FW34

SÃO PAULO (o Senegal é aqui) – Pelas minhas contas, com a apresentação da Williams agora há pouco em Jerez, ficam faltando apenas os lançamentos de três equipes: Mercedes, HRT e Marussia. A primeira já tinha avisado que só em Barcelona. As outras duas, quando der. E hoje já está todo mundo na pista rodando em Jerez.

O FW34, de Senna e Maldonado, é o primeiro produto de uma Williams reestruturada. Tecnicamente, com a saída de Head e a chegada de Coughlan, e motoristicamente, com o abandono dos Cosworth pelos Renault. Como disse Frank Williams, o time está começando de novo.

A dupla é fraca e inexperiente, mas traz os bolsos cheios. Poderiam, inclusive, ter contratado um designer, um frilinha de fim de semana, para fazer os macacões de seus pilotos. Nunca vi algo tão tosco. Já o carro segue o jeito ornitorrinco de ser, que já não me surpreende mais.

Estou convencido de que resolveram sacanear a McLaren. Reuniram-se todos os engenheiros para decidir o que fazer, o da McLaren faltou e como castigo não contaram para ele a história do degrau. Não é possível que todo mundo tenha tido a mesma ideia. Cada vez se torna mais verossímil a história do software “Drawing a F1 Car – The Ultimate Design Tool for FIA 2012 Technical Regulations”. Para a McLaren, mandaram a versão 2011.

E o que é esse S do Senna no suporte da asa dianteira, hein?

Subscribe
Notify of
guest

179 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando
Fernando
11 anos atrás

Marcelo disse:
8 de fevereiro de 2012 às 15:35

Tá certo. Se o Kubica estivesse na Renault o ano passado não teria eito diferença nenhuma. Teria andado igual ao Petrov, Senna e Heidfeld, por que piloto é tudo igual, o carro é que te, que ser bom….

essa foi a maior baboseira que ja ouvi, que piloto é tudo a mesma coisa kkkkkkk fala isso pra o Alex Yoong, Johnny Dumfries, Nelsinho Piquet.

Cara o Kubica é um excelente piloto, o problema dele é q é mto azarado quebrou a perna na sauber e mesmo assim voltou a correr e no outro ano venceu, ahh e teve esse acidente com a mão dele, fora isso era um piloto com potencial pra vencer mais corridas e pra correr por grandes equipes, poderia até ser campeão um dia.

obs: esse Flavio não conhece nada de automobilismo, nem sabia que o S no bico dos carros da Williams é em homenagem ao Senna, qualquer um consegue deduzir isso e o cara não sabe sobre isso, e quer discutir sobre automobilismo, e sua analise sobre automobilismo é totalmente equivocada e parcial, provavelmente deve ser da turma q não gostava do Senna e era fan do Piquet. Ah e a dupla de pilotos é inexperiente sim, mas tanto o Bruno quanto o Pastor estão longe de serem fracos, e qual o problema dos caras terem patrocinadores fortes, por acaso isso é algum pecado? Se eles tem esses patrocinadores é pq eles tem potencial, até pq um dos homens mais ricos do Mundo não iria perder tempo investindo em um piloto sem potencial, e o Governo da Venezuela não iria perder o seu tempo investindo em um piloto de F1 q fosse fraco, eles investiriam essa grana no Baseball que é o esporte Nº 1 da Venezuela.

E outra Williams tem uma dupla de pilotos inexperientes, porem ambos são talentosos e tem futuro na F1, o Bruno é um piloto rapido e tecnico, tem um bom ritmo de corrida e procura sempre andar forte mas poupando o carro pra conseguir chegar nos pontos, o Maldonado é um piloto rapido e agressivo, procura sempre extrair tudo do carro, mas as vezes comete erros infantis, e deixa de pontuar por causa disso.

Atualmente os dois são as esperanças do Automobilismo Sulamericano

Renato Busato
Renato Busato
12 anos atrás

meu deus do céu que coisa mais feia, nunca vi algo mais terrível mesmo do que isso, como é que podem chamar de designer um cara que desenha isto, pode até ser funcional, mas beleza é fundamental, para mulheres e carros de corrida inclusos……

Ulisses
Ulisses
12 anos atrás

É a geração de carros mais feia da história da F1.
Essa categoria já teve carro feio, mas realmente, deram uma “caprichada” esse ano.

Fabio Souza
Fabio Souza
12 anos atrás

Meu povo, não é ornitorrinco não, é uma tábua de passar…aqui em casa tem uma igualzinha! Aliás, desse jeito, mais tempo, menos tempo, a tábua vai “evoluir” para uma mera haste de metal ou algo minimamente intrusivo com função única e exclusiva de segurar a asa dianteiro.

Rafael Apache
Rafael Apache
12 anos atrás

HUahshauhsauhsau, muito bom Flávio Gomes….mais uma vez usando Engenharia Social nos leitores e sendo super efetivo!!!!

PAULO MOREIRA
PAULO MOREIRA
12 anos atrás

Que a Williams tenha um campeonato digno de suas tradições e o S já está mais do que explicado, né?

Júlio
Júlio
Reply to  PAULO MOREIRA
12 anos atrás

Que “S”?? Hehehehe

Luis
Luis
12 anos atrás

Quem sabe ano que vem não voltam com o bico até o chão e largam o bico de tubarão?

Tiago S.
Tiago S.
12 anos atrás

A Williams insiste em pintar o carro com esse azul looser aí. Até quando faz um toque retrô, pinta o carro todo nessa cor. Só não é a mais feia do grid porque a Sauber se esforça.

Eriberto
Eriberto
12 anos atrás

Frank Williams desde 1995 determinou que todos os carro da escuderia daquele ano em diante Deveria ter no Bico de todos os seus carro o ¨S¨ do Senna para que cada vez que o seu carro cruzasse a linha de chegada em primeiro Senna segundo ele o Maior piloto de todos os Tempos cruzaria em primeiro lugar homenagem póstuma ao melhor, isso enquanto a Williams existir é obrigatório ter o ¨S¨ do senna sempre

Acho que você deveria se informar mais sobre uma homenagem ao maior piloto que esse mundo já conheceu e só não foi o que conquistou mais títulos por que foi interrompido pelo motivos que todos sabem…

Ví uma entrevista do Nelson Piquet semana passada e ele pode falar um pouco pois foi Tri-campeão e falou sobre pilotos jovens, sobre acerto de carros o que ele disse:

Na Formula 1 atual o acerto do piloto é irrelevante a telemetria hoje faz tudo corrige tudo pelo piloto o Piloto bom ele da um Feedback para completar algumas coisa, mais se ele é bom ai pode ter certeza faz a diferença, Já na época dele , do Ayrton, prost, mansel, Fittipaldi, Alesi o piloto junto com os projetistas e engenheiros faziam a diferença

teve o primeiro treiro alguém acha que Lotus e Force india, vai andar na frente de RBR, Mclaren, Ferrari, acham que essa deram o maximo?

hoje é dia de reconhecimento da maquinha, ver sistemas, saber se tudo esta ok, e se não tiver ir corrigindo os erros

Jaison
Jaison
Reply to  Eriberto
12 anos atrás

hahahaha, tenho que rir, citou até o Alesi, mas o tricampeão Piquet que teve parceria notável com engenheiro Gordon Murray não.. Ia falar uma palavrinha com V, mas deixa para lá.

Adriano
Adriano
Reply to  Eriberto
12 anos atrás

e continua essa história de S nas assas da Williams???

puxa vida mandam colocar na Revista warn-up, fazer uma máteria de capa no site, um comunicado em televisão aberta feita pela Dilma mas pelo amor dos seus filhinhos chega desses questionamentos.

O “S” tá lá faz tempo ………..

Abner
Abner
12 anos atrás

Flávio Gomes, vc começou a acompanhar corrida quando?!, hoje?!….kkkkkkkkkk……Bom é Schumacher né!!!, levando uma surra desde qdo voltou.

Eriberto
Eriberto
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Ruim com certeza ele não é mais desde que ele ganhou o primeiro Titulo 1994 senna já tinha dito que a benetton dele corria com componentes eletronicos proibidos, vitimado o Ayrton quiseram fabricar um novo idolo mundial, só que o Senna era incrivel dentro das pistas e fora dela mais ainda, se não fosse o Sr Jean Marie Balestre ele teria sido tetra campeão pois fizeram de tudo e conseguiram tirar aquele titulo que foi uma vergonha para F1

Schumacher conseguiu 7 títulos sem nenhum piloto de expressão como na época tinha Senna e outros monstros e vou ser franco nenhum outro piloto foi tão protegido como Schumacher 4 dos seus 7 titulos a FIA fez vista grossa, Ferrari na era tecnologica foi sim a revolucionaria deu condição do schumacher ganhar muito e como rubinho só servia para fazer o paredão facilitou a vida do alemão por 5 anos

O schumacher é ruim? só um louco diz isso é bom, mais anda longe de calçar a bota do Ayrton senna, que se fizer a media do senna e do Schumacher ou qualquer outro piloto o Senna tem uma media imbativel

leandro
leandro
Reply to  Eriberto
12 anos atrás

Viuva!

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  Eriberto
12 anos atrás

Vá dormir e chorar no seu cantinho, viúva!!!

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Diego Queiroz
12 anos atrás

Os pilotos de F1 (antigos e atuais), jornalistas e chefes de equipa que elegem Ayrton Senna como o melhor de sempre também são viúvas?

Honestamente acho que não podemos saber quem foi o melhor (Fangio, Clark, Senna ou Schumacher), mas a verdade é que é Senna quem ganha quase todas as pesquisas internacionais,,, mesmo se pelo rácio de vitórias e títulos o melhor foi Fangio.

Gustavo Flausino
Gustavo Flausino
Reply to  Eriberto
12 anos atrás

Vai dormir viúva!

Alvir Luiz
Alvir Luiz
Reply to  Eriberto
12 anos atrás

PROVE!!

Alvir Luiz
Alvir Luiz
Reply to  Alvir Luiz
12 anos atrás

E outra…Média imbativel é a do Fangio, melhor do que qualquer outro piloto da história….

max
max
12 anos atrás

gillette e senna, tudo a ver!

Rodrigo Borges
12 anos atrás

Hahaha!

Eu entre nestes comentários só pra saber se ia ter alguém que ia levar a sério a sua pergunta e responder do que se trata o “S” de Senna no bico.

Incrível. Um monte de gente respondeu.

Obrigado, me proporcionou boas risadas.

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Não seria bandida?

Peter Losch
Peter Losch
Reply to  Batista Lara
12 anos atrás

Malvada e bandida.

janus
janus
12 anos atrás

Fala sério, você comentou sobre o “S” só pra ver quantos imaginaram que você realmente nunca tinha visto, não? Fico imaginando quantos emails vc receba por semana de gente que “descobriu uma coisa fantástica” sobre esse “S” aí …

Daniel Perrenoud
Daniel Perrenoud
12 anos atrás

Os Ornitorrincos são “bonitinhos” feio são os F1 2012……

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/12-2d73edb42c.jpg

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Concordo com o FG
Essa dupla da Williams é muito fraca. É capaz de ser ela a enterrar a lendária Williams.
Bruno S até agora não mostrou a que veio e já teve tempo mais que suficiente para isso. Dizer que a primeira temporada na HRT não conta é balela. Ele deveria ter feito alguma coisa para ser lembrado. Se fez, foi andar atrás do Karun Chandock. Ano passado na Renault foi uma piada. Ir bem em Monza me parece atestado de fraqueza, visto que parece ser uma das pistas mais fáceis do Grid. Antonio Pizzonia também estreeou na Williams lá e foi bem. Depois foi péssimo.
O Maldonado parece melhorzinho. Quem sabe ele sendo o líder da equipe tenha um crescimento para salvar a Williams.
2012 para a Williams vai ser de rezar para não fechar as portas…

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Senna andou na frente de Chandhok na grande maioria das vezes. Uma mentira não se torna em verdade só por ser repetida de forma exaustiva.

A Williams teve o ano passado a sua pior época tendo ao seu serviço o piloto mais experiente da história da F1. O carro conta muito mais do que o piloto, quem não entende isto não percebe nada de F1.

Weber
Weber
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

Concordo plenamente Fernando. Nem Senna, Prost, Piquet ou Schumacher conseguem andar com um carro pouco competitivo.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Weber
12 anos atrás

Senna andou em 86 e 93
Schumacher andou em 96, 97 e 2005.
Alonso andou em 2008
Vettel andou em 2008
Hamilton andou em 2009
Todos eles eram carros pouco competitivos perante os rivais mas os pilotos eram brilhantes. Todos venceram corridas nesses anos de carros ruins

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Senna, Schumacher, Alonso, Hamilton ou Vettel conseguiriam ganhar com o Williams do ano passado??? Eles ganharam com carros que não eram os melhores mas jamais conseguiriam sequer um pódio com um carro do fundo da tabela. Note-se que o Toro Rosso que o Vettel levou à vitória em Monza/2008 não era do fundo da tabela, aliás o Bourdais qualifcou-se até em quarto lugar e fez a volta mais rápida na corrida. Não deixou de ser uma grande vitória de Vettel, com a ajuda da chuva, mas nessa altura o Toro Rosso era um carro bem razoável, não tinha nada de ruim…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

O que a Toleman era em 84?
O que a Ferrari de 96 era?
O que a Renault de 2008 era?
Os carros só pareciam melhores por que os pilotos o fizeram. A depender de massa, a ferrari hoje seria praticamente a quarta-força da F1, e a Red Bull a depender do Webber não seria a 1º força….

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

A Toleman de 1984 tinha um dos melhores chassis desse ano mas faltava um motor
à altura. Claro que sem Senna não teria conseguido 3 pódios (nem um sequer) mas que era um bom carro, isso era.

A Ferrari de 1996 era má em comparação com a Williams mas em comparação com a generalidade dos carros estava acima da média, foi o terceiro melhor carro desse ano. Claro que sem um Schumacher ao volante não teria ganho prova nenhuma nesse ano, muito menos três.

Alonso teve também muito mérito em vencer com um Renault em 2008, mas quando o fez o carro não era assim tão mau.

Pois, só com o Webber o Red Bull não parecia sequer o melhor carro e a Ferrari só com o Massa também faria uma figura bem fraca nos dois últimos anos.

Nada disto contradiz o que disse antes: nenhum Ayrton Senna ou Robert Kubica ou S. Vettel conseguiria ganhar ou ter bons resultados (pódios) com o Williams do ano passado ou com o Renault da segunda metade de 2011.

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

E andou na frente do Petrov também?:

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Diego Queiroz
12 anos atrás

Andou algumas vezes à frente do Petrov, sobretudo em qualificação. Nas corridas faltou consistência, por ter entrado apenas no 12.º GP.

A última vez que B. Senna teve uma época normal num carro competitivo foi em 2008 na GP2 e revelou uma boa consistência (errou apenas em duas ou três das mais de 20 corridas em que participou). Nada nos diz que ele não vai recuperar essa mesma consistência agora que voltará a ter uma época normal. Com um carro ganhador é piloto para ganhar corridas. Com um carro ganhador até o Hill ganhou corridas logo em 1993 com a Williams e o Bruno mostrou mais talento do que o Hill nas fórmulas de promoção. Tendo as mesmas condições que o Hill teve – melhor carro e testes quase ilimitados – faria certamente melhor do que o inglês também na F1.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

Tá certo. Se o Kubica estivesse na Renault o ano passado não teria eito diferença nenhuma. Teria andado igual ao Petrov, Senna e Heidfeld, por que piloto é tudo igual, o carro é que te, que ser bom….

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Kubica pertencia à elite dos melhores da F1. Tal como Vettel, Alonso e Hamilton. Faria diferença mas não conseguiria ganhar com aquele carro, nem mesmo no início, quando o carro estava mais competitivo relativamente à concorrência, na altura em que Petrov e Heidfeld conseguiram um pódio cada um. Poderia até convencer a Renault a desistir mais cedo daquela solução técnica que tanto os penalizou na segunda metade da época de 2011, sobretudo em circuitos sinuosos como Singapura.

Adriano
12 anos atrás

Antes eram as viúvas com o tio, agoram são as tias defendendo qualquer intensão de comentário que não exalte o talento sobre natural e transcedental da familia Senna.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Adriano
12 anos atrás

Qual talento sobrenatural e transcendental da família Senna? Nem o Ayrton fazia milagres, aliás a sua primeira corrida à chuva nos karts (ainda na sua infância) foi um desastre, como ele próprio contou. A sua reconhecida habilidade no molhado foi fruto de muito trabalho e muita persistência, cada vez que chovia ele ía para a pista. O talento trabalha-se, só uma pequena percentagem dele é inato.

É preciso lembrar que o Bruno tinha uma grande carreira à sua frente, que foi interrompida pelo acidente fatal do tio. Quando o Ayrton disse “vocês acham que eu sou bom, então esperem pelo meu sobrinho” poderia até estar a comparar o potencial do Bruno com 8 ou 9 anos com aquilo que ele próprio era capaz de fazer na mesma idade. Sem o acidente de Imola o Bruno iria continuar a ter o apoio e os conselhos do melhor do mundo, coisa que o Ayrton não teve na sua infância e juventude. Talvez por isso o Ayrton tenha considerado que o Bruno poderia até vir a ser melhor do que ele. Mas ao ficar uma década afastado das competições nenhum piloto tem meios para chegar perto do nível daquele que quase todas as pesquisas internacionais indicam ter sido o melhor piloto da história da F1.

gilberto
gilberto
Reply to  Renan Santos
12 anos atrás

O Fabio Seixas e o Victor Martins também não acreditam que tem esse S no bico do carro. Manda a foto para eles também.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  gilberto
12 anos atrás

O Logo do Senna foi acrescentado aos bicos dos carros da Williams ha muito tempo.. logo depois da morte do Aírton, uma homenagem nunca vista na história da formula 1. E não é por causa do sobrinho sortudo.. e todo mundo aqui já sabe disso..

Me engana que eu gosto Mr Flavio Gomes rsrsr ..lol etc.. e tal

fuiiiiiiii

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Burn Baby Burn..
12 anos atrás

Sobrinho sortudo? É preciso alguma falta de memória para se dizer que o Bruno é um sortudo.

É preciso lembrar que o Bruno tinha uma grande carreira à sua frente, que foi interrompida pelo acidente fatal do tio. Quando o Ayrton disse “vocês acham que eu sou bom, então esperem pelo meu sobrinho” poderia até estar a comparar o potencial do Bruno com 8 ou 9 anos com aquilo que ele próprio era capaz de fazer na mesma idade. Sem o acidente de Imola o Bruno iria continuar a ter o apoio e os conselhos do melhor do mundo, coisa que o Ayrton não teve na sua infância e juventude. Talvez por isso o Ayrton tenha considerado que o Bruno poderia até vir a ser melhor do que ele. Mas o talento também se trabalha e o que aconteceu em Imola alterou todos os dados. Ao ficar uma década afastado das competições nenhum piloto tem meios para chegar perto do nível daquele que quase todas as pesquisas internacionais indicam ter sido o melhor piloto da história da F1.

Depois, não bastava já ter começado a carreira nos automóveis tão tarde, teve ainda o azar de chegar às portas da F1 em má altura. Podia ter começado em 2009 com o Brawn e começa verdadeiramente (época completa num carro competitivo) apenas 3 anos depois. Compare com Damon Hill e veja quem tem melhores resultados nas categorias de acesso, quem merecia mais entrar com um carro competitivo. Esse inglês sim, foi um verdadeiro sortudo!

O dinheiro que coloca agora o Bruno na F1 foi o que lhe faltou até agora nos últimos anos e entretanto fomos vendo na F1 pilotos com menos potencial e resultados terem verdadeiras oportunidades. Agora escreveu-se direito por linhas tortas, acabou por entrar graças ao dinheiro (12 milhões de euros), mesmo assim uma quantia inferior à de Maldonado (35 milhões de euros). Além disso o Bruno foi sujeito a inúmeros testes (físicos, no simulador e em pista, por parte da Williams) e correspondeu perfeitamente. A Williams viu nele um bom potencial e isso também ajudou, não foi só o dinheiro.

hugo
hugo
Reply to  Renan Santos
12 anos atrás

Sim, desde o modelo fw17 de 1995 a Williams usa o S no bico; uma homenagem elegante ao Ayrton, bem melhor do que a desses fanáticos que o tratam como um semi Deus…sou fã do piloto, antes que me joguem pedras…

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
12 anos atrás

O S do Senna está nos carros da Williams, no mesmo lugar, há muitos anos. Só não sei se é desde a morte do Ayrton. Eu lembro de ver isso já no carro do Button em 2000, tb na Williams “Gillette”…

Valter Franco
Valter Franco
Reply to  Ricardo Hilgenberg
12 anos atrás

desde a morte do Ayrton resolveram fazer esta homenagem!!

guilherme
guilherme
12 anos atrás

Flavio, pode me chamar de chato se quiser, mas, por increça que parível, o correto é “Drawing AN F1 car”.

Aquela regrinha de A antes de consoantes e AN antes de vogal tem uma ou outra exceção. No caso de siglas e acrônimos que são soletrados, se a primeira letra começa com som de vogal (/éf/, nesse caso), o artigo indefinido acompanha a pronúncia. Assim, é AN F1 car, mas A DVD, por exemplo.

Claro, o software sendo xing ling não tem obrigação nenhuma de saber isso. Mas um jornalista de texto caprichado pode se valer da dica no futuro.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

hahahahahaha

guilherme
guilherme
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Adoro a forma indireta do FG de agradecer sem dar o braco a torcer.

guilherme
guilherme
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Dei uma dica de bom grado pra você usar a gramática correta em uma póxima ocasião, já que sei que preza o bom uso de regras na escrita, um dos motivos pelos quais gosto do blog. Não esperava agradecimentos efusivos, mas, sim, algum comentário sarcástico fora do mérito da questão, como é de praxe.

C.Q.D.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  guilherme
12 anos atrás

E vc está convencido de que o cara não sabia? E orgulhoso pelo mesmo estar veladamente grato? pelamor..

guilherme
guilherme
Reply to  Carlos Tavares
12 anos atrás

Não estou orgulhoso de nada, mas acredito que ele não soubesse, já que é uma regra meio obscura do inglês.

Agora, acho que já rendeu muito nada isso. O FG que use, ou não, a dica se quiser. E fique agradecido se julgar cabível, lá no começo dessa meódia dei a opção de só me achar um chato.

Lio Campos
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Com certeza …e não ligando muito pra isso estão se tornando o País mais rico do mundo …Brasil com apenas 100 bilhóes e China com 3 trilhões de reservas …isso sim interessa rsrsrr

Marcelo
12 anos atrás

O S do Senna não esteve lá desde 1994 ?
Mas ficava na parte interna do suporte, não ?

De Bage
De Bage
12 anos atrás

FG este S do Senna é uma homenagem póstuma que a Williams adotou após o acidente.
Segundo uma reportagem o S ficaria sempre na frente do carro para passar a Faixa Quadriculada antes do piloto do carro.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  De Bage
12 anos atrás

Tá brincando, né?

Leandro Giannetti
Leandro Giannetti
12 anos atrás

Imagino que quando surgiram os primeiros “carros asa”, com “efeito solo”, creio que a sensação foi a mesma…

Fernando Cruz
Fernando Cruz
12 anos atrás

Dupla inexperiente é uma coisa, dupla fraca é outra. Flavio Gomes devia saber isso e evitar descredibilizar-se. Em nenhum site internacional minimamente credível a dupla da Williams deste ano é catalogada como fraca.

Vamos aos factos:

Maldonado foi campeão de GP2 em 2010 e o ano passado bateu o experiente Barrichello em muitos aspetos. Só ele levou o Williams ao Q3 das qualificações e só ele foi capaz de andar no quinto lugar com um Williams no Mónaco, até ser eliminado pelo Hamilton, o que na prática impediu o venezuelano de ser o melhor piloto da sua equipa na classificação do Mundial.

Bruno Senna tinha resultados para entrar em 2009 sem ter de pagar. Fez muito mais nas categorias de acesso do que um tal Damon Hill e portanto merecia mais entrar com um carro competitivo (Honda ou Brawn) do que o Hill mereceu entrar com a Williams em 1993. A comparação com Hill justifica-se plenamente pelo fato de serem ambos pilotos de segunda geração que começaram tarde a sua carreira nos automóveis.

Portanto, vamos esperar para ver. Bruno Senna vai ter certamente um carro abaixo daquilo que merece, mesmo que este seja claramente melhor do que o Williams de 2012. É preciso lembrar que com a Brawn, em 2009, ele teria condições para ganhar corridas e até lutar pelo título.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

“..mesmo que este seja claramente melhor do que o Williams de 2012”

Onde se lê Williams de 2012 deve ler-se, obviamente, Williams de 2011.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

O Hill não entrou na F1 pela Williams. Era piloto de testes da Williams em 92, mas estreou no grid da categoria no mesmo ano, pela já morta-viva Brabham. Alinhou no grid da Inglaterra e pelo menos de mais um GP, coisa que a Amati não vinha conseguindo fazer.

Claro que era tão filho do Graham Hill quanto o Bruno é Sobrinho do Ayrton Senna, e isso conta bastante também.

Mas tens razão, realmente não se trata de uma dupla necessariamente fraca. Senna só andou com a Hispania, e com essa carroça ninguém se destacou muito mesmo. Com a Lotus (Renault), andou bem no começo, mas foi bastante irregular. Maldonado não é um Alonso ou um Vettel, mas segurou as pontas com a porcaria da Williams de 2011.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Leonardo
12 anos atrás

Pois, esse Brabham de 1992 não valia mais do que o HRT de 2010. O que eu quis dizer foi que Damon Hill fez a sua primeira temporada completa com a Williams, por sinal no ano em que completou 32 anos. Bruno Senna tem agora 28 anos e só por acaso não entrou na F1 aos 25 com um carro competitivo.

brunolinuxf1
brunolinuxf1
12 anos atrás

O “S” é uma homenagem ao Ayrton Senna que tem em todos os carros da Williams após a sua morte. Essa dupla da Williams é a mais fraca, tirando as das 3 equipes nanicas.

Vinícius Lucas
Vinícius Lucas
12 anos atrás

Esse patrocínio da Gillette combinou com a asa dianteira.

E que pintura feia a dessa williams, putz.

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Esse macacao “retro” deve ser assim pq se algum patrocinador atrasar fica mais facil de esconder… Uma tesourada resolve hehehe

Kadu Nogueira
Kadu Nogueira
12 anos atrás

Outra coisa: a cada ano que passa a Williams lembra mais e mais a Brabham. Resultados pífios, patrocínios minguando, pilotos abaixo da crítica… e o carro azul e branco. Até o evento que marcou o início do declínio foi o mesmo (final da parceria com a BMW).

Leandro Freitas
Leandro Freitas
12 anos atrás

Todos os Willians tem o “S” desde de a morte do tricampeão tio do Sobrinho piloto da equipe

Kadu Nogueira
Kadu Nogueira
12 anos atrás

Olha, o que é o “S” eu não sei. Mas o que é esse suporte da asa dianteira que está segurando… o chão?

charly
charly
12 anos atrás

Cadê o patrocínio do senhor Eike ôôôôô boooozããããõoo?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Boa a questão do “S”… resposta mais facil agora…. é “S” do Senna mesmo… versão “Sobrinho”.

Brincedeiras a parte, só nos resta para vermos na Williams o mesmo fenomeno acontecido na Brawn GP a tres anos atrás…

Só nos resta esperar para ver quem será o “Button” da historia.

Abraços

Imperador

Elvis Gomes
Elvis Gomes
12 anos atrás

O “S” é uma homenagem póstuma ao grande Ayrton Senna. Todos os carros da Williams concebidos após o acidente fatal em 1994 carregam esta justa homenagem. É o mínimo que a equipe faz para lembrar do piloto brasileiro mais carismático (talvez o melhor) que o Brasil já conheceu.

Darcio Michele
Darcio Michele
12 anos atrás

Desde a morte de Senna a Williams usa o logo do S do Senna no bico do carro. Sempre esteve lá. Não é só agora com a chegada de Bruno que ele aparareceu, não.

NIlton
NIlton
12 anos atrás

Este esse é de “Sale” !!

Só não sei se são os Cockpits ou se é a equipe mesmo que vai estar a venda em 2013.

Wanderley Augusto
Wanderley Augusto
12 anos atrás

Flavio, o software correto é “Drawing a F1 Car – The Ultimate Design Tool for FIA 2012 Technical Regulations – LEGO Edition”

Peter Losch
Peter Losch
12 anos atrás

É óbvio que você sabe a resposta…

Antonio
Antonio
12 anos atrás

O S não é o S do Nelson,
não é o S do Prost,
não é o S do Mansell,
não é o S da Rosberg,
não é o S do Jones,
não é o S do Jaqcues.

É o S do piloto mais phoda que já sentou nesse carro mesmo não sendo campeão por ele.
É o S do Senna !

Alexandre
Alexandre
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Rafael Apache
Rafael Apache
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Huhasuhaushauhsauhsuahsuahsuahsuahsuahu

Lio Campos
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Flavio faz apostinha de começo de temporada .com os meninos…rsrsrrs ..pede para pessoal apostar quem vai ganhar o Titulo Final de 2012 depois com sua genialidade abre uns 10 itens como na primeira corrida quem vai andar mais rapido .? ( isso falando de carro ) ..aqui na ofina a gente sempre faz isso no começo do ano e todo mundo ERRA incrivel…
Eu acho que o Tio Frank errou mais uma vez para variar né ..comprou o projeto chig lig achando que era o único pagou caro e se deu mau …e todo mundo tambem que comprou vai se dar mau…e a McLaren vai decolar..rsrrsrs certo ??
Faz vai ??? ou Vc esta com MEDO de apostar ??? rsrsrrs e errar ..e o pessoal pegar no seu pé ..rsrrsr Vc não precisa apostar se não quizer …basta organir as perguntas ou apostas…rsrrsraté podia rolar uns premios no final…Euaqui arrumo umas credencias da Lusa e nunca tenho para quem dar rsrsrrs

Peter Losch
Peter Losch
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

:o)

greyhound
greyhound
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Bela resposta ! Parabéns !

Williams
Williams
Reply to  Antonio
12 anos atrás

puta que paril

Marco
Marco
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Saudades Eternas!!!! kkkkkk

Sanzio
Sanzio
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Alokaaaahhh!!! :-D

ANDRE DE ITU
ANDRE DE ITU
Reply to  Antonio
12 anos atrás

é isso ai Antonio.

Bruno
Bruno
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Sem dúvida.. o “S” mais mais forte que a F1 já viu! O maior de todos os pilotos. :)

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Nossa Senhora do chuveiro, dai-me resistência…

Danilo Cândido
Danilo Cândido
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Ué, eu achei que fosse “S” de Satoru !!!
“Foda” é com “F”, com “F”, viu ??? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….
Cada uma…

Danilo Cândido
Danilo Cândido
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Boa !

Paulo Nascimento
Paulo Nascimento
12 anos atrás

Vamos ter um ano com os carros mais feios de todos os tempos… Esse bico horroroso é praqueles que disseram que o carro novo da Indy é feio. O carro novo da Indy é uma Ferrari 250 California perto de um Fiat Multipla(F1 com bico ornitorrinco)!!!!

Sanzio
Sanzio
Reply to  Paulo Nascimento
12 anos atrás

Duas categorias, três carros: Carro da F1, carro da Indy e a McLaren… xD

Adailton
Adailton
Reply to  Paulo Nascimento
12 anos atrás

Disse tudo.

alexandre
alexandre
Reply to  Paulo Nascimento
12 anos atrás

Mas um decorador de ambiente. Vamos parar com essa história de carro feio o bonito já deu no saco.

Huller Moreno
Huller Moreno
12 anos atrás

O S é de “Sou Foda” dingdin dingdin dingdin…

Sorte do Flávio que não deve nem saber o que é isso. rs

Felipe Silva
Felipe Silva
12 anos atrás

o macacão esta estilo hispania, parecendo time nanica, rsrs

Leandro Giannetti
Leandro Giannetti
Reply to  Felipe Silva
12 anos atrás

Sem falar que parece que o nome dos patrocinadores estão como que colados com “velcro”.

Márcio
Márcio
12 anos atrás

Será que o Coughlan recebeu uma cópia do projeto da Ferrari de novo?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Márcio
12 anos atrás

Hahahahaha….boa!
Mas não acho que a Williams tenha hoje muita grana pra pagar pelas “xerox”, como fez a McLaren.
Aliás, a McLaren sim, poderia ter vendido pelo menos o projeto do bico pras outras equipes, o que acha? Deixaria a F1 mais bonita e recuperaria parte das 100 milhas que teve de desembolsar na multa que pagou pra FIA.

Victor Sousa
Victor Sousa
12 anos atrás

Flávio, este S não é o do Senna, mas o do Silva. hehehe

Grande FG, sempre tirando onda, e a blogaiada caindo hehehehe

André Parreira
André Parreira
12 anos atrás

O bico mais elegante ainda é o da mc laren, parabéns pra eles, única equipe que busca soluções diferentes pro mesmo regulamento.

Mas de todos os ornitorrinco esse da williams é o mais feio, os caras fizeram o degrau em um espaço de 3cm, praticamente uma área reta (sem inclinação).

Sempre gostei da williams, mesmo nos piores dias, mas não aposto nesse carro ai não.

Bira Martins
Bira Martins
12 anos atrás

Se o Neemias Vasão ainda estivesse vivo, eu diria que roubaram as bobinas de filmes de seu laboratório e venderam aos concorrentes. Mas…….

As evidências indicam que todas as equipes tem um único fornecedor de chassis e carenagem, igual pneu.

Quanto a S no bico é o disfarce de $$$$$$$!!!!!!!

Adriano
Adriano
12 anos atrás

Bem vindo a 1994, “S” do Senna no bico vem desde essa época.

Edson
Edson
12 anos atrás

Como havia uma menina da própria Willams servindo-nos de guia,perguntei a ela o motivo daquele adesivo e se era pelo fato de estarmos no GP do Brasil e para minha surpresa a resposta foi que desde 94 aquela imagem faz parte de todos os carros da equipe e estará em todos os próximos carros que a equipe desenvolver.

Então perguntei, por que não se comenta isso no Brasil e a resposta foi simples… por que isto não é uma propaganda, é uma marca da equipe.

E por que naquela posição?

Segundo ela, o respeito pelo campeão, dentro do time sempre foi tão grande que estando naquele local, “o campeão” chegará em primeiro sempre que um carro da equipe for vencedor.

Wanderley Augusto
Wanderley Augusto
Reply to  Edson
12 anos atrás

Então faz tempo que não chega na frente ….

enko
enko
Reply to  Wanderley Augusto
12 anos atrás

edson, eu não sabia desse detalhe de chegar na frente, legal
hoje vi no facebook uma foto de um desenho.
chama-se a imagem que todo o mundo gostaria de ter visto.
trata-se do carro de 94 todo destruido, e o airton saindo dele incólume, não sei quem desenhou, está nos comentários do jan balder;

Leo
Leo
12 anos atrás

O S de Senna no suporte da asa dianteira já tem algum tempo. Esteve presente em vários carros / modelos da Williams ao longo dos últimos anos.

Douglas Carvalho Jr.
12 anos atrás

Flavio,
Sou piloto de Marcas & Pilotos SP, hoje a maior categoria do Brasil com mais de 62 carros inscritos e estou entrando em contato para lhe prestar uma singela homenagem.

Vamos homenagear os principais Jornalistas de Automobilismo do país, batizando cada etapa com o nome de cada um deles.
É um pequena homenagem da nossa categoria para aqueles profissionais que tanto colaboram com o nosso esporte.
Dessa forma, a 4ª Etapa, que será realizada no dia 22/04 (a 1º acontece nesse final de semana – 12/2) será :

– Copa Marshal de Marcas e Pilotos, Etapa Flavio Gomes.

Além dessa homenagem, cada Jornalista entregará o troféu aos vencedores das duas etapas do domingo.
As Bandeiradas das 2 provas (uma as 10h e outra as 13h) será dada pelo Jornalista convidado.
Gostaria de saber se você gostaria de receber essa homenagem da nossa categoria.
Aguardo retorno,
Abraços
Douglas Carvalho Jr.
Cel 9192-4039

Juliana
Juliana
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Com certeza tem gente bem melhor, não faz uma bobagem dessas.

Edu H@rmel
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Grande homenagem, e oportunidade única: se eu fosse vc só aceitaria a homenagem se o # 69 for o carro madrinha da largada da 1º bateria, e sendo mostrado no programa da categoria no SPEED channel, (se ainda tivermos o Speed até abril) !!

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Edu H@rmel
12 anos atrás

Você merece,Flávio.

enko
enko
Reply to  Roberto Mota
12 anos atrás

modesto o infante.
só assim para ele levantar um caneco de 1° lugar, kkkkkkk, brincadeira flavio.
ótima ideia dos caras, só espero que eles homenageiem pessoas que mereçam, (já pensou dar troféu para aquele cara da vênus platinada, ninguem merece)

Leandro Giannetti
Leandro Giannetti
12 anos atrás

Achei o “degrau” do bico mais angular (reto) que os demais até agora.

Bruno
Bruno
12 anos atrás