MENU

Sunday, 10 de June de 2012 - 18:37F-1

MONTADOS (4)

SÃO PAULO (somos o melhor paulista no Brasileiro, sorry) – É bom que alguém na Ferrari faça um curso de Desgaste de Borracha em Situações Extremas. Mas bem que foi divertido. Porque quando o cara no rádio de Hamilton disse “hum… é… então… pode ser que eles não parem mais”, o inglês quase teve uma lipotimia. “Como assim, não vão parar? Todo mundo vai parar duas vezes! Só agora vocês me avisam?”

Bem, foram as dez voltas finais da corrida canadiana as mais interessantes, neste bom GP. De fato, Alonsito não parou. Uma surpresa e uma temeridade. Depois de guiar como sempre brilhantemente, assumir a liderança no primeiro pit stop e tal, confiou nos cálculos do diretor do Departamento de Borrachas & Preservativos de Maranello e achou que ia dar para chegar no fim com seu segundo jogo de pneus, sem trocar mais.

Chegar, chegou. Mas perdeu quatro posições nas últimas oito voltas e terminou em quinto. Foi uma aposta. A Red Bull fez a mesma com Vettel. O alemãozinho também foi ultrapassado e para superar pelo menos Alonso, trocou pneus no finalzinho e foi buscar o espanhol. Como tenho dito nas últimas corridas, qualquer pontinho é importante. Sebastian viu que a aposta deu errado e tratou de minimizar o prejuízo.

Uma prova estratégica e interessante, mas sem grandes dramas, essa de Montreal. Boa, porém. Muito boa. É legal uma corrida que tem Grosjean em segundo e Pérez em terceiro. Para esses, uma parada só deu certo. Para alguns carros, dá. Lotus e Sauber são gentis com os pneus. A Ferrari judia da borracha. É o resumo da ópera.

Andou todo mundo perto, e a maioria das ultrapassagens se deu ou por pneus em frangalhos ou pelo uso da asa-móvel. Mas houve algumas manobras brilhantes, também, como do próprio Hamilton sobre Alonso logo depois de perder a posição para o asturiano na primeira janela de paradas. Ele não podia perder muito tempo, aproveitou os pneus mais frios do rival e foi que foi. Teve uma do Rosberg no fim, também, não lembro sobre quem, na chicane do Muro dos Campeões.

Hamilton tornou-se o sétimo vencedor diferente em sete corridas, ampliando o recorde de diversidade de todos os tempos. Nos pontos, está todo mundo perto: Lewis com 88, Alonso com 86, Vettel com 85, Webber com 79 e Rosberg com 67. Aos poucos, vai afunilando a disputa pela taça. Para mim, o título fica com um desses três primeiros aí. Embora, claro, uma sequência de bons resultados de alguém um pouco mais para trás possa mudar o quadro.

Button, meu favorito no início do ano, deu adeus hoje, com mais uma corrida desastrosa. Nem sei em que lugar chegou. Massa, décimo no Canadá, começou bem, até, agressivo e tal, mas rodou sozinho e babau. Bruno, nem vi se correu. Schumacher amargou mais um abandono simpático, com uma asa móvel que se tornou imóvel e recusou-se a mudar esta sua nova condição. Saiu do armário e não mais voltou.

Daqui a duas semanas, tem a chatíssima Valência. No meio, Le Mans, para onde sigo na quarta-feira.

168 comentários

  1. deutsch1933 says:

    vai ser um saco essa corrida de valencia…. pqp;;;;; pq nao tiram essa coisa do campeonato???

  2. Leo DeAlmeida says:

    Estava assistindo a corrida no Canada. So o que ninguem ta falando foi o bataqlhao de choque nas ruas da cidade. Para reprimir os protestos dos estudantes a policia de shoque soltou gas lacrimogenio no meio da multidao. Varios turistas torcedores foram atingidos. Eu pessoalmente nunca tinha passado por exeriencia parecida. Totalmente desnecessario. Fiquei apavorado e nao peguei a camera mas vc pode ver muitos videos no youtube…como esse aqui
    http://www.youtube.com/watch?v=nckSZirdT2w&feature=endscreen&NR=1

  3. JJ Lento says:

    E o título começa à escorregar pra mão de dois “motoristas”. Acredito que ao final do ano, um pouco antes do “fim do mundo” teremos Alonso ou Hamilton comemorando o certame. Seja lá como for, a Ferrari já está no lucro, dado o vexame do projeto original do F2012. Se levar o caneco de piloto então, a data deverá virar feriado nacional na Itália todo ano. Do lado dos ingleses, se a McLaren não faturar nada, Winston Churchill deverá levantar da catacumba e mandar metralhar todo mundo, pois a obrigação de levar o caneco dos dois campeonatos é deles, se considerarmos o “primor” no projeto original da sua barata. Até nisso a F1 está mais interessante.

  4. Humberto Wagner says:

    Falando de ultrapassagens sem utilizar a asa móvel ou diferença momentanea de pneus, a mais bela foi do Massa no Rosberg logo no começo da prova, todos iguais e sem o artificio da asa móvel, verdade tem que ser dita, ele fez uma ótima corrida, mesmo com o grande erro que cometeu!

    • Fábio Rosas says:

      Concordo com quase tudo, mas quem roda como ele nunca faz uma “ótima corrida”, é verdade que andou bem, e rápido, durante quase toda a corrida, com uma senhora ultrapassagem, muito bem lembrada, mas parou nisso. Foi mal, Humberto, a intenção não é polemizar nem agredir a opinião de ninguém, é que largar em 6º e chegar em 10º não pode ser considerado, na minha humilde opinião, uma ótima corrida.
      Abc

  5. PAULO MOREIRA says:

    8º vencedor diferente? Só mesmo a Lotus, Sauber ou até mesmo a Force India! Pois depender de Massa, Schumacher ou Bruno (seus companheiros, já venceram!) é dose pra leão!

  6. eduardo says:

    A Mclarem foi lenta no desenvolvimento do carro e ridicula no trabalho de box mas o Hamiltom amadureceu a Ferrari criou um carro com defeito mas reagiu rapido e esta otima no trabalho de box e o Alonso esta no seu melhor ano a Red Bull comecou lenta na classificaçao e pouco adapitada ao estilo do Vettel no Canada o alemao voltou a se sentir a vontade numa volta voadora e se voltar a largar na primeira fila com regularidade é meu favorito Webber quarto e Buttom se se reemcontrar quinto o resto e resto

  7. Cristiano says:

    Era só um espanholzinho contra esse mundo todo… é uma conspiração contra ele, sem dúvida!!!
    Que burrada da Ferrari, hein? Tem que considerar ainda que nas 50 voltas com o mesmo pneu teve ainda que poupar um monte… sendo que dois stints de 25 iria ser pau puro…
    Interessante que consideraram ele andar 50 voltas porque o Massa andou 46 voltas no segundo stint. É, tem mais gente com o cargo a perigo em Maranello.

  8. Ronaldo says:

    7 pilotos diferentes ganharam. Será que o próximo vencedor será um piloto diferente? Quem é que falta? Poderia ser o Schummi da Mercedes? Até pode ser. Poderia ser o Massa? Esquece. Esse só serve para saber se um piloto está dirigindo mal ou não. Quem estiver atrás do Massa ou é ruim ou tem carro ruim. Quem estiver na frente, não fez mais que a obrigação.

    • Carlos says:

      Poderia o sétimo vencedor ser o motorista da gang Benetton, agora de Mercedes? Fala sério, isso só pode ser piada… Bom, tá certo, se até o Maldanado já ganhou corrida de Williams, porque que o segundo piloto da Mercedes também não pode ganhar uma? É capaz de todo mundo brecar pro cara ganhar, assim quem sabe ele desiste e para de bater nos outros.
      —————-
      -Manhê!!! O pai já saiu da corrida. – grita o alemãozinho.
      – Santo Deus, de novo! – Rapidamente ela pensa numa desculpa: – É que ele vem mais cedo pçra andar de bicicleta com vocês.
      – Que droga! A bicicreta do pai sempre encrenca quando a gente tá andando.
      ———————
      No mais, Alonso, o maior piloto de todos os tempos depois do Clay Regazzoni, deve tomar cuidado se o cara que cuida dos pneus der pra um preservativo antes de algum encontro romântico.

      • Fabio says:

        Não dá nem vontade de zuar esse Carlos. Fracassado demais. Só dá pra sentir pena mesmo…

      • Carlos says:

        Nico Rosberg – 67 pontos, 5º no campeonato
        Bruno Senna, 15 pontos, 10º no campeonato
        Massa, 11 pontos, 11º no campeonato
        Schumacher, 2 (dois) pontos, 18º no campeoanto
        Tá difícil não só me zoar, como também zoar o Massa ou o Bruno Senna. Tá difícil zoar também o Sergio “Não Contavam Com Minha Astúcia” Pérez que está em 9º com 37 pontos e já foi ao pódio.

        Sugiro ao Reginaldo Leme que contrate um guarda-costas (não precisa ser o Kevin Costner) depois de ter dito durante a transmissão que Jacques Villneuve quase foi vítima de uma das VIGARICES do Schumacher em 1997. É capaz que lhe preparem uma emboscada na porta da Globo.

        Até a próxima trombada ou rebimboca encrencada. Desde que ninguém se machuque, tudo bem.

      • Gerson says:

        Fracassado mesmo.

        Lamentável alguém tornar público tanta baboseira, tanto recalque “vestido” de opinião.

        E ainda por cima não sabe que 7 (SETE) é maior que 6,5,4,3,2,1,0…

        Vai ver a pole em Mônaco foi uma obra do acaso, ou como já insinuaram outros recalcados, “os outros pilotos” não quiseram arriscar um acidente nos treinos classificatórios, aí “sobrou” pro Schumacher.

        Povo burro.

      • JJ Lento says:

        ?????????????

  9. Vamos comentar pro Flavio não ficar tão triste no twitter…

    Formula 1 é um lugar onde você é tão bom quanto sua ultima corrida. Até sexta todos eram só elogios à Massa, agora o “coitado” já voltou pra fila do RH da Ferrari. kkkk

    No mais, bela vitória de Luiz. Eu torcia por Fernando, mas achei legal esse papo de 7º vencedor diferente.

    p.s.: E aquela narração da sportv na reprise?? “Hamilton vem fungando no cangote de Vettel!” Que gay!

  10. Gerson says:

    Tô esperando…

    O Massa já “renasceu”???…Por favor, me avisem. rs

  11. Mauricio says:

    Três conclusões depois do Cana-da:
    – Senna deixou de ser piloto pagante para ser TEIMOSO pagante;
    -Massa continua brigando com o carro, por isso ainda não perdeu o emprego. A Ferrari sabe a merda que faz…
    -Hamilton e Alonso, um dos dois será o campeão este ano. São demais!

  12. Silvio Taka says:

    Tava na cara que o Hamilton iria passar o Alonso depois de trocar os pneus… se a engenharia da Ferrari tivesse chamado o espanhol na volta seguinte, as coisas teriam se complicado para o inglês, que engasgou na saída dos boxes… Mesmo tendo feito uma volta muito boa, estava embolado com retardatários, iriam voltar muito perto um do outro, com Hamilton andando pneus macios. Foram lentos demais os italianos.

  13. Paulo F. says:

    O comentário é legal. Mas o melhor é a foto! A saida para a Ferrari é comprar rápido um carro da Sauber! Ou melhor demitir todo mundo e encampar a equipe suiça! O carro de Peter Sauber este ano é muito bom , mas falta $$$$. Quanto ao campeonato ainda em aberto.

    • Mauricio says:

      Idéia genial!

      Não sei por que não fazem.

      O fim da corrida tanto do Alonso como do Massa ontem foi melancólico.

      Sem pneus, os dois perderam posições como se fossem retardatários.

  14. Roberto says:

    FG, você é incorrigível!! No bom sentido. (já esperando pela pedrada)
    Sabemos, todos, que você adora o FETTTTEEEEEELLLLLLL!! E o El Fodon das Astúrias – ALONSITO.
    Até quando o neguinho (sem conatação prejorativa), o Seu Hamilton faz uma puta corrida, você quase não fala dele. Diz em seu texto que Alonso vinha fazendo uma corrida brilhante. E seu Hamilton fazia o que? Vocês dizem que a REDBULL e a FERRARI cuidam melhor dos pneus que a MCLAREN. Então respondam, qual foi a mágica do seu Hamilton?
    Todo mundo esqueceu, inclusive você, de que o Seu Hamilton é gastador de borracha da maior qualidade. De repente o cara aprende a guiar o carro que foi desenvolvido a maneira de BUTTON, o Boniton. Suas palavras em suas colunas do ano passado e desse ano.
    Sem os problemas particulares que assolaram a vida do seu Hamilton o ano passado, ele ressurge mentalmente forte essa ano. Nunca ante na história da F1 um piloto amadureceu tão rápido. Está engolindo literalmente o tão elogiado pilotaço, o senhor Button.
    Vamos aguarda e ver finalmente a zanga do dono do Blog passar.
    Eu também fiquei puto na China em 2007. Era para seu Hamilton ter acabado o campeonato ali. Seria o mais novo campeão de todos os tempos. Mas a cabecinha do seu Hamilton era fraca e era muito teimoso e não obedeceu os chamados para o BOX.
    Por fim fico com a fala de um dos seu pilotos preferidos – Dom Alonso I – El fodon das Astúrias!
    ” Como havia dito no inicio do ano, um piloto que sempre fico de olho na disputa pelo campeonato é o Lewis. ELE È O MEU MAIOR RIVAL” (a caixa alta é por minha conta).
    Para Alonso, o FETTTTTTTTEEEEEEEEELLLLLLLLLLL está em um patamar inferior.
    Roberto, (na polêmica)

    • Mauricio says:

      E tem ainda que completar que ele tirou a diferença do erro de sua equipe no último pit, no braço. Correndo muito e fazendo um final de prova incrível.

      Para mim, se ele ou o Alonso levarem o titule deste ano ta bom demais. Os dois estão os melhores em pista.

    • Zé Fini says:

      Eu acho que desligaram a “repinboca da parafuseta” que está dando conflito com a “tatarineta” do carro de Button, pq de uma hora pra outra, o cara virou um “Felipe Massa”, ou seja, não tá andando nada, não “sabe o que houve com o carro”, diz estar “perdido” e espera melhorar nas próximas corridas, além de estar com dezenas de pontos atraás de seu companheiro de equipe.

      Realmente, tem algo estranho…

  15. Ulisses says:

    Pois é Flávio, também achava que Button iria muito bem em 2012, talvez até levar o título. Mas, acredito que ainda vá dar muito trabalho. Ele é calmo e dirige pacas, é um piloto “erudito”, clássico, não força o carro sendo sempre muito rápido.
    Difícil é torcer contra o Alonso! Nesse fim de semana fui feliz, nos outros não sei …. ainda bem que ele corre pela Ferrari … rsrsrsrsss
    Hamilton impecável, está pintando o dono do campeonato, sempre muito gostei dele.

    E boa viagem a Le Mans meu caro, se puder, tire algumas fotos com a sua visão da “coisa” e depois poste aqui .

  16. Hamilton says:

    Além da minha vitória, destacaria o passão que o Kova deu no Senninha no começo da prova, arrependimento deve estar sentindo Sir. Williams, qualquer um dos disponíveis faria menos feio que o sobrenome sobre rodas.

  17. José Morelli says:

    Sobre a Lusa ser o melhor paulista no Brasileiro – não esquecer que o Corinthians tá focado 100% na Libertadores e o Palmeiras na Copa do Brasil. Só pra deixar bem claro.

  18. Ron says:

    Corridaça do Hamilton.
    Não que as de Alonso e de Vettel não tenham sido boas, mas o inglês sentou a bota depois da troca e caçou os dois depois da parada. Ferrari e Red Bull devem ter pensado que a parada do Hamilton era por pneus muito desgastados (em função do estilo dele) e confiaram demais nisso. Vacilaram completamente ao vê-lo chegando com tudo e não chamarem Alonso e Vettel rapidamente aos boxes. Na segunda ou terceira volta que vissem o Hamilton diminuindo a diferença, os dois deveriam ter entrado e colocado os super macios. No mínimo teriam mantido o pódio ou talvez até brigassem pela vitória.
    Grosjean e Perez: boas surpresas mesmo.
    Massa parece que está melhorando (em função da evolução do carro). Em classificação está de volta ao normal. Em corrida melhorou bastante, mas dessa vez errou e se complicou (poderia ter obtido um bom resultado). Só não sei se, caso ele não tivesse rodado e estivesse perto de Grosjean e Perez no final, a Ferrari deixaria que ultrapassasse o espanhol (provavelmente ouviríamos algo assim “Fernando has better tyres than you.”) e ainda teria que segurar o Vettel (“Vettel is faster than you. You must ruin his race.”).
    Schumacher está precisando de um banho de sal grosso. É bom levar também o carro, os mecânicos, o Ross Braun etc. Ah, esqueci: ele pode (aliás, deve) convidar o Button. O Bruno pode dar uma passadinha por lá também, se quiser.

  19. paulo says:

    Ue, voce virou saopaulino? deixou a Lusa?

  20. Lucas says:

    Ah, vale lembrar que o “recorde de diversidade” ainda não foi quebrado, só o de número de pilotos vencedores diferentes nas primeiras corridas. Em 82 foram dez pilotos vencedores diferentes, e eu duvido muito que esse recorde seja quebrado esse ano. Hamilton era meio óbvio que só não ganhou antes por causa dos problemas que a equipe teve, então chegar aos sete era questão de tempo. Não creio que vá aumentar muito mais que isso. A Lotus, que no começo do ano parecia candidata a vitórias, parece não ter acompanhado a evolução das outras equipes e o Massa nunca foi piloto de ganhar corridas sem o melhor carro do grid, o que a Ferrari ainda está longe de ser, apesar da evolução incrível.

  21. Eduardo_SC says:

    As voltas finais foram bacanas. roteiro de corrida dos anos 80 quando a equipe trocava os pneus,o piltoto tirava a diferença perdida nos boxes e ganhava posição ultrapassando. Quanto ao Massa, a imprensa italiana está de implicância com ele. Qualquer erro vira a gota d’água. Resultado foi normal quando se roda. Não foi má pilotagem, foi um erro. O problema é que ele está na alça de mira até aparecer um fato novo em Maranello e vão levar a ferro e fogo até substituí-lo.

    • Mauricio says:

      E leve em conta também que a maior parde do temo ele correu entre o sexto e o quinto lugar e só foi mais para trás devido ao mesmo problema que fez o Alonso cair também. Faltou pneu!!!

  22. Massa , Senna , e Schumi, nomes que não veremos na próxima temporada.

  23. Esse trio no pódio só mostra o quanto a gente tem q ficar de olho na GP2.

  24. Anderson Ramos says:

    Olá Flávio para mim foi Fantástico esse GP do Canadá, realmente a Fórmula 1 este ano está dando show. Que corrida do Lewis Hamilton….esse realmente é um dos melhores pilotos do GRID. Que pódio renovado com Grosjean e Perez, que bom não ver o dick vigarista (Alonso) e nem o menino maluquinho (Vettel) lá em cima. Deste jeito o Hamilton agora é o lider.

    Agora mudando a pagina, que pena ver o Felipe se arrastando com uma Ferrari que foi feita pelo visto só para o seu companheiro andar bem.

    E o que falar da equipe Williams, brigando no fim do pelotão com as nanicas…o Maldonado e o Senna quase nem foram lembrados na transmissão da Globo. Espero que em Valência o Bruno e a sua equipe melhorem.

    Viva a Fórmula 1…..2012.

  25. Alan says:

    E eu concordei com o Villeneuve. A corrida estava muito chata. depois melhorou e bastante. Nào concordei com o trio da Band (band pq as duas são uma m….). alguém concorda comigo ou eu estava reinando?

  26. Jaison says:

    E por mais um pouco que o Alonso não perde mais uma posição. Olha os tempos de chegada.

    5: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 13s411
    6: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 13s842

  27. Thiago Marinho says:

    Flávio, o melhor time no Brasileiro é o SPFC, foi mal !

  28. gilles says:

    Flavio, boa viagem a Le Mans, “p.. corrida”,da um abraço ao Divilla, e quanto a corrida, manda o “Lucca” demitir o ” Domenicazzi”, vai se ruim na na “estrategia” na casa do chapeu. Abraços.

  29. Felipe Goltz says:

    A corrida foi legal faltando umas 15 voltas para o final. Uma sequência interminável de ultrapassagens e gente com os Pirelli em frangalhos pela pista. Olha, está certo que o Montezemolo possa ter dado uma colher de chá para o Massa e tal, que fez uma corrida apenas razoável, para ser caridoso. O busílis para Felipe é que o tal do Perez mandou muito bem em Montreal, mostrando que não é apenas a Sauber que sabe conservar os pneus, mas o mexicano acima de tudo. Koba o Mito anda forte, mas esfarela suas gomas muito mais cedo que o mariachi do Slim. Sei, não, mas acho que desse jeito Luca di Montezemolo vai mudar de opinião sobre o “excesso de juventude” de Sergio Perez para pilotar para a Ferrari em 2013.

  30. Flavio, nao o gomes says:

    Não sabia que o São Paulo tinha mudado de Estado, ou que estivesse registrado em outra federação….

  31. Gabriel says:

    Finalmente Hamilton renasceu e mostrou que vai dar trabalho e ainda bem que tratou de obedecer a equipe, mesmo contrariado e foi um show. Quem assiste corridas a mais tempo certamente se lembrou de Villeneuve, e o que nos motiva a ver a F1.
    Vettel só não ganhou, porque seguiu o espanhol até quase o fim, a Red Bull só acordou quando viu o Hamilton passar e até “dar tchauzinho”.
    A Ferrari para nossa alegria dormiu até o fim com o Alonso e proporcionaram o melhor final de corrida dos últimos tempos e olha que a corrida estava até meio chatinha.
    E ainda bem que muitos dos comentaristas gostam de ver os safados e mau caráter se dando mal, mesmo que sejam bons pilotos.
    Já basta nós os Brasileiros termos que engolir as safadezas dos políticos, “empresários” e outros tipos de criminosos que se dão bem.

  32. Burn Baby Burn.. says:

    Realmente, parece que o pessoal da Ferrari e Red Bull perdeu o trem da história, com seus os estratagemas tartaruganos.

    Certamente se Alonsito e “Fettel’ tivessem sido chamados aos boxes antes do Hamilton, teriam tido uma sorte melhor..

    Ganhar talvez não.. mas teriam lugar no pódium garantido. Nesta formula 1 de hoje, os engenheiros de ambas as equipes esqueceram que a coisa mais importante é a estratégia dos pneus.. pois quando se degradam.. seus bólidos tomam de 1.2 a quase 2 segundos por volta.. no caso da ferrari e Red Bull claro, porque Lotus e Sauber.. “conforme o FG disse” não consomem a goma com tanta fome.. e é sempre no fim do GP que a merda va para o ventilador.. Milhoes de dólares gastos em projeto, treinamento etc.. e os caras fazem o Alonso andar com pneu velho no fim da prova.. é o fim da picada!!

    Quanto ao Massa o que dizer… Largou bem, estava indo bem..mas depois daquele erro besta, ir para décimo foi o castigo mais acertado

    Mas é importante ressaltar que se o Alonso que é um piloto de alto nivel, que erra pouco e acelera muito e mesmo assim tomou uma revés dos pneus, imagino se o Felipe na sua toada ‘básica” tivesse continuado em 5o o que poderia ter feito. Nada..

    Como cada pista é uma história diferente, acho que finalmente temos os 3 indicados para o campeonato deste ano.. e será um duelo muito interessante..acho que o campeonato mais disputado dos últimos tempos..

    Diferente dos dois ultimos que mais pareciam como remédio caixa preta para insonia.. dava a largada e a gente dormia até a mulher nos acordar para almoço.

    “Acorda bem vem almoçar!!” rsrsrs

    Disso a gente não pode reclamar.. rsrs

    Valeu galera

  33. Felipe says:

    Flávio, sou seu assiduo leitor. Considero, inclusive, que seja um ótimo jornalista. No entanto, seus textos mais recentes estão rebuscados, com uma leitura meio difícil, abusando, talvez, dos apelidos aos pilotos, das piadinhas, etc Tem hora que me perco no texto e não sei nem o que estou lendo. De toda forma, parabéns pela coluna. É a que mais acompanho. Abraço

  34. ms says:

    uma das diferenças existentes entre pilotos que estão bem acima da média ( no meio deles há um gênio) e o resto é que em circunstancias de corrida bem desfavoráveis, causadas pelos próprios pilotos e/ou suas equipe, que levariam a grande maioria dos pilotos a resultados pífios e desastrosos em uma corrida, os que estão “bem acima da média” conseguem correr atrás do prejuízo…..na própria corrida…. minimizando bastante o estrago….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *