NAS ASAS

SÃO PAULO (mistérios da Guerra) – Mais uma descoberta que me chega pelo grupo de doidos por aviões com quem me correspondo.

(Correspondo é dose… Mas antigamente eu trocava cartas, mesmo, com gente do mundo todo. A internet facilitou barbaramente a bagaça e gasto menos de correio. Mas ainda digo “correspondo”. Bem, não deixa de ser correspondência, mesmo que eletrônica.)

A descoberta é este Curtiss P-40 Kittyhawk da RAF encontrado no deserto do Saara por uma empresa de exploração de petróleo no Egito. Incrível, não? No link tem mais detalhes e fotos excepcionais.

O texto diz que o incidente aconteceu em 1942 e que o piloto provavelmente ficou sem combustível e conseguiu pousá-lo no deserto. Não se conhece a identidade do piloto da RAF e não há nenhuma pista sobre seu destino. O avião, 72 anos depois, está em ótimas condições de conservação, na secura desértica.

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Rangel
Roberto Rangel
12 anos atrás

Talvez o Museu da Tam em São Carlos SP se interesse em comprar e restaurá-lo, dado seu otimo estado.
Esse Museu de aeronaves é muito legal. Vale a pena ver.

Caio Wohnrath
Caio Wohnrath
12 anos atrás

Caçambola…Ta muito bem conservado…a bequilha até esta com pneu tudo…agora…pq o leme e o elevadores estão sem coberturas?! Se não eram feitos de entelagem, cadê o alumínio dali? O “Trim” dos elevadores estão em posições normais, ja o do leme esta todo compensado a direita, dificilmente ele se “desligaria” dos links de cabos, fica mais rígido até do que o próprio elevador ou leme, mais o treco ta la compensado…acompanhando as fotos do link, da pra perceber que a hélice estaga girando, motor ligado ou deslig., mas a hélice não estava travada, o tranco arrancou o sistema de rotor e caixa de redução do motor, o acelerador em “full”, o mostrador de deriva de cauda esta quebrado, pode ter sido a mão do piloto batendo nele, o altímetro travou em 400 pés…

Mauro Kondo
Mauro Kondo
12 anos atrás

Este tipo de arqueologia é muito legal!

Fantástico o achado.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
12 anos atrás

Muito bom o site de onde foi tirada a notícia, com certeza vai render uns 5 anos de conversa com meu avô, um grande conhecedor de aviões e da 2ª Guerra .

vitão
vitão
12 anos atrás

FG, já te falaram dos LADAS enterrados no antigo páteo de Barueri, onde funciona o prédio de peças da Ford ?

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
12 anos atrás

Ficou sem combustível e foi achado por uma empresa de Petróleo… que ironia.

Luiz Morais
Luiz Morais
12 anos atrás

A considerar as 6 .50″cal montadas nas asas e a fuselagem “curta”, me parece ser um P40-D e sendo este, chamava Warhawk.
Os Kittyhawk foram os aparelhos fabricados a partir da versão E que mantnham a s 6 .50″cal nas asas mas tinham a fuselagem alongada a fim de melhorar a estabilidade no vôo como base de tiro e mergulhos para bombardeio.

Está ficando interessante essa história de achar aviões quase conservados como esse, os Spitfires na Birmânia (ou Mianmar) e o B52 achado na Islandia e que pegou fogo depois de terem recuperado o avião e este estar pronto para ser levado de volta voando aos EUA.
Quem sabe não acham algum BF109, Stuka ou Fw190, para nossa alegria.

Luis Augusto
Luis Augusto
Reply to  Luiz Morais
12 anos atrás

Fui no link que confirma que é um Kittyhawk, mas acho que vc tem razão. Os Kittyhawk tinham motor Rolls-Royce e a entrada de ar era na parte inferior. Esse deve ter motor Allysson, portanto um Tomahawk, identico ao Warhawk, mas lutando pela RAF..

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
12 anos atrás

Esse avião deveria ser visível nas imagens do Google Earth, não? Dá para identificar coisa bem menor nas fotos. Quem tiver paciência de ficar rastreando o Saara nas imagens de satélite é capaz de achar mais algum.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Burrinho Batiquebra
12 anos atrás

Deve haver algumas coisas escondidas debaixo de toneladas de areia. Com o vento e o tempo as dunas mudam muito enterrando uns e desenterrando outros. Mas a região dessa foto não aparenta ser do tipo que eu comentei. Ou sim…

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Leonardo Costa
12 anos atrás

Vc tem razão. Apesar do avião estar sobre uma pedreira atualmente, provavelmente estava coberto de areia há pouco tempo atrás já ue as dunas, literalmente, “andam”.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
12 anos atrás

Fantástico! Foi o deserto quem providenciou este excepcional estado de conservação. Fosse num lugar com umidade mais alta, já teria sido todo consumido pela ferrugem.

Ralph J. HOfmann
Ralph J. HOfmann
12 anos atrás

O nome do pilto já foi achado e estão procurando seus restos mortais pois o avião caiu a 200 km de qualquer lugar.

A RAF está solicitando ao governo egípcio permissão para retirá-lo para restarração e posterior instalação no museu da aviação.

Resta comentar o achado de 24 Spitefires enterrados na Birmânia para não cairem na smãos dos japoneses durante os últimos meses da segunda guerra.

Foram protegidos com óleo e cera e estão impecáveis. São Mark II que já estavam quase obsoletos naquela fase da guerra. \

Vejam em: http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/defence/9203822/Spitfires-buried-in-Burma-during-war-to-be-returned-to-UK.html

Renato
Renato
Reply to  Ralph J. HOfmann
12 anos atrás

A RAF está pedindo de volta? Que o troquem por antiguidades egípicias levados para a Inglaterra sem a autorização do Egito.

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

A II Grande Guerra ainda tem muito a nos revelar…

Claudio R
Claudio R
12 anos atrás

Vi essa notícia no “El Mundo”, lá tem uma boa série de fotos: http://www.elmundo.es/elmundo/2012/05/11/internacional/1336751040.html

Melhor que essa, só a dos Spitfires localizados na Birmânia, enterrados, ainda em suas caixas, abandonados nos últimos dias da 2a. Guerra.

Tailor Junior
Tailor Junior
12 anos atrás

Que show essa relíquia, a historia ainda nos oferece surpresas.

Marcio
Marcio
12 anos atrás

Que descoberta incrível! O avião parece que passou pelo jato de areia, agora é só pintar.

Etel-Orange-France
Etel-Orange-France
12 anos atrás

Vi uma vez uma matéria sobre um aviao descoberto dentro de um pantano, ele estava la desde a segunda guerra e como o tal pantano tinha muito “quinino”, a substancia conservou tudo inclusive piloto… e os filhos dele,que eram bebes e crianças na época, hoje sao idosos, viram o cadaver conservado do pai com 30 anos… achei avassalador isso…abços, Etel.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Etel-Orange-France
12 anos atrás

http://blog.nunocosta.eu/2011/05/aviao-e-piloto-russo-da-ii-guerra.html

Acho que é um desses casos que você comentou. O nome de um é Michail Gavrilov, é do avião dele a maior parte das fotos, e a última é de Boriz Lazarev, ambos russos.

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

Flavio…essa história só não é mais impressionante que aquela dos cerca de 20 “Spits” zero km encontrados na Birmânia por causa do estado do avião.
Saca só:

http://saladeguerra.blogspot.com.br/2012/04/20-spitfires-sao-encontrados-enterrados.html

T+

Celio Ferreira
Celio Ferreira
12 anos atrás

Será que não aparece um idinheirado para restaurar?

Luiz Filipe
Luiz Filipe
12 anos atrás

Se não me engano, era um motor Packard. Tem uma cena no filme Operação Valquíria (a última versão) no início do filme (+ ou -), em que aparece um P40 do nada e metralha o coronel (que não lembro o nome e que depois seria o mentor da operação), que é fenomenal. Vale a pena ver

gera
gera
Reply to  Luiz Filipe
12 anos atrás

Se não me engano é um Sptifire com entrada de radiador maior para operações
no deserto.

Wilian Esteves
Wilian Esteves
12 anos atrás

O q não deve haver de tesouros como esse perdidos no Saara…

Dav
Dav
12 anos atrás

Poxa ta bem conservado mesmo

Guto Andrade
Guto Andrade
12 anos atrás

FG, sei que meu comentário não tem absolutamente nada a ver com seu post, mas bicho, o Grande Prêmio hoje tá embaçadíssimo!! Já é a quinta vez que tento acessar hoje e não consigo. Apenas para seu conhecimento! Bom trabalho e um abraço!

Wilian Esteves
Wilian Esteves
Reply to  Guto Andrade
12 anos atrás

Eu gostava quando estava no iG. :D

Jaison
Jaison
Reply to  Wilian Esteves
12 anos atrás

Que bom que providencias estão sendo tomadas, ninguém vem aqui reclamar que não consegue acessar o Grande Prêmio porque é chato, mas é que gostamos do site e desde a mudança ficou as vezes complicado acessar.

Dav
Dav
Reply to  Guto Andrade
12 anos atrás

Aqui abre o site mas ficava meio estranho ate o blog do flavio gomes,mas atualizava a pagina no navegador (uso o firefox) e voltava ao normal.