DEODORO
SÃO PAULO (só vendo) – Ontem foi dado o sinal verde para o fim definitivo de Jacarepaguá. Para vocês entenderem, a situação é a seguinte. A CBA conseguiu anos atrás um papel qualquer na Justiça, um acordo com a Prefeitura do Rio, que preservava o que restou da pista até que houvesse um circuito novo no Rio. Foi quando surgiu a história de Deodoro e tal. Isso aconteceu na época dos Jogos Pan-americanos, já que parte do autódromo foi usada para alocar um velódromo, um ginásio e uma piscina.
O problema é que depois o Rio ganhou a briga para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016, e o COI requisitou a área para detonar de vez o circuito e fazer um parque olímpico ou algo que o valha. Mas por causa daquele papel da CBA, nada poderia ser feito enquanto não saísse uma pista nova, apesar de os governos do Rio, estadual e municipal, dizerem o tempo todo que iriam fazer e dane-se. Mas não tinham recursos, e por isso sempre duvidei dessa pista de Deodoro.
Aí o governo federal entrou na conversa. Ontem, em Brasília, ficou definido que a União vai apresentar um projeto e fornecer os recursos para que o novo autódromo seja feito a partir de janeiro do ano que vem, com obras tocadas pelo governo estadual. A área de Deodoro pertence à União. Assim, as obras do tal parque olímpico podem começar sem mais entraves, e a CBA conseguiu a garantia de que elas não vão desativar o autódromo de vez enquanto Deodor não existir.
Quando tudo estava nas mãos dos governos fluminense e carioca, eu duvidada 100% desse autódromo. Agora que o governo federal resolveu assumir a pica, pode ser que saia. Passei a duvidar 90%. Considero, no entanto, que é um desperdício de dinheiro público. Não acho que o país tenha de gastar com a construção de um autódromo, há prioridades outras. Era muito melhor dar um jeito em Jacarepaguá, tentar salvar o que já existe, e fazer esse parque olímpico em outro lugar. A partir do que foi definido, pode-se imaginar quanto vai ser gasto para destruir um autódromo, construir outro, e ainda fazer o parque.
Mas a região de Jacarepaguá é valorizadíssima. O que explica tudo. Por um lado, fico feliz de saber que uma pista nova pode sair, de qualidade, moderna e tal. O automobilismo brasileiro precisa disso, e é necessário reconhecer que, se sair mesmo, é uma vitória, raríssima, da CBA. Mas já que o governo federal vai enfiar grana nisso, que cobre contrapartidas. Essas ainda não estão claras.
Tomara que não roubem muito, e que não chamem o Tilke…
Grana Federal??? essa grana Federal falta aq2ui em Interlagos… dois pesos trezentas medidas.
Nunca antes na historia desse Pais o negocio esteve tão bagunçado como hoje em dia… deve ser coisa do Kassab e do FHC, Tudo é muito volatil… as noticias vem e nada é conferido até o final.
Segue o jogo.
Imperador
Flavio existe algo chamado de especulação imobiliária, nos dois casos será interessante !
tecla SAP que se exploda… eu gostaria do retorno do Maximo Bueno!!
A cronica “Bom para Barrichelo” eh citado ate hoje aqui no escritorio.
concordo com o Marcos andre, sou nascido e criado na região, moro no ao lado do riocentro, ali é camorin, a prefeitura registrou os predios novos como barra, ai um monte de otario compraram ap lá, rio 2 entre outros pagam iptu mais caro, tiram onda q moram na barra e na verdade moram em jpa, 40% da area do autodromo vai virar condomino, predios, com nome de barra..o problema de deodoro é q não tem nada por perto so favela vai ser uma festa pra bandidagem nos dias de corridas…
Adilson,
Caso o autódromo “Nível A” (Padrão FIA) seja feito em Deodoro creio que o governo deva levar, como sempre faz, “Melhorias” para as redondezas…como, por exemplo: “Praças Pùblicas” de meio metro quadrado e “Ciclovias” (compartilhadas com pedestres)…
Ou seja: Pão, Água e Circo pro povo…. Ebaaaa !!!! (Blarghhh)
FG e Amigos,
Vamos supôr que o novo autódromo realmente saia do papel. Eu estive vendo no Google Maps e o atual traçado cabe com folgas dentro do futuro / suposto terreno, em Deodoro.
Pergunta: o que vocês acham de construírem o mesmo traçado? Fiz uma montagem bem mequegtrefe e coloquei dentro do terreno o traçado, arquibancadas e estacionamento com 1500 vagas. Obvio que os arquitetos e engenheiros fariam um trabalho trocentas vezes melhor mas ….. é apenas uma ideia.
Gostaria de saber a opinião dos amigos.
Abraços,
Ah não, melhor não.
O amigo não está levando em consideração as elevações do terreno. Jacarepaguá é plano, Deodoro não. Fazer o mesmo traçado mas com mudanças de elevação resulta em algo totalmente diferente, para melhor ou pior.
Se construírem um novo autódromo, legal. Se não, paciência.
Existem coisas mais importantes do que isso. Além disso, sempre teremos corridas em algum ponto do planeta. Os interessados que vão até lá ver ou correr.
Pensando assim, podemos acabar com o Maracanã. Afinal, existe futebol em qualquer “campinho” de terra em algum ponto do planeta. “Os interessados que vão até lá para jogar e assistir”. “Parabéns” pelo comentário! Imagino que você não saiba alguma coisa sobre automobilismo, nem tenha se “tocado” da grande farça que os políticos cariocas estão montando. A questão envolve muito mais do que automobilismo. Trata-se da “doação” de um terreno de valor bilhonário que a prefeitura e governo de estado estão fazendo para a iniciativa privada, ou melhor, para construtoras financiadoras e “parceiras” do prefeito. O Parque Olímpico será construído para ser usado durante 15 dias, e depois será quase todo DEMOLIDO. Serão mantidos um velódromo (algo de muita tradição no Brasil), piscina e área para atletismo. O restante do terreno ficará com as construtoras. O assunto envolve desapropriação de uma comunidade que não interfere em nada nas atividades do autódromo atual e que também não comprometria no “Parque olímipco”.
F8da hein! Mais pobres perdendo suas casas com essas desapropriações por causa da iniciativa privada… Vão dá passagens para o “Norte” como fizeram com as famílias do Pinheirinho?
Ridiculo seu comentário.
Falta total de consideração com os amantes de automobilisto no RJ.
Em partes:
Se o projeto for aquele que já apareceu por aqui, achei o traçado da pista sem graça;
vai ser um baita desperdício de dinheiro público, e;
o próximo autódromo, se existir, será abandonado por essa confederação que não serve pra po…a nenhuma.
O projeto não existe. Aquele traçado foi desenhado para “acalmar os ânimos” de todos nós que estamos assistindo à destruição de um patrimônio histórico do esporte nacional. Não existe projeto, não existe traçado, a secretaria de meio ambiente do município deu parecer contrário à construção naquele terreno de Deodoro por tratar-se de áera de preservação. A comunidade em Deodoro não quer autódromo naquele local. O terreno que pretendem fazer a nova pista pertence à União (Exército) e como é área de preservação não tinha utilidade para o Exército. Não existe NADA no papel sobre a nova pista.
Torço por Deodoro. Mas acho que ele deveria ser todo privado. Concordo com o Flavio Gomes, o Brasil tem muitas prioridades antes de fazer um autódromo que vai acabar sendo pista para os rachas do filhinho do Eike, porque categorias de verdade não temos aqui no estado, nem no Brasil.
Acho difícil a F1 largar SP, se tornou um dos grandes eventos da cidade, a prefeitura de lá deve segurar o evento. No entanto uma prova da Indy por aqui seria bem viável e divertido.
Mas se fosse só pra correr a Indy e a estoque, ainda fico com meu “Autódromo do Fundão” http://ftvieira.wordpress.com/2012/05/09/um-autodromo-para-o-rio-de-janeiro/
Flavio Gomes: pole position e vencedor de ponta a ponta do GP da cidadania!
Ainda eu: com direito a volta mais rápida!
Nao gosto disso…. Era um dos melhores traçados do mundo e foi mutilado. Dai, vao apresentar esse autodromo, que vai custar carissimo para um serviço que promete ser nada alem de mediano.
Definitivamente, nao gosto disso!
Bahhhhh vão matar jacaré!!! esses caras são uns fdp’s.
Foi a DELTA quem fez pressão para sair a obra!
Deve ganhar a licitação para fazer o autódromo…
Vocês não entendem que fazer obra – e se for faraônica, ainda melhor – “nestepaiz”, como dizia aquele outro que governou o Brasil antes da generala Dilma Rousseff, é o maior negócio já inventado desde a época de Cabral? A tal Delta não me deixa mentir, né?, muito menos estas outras empreiteiras picaretas que enchem as burras com os nossos pobres impostos. Cobram pelas suas pontes, estradas e viadutos preços de Inglaterra, mas entregam qualidade de Gana. De qualquer forma, acho que Deodoro sai sim com esta notícia, porque Dilma, a generala-mor do Planalto, não é de desdizer aquilo que já disse. Se é que disse alguma coisa a respeito desta empreitada. Acho que um novo autódromo no Rio pode dar algum oxigênio ao semi-arruinado automobilismo local. Quem sabe a Fórmula 1 volte ao Rio, o que seria ótimo, pois São Paulo – sorry, paulistanos – é um péssimo cartão de visitas para o Brasil. Não que o Rio seja uma maravilha, mas ao menos daria um charme a mais em um futuro GP Brasil por lá. Que era legal pacas na época de Jacarepaguá, diga-se.
Reinaldete detected. Não gosto dos termos. Vou apagar se aparecerem de novo.
Mas o que foi escrito de tão ofensivo?
O Prefeitura de São Paulo que se cuide.
Se o autódromo carioca sair mesmo, com projeto assinado por aquele engenheiro da FIA que só faz kartódromos grandes, a F1 vai para o Rio, sem nehuma dúvida.
Alguém aí duvida?
Até o Eike poderá entrar nessa “parada” …
Se liga aí ô Prefeitura paulista!
Já pensei, mesmo, no Eike entrando na parada. Mesmo antes do filhote dele bancar o “piloto” por aí.
Ele está investindo zilhões no estado do Rio e poderia, também, bancar essa. Isso seria “trocado” para ele.
Autódromo é gasto puro. Não dá retorno nenhum. É mais fácil a iniciativa privada contruir outro Cristo Redentor
EU ESTOU CERTO DE QUE JACAREPAGUÁ JÁ FOI PRO SACO E DEODORO NUNCA VAI EXISTIR.
COMO DISSE O GOMES AQUELA ÁREA ESTÁ MUITO VALORIZADA, AS CONSTRUTORAS ESTÃO FAZENDO UM NINHO DE POMBO E COBRANDO ABSURDO, PARA OS TROUXAS QUE QUEREM DIZER QE MORAM NA BARRA…MAS NA VERDADE AQUILO ALÍ É CURICICA….E A PREFEITURA MUITO MALANDRA MANDA IMPRIMIR NOS CARNES DE IPTU “NOVA BARRA” E OS TROUXAS PAGAM UM ABSURDO DE IMPOSTOS PARA MORAR EM POMBAIS ISOLADOS DE TUDO E AINDA DESCARREGAM SEUS ESGOTOS A CÉU ABETRO NOS RIOS E LAGOS PRÓXIMOS.
Eu acho essa situação de Jacarepagua perfeitamente compreensível.
O automobilismo brasileiro está morto e enterrado. Não faz sentido algum manter um autódromo que não abriga mais nenhum evento significativo.
O Rio tem de se preparar para os eventos de primeiro nível que receberá nos próximos anos.
Parem de chorar as pitangas e sigam em frente!
O que se passou em Jacarepagua, nos tempos do Nélson e do Ayrton, foi lindo mas já acabou. Ficará eternizado na memória e na história.
Não adianta tentar se enganar. Tempos como aquele não voltarão nunca mais!
Quero ver o que vai acontecer com as estruturas construídas para os tais “eventos de primeiro nível” nos anos que se seguirem. Veja o que aconteceu com as estruturas construídas para o Pan. Vai ser legal ver aqueles estádios que estão em construção em locais de pouca tradição no futebol (e que serão usados durante uma semana e olha lá).
é.. enquanto tiver pessoas pensando como você… em 2008 fui ver a f1 em interlagos e Felipe Massa deu um show!
Não acredito que o envlvimento do geverno federal possa tornar mais factível a obra.
Toma-se por referência as obras do PAC que não saíram, em 10 anos, nem 30% do prometido em 8. Ainda tem as obras da COPA de 2014, até agora só vi estádios caríssimos, infra estrutura nada!
Antigamente, as pessoas diziam a frase mais ridícula que eu ouvi: “O Maluf rouba mas faz!” e achavam bonito. O governo federal com inúmeros escândalos anda achando bonito o “roubam” e denunciam, porque fazer ou devolver o dinheiro roubado, nada!
Os escândalos, até onde eu sei, envolvem um certo Carlinho Cachoeira, aliado do DEM e do PSDB. E da Veja, todos querendo derrubar o governo.
O pior cego…
…enxerga mais que você, provavelmente.
Falei de diversos escândalos e não um em especial. Ainda assim a Delta, até onde sei, tem como principal contratante o governo Federal com obras do dito PAC.
Não estou defendendo os governos anteriores.
Anda lendo Veja e Folha demais.
Cachoeira é apartidário, uas os políticos para se dar bem, assim como Delta e cia limitada, mas se vc quiser achar que o PT não tem nada com isso fique a vontade
Será que enxerga mesmo? Será que não viu o vídeo do Governador do RJ festejando em Paris? Ou será que tem blogueiro progressista que fecha os olhos pra tudo o que se faz de errado no governo atual por interesses próprios? Ou será por pura ignorância?
Tá falando do quê, ô retardado?
E ainda corre-se o risco de que façam um “Tilkódromo”!!!
oficialmente lá agora é Barra da Tijuca, e não + Jacarepaguá
MONEY HURÚÚÚÚ, GET AWAY.
é a farra do dinheiro público, será q vão chamar a Delta pra fabricar a pista em Deodoro? não duvide
depois q o Ministério Público culpou os empregados do bondinho de santa teresa por abandono de função e não o patrão (júlio lopes) quem era “responsável” pelo dinheiro, NÃO DUVIDO + NADA. bando de vermes arregados, esse dinheiro das olimpiadas e copa tão mostrando aqui no Rio q o brasileiro não vale nada.
ps. hoje há 190 anos, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro era aberto à visitação pública
Essa pista não vai sair, essa é a realidade! Acabaram com Jacarepaguá e agora inventam esse cala a boca.
Concordo com praticamente tudo, Flavio. Apenas acho injusto que se diga que, no lugar de parte do autódromo, construiu-se “um velódromo, um ginásio e uma piscina”.
O “ginásio”, na verdade, é uma arena bastante utilizada tanto esportivamente como culturalmente, com diversos shows de bom porte bastante concorridos; a “piscina”, da mesma forma, é um complexo aquático bastante completo e – com isso eu concordo – um tanto subutilizado. Apesar disso, é palco frequente de grandes competições, como o último torneio Maria Lenk.
Como apreciador de velocidade e fã do grande Nelsão, lamentei o fim do autódromo. Mas, sinceramente, não posso dizer que não houve uma contrapartida até mais vantajosa para a população, uma vez que o local está sendo bem mais utilizado do que era antes.
Aproveito para dizer que sou um grande admirador do seu texto. Tenho muitos que considero verdadeiramente épicos – cáspite, que palavra forte! – no meu HD. Quase todos, inclusive, não têm nada a ver com esporte.
Carlos Oliveira
Não cobre coerência de nossas autoridades Flávio.
Isso é o que elas menos têm.
eu ja tinha Cantado a Bola…hahahahaharsss a Nova CAPITAL Mundial do PETROLEO…vai ter o MELHOR Autodromo…NOVISSIMO…e tomar o GP BRASIL de vcs Paulistas Mole…hahahaharsssss valeu.
Sorte do governo federal que ele não é tucano.
Falando no tema da construção de um autódromo no Rio de Janeiro: sempre penso porque não fazer uma parceria com um grande fabricante de automóveis (PSA por exemplo). Ou mesmo com um pool de fabricantes. Afinal eles têm $$$ para participar de um projeto deste que pode ser muito útil para testes. Que frequentador de autódromos nunca viu alguma fábrica alugando a pista para alguns dias de testes?
Fosse tucano o governo da União o Gomes teria virado uma arara. Mas como é o PT, ta tudo bem gastar o dinheiro em uma porcaria de autódromo.
Cai fora, mala. O que é que gente como você vem fazer aqui?
Milagre, FG cornetando o governo federal de Dilmão!!!!!!
Infelizmente, é assim que funciona: a santa iniciativa privada não se mexe, e o Estado (como todo mundo já sabia) banca tudo.
Interessante essa sua dicotomia… como se o “estado” estivesse totalmente dissociado da iniciativa privada.
Os caridosos políticos assumem os custos e deixam os bônus para a iniciativa privada sem levar nem unzinho para eles, né?
So Deus (e os envolvidos) sabem quanta safadeza existiu neste Panamericano e agora Olimpíadas.. A vítima foi Jacarepaguá.
Nuzmans, Cabrais e tantos outros cabras por aí não tem respeito nenhum por nossa história. Não há que se esperar coisa boa desta turma mesmo, nem agora nem nunca.
O mais absurdo é que finda as olimPiadas do Rio a área do parque olímpico será repassada para a “sopa de letrinhas” ( Gafisa, RJZ, CYRELA, CHL) especuladoras imobiliárias que vão sepultar de vez com condomínios que aquela região foi Jacarepaguá, ou melhor Curicica, um dia. Desejo este que existe desde que o atual prefeito era secretário do anterior, embora digam hoje que sejam inimigos políticos. Ou seja uma área destinada a esportes, a motor e a posteriore os olímpicos será transformada em terreno para especulação imobiliária. A administração estadual e municipal do Rio fedem mais que peixe podre !
Será que vai ser a Delta que vai construir? O governador do RJ é parceiraço deles.
Vão fazer uma merda qualquer que vai custar 100 vezes mais que o orçamento inicial e chamar de “autódromo”, já que o acordo não faz referência a exatamente que qualidadede autódromo precisaria ser feito para liberar o cadáver de Jacarepaguá. E fica tudo por isso mesmo.
FG, será que não daria para se fazer uma pista no meio do complexo olímpico, como se fosse “de rua” e matar dois coelhos com uma única cajadada?
A partir do que foi definido, pode-se imaginar quanto vai ser gasto para destruir um autódromo, construir outro, e ainda fazer o parque.
Eh.. ainda por cima em ano eleitoral. Os partidos precisam mostrar $$$$ERVIÇOS para bancar as suas modestas eleições!
Pior que não. Vão fazer essa merda toda no ano que vem.
Isto é, se fizerem.
Mas se fizerem, mesmo, o acesso será melhor por transporte público do que em Jacarepaguá.
Acesso público para Deodoro? Ô bacana, imagina o turista saindo do Leblon para chegar lá! Qual transporte público tu pensou??????
Existem 3 obras de corredores expressos em andamento no Rio (já causando tumulto e engarrafamentos). No caso o autódromo de Deodoro será servido pela Transolímpica, que ligará a região à zona sul (onde ficam os bairros nobres e hotéis de luxo).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:NovasViasCariocas-TransOeste,_TransCarioca_e_TransOl%C3%ADmpica.jpg