IS JUST WAITING (18)

LE MANS (fim de papo) – Em vez da quadra, tripleta. Seria isso? Bem, 1-2-3 para a Audi em Le Mans. Esperava-se a vitória, era meio barbada. Mas quando a Toyota começou a andar bem, antes de anoitecer ontem, passou pela cabeça a possibilidade de uma briguinha. Só que não é fácil, no primeiro ano. Um acidente, um motor quebrado, e lá se foram os alienígenas da Corollândia para o espaço.

O trio formado por André Lotterer, Marcel Fässler e Benoit Tréluyer (em negrito, neste post, estará sempre o nome do piloto que chegou dirigindo) recebeu a bandeirada em primeiro com o Audi R18 e-tron quattro #1 depois de 378 voltas e 33 pit stops. Foram os únicos dos áudicos que não tiveram nenhum tipo de problema ao longo das 24 horas de corrida. Nas duas últimas voltas, os quatro monstrengos de Ingolstadt se encontraram na pista para cruzarem a linha de chegada juntos. Uma cerimônia bonita, uma celebração à marca e aos homens e mulheres que constroem esses carros e os transformam em máquinas imbatíveis.

O outro e-tron quattro chegou em segundo com Tom Kristensen/Allan McNish/Rinaldo “Dindo” Capello, 377 voltas percorridas com o #2, 32 paradas nos boxes. No final, quando faltavam três horas, McNish bateu e acabou com as chances de a Audi escolher o trio vencedor. Os dois carros estavam muito próximos e o time poderia se dar ao luxo de, por exemplo, homenagear Capello, que deve parar de correr. Foi a primeira vitória de um carro híbrido em Le Mans: um motor diesel atrás, um elétrico na frente.

O terceiro colocado foi o R18 ultra #4 de Oliver Jarvis/Marco Bonanomi/Mike Rockenfeller, 375 voltas, 32 pit stops. Esse não tem nada de híbrido. O quarto carro das quatro argolas, que idealmente para a turma de Ingolstadt chegaria em quarto, terminou em quinto graças ao acidente de Marc Gené também na hora do almoço. Seus parceiros foram Romain Dumas e Loic Duval. No fim, o ultra #3 percorreu 366 voltas com 32 paradas, e chegou atrás do Lola-Toyota da Rebellion de Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld. Grande corrida e grande resultado para o belíssimo protótipo preto e dourado que correu com a grife Lotus estampada na carenagem.

Os cinco, claro, da categoria LMP1, os protótipos mais potentes e de regulamento menos restritivo. Na LMP2, a vitória ficou com Vicente Potolicchio/Ryan Dalziel/Thomas Kimber-Smith, pilotando um HPD-Honda da Starworks americana, 354 voltas, 32 pits, sétimo na geral. O pódio foi fechado com Pierre Thiriet/Mathias Beche/Christophe Tinseau, 353 voltas, 30 paradas, oitavo na geral, com um Oreca-Nissan da Thiriet by TDS Racing, e Luiz Perez-Companc/Pierre Kaffer/Soheil Ayari, 352 voltas, 33 paradas, nono na geral, com outro Oreca-Nissan, da Pecom Racing.

Finalmente, os vencedores das categorias GTE. Na “Pro”, Fisichella/Bruni/Vilander, Ferrari 458 Italia da AF Corse, 336 voltas (23 pits), 17° na geral, à frente de Makowiecki/Melo/Farnbacher, Ferrari 458 Italia da Luxury Racing, 333 voltas (25 pits), 18° na geral, e Mücke/Turner/Fernandez, Aston Martin Racing, 332 voltas (26 pits), 19° na geral. Esse Melo é Jaime Melo, o único brasileiro na prova. O Fernandez é o velho Adrian, que ficou conhecido na Indy. Na “Am”, de amadores (a maioria, ruins; mas sempre tem um profissa no time), deu Bornhauser/Lamy/Canal com o Corvette da Larbre Competition, 329 voltas (25 pits), 20° na geral, seguido pelo Porsche 911 da Matmut com Pons/Narac/Armindo, 328 voltas (26 pits), 21° na geral, e pela Ferrari 458 Italia da Krohn Racing com Krohn/Jonsson/Rugolo, 323 voltas (28 pits), 25° na geral.

Vejam as marcas que foram ao pódio, de um jeito ou de outro, em quatro categorias: Audi, Honda, Nissan, Ferrari, Aston Martin, Corvette e Porsche. É uma corridaça, sempre chiquérrima.

Mas todos chegam arrebentados. E não há nada de chique nos macacões encardidos, nas mãos sujas de graxa, nas lanternas quebradas, nas pinturas riscadas, nas carrocerias remendadas, nos para-brisas trincados e emporcalhados, nos adesivos descascados, nas rodas lascadas, na borracha deformada, nas manchas de óleo espalhadas pelo chão e pela alma. Todos, quando largam às 15h do sábado, embarcam na mesma aventura com um único objetivo comum: chegar ao fim, do jeito que der.

Alguém sempre haverá de vencer. Tem sido a Audi, nos últimos anos. Será durante um tempo, ou não. Não se sabe. Outros vencedores certamente virão, o mundo do automobilismo é assim. Mas esta é uma corrida que tem muitos vitoriosos: todos aqueles que terminam, que veem a bandeira quadriculada depois de 24 horas passando por todo tipo de provação que se possa imaginar. Cada um dos 168 pilotos que se inscreveram para Le Mans neste ano terá uma história a mais para contar e para guardar na memória. Em Le Mans, a grande vitória é ir até o final, não importa como, nem onde. E a grande derrota, o grande lamento, é não ver o painel verde com números amarelos da Rolex zerados, na reta de chegada, depois de tanto esforço, sacrifício e sofrimento.

Por isso, em Le Mans, a história não é só a dos vencedores. É, também e principalmente, a dos perdedores. Porque estes voltarão. Até vencerem um dia. Até serem capazes de chegar ao final do mais longo dos dias.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
raul basilio
raul basilio
11 anos atrás

Torcendo para que o Leões voltem com tudo!

André
André
11 anos atrás

Flávio, parabéns e obrigado pela cobertura desta que é a melhor corrida de todo o calendário automobilístico. Aqui no Brasil, poucos dão atenção à este evento que é tão esperado. Espero que a corrida em São Paulo, seja bem preparada pela organização, o que duvido um pouco pois não estou encontrando informações sobre venda de ingressos e demais informações, somente a data que é dia 15/09. Se puderem publicar, acho que vai ajudar muita gente.Abs

Roberto
Roberto
11 anos atrás

Quero ver a AUDI tirar essa onda na F1. Que o diga Mercedes e BMW.

Rafael Rebelo Affonso
Rafael Rebelo Affonso
11 anos atrás

Pizzonia, Barrica e Helio seriam um trio brasileiro com bom apelo de marketing pra essa corrida!

Nelson
Nelson
Reply to  Rafael Rebelo Affonso
11 anos atrás

Trio LOS PANCHOS.

Felipe
Felipe
11 anos atrás

Está na hora da Porsche voltar, para acabar com a graça dos quattro-argolinos… Que eu saiba, nenhuma vez que a Audi ganhou, havia equipe Porsche oficial de fabrica na categoria protótipo, mas 2014 está chegando!

leandro 440 Magnum
leandro 440 Magnum
11 anos atrás

AUDI,AUDI…e para não ficar chato ,mais uma vez AUDI.
É ,pelo jeito ano que vem deveria ter uma corrida só para os protótipos das argolas de Ingolstadt. Na GTE-Pro foi uma pena que os Vettes tiveram problemas…

Lauro Muniz
Lauro Muniz
11 anos atrás

Amigão, o seu blog está com acesso muito lento.

Favor, providenciar melhoria asap.

Lauro Muniz
Lauro Muniz
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Não, vc tem que tomar uma providência, e rápida!

É compromisso seu com a audiência.

Rafael Rebelo Affonso
Rafael Rebelo Affonso
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Tenho um 486 DX2 de 60Mhz e 2 Mb de RAM que funciona como server aqui em casa, se quiser disponibilizo um espaço nele pro seu blog.
rsrsrs
Brincadeiras à parte, não percebo essa lentidão de que falam.

Nelson
Nelson
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Colocando nos favoritos,entra na hora.

gera
gera
11 anos atrás

Obrigado, bela cobertura.

João Ferreira
João Ferreira
11 anos atrás

Corridaça, realmente, acompanhando pela internet parece até monotona, mas de fato, correr nesta pista é muito desafiante, imagino aqueles construtores que não tem o poder de uma Audi, Nissan, Toyota ou Ferrari, mas consegue competir e chegar, dizendo que estão no caminho certo e prontos para a próxima, falta mais corridas assim….

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Le Mans é um templo do esporte a motor e essa prova, um verdadeiro culto ao automobilismo! É um dos principais eventos que alimenta essa paixão no mundo todo.
E nenhuma notinha na TV aberta de nosso Brasil sil sil!
Lamentável!
Ainda bem que te levaram para lá.
Mais um ponto para a Audi.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

E para você também, é claro!
Ótima cobertura e fotos! Resumidíssima mas, sempre muito precisa.

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

Valeu Flavio. Bom retorno!

Luiz Filipe
Luiz Filipe
11 anos atrás

Parabéns pela cobertura, nos diz quando vais mostrar em uma das ESPN (em qual, dia e hora) alguma coisa. Interessante que a Renault, através da Alpine, sempre teve uma participação muito ativa e hoje o grupo da uma atenção prioritária para a Nissan. O acidente com o Nissan, que foi atropelado pelo alienígena japones, não foi muito diferente do Toyota com a Corvette (o acidente até foi pior, já que o Toyota deu um looping). Quem acompanha com eu esta corrida desde os anos 60 – Duelos entre Ford GT40 e Ferrari 330 P3 (P4) eram fantásticos. Esta cobertura merece um prêmio.
Parabéns mais uma vez

Luiz Filipe
Luiz Filipe
Reply to  Luiz Filipe
11 anos atrás

Corrigindo, não era um Corvette e sim uma Ferrari. Se fosse um Nissan seria de desconfiar….

Chico Camargo
Chico Camargo
11 anos atrás

Parabéns FG, grande e perfeita cobertura de Le Mans. Obrigado!!!! Espero que seja possível repetir nos próximos anos. A prova em 2014 vai ficar mais incrível ainda com a volta da Porsch na LM1, aí a cobra vai fumar para a turma da Audi. Valeu Flávio, mais uma vez obrigado.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Já que no Brasil não passa na Tv, assisti pela Internet mesmo, e acompanhei o Blog, e foi show. Bela transmissão, com ótimas tomadas. Esse tipo de corrida é muito mais legal que a F1. Alguma emissora aí não quer ganhar alguma audiência entre fãs de automobilismo ??? Atentem a esse campeonato (WEC) e um novo publico vai se formar. Será só na Europa a gostarem de corridas de verdade ???
Espero que novas etapas do campeonato sejam divulgadas tambem. Valeu FG.

Popó
Popó
11 anos atrás

Mais uma vez a DKW vence, É inquestionável a superioridade do DKW.

Araujo
Araujo
11 anos atrás

Em primeiro lugar parabéns pela cobertura do evento! Em segundo lugar ficou latente o quanto o automobilismo está desvalorizado por boa parte da mídia do nosso país. Em um mesmo final de semana a tv por assinatura (nem estou falando da “genérica” tv aberta mas da “setorizada” tv fechada), com todos os seus OITO(!!!) canais de esportes mal deu uma pincelada nas 24 Horas de Le Mans, muito menos da prova de Milwaukee da Indy (esquecida até pela emissora oficial). Foi sim um banquete de tênis, tênis e mais tênis. Não se ofenda quem for fã do esporte das bolinhas amarelas, mas quem é louco por carros velozes que correm com outros loucos ao volante está sendo escancaradamente sacaneado pela tv brasileira. E viva a internet, por onde pude ver trechos e sobretudo a última hora em La Sarthe. Valeu Flávio.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Não foi o primeiro ano, a Toyota já correu com carros próprios em 98 e 99, perdendo pelo mesmo motivo que perdeu esta edição: pilotos crashers.

A Audi inflacionou a corrida, com um orçamento 500 vezes superior ao segundo maior. Apelação total, com quatro carros oficiais. Perderam tanto do 908 HDi da Peugeout que ficaram traumatizados, agora só entram se não houver nenhuma chancezinha de derrota.

Se o TS030 começar a incomodar nas provas da WEC, é capaz da Audi entrar com 8 carros no ano que vem, ou se a coisa for feia mesmo, desistem de competir. Faz tempo que as 24 Horas viraram outdoor para uma determinada marca, que entra com orçamento esmagador e monopoliza as atenções. Essa edição foi, de longe, a mais chata que já vi.

Marcelim
Marcelim
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

E a única categoria que essas ximbicas conseguem vencer e poque ela esta meio esquecida…. Se a categoria voltar a ser competitiva como era nos anos 80 e 90, quero ver eles manterem esse domínio…

Jaime wc
Jaime wc
11 anos atrás

a cobertura foi muito legal mesmo. bem que esse mesmo tipo de cobertura poderia ser feito na f1. ficaria show. tudo bem que essa foi bancada pela audi. mas se de repente pode arrumar um cascalho com o pessoal do samtander ou com a ogx. abs

Telegrafista
Telegrafista
11 anos atrás

Parabéns mesmo pela cobertura. Aprendi mais sobre essa bela corrida. Pena que a tv não trasmite. Vou ver o filme pela 500 vez. Abraço e bom retorno

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
11 anos atrás

Poxa, ninguém vai dizer que esse nome pra piloto, Benoît Tréluyer, fica tão legal quanto Simon Pagenaud??? kkkkk

Luciano do Valle
Luciano do Valle
Reply to  Rodrigo Felix
11 anos atrás

Benito Lugier

Marcelo
Marcelo
Reply to  Luciano do Valle
11 anos atrás

Mais fácil que Hunter – Ryan? Que Jésten Wilson? Mike Conouei? Me ajudem…

DMC-12
DMC-12
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Brian Riscoe… Simone De Silvestre

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Hildebrâaand, o monarca “rei” Hunter, Michael Jordan Jr, que correu em Indianápolis… kkkkkkkkkkkk

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
Reply to  Luciano do Valle
11 anos atrás

kkkk ia ser assim mesmo

victor freire
victor freire
11 anos atrás

parabéns, flávio, pela cobertura das 24 heures du mans. espero muito que você continue cobrindo ela nos anos seguintes, já que se trata de uma das maiores provas de automobilismo do mundo e ainda assim não atrai a atenção da grande mídia brasileira.

Dionisio
Dionisio
11 anos atrás

Parabéns pela linda e competente cobertura da corrida. Obrigado por nos manter bem informados. Um abraço.

Roger V
Roger V
11 anos atrás

Que venha 2013!

Diogo
Diogo
11 anos atrás

Tirando os “velhinhos” Kristensen e Capello, a equipe da Audi começou a melhorar quando passou a buscar pilotos no Super GT japonês. Lotterer, Tréluyer e Duval passaram bons anos correndo por lá antes de serem contratados pela marca alemã. Certamente, o bom desempenho deles deve-se ao formato da Super GT. São provas entre 300 e 500km de distância, com duplas de pilotos para cada carro, e um apoio fortíssimo das montadoras locais.

No Super GT japonês também correm o Satoshi Motoyama (que pilotou o Delta Wing), Michael Krumm (companheiro do Motoyama no Super GT e no Delta Wing), o Nakajima (que enfiou o Delta Wing no muro), e o Seiji Ara (que fazia parte do trio da Pescarolo que votou pro final da prova).

LUCARO
LUCARO
11 anos atrás

Merece mais um OOOO só pela cobertura. Parabéns

Marcelim
Marcelim
11 anos atrás

No motociclismo, as 8 horas de Suzuka costuma receber diversos pilotoda motogp, quase sempre os de ponta.
Mike Baldwin, Graeme Crosby, Wayne Gardner, Dominique Sarron, Kevin Magee, Martin Wimmer, Wayne Rainey,Eddie’steady’ Lawson, Mick Doohan,Wayne Gardner,Colin Edwards, Carlos Checa, Valentino Rossi e até o Alexandre Barros já correram a prova.

Os fabricantes faziam questão dos top racers na prova, muitas vezes, por contrato. Seria interessante se as marcas da Formula 1 fossem as mesmas da Lemans ou GT…

Ricardo.
Ricardo.
11 anos atrás

Bonito demais!!!!!!!!.

Jorge Diehl
Jorge Diehl
11 anos atrás

Depois de um dia sem entrar no blog, vim saboreando cada uma das reportagens na ordem sem saber que tinha sido o campeão. Já tinha uma idéia que os DKWs iam dar show, mas a bruxa podia estar solta. Muto bom, valeu a cobertura, Gomes. Esperamos mais fotos e dados nos próximos dias!!

Leonardo Costa
Leonardo Costa
11 anos atrás

Primeira vez que assisti essa corrida, nos outros anos ficava só lendo notícias e já achava sensacional. Dessa vez apaixonei. Não vi muito, talvez umas 10 horas de corrida, mas o suficiente para ver a grandeza dela. Ainda vou lá pessoalmente nesses próximos anos.

Comecei a ver no fim da tarde de lá. Muito legal ver o sol se pondo e depois nascendo com aqueles caras ainda correndo. Foi dormir quando começou a amanhecer e acordei faltando duas horas e meia e aí fui até o final.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
11 anos atrás

Será que não tem uma vaguinha pra Lotterer na F1, não? O carra pisa que é uma barbaridade e nunca erra!

Thiago Macedo
Thiago Macedo
11 anos atrás

Teria os números de consumo de combustível dos R18 Ultra e do e-tron? Seria legal a Audi mostrar isso, comparando desde o R8 (v8 twin turbo gasolina), passando pelo R10 (V12 turbo diesel), R15 (V10 turbo diesel) e chegando aos R18 (v6 turbo diesel com e sem sistema híbrido).

Marcello
Marcello
11 anos atrás

Belíssimo final de cobertura. Obrigado!

Carlos Gualtieri
Carlos Gualtieri
11 anos atrás

Acompanhei a corrida pela internet e pelo app da Audi. Suas mensagens passaram a grande dimensão do que é Le Mans. Show!

conde
conde
11 anos atrás

Parabéns pela cobertura . Impecável . Boa viagem de volta .

paulo fonseca
paulo fonseca
11 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,

Como já dizia José Simão, vc é o predestinado,para nos trazer as informações sobre a prova de Le Mans,acredito na filosófia do trabalho de equipe,ou seja aquela velha máxima quem não tem competência , não se estabelece. Portanto a Equipe que representou a MARCA AUDI, fez um excelente trabalho,com muita competência, mais o principal é que nesta pista, nesta prova é que se faz a diferença entre Pilotos, versus imbecis, só na bandeirada final é que sabemos quem são os Pilotos, que fizeram uma tocada precisa, o resto fica apreendendo na arquibancada.

Nardo
Nardo
11 anos atrás

Parabéns pro trio do carro 1 que ganhou no ano passado é bom pra caramba. Sao os mais constantes. Socam o pé quando precisam e aliviam também quando precisam. Em especial o André Lotterere Benoit Tréluyer . O outro, Marcel Fässler, é meio incostante. Acho que ele deu uma rodada de madrugada. No carro 2 o McNish é o maluco da história. Ano passado foi inventar ultrapassagens mirabolantes e acabou pegando uma ferrari pelo caminho, em um dos acidentes mais impressionantes dos últimos anos em LeMans. Ninquem se feriu gravemente por pura sorte ou sei la o que… Parecia acidente aéreo de tanta pedaco de carro que voou… Sem contar q o carro quase vira do outro lado do guard rail onde estavam fotógrafos, fiscais… Hoje se envolveu com retardatários de novo e estampou o muro 2 vezes… Sorte que só quebrou carenagem. Perdeu a briga pelo 1 lugar. Os outros dois carros inconstantes também, se envolvendo muito em acidentes, rodadas, batidas… Se tem algum outro carro tao forte quanto, os caras teriam problemas pra completar o podium. O carro n 1 foi limpo. O trio estreiou em 2010 se n me engano, com 2 lugar, 2011, os caras ganharam com propiedade. Alguns segundos n frente do pegeout, que teve uma estratégia de boxes pior que a da audi. E este ano levaram de, novo, merecidademente… Nos links abaixo, filme da audi da corrida de 2010 e 2011. Tudo bem, é propaganda dos caras, mas é muito bem feito e mostra bastante bastidores e tudo mais…

http://www.youtube.com/watch?v=FFwoxM1MiBw

http://www.youtube.com/watch?v=27F26UA1i6M

Abracao!

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Flavio,ótima cobertura.Vai escrever bem assim na P Q P.

Hugo
Hugo
11 anos atrás

Tripleta?! Rsrs Acho que quis dizer trinca, não?!
Parabéns pela cobertura!
Um abraço

Tevez
Tevez
11 anos atrás

Parabens…

Isso sim é Cobertura

Sanzio
Sanzio
11 anos atrás

Não sei por quê eu tava na cabeça que o fim da corrida seria às 15h daqui. Acordei meio dia, lavei o carro e ligo agora o PC e vejo que já acabou. Pior é que fiz a mesma cagada ano passado. Como sou burro! /o\

Elson Aquino
11 anos atrás

Muito boa a cobertura desta corrida que considero a melhor prova de automobilismo do planeta.
Pena que só dá Audi no final. Eu gostaria de ver outra marca na ponta.
Parabéns Flávio!

Elson Aquino

Renato
Renato
11 anos atrás

Parabéns pela cobertura.

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Demais Flávio! Parabéns e obrigado pela cobertura! Abraço, Fernando

Marcelo Pacheco #49
Marcelo Pacheco #49
11 anos atrás

Parabéns pela cobertura e obrigado pela postagem do link oficial. Depois achei mais um e acompanhei da largada até as 3 da matina e a última hora, com duas telas na TV via cabo HDMI, twitter oficial,Facebook oficial e outros, tendo todo o tipo de informação que precisava. Das 20h as 2:30 o Ike Nodare viu aqui em casa, com a família. Le Mans até despertou o interesse da minha mulher por corridas, fez muitas perguntas. Nem acreditava.
Ano que vem estaremos la pessoalmente, eu e o amigo Ike , que já foi a dois anos atrás. Vamos como pessoas importantes, com ingresso top com direito a box, padock e pista antes da largada, como ele foi em 2010.
Um abraço.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
11 anos atrás

Pois é, pena que a Pescarolo ficou de fora logo no início… E olha que o povo do Divila já teve chance de vitória em uma das edições, não foi pessoal? Com o Loeb como um dos pilotos, se não me engano… Melhor sorte pra eles ano que vem.

Muito legal a cobertura, Gomes!

Janucio Vieira
Janucio Vieira
11 anos atrás

Foi as 24 horas de Audi nesta edição de Lemans. Por um instante achei que a vitória seria da turma da velha guarda pois nos instantes finais , o Mr. Lemans começou a andar forte ,
Mas… não deu . fica pra próxima.
Ano que vem teremos uma briga de gigantes ?
Achei muito bacana a sua cobertura em Lemans Flávio !

Ritter
Ritter
11 anos atrás

Boa FV, depois da saga do Gerd essa foi a mais romântica… me encantei com Le Mans vista pelos seus olhos e crítica. Mais um lugar na minha lista de “quero ir algum dia”. Um forte abraço e um muito obrigado!

Ze Pedro
Ze Pedro
11 anos atrás

Missão cumprida com raça, dedicação e , garanto, com o prazer de quem ama o automobilismo de verdade!!!
Bom retorno!
Até Interlagos….

joel marcos cesetti
11 anos atrás

Flavio, parabéns ótima cobertura com boas fotos e textos divertidos.

Fernando Melo
Fernando Melo
11 anos atrás

Legal a cobertura das “24 Heures Du Mans”. Fiquei com vontade de ir assistir, vou colocar na minha lista de desejos.