PRIMEIRO DE MAIO

SÃO PAULO (ai jisuis) – É um verdadeiro pé no saco. Todo dia 1° de maio recebo algumas dezenas de e-mails intimidatórios. “E aí, não vai escrever nada do Senna?”.

Como se a cada 1° de maio, a partir de 1995, escrever sobre o Senna no aniversário de sua morte passasse a ser uma obrigação de quem porventura trabalha com automobilismo. Ou, ainda, de quem porventura estivesse em Imola naquele dia, como eu.

É claro que, 18 anos depois, o que tinha de falar e escrever já falei e escrevi, e estou-me tornando repetitivo, porque receio que já tenha me queixado disso antes, também — que nada mais tenho a dizer, nem a escrever, portanto não me encham.

Mas todo ano aparece alguma coisa sem pé nem cabeça para que os adoradores do martírio se deliciem. Agora é essa ilustração aí, que possivelmente é coisa velha, eu mesmo já tinha visto, mas que hoje chegou à minha caixa de e-mails em quantidade assustadora. “E se…?” geralmente é o que os remetentes colocam na janelinha de “assunto”, como a imaginar que eu vá abrir isso, dar um suspiro, parar tudo que estou fazendo, colocar o indicador e o polegar entre os olhos, abaixar a cabeça e passar alguns minutos em silêncio refletindo sobre esse “se”.

Oh, que puta sacada.

Poupem-me, fariseus. Negócio mais mórbido, isso sim. E se o quê? Se não tivesse morrido? Seria ótimo. Uma tragédia a menos para a conta. Punto, basta. “Ah, ele seria decacampeão mundial, Schumacher ia ver só, o Brasil se tornaria uma potência, nossos pecados estariam todos remidos, ele seria presidente da República, ou papa, talvez.” Ninguém me mandou mensagem nenhuma com esse teor, apenas fiz uma colagem. Elas chegaram avulsas, um pedaço em cada uma. Vão pingar aí nos comentários, também. Parece que o Reginaldo Leme fez um exercício desses na revista “Alfa” do mês passado, mas não vi. Não tenho ideia do quê escreveu. Depois leio. Tenho até medo. Não do Regi, mas do resultado. É muito delicado especular sobre essas coisas, ainda mais quando se trata de alguém como Senna, de quem, no Brasil, é proibido não simplesmente falar mal, afinal nem há tanta coisa má para falar, mas é terminantemente proibido não falar bem o tempo todo e não ser fã e não tê-lo como ídolo, exemplo, inspirador.

Mas se alguém quer ir além do que acho que seria o resultado da não-morte de Senna, OK, podemos ir. Ele poderia virar político, por exemplo, o que seria uma desgraça dadas suas posições expressas em vários momentos — conservador ao extremo, Ayrton era um admirador de Paulo Maluf, entre outros expoentes da época. Casaria com Adriane Galisteu? Pode ser, o que nos pouparia dos programas chatos que essa moça apresenta na TV. Teria filhos? Talvez, e coitados deles se resolvessem correr de carro. E a segurança na F-1? Talvez não melhorasse tanto quanto melhorou a partir de seu acidente — o último fatal na categoria, que jamais experimentou período tão longo sem morte de pilotos.

A canonização informal de Senna, se ele sobrevivesse, é dúvida para este que vos escreve. Quando alguém morre da maneira como ele morreu, e é considerado um herói nacional, embora fosse apenas um piloto de corrida, a tendência é mesmo virar santo. Vivo, não sei como seria. Talvez cometesse deslizes pessoais, se envolvesse em escândalos financeiros, fosse acusado de engravidar alguma menina numa aventura por aí, poderia ser pego numa blitz da Lei Seca, se embrenhar em aventuras noturnas com o Ronaldo Fenômeno, sonegar Imposto de Renda, ser amigo do Carlinhos Cachoeira, quem sabe o que poderia acontecer?

Não há mal nenhum em ter um ídolo, cultivar sua memória, exaltar seus feitos, se emocionar com eles. O que me irrita um pouco quando se fala em Ayrton Senna é essa mania de atribuir a ele a exclusividade das virtudes: um exemplo de superação, humilde, batalhador, não desistia nunca, perseverante, guerreiro, temente a Deus, bom filho, patriota e blablablá.

Sempre digo: era apenas um piloto de carros, dos melhores, diga-se, com suas qualidades e defeitos, como todos nós. Não foi um mártir, alguém que morreu na cruz para redimir nossos pecados. Mesmo sobre o da cruz há muitas controvérsias, portanto devagar com o andor que os santos, todos, são de barro.

Subscribe
Notify of
guest

1.1K Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mario
Mario
9 anos atrás

Cacete Flávio, perfeito, penso igual… Mas pensando que uma pessoa morreu, ver a pintura do cara saindo do carro vivo mexeu um pouco comigo.

trackback
10 anos atrás

[…] Tudo que peço para os fãs extremistas de Ayrton Senna é um pouco de tolerância. Ele era muito bom, era muito rápido, mas não era santo (ninguém é e a largada do GP do Japão em 1990 mostra isso). Ah, e uma pausa na futurologia cairia bem também, para isso, recomendo o texto do Flavio Gomes. […]

Marcos
Marcos
11 anos atrás

Eu acho o Piquet apenas um bom piloto, estrategista, frio, mas ele tem um defeito grave ele não é rápido como o Prost e Senna, eu quando estive na inglaterra em 1990, fazendo um curso, todo o pessoal da F1 que eu falei… mecânicos, engenheiros de qualquer equipe…diziam que o Senna e Prost eram pilotos de outra turma, e que o Mansell, Piquet, Berger seriam facilmente derrotados num confronto com o mesmo carro, como eu era fã do Piquet não aceitei muito o argumento deles, mas com o tempo analisando tempos de pilotos contra pilotos no mesmo carro, percebi que era verdade. Aquilo que eles falam que o Prost e o Senna botam 1 segundo em cima do Mansell, Piquet e Berger é verdade, fiquei triste como Piquetista, mas não sou contra o Senna.

Leandro
11 anos atrás

Oi flavio eu li o que voçe escreveu no seu blog e apesar de respeitar a sua opinião achei divertidissímo e aliás diga -se voçe em si é um jornalista bem divertido .Bom se o Ayrton não tivesse p/artido em Imola ele na minha opinião teria um duelo bem parelho com Schumacher por mais cinco temporadas uma vez que seria um duelo entre dois genios da velocidade .
Na minha opinião Flavio o Ayrton se aposentaria em 1998 aos 38 anos e no duelo de cinco temporadas com Schummy chegaria a 70 vitórias e levaria 3 títulos (94-96-98) enquanto o alemão levaria 2 ( 95-97) , o Ayrton teria seis campeonatos (88-90-91-94-96-98) enquanto alemão teria sete (95-97-00-01-02-03-04) embora seja apenas uma especulação . Um abraço e muito divertid o seu texto .

Jessica Chaparro
11 anos atrás

Boa noite, Flavio Gomes. Um abraço desde Colômbia (Sim! Têm alguêm na Colômbia que se interessa pelos seus textos).

Vou ser clara. Eu estou de acordo com tudo o que você escreveu. E isso que sou fã do Senna. É simplesmente que eu não entendo essa de que o endeusem assim. Pra mim não é tanto assim, eu acho o Senna genial, um grande, mas não passo a linha. Eu nem consigo mesmo estar de acordo com muitas coisas da forma de pensar dele, especialmente nas suas posições conservadoras, como já falou.

Deve ser porque não tive a disgraça de aguentar tanto assim cómo boa parte de toda essa santificação ao redor dele é por causa da mídia de lá.

Mas o problema não é tanto que uma pessoa que não é do Brasil, como eu, entenda mais o texto e entenda a messagem mais que os próprios brasileiros, a quem acho mesmo que isto vai dirigido. O problema, e o mais triste de tudo isto, é ter que ver os comentários de muitos usuários, que acho que nem pensaram no que leram. Típico.

Um pequeno aporte que posso fazer, é que na parte dos “desliz pessoais”, acho mesmo que já tava acontecendo com o Senna mesmo antes de morrer, e é precisamente o que aconteceu com a Galisteu. Pelo menos ao meu parecer.

Bom, acho que eu já falei tudo o que tinha a dizer. Meus parabéns pelo texto, é muito bom saber que tém (e muita) gente mesmo lá no Brasil que sabe dar um ponto de vista crítico sobre o Ayrton Senna. Aquí uma fã dele agradece.

Até logo!

Ana
Ana
11 anos atrás

Acho que quando não se tem o que dizer, o que nos resta é ficar quieto. Que Senna tinha defeitos como todos os outros, todos nós sabíamos desde que ele apareceu na mídia, nao foi preciso ele morrer para percebermos isso. Se já está se tornando repetitivo, então se cale, fica mais bonito…
Acho feia essa mania de brasileiro não se orgulhar do que devia se orgulhar! Algumas coisas não interessa o quanto tempo passe, elas continuam sendo motivo de orgulho. Por exemplo, o Cristo Redentor no Rio que já tem alguns anos, assim como Vinicius de Moraes que já nao está entre nós (e também tinha defeitos e virtudes), isso nao tira o valor que ambos possuem, um valor intrínseco, que continua a encantar e inspirar gerações. Nao interessa quantos anos passem, ele foi um ótimo piloto e era um cara de garra, isso deve ser lembrado, o número de vezes que graças a ele nossa bandeira foi erguida no pódio deve ser lembrado…não o fato de que ele não era perfeito, de que ele poderia se envolver em escândalos se tivesse sobrevivido. Sinceramente, pra que pensar isso? Pra que levantar essa hipótese? Que diferença isso faz? Pensando bem, ele nem aqui está pra se defender…

Se o dia 1o de maio só te faz lembrar do dia do trabalho e do feriado, se você acreditar que já está se tornando repetitivo, então simplesmente utilize seu feriado pra descansar..se abstenha de comentar qualquer coisa sobre o Senna, boa ou ruim..é melhor assim!!

rodrigo mota
rodrigo mota
11 anos atrás

tudo é uma questão de análisar a situação:

1) 1994 foi uma época de transição para o Brasil, Collor deposto, Itamar assumindo interinamente. a Democracia no Brasil não parecia ser muito estável e havia o temor dos militares retomarem o poder…

2) a economia Brasileira também não estava boa, um momento instável. dolar valendo na casa dos milhares de cruzeiros reais, tantas moedas que o Brasileiro já estava ficando de saco cheio…

3) o esporte Brasileiro estava em baixa, a copa de 1990 foi ruim e Senna vinha despontando como uma esperança boa de orgulho para os Brasileiros…

junte estes 3 fatores com o fato do Brasil ser um país atrasado no inicio da década de 90, o povo precisava de um herói, de algo que representasse bem o Brasil lá fora. Senna estava na fodonica Williams e tinha tudo pra fazer acontecer…

querendo ou não a história mostra que a civilização humana precisa de heróis, de seres com defeitos mortais mas qualidades de “deuses”. e quando um “herói” vem do povo é o ingrediente perfeito para a mitificação. Fittipaldi foi o “pai” do automobilismo Brasileiro, Piquet foi o “bad boy”…

Senna foi o sujeito que conquistou os corações e mentes do Brasileiro. Ele sabia fazer espetáculo, sabia emocionar o povo, aquela bandeira após a vitória levava um país sem rumo a um orgulho profundo. Por alguns momentos o Brasil era o país…

Basta ver no youtube as reportagens de 1994 sobre a morte de Senna. Não era um homem morto, para o povo era como se a versão moderna de Jesus, Allah, Buda ou Odin estivesse naquele caixão. Era o sujeito que conquistou a mente do Brasileiro. Era o cara que mobilizava milhões nas manhas de domingo, que enchia Interlagos, que fez milhões torcerem pela Mclaren (eu inclusive). Mas na pista era somente ele. E por isso o cara era a versão Brasileira do filho de Odin, THOR…

Ok. Senna era bom, fazia chover no deserto. Mas não é o invencível. A mídia o tornou fodástico porque o Brasil precisava de algo do tipo, o Brasil em meio a uma política suja, uma economia de merda e uma moral baixa precisava de um herói. A mídia precisava urgentemente de um meio que propagasse a boa imagem do Brasil no exterior e perante os próprios Brasileiros. Sem Senna provavelmente o Brasileiro teria uma moral tão baixa que o Real teria demorado pra sair do papel e talvez as coisas seriam diferentes. TALVEZ…

Senna morreu e o Brasil foi a baixo, a redenção veio na copa meses depois com um time de “heróis”, a moral subiu de novo…

A imagem de Senna saindo ileso do acidente é a mesma imagem do Homem Aranha salvando uma pessoa caindo do abismo sem proteção, do Wolverine saindo de uma explosão com uma criança ilesa envolvida em uma camisa, do Batman fazendo justiça com as próprias mãos…

São todas expressões, desejos e virtudes que apreciamos em pessoas. O heroísmo. A capacidade de sermos indestrutíveis, cheios de problemas e ainda por cima com estilo…

Todos gostamos de heróis, todos temos algo que deseja ser aquele sujeito fodão que obedece as próprias leis. Eu por exemplo gosto do Wolverine e da série Gundam…

Se Senna tivesse escapado do acidente muito provavelmente teria conseguido outro título e correria até encher o saco. Depois se candidataria a algum cargo político e provavelmente seria mais popular que o Lula…

Gabriel Cabral
Gabriel Cabral
11 anos atrás

Sr. Flávio Gomes
Seus comentários fazem até algum sentido sim, mas
há uma coisa, dizer que ele foi um simplaes piloto, uns dos melhores, é demais né?
Quem apareceu depois dele?
Emerson foi o Pai de todos, Nelson tinhas suas qualidades, mas ninguem chegou ao nivel de Senna, que por muitos anos quando nós viviamos em um pais manchado pela corrupção e miseria, esse mesmo Senna com defeitos pessoais como o sr. citou, foi ele capaz de levar nossa bandeira ao pódio e dizer sou brasileiro, numa época tão dificil.
Isso fez com que ele se tornasse idolo, além disso iniciou um projeto, que sua irmã depois veio dar vida, ao um projeto sério que procura dar rumo a nossas crianças.
Então meu caro, peço a você para ir devagar com certos comentários.
Sim Santo ele não foi, mas sua historia jamais será apagada, tanto é que ele foi considerado o melhor piloto de todos os tempos, nem mesmo o fodástico Shumacher chegou perto com 7 titulos, será que ele seria mesmo um piloto comum, como você diz?
Desculpa pela forma de escrever, até porque não sou iscritor, não tenho a mesma educação que o Sr; mas tenho opnião, e gostaria de expressar.

rodolpho marques do carmo
rodolpho marques do carmo
Reply to  Gabriel Cabral
11 anos atrás

como assim nem mesmo o schumacher chegou perto? baseado em que essa informação? na primeira voltad e donnington? em imola com a toleman? sério, queira entender no que essa afirmação se baseia. pois quem for falar que o Schumi é melhor, vai mostrar isso em números e provar com coisas concretas.

Senna foi um ótimo piloto. Há outros ótimos pilotos. O Senna, hoje, com a Ferrari, estaria patinando também. Ou me diga, o que ele estava fazendo com a Williams em 94? como terminaria aquele campeonato? como terminou o de 93, quando não tinha o melhor carro?
Há sim belíssimos pilotos, o Senna foi um deles. Mas pra santo e o “maior de todos” acho que precisamos de mais embasamento.

MD
MD
Reply to  rodolpho marques do carmo
11 anos atrás

Rodolpho…
não tenho procuração do Gabriel, mas vamos lá…

Senna foi um dos melhores kartistas de todos os tempos, está no nível do Fullerton, Foré, Alonso (é, esse mesmo…), Mario Sérgio e mais uns italianos aí…
Foi, provavelmente o maior piloto de FFord de todos os tempos, assim como na F3 e por lá, fez chover. Chegou na F1, e na quinta corrida teve um segundo lugar com um carro nitidamente infeiro aos outros. A concorrencia era brutal. Prost, era considerado então, o maior piloto de todos os tempos. Foi destruído. Lauda, Mansell, Berger (era um fenômeno, antes de…), enfim, todos foram pro saco. A diferença era enorme. Estranho até.

Vc tem razao quando diz que ele na ferrari de hoje, estaria “patinando”. Assim como o líder do campeonato (ou vice líder, cheque aí), outro gênio.

Em 1993…bom deixa pra lá…vc não sabe o que diz…

Não gostava do “jeito” do moço, não gosto desta idolatria e suas razões absurdas, mas o cara foi, de longe, o maior piloto que já existiu. Longe. Muito longe dos outros. Quanto ao Michael, um ótimo piloto de F1, como dezenas de outros pilotos. Um kartista bom, como centenas. Um piloto de Sport Protótipo bizonho, abaixo da crítica. Um piloto mediano de F3. Andou “fora” a vida inteira e aí é muito fácil.

tio_ryko
11 anos atrás

Caramba… eu li a matéria e não acreditei…. li alguns comentários e nao aguentei….

Não sou não fui e não serei fã do Senna, é uma opção minha assim como tem gente q gosta de engatar a ré.

Não nego q o Senna foi um ótimo piloto, mas não foi um super- homem, não foi impar na categoria como poucos, e usou de artificios escusos para ganhar um campeonato q perdera um ano antes da mesma forma.
Mas corrida de carro tem dessas.

O que digo é q o Senna, não é o simbolo do povo brasileiro, não é o exemplo das virtudes e (agora vou ser morto! rs) é o maior vilão da Formula1 no Brasil, digo pq os entusiastas ñunca assistiram uma corrida de formula 1, assistiam o Senna correr,depois q ele morreu, execraram o Barrichello com dando a ele o fardo de ser o “novo Senna” e o erro do Rubens, foi aceitar esse fardo. o mais incrivel é que procurando pelo yutube vc encontra uma entevista do Ayrton e do Rubinho, então piloto da F3 inglesa e ganhando tudo por lá, o Santificado piloto de formula1, nao é nenhum pouco simpatico com o aspirante. Se eu fosse o Rubens na entrevista e fosse fã do Ayrton, naquela entrevista, sairia decepcionado e deixaria de ser fã.

mas como tudo na vida são opiniões… e quem gostou bem quem não gostou… bem tb…

Abç a todos.

Ricardo César
Ricardo César
Reply to  tio_ryko
11 anos atrás

Depois Senna e Rubinho tornaram-se grandes amigos.. a ponto de dois dias antes de morrer o Senna invadir o hospital só pra ver como o Barrichello estava.
Esse tipo de coisa de prós e contra é que tem que acabar….Senna foi um grande piloto…mas além de tudo era um ser humano com virtudes e defeitos como todos são !!!

Ricardo César
Ricardo César
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Invadir é modo de dizer.. não estavam deixando ele entrar e ele segundo suas palavras em entrevista a globo, pulou um muro para driblar os médicos ou os seguranças até chegar aonde estava o Rubinho…mas como eu não estava lá..só estou dizendo o que ouvi na época !!!

Ricardo César
Ricardo César
11 anos atrás

Piquet era melhor !!!

Também foi tri-campeão..não era obcecado por títulos, vitórias e poles…correu por prazer..casou várias vezes…teve um montão de filhos…sobreviveu a Tamburello em um outro 1º de Maio…pegou a Princesa de Mônaco…era mais sarcástico, mais original..mesmo puxa-saco da mídia..ganhou em duas equipes diferentes com três motores diferentes em uma época muito mais equilibrada…todos os campeonatos que o Senna ganhou era ele e mais um disputando, por que os outros não tinham carro!!!
E quer apostar quanto que esse fanatismo que existe em torno do Senna vai fazer um bando de babaca vir aqui me questionar e um outro monte de babaca fã do Piquet é até capaz de vir aqui me defender… Como se tudo o que escrevi aqui fosse verdade!!!
As vezes pergunto-me se existe o mesmo fanatismo na Inglaterra com Button e Hamilton.. Se bem que acho que os ingleses torciam mais para o Mansell antigamente..ou sei lá entende !!!

Ricardo César
Ricardo César
Reply to  Ricardo César
11 anos atrás

* menos puxa-saco

Dr. Walter Bishop
Dr. Walter Bishop
Reply to  Ricardo César
11 anos atrás

Eu era fã do Senna, do mesmo jeito que de Fittipaldi e Piquet, mas uma coisa deve ser acrescentada.
Dos 3 títulos que Piquet ganhou, ele só teve o melhor carro em 87, e ainda assim havia o Mansell, que tinha o mesmo.
Já Senna teve a mesma situação de Piquet na Wiliams em 88, enquanto que o carro dele era melhor que a Ferrari de Prost em 90, e somente em 91 ele não tinha o melhor carro e ganhou no braço do Mansell. Aquele episódio do roubo da gasolina da Elf ajudou um pouquinho… ; )

Ricardo César
Ricardo César
Reply to  Dr. Walter Bishop
11 anos atrás

Eu também era fã dos três..tive a oportunidade de ver o Piquet ser campeão em 87, o Senna em 88, 90 e 91 e ver o Emerson ser campeão na Indy em 89…com direito a duas 500 milhas de Indianápolis….mas o mais importante desse texto do Flávio Gomes, não é quem foi o melhor ou o pior…ou as virtudes ou os defeitos de Senna e sim que ele não tem mais saco por se sentir obrigado a cada dia 1º de maio a falar sobre o Senna…como eu não tenho mais saco de ver todo mês de março o Faustão homenageado os Mamonas Assassinas.
Senna teve 10 anos de carreira e 20 anos de lamentações depois da morte…mamonas teve seis meses de carreira e 15 anos de lamentações to tipo e Se !!!

O Brasil passou 24 anos sendo viúva de Pelé até ganhar uma copa do mundo de novo em 94. No Santos a viuves foi maior.
Agora somos viúvas de Senna até que surgir um novo campeão…Maldito Nelsinho Piquet que ferrou com Massa em 2008…com certeza a idolatria do Senna seria menor hj em dia !!!

Tite
Tite
11 anos atrás

Putz, finalmente alguém escreveu o que muito jornalista tinha vontade, mas não tinha coragem: ele era tão humano quanto qualquer um…

anderson
anderson
11 anos atrás

vc parece nao ser brasileiro,tem mto q acradecer a senna só por ele q nois vemos o q vc escreve e agora com uma dessas nao sei se vc vai ter moral de escreve..nao vou fala nada de senna pq ele é um mito,mas vms fala de q vc escreveu diz está cansado de escreve sobre senna sobre a morte no dia 1 de maio,um piloto como senna tem q ser lembrado sempre principalmente no dia da sua morte..

ROBERTO
ROBERTO
11 anos atrás

Amigo, concordo que o Ayrton Senna era um piloto com virtudes e defeitos, não há dúvida sobre isso, afinal de contas ele era um ser humano, do contrário não teria morrido. Entretanto, o seu inconformismo com a idolatração de Ayrton pelos fãs é que acaba sendo incompreensível. Tudo bem que você o considere apenas um piloto, “um dos melhores”, como você disse, entretanto, não há como negar todo o valor histórico do ídolo, que enchia de orgulho os brasileiros numa época em que o Brasil não passava de uma República das Bananas, um País desrespeitado e humilhado no exterior. Até hoje existe um certo preconceito contra o Brasil, tanto que dia destes ouvi algumas declarações de Sebastian Vettel, o qual meio que disse que o Brasil é tão perigoso quanto alguns países do Oriente Médio e que, normalmente, não gostaria de correr aqui. Também não há como negar o grande caráter do Ayrton. Podia ter defeitos? É lógico que podia, todos nós os temos! Mas não dá para ignorar a envergadura moral dele, a sua persistência, entre tantas outras coisas que dizem sobre ele e que você não considera tão relevante assim. Senna não foi apenas um piloto, um piloto que ganha corrida, ele foi um piloto que ganhava corridas com carro ruim (coisa difícil de se ver hoje) e que, quando tinha carro bom, também tinha companheiros de equipes eficientes, como, por exemplo, o Prost. Senna foi um piloto que enfrentou o Prost e não fez papel de segundo piloto, como normalmente vem acontecendo ultimamente com pilotos brasileiros, que se contentam em ser apenas o segundo. Senna foi um piloto que, no seu primeiro ano de Fórmula 1, numa sofrível Toleman, por pouco não venceu o Grande Prêmio de Mônaco, após realizar inúmeras ultrapssagens sobre os pilotos de ponta da época (Lauda foi um deles). Não dá, então, para ignorar a biografia do Senna, sobre quem não só brsileiros, mas também franceses, ingleses e japoneses não escreveram inúmeros livros sobre ele e ainda cogita-se rodar um filme sobre sua vida e carreira. Enfim, não é uma idolatração só dos brasileiros. Todos os anos são feitas votações mundiais pela internet e no próprio circo da Fórmula 1, e Senna sempre vence com os pés nas costas. Essa idolatraria, repito, não é algo restrito aos brasileiros, mas a muitas pessoas no mundo inteiro, muitas delas importantes não só para o automobilismo, mas também para o jornalismo, política e literatura. Diante de todos esses elementos, é normal que o fã especule sobre como seriam as coisas se o seu ídolo não tivesse morrido, recentemente até escreveram um livro sobre isso. Aliás, tudo que eu especulei sobre a morte do Ayrton encontra-se nesse livro. Certamente, se não tivesse morrido, Senna seria campeão em 1994. Se até mesmo Hill chegou a disputar o título, só não o vencendo porque foi jogado para fora da pista pelo alemão vigarista, não é possível que o Ayrton não vencesse. Basta lembrar que no ano anterior (1993), Senna, com uma Maclaren sofrível, deu uma canseira em Prost e Hill (que pilotaravam uma Willians do outro mundo), aliás chegou a colocar volta de vantagem sobre os dois em algumas corridas. Senna, obviamente, venceria dois campeonatos na Willians, Hiil e Villeneuve venceram…! Talvez o alemão não fosse para a Ferrari e o Ayrton fosse para lá, afinal de contas havia um flerte de muitos anos entre os dois. Senna seria campeão na Ferrari? Talvez sim, talvez não,mas famos dizer que ele vencesse pelo menos um. Então, Senna teria três títulos a mais e Shumacher pelo menos dois a menos. Era um quadro possível. Como falei, não dá para ignorar o histórico profissional e de vida do Ayrton. Cada um tem as suas opiniões, e devem ser respeitas. Cada um tem as suas predileções e ninguém é obrigado a gostar ou a admirar o que os outros gostam ou admiram. Mas, mesmo que não goste ou não admire, também não precisa achincalhar ou demontras irritação com os leitores. Você não é obrigado a escrever sobre ninguém! Se acha que já escreveu muito e tornou-se repetitivo; se você acha que os fãs o perturbam, basta ignorar o assunto, não sendo necessário mostrar irritação em relação aos seus leitores, afinal, sem eles você não teria emprego. Ignorar o assunto é mais bonito, educado, respeitoso. Alguém que se propõe a escrever deve respeitar os seus leitores. Se não gosta ou não quer escrever sobre um assunto, basta não escrever. Se está irritado com os leitores, basta ser paciente e ignorar o tema, ninguém vai reclamar. Agora, que é uma data para ser lembrada, isso é! Tanto na TV paga quanto na aberta e também inúmeras revistas vi inúmeras reportagens sobre o Ayrton, mas você não tem obrigação alguma de fazer o mesmo, respeito a sua opinião. O que não pode é se irritar e meio que achar que seus leitores são burros somente porque idolatram o Ayrton. Um forte abraço!

Nino Achcar
Nino Achcar
11 anos atrás

O que os amantes de automobilismo (geração filhotes da globo,1973 para cá) não se dão e não se deram conta até hoje,é que a tragedia sempre foi inerente (e ainda é,bem menos mas ainda é) ao universo do automobilismo em geral .Somemos ainda o ineditismo do aproveitamento em titulos de campeão de F1 desde 1970 ou 1971 até 1994 (morte do Senna) num total de 24 anos e 8 titulos (33%) e nenhuma tragedia para os Brazucas. Veio à acontecer atraves do grande Senna,aquilo que normalmente já havia atingido a varias outras nacionalidades e os Brazucas certamente não eram invulneráveis.mas em uma massa tele espectadora informada somente sobre o que é produtivamente conveniente informar,o resutado é o espectador que aprendeu a gostar de um jeito torto e nada esclarescido a ponto de chacotear desrreipeitosamente por anos o Sr.Rubens Barrichelo.E a choradeira pelo Senna continua para sempre.Deixem a alma do homem em paz,pois ele se foi fazendo o que amava.Re-aprendam a gostar de automobilismo de maneira real,abandonem o ufanismo abestelhador de costume e ajudem a re-contruir um pouco do que foram o pré prossionalismo dos anos 60 e o profissionalismo e super criativo dos anos 70 (automobilismo nacional) que foram a base de toda a capacitação e sucesso dos brazucas mundo afora.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Nino Achcar
11 anos atrás

Nino,

Precisamos levantar os contatos do presidente da CBA para você recomendar isso à ele. Quando os “cartolas” do automobilismo brasileiro se lembrarem que aqui um dia teve esse esporte, quem sabe a grande massa, o povão, conheça melhor este esporte. Não culpe o povo pelo que à ele foi mostrado.

DAVID BENNER
DAVID BENNER
Reply to  Nino Achcar
11 anos atrás

É LAMENTÁVEL QUE AS PESSOAS AINDA TEIMAM EM DESVALORIZAR OS NOSSOS IDOLOS, DESCORDO COMPLETAMENTE DESTA POSTURA. NÃO ACREDITO QUE SER PATRIOTA E SE ORGULHAR DOS FEITOS DE NOSSOS CONCIDADÃOS DEVAM SER TRATADOS COMO UFANISMO. NÃO SOU UM PROFUNDO CONHECEDOR DE AUTOMOBILISMO, MÁS COMO TENTAR ESQUECER E DEIXAR DE FALAR DAQUELE CONSIDERADO POR MUITAS PESSOAS DO NOSSO PAIS E POR ESTE MUNDO AFORA O MAIOR PILOTO DE F-1 DE TODOS OS TEMPOS E ELE É BRASILEIRO GRAÇAS A DEUS.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

My “bródas”,

É isso aí “gringo lovers”!!! Tem mais é que gostar só de quem é de fora! É mais chique! Aliás, não lembram do “great” Damon Hill? Pô ele é gringo também, ganhou título e tudo, não merece um lugar em seus “coraçõezinhos yanques” também não? E lembrem-se, 10 de setembro será aniversário de morte do Ronnie Peterson, 34 anos hein! Pilotava pra caramba e, como era gringo, desse sim, vocês hão de lembrar e respeitar tão triste data. Essa coisa de piloto tupiniquim, 08 títulos, isso não tem a menor importância pra “high class”, macacada! Título bom é título gringo, mamelucos! Aprendam! Flávio, nada contra o que você escreveu, que está bem entendido por mim. O problema é essa “tapuiada” metida à “foreingner”, um bando de “zé” e “jão” que acham que caíram aquí por acidente.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Amigo Flavio,
Parabéns por mais de 1.000 mensagens no post. Acho que foi a maior (me corrige se estiver errado). A pachecada ficou pavorosa…
Curiasidade de um fã seu – 18 anos depois, você tem algum arrependimento do seu episódio com a Folha (pedido de demissão etc.)? Faria algo diferente?
Dando uma de Galvão Bueno, que pergunta e responde, acho que não, pois de lá você foi pra Jovem Pan e sua carreira só decolou…
Abraços,

luis carlos
luis carlos
11 anos atrás

Talvez para o seu deleite criando polemicas como esta, voce se realize como ser simplesmente mediocre (medio) escritor sem sal e sem acucar(insosso) e faco aqui uma sugestao, que tal voce acresentar em seu nome Flavio Jactancia Gomes. ? O barro como figura de linguagem esta perfeito para indicar fragilidade, porem empregado inadivertidamente quando se que dar conotacao com situacoes perenes, falo aqui da espiritualidades que ultrapassam seculos e seculos, penso que 18 anos apos o acontecido a grandeza dos feitos esportivos, o exemplo de vida e o seu legado sao simplesmente justificados.
Estaria errado em afirmar que a maioria dos brasileiros paga um tributo a um dos grandes brasileiros que nos deixou?

Luiz Felipe Del Rio
Luiz Felipe Del Rio
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Qual exemplo? Dedicação, trabalho, luta, perceverança. Nunca desistir de seus objetivos, seus ideais. Sempre correr atras para realizar seus sonhos honestamente.

E vc, qual exemplo nos dá Flavio? de como menosprezar o feito de uma pessoa mundialmente reconhecida? de como ser mesquinho?

No fundo o que te incomoda deve ser que ele foi (e ainda é) o maior de todos os tempos em sua função e vc é só mais um (bem meia boca) em sua função.

Depois desta vc perdeu um leitor.

Christian
Christian
11 anos atrás

Neste assunto, a sua estratégia é, como já afirmei antes, bancar o descoladinho, o inteligentinho, o rebeldinho, o do contrazinho e sei lá mais o que “inho”, para se firmar contra a maré, menosprezando a imagem de uma grande pessoa que passou pela terra (aliás, muito mais útil e construtiva do que você, por exemplo). Senna era perfeito? Lógico que não (mas o “da cruz” era, viu?). Mas não me lembro nesses 18 anos que algum brasileiro tivesse dito ou afirmado isso. Apenas reforçam as suas qualidades para que sirvam de exemplos para o demais e, claro, aproveitam para ressaltar os seus feitos esportivos. Agora, é óbvio: o do vizinho é sempre melhor, não é? Ah, se fosse o “Schumi”…você já teria feito uma tese para explicar a sua perfeição e como ele é tão superior à nós, brasileiros deploráveis (só não esqueça de dizer, no rodapé, sobre as surras na pista que ele vem tomando há 2 anos do seu colega de equipe, tá?). Bom, a verdade (não sei porque) é que você nunca valorizou o suficiente a carreira e as qualidades do Ayrton Senna (como você já cansou de fazer com o Piquet e o Fittipaldi, por exemplo). Sempre que pode, tenta menosprezá-lo. Especulando sobre o assunto, talvez você tenha sido ridicularizado por ele em alguma matéria ou entrevista. Será? Pode ser. Realmente, ele não tinha muita paciência e não era muito gentil com os jornalistas. Se for, parece-me que deixou um trauma latente em você. Mas olha, tem cura, viu? Sugiro um bom psiquiatra ou psicólogo. E pode desistir: vamos continuar exaltando as suas virtudes e feitos sempre que possível (todo dia 01 de maio é obrigatório sim), assim como fazem outras nações com os seu ídolos e que você certamente os elogiaria por “valorizarem os seus compatriotas que ganham destaque internacional”. Não adianta: pode tirar a sua máscara porque lhe conhecemos muito bem…

Bruno
Bruno
Reply to  Christian
11 anos atrás

“Especulando sobre o assunto, talvez você tenha sido ridicularizado por ele em alguma matéria ou entrevista. Será? Pode ser. Realmente, ele não tinha muita paciência e não era muito gentil com os jornalistas. Se for, parece-me que deixou um trauma latente em você.”

Acredito que seja isso tbm.. Ou fez alguma pergunta idiota e ficou sem resposta!

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Senna foi apenas um bom piloto assim
com o Flavio e apenas um jornalista de pouca expressao. simples Coisa que a espn e o Ig ja descobriram ao vetarem seus programas.

Rogério
Rogério
11 anos atrás

Ninguém é obrigado a escrever nada, então não escreva, agora pegar esse mau humor todo e disparar p todo lado…. melhor ficar calado.
Percebo como jornalista esportivo se parece com crítico musical, mais reclamam do que elogiam. E não me refiro só a a esse texto, mas a diverssos. Rubinho no pódium??? Impossível não é, mas com certeza MUITO difícil. Deixe quem quiser torcer. Já o FG reclamando antes e realmente nisso ele é bom, só fala de bom humor quando cita suas corridas com o Lada (grande coisa). Da mesma forma como acredito q críticos musicais são musicos frustrados começo a acreditar q jornalista esportivo…..
Como disse, ele não é obrigado a escrever nada q não quiser. Também acho q já esgotou o assunto. Mas o que me chama a atenção é o rancor das palavras.

Como minha opinião está sujeita a moderação não acredito q vá ser publicada.

ROBERTO
ROBERTO
Reply to  Rogério
11 anos atrás

Concordo plenamenta, já postei um comentário mais ou menos do mesmo teor, só não sei se será publicado. Ninguém é obrigado a escrever nada, mas ele, como jornalista, deveria pelo menos respeitar os seus leitores, e não ridicularizá-los. Senna, só pelo histórico de vida e por ter vencido inúmeras corridas com equipamento deficiente, sobre pilotos de ponta (coisa que ultimamente não vemos na F1), já mereceria um lugar de destaque na HISTÓRIA. Não bastasse isso, não dá para negar o grande caráter do SENNA. Obviamente que o Ayrton tinha defeitos, como todos nós temos, mas as suas qualidades também eram tantas que os seus defeitos ficavam apagados e, se existiam, ninguém reparava neles. As dificuldades encontradas pelo Ayrton e o momento histórico do Brasil em que ele começou a vencer justificam a idolatria por ele. O Brasil era um Paísinho sem qualquer respeito internacional, só comparável a uma República das Bananas, e enfrentava um momento difícil no esporte, e quem veio nos dar alegria foi o Ayrton. Aliás, ele é idolatrado não só no Brasil, mas internacionalmente, basta lembrar os inúmeros livros escritos a seu respeito por franceses, ingleses e japoneses. Se o jornalista não gosta do assunto, basta não escrever. Ele depende dos leitores para sobreviver, se não fosse por eles não teria emprego, então, melhor que os respeite.

Eduardo Messias
Eduardo Messias
11 anos atrás

Uma opinião à margem da unanimidade sempre faz bem.
Acho que o FG está certíssimo em dizer que não está obrigado a escrever algo sempre neste dia. O vazio ajuda a tornar o Hendrix ainda maior, mas o Miles deu suas pataquadas na música, o que prova que gênios experimentam e erram, felizmente.
A única ideia de pauta, na minha opinião, é imaginar como nossos filhos assistem à fórmula 1 sem o referencial icônico, brasileiro e pacheco, do Senna. Lá pelas tantas, sempre alguém menciona o cara, e a molecada deve se perguntar “pô, essa cara era mesmo isso tudo?”.
FG, me lembro de que você não era muito da patota dele, felizmente, e que ainda se emputeceu quando ele te chamou de “Flavinho”. Foi isso mesmo?
E para aqueles que perdem a referência quando jornalista vira amigo de fonte, basta ver o estrago que a proximidade entre o Fernando Sampaio da JP e os tenistas causou na relação pessoal e nos comentários esportivos. “O Guga era legal, agora é mascarado…”
É como querer acreditar que em Indianápolis teremos Barrichello, Bia e Kanaan no pódio, pela “Band”…

Antonio
Antonio
Reply to  Eduardo Messias
11 anos atrás

claro que não é obrigado, escreveu porque quis e acha relevante, mesmo 18 anos depois. e vai continuar a escrever até o fim da vida jornalística dele.

Rogério
Rogério
Reply to  Eduardo Messias
11 anos atrás

Dois mau humorados se encontram.

Ninguém é obrigado a escrever nada, então não escreva, agora pegar esse mau humor todo e disparar p todo lado…. melhor ficar calado.
Percebo como jornalista esportivo se parece com crítico musical, mais reclamam do que elogiam. E não me refiro só a a esse texto, mas a diverssos. Rubinho no pódium??? Impossível não é, mas com certeza MUITO difícil. Deixe quem quiser torcer. Já o FG reclamando antes e realmente nisso ele é bom, só fala de bom humor quando cita suas corridas com o Lada (grande coisa). Da mesma forma como acredito q críticos musicais são musicos frustrados começo a acreditar q jornalista esportivo…..
Como disse, ele não é obrigado a escrever nada q não quiser. Também acho q já esgotou o assunto. Mas o que me chama a atenção é o rancor das palavras.

Tim
Tim
11 anos atrás

Que coza!

PAULO GRASSMANN
PAULO GRASSMANN
11 anos atrás

MEU MAIOR ÍDOLO!!!!!!!!!!!!
O Flavio clarooooooooooooo!!!!!!!!!!!
O legal é que ele não “faz por provocação” e sim com talento incomum e seriedade sacrossanta!!!!!!!
E olha que nem li essa coluna sobre o Senna, “muito grande Flavio!, só leio 20 linhas…”
Mas os comentários só confirmam o que eu e deus sabíamos…..se o Flavio quiser ser o segundo messias, a vaga é dele…..porque o que tem de gente gritando “Barrabás” é brincadeira……..me ajuda ai meu, diria Dadena…….kkkk

hausensson
hausensson
11 anos atrás

Na minha opinião, ele correria só mais duas temporadas. E na minha opinião MESMO,não seria mais campeão do mundo, não.

Em 1994 com o reabastecimento, a Williams tava tomando bailes estrategicos de Ross Brawn (na Benetton na época) Saíria de Ímola com 30 pontos atrás, vantagem dificil de tirar. E com Senna na pista, dificilmente a FIA iria punir a Benetton daquele jeito…

Sem contar o lado psicologico. Todos aqueles com quem Ayrton competiu já tinham parado, e ele estava junto de um monte de moleques. O Prost disse, numa entrevista, que Senna já estava meio desanimado…

Que graça teria derrotar moleques?
E, sem contar, claro o tanto de gente que iria morrer e se arrebentar em 1994. Com certeza Senna iria pensar se valeria a pena continuar se arriscando.

Claro, são especulações. Mas o objetivo do post não é esse, imaginar como seria?

Irinaldo Barros
Irinaldo Barros
11 anos atrás

Flávio Gomes, depois de tudo isso gostaria que você responde-se por favor:
blablabla não se escreve blá-blá-blá? Obrigado.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
11 anos atrás

Bob…

Oh, Bob…

boges
boges
11 anos atrás

que pena , queria saber noticias de automobilismo atual, mas o q encontro num blog esportivo é um debate insano que não leva a nada. informações ? onde ? decepcionante.

Brambilla
Brambilla
Reply to  boges
11 anos atrás

Fala aí, Boges! Quer saber o quê? Vamos lá…. informo eu então!

Jefe Rodolfo
Jefe Rodolfo
11 anos atrás

Se o Senna não tivesse morrido ele teria sido campeão em:

94, 95, 96, 97 pela Willians.
98 e 99, pela McLaren.
2000, 2001, 2002, 2003, 2004, pela Ferrari.
2005 e 2006, pela Benetton.
2007, pela Ferrari.
2008, pela McLaren.
2009, pela Brawn.
2010 e 2011, pela Red Bull.

Este ano, 2012, já veínho, iria estar em segundo no campeonato, 1 ponto a menos que o Vettel, mas na próxima corrida já assumiria a liderança e se tornaria campeão de novo no final da temporada, porque o Senna é o Senna.

Luciano Del Valle
Luciano Del Valle
Reply to  Jefe Rodolfo
11 anos atrás

Se minha avó tivesse barba ela seria meu avô.
Senna -Tri, Schumacher LENDA VIVA – Hepta.

Felipe Disselli
Reply to  Jefe Rodolfo
11 anos atrás

E o Piquet? Por que nãofazem uma matéria sobre ele, que é Tricampeão, fez milagres pilotando carros inferiores aos dos seus adversários na pista e tinha uma persolidade incrível, sem medo de falar na cara a verdade pros outros, ou então o Fittipaldi, esse sim deveria ser lembrado com mais frequencia, agora, Senna foi um grande piloto? Sim, um dos melhores com certeza, mas o Prost ganho dele, assim como Mansell ganhou dele, e várias vezes o Piquet deu baile nele, amigos fãs de automibilismo, devemos valorizar Senna, mas não como exemplo de vida, pq sabemos que ele era um baita “mala” com os outros pilotos, era enjoado, só abria aquele sorriso amarelo quando pagavam pra ele, então não me venham com endeusamentos por favor

CAMPANO
Reply to  Felipe Disselli
11 anos atrás

Felipe, vc manja de f1 mesmo, e usa de sabedoria na franqueza no falar, qual milagre do senna? grande piloto com Mclaren Honda que dominava totalmente as outras equipes, ele ainda coseguiu perder um titulo para o baixinho narigudo Prost. Tomou a maior ultrapassagem de todos os tempos da F1 do Piquet,Ungria 1986, o Nelson jantou ele dentro da curva derrapando com as quatro, exemplo de vida? o que ele deixou? essas feras Prost,Mansell, Fittipaldi, Piquet deixou tudo de bom que um cidadão do mundo pode construir principalmente uma estupenda familia historia amigos fãs, e o senna? instituto? o mala so queria copiar os feras, fingia diante das cameras, quem acredita que ele deu varias voltas em interlagos so com sexta marcha? o galvão? a F1?, na hora de levantar o trofeu ele não tinha força, Pinoquio ele queria copiar antigos pilotos, se fazer de heroi para torcida nacional.
lembra quando Piquet deu porrada no Salazar? lembra das musas que o Piquet comia? somente mala o senna? vc pegou leve com ele.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Jefe Rodolfo
11 anos atrás

Pelo menos você considerou que o Senna iria ano após ano pulando para os melhores carros.

D.Perroti
D.Perroti
Reply to  Leonardo Costa
11 anos atrás

Deixa eu perguntar uma coisa,por acaso algum de vcs ja correram em competicoes de rua ou de pista?

Quanto de vcs e aquele besta que compra um carrinho normal e ai comeca a equipa-lo coloca turbo ,suspensao de rosca,ignicao eletronica,leva a porcaria do carro pro dinamometro pra ver a potencia e fica rachando pelas ruas?

Quanto de vcs que ja pilotaram um kart 2 tempos, um parilla por exemplo,vejam bem estou falando de competicao, nao daquelas porcarias 4 tempos que vc aluga na esquina.

Quando vcs entram na pista, deixa eu explicar, Voces pagam e pagam caro para competir,nem me venham com desculpas, la vcs entraram para competir e querem ganhar.
Se vcs tomam meio segundo do primeiro piloto no treino e seu preparador fala que e por causa do chassis, que o chassis dele e mais rapido porque e o melhor , no outro dia vcs ja estao comprando o chassis, se falarem que vcs terao que andar com pneus de composto macio na corrida que so assim vcs conseguiram ganhar vcs vao correr com os pneus macios,ja sabemos que nao duram muito e que um jogo de pneus e caro,se falarem que o escapamento que o fulano esta usando esta virando 2 decimos mais rapido,vcs vao dar um jeito de comprar,se falarem pra vcs que o carburador botto e melhor que o tilison e que vira 1 decimo mais rapido te garanto que no outro dia vcs iriam comprar tambem.

Simplesmente e assim: e competicao

entao quem nao conhece do assunto melhor calar a boca e nem falar.

Falar que o SENNA so foi o melhor por que sempre teve os melhores equipamentos e a mais pura verdade.

Agora deixem de serem Hipocritas !!!

Qualquer besta que entra num carro para competir nao quer levar fumo,entao acha que seu equipamento e inferior .
Nunca admite que e “Braçao” sempre vai colocar a culpa no equipamento, e ai simplesmente vai querer o melhor equipamento ok.

Agora quando vc consegue juntar as 2 coisas mais importantes na pilotagem : equipamento de ponta e braco

Se resume em : SENNA O MELHOR.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  D.Perroti
11 anos atrás

To lendo meu comentário e não to achando a parte que eu disse que o Senna só foi bom por ter andado nos melhores carros. Então sua resposta não deve ser para mim. E é como você falou, qualquer um quer o melhor carro. E também é como eu falei, o Senna foi para a McLaren, que era o melhor carro, foi campeão três vezes e quando começou a perder e ver a Williams disparando foi para lá.

Leonisio da Silva Barroso
Leonisio da Silva Barroso
11 anos atrás

Eu discordo. Senna é um herói de verdade.
Muitos “grandes” também morreram e não são lembrados, por quê?

Wagner
Wagner
11 anos atrás

Concordo com o texto. Retirando alguns excessos aqui e acolá, que parece um manual da ESPN, um pacto silencioso pra exaltar a rabugice, o que às vezes soa forçado, mas o jornalista tem razão. O se não existe. Não sabemos até onde o Fenômeno iria se não estourasse os joelhos. Não sabemos até onde Senna iria se. E a morte trágica o alçou a um patamar que, talvez vivo, jamais alcançasse. Não de ídolo nacional, porque já o era, mas de figura intocável, perfeita, inatingível, a quem não podemos criticar. Senna tinha defeitos (falo aqui no campo do automobilismo), há quem diga que Piquet é melhor, Schumacher pulverizou suas conquistas etc, etc, etc. Então, por tudo isso, compartilho da opinião expressa no post. Mas, Flávio, só um conselho, se você me permite, numa boa mesmo. Não precisa ficar respondendo a críticas sempre de maneira jocosa, arrogante. Ou ignora, ou responde na boa o que vale ser respondido. É uma coisa chata que notei neste post em alguns comentários e que é muito presente, por exemplo, em Mauro Cézar Pereira. Vocês não precisam disso. É chato e rebaixa vocês. Grande abraço.

Thoutchou
Thoutchou
11 anos atrás

Faltou especular se ele apareceria no hospital com alguma cenoura entalada…

Dr. Walter Bishop
Dr. Walter Bishop
11 anos atrás

Os defeitos de caráter do Senna eram coisas normais, que todos têm, parte da complexidade do ser humano.
O pior defeito de Ayrton Senna da Silva era ser permissivo com o PUXA-SAQUISMO. E isso tinha, aliás ainda tem, um nome: GALVÃO BUENO.
: \

Andre
Andre
11 anos atrás

TODO ser humano tem seus defeitos e qualidades, e Senna não era diferente.
Vejo o Senna como o maior piloto que o Brasil já teve e um dos melhores do mundo.
Cada um tem uma forma de admira-lo, cada um tem uma reação com os próprios sentimentos pelo Senna… entao, nao podemos julgar!
Concordo com a linha de pensamento do Flavio, só que cada um se expressa da forma que quiser, e ele se expressou assim!!! Se foi mal educado, grosso, etc, etc… não sei e sinceramente, nao me importa… o que vale é a mensagem que ele passou!
Valeu, abs.

Raphael
Raphael
11 anos atrás

Como é pretensioso esse Flávio Gomes. Se acha superior a quase tudo. Se está cansado de falar sobre Senna, largue o jornalismo e nos poupe de seus comentários.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Sem dúvida, um dos maiores pilotos de todos os tempos! Se não tivesse falecido, talvez seria o melhor, acrescentando números e recordes aos seus feitos.
Patriota e nacionalista, levantava a bandeira brasileira em uma época que poucos o faziam (a maioria tinha vergonha, ele não).
Heroi? Não sei …
Santo? Está muito longe ….
Mas, goste-se ou não dele, nacional e internacionalmente, é uma das principais personalidades do esporte no Século XX.

João Paulo Gomes
João Paulo Gomes
11 anos atrás

Flávio, diante de tamanha repercussão sugiro que vc faça o contrário: daqui em diante, todo dia 01/05 vc posta esse mesmo texto no blog e ficamos nos divertindo com a reação da galera. É impagável ler os comentários furiosos e ensandecidos, tanto dos sennistas como dos anti-senna…
Abraço a todos

João de Andrade Neto
João de Andrade Neto
11 anos atrás

Parabéns pelo texto. É isso mesmo. Senna é meu ídolo, mas era um ser humano. Com virtudes (muitas) e defeitos (alguns). E “se” não tivesse infelizmente morrido na Tamburello poderia ter sido pentacampeão mundial de F1 e virar presidente da FIA, ou abandonar a categoria e fazer bobagens arranhando um pouco a sua aura de ídolo. Quem vai saber? Senna continua e continuará sendo um ídolo. Mas como um ser humano. Não como um santo.

Well
Well
11 anos atrás

Parabéns Flávio, ótimo texto, infelizmente alguns de seus leitores não possuem o discernimento necessário para entender que você não está, em momento algum, criticando o piloto AS, mas sim todo esse “endeusamento” em torno de sua imagem, pois querendo ou não (o que é muito difícil para as “viúvas”, desculpe-me o termo pejorativo, mas é assim que grande parte de seus fãs se portam), o AS foi apenas mais um piloto, como todos que já passaram pela F1 e que ainda passarão.

Eu considero o AS o mais rápido (mas nem tão constante) da F1 (não foi o melhor, na minha opinião), mas ele também errava, e muito, vide Monaco 88, Brasil 90, entre outros, mas infelizmente é mais fácil para o grande público usar uma opinião já formada do que se dar o trabalho de estudar sobre o assunto e formar a sua própria.

Chega a soar hipócrita e ufanista essa postura de AS = tudo de bom que existe no universo, porra, ele era humano, tinha virtude e também tinha defeitos.

Amanda
11 anos atrás

Concordo com você: o Flavio nunca teve nem vai ter o tamanho do Senna. Embora eu não saiba quanto Ayrton media, imagino que o Gomes seja mais baixo do que o piloto era.

Marcio PE
Marcio PE
11 anos atrás

Quem disse que artigos jornalísticos têm que ser sempre bem-humorados? Isso aqui é um blog de stand-up comedy? Aliás, o mau-humor do Flávio Gomes, nesse caso, chega a ser engraçado…
Eu era fã de Ayrton Senna. Como fui de Piquet. Como tentei ser de Barrichello, Massa e dos outros rodas presas que representaram o Brasil na F-1 desde então. Fiquei MUITO triste com a morte de Senna. Mas se ele não fosse somente um normal, como eu ou você, certamente teia levantado do carro naquele 1º de Maio. Não foi o caso.
Era craque, um monstro. Provavelmente, apesar de Schumacher, teria outros títulos mundiais – aliás, Schumacher, outro craque, outro monstro e é uma bobagem brigar pra saber quem foi mais craque, mais monstro.
No mais, um sujeito que votava no Maluf, namorou sério com a Xuxa e era chapa do Galvão Bueno, mostra ainda mais que também tinha seus defeitos.
Todo respeito às viúvas do Senna. Façam suas missas de 18º ano, mas nessa eu tô totalmente com o Flávio Gomes (e é a primeira vez que entro no blog dele): querer que isso se torne quase que uma obrigação de todo brasileiro é um saco.

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

HUÁHUÁHUÁHUÁ, e toooooooomeeeeee !!!!!!

Romero
Romero
11 anos atrás

Inegável que foi, ao lado de Pelé, o mais esportista brasileiro. Mas herói?

Romero
Romero
Reply to  Romero
11 anos atrás

ops- maior esportista

Dr. Walter Bishop
Dr. Walter Bishop
11 anos atrás

O Senna tinha suas FARRAS AUTOMOTIVAS com o Berger e até colocou junto o Galvão Bueno que quase teve um piripaque andando com eles.
Acredito que, acabado seu ciclo na F1, ele iria tentar um título na Indy, e principalmente ganhar as 500 milhas de Indianápolis. No entanto, depois disso, com o fim das viagens e o ócio em que se encontraria (com exceção da gestão da Fundação Ayrton Senna), se ele não constituísse família, com certeza iria arranjar um companheiro de farra como Ronaldo Baleia. Agora, se iria rolar MULHER DE TROMBA, aí já é outra história… : \

Porco Louco
Porco Louco
11 anos atrás

Flávio.
Bom dia, eu digo: você é o cara! Essa `Pachecada` que acha que o Senna foi o segundo filho de Deus na Terra, tem que lembrar que ele, apesar de toda beneficência que porventura tenha feito ( será que os convivas anteriores sabem o que isso significa ), era apenas um bom piloto, se bobear, para desespero das viúvas, nem foi melhor que o Prost. Completando se é para ter orgulho de algum brasileiro, eu prefereria o Jatene, Nicoledis, Machado de Assis e santificaria a Zilda Arns!
Acordem saudosos do Galvão e seu Ayyyyyyyyyyyyyrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrtonnnnnnn Sennnnnnnnnnna do Brrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaasilllll!

CAMPANO
Reply to  Porco Louco
11 anos atrás

flávio, não foi melhor e nunca seria melhor que o professor prost. viuvas vcs lembram quando terminava a corrida o carro do prost estava novinho pronto para proxima, o carro do senna ferro velho. vcs lembram que o prost foi tetra na willians?
o bom piloto senna inconformado declarou: com este carro da willians (prost) eu corro de graça, de graça a wilians o contratou, novamente prost e senna, o prost puxou o carro, ta curtindo a fortuna e fama da galeria restrita de tetracampeão.
como o carro era do baixinho prost,o engenheiro e dono da wilians levantou o volante 15 centimetros, fazendo serviço de encanador, soldou um cano como luva,
na curva do tamburelo a solda soltou.

Hirooka
Hirooka
11 anos atrás

Ola, Flavio.

Sempre acompanho o seu blog, apenas pra ler os textos que vc posta, sem escrever um comentario, mas hoje resolvi postar um.
O Senna era meu idolo. De infancia. Tinha doze anos quando ele morreu. Nao derramei lagrimas, mas ate hoje me lembro de ter ido sentar na porta de minha casa, logo apos o Roberto Cabrini anunciar a morte dele, e ficar la o resto do dia, olhando pro ceu sentindo que, de uma hora pra outra, o mundo se tornou um lugar triste.
Hoje, aos 33 anos, depois de ler e ouvir tudo que ja escreveram e falaram do Senna, ele continua sendo meu idolo. Mas nem por isso me tornei uma dessas viuvas. Aprendi a separar o Senna piloto com o cidadao Ayrton Senna. Como piloto, excepcional. Como ser humano, uma pessoa como eu ou qualquer outra, cheia de defeitos e virtudes. Mas como alguem havia dito (confesso que nao lembro quem foi), os idolos sao especiais pelos seus feitos. Entao, so tenho a lamentar quem nem todo mundo tenha chegado a mesma conclusao que eu, virarando essas chamadas viuvas.
Sobre o texto, Flavio, otimo. Como todas q voce ja escreveu. Deve ser mesmo um saco ter q falar sobre o mesmo assunto ano a ano. Entao o meu conselho e que, no proximo ano, vc coloque um link de um texto antigo e escreva “Tudo o que eu tenho a falar sobre o cara esta aqui. Leiam!” Ou entao, bota uma foto dele so pela lembranca. Pelo menos assim, ninguem pode te acusar de ser omisso.
Enfim, espero que voce continue escrevendo com a mesma sinceridade, e quem nao gostar que se foda!!! Um abraco.

Maurício A.
Maurício A.
Reply to  Hirooka
11 anos atrás

Só uma dúvida. Se quando ele morreu você tinha 12 anos, passaram-se 18 anos e hoje você tem 33??? Que conta é essa??

Marco Firmino
Marco Firmino
11 anos atrás

Eu também acho os pedidos pra escrever exagerados e o exercício do “e se” sem propósito, seja em qualquer circustância. E, pelo que eu entendi, é sobre isso que o Flávio escreve. O problema não está no grande piloto que o Senna foi ou no ídolo que o Senna é. O problema está nas fantasias que os carentes “servos” criam. O que o Senna faria se tivesse vivo eu não sei, mas se fundasse uma igreja tava feito. Abraços.

Marcus Zangari (@marcuszangari)
Marcus Zangari (@marcuszangari)
11 anos atrás

Fãs de Piquet, geralmente escreveriam esse texto.
Não que eu nao admire o Nelson, ou ainda mais o Fittipaldi.
Mas o Senna é o Senna porque foi o Senna, e terminou como o Senna, morto, um mártir!
E qual o mal de ter um ídolo e de canoniza-lo? Não vejo mal algum.
Assim como não vejo mal algum em um jornalista que cobre automobilismo, não escrever sobre seu aniversário de morte, até acho que seria melhor não escrever á escrever algumas bobagens.

Leonel
Leonel
Reply to  Marcus Zangari (@marcuszangari)
11 anos atrás

Uma das definições de mártir:

“Quem se sacrifica, sofre ou perde a vida por um trabalho, experiência, etc”

Senna não se sacrificou. Portanto, não é mártir. Pricipalemnte porque o prórprio Senna deveria ter os seus planos e sonhos de vida para até uns 70 anos de idade.

Ele apenas faleceu exercendo a sua atividade profissional. Da mesma forma que um peão de obra pode morrer na construção de um prédio.

Vamos olhar como piloto de F1. Senna foi espetacular. Está na lista de gênios da história. A tentativa de qualificação de “melhor” é polêmica e não entrarei no mérito da questão. Ponto final.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Marcus Zangari (@marcuszangari)
11 anos atrás

Mártir? A coisa está pior do que eu imaginava.

Sergio Finardi (@sccpforeverx)
Sergio Finardi (@sccpforeverx)
11 anos atrás

Nunca gostei do Flavio Gomes e agora gosto menos ainda, nada contra a sua opinião, mas criticar quem o tem como herói é um absurdo, ngm canoniza o Senna, eu era um garoto quando ele se foi e eu senti mais a morte dele do que de parentes meus q se foram, pois eu sempre respirei esporte, meu pai ja foi piloto e perdeu seu melhor amigo em uma prova em Interlagos, mas oq me fez gostar menos de vc, foi esse mal-humor RIDÍCULO expressado pelo senhor, desrespeitando a memoria de alguém q enquanto esteve vivo não teve vergonha de levar o nome do pais q vivia e sempre quis e fez tudo pra ajudar quem precisava, então desculpe a falta de educação mas VAI se F… pq ele com 35 anos de idade e morto a mais de 18 anos, fez mais coisas uteis do que vc vivo e falando merda

fabio
fabio
Reply to  Sergio Finardi (@sccpforeverx)
11 anos atrás

pq atacar o cara desse jeito gente,
ele so demonstrou sua opinião.
falar mau do bibelô da rede globo incomoda tanto assim??

tanta raiva no coração.

Well
Well
Reply to  Sergio Finardi (@sccpforeverx)
11 anos atrás

Nossa, tenho pena de você, sentir mais a falta de um cara que nem sabia que você existia do que de algum parente seu, de boa, ou a sua família é uma merda ou você é um completo pirado.

Verde
Reply to  Sergio Finardi (@sccpforeverx)
11 anos atrás

“eu senti mais a morte dele do que de parentes meus q se foram”

Vá se tratar.

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Sergio Finardi (@sccpforeverx)
11 anos atrás

Vc é doente, cara?
Sentiu mais a morte do Senna do que de parentes seus??
Quando eu penso que os fanáticos sennistas não tem mais o que inventar, me vem um com essa…

Wesleybispo
Wesleybispo
11 anos atrás

Vc é apenas uma pessoa que não respeita ninguém. Quando tiver q se ajoelhar perante àquele que morreu por vc na Cruz, se arrependerá amargamente!

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Wesleybispo
11 anos atrás

Crentes malditos! Vai ameaçar a tua véia…

Jairo Fernando
Jairo Fernando
Reply to  Wesleybispo
11 anos atrás

“Se ajoelhar perante aquele que morreu por vc na Cruz…”
Você tá falando do Senna ou de Jesus Cristo?

Henrique Bierrenbach
Henrique Bierrenbach
11 anos atrás

É simplesmente hilário ler os comentários! Divertidissimo, como se portam os 2 lados !

Não comentarei nada a respeito , nem tampouco ao conteúdo do texto para permanecer de fora !