HISPÂNICAS (1)

SÃO PAULO (o pulso ainda dói) – Só agora me inteirei do segundo treino, já que no horário estava no ar na TV. O primeiro eu vi, mas não aconteceu nada. Ferrari em primeiro não é algo real, e foi assim com Alonso na sessão matinal de Barcelona. Só para dar um gostinho à torcida que, diga-se, não apareceu.

De tarde as coisas entraram nos eixos, com Button na frente, Vettel em segundo, Lotus ali na frente com Kimi e Grosjean, Mercedes perto e tal.

Todos os pilotos falaram sobre o desgaste dos pneus, ainda mais com o calor que está fazendo na Catalunha. A temperatura chegou aos 30 graus e até 45 no asfalto.

Ano passado foram 77 pit stops. Vettel venceu com quatro paradas. Vai ser mais ou menos assim domingo, porque a Pirelli mandou pneus macios e duros para Barcelona. A corrida foi até divertida, com 22 ultrapassagens “normais” e 29 resultantes do acionamento das asas móveis.

Uma disputa meio artificial, mas melhor que nada. A chatice reinou em Barcelona por anos a fio. Isso porque o GP da Espanha é, normalmente, previsível e à prova de surpresas. Nas últimas dez edições, nove vezes o pole venceu. Exceção: ano passado, estreia dos pneus Pirelli. Significa, como se diz.

Essa prova vai ser decidida na estratégia de pneus. O pessoal vai economizar macios e é possível que na classificação a turma do Q3 faça apenas uma volta rápida. Veremos. Quem tiver de usar macios no Q1 para não ficar na primeira degola pode sentir falta da borracha-chiclete depois.

O dia foi tão sem sal que nem vai ter Tecla SAP hoje.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Luna Ribeiro
Bruno Luna Ribeiro
11 anos atrás

Flávio, sou daqueles que era desconfiado da asa móvel desde a sua estréia. Porém, mudei de ideia, apesar de ter minhas ressalvas. Os carros de fórmula hoje não são como eram antigamente. O efeito do vácuo na reta também é bastante reduzido. A asa móvel está trazendo essa variável (de forma artificial, é verdade) de volta às corridas. Minha crítica é ao nível de vantagem que se tem. Cada equipe possui a sua asa móvel e o seu sistema para isso, apesar de serem todos controlados pela mesma centralina, que é a desenvolvida pela McLaren. O que eu queria era que houvesse um estudo de qual era o ganho do vácuo em vários momentos da F1 e que isso pudesse ser usado de forma a dar a asa móvel um efeito semelhante, sem exageros, coisa que parece evidente em algumas corridas. É como se diz, a solução não me parece errada, mas falta um pouco de matemática para deixá-la coerente e não fazer com que hoje seja mais fácil de ultrapassar do que em outros tempos.

Alexandre
Alexandre
11 anos atrás

Hoje ficou provado que Massa é apenas um piloto comum. Enquanto Alonso chega em 3º ele fica em 17º Apanha direto, chega a dar pena. Faz como Barrichello e vai levar pau na Indy. E o Senna é ainda pior, tá levando pau de Maldonado. F1 do Brasil já era. Só se Senna ressuscitar

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

Previsões erradas. O que eh bom. Button sifu, e Fernandita ficou na 2a. fila. Acho que jah dah para considerar que a Ferrari nao eh assim tão ruim. Massa que esta desmotivado e lento…

Timming f1
Timming f1
11 anos atrás

Kimi e a Lotus estão voando baixo.

Jaime
Jaime
11 anos atrás

Eh impressao minha ou as mclaren vieram de bico novo ? Quase um degrau com menos angulacao. Se for mesmo, sera a vitoria do feio sobre o bonito.

ferdinandes
ferdinandes
11 anos atrás

Flabio, nosotros queriemos jugar buela, tomar cueca-cuela y tecla sap en español!

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Parabens pela escolha de DALI.Que gênio!!!!!

50 cent
50 cent
11 anos atrás

A mclaren já escolheu seu 1- piloto Button , é brincadeira o que estão fazendo com Hamilton , ora colocar a relação de marcha longa de propósito no carro a ponto do piloto reclamar no radio é inadmissível.
A mclaren realmente se superou.
Eu cravo Lewis na Mercedes ou Rbr em 2013.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  50 cent
11 anos atrás

e isso ai 50% por isso Lewis ainda nao renovou com Mclarem…nem vai renovar…ele vai andar de MB FACTORY…valeu.

Mil Novecentos e Antigamente
Mil Novecentos e Antigamente
Reply to  50 cent
11 anos atrás

Também acho, 50 cent. As evidências são “evidentes” rsrs. . .O contrato de Lewis termina no final deste ano e ele ainda não renovou. Button já renovou o dele por mais uns 2 anos. Hamilton com um bicampeonato nas mãos vai ficar muito mais valorizado, ainda mais se considerarmos que estará livre para decidir seu rumo. Button é britânico, como Hamilton. Button já provou com a Brawn que se tiver um grande carro nas mãos pode ganhar um campeonato. Button – pelo seu estilo de pilotagem – é o favorito para ganhar o campeonato mundial de poupadores de pneus. A verdadeira Fórmula 1, aquela em que Hamilton brilha intensamente e levanta a arquibancada inteira, é aquela Fórmula 1 da ultrapassagem que Kobayashi fez em Button (sua vítima predileta) em Abu Dhabi em 2009 (está disponível no Youtube pra quem quiser ver), SEM DRS e sem pneus que se desmancham, e ainda por cima provando que é possível ultrapassar naquela pista sim senhor, “no braço”. O desenho do quebra-cabeças já está feito, é só aproximar as peças. E Ron Dennis precisa “dar uma dura” em Whitmarsh, que está se revelando a versão inglesa do Domenicali este ano.

gilles
gilles
11 anos atrás

Fl avio, ja que nao tem SAP, “El Fodon e Fillippo” disseram: Questa machina e una “mierda”Abraços,

Renato Powell
11 anos atrás

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/ferrari-deixa-marcas-em-historico-muro-da-china/1942506/

Essa é a cara da Ferrari. Nessa horas, me vem à cabeça a frase imortal do melhor Jornalista que já passou por terras tupiniquins. Esse sempre falava a verdade.

“A Rússia, a China e Cuba são nações que assassinaram todas as liberdades, todos os direitos humanos, que desumanizaram o homem e o transformaram no anti-homem, na antipessoa. A história socialista é um gigantesco mural de sangue e excremento.”

Nélson Rodrigues

Renato Powell
Reply to  Renato Powell
11 anos atrás

Nessas horas#

Mesmo revisando o texto, algumas vezes só vemos os erros depois de postá-los.

Paulo Jose
11 anos atrás

Pelo seus tweets vejo que vc é baixo nível. Um jornalista de segunda.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

apesar de achar o Gomes bem Grosso …com muitas Antas que aparecem por aqui…hahahaharsssss concordo com ele…no ramo…ele e o MELHOR do BRASIL…hahahahaharssss continue assim Gomes…esse buteco eletronico e SHOW…hahahahaharssss valeu.

Silvio Taka
Silvio Taka
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

De segunda, terceira, quarta e quinta, pois a primeira só uso na largada… é uma boa resposta também, concorda?

Silvio Taka
Silvio Taka
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Chato! Marrento!

Antonio
Reply to  Paulo Jose
11 anos atrás

E ainda se deu ao trabalho de comentar… afe.. suma criatura…

guilherme
guilherme
11 anos atrás

Só pra constar: a ilustração de Salvador Dali que abre o post chama-se El Gran Masturvador.

Creio que não carece de tradução.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Quando a emoção vai voltar a F1?

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

boa tarde Gomes e galera…

minhas queridas Flechas de Prata como ja tinha previsto…ha muinnnnto tempo…começaram a temporada Europeia Escondendo seu Power nesses livres 1 e 2 ….+ mesmo assim sempre na Ponta…entre os top da tabela.. .o chassi W 03 e a REFERENCIA 12…estavel…preciso…e empurrado pelo MELHOR TREM de FORÇA da F 1…o Melhor KRES…e se os pilotos Honrarem a ESTRELA de 3 PONTAS…eles tem OBRIGAÇAO de darem PAU GERAL…hahahahahaharssss e novamente Lewis e sacaneado pela Mclarem…deram uma caixa muito longa para ele…ele reclamou publicamente no radio… para todo o mundo saber da sacanagem pro Butao…quanto aos pneuzinhos Pirelli…eles derretem rapidinho com todos os carros do Grid…sao uma Bosta Mesmo !!!! valeu.

Mauricio
Mauricio
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

Agora me explica a necessidade de tantos três pontinhos neste texto.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

meu querido esse e meu Stilo…e todos entendem muito Bem o que mando…valeu.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

Como o Luis Hamilton foi sacaneado? Teste de sexta feira é para testar diversas configurações e, até onde sei, o piloto é quem pede a configuração. Depois o Luisinho é o preferidinho da equipe, como sacaneam ele?
Dizer que a Mercedes é o melhor carro e os pilotos é que não dão conta foi a melhor piada que li até agora.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

a relaçao de marchas foi colocada Longa propositalmente no carro dele…e apos o primeiro treino livre…nao pode ser mudada…entendeu agora ? e vc e muito Inocente heim cumpadi …so vc nao viu ainda as inumeras Piranhagens que a Mclarem ja fez nessas primeiras carreiras do ano para favorecer o Butaozinho…ACORDA !!!! valeu ???

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

quanto a W 03 esta faltando somente PILOTO…imagine o que Lewis…Vettel…Alonso…nao fariam com esta Potentissima Maravilha Tecnologica Alema ??? agora o que esperar do Lento e velho Dick ??? e do Mediano Rosberg ??? eu nao espero muita coisa NAO !!! e vc ???

ESCURIDÃO DOURADA
ESCURIDÃO DOURADA
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

Potentíssima Maravilha Tecnológica Alemã… Se potência de motor fosse garantia de carro bom, as pesadíssimas Alfa Romeo e Osella dos anos 80 seriam imbatíveis. Vai dormir, vai.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  ESCURIDÃO DOURADA
11 anos atrás

fala ESCURIDAO ????? ta na hora de vc DORMIR !!!! hahahaharssss vc pelo visto nao conhece NADA de Carros…valeu.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

OK.

ESCURIDÃO DOURADA
ESCURIDÃO DOURADA
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

Meu caro, como você deve ter no máximo uns 14 anos (pelo escrita estilo mIRC/ICQ – que eu acho que não são da sua época, e pelas tiradas antipáticas achando que tá abafando), não vou nem discutir seus conhecimentos sobre F-1, embora eu conheça adolescentes de 15, 16 anos que sabem muito do esporte; mas com certeza, este não é o seu caso. Quanto a mim, que você disse não entender nada, creio conhecer um pouco da categoria, visto ter começado a acompanhá-la em 1983. Ora, 30 temporadas não são três meses. Então, antes de vocês escrever alguma coisa em qualquer lugar, pense umas 100 vezes antes de escrever as besteiras que você escreveu aqui. Você achar que o problema da Mercedes está no pilotos é normal: uns vão concordar, outros não, mas é o seu ponto de vista. Agora, você escrever isso chamando todo mundo aqui de otário, ai complica. Portanto, PENSE antes de escrever, ok?

Tales Ramalho
Tales Ramalho
11 anos atrás

Assim como sem sal é esta a F1 com pneus “derretíveis”. Não é a toa que o Schumacão está usando estas m.s de pneus como desculpa para não andar na frente.

Ultrapassagem tem que acontecer na pista. Mas, com trocentas paradas para trocas de pneu, a maior parte das disputas por posições são decididas nos boxes. Isto não é corrida de carro.

Mil Novecentos e Antigamente
Mil Novecentos e Antigamente
Reply to  Tales Ramalho
11 anos atrás

Concordo. É o Campeonato Mundial de Poupadores de Pneus. Um saco e totalmente falsos os resultados. Quando Lewis Hamilton já começa a ser elogiado pelos jornalistas especializados por andar lá atrás e Nico Rosberg por ter “despachado” todo mundo é porque a coisa tá esquisita mesmo. Fórmula 1 de verdade – só para ficarmos nos tempos bem recentes – é aquela ultrapassagem que Kobayashi fez sobre Button em Abu Dhabi, em 2009, PROVANDO que é possível ultrapassar naquela pista sim senhor, sem DRS e sem pneus que se esfarelam, “no braço” mesmo. Piloto tem que depender de seu talento apenas para obter resultados, e não de estrategistas de boxe, contas nos computadores e outros bichos. . .

Mil Novecentos e Antigamente
Mil Novecentos e Antigamente
Reply to  Tales Ramalho
11 anos atrás

Essa ultrapassagem de Kobayashi sobre Button em Abu Dhabi em 2009 está no Youtube, para quem quiser recordar.

Williams Head
Williams Head
11 anos atrás

77 pit stops = 308 pnesus = F1 nada ecologica

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Williams Head
11 anos atrás

Vai tudo pra reciclagem. Dizem que até os detritos são recolhidos e reciclados. Vira tudo caldo de galinha Knor.

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Williams Head
11 anos atrás

Ó, um montão de borracha para granular e usar para outra coisa qualquer!
Ecochatos são fogo!

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Luiz Morais
11 anos atrás

Os Pneus são problema os 2600L de gasolina so na corrida não tem problema não né?
Os aprox. 200L de óleo também não.
Esporte é isso mesmo, gasta muitos insumos.

Rodrigo CPQ
Rodrigo CPQ
Reply to  Williams Head
11 anos atrás

Pneus são reciclados. A Rodovia dos Bandeirantes foi recapeada com não sei quantas toneladas de pneus usados. Sem contar que são uteis para várias outras coisas, seja pra se fazer “escadas” em descidas complicadas de trilhas para turismo em lugares de difícil acesso, seja pra se fazer barreiras de proteção, seja prum moleque de dez anos ficar empurrando pela rua, fazendo barulho de carro de F1 com a boca e se sentindo um Alonso, Shucmacher, Senna, Piquet ou Vettel da vida.