JEREZ, DIA 1

SÃO PAULO (começou) – Bem, a pré-temporada está em marcha. Raikkonen fez o melhor tempo hoje. Normalmente, não significa nada. Mas no caso dele, significa, sim. Mostra que a readaptação não será um problema. Velocidade não se perde. A McLaren foi mesmo o único carro novo não inspirado nos ornitorrincos (que me disseram que cheiram muito mal) e não procede a informação de que teria um bico com degrau prontinho. Pelo menos não até agora.

No mais, tudo normal. A única equipe que não andou foi a Marussia (ex-Virgin) e só a Mercedes usou dois pilotos. Mercedes que passou a usar a sigla AMG junto ao nome do time. Na foto acima, uma homenagem a De la Rosa, voltando agora, com o carro de 2011 da voluntariosa HRT.

Primeiro teste do ano serve para isso mesmo: testar tudo que for possível, se adaptar aos novos pneus, ver se as trapizongas criadas pelos engenheiros nos computadores funcionam na pista. Depois de uns três dias vai dar para falar alguma coisa mais concreta.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
hugo
hugo
12 anos atrás

Pro carro de 2012 a Hispania vai serrar o bico pra ficar igual ao da Red Bull.

Alex
Alex
12 anos atrás

Não sei se o pessoal viu mas neste post o FG não criticou nenhum piloto. Será que os tempos de critico implacável acabaram, será que na F1 agora só tem piloto perfeito?
Acho que não ! Mas quem sabe depois de tantas criticas que teve nos posts que fez sobre RB o FG viu que tinha que mudar alguma coisa!! Espero que sim pois este post realmente está até bom de ler agora !

Danilo
Danilo
12 anos atrás

Outra…
Na verdade um dúvida.
O que ganha uma equipe, a Mercedes por exemplo, em ir pra pista com o carro do ano passado?

Cláudio Eduardo
Cláudio Eduardo
Reply to  Danilo
12 anos atrás

Grande Danilo. Até então dá para a equipe armazenar base de dados sobre os pneus.

Danilo
Danilo
12 anos atrás

Ninguém vai falar sobre essa tinta que a Feerari usou?
Li por aí que é para ver por onde o ar tá passando, mas espera aì horas e horas mais milhões e milhões em túneis de vento e engenheiros foda e não sabem qual o fluxo do ar sobre o carro?

Tá cheirando mau…

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
12 anos atrás

Na boa, acho que é cedo para dizer que a readaptação do Raikkonen não será um problema. É só lembrar do Schumacher andando na frente do Rosberg na pré-temporada de 2010 e do Villeneuve voando baixo com a Sauber no final de 2004… Gosto do Kimi, mas se Petrov tivesse guiado o carro da Lotus, teria sido uns 0,7s mais rápido que o finlandês.

hendrix
hendrix
12 anos atrás

Nessa pequena matéria da TV italiana conseguimos ver alguns carros 2012 que andaram hoje em Jerez para satisfazer ao menos em parte, nossa curiosidade.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oLBlWl2zRrc

Marcelo ao Carlão
Marcelo ao Carlão
12 anos atrás

O alerta foi nesse GP abaixo, por pouco Schumacher não teve o capacete atingido por um bico de outro carro. Até a namorada do Hamilton se assustou, aliás, foi mesmo de assustar!!!

Schumacher Crash Abu Dhabi 2010
http://www.youtube.com/watch?v=P912ZLaKl-4&feature=related

Depois analizaram melhor e perceberam que as colisões em “T”, poderiam resultar em um acidente fatal, ainda bem que abaixaram o bico, por mim, ficaria rente ao chão como foi até os anos 90, assim “mataria” boa parte do exesso de aerodinâmica no assoalho do carro. A anos tudo é feito em função do bico-assoalho, essa moda começou com aquela Benetton “bico de tubarão” no carro de Nelson Piquet em 1991.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Benetton_B191

José marinho
José marinho
12 anos atrás

É a mesma curiosidade que tenho como os engenheiros pensam igual para projetarem os carros, como em 2009 o difusor duplo, e como engenheiros que usam o mesmo regulamento como os da HRT não fazem projetos decentes se a regra é igual para todos.

Andre
Andre
12 anos atrás

Ou seja, velocidade do Shoemaker comparada com a do Rosberguinho e essa mesma que vimos nos ultimos dois anos, certo?

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  Andre
12 anos atrás

??????????????????

Lucas
Lucas
Reply to  Andre
12 anos atrás

É… entra ano, sai ano, e continua o tradicional meio segundo mais lento que o Rosberg. Que pena que companheiro à altura era algo que não acontecia quando ele tinha carros dominantes, teriam sido belos campeonatos – ia ser bacana ver ele no mesmo carro que por exemplo um Hakkinen, que ao contrário do Schumacher era um excelente “classificador” mas tirando 98-99 passou a maior parte da carreira pastando em carros de razoáveis pra ruins enquanto o Schumacher se esbaldou em carros excepcionais (e companheiros de razoáveis para lamentáveis) na maior parte de seu primeiro “stint” na formula 1…

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
Reply to  Lucas
12 anos atrás

Gostaria muito de ter visto o Schumacher ter Hakkinen, Villeneuve e, óbvio, Senna como companheiros de equipe – ou pelo menos um dos três. Em termos de marketing, seria fantástico para a categoria; na prática, um desastre para a equipe e, por conseguinte, para a dupla de pilotos. O ego desses caras é gigantesco. Supondo-se que os quatro estivessem no auge da forma, um não iria aceitar perder para o outro, faz parte da personalidade dos campeões, iria acontecer o que aconteceu entre Alonso e Hamilton, talvez até fosse pior. É chato, mas a estratégia vencedora na F-1 consiste na equipe ter um carro rápido, um 1º piloto muito bom e um 2º piloto inofensivo, como Irvine, Fisichella, Barrichello, Coulthard, Massa…

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  Piloto de carrinho de supermercado
12 anos atrás

Berger

A verdade dói
A verdade dói
Reply to  Andre
12 anos atrás

Vamos lembrar que Schumacher voltou á F1 justamente pelo desafio (mas sem cobrança) de competir com essa geração mais “apimentada” de Hamilton, Vettel, Kubica (infelizmente afastado), Alonso e cia.

Que me desculpem os fãs antigos, mas estes são mais corajosos, audaciosos e rápidos do que Montoya, Hakkinen e Villeneuve.

O único que competiu e deu trabalho ao alemão foi Alonso na Renault.

Schumacher correu contra Hakkinen (McLaren) e Villeneuve (Williams) e Senna sim (McLaren e Williams)!! Vamos lembrar que no caso do brasileiro, Schumacher andou na cola com a Benneton por uns 3 anos até a morte de Senna! Procurem no Youtube e verão que o alemão, com 22 anos, já incomodava bastante o brasileiro na época de McLaren e Williams …(um rapaz de 22 anos partindo pra cima de um tricampeão, 10 anos mais velho!!)

E na época dessas disputas com Hakkinen, Villeneuve e Montoya, tanto a McLaren quanto a Williams não eram tão “fracas” assim! Muito pelo contrário…

Ainda hoje Hakkinen admite que Schumacher é um grande campeão e tem seus méritos, inclusive de acertar um carro de F1! Ou vão me dizer que a Ferrari saiu da “fila” c/ a chegada de Schumi por acaso???

Se corressem na mesma equipe seria muito chato, porque só uma equipe iria “reinar” absoluta como foi Prost e Senna na McLaren. E também seria impossível pois o alemão tinha braço, ambição e personalidade suficiente para não ser segundo piloto de nenhum desses caras!

Só no Brasil questionam o alemão. Até hoje.

Não sei não, mas MUITA GENTE sabe que Prost “acertava” um carro melhor que Senna…E MUITA GENTE NÃO QUER PENSAR NISSO…

Em 92 e 93, qual equipe tinha sido campeã? Quem ‘acertou’ o carro naquela época?

Em 94, estava ‘demorando muito’ pra Williams “acertar” o carro não é mesmo? Já era a 3a corrida e só dava Schumacher apertando cada vez mais…”Estranho”…

Coincidência?

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  A verdade dói
12 anos atrás

Apoiadaço

Lucas
Lucas
Reply to  A verdade dói
12 anos atrás

A idéia de que “só no Brasil questionam o alemão” não corresponde à realidade. Se você der uma lida nos sites internacionais vai ver que ele é questionado até em sua terra natal. E não só pelos leigos, mas por gente que entende bem do assunto (veja as recentes opiniões de Stirling Moss e Niki Lauda, por exemplo). Quanto ao Montoya, Hakkinen e Villeneuve, embora eles de fato não sejam tão bons quanto um Alonso, é sempre bom lembrar que a quantidade de oportunidade que eles tiveram para disputar com o alemão foram pouquíssimas. O Hakkinen começou vendo a decadência da Lotus, depois pegou uma péssima fase da McLaren, e só teve chances mesmo em 1998 e 1999 – e foi campeão nas duas ocasiões (mesmo apesar do fato de que em 1999 a McLaren já não era páreo pra Ferrari, que ganhou o campeonato de construtores daquele ano mesmo sem o Schumacher em boa parte das corridas, e quase fez o medíocre Eddie Irvine campeão do mundo). Depois veio a péssima fase de confiabilidade da McLaren (com a qual o Kimi ainda teve que lidar depois de o substituir, também), e ele nunca mais pôde fazer grande coisa. É de se questionar como os números de Hakkinen se comparariam aos Schumacher se ambos os pilotos tivessem um número similar de carros rápidos e confiáveis (a diferença é brutal). Villeneuve de fato está bem abaixo, mas ainda assim fez bom aproveitamento das duas temporadas em que teve carro bom: vice em 96 e campeão em 97. De resto, só correu em carroça. Montoya também cai no mesmo problema: a Williams ainda era uma grande equipe quando ele estava lá, mas ele não podia fazer grande coisa contra uma Ferrari que não só era o mais rápido carro do grid, mas ainda por cima não quebrava quase nunca. Só foi ter o carro mais rápido do grid quando foi pra McLaren em 2005, ano em que depois de sucessivos vexames o Newey finalmente voltou a acertar a mão, mas como o Montoya abandonou cinco corridas (muitas vezes devido à fraca confiabilidade da McLaren, que também evitou uma disputa mais acirrada entre Kimi e Alonso), não largou em mais uma e foi desclassificado de mais outra, acabou terminando num fraco quarto lugar. Isto é, antes de criticar Montoya, Villeneuve e Hakkinen, é bom lembrar que eles passaram a maior parte de suas carreiras em carros fracos, justamente o contrário do Schumacher que teve mais corridas em carros excelentes que qualquer outro piloto da história da F1, de longe. Acho que o único que chega mais ou menos na metade disso é o Alain Prost, mas é bom lembrar também que ao contrário do Schumacher, que passou a vida inteira em equipes que contratam um “star driver” e um piloto mediano pra trabalhar em prol da equipe, a lista de companheiros de equipe de Prost soma nada mais nada menos que nove campeonatos (três de Lauda, um de Rosberg-pai, três de Senna, um de Mansell e um de Hill), enquanto o único companheiro campeão de Schumacher foi o Piquet – justamente um dos que o bateu no mesmo carro, juntamente com o Rosberg filho. Resumo da ópera: a maior parte dos grandes pilotos da história da F1 tiveram poucas temporadas com o melhor carro, e muitos deles tiveram que dividi-lo com os melhores pilotos de sua época. Schumacher teve várias temporadas com o melhor carro do grid, e jamais teve que dividi-los com os melhores pilotos de seu tempo. É sempre bom levar isso em conta.

Franco
Franco
12 anos atrás

E quem diria que a Hispania colocou na pista o que mais se parece com um carro de Fórmula 1 como conhecemos? Mais um sinal que o mundo acaba em 2012 mesmo.

Daniel Ramos
Daniel Ramos
12 anos atrás

O Kimi voou na pista,e mostra que o cara tá cheio de vontade de correr,e muito afim de ter ons resultados.Apesar que isso não querer dizer nada,ano passado a Williams nos primeiros testes foi a melhor,e na temporada foi uma imensa M…Mas acredito que a Lotus irá concorrer com a Mercedes,acho que as duas vão brigar bonito.

Henrique Galleazzi
Henrique Galleazzi
12 anos atrás

A HRT ta com o carro parecido da Brawn de 2009 (apenas no visual, obvio),
mas ta bunita mesmo…

iRineu
12 anos atrás

Cada vez mais bizarros, esses F1. Mas eles só “copiam” o ar que lhes passa em volta (grosso modo, né).

Ainda bem que ar é invisível.

Mauricio
12 anos atrás

Treino pré temporada não diz nada mesmo.
O único sinal que vem de hoje é o fato de estar evidente a ansiedade do Kimi.
Depois de ser praticamente expulso da F1 em 2010, quando saiu da Ferrari e ninguém quis contratá-lo, numa situação muito parecida com a de Massa hoje frente ao Alonso (na época era ele versus o Massa), em que não fazia nada de nada.
Mostrar serviço é um bom começo. Espero que ele não esfrie e volte a apatia que o tirou a F1 em 2010.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Como ficou linda a HRT branca…

Roberto Andrade
Roberto Andrade
12 anos atrás

Velocidade não se perde, vide Schumacher, né Flavinho????? Nosso rei segue o melhor de todos!!!!!!!

Carlão
Carlão
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Pelé ???

enko
enko
Reply to  Carlão
12 anos atrás

não… ele voltou, rei de quem? e do que?

bruno
bruno
Reply to  enko
12 anos atrás

E o Roberto Carlos agora foi parar na Williams… um carro todo azul e branco, pintado bem bem ao gosto do rei

Mauricio
Mauricio
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Perde sim. É só tirar o controle de tração, que o “nosso rei” anda atrás até do Rosberguinho.

Vinicius
Vinicius
12 anos atrás

HRT: Carro de 2011, bico de 2012?

E sobre o bico bicudo da McLaren: não seria o bico da Force India “intercambiável” com o bico da McLaren? Li isso num fórum da gringa aí, que tal procedimento seria fruto do acordo tecnológico das duas equipes, e seria uma forma da McLaren desenvolver os dois modelos de bico (o “tobogã” e o “ornitorrinco”) antes da temporada. Sei lá se é verdade, os carros parecem diferentes, mas se for verdade é uma estratégia inteligente.

Mauricio
Reply to  Vinicius
12 anos atrás

Não acha um tantinho forçado meu amigo?

Vinicius
Vinicius
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Acho, mas…

André
12 anos atrás

Eis que a HRT aparece com o carro mais bonito do grid, o de 2011 todo branco.

Ricardo Soares
Ricardo Soares
Reply to  André
12 anos atrás

Concordo, e sem o “bico” horroroso!!! Tomara que fique assim…

AS Adriano Souza
AS Adriano Souza
12 anos atrás

Fui dar uma pesquisada nos tempos dos carros do ano passado e olha só os tempos do dia 3 de jerez em 2011
1º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), 1min20s361 (86)
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s132 (131)
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s692 (114)

O Tempo de Kimi foi de 1:19.6 o que é um belo tempo mas temos um ano de evolução de carro para carro, Kimi veio bem, sim não há dúvida, na verdade penso que os outros é que deveriam ser mais rápidos que ele, mas a Lotus ex-Renault não tem condições de ser uma equipe de ponta como outrora. Aliás olhando os tempos de 2010 o tempo dele é o quase o mesmo do 1o treino do Kubka na Renault futura Lotus ex-Renault.
Isso quer dizer que não é nada, não é nada…. não é nada mesmo salvo a constatação que Kimi está bem e vai ajudar a temporada com arrojo sangue frio e belas ultrapassagens.
Acredito que irá protagonizar belos pegas com o pelotão do meio, como Force Sahara India, Mercedes e a Estoro Rosso, talvez belisque um pódio ou outro. Tomara que eu esteja enganado e que realmente tenhamos uma briga de cachorro grande entre grandes equipes e que Kimi (e porque não falar do Grosjean) estejam nelas.
Abraços,

Vinicius
Vinicius
Reply to  AS Adriano Souza
12 anos atrás

Tomara que o Kimi venha forte, pra dar uma sacudida na turminha da frente. Assim como torço pro Schumacher também voltar a andar no primeiro pelotão – e que a Mercedes faça um bom carro esse ano.

AS Adriano Souza
AS Adriano Souza
Reply to  Vinicius
12 anos atrás

Concordo…. ter 14 títulos correndo e disputando freadas ia ser bom demais.

Robson
Robson
Reply to  AS Adriano Souza
12 anos atrás

Voce não é o cara que o Flavio mandou vazar do blog por ser “reinaldete”, quando do post sobre pinheirinho? Lembro ainda que o Flávio o chamou de “vagabundo” e “nazi de merda”.

João
João
12 anos atrás

Será que esses caras não testam nada mesmo escondido? Ninguém deles tem uma pista secreta? rsrsrs

Daniel Ramos
Daniel Ramos
Reply to  João
12 anos atrás

Todo mundo testa coisas secretas.Mas não é algo surpreendente,a Ferrari escondeu a traseira,apesar de não adiantar de nada ficar escondendo(na minha opinião).Muitas vezes eles escondem é os dados,ainda mais com os novos pneus da Pirelli,as vezes eles descobrem os mesmos dados,mas escondem como tivessem descoberto algo surpreendente,mas vai ver é a mesma coisa em todas hehe

fagner andre
fagner andre
12 anos atrás

sei não, acho que a ferrari errou a mão novamente, olha o ice man pintando ai,
chupa que este ano a renault vai dar trabalho…

Daniel Ramos
Daniel Ramos
Reply to  fagner andre
12 anos atrás

Amigo a Ferrari tava testando a aerodinâmica dos carros,e os sistemas,o Massa não tava nem correndo direito.Se for assim então tu quer dizer que a Red Bull vai ficar sempre em último e a Toro Rosso e a Force India vão ficar sempre a frente dela?Amigo Pré-Temporada não diz nada,é só pra ver se os carros tão funcionando bem,e avaliar os Pneus,Aerofólios,Motor,Kers,Freios,e etc,não dá pra saber ainda qual realmente serão as equipes que irão ser Top.

fagner andre
fagner andre
Reply to  Daniel Ramos
12 anos atrás

iludido… vc vai ver a merda q a ferrari construiu… a rbr é 1 s a mais do que fez no treino, continua melhor, mas kimi dará trabalho…

Daniel Ramos
Daniel Ramos
Reply to  fagner andre
12 anos atrás

Iludido tá sendo você.Se eu fosse por Pré-Temporada,a o FW33 da Williams teria sido o melhor carro que a F1 já viu,e não foi.Amigo se não entende de F1,não fala merda.O Kimi pode até dá trabalho,mas isso não quer dizer que ele vai ganhar todas as ruas,ou se a Lotus será todas as corridas perfeita,e que o Kimi irá ganhar todas,isso não existe amigo,a Lotus tá boa sim,como a Force India também tá,ambas têm um bom carro,mas a Ferrari,Red Bull e Mclaren tão testando várias coisas,e a Mercedes ainda nem lançou o carro 2012,então amigo espera mais um pouco,e quando começar a temporada a gente conversa,tá certo?

Luis Melo
Luis Melo
12 anos atrás

Por enquanto este carro da HRT/2011 é o mais bonito que andou em jerez!!!

Felipe S.
Felipe S.
12 anos atrás

Comentários entusiasmados e apaixonados de Raikkonettes em 3, 2 ,1:

Fernando Matias
Fernando Matias
12 anos atrás

Flávio parece que você não está só no mundo agora, James Thompson disse no The Sun que ama pilotar Lada’s assim como você. Mais detalhes aki: http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/sport/motorsport/2558736/James-Thompson-is-Ladas-new-driver.html#ooid=Y4NG51MTrgkR3djquLlg_D87HNgpILSK

Vinícius Lucas
Vinícius Lucas
12 anos atrás

Esse bico da HRT de 2011 é baixo, será que no modelo 2012 terão bico ornitorrinco?

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Realmente essa HRT é impensável para o mítico RB?

fabricio jabur
fabricio jabur
12 anos atrás

Uai, este carro da HRT tb não tem degrau não, tudo bem que parece um tobogã, mas acho que eles também não puderam usar o Software comun não

Carlão
Carlão
12 anos atrás

Algumas coisas já dá pra falar: 1. Kimi de volta é muito bacana. 2. os carros tão feios prá caramba. 3. Alguém pode explicar por que se faz uma regra aonde os projetistas imaginam um bico feio destes ??? Pra que serve afinal essa aberração ???

Victor
Victor
Reply to  Carlão
12 anos atrás

Segurança dos pilotos.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

É isso aí!!!!
Se teste indicasse alguma coisa, 2011 teria sido um “passeio” pra Ferrari.
E não acho nem que após três dias teremos algum indicativo.