MENU

segunda-feira, 25 de junho de 2012 - 13:10F-1, Foto do dia

FOTOS DO DIA

SÃO PAULO (o tempo passa, o tempo voa…) – Ontem, na rádio, eu já tinha mencionado a coincidência, mas foi legal o Felipe Silva ir atrás das fotos e fazer a montagem. O pódio de ontem em Valência repetiu o que aconteceu no GP da França de 2005, em Magny-Cours, quando Alonso era da Renault, Kimi corria pela McLaren e Schumacher fazia sua penúltima temporada pela Ferrari.

Sete anos depois, os velhinhos voltaram nas mesmíssimas posições. A média de idade deste pódio, ontem, foi de 35 anos. Não sei se houve alguma outra corrida com os três lá em cima nos mesmos lugares, não pesquisei. Mas o fato é: o mundo nem sempre é só da garotada.

83 comentários

  1. Paulo Pinto disse:

    Fica o registro, apesar do atraso na postagem: dos 155 pódios de Schumacher, este do GP da Europa, é o único que reuniu três campeões mundiais.

  2. disse:

    Curiosa a rotatividade dos macacões da segunda para a primeira foto, é como se todos tivessem pulado um piloto para esquerda, claro que a Mercedes não é a Mclaren, mas foi a primeira impressão que eu tive.

  3. Eduardo Britto disse:

    Excelente FG! Parabéns pela qualidade sempre renovada do blogo!

  4. Carlos disse:

    Eu juro que não vou mais provocar a ira dos que escrevem “Schummy”. Agora vou achar um lugar pra zoar os fãs do Justin Bieber.

  5. Speed Racer da Mooca disse:

    Nossa, em se tratando de Raikkonen, reparem que na primeira foto, a mais atual, devemos considerar que ele está rindo à gargalhadas! Reparem bem, ele está com a boca um pouco mais arqueada nas pontas ( creio que uns dois milímetros e meio ), está rindo muito!

  6. MAURO disse:

    o sorriso é o mesmo para os tres….ops… esqueci do Raikonen… quase sorriso….

  7. Christian disse:

    Bom dia!

    Eu resolvi fazer um exercício matemático das médias de idade. FG encontrou aritmeticamente 35,6 anos como a média de idade de Alonso, Haikkonen e Schumacher. Um cálculo bem simples e correto.

    Foi quando resolvi fazer uma média ponderada (eu estava sem nada pra fazer mesmo, rsrs), tendo como pesos a quantidade de títulos de cada um. Então ficou assim:

    Haikkonen: 33 anos (1 título)
    Alonso: 31 anos (2 títulos)
    Schumacher: 43 anos (7 títulos)

    M = [(33x1)+(31x2)+(43x7)]/(1+2+7)
    M = [33+62+301]/10
    M = 396/10
    M = 39,6 anos

    Levando em conta o peso dos títulos, a média de idade se aproxima mais da idade de Schummy, pois os sete títulos pesaram mais nos cálculos. Um abraço a todos!

  8. Rubergil Jr disse:

    Um pódio com 10 títulos. Fazia tempo que não tinha pódio tão recheado hein!

    Acredito que este seja o maior pódio de todos os tempos em títulos conquistados até a data do pódio.

    Em tempo: o pódio mais cheio de títulos da história em termos absolutos é Espanha 1993: Prost, Senna e Schummy. 14 títulos. Mas até aquela data Prost só tinha 3 títulos e Schummy nenhum ainda.

  9. Leandro disse:

    Não vi ninguém comentar sobre a coincidência de equipes… Os três já passaram pela Ferrari e essa Lotus do Kimi é herdeira da Renalt de Fernandinho que por sua vez é advinda da Beneton de Schumi…

  10. Camarx disse:

    E sete anos depois o Raikonnen continua com a mão na bunda do Alonso…hehe

  11. Timming f1 disse:

    Meu deus, obrigado por me fazer ver UMA CORRIDA HISTÓRICA no dia 24/06/2012. Como fã de F1 e aniversariante da véspera, 23, recebi o melhor presente possível.

  12. Marcos Cury disse:

    Muito legal, o pódio de ontem e as fotos. E o Kimi continua sorridente como sempre.

  13. Miki Hakkonen (Finlandes Hibrido) disse:

    bem legal a foto

  14. Alonso, Hamilton, Vettel, Raikkonen, Button e Schumacher. 6 campeões em atividade e uma geração de carros com desempenhos similares, para uma melhor apreciação. Demais.

    Corrida épica, e é realmente um privilégio testemunhar essa época.

    Privilégio.

    Eu era ainda criança quando o vi pela primeira vez em ação. Um alemão tinha aparecido do nada e botava tempo no brasileiro para o qual eu torcia, Nelson Piquet.

    Não sou mais criança faz tempo, tenho trinta e poucos. E o tal alemão que botava tempo no PIquet, bateu Senna, Mansell, Prost e todos os outros com quem correu. Se aposentou, ficou fora por 3 anos, regressou depois dos 40 e ainda faz uma corrida dessas, depois de uma maré de azar e de todo tipo de comentário de que está velho, sem reflexos – mesmo após ser pole em Mônaco! – e não consegue ficar à frente de Rosberg.

    Pois é, foi pro pódio e ficou à frente de Rosberg. Melhor apreciar, é o único que pode desfilar 7 títulos mundias e ainda ostentá-los, no pódio, 20 anos depois de ficar entre os 3 pela primeira vez, lá em 1992, mesmo com tantos jovens talentos no grid.

    Esse Michael Schumacher é foda.

    • Tom disse:

      Não bateu ALONSO EL FODON aposentou o alemão

      • Alonso não aposentou Schumacher. E o alemão voltou.

      • Carlos disse:

        Voltou mesmo? Em 2 temporadas + 8 corridas o melhor que ele fez foi um pódio e ainda por cima porque o Nigell Mansel Hamilton e o Maldanado deram trombada. Me parece que a montanha pariu um rato. Quem está aposentando o alemão é o Nico Rosberg porque com o mesmo carro ele já fez muito mais do que o Schumacher desde que disse que voltou. Alonso botou “Schummy” no bolso e o chocolate só não foi maior porque a FIA inventou uma punição contra a Renault no meio da temporada de 2006 para tentar dar uma mãozinha pro “Schummy”.

    • Nelson disse:

      Com PH de pharmácia!!!!!!!

    • Pedro Zimmermann disse:

      Carlos, ele não bateu o Senna, pq quando o Schmi ficou campeão o Senna já tinha passado desta para outra estação lembra?

    • Rafael disse:

      Foi um pouco exagerado porque na verdade enquanto correu junto ele perdeu pra Prost, Mansell, Senna e Piquet. Mas Schumacher evoluiu muito depois do início da carreira e a partir da morte do Senna se tornou indiscutivelmente o mais habilidoso da F1 por muitos anos. Grande papa-títulos.

      Ele tá fazendo hora extra na F1 agora, mas a gente tem é q aproveitar esses últimos momentos do megacampeão e curtir!

    • Carlos disse:

      Sabe-se, inclusive, que o alemão bateu também NO Damon Hill porque já tinha batido sozinho no muro e ia perder o campeonato para o inglês se este continuasse na corrida. Não sei, mas existe outro caso de piloto que ganhou campeonato sem que houvesse nenhum outro campeão em atividade?
      Agora, em relação à foto, ampliando bem dá pra ver que o Raikkonnen esboçou um sorriso. Do jeito que o cara é, podemos considerar isto como uma verdadeira gargalhada.

      • Thiago disse:

        Pfff! os próprios ingleses acham que a batida foi do hill no Schumacher, porque o Schumacher estava na tomada da curva e o hill mergulhou pra dividir por dentro e sem espaço, igual ao hamilton tirando o Maldonado no GP de Mônaco do ano passado.
        Sorte que o hill se ferrou nessa, porque aquele título pra Williams no tapetão seria uma mancha insolúvel na história da F1, assim como o Mclarengate.

      • Carlos disse:

        Eu nunca ouvi locutor de luta de boxe narrando “Fulano arremessou o queixo violentamente contra os punhos de Sicrano”, você já ouviu? Reveja o lance: oi alemão se estabaca no muro, o carro volta arrebentado para a písta e ele fica esperando por Damon Hil, de tocaia. Na hora em que o inglês aparece, o alemão atira o carro para cima dele. Cara, o carro estava arrebentado, que raio de tomada de curva um cara a bordo de um carro arrebentado poderia estar pensando em fazer? No máximo um cara responsável estaria tentando tirar o carro da linha de corrida para não atrapalhar ninguém.

  15. Nelson disse:

    E tambem os 3 são ferraristas.

  16. luis vieira disse:

    Está provado mais uma vez, a cachaça ajuda a conservar o “sujeito”.

    Se olhar a foto acho que o Kimi é que mudou menos em aparecencia. hehehe

    Vamos tomar uma vodka finlandesa pra comemorar.

    Abraços a todos.

  17. Márcio Haddad disse:

    Fantastico, fantastico!

    Absolutamente fantastico!

  18. Fabrício Jabur disse:

    Eu vi estas fotos, ontem, mas no Facebook do Emerson….. sim aquele campeon de grande nariga.

  19. Eduardo Nunnes disse:

    Também são as mesmas equipes.
    Ferrari, Renault que agora é Lotus e a Mclaren que corria com apoio da Mercedes na época.

  20. Noto na expressão que os três parecem mais felizes na foto de ontem que na foto de sete anos atras. Até mesmo o Kimi Raikkonen.

  21. Lucas disse:

    Eles dividiram pódio no GP do Canadá em 2006, mas com Kimi em 3º e Schumi em 2º.

    Mas muito legal essa montagem… impressionante a semelhança das fotos, alonso fazendo o mesmo movimento, kimi meio distante e tímido, schumacher chegando junto no alonso e com sorriso largo.

  22. Gustavo disse:

    E tem ainda a coisa dos motores. Gire a foto de baixo à esquerda (sempre à esquerda!) e teremos mais uma coincidência: Kimi corria de motor Mercedes, que passou ao Schumacher, que corria de Ferrari, que passou ao Alonso, que corria de Renault, que passou ao Raikkonen!

    E, se alguém ficou com J. Pinto Fernandes, dizem por aí, foi o Rosberg!

  23. Marcelo disse:

    Pódio igual só mesmo o da França 2005, mas no ano seguinte em 2006 os três subiram ao pódio em três ocasiões, e tudo na mesma ordem. O alemão não foi campeão em 06, mas poucos perceberam, Schumacher fez uma coisa até mais importante que o próprio título. Colocou a Ferrari novamente no topo com 7 vitórias(e sem o Rubinho na equipe provando que era ele quem fazia a diferença no time), e pronta pra Ferrari brigar pelos títulos de 07/08. Se Schummy não se aposenta em 06, seriam mais dois títulos na carreira dando o troco em Alonso em 07 e batendo Lewis em 08.

    GP do Bahrein de 2006
    1-Alonso
    2-Schumacher
    3-Raikkonen

    Foto do pódio:
    http://www.corridadeformula1.com/img/rc/BAH-2006.jpg
    http://www.corridadeformula1.com/gp/bahrein-2006/

    GP da Inglaterra de 2006
    1-Alonso
    2-Schumacher
    3-Raikkonen

    Foto do pódio:
    http://www.corridadeformula1.com/img/rc/ING-2006.jpg
    http://www.corridadeformula1.com/gp/inglaterra-2006/

    GP do Canadá de 2006
    1-Alonso
    2-Schumacher
    3-Raikkonen

    Foto do pódio:
    http://www.corridadeformula1.com/img/rc/CAN-2006.jpg
    http://www.corridadeformula1.com/gp/canada-2006/

    Schumacher saiu da Ferrari, ao mesmo tempo deixou um carro PRONTO pra ser campeão em 07/08…só Kimi deu conta do recado! Ele dependeu de Massa na última corrida, mas o finlandês foi buscar essa situação! Na corrida poderia até ir pra cima de Massa, mas preferiu esperar a decisão da equipe. Massa que já tinha admitido no grid que ajudaria Kimi, cedeu a posição. No ano seguinte foi a fez de Kimi ceder a posição a Felipe no GP da França(tava com escape rachado, mas não brigou cedendo a posição a Felipe), e no GP da China Kimi novamente deixa Massa passar. Dessa vez era pela “dívida” que tinha no GP BRA 07.
    Infelizmente Massa não foi campeão em 08, a equipe errou muito nesse ano, mas Felipe também errou muito ao volante nas provas da AUS/MAL/MON/ING/JPN…paciência.

    Ainda o destino deu outra chance ao Brasil em 09, mas Rubinho não deu conta do recado, sequer foi vice-campeão. E olha que esse ano estava uma barbada ser campeão pela Brawn. As feras: Alonso, Kimi, Lewis e Massa(que estava em grande fase) não tinham carro pra brigar com a Brawn-GP.

    • Felipe S. disse:

      Com todo respeito, entendo que sua análise está equivocada.

      Schumacher não deixou carro pra ser campeão em 2007 coisa nenhuma. O Kimi só foi campeão aquele ano porque Lewis e Alonso se mataram durante a temporada. Mais que isso: Kimi ganhou muito em cima das pataquadas que o Hamilton fez no fim da temporada (como no lendário Gp da China daquele ano).

      A McLaren de 2007 era imensamente superior à Ferrari.

      Veja a classificação de construtores e o quão superior era a McLaren naquele ano.

      • Speed Racer da Mooca disse:

        É verdade, Felipe. Em 2007 a Ferrari fez aquele carro mais longo, com maior distância entre eixos, que em pistas de média e baixa se revelou uma porcaria.

  24. Alexandre Schulz Pinto disse:

    Oi, Flávio.

    Salvo engano, foi a quinta vez que os três subiram juntos ao pódio, mas não necessariamente nessa ordem. Depois eu posto os outros GP’s em que eles foram os três primeiros, minhas planilhas de estatísticas estão em casa.

    Um abraço.

  25. Prezado Sr. Flávio Gomes, o que houve que não foram postadas as fotos do domingo da F1?
    Atenciosamente, Tiago.

  26. Acarloz disse:

    3 Super pilotos sem dúvida, cada qual com as suas características.

  27. Vinicius disse:

    Detalhe que também são os mesmos motores no pódio, só que em posições diferentes.

  28. Luiz G disse:

    Chamar o Alonso e o Kimi de “velhinhos”, é forte.

    Alonso tem 30 anos e Kimi tem 32….eles não são “velhinhos”. Alonso tem mais uns 7 anos de F1 e Kimi mais uns 5.

    Schumacher…é, esse tá velhinho…

  29. Marcelo disse:

    Massa e o Bruno com bons carros agora estão devendo pelo menos um pódio, Galvão falou um caminhão de merda do Schumacher na corrida, e antes de começar até debochou dizendo:

    “Se é que ano que vem ele vai estar aqui”

    Galvão e Leme riram da situação como se Massa e Bruno já estivessem garantidos para 2013, convictos de Schumacher fora da Mercedes. Pelo largo sorriso do alemão no pódio e a cara “amarrada” de Bruno e Massa. Esta mais para Schumacher ficar em 2013, com o Brasil ficando sem pilotos…agora imagina isso com Schumacher vindo bem em 2013(a equipe esta melhorando)…imagina a cara de bunda da dupla da Globo. Ainda bem que tem o Burt pra bater de frente algumas vezes.

    O velho alemão já tem um pódio em 2012, Massa e Bruno não! O GP da EUR foi a primeira corrida limpa de problemas de Schummy em 2012, o alemão não fez uma boa classificação, mas se recuperou na corrida chegando em 3º, esse pódio já era para ter acontecido, mas vários problemas fora do alcance de Schummy impediu de chegar ao pódio, poderia estar com pelo menos uns 70 pontos.

    1)AUS-Largou em 4º, com 10 voltas era 3º quando quebrou o câmbio, poderia ter marcado 15 pontos.

    2)MAL-Largou em 3º, mas a equipe errou na “otimização” dos pneus nos dois carros para a corrida. Schumacher ainda chegou em 10º lugar, marcou 1 ponto.

    3)CHN-Largou em 3º, na corrida estava em 2º, mas com 12 voltas equipe errou deixando a roda solta do carro do alemão, poderia ter marcado 18 pontos.

    4)BHA-Largou em 22º porque durante o treino o carro deu problema no aerofólio no Q1, Schumacher ficou com a 17º posição, mas como a fase estava ruim…ele perdeu 5 posições por troca de câmbio. Na corrida Schumacher fez uma boa recuperação chegando em 10º, marcou 1 ponto.

    5)ESP-Largou em 8º, durante a corrida se envolveu em colisão com Bruno Senna, indo no ritmo de de Grosjean e Nico, Schummy poderia ter marcado 8 pontos.

    6)MON-Fez o melhor tempo na classificação, mas teve que largar em 6º, na parte final da corrida era 7º, mas o carro perdeu pressão de combustível caindo para 9º depois abandonou. Poderia ter marcado pelo menos 6 pontos.

    7)CAN-Largou em 9º, durante a corrida estava em 8º, após trocar os pneus vinha se recuperando era 12º, quando teve problema no sistema hidráulico travando a “asa”…

    8)EUR- Dessa vez com um bom carro e sem problemas Schumacher enfim chegou ao pódio!

    “Ahhhhh, mas Bruno e Felipe também tiveram vários problemas nas 8 corridas”

    Concordo, mas o velho alemão aos 43 anos superou todas as adversidades(praga do Galvão e do Rubinho também),e chegou ao pódio. O carro Mercedes é bom, mas Schummy estava com um baita azar, coisa semelhante acontece com Massa e Bruno. A Williams tem carro pra fazer pódios, a Ferrari melhorou muito nas últimas provas, resta os dois superar os problemas e conseguir pelo menos um 3º lugar. Ainda há tempo, mas se não conseguirem nenhum pódio em 2012, aí fica difícil…

    Pode reparar, quando mais Galvão joga praga, critica ou debocha dos pilotos de fora(só endeusando os brazukas), mais os brasileiros se fodem na Formula 1, a uruca volta tudo contra o Brasil. O “botão zica” do Brasil na F1 é a boca de balde do Galvão!

    E o R.Leme que já foi bom nos comentários, hoje não passa de um capacho do mala-narrador! Leme adora cutucar Schumacher pra segurar sua boquinha na Globo.

    Não me lembro dos pilotos dos anos 80 conseguirem pódio com 43 anos…Schumacher já tem o dele, parece não ser nada, mas aos 43 anos ele se tornou o piloto mais velho a completar uma prova no top-3 desde Jack Brabham há quase 42 anos, no GP da Inglaterra de 1970. Portanto o velho Schumacher já fez história na Formula 1.

    Ainda é divertido ver o alemão na pista, ele sempre dá um jeitinho de aparecer. Hilário foi ver Galvão contando com pole de Massa em Mônaco, e quem faz o melhor tempo é justamente ele, Schumacher…Galvão até perdeu o rumo, se engasgou todo!!!

    Isso não tem preço…

    • CAMPANO disse:

      MARCELO, O SCHUMI COM 2 TITULOS NA BENETTON FOI TRABALHAR DURO NA FERRARI QUE ESTAVA NA DRAGA A MAISS DE 20 ANOS, FORAM 5 ANOS, O COITADO TRABALHANDO TEVE QUE VER DAMON HILL, VILLENEVE, MIKA QUE LEVOU 2 TITULOS GANHAR, CHEGOU O MOMENTO DE COLHER OS FRUTOS, GANHOU SOMENTE MAIS 5, ELE NUNCA PERDERIA O QUE O MASSA
      PERDEU, COM POUCO TEMPO DE TRAMPO DURO NA MERCEDES O VEIO JA TEM PODIO, A 30 ANOS ATRAZ O PIQUET FALAVA QUE O GALVÃO NÃO SABIA NADA DE F1, DAR OUVIDO PRO REGINALDO, GALVÃO, BRUNO SENNA E MASSA E MESMO QUE BATER TAMBOR PRA LOCO DANÇAR.

      • Flavio Gomes disse:

        Não escreva em maiúsculas. Não gosto.

      • CAMPANO disse:

        Flavio, ok, gratissimo por sua sugestão, vc pode me falar se
        o piloto Airton Senna trabalhou para erguer alguma equipe
        a exemplo do schumi? os amantes de F1, engenheiros, chefes e donos de equipe sabem quem foi Piquet, A. Prost,
        e Schumi e agora Alonso, desenvolveram de tudo de bom
        nas equipes, genios, pilotos fantasticos, agregadores.
        o Senna não agregou nada disso, ganhou com bolido Mclaren Honda que não tinha concorrentes, te pergunto:
        estou errado?

      • Thiago disse:

        Está certíssimo!

  30. Rodolfo I. Vieira F.º disse:

    O sorriso do Kimi está 1 milimetro maior que da foto mais antiga , um avanço

  31. Newton disse:

    O Kimi é um cara que nunca vai ter rugas de expressão…

  32. Tiago disse:

    Que show essa montagem!
    Até as poses são parecidas. Agora, o mais impressionante é empolgação do Kimi no pódio hahaha

  33. rubim disse:

    ou o alonso encolheu, ou o kimi e o shumi esticaram.

  34. ags disse:

    FG..Caso vce tenha tempo, me responda uma coisa…
    Pq o Pigmeu da Cantareira vive reclamando do carro..reclama do barulho, da comida, do pneu….de tudo…e nãofaz nada..digo resultado ..Enquanto do outro lado do boxes dele tem um spaniard que ferve o carro..faz o carro virar..ganhar provas..e não diz nada de negativo..Pq será??rssssssssssssssssssssssssssssssss

  35. Lente de Aumento disse:

    E parece que, já em 2005 e mais ainda em 2012, a ordem de qualidade dos pilotos é, também, a mesma.

    Claro, Schumacher ainda deve ser colocado acima de Raikkonen, sem dúvida, mas de Alonso não mais…

  36. Moacyr Lopes disse:

    Repararam que a expressão facial e os sorrisos praticamente são os mesmos nas duas fotos, com um pequeno esboço de um sorriso do Raikkonen ontem?

  37. Carlos disse:

    Schumi está velho. Mas ainda dá caldo, apesar do narrador da TV aberta dizer uma hora q tá velho e sem reflexo e depois ter um orgasmo ao ver que ele ia chegar no pódio.
    Alonso, mais experiente, mitando a cada corrida, tirando leite de cadeira elétrica, e depois dizem que mito é o Kobayashi.
    Kimi, sempre Kimi, sempre a felicidade radiante e o sorriso aberto estampado no rosto. Ou não. Parece uma montagem q circulou na net há um tempo atrás de uma garota em q pegaram um monte de fotos com ela e ela tinha exatamente a mesma expressão. Acho q Kimi sofreu um acidente na infância, ficou desfigurado e usa uma máscara desde então, e ninguém se tocou nisso até hoje. Isso justifica que parece que ele não envelheceu.
    Mas muito legal essa montagem. Assim como a corrida.

  38. ALEX B. disse:

    Don Fodón! Don Fodón! Don Fodón! Don Fodón! Sensacional!!!!!!!

  39. Anderson disse:

    E são as mesmas fabricantes de motor no pódio: Renault, Ferrari e Mercedes. Só se repete a Ferrari de equipe, apesar da Lotus ser a ex-Renault.

  40. Victor disse:

    Muito legal também aquele campeonato de 2005. Parabéns, Flávio, pelo excelente post.

  41. Murillo Sperandio disse:

    Legal ver o Alonso com um olhar de experiencia o Schumacher com mais rugas e o Kimi… Continua o Kimi

  42. Hector Brenta disse:

    E o Felipe Massa foi companheiro dos 3 !!!

  43. Gustavo disse:

    Detalhe para o sorriso e o olhar 43 do Boneco de Cera…

  44. roller disse:

    kimi, como sempre, sério!

  45. Alex U. disse:

    A única coisa diferente é que, na foto de ontem, o Kimi está feliz. kkkkkkkkkkkkk

  46. Dos 3 aí, só o alemão que ganhou umas rugas a mais nesse tempo todo. Será a falta de carro que está refletida em seu rosto?

    • Gerson disse:

      Que nada, se tem um cara que tem rugas de tanto rir á toa, é o alemão!! Muita grana, muitas vitórias, muito pódios, muitos títulos…

      Quem não queria levar a vida e ter o talento do Schumacher?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>