ONE QUESTION

Foto de ontem em Interlagos, enviada pelo Luiz Roberto. Corrida de moto. Desculpem a desinformação, mas nem sei qual a categoria. A pergunta: o que as motos têm que os carros não têm? Por que o Paulista de Automobilismo não leva NINGUÉM ao autódromo?

Subscribe
Notify of
guest
46 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Eder
Eder
9 anos atrás

Flávio,
Moro 4 Km do Autodromo e as arquibancadas estavam cheias, por um motivo muito simples; Divulgação.
Acredite!!
Um carro de Som, foi até a periferia anunciar a corrida.
Esse carro ficou o dia todo, pecorrendo as principais avenidas do Grajaú e região, anunciando o evento.
Pra quem não conhece, a região do Grajaú é o distrito mais populoso de São Paulo.
450.000 pessoas.
Os ‘rachas’ também lotam devido a divulgação, semana antes do evento, é distribuído panfletos ao longo da Av. Interlagos e Nações unidas.

Que isso sirva de exemplo para a CBA.

Abs.

mineirosp
mineirosp
9 anos atrás

Além de todas os fatores relatados nos comentários, existe um cenário um pouco diferente das motos. Deixem por um minuto a guerra do trânsito,as questões políticas e econômicas. Para os jovens até a década de 70, 80 como meu pai e tios qual o primeiro motor que você consertou? alguém lembra das cinquetinhas, dos primeiros modelos de motos importados? do primeiro veículo motorizado ? Ai passa alguns anos sem novidades e o mercado de moto volta com o boom da facilidade andar no trânsito até os que passeiam de final de semana. Meu pai ficou 20 anos sem pilotar uma moto e quando comprei uma com 18 anos ele virou meu irmão mais velho “disputando” quem iria sair de moto kk. Em 2004 a concessionária da minha cidade natal convidou clientes, mecânicos para uma excursão para assistir Rossi no MotoGP no extinto Jacarepaguá com despesas pagas, exceto gastos pessoais. Na F-1 é possível ir a uma concessionária de carros da marca “sem graça” e pedir um ingresso para F-1? No máximo assistir a Stock snobs car.

Hiperfanauto
Hiperfanauto
9 anos atrás

Penso que em “São Paulo”, o automobilismo esta perdendo espaço em função do “automóvel” não ser mais objeto de desejo de todo o jovem, tal como era nas décadas de sessenta a noventa, e por consequência, qualquer corrida em Interlagos seja da Divisão 3 seja de Turismo, formula Super Ve e etc levava no mínimo 15.000 espectadores.
Hoje a “moto” tomou o lugar do automóvel como objeto de desejo do jovem, ela tem mais glamour, é mais emocionante e tabém mais acessivel. Logo este novo público corre ao autodromos quando há um evento envolvendo as mesmas.
Há ainda que levar em consideração, o descaso atual com a divulgação das provas do Campeonato Paulista de Automobilismo, apesar de corridas bem disputadas e equilibradas.

vinicius
vinicius
Reply to  Hiperfanauto
9 anos atrás

cê ta louco.
não troco meu carro por uma moto por nada.

Alfredo Junior
Alfredo Junior
9 anos atrás

Mas agora me pergunto porque o Racha em interlagos levam tanta gente também ? Como as arrancadas levavam ?

vitão
vitão
9 anos atrás

vai ver eles colocam um monte de retrovisor pra turma sair chutando………bricadeiras a parte, basta um pouco de boa vontade e divulgação.

Victor
Victor
9 anos atrás

Compare o preço de uma moto top de corrida e um carro top de corrida!
No dia que muita gente puder (e quiser) comprar audi, bmw e outros do mesmo nível, vamos ter corridas de carro de alto nível também…
É minha simples opinião…

Alex
Alex
9 anos atrás

pois é, a que ponto chegou nosso automobilismo…O motociclismo nacional, que passou décadas à mingua, servindo de exemplo

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
9 anos atrás

Paulista de Automobilismo? Pois em 2007, o Autódromo de Interlagos estava VAZIO durante a disputa de nada mais nada menos que uma etapa da International Le Mans Series.

Simplesmente os melhores carros de turismo do mundo: Pegeout 908, Corvette C6R, Acura, Pescarollo C6, Aston Martin DBR9 disputando uma prova de 1000 milhas.

Se não vai ninguém ver carros como estes, por que iriam ver o Paulista de Automobilismo? A verdade é que brasileiro não gosta de automobilismo, brasileiro gosta de pachecar. O público das motos é menor e mais fiel, é uma espécie de “grande clube” intercomunicado e que prestigia as motos de corrida onde estejam. O público do automobilismo é difuso e desconectado, já desconsiderando a parte que só vê corridas para torcer para os “nossos pilotos”.

Fabrício Jabur
Fabrício Jabur
Reply to  Burrinho Batiquebra
9 anos atrás

brasileiro não gosta de automobilismo, até porque não tem condições de participar.

vejam provas de arrancadas, qdo bem organizadas. Num ano o cara assiste, no outro compra um fusca e preparara.

Marcelo (1 Carioca em SP)
Marcelo (1 Carioca em SP)
9 anos atrás

O dia em que divulgarem mais que o Paulista tem corridas ótimas, grátis para o público, com acesso aos boxes e estacionamento no autódromo, começará a aparecer gente.
O problema é que ninguém sabe disso.

Luiz Morais
Luiz Morais
9 anos atrás

Eu arrisco a dizer que é porque não se cobra nada para as arquibancadas e se quiser visitar os boxes paga-se 35 dinheiros. Simples e barato.
Fui muito ver corridas de Uno em Interlagos, fui ver a Stock quando se pegavam ingressos nas concessionárias da Chevrolet na época em que se corria de ômega.
Agora, não adianta cobrar ingresso alto para Stock, copas qualquer coisa, não divulgar nada e ainda querer lotar o autódromo. Ninguém vai pagar para sofrer onde não se tem estrutura, banheiros e lanchonetes.
Uma única vez paguei caro para ver a F-1 em interlagos. Foi a única e última, pois é muito caro, sofre-se com os mesmo problemas de estrutura e ainda em casa, vejo melhor a prova e tenho melhores informações, não sofro com a falta de educação alheia e etc.
Esses são os problemas, diga-se, os mesmos pelos quais não vou a estádios de futebol.

Matheus
Matheus
9 anos atrás

Bom, como cansaram de falar, é a divulgação, com a ajuda ou não de patrocinadores. E olha que ainda dá para melhorar a divulgação por parte deles.

Das corridas de carro, temos 2 grandes problemas: a completa falta de divulgação, veja que nem aqui é divulgado direito quando tem corrida do Paulista, e o fato do público do carro não ser tão interessado quanto o público da moto é.

O público da moto aceita uma 250 demorar para dar a volta na pista, já o público do carro não. No Brasil, como um padrão, o público do carro só dá valor a super carros. Abaixou um pouco o nível, não interessa.

De toda forma, eu acho que se os participantes das corridas resolvessem divulgar um pouco mais, começaria a ter gente. Fosse a categoria que fosse.

Renato Campestrini
Renato Campestrini
9 anos atrás

Penso que organização e divulgação.

Quando começou as arquibancadas também ficavam vazias, mas hoje está bem legal.

O ingresso para a área dos boxes custava R$ 35,00.

Fabio
Fabio
9 anos atrás

Qual o preco do estacionamento na corrida de motos?

Juliano
Juliano
Reply to  Fabio
9 anos atrás

R$ 20,00 carro R$ 10,00 moto

Fabio Pedroso
Fabio Pedroso
9 anos atrás

Boa noticia, já fui em várias corridas de moto em interlagos com as arquibancadas bem vazias.

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
9 anos atrás

Pelo que sei é bem divulgado assas corridas. Sempre fico sabendo ou pelo mecânico da minha moto, ou propaganda na rádio, internet…

Marcello
Marcello
9 anos atrás

Em SP tem público pra tudo desde que haja divulgação.

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

Organização, bom marketing, pilotos não playboys e respeito ao público. E de uma olhada nos post do Edu Dias!

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Vamos com calma galera ! Tô vendo entusiasmo em excesso por parte dos motociclistas ( como eu ). Essa categoria SBK é a top no Brasil. Não existe nada por aqui acima disto, portanto se compararmos com o automobilismo estamos então falando de algo como a Stock cars e não de alguma categoria do campeonato paulista. O campeonato paulista de motos acho que nem existe mais e também não levava ninguém ao autódromo quando existia.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Luiz
9 anos atrás

Belo comentário Luiz, devemos entender bem a dimensão das coisas, mas parece que mesmo sendo a categoria top do motociclismo nacional, também não levava ninguém às arquibancadas. Porém seu comentário é bem pertinente, acho que os organizadores deveriam se reunir para trocar idéias, talvez a coisa melhore mesmo para eventos de menor porte.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
9 anos atrás

Pirelli Superbikes, ontem não pude ir, mas como moro na região passei em frente e estava lotado.
Houve uma grande divulgação, distribuição de convites e até carro de som na região durante a semana.
Já fui em outros eventos e as motos das categorias top são verdadeiros torpedos.
Nas retas são muitissimo mais rápidas que a Stock Cars ou os GT3.
Tomara que repitam essa divulgação, quem sabe isso alavanque o esporte a motor no Brasil.

Alan Ruggero
Alan Ruggero
9 anos atrás

Pq o Paulista de Automobilismo não é divulgado (se fosse não mudaria muita coisa…).

E esse campeonato de motos – praticamente idênticas as vendidas em série – aproxima o público das corridas.

Bom, não tem nada a ver o que eu escrevi, mas não quero iniciar o comentário outra vez.

Ricardo Abreu Lima
9 anos atrás

Caro Flavio,
Normalmente as concessionárias dão os convites gratiutamente, e tem também os malabaristas que chamam muito a atenão do publico!

Felipe
Felipe
9 anos atrás

Moto é moto né nem se compara com carros, e além do que os malas que correm de carro são na sua grande maioria arrogantes, já nas motos são mais gente fina.

Eduardo Melo
Eduardo Melo
Reply to  Felipe
9 anos atrás

Não generalize, nem de um lado nem de outro.

Joseh
Joseh
Reply to  Felipe
9 anos atrás

É isso mesmo… principalmente os que correm de carro na Classic Cup, e ainda mais se pilotar um Lada… e se usar um número 69 então?! …. (hehehehe, brincadeira FG)

Renato RRE
Renato RRE
9 anos atrás

Simples, houve divulgação… Nos dois postos (Ipiranga) que passei semana passada, tinha folhetos, ingressos e posters. Até fui ver o que era aquilo e vi que se tratava desta corrida de motos. Não me interessei em ir, mas acredito que muitas pessoas se interessaram. Bem diferente do que ocorre quando é corrida de carros, ninguém sabe que vai acontecer.

Abs

Dú
9 anos atrás

Simples, como retirar seus ingressos: http://www.superbike.com.br/site/ingressos.php
No Racing Festival em Londrina, sortearam um Fiat zerinho, qual terá sido o público?
http://www.racingfestival.com.br/noticia.aspx?noticiaId=715
Falando em SBK neste fds. em Interlagos, bela capotada:
http://youtu.be/1ra1pVoE9NM

Cristiano
Cristiano
Reply to 
9 anos atrás

Em Londrina raramente tem divulgação bem feita… pela TV, antes da largada das motos do Racing Festival, havia uma boa quantidade de gente em cima dos boxes, e algumas arquibancadas montadas na reta oposta também com bastante gente. O cara que ganhou o Uno tinha o cupom n° 2700 e pouco, que era retirado na chegada ao autódromo no dia. Entrada franca também. Mas no campeonato metropolitano costuma ter pouquíssima gente, a Classic costuma ter mais que o local, e tem gente daqui que fica até com enciumado. Mas já fui em GT, F3, etc., sempre tem pouquíssima gente, fora a Truck e a Stock Car (nessa com empadinha e guaraná). Quinta-feira vai ter “Tarde Quente”, com racha organizado…

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Depois do 1º Maio de 1994 automobilismo em geral virou lixo no “meu” Brasil, não tem mais o querido Airton ao volante e a culpa sempre vai ser desse satânico esporte. Isso tem nome e o caso é gravíssimo, chama-se síndrome do teleguiado ou teleglobado. O que diz a 4 rodas virou motivo de muita raiva no país(matou o Airton), o resto das outras categorias foi junto, para a “massa” automobilismo perdeu o interesse. Isso que dá ficar “endeusando” esportista, depois que ele morre o esporte vai junto.

No motociclismo a pachecada não tem nada contra, nenhum “heroi” nacional morreu antes de bater todos os recordes.

Só pra ninguém ficar me enchendo o saco, isso não é culpa do Airton, e sim da metalidade de um povo que é muito trouxa.

Toninho F1
Toninho F1
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Mais uma Viuva do Senna!!!

Gerson
Gerson
9 anos atrás

“Por que o Paulista de Automobilismo não leva NINGUÉM ao autódromo?”

Pilotos ruins????

Brincadeira…amigo, amigo…rsrsrsrsrrs

Eduardo Dias
Eduardo Dias
9 anos atrás

Salve, blogueiros…

Algumas informações…

Participei de uma das provas de ontem em Interlagos, são 6 categorias

– Superbike Pro – Motos 1000cc preparação livre ( pilotos profissionais )
– Superbike light – Motos 1000cc preparação livre ( pilotos amadores – minha prova )
– Copa Ninja 250R – Motos originais
– Copa CBR 300 – Motos originais
– Copa CBR 600F – Motos originais
– Copa 600 Supersport – Motos preparação livre 600cc

A organização faz uma divulgação muito grande nas redes de lojas dos patrocinadores, pedem para os pilotos tuitar, colocar no facebook, faculdades, baladas, etc.

Não se cobra ingresso para as arquibancadas ( paga estacionamento pra quem coloca o carro dentro do autodromo.

Tem um show de manobras radicais de moto

Sorteio de uma moto Honda 150cc ( custa uns 6 mil reais acho )

Cobra-se 35 reais pra quem quiser ficar no padock

Os pilotos da Superbike Pro ( patrocinados na sua grande maioria ) levam as Umbrellas Girls que são um show a parte e acho que o movimento maior no padock são por causa delas. Brinco.

Os principais pilotos viram 1.40s a volta em Interlagos, chegando facilmente a 280km/h no final da reta dos boxes ( eu viro 1.50s ) e velocidade final 272 km/h

Tentei resumir… mas acho que não tem muito segredo pra fazer a arquibancada lotar… tenho várias fotos, com certeza umas 25 mil pessoas por lá ontem.

Abçs

Edu Dias #8 Superbike light

Marcelo
Marcelo
Reply to  Eduardo Dias
9 anos atrás

Eduardo Dias, mudando de assunto, cadê seus comentários sobre o Rubinho? Alias sumiram…
Acabou toda aquela expectativa?

Edu Dias
Edu Dias
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Salve, Marcelo… tudo na paz?

Brother, se você achar meus comentários anteriores sobre o Rubinho verá que eu torço pra ele se dar bem, que acho ele um ótimo piloto, e se ele não vingasse na Indy, paciência… é isso irmão.

Eu não ganho um passe de ônibus se o Rubinho ganha ou perde alguma coisa… simplesmente curto a pilotagem do cara e cheguei a andar numa prova de kart com ele ( não na mesma equipe ) na Granja, e realmente achei o cara descente… nada além disso…

Na Indy, até agora a nota que dou pro cara é 6,25… rsrs

Abçs

Edu Dias

Rafael Vieira
Reply to  Eduardo Dias
9 anos atrás

Tá explicado, tinha competição divertida e bem divulgada pelas concessionárias, havia também estacionamento dentro do autódromo (cobrado) sem correr risco de deixar na mão dos bandidos (flanelinhas) do lado de fora, acredito também que com esse público havia opção de comes e bebes, bem como os banheiros abertos e funcionando, certo?

Só fazer um evento de verdade que tudo dá certo, pois sempre que posso ir a Interlagos ver qualquer categoria que seja, é um baita calvario parar o carro, comer e beber algo dentro do autodromo e sem contar que tem corrida sem emoção, acho que as motos acharam a simples fórmula para diversão.

abs

jefferson
jefferson
9 anos atrás

simples meus caros

as motos tem velocidade exorbitante , motores que falam alto e lembram um pouco a formula1 , riscos muito grande de acidentes e as disputas acontecem em varios pontos da pista.

os carros : normalmente carros lentos com motores que da desgosto ouvir cada um parece ser de uma categoria diferente ou seja uma chatisse total de ficar vendo salvo algumas excessoes top. como gt ou stockcar .

por isso as motos devem atrair mais publico.

se o brasil tivesse carros e autodromos que proporcionacem um show de verdade como nos estados unidos , juntando isso a alguns sorteios promocionais e mais a tv ajudando talves as coisas mudassem , pois do jeito que esta so tme graça mesmo pra quem esta correndo.

Marcelo
Marcelo
Reply to  jefferson
9 anos atrás

Mais fácil mudar para os Estados Unidos!

Machinist
Machinist
9 anos atrás

Eu acho que é porque atualmente uma corrida de motos é bem mais emocionante e imprevisível do que uma corrida de carros.

Paulo Franco
Reply to  Machinist
9 anos atrás

Perfeito!

Gabriel Araújo
9 anos atrás

Acredito que é a Superbike. Não fui ao autódromo, não sei o que acontece com as motos. Só vi a corrida pela televisão, hoje à tarde, na ESPN – se for a categoria que penso ser. Mas não sei se é sempre assim, porque há um tempo fui à Interlagos ver a rodada tripla FIA GT/GT Brasil/Superbike e se compareceram meia dúzia de gatos-pingados era muito. Só se a divulgação ou o campeonato e sua administração mudaram muito de lá para cá.

Francis Rosário
Francis Rosário
9 anos atrás

Eu arriscaria dizer que a diferença está no marketing.

Reagan
Reagan
9 anos atrás

Pergunta prum motoboy!