MENU

quarta-feira, 25 de abril de 2012 - 17:23Indústria automobilística

ESPELHO MEU

SÃO PAULO (só polir) – Recebi da Roberto Fróes, da minha turma de vemagueiros. No Japão, os caras inventaram uma tinta que tem esse efeito de cromeação. Coisa incrível. Depois dos “pretofoscos”, quem sabe não vem aí a era dos carros espelhados…

53 comentários

  1. Luis disse:

    Sim, isso já está inclusive começando a aparecer no mercado.

    Moro nos EUA e outro dia vi na imprensa um rapper ou atleta famoso rodando pelas ruas com um carro “cromado” desses. A imprensa agora esta questionando se isso é legal ou não…

  2. Este tipo de pintura é proibido no Brasil, pois pode ofuscar os pedestres e os motoristas dos outros veículos. Eu acho lindo, mas é proibido sim.

    • Humberto Athayde disse:

      Oi Rodolfo, vai pegar no Brasil também, aqui tudo que é ilegal e não presta (só atrapalha) para nada pega: insulfilme, farol de xenon, moto trafegando entre as faixas, carro trafegando no acostamento, buzinha fora do padão, escapamento idem, sinene falsa (a propósito: alguém ainda dá passagem para esses imbecis?).

      Abraço.

  3. Pessoal, esses caras aqui http://www.alsacorp.com/products/chromefx/ já fazem isso tem um tempinho. Muito bom mesmo, são so videos demonstrativos, vale a pena perder um tempinho e olhar o da aplicação.

  4. Léo Engelmann disse:

    Uma pintura dessas no sol deve atrapalhar bastante a visão dos outros motoristas.

  5. Araujo disse:

    Eu tenho uma McLaren MP4-12C cromada muito linda! Ah, e um Jaguar XJ13 também. No Playstation, claro.

  6. Luiz Morais disse:

    Não tem nada de novidade, usamos em plastimodelismo há anos e chama-se Bare Metal.
    Deve ter à venda no Mercado livre, e-bay com certeza. Passa-se uma camada de preto brilhante, a tinta cromada e verniz brilhante sobre o cromado.

  7. Rafael Preto disse:

    Flavio, como voce sabe trabalho com tintas.

    Esse procedimento não é uma pintura, é um tratamento com nitrato de prata. por isso demanda duas pistolas diferentes de pistolas de pinturas convencional e sempre uma destinada a “lavagem” do excesso de nitrato com aguá de ionizada.

    Esse processo de nitrato de prata tem vantagem de não ser danoso a saúde, como é o cromo hexavalente, e ser mais portátil que os tradicionais tanques de cromação.

    Infelizmente ainda não foi inventada uma tinta de oficio (daquelas que compra em latas na loja de tintas!), que faça o serviço, porém como comentado nos “reply” existe um processo tri coat (aplicação de base preto brilhante + hiper prata + verniz) que se aproxima deste efeito, mas o efeito não é tão fantástico como o do vídeo.

    Abraços

  8. mario aquino disse:

    O FEI X20, apresentado no salão do automóvel de 2008 já tinha esta pintura.

  9. sylvio disse:

    vou pendurar uma melancia no pescoço

  10. Francisco Alves disse:

    A McLaren não utiliza em seus carros ?

  11. Batista Lara disse:

    Lembro de ter assistido num programa do Luciano Huck, uma tentativa de fazer essa pintura cromada num Karmann Ghia, mas não deu certo, não sei o por que. Acabaram fazendo uma pintura estilo camaleão, se não me engano. Dependendo do angulo e da iluminação, a cor muda.

    • Luiz Morais disse:

      Acontece que para dar efeito cromado em qualquer superfície, muitas vezes as pessoas esquecem de um requisito básico. Esse requisito é o que faz com que se tenha o efeito espelhado, dado pelo contraste muito evidente entre luz e escuro. Para tanto é necessário que antes da pintura de pigmento cromado, faça-se uma pintura lisa preto brilhante, caso contrário a pintura ficará num tom cinza claro, se o devido contraste.

  12. Fernando Rodrigues disse:

    Essa tinta não é novidade. Lembro que vi um Audi A4 nos EUA lá por 2007 com essa tinta. Pessoalmente tem um efeito muito bacana!

  13. Cesar disse:

    Nos EUA já existe há um bom tempo essa tinta cromo, inclusive tem algumas pessoas no Brasil que estão tentando importar, mas por conter produtos controlados pelo exército de nosso país estão com dificuldade para liberar a entrada do produto. Até tem gente fabricando esta tinta no Brasil, mas ela não aguenta o calor e amarela.

  14. Enko disse:

    pelo amor de DEus, os preto foscos alem de serem feios de mais, (aliás todos os foscos), aumentam e muito a temperatura interna dentro do veiculo, agora vem essa nova moda?
    imaginem o reflexo de um farol ou mesmo do sol da manhã ou tarde numa carroceria dessas o dano que faria para os outros motoristas.

  15. Luiz AG disse:

    Inventaram? Tem um tubo de colorgin aqui em casa que usei tempos atrás para retocar os plásticos cromados da minha moto. Chama-se Colorgin Metallik

  16. Ricardo Bigliazzi disse:

    Vamos a teoria da conspiração… rs rs rs.

    Na verdade os caras estão aplicando um solvente na tinta que foi aplicada numa porta cromada anteriormente.

    Um cara passa o solvente e o outro vem diluindo com agua…

    Segue o jogo… daqui a pouco veremos uma série de videos de carros para drift no Japão completamente cromados

    Imperador

  17. Burn Baby Burn disse:

    Será uma revolução, para os Tunnigs com certeza.. e as breguices também..

    Quanto a mim.. vou adorar pintar minha peugeot 1966 Speed assim quando a moda chegar por aqui..

  18. penataba disse:

    Qdo eu morrer, quero ser cromado!

  19. Renato Powell disse:

    Sensacional.

    Mas imagina isso contra um sol de mais de 40 graus.

    O reflexo do sol nisso, cega um…

  20. Zamby disse:

    Acho q aqui no Brasil tem alguma restrição para isso
    O pessoal mais informado pode dizer

  21. Luciana disse:

    Dá pena de pensar no quanto que os pedestres vão ser ofuscados na rua se surgir mesmo um batalhão de carros espelho.

  22. Paulo Tohmé disse:

    Em tempo. Tem até no Mercadolivre pra vender.

  23. Paulo Tohmé disse:

    Gomes, tenho essa tinta, para meus modelos, capacete….etc. E é igual a aplicação. Pinta-se de preto brilhante e depois aplica-se o cromo. Mas tem que passar verniz depois.

  24. nando figueiredo disse:

    Devo estar muito por fora das novas formas de pintura, mas nunca vi qualquer tipo que se faça com o uso de água. E no video não é pouca que o japa joga.
    E diferente também é a “pistola” de pintura com 3 bicos.
    Vamos ver o povo daqui como vão aplicar isso, não vejo muito uso pra prata (menos é claro numa merça ou audi, afinal a tradição permite) mas em alguns casos o dourado,roxo ou verde escuro espelhados podem cair muito bem.

    • ge 2000 disse:

      Olá amigos faço pinturas anodizadas em motos no anodizado a base e toda. Crmada .pra quem ainda não conhece vou tirar um tempiho para explicar como e a fórmula da cromatina ai vai os químicos usados.nitrato de prata.nitrato de sódio.hidróxido de amonio.anidra.cloreto de estanho.acido clorídrico.eu mesmo faço a tinta.cromo qualquer coisa e dou garantia.agora cromar um carro todo não da porque no brasil e proibido.palhaçada.eses químicos acima são todos diluídos em agua ionizada.abços

  25. Diego Soares disse:

    Flávio, tenho um MP Lafer que está sendo reformado. No momento, estou buscando uma oficina que faça a cromagem daquela grade frontal, que parece ser de plástico. Aqui em Belo Horizonte não encontrei ninguém que faça o serviço, mas me disseram que em São Paulo existem oficinas que dariam conta do recado. Saberia me indicar alguma?

    Obrigado,
    grande abraço,
    Diego.

  26. Julio Diaz disse:

    Oi FG, Te vi aos 14min. do 1º tempo de Lusa X Bahia na ESPN, e fiquei envergonhado de ficar assistindo aqui em casa. Deveria ter ido, mas a fase tá brava. Mas vai dar, tem que dar. Abração !!!! (Não gostei desse cromado, imaginando as bizarrices que farão).

  27. Daniel De Lima disse:

    Deixa a turma dos Harley-Davidson wannabe descobrirem isso vão pirar!!!

  28. Fernando De Lucca Filho disse:

    O endereço abaixo apresenta as diversas utilidades do produto que já tem uso a decadas, para aplicações como esta no Japão. É muito utilizado em diversos tipos de hobbys para imitar cromeação, aluminio, magnesio e etc…
    http://alclad2.com/

  29. Charlinho ATLETICANO-MG disse:

    Não tem condição, imagina, num dia de sol a pino, carros cromados na rua, vai ficar todo mundo, um sendo ofuscado pelo reflexo do sol no carro do outro. Ainda mais, num país com solzinho “ameno”, como o nosso.

    cegueiras e batidas a granel.

    fora a cafonice, já era a cafonice ao cubo, os celulares com a acabamento cromado de alguns anos atrás, carro cromado é pra terminar de zuar a porra toda.

  30. Leonardo disse:

    Interessante, mas é uma pena que isso deve estar restrito a quem tem muito dinheiro porque pelo jeito isso não deve sair muito barato não…

  31. Genetom disse:

    Que beleza… Pintem muitos carros e motos assim, playboys, e teremos o quê? Muitos acidentes em razão do aumento dos reflexos… Espero que as autoridade rapidamente (sonho meu) proíbam isso quando chegar na terra brasilis.

  32. Emerson Carneiro disse:

    Se essa mode de tinta espelhada chegar. Vai dar muito acidente porque com o sol o reflexo irá ora tudo o lado cegando muita gente durante o dia. Tinham que inventar uma tinta que não deixasse a lataria absorver o calor do sol pra quando a gente entrar dentro do carro não vir aquele bafo quente e nem conseguir encostar a mão no volante por causa do calor e esperar um pouco do lado de fora para sair um pouco do bafo.

  33. luiz disse:

    Legal! FG como seria a cor do veiculo no documento? Será que seria permitido? Teria algum perigo com reflexos do sol?

  34. Cara, muito bacana, porém se isso virar moda creio que será necessário obrigar estes carros a andar com faróis acesos sempre, mesmo na cidade e de dia, senão o que vai ter de atropelamento e colisões frontais será um absurdo. No trânsito esse carro vai refletir o ambiente à sua volta e ficará praticamente camuflado…

  35. Pedro Jungbluth disse:

    O sistema não é tão diferente da cromagem clássica, só que usando nitrato de prata e água anodizada pra fixá-la. Bem interessante, é uma alternativa a cromagem que não precisa do mergulho, o que torna mais prático, mas duvido que seja mais barato.

  36. Marcelo disse:

    E dá-lhe SUVs, Camaros e afins cromados! Brincadeiras aparte, não creio que serão permitidos para carros de rua.

  37. Pedro Jungbluth disse:

    Lembrei do Ka todo crmado que a Ford montou alguns anos atrás e eu vi numa exposição.
    Pois é, tinta cromada existe faz algum tempo, mas não com essa qualidade.

    Curioso o método de pintura, achei legal. Dá pena pensar nas breguices que vão fazer com isso.

    O preto fosco sempre teve a dificuldade das manchas de brilho inerentes a pintura, quando surgiu esse envelopamento dando acabamento de qualidade o fosco estourou.

    • Enko disse:

      pedro quem fez essa pintura foi o pavão lá de interlagos, e não era pintura e sim um papel laminado cromado e adesivado como esses que hoje se usa nos carros envelopados.
      não era tinta coisa nenhuma.
      uma curiosidade, o cara que idealizou isso junto com o pavão, foi o roberto, que foi ajudante de mecanico na equipe deopalas classe c de um amigo, tendo depois trabalhado na jobi, (equipe opala stock) e depois indo para a ford.

      • Pedro Jungbluth disse:

        o Ka não era pintado. As peças foram pro RS pra mergulho no maior tanque de cromo do Brasil. Depois pararam a linha da Ford por um dia só para montar ele. Na exposição tinha os detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>