EL CID

SÃO PAULO (ah, a internet, os servidores, as hospedagens…) – A coluna Apex do nosso Andre Jung está no ar, ilustrada pela Marta Oliveira. Um trechinho:

Heróis, já disse um tal de Flavio Gomes, são médicos, bombeiros policiais e até homens comuns, quando lutam para salvar vidas alheias, às vezes pondo a própria em risco. Esportistas milionários recebem esse título com frequência e exagero.

Mas na pressa de encontrar um título, “El Cid”, o herói encarnado por Charlton Heston no épico de mesmo nome, não parava de me cutucar a cachola. “É exagero”, eu dizia para o Andre. “Mas é justo!”, eu mesmo respondia.

Por isso, vou abrir essa exceção. Em boa hora, Don Fernando, também conhecido como “El Fodón”, encheu sua nação de orgulho, como fez o herói militar que, embora morto, pôs a correr um exército de sarracenos.

Esse GP deixou claro para todos que Deus é espanhol. Tirou o rival tedesco do caminho, apagou o carro do gaulês petulante e, no final, ainda botou o saxão para fora, para aumentar a glória dos ibéricos.

Mas nem esse esforço divino iria valer a pena se a bordo da Ferrari número 5 não estivesse o melhor piloto do mundo. Capaz de aproveitar toda e qualquer oportunidade para ganhar terreno, ainda que um mirrado 11° lugar no grid tentasse fazê-lo esmorecer.

Para ler na íntegra, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Phobos
Phobos
11 anos atrás

O Alonso é sem dúvida espetacular. Pessoalmente acho Hamilton e Vettel mais rápidos que ele. Mas se contarmos todos os quesitos que são importantes para se obter a fórmula de um campeão, Alonso é de longe o piloto mais completo do grid. Mais até que outros pilotos consagrados como Schumacher, Mansell e Lauda entre outros. Conservador quando necessário, extremamente rápido em momentos decisivos da corrida, sempre focado na estrátégia e em aproveitar as chances que lhe aparecem. O espanhol caminha pra se tornar um dos grandes nomes da história da formula 1.

Guzz
Guzz
11 anos atrás

Don Fernando é Phodda!!

Jonatas
Jonatas
11 anos atrás

Nâo sei por quê tenho a impressão de que quando o cara acabou de escrever sua coluna precisou secar tudo à sua volta… Quanta babação!

(Agora sim, comentado no post correto)

Marcus Lima
Marcus Lima
11 anos atrás

Bom bem ruim o argumento disso…porque todos os colunistas do GP defendem com unhas e dentes que é burrice idolatrar Senna…Como é? Só piloto de corridas! Grandissíssima bobagem este artigo! Na ânsia de ser crítico, fora do eixo, vem essa pedância de vcs jornalistas…de achar que todo o mundo é manipulado pelo Galvão Bueno e pela Globo…Vcs com pedância quase ridícula adoram entitular, ” é um sentimento pacheco e classe média se emocionar”, na porcaria de um país em crise, afinal..Todo um país, que parou para assistir a porra de um cortejo fúnebre, pouco diferindo a emoção de pessoas simples, pretos, pobres, putas e bêbados, é de idiotas! E vcs, jornalistas esclarecidos, estão aqui para nos salvar! Parabéns….Gradissíssima babaquice! E grandissíssimo Bovarysmo! Porque um espanhol, precoupado ou orgulhoso por seu país, é lindo, é heróico! ( não estou dizendo que não é)..Agora, um Brasileiro que viveu isso, e o povo que viveu isso é um detalhe: é tudo um complô de um grande grupo de mídia manipulando o sentimento da nação..

Leio o gp, leio todos vcs…agora, ir além da ideologia faz bem…seja ela de direita, de esquerda….Se a manipulação fosse assim tão fácil, Rubens seria ídolo, ou o seria Massa…amor não se pode explicar…O senhor, que torce pela Portuguesa, devia saber disso..

Davi
Davi
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

KKKKKKK! Ilário Seu Gomes!

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Marcus Lima
11 anos atrás

Ô Marcus, parece que você não entendeu direito a coluna do Jung.

O André tem restrições a comparar o Alonso a um HERÓI, não a um ÍDOLO. Hora nenhuma ele ou o Gomes disseram que esportistas não podem Ídolos. Mas sim que esportistas não são heróis.

Héroi pra mim é gente como o Eriberto França.

Problema nenhum o Senna ou o Alonso vestirem a capa de ídolos, inclusive porque assim é mais fácil arranjar patrocínio, além de tr certo poder de afastar comentaristas de uma grande rede de televisão por desavenças ou um simples mal entendido, por exemplo.

O Massa ou o Barrichello nunca seriam/serão ídolos, porque eles não são vencedores o suficiente para o exigente e esclarecido torcedor médio brasileiro.

Agora, achar que Alonso ou Senna são heroís é coisa de brasileiro trouxa ou espanhol trouxa.

Finalizando, a coluna está precisa, como sempre. Parabéns pro Jung.

Um PS, pra não falar que eu tenho raiva da família Senna. Temos sempe que relativizar os desempenhos do Bruno, porque ele não treina na sexta. Isso é um baita dum handicap na F1 de hoje (o Ico sempre lembra desse detalhe nas análises dele).

Pedro Araújo
Pedro Araújo
Reply to  Pedro Araújo
11 anos atrás
Jr.
Jr.
Reply to  Marcus Lima
11 anos atrás

Você tem toda a razão na crítica. Acho engraçado que tanto falam na mídia parecem não saber o que o Senna é fora do Brasil. Vai lá no Japão, na Grã-Bretanha, por exemplo. E lá NÃO TEM rede globo e nem o babão bueiro.

ms
ms
Reply to  Marcus Lima
11 anos atrás

achei válida sua crítica. acho realmente uma leitura simplista e creio que existe um certo exagero quando se fala de senna apenas como um fenomeno criado e turbinado pela globo. acho que ele tinha carisma e “luz própria” (acho brega essa expressão mas não me veio coisa melhor na cabeça pra colocar), mais que qualquer outro piloto brasileiro que já esteve na f1 e tb acho que nenhum outro “herói nacional” lavou tanto nossa alma tupiniquim junto à elite mundial…elite sim senhor….pq f1 é um esporte milionário..”de gente rica” é nós, pobretões, (ainda sequer éramos a sombra da “potencia emergente” que somos hoje) compensávamos nosso doloroso complexo de inferioridade com nosso representante sendo considerado o melhor piloto do mundo…e como isso era importante pra nação…a repercução de sua morte não apenas no brasil mas no mundo…comprovou que senna tratava-se de um fenomeno que ia além de um mero produto da globo..acredito que senna tenha incarnado como ninguém..no brasil e tb lá fora…”o super homem capitalista” que a grande massa sempre almejou um dia ser…ou ter (no caso das mulheres) : belo, rico. sendo profissional eficiente e reconhecido pela maioria como o melhor do mundo naquilo que faz, tendo as mulheres mais lindas a seus pés….enfim, foi uma das mais belas flores geradas pelo sistema capitalista…..(e não apenas pela rede globo…)

Francisco Libânio
Reply to  Marcus Lima
11 anos atrás

Analfabetismo funcional. Lê algo e não entende quer brigar.

Quanto ao sennismo brasileiro… Sim é pachequismo, é classe média e é burrice.

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Chamar o último campeão brasileiro brasileiro de F1 de “héroi” pode?

Emmo
11 anos atrás

Creo que Fernando esté en su mejor momento. Saludos!!!

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Parabéns ao Apex. Resumiu bem o que é o Alonso hoje.
Experiência, arrojo e precisão.
Pena que seja um mascarado chorão.
Mas tem muita sorte também
E competência, coisa que anda faltando a alguns pilotos nacionais. (notar bem, falei em PILOTOS!!)

Jackspeed
Jackspeed
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

eu não sei porque diabos esse povo tem mania de julgar a personalidade dos pilotos, isso lá interessa??ele não vai casar com a minha filha!!!importa é fazer o que ele fez!barbarizou na pista, pilotaço o alonso,o cara que derrotou o schumacher em forma(2006).

Mauricio
Mauricio
Reply to  Jackspeed
11 anos atrás

Isso não tira o mérito de meu comentário.
Continuo achando Alonso um mascarado chorão.
Genial, mas mascarado chorão.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Estupidez tem limite…

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

O cara ganhou duas corridas, rapaz. E duas corridas nesta temporada já é um grande feito. Ele é o único à ter ganho mais de uma.

Lucas
Lucas
Reply to  Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Isso é o de menos. O mais impressionante é ter ganho duas corridas mesmo sem nunca ter tido um carro com potencial. É só rever todas as outras corridas que, em todas elas (até na do Maldonado) já dava pra ver desde sexta-feira que o carro era bom. A Ferrari ainda está longe dos melhores carros (e olha que melhorou horrores com a revisão do carro para Barcelona), e o cara lidera o campeonato, com um carro que em momento nenhum do ano pareceu estar entre os três melhores. No que se refere a tirar leite de pedra, não tem nada que se compare a ele desde os tempos de Senna/Prost/Piquet.

Romeno
Romeno
11 anos atrás

Eita exagero da “bixiga”!

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Ótimo texto.

E dá-lhe ressentimento pacheco nos comentários que vão abaixo.

Kiko Prada
Kiko Prada
11 anos atrás

E esta poderia ser a trilha sonora desta vitória do El Fodon:
http://www.youtube.com/watch?v=lJR6Fsu2hZg
Acho que daria um belo RadioBlog.

Maxwell B. Medeiros
Maxwell B. Medeiros
11 anos atrás

Gaulês? Até perfume do Paraguai é mais francês que o Grosjean!

Paulo Coimbra
Paulo Coimbra
11 anos atrás

Rabudo! Me lembra sempre o oposto dele, Cris Amon

Mauricio
Mauricio
Reply to  Paulo Coimbra
11 anos atrás

Estupidez tem limite… O retorno