E MAIS DEODORO…
SÃO PAULO (só vendo mesmo) – O Lancenet! publicou hoje material sobre licenças ambientais para que o autódromo de Deodoro saia do papel. Para ler, aqui. O que mais me interessa, no entanto, é o desenho da pista — que continuo achando que nunca vai sair do papel, mas como agora entrou o governo federal, sei lá.
O desenho é esse aí em cima. Bem diferente daquele que apareceu nos jornais em 2010, agora em “figure of eight”.
Na boa! Isso é só embromation! Os caras ficam inventando estes factóides para criar um projeto, dizer que vai fazer e começar as obras para os bagulhos da Rio 2016. Um projeto real de autódromo deveria prever boxes, área para Paddock – que hoje deve ser enormes, se quiser seguir os padrões da f1 -, retas longas – o que esse projetinho michuruca não tem – gerando pelo menos dois pontos de ultrapassagens por volta – mais uma vez esta coisa não possui.
Então para mim é pura embromation!
Na verdade o traçado é horário e anti horário.
Achei bastante seletivo. Não sei se, no caso de F-1, aquela curva de alta geraria perda de downforce e dificuldade de pegar o vácuo e fazer a ultrapassagem no fim da reta. Também não sei se o sentido é horário. Mas o traçado é bem bacana. Melhor que o outro.
Tambem pensei a mesma coisa.
Essas curvas de alta que antecedem as 2 retas vai impedir a aproximação e a possibilidade de chegar junto no fim da reta para ultrapassar. Isso claro em categorias que dependam muito de downforce especialmente na asa dianteira.
Pra F1 certamente seria um fracasso, e uma pista tão criticada por estes mesmos motivos, curva de alta antecedendo a reta. Vide Barcelona.
Mas “com tudo isso que temos de informação” sobre a pista, isto é, apenas o desenho, leva a crer que seria assim. Pode não acontecer isso, mas também pode… e eu diria que a probabilidade é alta.
O Rio de Janeiro nunca vai ter um autódromo igual ao de Jacarepaguá na Barra da Tijuca, destruído através da corrupção, ganância e incompêtencia dos políticos cariocas e fora Há CBA.
Lendo alguns comentarios e a materia completa no Lancenet, nota-se que os projetistas deste autodromo estao preocupados em preservar a mata existente no local, ou seja as arvores permaneceram por la’, portanto nao precisarao se preocupar com arquibancadas para o publico nem estacionamento, pois ninguem ira’ a um autodromo que nao tem uma visibilidade minima, ou vcs acham que e’ legal ficar numa assistindo a corrida numa reta e a cada volta a gente ve quem esta’ em primeiro, ou quem passou quem…. faca-me o favor !!!
Apesar de as vezes chato a Nascar americana atrai um publico gigantesco a cada corrida, pois vc chega no autodromo, tem estacionamento, pode entrar com geladeira de isopor com cerveja, senta na arquibancada com lugar marcado, tem banheiro e consegue ver a pista toda… sem contar com os teloes que mostram os replays dos melhores lances da corrida….
Isso chama-se conforto e respeito ao publico.
Sinceramente? Vejo muita gente elogiar este traçado. Pode até ser “técnico”, o traçado. Mas é uma bosta pra “sentar o pé”. Piloto gosta de velocidade !!!!
Façam uma “enquete”: Monte Carlo ou Monza? Até o novo traçado de Hockenheim é melhor do que este aí que se apresenta.
E aquele cotovelo? Aquele ponto só é bom na freada, que o cabra de trás pode tentar uma ultrapasssagem. Fora isso…. Blarghhhh
Com US$ 190 milhões (R$ 384 milhões pela cotação de hoje) os Russos prometem fazer um “putcha” circuito ao redor das instalações das Olimpíadas de Inverno de 2014, na cidade de Sóchi, perto das das montanhas nevadas do Cáucaso e do mar Negro. Fotos: [http://joesaward.wordpress.com/2012/01/23/meanwhile-on-the-russian-riviera/]. Duas coisas a se destacar: é possível sim fazer um circuito ao redor de aparelhos olímpicos (mesmo que sejam do Pan do Rio), basta querer (Albert Park é basicamente isso). Segunda: o dinheiro gasto com a reforma do Maracanã para a copa de 2014 (R$ 705 milhões) daria para fazer praticamente DOIS circuitos como este da Rússia. É para pensar…
a implementacao de um autodromo desse porte em um local ja’ densamente povoado sera’ muito interessante…. os flanelinhas nao precisarao andar muito para guardar os carros dos espectadores elos bairros vizinhos, visto que o estacionamento previsto nao deve atender nem os pilotos… logo-logo os vizinhos irao reclamar do barulho dos treinos, e logicamente a saida sera’ proibir treinos…. nao tem nenhum local reservado para estacionamento publico, ou seja, teremos que ir de lotacao ou a pe’… vias de acesso tenho certeza que ninguem deve ter pensado, afinal de contas, quem corre e quem gosta de corrida pode ir de helicoptero… porem nao vejo o projeto do heliponto na figura apresentada.
O autodromo de Indianapolis esta’ no meio da cidade e abriga 500 mil pessoas nas arquibancadas… mas ha’ varios bolsoes de estacionamento e camping ao redor do autodromo, o que facilita a ida do publico.
Qdo que os dirigentes brasileiros irao pensar em dar conforto ao publico, e qdo irao aprender que tendo conforto o publico vai e paga por isso.
Conforto pra mim siginifica, facil acesso de chegada e saida, estacionamento, banheiros, lanchonetes, arquibancadas …. isso e’ o minimo.
A idéia é deixar o carro em casa e ir de transporte público. Diz a lenda que uma das vias expressas de BRT (a Transolímpica) vai passar na porta do autódromo. Mas hoje não há nem uma coisa nem outra. Já o heliponto… eles devem fazer dentro do cemitério que fica do outro lado da avenida principal, bem em frente à entrada. [http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/31/NovasViasCariocas-TransOeste%2C_TransCarioca_e_TransOl%C3%ADmpica.jpg]
Quem gosta de automobilismo nao gosta de andar de onibus, trem ou metro…. gosta mesmo e’ de andar de carro, pelo menos no final de semana…
Nao notei que era cemiterio na frente do autodromo,,, pelo menos de um lado nao havera’ reclamacoes dos moradores…
Mentirinha Carioca!
Seria legal para o nosso automobilismo que um dia fosse realidade!
Todavia , com muita politicagem no projeto isto nunca sera factível , ou seja , mais um factoide político .
Deve ser a Delta que iria ganhar a licitação e construir tão bela maquete??!!!
Infelizmente eh assim no nosso amado Brasil.
Prefeito mauricinho , governador corrupto e CBA inepta! Assim nada acontecera!
Se esse autódromo vai ser mesmo construído eu não sei (e acho que ninguém sabe também), mas quero levantar dois pontos importantes:
1-Será que terão a coragem de construir esse troço tal qual mostra o projeto?
2-Depois de pronto, quem irá administrar isso?
Vale lembrar que gerir um autódromo é caro, complexo, difícil… A maioria dos autódromos brasileiros estão na mão de alguma esfera do governo (municipal, estadual ou federal) e nem precisamos dizer a merda em que estão. Desde quando algum governo possui o mínimo de competência suficiente para administrar grandes praças esportivas?
Na Argentina os governantes construiram e reformaram vários autódromos nestes últimos anos e a maioria deles, depois de uns dois anos, simplesmente deixam de receber grandes eventos e ficam totalmente abandonados. O Autódromo de Centenario em Neuquén, inaugurado em 2009, por exemplo, já foi saqueado várias vezes: roubaram bombas de água, quebraram vidros, e até roubaram milhares de metros de alambrado. E é isso que nós queremos? Um autódromo largado ou uma praça pronta para receber grandes eventos nacionais e mundiais que movimentam dezenas de milhões de reais?
Praças esportivas devem ser entregues à uma administração privada séria, comandada por gente competente e entendida do meio. Essa é, para mim, a melhor solução.
Tomara que saia. Parece uma pista de alta velocidade com um ou dois grampos lamentáveis… É o que a F1 e o automobilismo em geral precisam.
Bairrismos á parte, Interlagos me parece mesmo um circuito perigoso. Qualquer reforma séria para deixar a pista mais segura teria de contemplar a demolição de todas as arquibancadas da junção até o maldito “s” do Senna. Os administradores sabem disso e a mudança da área dos boxes para a reta oposta não deixa de ser um paliativo.
Jacarepaguá, antes da destruição do PAN, ainda seria mais seguro do que Interlagos é hoje. O RJ só perdeu o GP por causa de uma profunda incompetência de sua classe política e falta de visão empresarial de sua elite.
Se a pista do RJ sair a nível de receber a F1 (provavelmente com um traçado lamentavelmente,ente mais travado), Bernie vai iniciar um leilão… Ai, já viu….
Podem ter certeza de que: Antes das eleições deste ano inauguram!!!
.. A maquete….
E, nas próximas eleições inauguram a pedra fundamental, e ainda na próxima inaguram a placa..
Quer dizer que daqui a uns 8 anos podem aparecer por lá algumas máquinas….
Esse traçado vai mudar muuuiiiito, o lugar também…..
Portanto?????
Nesse país tudo o que sera construído deverá responder sim as quatro seguintes perguntas:
Tem Função social nula?
sim
Atendera a elite da sociedade?
sim
Será pouco utilizado?
sim
É possível desvio de verbas na construção?
sim
Com essas premissas podemos ter certeza que ele vai sair do papel… vide estadios de copa, olimpiadas e td mais…
Odeio ver dinheiro público nessas coisas, mas parece que so o governo mesmo pra salvar o automobilismo brasileiro (tomara que enxotem a corja miserável que atualmente administra as corridas no Brasil). Además, ficou fantástico o layout da pista. A ausência do Hermann Tilke na coisa toda contribuiu…
Concordo com você Lucas, dinheiro público não deveria ser utilizado em construção de pistas de automobilismo, estádios ou ginásios. Seria melhor utilizado se aplicado em hospitais, escolas e creches. No caso do esporte seria melhor utilizado se aplicado em quadras esportivas populares, melhoria de estrutura esportiva em escolas e em aparelhamento da polícia para caçar estes carrapatos que sugam o dinheiro do contribuinte. A saída é entregar a administração dos que já existem, em forma de concessão, para empresas privadas. Os empresários que vislumbrarem a construção de praças esportivas como bom negócio, que construam as mesmas e administrem para dar lucro, atendendo pilotos e público com o conforto que os clientes merecem.
boa tarde Gomes e galera…
fala meus amigos paulistas ? Interlagos ja esta em processo de FRITURA acelerada …SP…Perdeu…Rodou…o GP BRASIL de f 1 …vira para nova …CAPITAL MUNDIAL do PETROLEO $$$… todo o Circo do Vovo Vermie prefere o RIO…e prefere um Autodromo Manerissimo e Zerado que sera feito em Deodoro…hahahahaharssss valeu .
Caro Luz Prata, porque tanta inveja? Porque tanta bobagem? O R$R$R$R$R$ do petróleo não é exclusivo do Rio de Janeiro.Você sabia que sua cidade fica no Brasil?
Deixe de lado esse rancor essa coisa pobre e fora de moda de bairrismo.
Você fez alguma coisa para tentar evitar a morte de Jacarépaguá?
Podemos ter belos autódromos no Rio em SP, RS, GO, MG, DF,
Talvez você não saiba, mas automobilismo não é só F1.
Morra de inveja seu despeitado mas aqui temos Interlagos, F1 e Fórmula Indy em circuito de rua. Espero que o Rio contribua para o esportes de atomobilismo, motociclismo,kartismo. Que venha um novo autódromo no RJ.
Perdoai-vos, ele não sabe o que escreve…
caro CHICO…rancor,inveja,bairismo,…eu nao possuo Nenhum destes sentimentos…agora…adoro provocar a galera…eu me Divirto….hahahaharssss valeu.
Valeu Luz Prata, a provocação pegou. Boa sorte com este projeto meio estranho de autódromo.
vai sonhando que S.P. vai perder o gp de F1 pro rio… pra autodromo no rio se voces cariocas nao tem dinheiro para frequenta los?
*pra que
Olha, sou carioca, e acho esse tipo de bairrismo uma coisa de otário. Sinceramente, pra mim esse traçado ae tá mais pra Stock Car que pra qualquer monoposto, quem dirá F1. Matar Jacarepaguá e dar isso como compensação é um crime.
Ah sim…. O que é aquele kartódromo? Oval da Indy?
O que quiseram dizer com “pista de treinamento”? Parece a raia de aquecimento para os cavalos do Jockey Club.
Aí alguém comentou: – “Tá faltando algo.”
E o desenhista disse: – “Que tal uma torre?”
– “Isso! Coloca uma torre ali naquele cantinho e escreve VIP”
– “Perfeito, senhor Cabral”
Emerson Fernando
http://formula-retro.blogspot.com.br/
Esse esboço é mais um engodo para os cariocas acreditarem que o governo está fazendo algo para compensar a morte de Jacarepaguá.
O desenho é extremamente amador. Quem fez isso deve estar dando risada por alguém acreditar na piada.
O que é aquele viaduto na reta dos boxes? Como alguém vai entrar?
A principal entrada de serviços passa por trechos da pista. Durante uma corrida terá pace-car para passar o pessoal que trabalha?
Piada…. e muita sem graça.
Emerson Fernando
http://formula-retro.blogspot.com.br/
Concordo contigo, Emerson. Esse projeto, assim como o anterior, são “uma grande merda”, falando num português bem claro.
O que importa é que está cheio de “áreas de negócios”.
Gostei do traçado!
Nossa essa parabólica antes da reta dos boxes seria uma festa, se sair mesmo o
autodromo, mas com dinheiro federal até é capaz de sair.
O carioca não merece uma pista. O carioca não dá valor a esse tipo de coisa, visto que ficaram inertes vendo jacarepaguá ser demolida. Então ser for fazer algo em Deodoro, que se faça um parque público, com segurança, essas coisas.
Gostei da pista oval do kartódromo, rá. E tomara que saia do papel, já que detonaram o Templo.
Considerando essa leve perna à direita como uma “reta-curva”, definição que todos veneram, a curva 7 seria um ponto interessantíssimo pra cinegrafistas, fotógrafos e palpiteiros de plantão. Imagino o Lada do blogueiro derrabando nesse bico à esquerda.
Gostei da torre VIP… kkkk
hehehe…juro que fiquei imaginando uma escada caracol com 989 degraus…. (porque elevador seria piada)… e para quantos lugares a tal torre!??!?
-Neguinho que fez a ‘mequetrefe da maquete’ fumou dois quilos e orégano!!!
Como já disse o Eduardo, não pode ser esse o traçado, esses boxes não podem ficar logo após um viaduto. Isso é arte de algum editor de imagens da revista que não entende nada de arquitetura e fez para ilustrar mal e porcamente a matéria.
deveriam abrir um concurso público com a participação de escritórios brasileiros para o projeto do autódromo.
Agora que o governo federal entrou na jogada, acho mais difícil ainda que essa joça saia.
Achei esse desenho de pista tão ruim quanto o outro.
Faltou uma reta mais longa para ultrapassagens..
Típica pista de procissão.
O traçado é interessantes e tem uma boa variação de curvas de alta e baixa, mas o viaduto na reta principal, onde devem acontecer a maioria das ultrapassagens é um perigo enorme. Poderia ser pensado em usar o elevado logo após uma curva de baixa como acontece em Valencia.
Abraços
Verdade… também achei estranho o fato de se atingir uma velocidade alta ao passar por baixo do viaduto: imagina se um carro decola e bate no viaduto… Mais lógico seria se fosse no sentido contrário, pois teria uma curva de baixa antes de passar por baixo dele (mais isso impossibilitaria a parabólica depois da reta dos boxes).
Não curti. Muito travado, esquisito… Sou mais minha pista de rua da Ilha do Fundão: http://ftvieira.wordpress.com/2012/05/09/um-autodromo-para-o-rio-de-janeiro/
Aliás, corrida no Fundão tem história, parece que foi lá a primeira do Emerson. O Flavio bem que podia confirmar essa informação.
Estou completamente por fora do assunto, mas digo que pista de corrida não se constroi em zona urbana, é morte antes do inicio.
Só curvas de média e retas. Nenhuma curva de alta, nenhuma reta curva… Desafio zero!
Poderiam ter caprichado mais.
Reclamar, reclamar, reclamar. Ô povo pra reclamar. Se fazem uma cópia de Jacarepaguá iriam vir os inovadores aqui dizer que Jacarepaguá morreu e tinha que descansar em paz. Aí o outro traçado foi criticado a três por quatro. Não vi, não vou opinar. Esse aí, nego vem e diz q é uma Suzuka piorada. Mas qualquer Suzuka piorada é melhor que o melhor Tilkódromo! rs… Pelo visto, não tem lá essa área toda pra fazer uma mega-pista. Beleza. Que faça viaduto, ponte, rodo-anel, mergulhão, perimetral, pqp. O importante é que a pista saia, o que ainda estou com um pé e meio atrás e com os dedos cruzados, e que, quando sair, que seja uma pista de corrida, e não de romarias como Mônaco ou de procissões soníferas como Abu Dhabi. Daqui a pouco deve pingar a opinião de algum piloto que faça jus ao nome pra falar desse traçado, aí sim vamos tirar a prova do nove.
Por essa foto, tem um monte de coisas… menos arquibancadas (parace a pista da Mitsubishi nesse quesito).
Com essas (aparentes) árvores, a visão do público fica impedida na maior parte da pista.
Não gostei!
Não sei por que não se fazem pistas em formato de arena (algo como os ovais norte-americanos), com anel externo e circuito misto na parte interna, instalando-se os boxes “por fora” do anel. Isso permitiria uma visão total da pista pelo público.
QUe coisa horrenda. Não vale o “arranque” de uma árvore que seja.
Espero que não sai mesmo do papel.
Pessoal….uma pergunta de um total ignorante sobre o mercado imobiliario e a localização dos bairros no rio…..
Porque não faz a bendita vila olímpica aí neste llote e deixa o autodromo quietinho lá? ‘E tão longe assim que os atletas não podem ficar aí hospedados por 15 dias? Este lugar depois da olimpíada, não comporta os prédios residências que seriam erguidos para a vila?
Um abraço,
Queridão,
Vão destruir o autódromo e fazer instalações para os Jogos. depoooois dos Jogos, aquela área TOOODDDAAAAAA será loteada e construirão aqueles Condomínios Luxuosos que tem aos montes, na área da Barra.
Detalhe: além de já ler isso aqui, um senhor me contou essa historia a , mais ou menos, um ano e meio atrás.
Caro Lúcio, a explicação é simples, demolir e construir dá mais lucro para os carrapatos do dinheiro público do que simplesmente construir. Demolir e construir é obra em dobro, dinheiro em dobro, desvio em dobro.
Interessante o traçado, mas acho que não vinga. As curvas de alta serão rejeitadas pela FIA.
Esperava mais desse circuito. Apesar da ideia do 8, como em Suzuka, me pareceu tao pobrinho de desafios…
Pq nao fazem o circuito de Jacarepagua de novo? :P
A pista parece boa, com grandes retas, mas somente uma curva de alta, aquela antes dos boxes. O curioso mesmo é como enxertaram essa enorme área verde no meio do concreto todo…
A área é do exército. Foi isso que a salvou da especulação imobiliária e das invasões.
q p* de kartodromo eh esse?
Pq esses idiotas nunca bolam pistas boas?
Pow basico do basico é ter mais de um traçado.
Achei uma pérola sua na net de 2009… falando de barrichello, nelsinho… etc etc…
http://tvig.ig.com.br/esporte/automobilismo/saiba+tudo+sobre+o+escandalo+com+nelsinho-8a4980512b4a9e09012b4b99d63e0f42.html
As retas parecem meio curtas… vai dar pra ultrapassar aí (F1, claro…)?
Minha opinião é que a Federação Carioca de Automobilismo junto com a Associação de pilotos, deveriam, como sugestão, orientar a Prefeitura do Rio de Janeiro a consultar e até contratar, o Dr. Samuel, engenheiro que projetou e construiu o Autódromo de Brasília. Antes de assumir a responsabilidade da construção visitou vários autódromos na Europa. Ao meu ver é a pessoa mais indicada para opinar. O Nelson Piquet tem como localizar o Samuel.
Abs a todos
Federação carioca orientar?! Isto é impossível, eles não conseguem orientar nem eles mesmos.
Conheço bem a região. Pode não parecer, mas o local é de fácil acesso pois fica na Av. Brasil, bem próximo à estação de trem de Dedoro. Existem algumas favelas bem próximas (Muquiço, Acari…) mas o RJ é assim, não tem como ser diferente. A área hoje é ocupada por dois quartéis do Exercito e é imensa, talvez maior do que a atual em jacarépaguá. Mas de nada vai importar a construção, tamanho, traçado se não existir gente pra correr. O automobilismo no Rio já morreu há anos e no resto do Brasil respira com a ajuda de pilotos e poucas empresas que nele acreditam, sem apoio real das confederações.
só gostaria de saber… isso vai resultar em alguma melhoria em termos de infra-estrutura e transportes públicos para aqueles cafundós dos judas? Periferia braba aquilo, parece uma mistura de cidade do interior com cidade-dormitório…
Esse desenho eh impraticável. Esboço para enganar por mais uns dois anos aqueles que acreditam que Deodoro sairá do papel.
Como será a entrada dos boxes? Por baixo do viaduto?
Como será o acesso de pessoal de serviço se tem uma curva na via principal de acesso?
Emerson Fernando
http://formula-retro.blogspot.com.br/
Olha… Moro entre a “futura” pista de Deodoro e a “finada” Jacarepaguá.
Olhando o traçado…..Putz…… Se você for no Google Maps vai ver que o terreno de Deodoro e um pouco maior do que o de Jacarepaguá.
Acho que não seria retrocesso algum se eles refizessem o traçado de JPA em Deodoro. Caberia com folga e ainda poderia se construir um estacionamento com cerca de 1000 vagas.
Acho que os pilotos que já correram no velho traçado de Jacarepaguá poderiam dar uma opinião sobre isto, mesmo nós que assistimos às provas não temos como opinar tão bem quanto as pessoas que já correram por lá, de repente é uma boa idéia.
Finalmente um circuito com uma curva de alta antes da reta principal. Espero que não ponham uma chicane ali.
Detestei… um arremedo de Suzuka.
O Rio pode dar um adeus definitivo à F1 com esta pista.
Ou não. Tá bem a cara de pista da F1 atual: chatinha…
Não tem rigorosamente nada a ver com Suzuka, a não ser o formato em oito. Desculpa aí.
Parece um mapa feito por uma criança.
é o que a gente chama de desenho esquemático. Serve somente pra promover algo, não tem valor técnico nenhum e provavelmente mudará muito o traçado se for aprovado devido a essas mesmas soluções técnicas que não foram injetadas no projeto, somente cogitadas.
Chamem o Tilke.
Concordo plenamente.