segurança mesmo, e conto mais com a 2a opçao.

Pedro Paiva
Pedro Paiva
12 anos atrás

Acho pouco provável que seja relacionado com o regulamento. Se fosse isso, eles andariam fora do regulamento e fariam as modificações até Melbourne. Também não imagino que tenha a ver com rigidez do chassi, porque isso qualquer modelo de computador usado na stock car de Cochabamba consegue prever. Segurança, só se o problema pudesse gerar um acidente, porque a célula de sobrevivência passou nos dois crash-tests da FIA. Fato é: é do desenho, não é do chassi 02. Prova disso é que não deixaram o 01 ir pra pista e puxaram o plug. Eu moro em Londres. Domingo eu passo em Enstone e dou uma olhada no estacionamento da Lotus. Se estiver cheio, é porque o povo tá lá dentro redesenhando o carro!

Daniel Ramos
Daniel Ramos
12 anos atrás

Acho também que foi algo MUITO sério,pois pra eles perderem quatro dias de teste,provavelmente é algo que não dá pra ser resolvido de uma hora pra outra.
Acredito que tenha sido algum problema de resistência,ou calculo.

Algumas cabeças irão rolar na Lotus-Renault,já tô imaginando as demissões…

Ulisses
Ulisses
12 anos atrás

Torço para que o Ronaldin aqui embaixo tenha razão, para dar um pouco mais de graça ao campeonato. Porem, o Copersucar F6 deu umas “entortadas” aparentemente semelhantes na Curva 1 de Interlagos já nas primeiras voltas do teste com o Emerson. Quando é assim, a possibilidade do carro ter nascido ruim é grande.
Caso for isso mesmo, Kimi Raikkonen vai ficar com saudade do WRC ou, ele sai do time o mais rápido que puder. Com carros andando bem o rapaz já não é lá muito “animado”, imagine andando com uma “bicheira”! É capaz dele nem ir em algumas provas … alegando estar com “indisposição”.

Ulisses
Ulisses
12 anos atrás

Torço para que o Ronaldin aqui embaixo tenha razão, para dar um pouco mais de graça ao campeonato. Porem, o Copersucar F6 deu umas “entortadas” aparentemente semelhantes na Curva 1 de Interlagos já nas primeiras voltas do teste com o Emerson. Quando é assim, a possibilidade do carro ter nascido ruim é grande.
Caso for isso mesmo, carro ter nascido ruim, Kimi Raikkonen vai ficar com saudade do WRC ou, ele saiu do time o mais rápido que puder. Com carros andando bem o rapaz já não é lá muito “animado”, imagine com uma “bicheira”!

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
12 anos atrás

nao é algo que prejudique o desempenho, especialmente no quesito velocidade, eis que eles estavam indo bem. deve ser algo relacionado à segurança, mesmo.

ronaldin
ronaldin
12 anos atrás

Sei…. tá com cara de ser uma nova brawn GP isso aí…
Chegar na austrália jantando todo mundo.

Afinal, parece que o kimi virou tempo bom nos primeiros testes sem muito esforço… parece.

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
12 anos atrás

Tenho grande receio quanto a segurança destes carros.Há muita pressão sobre os técnicos das equipe e pilotos por parte dos patrocinadores e etc em busca de resultados .

Eduardo Bassani
Eduardo Bassani
12 anos atrás

Já vi coisa parecida antes. Uma vez um novo e revolucionário chassis da Accura do LMP1 do Gil de Ferran teve um problema em um dos pick-ups da suspensão dianteira. O insert de alumínio alojado dentro do carbono, onde os pick ups dianteiros são parafusados, se soltava. Imagino que o problema seja parecido. Não é questão de rigidez torcional, e sim de uma rigidez na suspensão dianteira, dando estranhos “feedbacks ” para o piloto, principalmente no alinhamento do carro. Provavelmente mandaram vir o chassis de Jerez e na fábrica notaram o mesmo problema. Acontece que Barcelona tem mais Gs.
Isto é praticamente impossível de resolver na pista, porém imagino que eles não tenham problemas em acertar isto para a próxima semana ou para a Austrália.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
12 anos atrás

Coitado do sobrinho Senna… já tomou tempo do piloto reserva… um tal de Bottas.

Marcos
Marcos
Reply to  luiz carlos barbosa
12 anos atrás

A inveja é uma “M”….Vai correr de kart indoor primeiro rapaz.

thiago
thiago
Reply to  Marcos
12 anos atrás

Não concordo que seja inveja. O Bruno Senna não pode ser criticado só porque é do BRASIL-IL-IL-IL-IL?

Luis Freitas
Luis Freitas
12 anos atrás

Desenvolver carro com “software” comprado na 25 de março dá nisso, ora pois

Felipe
Felipe
12 anos atrás

O problema foi aquele software pra fazer carros modelo 2012 (esqueci o nome do programa) que o Flavio fez propaganda.
Isso que dá comprar pela internet.

playmobil
playmobil
Reply to  Felipe
12 anos atrás

gp3 edit??rsrs

playmobil
playmobil
12 anos atrás

pelo que li nos sites especializados…já era o chassi da lotus, nem com mta superbonder vão conseguir reforçá-lo a ponto de oferecer segurança nos circuitos de alta…e um novo….em cima da hora…Bruno Senna agradece

Luciano Barbosa
Luciano Barbosa
12 anos atrás

O pior do problema do chassi não é o risco de vida dos pilotos ou queda de desempenho durante o ano, e sim a perda de credibilidade diante dos patrocinadores. Desde o Cingapuragate, a equipe (antes Renault, hoje Lotus) não consegue livrar-se desse karma que o acomente e vingar como equipe vitoriosa. Como disse o Dú, esse problema soa como macumba do Colin Chapman!

Mauricio
12 anos atrás

Sei que dar pitaco nesta situação é mero exercício de advinhação.
Pelo pouco que o Grosjean falou ta com cara de falta de rigidez torcional que pode comprometer a segurança geral do carro, tanto no aspecto de aderencia em curvas como na fiabilidade dos materiais (podendo causar fadiga precoce). Acho que o chassi número 2 já chegou rachado e o numero um detectou-se que tinha o potencial de rachar no mesmo lugar.

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

A LOTUS COMPROU sua cópia do CD projeto de chassi num camelô da 25 / 3 e tava com “pobrema” , mas o camelô garantiu a troca do CD

Francisco Meireles
Francisco Meireles
12 anos atrás

Acho que só afetaria a segurança dos pilotos indiretamente, na questão de dirigibilidade. Se o chassi passou no teste da FIA, ele é seguro. Mas pode ser realmente a pista que maltrata os carros, a Sauber tb teve problemas, a curva 3 de raio longo à direita e os vários bumps nas freiadas afetaram mais a estrutura (rigidez torcional do chassi) da Lotus.

rodrigo
rodrigo
Reply to  Francisco Meireles
12 anos atrás

Sem trollagem, mas para mim a FIA somente testa o impacto nos chassis; nunca li em nemhum lugar que faz teste de torção.

Danilo B. Hatzlhofer
Danilo B. Hatzlhofer
12 anos atrás

Ou perceberam que fizeram um carro mega-f*** , devem estar ganhando 2s por volta, tipo os difusores de 2009.
Então resolveram se esconder antes que outra equipe perceba e os copie.
Enfim, projeto de gente grande.
Abre o olho Red Bull!!!

Francisco Aldo Gomes
Francisco Aldo Gomes
Reply to  Danilo B. Hatzlhofer
12 anos atrás

Nossa! que viagem….

enko
enko
12 anos atrás

jogo minhas fichas na torção excessiva do chassis, isso pode comprometer todo o comportamento do carro inclusive a segurança dos pilotos.
talvez numa pista de baixa velocidade o problema não tenha aparecido, mas em uma pista de alta a coisa fica feia.

Diego
Diego
12 anos atrás

Disseram que o Bruno Senna tava encrencado indo pra Williams, e pode até ser verdade, mas o fato é que ele mesmo assim ainda tá em situação infinitamente melhor lá do que se tivesse ficado na Lotus, pois lá na Williams pelo menos eles já resolveram os problemas de confiabilidade e podem agora tentar fazer o carro ficar mais rápido. Já na Lotus, cuja dupla pesa mais do que vale (engraçado que quando o Räikkonën queria ir pra Williams ninguém apoiava, e agora na Lotus todo mundo acha que ele vai voltar como nos tempos de McLarem e esse Grosjean, que entrou na F1 uma vez por ser pseudo-francês e mostrou-se uma chicane ambulante, uma das piores performances que eu já vi) e vão perder muita quilometragem (nem venham com essa que quatro dias de treinos intensos fazem falta sim pra dois pilotos que não disputam um GP de F1 desde 2009, mais ainda mais se tratando desses dois)

Jaime Boueri
12 anos atrás

Bom, eu acho que descobri a falha. Pra quem não tiver muito a fim de clicar no link, vai o texto da postagem:

“A Renault (ih, não, agora é Lotus) anunciou que está fora dos testes coletivos dessa semana, na Catalunya. Alguma merda como carro. Não deram mais detalhes. Desconfio que seja algo relacionado à partida a frio do carrinho. Afinal, tem feito frio em Barcelona, e ficar sem essa parafernália é coisa séria. Ainda mais se o carro for a álcool. E o do Räikkönen obviamente é.”

O texto completo em: http://blogdoboueri.blogspot.com/2012/02/noticia-do-dia.html

Dener
Dener
Reply to  Jaime Boueri
12 anos atrás

Será que o engenheiro-chefe não teve uma sacada infalível e resolveu arriscar tudo?

Dener
Dener
Reply to  Dener
12 anos atrás

Well, respondi errado era pra ir pro fim/começo da página, mas deixa.

Regi´s Campos
Regi´s Campos
12 anos atrás

Será que vão ter que pedir emprestado os chassis da F-Indy?

Carlos
Carlos
12 anos atrás
sandro karam
sandro karam
12 anos atrás

Rapaz até quando o Bruno Senna vai testar a tal confiabilidade, quando eles vão saber como o carro se comporta de tanque com poca gasolina?
Falando nisso, como a pirelli resolveu a questão dos pilotos que não treinam no Q3?

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Da última vez em que houve falha estrutural numa Lotus deu nisso:

http://f1-facts.com/events/10275

Então, veja bem...
Então, veja bem...
12 anos atrás

Será que… tipo… só agora descobriram que o carro tava fora do regulamento e o projeto foi pro espaço, tendo de ser inteiramente refeito, daí o aborto dos testes?

gustavo giroti
gustavo giroti
12 anos atrás

segurança dos pilotos? ahahahehehaheaaehaehehea….cóf, cóf…..haheheahehehehehe

boa flavio, boa….

edu pereira
edu pereira
12 anos atrás

Vc. nunca tem idéia de nada…….. tá sempre encima do muro…..

Jaime Boueri
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Hahaha! cada um que aparece… coitado.

playmobil
playmobil
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

hehe…dicima do muro ficaria melhor

Takawara Nashiota
Takawara Nashiota
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

É só lembrar das mulheres. EM CIMA os peitos são separados EMBAIXO é tudo junto!

Igor Soares
Igor Soares
Reply to  Takawara Nashiota
12 anos atrás

O interessante é que o infeliz seguiu a regra: M só antes de P e B.

Luis Carlos Gonçalves de Oliveira
Luis Carlos Gonçalves de Oliveira
12 anos atrás

Se o time voltou para a fábrica é sinal que os pilotos não estão seguros à bordo da versão atual do chassis. Ninguém saberá os motivos pois implicaria decepar algumas cabeças no início do ano. Existem possibilidades que vão de fadiga de material até erro de projeto. O ano passado a Ferrari conseguiu projetar uma asa fora das especificações da FIA. A turma da engenharia da Ferrari costuma chamar ‘il comendatore’ para operar o software de projetos em Maranello.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
12 anos atrás

Duvido sinceramente que teriam tal perda competitiva por causa de seurança dos pilotos… acredito que era algum erro que prejudicava acerto, e que portanto não valeria a pena continuar testando e corromper os dados…

FRANTZ
FRANTZ
12 anos atrás

PARA QUEM NÃO SABE TEMOS UM BRASILEIRO TRABALHANDO NA LOTUS OLHEM O BLOG DELE http://www.ctnainglaterra.blogspot.com/ LOGO ELE DEVE FALAR SOBRE , ABRAÇOS

Junior
Junior
Reply to  FRANTZ
12 anos atrás

O cara trabalha na Caterham, do Petrov e do Kovalainen, que não se chama mais Lotus. A Lotus problemática é a de Grosjean e di Raikkonen, acho que você misturou tudo. O que ele vai ter a dizer se é de outra equipe?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

É uma pena, seria interessante ver mais uma equipe a atrapalhar as 03 mais poderosas na F-1.

Imperador

ags
ags
12 anos atrás

FG…Boas noites……………Flavio..de galinheiro de mudo.. piru é pato..o bruno XENNA. vai fazer historia na F1..vai ser o pé de breque que mais faz kilometros…acho que ele ta fazendo teste pra montadora..para saber a durabilidade do motor…. fazer tempo…..que é obrigação..o bunda mole não sabe fazer…………isso é o Mico..da F1..tadinha das chaves de coxas da Dona Viviane….não irão valer nada……….rsssss

Sergio Melo
Reply to  ags
12 anos atrás

kkkkkkkkkk… cada um que aparece.. sabe muito… sabe muito… kkkkkkkk

Pequim
Pequim
Reply to  ags
12 anos atrás

Oi AGS (bela equipe, não??….rs).
Não sou fã do Bruno e acho que estamos sem pilotos neste ano.
Massa passou do ponto e o Bruno é pouco experiente.
Mas, AGS, vista as botas dele e veja o que vc consegue fazer com a Williams….
Falar (ou escrever…) é fácil.
Resolver é o problema, fiote!!!

enko
enko
Reply to  ags
12 anos atrás

continua ofendendo a moral das pessoas.
alem de postar apenas coisas ridículas.
senta lá e faz melhor se isso te incomoda, e e a equipe ordenou ue se faça esse tipo de teste, o que voce tem a ver com isso?, é oce que patrocina o cara?, é o dono da equipe por acaso?
verdadeiro palhaço metido a comentar o que não sabe.

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  enko
12 anos atrás

Enko………………………….boas noites…………………………………não ofenda o cara……………………………………… (……………………….) ……………………………….kkk…………………………………….

enko
enko
Reply to  Danilo Candido
12 anos atrás

danilo, ele merece e gosta.
conheço a viviane, assim como conheci o airton
nunca vi nada nessa senhora que a desabonasse, ela é cristã, cuida do instituto do irmão com muita eficiência.
agora vem um recalcado como esse ags falar mal de uma pessoa como ela, ele merece as pauladas que leva.
queria ver a reação dele se alguém falasse mal da progenitora dele.

Marcelo
Marcelo
Reply to  enko
12 anos atrás

Enko, covarde coloca codinome…
O cara é tão lerdo como as AGS…
Não poderia ter colocado codinome correto…
Daqui a pouco muda para Eurobrum e Andrea Moda…

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  ags
12 anos atrás

Ahhh….Gêese….ofensas não….ficaria melhor comentar o post proposto: problemas com chassis da Lotus (antiga Renault) …

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  ags
12 anos atrás

É ags, humildade e caldo de galinha, não faz mau a ninguém!! um dia fui responder você, você falou até da minha familia, e olha, que nem da sua eu disse! hoje, você provou do proprio caldo.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
12 anos atrás

E pelo visto não foi só “nanica” da HRT que tem problemas … É obvio que , seja grande ou pequena , problemas que podem acarretar risco devem ser detectados nos crash-test antes da pré-temporada.
Só que a HRT foi reprovado, em um dos 14 apontamentos , no teste e este da Lotus foi nas pistas … Será que mudaram o mesmo após os testes ?

bruno
bruno
Reply to  Fernando Carvalho
12 anos atrás

Verdade, mas a HRT devia ter erros catastróficos. Uma coisa tão ridícula, mas tão ridícula que a FIA teve que mandar eles de volta para a prancheta e proibir eles de voltarem até que trouxessem alguma coisa que pelo menos tivesse quatro rodas e um motor. Já a Lotus deve ter feito alguma besteira neste intervalo entre Jerez e Barcelona, já que os Lotus andaram bem por lá. Ruim, mas com trabalho duro e um pouco de sorte, contorna-se o problema.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
Reply to  bruno
12 anos atrás

Ok, mas foi reprovada em 01 dos apontamentos dos 14 previstos…
De qualquer maneira, para uma equipe experiente como a Renault (vá-lá,Lotus) é dureza….

aldo gomes
aldo gomes
12 anos atrás

Tem algo muito errado aí, falaram que em Jerez a pista é de baixa velocidade e barcelona é de alta, por isso detectaram o defeito só em barcelona. O primeiro chassi também tá bichado. Será que o projeto do carro foi pro espaço?

David Santiago
David Santiago
12 anos atrás

Flávio eu também achei estranho mas não seria um modo de economizar grana?
Porque não é possível deixar pra la uma semana de testes, não daria pra testar nada?
Abraço

Dú
12 anos atrás

Macumba do Colin Chapman. Foi em Campo Grande no terreiro e mandou ver.

Diego
Diego
Reply to 
12 anos atrás

Tony Fernandes escapou dessa. A maldição da Caterham são os projetistas (e os pilotos) dela. E Colin Chapman o perdoou porque Tony aceitou que a Lotus verdadeira rest in peace. E por ter sido um bom dono de equipe, que não traçou metas mirabolantes impossíveis (a única meta mirabolante da equipe era marcar algum ponto, o que poderia ter acontecido com um pouco mais de sorte e pilotos melhores) nem fez sua equipe de rica e pomposa pela frente e pedindo esmola por trás dos panos. Não dou muitos anos pra essa Lotus Cars entrar em crise e sair da F1 e devolver o nome Lotus à história e esses picaretas da Genii venderem a equipe pra alguma montadora ou um sheik árabe.

Squa
Squa
12 anos atrás

Faltou o aviso de “cuidado com o degrau”, obrigatório pelo regulamento.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Equipe também terá que alterar o chassi nº. 1, que substituiria o que apresentou problemas.

http://tazio.uol.com.br/noticia/lotus-anuncia-retirada-dos-testes-em-barcelona-1217/

Que azar, tava tudo “condenado”, ainda bem que viram a tempo, antes de causar algum acidente, alguém poderia ter se machucado.

Não dá pra duvidar das pragas que o Galvão joga, já vi isso com Kubica em 2011…

Diego
Diego
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Isso aí não é praga do Galvão não. Isso aí é maldição do Colin Chapman, por profanarem um nome sagrado da F1. Os picaretas da Proton ludibriaram Tony Fernandes dizendo que ele podia montar uma nova equipe que devolvesse o nome lendário à categoria e depois quiseram tomá-lo de volta e emprestá-lo a uma equipe de nome sujo (e tradição em polêmicas de todo tipo com os nomes Renault ou Benneton e agora se prepara pra uma nova fase de controvérsias) e gente pouco confiável (sinceramente, nunca fui com a cara do pessoal da Genii). Esperto foi o Jimmy Vasser da Indy, que rompeu a parceria da KV com a Lotus pra não ter que usar seus motores que aliás estão com o desenvolvimento atrasado em relação aos Honda e Chevrolet.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Grosjean admite falha no E20: “Carro estava estranho”

http://tazio.uol.com.br/noticia/grosjean-admite-falha-no-e20-carro-estava-estranho/

Nesta terça-feira o franco-suíço estava estreando o chassi número 2 do E20, mas não conseguiu seguir na pista, alegando que o bólido estava “com um comportamento estranho” nas tomadas de curva. O time resolveu devolver o carro à fábrica, em Enstone, na Inglaterra, e levar para a pista espanhola o chassi 1, usado em Jerez. O piloto, por sua vez, reconheceu que foi detectado um defeito na produção, embora não tenha entrado em detalhes sobre a origem da falha.

Sanzio
12 anos atrás

Seria um degrau que racha e deixa o ornitorrinco sem bico?
Já pensou se é, e obriga todas do grupo da pré-história a fazer um recall do conceito? A McLaren faria uma banana a todos e gritaria um sonoro “chupa!” por terem deixado ela de fora do clube!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Com urgência assim, somente se for comprometer a segurança dos pilotos, Gomes matou a questão, se não fosse isso, pelo menos o teste ia continuar para avaliar a parte da confiabilidade, e Grosjean é novato precisa “rodar” com o carro, mesmo caso do Kimi que volta “enferrujado”. Ou o chassi deu fadiga de material ou erraram algo no projeto que podia comprometer a segurança dos pilotos. Geralmente a equipe tem 2,3 chassis diferentes, mas parece que, o chassi titular deu problema, e isso é muito ruim. Vai ser complicado a Renault bater a Mercedes em 2012, ela já ficou atrás em 2010 e 2011.

Peterson Ferraz
Peterson Ferraz
12 anos atrás

Então Flavio seja mais claro, o que isso deve significar??!! erro de projeto já esta na cara que pode ser,porém é algo mais complexo acredito eu mas o que seria??