JEREZ, DIA 4
SÃO PAULO (vem água) – Alonso foi o mais rápido no último dia de testes em Jerez. Agora a turma volta a andar em Barcelona de 21 a 24, logo depois do Carnaval. Incluindo a Terça-Feira Gorda. Analisar esses testes numas de já indicar favoritismos é bobagem. Uma pista ou outra é dada, numa declaração aqui, noutra ali. A Ferrari, por exemplo, se diz preocupada porque o carro não andou como imaginavam. Pelo menos dois integrantes da equipe, Pat Fry e Felipe Massa, andaram falando que “precisa muito trabalho”.
O melhor tempo da semana foi de Rosberguinho, com Mercedes do ano passado. O Capelli (aliás, o que estão esperando para entrar no blog dele?) acha que será o segundo carro de bico baixo, assim como a McLaren, sem o degrau que todas as demais equipes, até agora, apresentaram. O lançamento do W03, este deve ser o nome da barata, ainda não tem data marcada, que eu saiba. Tomara que a equipe entre na briga. Tomara também que a Ferrari esteja só pessimista e o carro seja bom, embora uma crise permanente em Maranello seja algo sempre divertido.
A Lotus foi a que deixou impressão mais positiva, com tempos consistentes e desempenho homogêneo. Barcelona, daqui a alguns dias, será mais esclarecedor. É das pistas mais chatas de todas, mas também aquela que dá indícios mais claros sobre a performance de cada um.
Na foto abaixo, Vergne (se fala “Vérne”), um dos estreantes do ano, da Toro Rosso. Agora comentem vocês. Alguém aí viu o que ninguém viu nesses testes?
O Alonso é muito esperto, percebeu que Massa criticou o carro e saiu logo elogiando a carroça. Já ganhou a equipe antes do início da temporada.
Melhor o Massa comessar a pensar em sair da Ferrari. É uma equipe que não é feita para pilotos brasileiros. A Fórmula 1 está entrando em um beco sem saída, é uma categoria muito cara para uma europa sem dinheiro. Agora como nunca, o que vale mesmo é a grana, não o esporte.
Onde le-se “comessar”, leia-se “começar” ….
A anta aqui não sabe mais escrever!
Alonso NÃO elogiou o Carro, aliás falou a mesma coisa que o Massa e o Projetista egresso da McLaren…menos, por favor…
O que eu vi, sobre a Toro, é que eles andaram nas primeiras posições em algumas sessões, mas isso não quer dizer muita coisa. E a pintura desse carro é bem mais bonita, para mim, do que a da irmã bicampeã do mundo.
Como disse o Carlos aí embaixo, pronuncia-se VÉR-NHE, e não “vérne”. Se é pra ensinar, que se ensine correto, ou então deixa o pessoal falar vérggggne mesmo.
Assiste aqui, ô sabichão. Mala. http://www.youtube.com/watch?v=b1CxbdbubZ4
hahahaha… Sabichão e mala!!!! As melhores respostas desse post!
Abs.
Vergne se fala Verrnhe, o cara é francês !
Quanto aos carros novos, depois da Austrália já deve dar para falar.
baseado no pouco que vimos, diria que
-a Red Bull vai chegar dominando,
-a McLaren vai ser a segunda força,
-a mercedes vai crescer um pouquinho e empatar com a Ferrari na disputa da terceira força, (Massa terá problemas com pneus, freios, radiadores, calotas ou qualquer outra coisa pra explicar a surra que vai tomar de Alonso)
-Lotus vai marcar mais uns pontinhos,
-Williams vai manter o sonho de voltar a ser um time de ponta (Bruno Senna vai falar muito sobre a honra que é estar na última equipe de seu tio e vai representá-lo nos festivais de automobilismo pilotando seus carros antigos)
-As outras equipes vão fazer numero…
ou seja, nada de novo…
Poxa, depois de ver os carros novos mostra como a federação não tem um pingo de agilidade em mudar de rumo.
Com a explicita crise mundial, principalmente na Europa (que dizem estar quebrada) deviam ter abortado no ano passado as mudanças na aerodinâmica e principalmente a que teria importante impacto na estrutura do carro.
Esse bico em degrau mostra a fragilidade financeira da F1, o degrau é uma gambiarra pra encaixar as formas do bico na altura mínima imposta pelo regulamento, e como a maioria dos chassis de F1 eram mais altos ainda no encaixe da suspensão seria impossível ter um formato que não o degrau , e somente a Mclaren é que já tinha ano passado um chassi baixo, ou seja , ninguém fez carro novo, os F1 desse ano são chassi velho adaptados ao novo regulamento , que pobreza!
O Fernando Alonso já mostrou que tem a equipe na mão, independente se o carro é bom ou ruim. E o nosso Massa começa reclamando do carro e se esquecendo de Alonso que vai dar mais uma surra grande nele acima dos 100 pontos.
Alonso pode até dar essa surra de 100 pontos no Massa. Mas o que Alonso fez ontem foi C-I-R-C-O.
Massa reclamou do carro… ato de coragem em Maranello… então a Ferrari se esforçou pra dar um “cala a boca, Magda”!
Tão ridículo q foi a única volta de Dom Alonso nos 1:18. Dps a Ferrari voltou à rotina: GA-RA-GEM e pouquíssimas voltas… todas altas.
Essa volta foi malandragem: gasolina para três voltas (a de saída, a rápida e a de entrada nos boxes), põe pneu novo (macio) e manda o espanhol sentar a bota no acelerador! Está aí o melhor que a Se Ferrari consegue!
A crise da Ferrari, pelo que li numa publicação italiana à dois anos atrás, é muito mais profunda do que projetar um bom carro. É nítido que o Stefano Domenicali não é do ramo. Se for, é muito fraco, não tem liderança, não sabe delegar, fato que se nota inclusive nos pit stops desastrosos que a equipe vem fazendo. Isso é sintoma de equipe mal gerenciada. Outro sinal disso é que após a saída do Jean Todt o time vem num declinio sem volta. Eu, se fosse o Montezemolo, primeiramente pagaria o quando fosse pra tirar Rory Byrne de sua aposentadoria. Em seguida, promoveria o Giuseppe Rizzo para diretor da equipe. Uma equipe do porte da Ferrari não pode fazer experiências ano após ano, tem que vir logo com talentos vencedores em cada setor da equipe. Nos anos em que os carros de Adrian Newey não ganharam títulos, foram os de Rory Byrne que ganharam, exceção se não me engano, ao carro da Brawn, cujo projetista eu não lembro quem foi. A Red Bull contratou o mago dos projetos e colhe hoje os frutos disso, bem como a McLaren já havia feito no passado.
“embora uma crise permanente em Maranello seja algo sempre divertido.”
Também torço para a ferrari levar poeira da Williams!
Mais um carro mal nascido feito pela ferrari, será muito divertido, mas Montezemolo e Choronso vão reclamar, não sei qual dos dois mais.
A Lotus foi bem, acho ainda que ela pode ter mais melhorias e décimos a menos na “manga”, é o que espero.
Outras que acho que estão com garrafas à vender são McLaren, e a Mercedes.
Barcelona será de fato mais esclarecedora sobre as forças de 2012.
Se a Lottus confirmar nos proximos testes o desempenho desta primeira bateria dos testes vai ser muuito bacana, pq certamente Red Bull e Mclaren devem ter ritmo “guardado”, já o caso da Ferrari parece ser mesmo um carro mau projetado, o fracasso deve continuar …como a Mercedes ainda nao lançou o carro novo entao nao tem nem como IMAGINAR qualquer coisa …penso que teremos uma baita temporada, oq é simplesmente fantastico!
O que eu vi, aliás, não vi, foram imagens do MP4/27 na pista.
Parece que a Mclaren está fazendo um esforço bem grande em esconder imagens do carro na pista.
Flavio, vi sim:
Bruno Senna Lotus 2011 = Melhor volta 1:21.400
Bruno Senna Williams 2012 = Melhor volta 1:20.132
Não é lá grande coisa mas melhou 1.260 segundos.
Abraço
Não dá pra comparar. Carros e situações completamente diferentes.
Ano passado a McLaren também estava preocupada com seu carro e acabaram vice. A Ferrari, por sua vez, acreditava que podia ser campeã. Acabou atrás da McLaren.
Mantendo as proporções, acredito que vem crise na Ferrari!
E o Máximo Bueno, por onde anda??? hehehehehehehhe
Eu vi! a bird couple at the chincane…
Considero que dos 4 dias, o mais significativo foi hoje visto o amadurecimento das equipes com as informações coletadas. E difícil prever o que se passa na cabeça dessa turma, mas os tempos podem ser analisados em questão de combustível.
Vejamos:
Bruno Senna – 1:20.132 (85)
Neste stint, fez o tempo na terceira volta (primeira cronometrada), após duas de aquecimento, e continuou mais 11 voltas concluindo 14 voltas e parando. Ou seja, com certeza teria potencial para baixar essa volta..
Alonso – 1:18.877 (16)
Neste stint, fez o tempo na terceira volta (primeira cronometrada), após duas de aquecimento, e continuou mais 5 voltas concluindo 8 voltas e parando, esse tempo poderia ser melhor.
Grosjean – 1:19.729 (22)
Neste stint, fez o tempo na terceira volta (primeira cronometrada), após duas de aquecimento, fez SOMENTE mais uma volta cronometrada e fechou com 4 voltas apenas, me parece que está no limite, para fazer marketing.
E assim por diante…O que eu concluo é que, embora de difícil previsão, essas voltas rápidas da Lotus pra mim só mostram que estão fazendo a mesma coisa que a Williams fez ano passado (também andou rápido nos testes). Na época a Williams anunciou suas ações a venda após os testes e vendeu a um bom preço..A Lotus pode estar querendo chamar atenção apenas…
De outro lado equipes podem estar escondendo o jogo e sendo mais humildes para surpreender, ou no minímo não criar expectativas.
As informações da cronometragem tirei daqui: http://f1tests.co.cc/2012.php?rev=on
O Felipe Massa ficou dois dias falando que o carro é feio, que vai dar trabalho, não é isso, não é aquilo. Sentou no cockpit, deu volta pra caramba e só foi o oitavo tempo.
Chegou Alonso, quietinho, deve ter dado suas orientações pra equipe, tirou a poeira do banco, andou e deu no que deu…Profissa o cara!
A data da baixa da carteira profissional do Massa ainda não tem, mas com certeza já tá assinada.
Falou tudo. E aposto que essa data é antes do fim da temporada.
Creio que a predominância nas primeiras corridas continuará sendo da Red Bull, McLaren e Ferrari, nesta ordem.
E como explicar o retorno de Kimi Raikkonen? Por que ele se adaptou tão bem, diferentemente de Michael Schumacher? É para pensar….
http://analisedotelespectador.wordpress.com
(acesse, critique!)
Claro que não sabemos em que condições, mas Massa em 8º em todas as vezes que pegou no carro, aí vem o El Fodon e crava o 1º tempo, vao começar as desculpas do pneu que não aquece de novo, Dom Fernando é melhor e pronto, demissão a vista.
Caro FG,
como vc escreveu … não dá pra dizer muito ou quase nada sobre esta semana de testes. Nesse período do ano passado o Barrichello era só sorissos e otimismo com a Willians impressionando nos testes … Deu no que deu !!! Agora ver a Ferrari começar o ano (parece) batendo cabeça já dá esperança de assistirmos aquele dramalhão típico dos italianos !!!! Vai ser bom pra rir !!!
Abraço
Simão
Tempos nao dizem nada… ano passado a Williams fez o melhor tempo em Jerez. Veja os tempos e stints aqui: http://f1tests.co.cc/2012.php
A mesma Williams que fez simulação de corrida com o Bruno hoje (a única equipe a simular corrida), vejam a consistência dos tempos, muito bom o trabalho do Gillian, bem pragmático… já botou o Sam Michael no chinelo…
Foi a equipe que mais me surpreendeu pela consistencia dos tempos em long runs. No fórum da SportNetwork declararam que não andou em nenhum momento com menos de 40Kg de combustível, só no stint final (que dá pra ver pelos tempos).
Ah… tempo não quer dizer nada… quem pega o carro depois, continua o acerto de quem andou antes e assim por diante, quem anda depois anda mais rápido. Pré-temporada é isso…
[]s
Eita!
Agora estão pegando os apelidos (ou nomes) emprestados por aqui?
hehehe coincidência pura.
[]s
solução: ron 1 e ron 2.
tem um marcelo que confundi com outro marcelo e deu briga, mas parece que já esclarecemos e aparamos as arestas.
realmente vc viu o q ninguém viu, espero q isso seja bom para o bruno s.
belo trabalho da williams e do bruno. com certeza coletaram muitas informações sobre o novo motor.
Errada sua observação. Quem anda depois NAO anda mais rapido. Foi assim com STR ricciardo, mais rapido q vergne, sauber, perez mais rapido q koba q terminou os testes, webber que se acertou melhor com RBR encima do vettel, caterham, koba dando um pau no trulli, e force india paul di resta mais rapido que hulk. A excessao foi alonso, bruno, hamilton. alonso moeu o massa, hamilton e bruno botaram mais de um segundo nos seus companheiros. Alias bruno foi mais rapido que o massa e o button inclusive. Olhe bem os tempos e verá como seu comentario eh furado. Em tratando de alonso, hamilton e bruno, melhores que seus companheiros eh coisa de piloto mesmo. A disputa mais apertada e vai ser o quebra pau do ano na minha opiniao e na STR. Os dois sao pilotos espetaculares. Em jerez ja deu pra sentir isso claramente.
O que vi foi que o carro da Indy esta mais bonito que o F1.
mais bonito ou menos feio?
O carro de ualquer categoria estar mais bonito que o da F1 nesse ano, não é mérito nenhum…..Até a Stock Brasileira tem um carro mais bonito que o da F1…
Mas eu não gostei do design dos F-Indy. Estão parecendo carro de brinquedo.
Os carros dos anos 90 eram bem mais bonitos.
– Lotus inovando e se dando bem tal qual no ano passado – parece que sua equipe de engenheiros é excelente! Vamos ver se os pilotos conseguem manter a competitividade.
– Red Bull vem “menos” que no ano passado, que já era “menos” que em 2010… Mas mesmo assim é a melhor. Ao menos até a McLaren mostrar suas cartas…
– Se a McLaren não escondeu o jogo, hoje brigaria com a Lotus pelo pódio. Mas deve ter algo mais escondido…
– Ferrari, contudo, levou tudo e escondeu o carro, mas não andou nada. Novos problemas para Maranello…
– Sauber e Toro Rosso vem a seguir, e mais embaixo, nos pontos/Top 10.
– Williams fica aonde está, pouco a frente da Cat… Cart… Lotus verde, que se dane.
– Por fim, segue HRT e Marussia, também onde estão.
– Mercedes é impossível de se avaliar qualquer coisa – apenas mostrou que os carros vão sofrer com a perda do difusor…
boa!!!
Difícil fazer qualquer previsão. Ninguém sabe como as equipes saem dos boxes. Pouco combustível, muito combustível, testar pneus numa determinada configuração, testar asas etc.
É muito cedo pra falar qualquer coisa, e tem mais, a Mercedes estava teoricamente com um carro que não irá usar esse ano…assim, não dá pra dizer seu ritmo. Bom foi ver o Kimi andando com bons tempos…parece que não desaprendeu a acelerar.
o Capelli some e aparece sem dar satisfação !!! Não dá para saber quando rola novidades…
Realmente o Capelli é ótimo e foi a primeira chamada do Gomes p blog dele. No Grande Premio tb tem banner…
Bem vindo novamente! Fez falta!
Pois é. O blog do Capelli sempre foi riquíssimo, mas o “compromisso” do Capelli sempre foi lamentável.
Vocês pagam quanto pra ele, pra exigir algo?
Flavio, ninguém “exige” nada.
As pessoas “lamentam” o fato do Capelli ter potencial para manter um blog tão bom e não ter “consideração” com seus leitores.
Quando não se tem consideração com os leitores, os leitores não terão consideração com os autores.
O Capelli pode parar e voltar com o blog dele quantas vezes quiser, pois ninguém tem nada com isso.
O ponto é que, se ele tivesse “consideração” com seus leitores, ele poderia postar que vai dar um tempo do blog por moitivos pessoais.
Ele não TEM que fazer isso por “lei”, nem por contrato algum, mas por consideração ás pessoas que dão atenção ao que ele escreve.
Eu também faço trabalhos sem fins lucrativos, mas eu informo quando não poderei estar “presente”.
Não devo a ninguém, mas sou grato as pessoas que prestigiam meu trabalho.
Se vocês, blogueiros, não conseguem entender isso, ainda tem muito o que aprender nessa vida.
Flávio, segundo informação publicada no grandeprêmio no dia 31/01 a Mercedes fará o lançamento de seu carro no dia 21/02.
Obrigado.
Bruno Senna, ,no geral dos 4 dias, ficou em 15º. Já maldonado ficou em 19º.
Espero que a briga esse ano seja mais acirrada entre rbr, mclaren, mercedes e lotus.
Bruno Senna já meteu mais 1 segundo no Maldonado.
Grosjean também meteu mais de 1 segundo no Raikkonen.
Nada mal para os rapazes que entraram com grana.
Massa foi mal, Alonso nem tanto.
Vale lembrar que Senna e Grosjean andaram nos últimos dias.. não dá pra comparar com os primeiros dias
Errada sua observação. Quem anda depois NAO anda mais rapido. Foi assim com STR ricciardo, mais rapido q vergne, sauber, perez mais rapido q koba q terminou os testes, webber que se acertou melhor com RBR encima do vettel, caterham, koba dando um pau no trulli, e force india paul di resta mais rapido que hulk. A excessao foi alonso, bruno, hamilton. alonso moeu o massa, hamilton e bruno botaram mais de um segundo nos seus companheiros. Alias bruno foi mais rapido que o massa e o button inclusive. Olhe bem os tempos e verá como seu comentario eh furado. Alonso Hamilton e bruno é coisa de melhir piloto mesmo.
comparar tempo em testes cara… para com isso
ué. para comparar alonso com massa pode e senna com maldonado não pode ! é isso ?
Oxe, e não estavam comparando os tempos do zacamassa com os do el fodon? Esqueceu de criticar isso também??
Ou seja, quando brasileiro leva a melhor deve ser divulgado e quando leva a pior deve ser ignorado.