E20
SÃO PAULO (chegou o verão, pois não?) – Domingo é dia de apresentar carro novo? É. A Lotus (ex-Renault; não vou mais escrever ex-Renault) botou na praça hoje o E20, preto, dourado, sem Lada e com degrau. Claro que, sem Lada, não vou mais torcer para essa porcaria de equipe. E20 porque é o 20° carro feito na fábrica de Enstone, que já serviu a outros mestres, como a Benetton e a Renault.
A dupla é boa: Raikkonen, uma atração, e Grosjean, que soube dar um passo atrás na carreira para, depois, mandar uns três à frente. E como a Lotus tem sido espertinha nas mídias sociais, aqui está o vídeo do lançamento.
Até agora, só a McLaren não fez a escadinha no bico. O degrau lótico é menos ostensivo, mas ainda assim um degrau. Esta semana aparece o resto, menos a Mercedes.
Muitos me perguntam como é que pode todo mundo ter a mesma ideia para desenhar os carros, sendo eles engenheiros e projetistas que trabalham em locais diferentes, cercados de medidas de segurança… Como expliquei a um blogueiro aí nos comentários, é que todos compraram o mesmo software, que tem cópias pirata à venda na Santa Ifigênia. Chama “Drawing a F1 Car – The Ultimate Design Tool for FIA 2012 Technical Regulations”.
Esta Lotus parece um carro da Polícia Federal !!!!!!!!!!
Hahahahahahahahaha……..putz, pior que é!!!!
Fiquei curioso com esse gigante adesivo da CLEAR e o outro do Rexona lá atrás…
A Clear(Unilever) sempre foi apoiadora do Lucas DiGrassi… tem alguma coisa haver? A Clear entrou sozinha na Lotus ou seguiu junto com algum dos pilotos?
Consegui baixar o meu software “Ultimate não sei que lá”. É sensacional, pode-se inclusive, testar o carro com outros chassis. Montei um modelo com o fenomenal Chassis VW Sedan e o carro ficou com o bico sem “degrau”. Depois mandei pintar de branco, coloquei umas faixas e o número 53. Show!
Olhem como ficou: http://2.bp.blogspot.com/_sdatpvpkydM/TH-VDPLIkyI/AAAAAAAAANw/sim5OMvNBVk/s1600/herbie.jpg
Obrigado Baroni, eu tava mesmo precisando trocar o tema de fundo da minha área de trabalho… rsrsrs
Pior de tudo, alem dos bicos de ornitorrinco e tortos, é ver as asas dianteiras cheias de penduricalhos. Não tinham banido os penduricalhos depois daquele excesso que usaram na temporada de 2008? Tinham q rebaixar o bico ao estilo do inicio dos anos 90, banir qualquer penduricalho, os turning vanes, aqueles palitos nos sidepods, enfim deixar os carros como eram em 80/90 e acabar com essa babaquice de que o motor tinha de ser V8, liberar V12, V10 pra quem quiser, e ainda acabar com a obrigação do pit stop; pára quem quiser, troca quantas vezes quem quiser e qualquer composto, faz mistureba de compostos… Aí sim a F1 vai dar uma melhorada porque as estratégias vão sim variar. Essa babaquice de motor igual é como dizer pro Barça não usar o Messi porque os outros times não têm um igual….
Só agora recuperei o folego.
Software pirata da Stª Efigênia…
Vc se superou nessa.
Realmente aprece algo assim. Deu branco geral na engenharia das equipes de F1.
Ou tem algo ai que não estamos percebendo… Sei lá.
Mas que continua me parecendo um erro conceitual bravo, continua.
Convenhamos que o degrau da Lotus é bem mais agradável aos olhos do que os demais? hmm?
Estão todos copiando a Hispanhia (HRT), ou melhor a Dallara, comparem a foto da HRT e veja se o degrau do bico já não estava presente, não exatamente como os de agora, mas o muito próximo o conceito…
Só discordo de uma coisa: que a dupla é boa. Na verdade a dupla é uma incógnita! Quem sabe em que nível Raikkonen volta? E a primeira passagem de Grosjean pela F-1 é esquecível.
Uma questão: se contarmos os modelos da Toleman e da Benetton, não dá bem mais que 20? Ou a fábrica era em outro lugar?
“Esta semana aparece o resto, menos a Mercedes que foi pro Canadá…”
Quando todos estavam tentando esquecer esta bobagem… Não resisti!
Só você ainda lembra…
kkkkkkkk Drawing a F1 Car – The Ultimate Design Tool for FIA 2012 Technical Regulations” a venda na Santa Ifigenia!!!
Na Feira dos “Importados” em Brasília vende também!
Também estão disponíveis no camelódromo da Central (matriz) e no da Rua Uruguaiana (filial), aqui no Rio de Janeiro.
Fg me questiono, de onde vem essa sua por Ladas e afins (nada contra) ou é por que voce tem simpatia? Agora essa do software da sta efigenia….
Flávio, o site da Lotus travou na hora do anúncio e não teve transmissão ao vivo nenhuma. Este video tem cara que foi gravado e editado há uns dois ou três dias e na platéia só tinha funcionário da fábrica.
O da McLaren pelo menos foi para a imprensa e rodou ao vivo, agora se usaram um carro fake, já que não tinha o tal degrau, para que fazer uma palhaçada de lançamento ao vivo ? Já estou achando que a Ferrari, que só mostrou fotos, deu sorte. Se é que se pode falar em sorte com esta catástrofe de nevasca na Europa !
Legal o vídeo. Mostra uma equipe antenada.
É sempre bom conhecer um pouquinho mais do que se esconde por dentro das acaçapadas fábricas da F1. E a dinâmica do vídeo, ao entrevistar um funcionário da parte de cima e outro da parte de baixo do organograma, foi bem interessante também. Passa a mensagem de que todos têm a mesma importância, mesmo que saibamos que no dia-a-dia a coisa não é bem assim…
Pelo que compreendi, a FIA estabeleceu um limite menor na altura dos bicos dos carros, mas a célula de segurança dos pilotos não foi alterada. Por isso o degrau ocorre na maioria dos modelos.
Creio que a MacLaren deve ter modificado a geometria da cabine dos pilotos, deixando o local ainda mais apertado.
Aposto que, no futuro, vão criar uma espécie de letra “V” deitada no degrau, para desviar ao ar para as laterais do carro.
Gomes, voce é mesmo h – i – l – á – r – i – o !!! “Drawing a F1 Car – The Ultimate Design Tool for FIA 2012 Technical Regulations” a venda na Santa Ifigenia!!! kkk… Rapaz daonde voce tira essas coisas??? Tem de ser meio doido mesmo… mas muito engracado e bem bolado. Sao por essas e muitas outras que esse blog é um dos meus preferidos!!! Abracao Flavio.
Esse blog poderia ser melhor.
Um abraço.
O mantovanni do grrande premio disse que o bico da maclaren não é esse, foi só p/a apresentação
Ninguém combinou nada, foi coincidência o que aconteceu, olhando a foto acima, da célula de sobrevivência pra frente não tem muito o que fazer para abaixar o bico . Com certeza vários desenhos foram testados, e a melhor solução aerodinâmica foi fazer o tal “degrau”. O segredo esta mesmo no “ar box” dando seguimento ao assoalho, o da Ferrari é bem largo, pode surpreender(o que perdeu em altura, compensaram na largura). Com carro escuro a feiura do degrau diminui, gostei dessa Lotus.
Vou ficar surpreso se a Mclaren não mudar o bico, talvez o carro seja mesmo revolucionário (por baixo), e não precisou fazer o tal degrau, até os testes tem muita novidade por vir.
Gostei muito do E20,ele ficou um carro bonito,mesmo com esse bico(que acho que fica menos aparente por ele ser Preto).Acredito que ela não disputará as pontas do grid,ainda mais contra a Ferrari,Mclaren,Mercedes e Red Bull,apesar que com a Mercedes até que pode ser que ela brigue.Acredito que ela ficará na briga com a Force India e Williams,pra ser a 5ª Força da F1.
FG…Bom…. parece mesmo um carro funerario..mas…………….Eu ainda acho que esse bichano frances,,,não vai ser o que estão esperando.e o Barrica vai ser chamado……………Apostas aberto..pode gravar…………………..Isso se o Barrica não assinar nos EUA..e mesmo assinando deve ter uma clausula bem clara..que se chamar………….pra ir na F1..ele pega o Private Jet..e vai ruma a Europa……..pode apostar………………..
Ou a McLaren está sendo espertinha (burlando o regulamento) e vai acabar sendo obrigada a colocar degraus em seus carros ou esses degraus irão desaparecer na terceira corrida. Ainda mais se a McLaren andar bem.
Miroutniz,
Acredito na segunda hipótese. Se em algumas corridas,ninguém encher o saco da McLaren, esses bicos todos vão sumir.
Não desaparecerão na terceira corrida simplesmente porque demora muito tempo para se projetar um carro de F-1.
Mudar a frente do carro altera toda a estrutura e design aerodinamico, portanto demoraria pelo menos alguns meses para se fazer uma alteração.
O degrau é uma regra da FIA, pedindo que os carros tenham o bico mais fino.
McLaren havia sido a primeira a lançar o carro, mas usou um carro fantasia, do ano passado. Por isso, sem o degrau.
Sei.
Pelo que ouvi por aí, a Mclaren já tinha um carro mais baixo e, por isso, nao precisou colocar o degrau no bico.
Sobre o carro da Lotus, esse vermelho não ajuda…mas mesmo assim é bonitão!
O que vc acha FG, jogada dos prateados para esconder o jogo, ou erraram no projeto e vão correr atrás?
Abraço
mais por fora que braco de caminhoneiro.
Ha ha ha ha ha ha ha…
Acho que essa imagen fala por si só, o carro da Mclaren é mais baixo, portanto não necessitou do “degrau”.
http://www.ausmotive.com/F1/2012/Ferrari-F2012-v-McLaren-MP427-03s.jpg
Na verdade o regulamento fala da altura minima do bico com um todo, do inicio ao fim no cockpit, fazendo a parte inferior ser plana.
O que a McLaren fez foi “criar” um assoalho sob o bico do carro pra ficar na regra, e por isso, se der certo, já sabe que as outras equipes vão chiar na FIA.
Agora é ver os testes e ver quem “leu” melhor o regulamento.
Só lembrando foi “lendo” melhor o regulamento que a Brawn se fez na F1, mas se a McLaren nos testes andar bem mais, e proibirem o bico, ai o ano será jogado fora.
Flavio, uma dúvida. Se o ambiente da F1 é tão fechado e cheio de segredos no desenvolvimento dos carros, vc saberia me explicar como quase todo mundo teve a mesma ideia de criar esse degrau no bico do carro? Não vale responder que todos os projetistas se reuniram num boteco num fim de tarde e combinaram de fazer carros horríveis.
Todos compraram o mesmo software pirata que vende na Santa Ifigênia. Chama “Drawing a F1 Car – The Ultimate Design Tool for FIA 2012 Technical Regulations”.
Cara, eu também tenho esse software.
Muito bom. Já estou montando meu protótipo na garagem de casa.
Baixei ontem, no Megaupload
Mentira!!!!!
Por que o megaupload esta fora do ar por tempo inderterminado.!!!!!!!
My child, do you know irony?
Cada uma que aparece!!!!111onze
Kkkk
kkkkkkkkkkkk a melhor do dia.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Já pedi o meu pelo mercado livre!!!
Ta circulando uma versão beta:“Drawing a F1 Car – The Ultimate Design Tool for FIA 2013 Technical Regulations”., mas só a McLaren pagou a licença, por isso a barata deles é tão diferente. Rs
Kkkk…logo quem, né?
Agora sei porque os programas humorísticos perderam a graça: os comediantes estão neste blog!!!
Manda o crack aí!