DICA DO DIA

SÃO PAULO (merecido) – Outro dia foi o TC. Agora, o SP2 é destaque do site de clássicos da Volkswagen, que é só elogios ao esportivo brasileiro. “Impressiona a coerência do design”, diz a legenda de uma das fotos. O material é ilustrado também com imagens antigas raríssimas, como essa aí embaixo.

Quem mandou foi o Ricardo Lopes de Carvalho.

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Juan Dierckx
Juan Dierckx
11 anos atrás

O SP2 é de fato um marco na indústria automobilística brasileira. O design é de uma homogeneidade rara. Sempre desejei este carro, desde seu lançamento. Tive que esperar 40 anos, mas hoje tenho o meu SP2, ainda em seu estado original. Em breve começarei a restaurá-lo, mexendo o menos possível, pois quero conservá-lo o mais original possível. Pretendo conseguir placa preta.
Admirar o SP2 (ou SP1, claro) é prova de bom gosto.
Estou à disposição para compartilhar informações.

Ble
Ble
11 anos atrás

Eu acho que o Panamera é um Sp2 4 portas

Enko
Enko
11 anos atrás

sp 2, um dia terei um.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Enko
11 anos atrás

Vai separando dinheiro. Eu também já tive vontade de ter um SP2 como representante das antigas na minha garagem. O design desse carro para mim é praticamente perfeito. Seria perfeito se não fosse o farol dianteiro emprestado da Brasília.

Porém, quando comecei a pesquisar, levei logo um 30.000,00 reais na cara, depois um 40.000,00 e o mais baratinho 25.000,00, cheio de massa e coisa para fazer.

Daí, desisti.

Juan Dierckx
Juan Dierckx
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Procure com paciência; esse tipo de carro, ou objeto de coleção, às vezes demanda tempo para ser encontrado por um preço justo. Pode-se ainda encontrar um exemplar interessante abaixo dos 20.000 Reais. É importante observar se não faltam peças de acabamento originais, aquelas que são exclusivas do modelo, como volante, alavanca de câmbio, faixas refletivas, lanternas, grade do escapamento, limpador lado esquerdo (com pantógrafo), etc.. Outras peças como retrovisor interno, quebra-sol, manivela dos vidros, etc. são comuns a toda a linha VW da época, portanto, não há problema.
Com exceção da caixa de câmbio, a parte mecânica não apresenta dificuldade na busca de peças.
Ou seja; mais vale um SP2 sem motor e “inteiro” de lata do que o contrário.

claudio aun
claudio aun
11 anos atrás

Tive um 74 verde amazonas .a grade protetora e o escape não são originais

claudio aun
claudio aun
Reply to  claudio aun
11 anos atrás

corrigindo 73

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

A muito tempo atrás, dirigi um desse, de um amigo de Paraibuna, na época eu não tinha um puto no bolso para comprar um. Nunca foi um carro muito barato.
Delícia de carrinho, lembro era bem baixinho e tinha um motor 1.7 bastante divertido.
Era 1979, esse amigo e eu, gostavamos de subir a serra de Caraguá (Rodovia dos Tamoios) de madrugada no “gás”, sozinhos, sem movimento, estrada praticamente vazia, na época não existiam “pardalzinhos” e a fiscalização era bem mais suave, mesmo porque não bebíamos nem usávamos droga, era só adrenalina do começo ao fim … rsrsrsss
Eu tinha um fusca 1600 rebaixadinho com pneus radiais, “duplinha” Werber, cambio Jet (tô véio mesmo!), mas o motor era original, sem preparação, até que andava bem, mas não pegava o SP2 de jeito nenhum. Em curva eu chegava fácil (o SP2 adorava sair de traseira) mas, quando tinha reta em subida ….. tchau!

Valente
Valente
11 anos atrás

Se esse das fotos for o que está no museu da VW na Alemanha, foi um amigo meu que conseguiu o carro aqui em S Paulo nos anos 80 com menos de 1000 kms e acabou cedendo o carro para a VW do Brasil que enviou para o museu.
Por quê não ter um museu por aqui também???

Ulisses
Ulisses
Reply to  Valente
11 anos atrás

Também acho isso estranho, a VW do Brasil tem um acervo de modelos brazucas bastante interessante e até numeroso.
Assim como eu, existe muita gente que babaria em uma exposição com os modelos da montadora desenvolvidos por aqui.
Posso estar exagerando um pouco mas, vejo isso como uma espécie de “pouco caso” dessa montadora.
Se você quizer ver alguns modelos desses em museu, tem que ir para Alemanha.

Valente
Valente
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Me parece que existem alguns modelos mais antigos guardados em um galpão na fábrica em SBC, que foram guardados após terem sido exibidos em eventos (feiras ou exposições), e sem um motivo específico de se criar um acerto.
O fato é que ao que tudo indica existem 8 ou 10 carros nessa condição, o que poderia ser a “pedra fundamental” para a VW criar o seu próprio museu de carros “made in brazil”, ali mesmo nas dependências da fábrica.
Só precisaria de alguém de dentro com influência e a fim de abraçar a causa e fazer o projeto virar realidade. Esse museu poderia ser aberto ao público, poderia ter um espaço para os clubes promoverem eventos na “casa mãe” e também poderiam dispor de dados de fabricação para os colecionadores classificarem seus carros. Eu, por exemplo, tenho um Passat TS e gostaria muito de ter um histórico da fabricação do meu carro.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Valente
11 anos atrás

Grande idéia Valente!
Também tenho VWs vintages, um fusca 1600 (1977), o que eu subia a serra disputando com o SP2, e um Voyage 1992 com 300 mil km, de uso diário, ambos com manutenção “aeronáltica” e “único dono”.
Seria um espaço/praça bastante frequentado em SBCampo, com certeza, e uma ótima forma de aproximar a montadora de seus consumidores mais fiéis.
Me parece que o dono desse blog (he! he! he!) também tem um Gol BX “sarado”, que andou tendo problemas com a inspeção veicular…. Que tal utilizarmos da força política dele para precionarmos a VW a construir esse Museu?

Carlone Papa
Carlone Papa
11 anos atrás

Mas eu lembro que na época o povo nao achava ele tão bonito assim.
Sempre achei a traseira bem melhor resolvida que a frente. Mas sempre gostei no conjunto.
Quando vi uma versão que a Dacon fez com motor na frente de Passat, achei que tinham chegado num desenho bem interessante para a frente, apesar de perder muito nos detalhes, que nunca deveriam ter sido eliminados (como a faixa lateral metálica vermelha).
http://fuscaclassic.blogspot.com.br/2009/03/vw-sp3-dacon-2.html

Enko
Enko
Reply to  Carlone Papa
11 anos atrás

Eu nem sabia dessa versão caro carlone, devia ser interessante, se bem que a frente ficaria um tanto pesada para o conjunto o que faria o caro sair muito de dianteira, assim com os chevettes que utilizavam motor 6 cilindros de opala, (os 4 cilindros também era pesados mas nem tanto, a motorização ideal para o chevette era a do monza),

Carlone Papa
Carlone Papa
Reply to  Enko
11 anos atrás

Na verdade Enko, foi praticamente um estudo e particular. Seria muito interessante, mas a adaptação ficava muito cara e a propria VW nunca se interessou realmente pelo “upgrade”.
A escala de vendas do carro sempre foi baixa para os padrões VW. Não é de se espantar que se destaque tanto internacionalmente. É um modelo esportivo, de baixa escala, bonito e ainda por cima produzido na America do Sul.

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Putz…era uma beleza este bichinho. Pena que era tal e qual a Xuxa: Só para baixinhos!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
11 anos atrás

Agora lembrei de uma amiga que apareceu com um sp2 absolutamente perfeito, apenas empoeirado, eu babei. Ela falou assim “meu pai faleceu e me deixou esse carrinho velho… é uma brasília, né, só que baixinha, velhinha, deve valer nada, nem sei o que fazer com isso” e eu arregalei os olhos, ela falou em vender, que ia ver se conseguia 5 ou 6 mil nele… o carro perfeito, até os cintos do bagageiro traseiro perfeitos e funcionando..

Lógico que eu não banquei o esperto e fui comprar, mandei ela ir no museu do automóvel fazer uma avaliação real, expliquei que era um modelo bem especial e muito valorizado… nem vi mais ela, nem sei o que fez…

Enko
Enko
Reply to  Pedro Jungbluth
11 anos atrás

eu teria comprado, lógico que não sacanearia minha amiga, explicaria o que o carro significava, e se mesmom assim ela quisesse vender; fechava no ato.

Peter Losch
Peter Losch
11 anos atrás

O carro é lindo! Só merecia um 6 cilindros no cofre.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
11 anos atrás

esse escape duplo, heim…

meu sonho, e um dia ainda terei, é um sp2 sem adesivos coloridos, com motor 6 ilindros porsche! um tesão

Dionisio
Dionisio
11 anos atrás

SP significava lá nos anos 70….Sonho de Puta.

Enko
Enko
Reply to  Dionisio
11 anos atrás

ia comentar isso também dionisio.

Bocage
11 anos atrás

Vi uma preciosidade dessa em quando estive em Madrid. Pena não ter encontrado o dono, daí foi impoissível saber como foi parar lá.

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

Vendi o meu para um amigo professor do ITA, se arrependimento matasse!
O mais lindo carro de design brasileiro. O DKW Malzoni que me perdoe (é o n°2).

Paolo Cruz - Manaus-AM
11 anos atrás

Outra coisa sempre me chama atenção: Nessa época, ja estava com os parachoques integrados, que só apareceriam no Brasil no final dos 80’s e inicio dos 90’s…. Tem gente que me pergunta se não era adaptado, pois não combina muito com essa época de cromados, mas é original do SP mesmo… Bem curioso isso.

Alvaro Megamix
11 anos atrás

Esse carro era lindo. o Painel mais legal de todos, tinha até “luzinha de leitura” na porta do carona.

Alvaro
Alvaro
11 anos atrás

Extremamente interessante esta edicao! Fala, como citado, do TC, SP (1e2!); Gol e tambem da linha TL/Variant/Ze do Caixao, como foram “rejeitados” na Alemanha e quase nao foram fabricados por aqui…
Detalhe importante: a edicao foi disponibilizada em ingles, o que ajuda os anafalbetos tedescos como eu. :)

Mauricio
11 anos atrás

Bem que podia ter colocado uma das fotos do perfil do carro, um dos mais lindos VW.

Eu e um grupo de amigos tínhamos um preparado com um motor de 2 litros e quatro carburadores. O carro era da faculdade usávamos pra brincar um pouquinho… HEHE.

Nada perigoso, claro. apenas sentavamos a bota nele e num RT todo envenenado na Castelo Branco de São Bernardo, desde Piraporinha até a rotatória da FEI.

A brincadeira só parou depois de um susto fantástico. O RT acertou de raspão uma TL que praticamente desmanchou. Graças a Deus ninguém ficou ferido. Só os carros.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
11 anos atrás

Gomes, falando em VW… E esse vídeo do Audi R8 quebrando recorde do circuito espanhol de Terramar, um daqueles monumentais ovais europeus do pré guerra?

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rMo4IbSLswc

Absurdo, meu caro, absurdo!

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Que isso, é uma honra colaborar com um blog que eu leio a tantos anos.

Antonio
Antonio
Reply to  Gustavo Oliveira
11 anos atrás

Fantástico, nunca tinha ouvido falar desse circuito.

Enko
Enko
Reply to  Gustavo Oliveira
11 anos atrás

valeu gustavo

Rui Pastor
Rui Pastor
11 anos atrás

O escapamento me parece diferente… que eu me lembre, era um escape e ficava na lateral, não?

Eric
Eric
Reply to  Rui Pastor
11 anos atrás

Sim…esse aí foi o primeiro protótipo do depto de estilo.

Paulo Franco
Reply to  Eric
11 anos atrás

Aliás, aquele escape original acabava com essa bela traseira.
Coisinha capenga!

Ulisses
Ulisses
Reply to  Rui Pastor
11 anos atrás

O escape era lateral sim e a grade que escondia o silencioso também não era essa da foto.
A grade era feita com uma chapa metálica bem fina, na cor grafite, com aberturas semelhantes a essas da foto.

Eric
Eric
11 anos atrás

FG, canalha, acho que essas fotos em PB fazem parte da mala preta…não fazem também???Acho que lá dentro tem SP 2 também….

Eric
Eric
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Ela tem um rastreador israelense…lembra da minha descendência libanesa….hehehehe….fora o botão secreto contra a KGB e seus asseclas.