BUS STOP

SÃO PAULO (e minha paciência, ó…) – Bom dia, macacada. Já viram o ônibus do Penapolense, a Pantera da Noroeste, estreante na Série A1 do Paulistão em 2013? O Marcel Marchesi mandou.

Já é, disparado, o ônibus mais bonito entre todos os ônibus de todos os times do Brasil. Espero que ninguém coloque fogo nele. Tem mais fotos lindas aqui.

Pessoal de Penápolis, não ficarei triste se receber uma camiseta da Pantera para minha coleção que só contempla times de verdade.

 

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tiago
Tiago
11 anos atrás

Agora há pouco eu estava vendo a campanha do Colo Colo do Chile quando ganharam a Libertadores e vi que a Lada era o patrocínio na camiseta deles na época.
Já que você sugeriu ao pessoal de Penápolis para te presentear com uma camisa da pantera, arrume um pretexto e convença seus amigos chilenos a te presentear com uma camiseta do Colo Colo de 1991. Se você ainda não tem uma, tá marcando bobeira…

Paulo Pinto
11 anos atrás

Times de verdade? Sua coleção, com certeza, tem a camisa do time do Vascão!

Heloisa Covolan
Heloisa Covolan
11 anos atrás

Oi, FG! Legais as informações sobre o ônibus da Cometa, aprendi muito. Mas me amarrei mesmo é na sacada do CLube Atlético PENAPOLENSE de usar um vintage!! Nasci em Penapolis, minha casa fica a uma quadra do Estádio Tenente Carriço, com seus decanos eucaliptos que amenizavam o calor das atividades de atletismo na minha adolescência. Nunca pensei que sentiria tanto orgulho da minha Penapolis! Abraços!!!

William Moreira
11 anos atrás

Flávio Gomes e o pessoal que comentou. O carro em questão é um Flecha Azul série Leito, o veículo tem Chassi Scania K113 e saiu originalmente leito da fábrica da CMA que pertencia a Viação Cometa S/A.
O carro era o 9023. Sobre o comentário de ser o mais rápido do Brasil não procede pois o que foi considerado mais rápido era o 7501 que hoje pertence a um colecionador.
Foto dele em outra pintura http://onibusbrasil.com/foto/398006/
http://onibusbrasil.com/foto/398016/

Mauricio
Reply to  William Moreira
11 anos atrás

Sabemos que o 7500 e 7501 são os mais rápidos da família Flexa.
O novo CMA também era um foguete.
Porém todos os carros da CMA eram muito mais rápidos que os dos demais fabricantes por term um peso menor que as demais carrocerias do mercado. ainda hoje é assim. Nenhum dos veículos hoje fabricados no pais pesa menos que eles.
Portanto era (e ainda é) possível ver esses carros voando baixo em velocidades próximas de 150km/h nas estradas.
Para quem não acredita, uma vez emparelhei com um CMA (o Estrelão) na Bandeirantes, na época que foram lançados. Meu velocímetro indicava 160. Como tem um erro de digamos 5%, a velocidade real deveria ser por volta de 152km/h. Um absurdo!
Detalhe: Para quem vai a bordo a sensação de velocidade é quase nula pois o carro não vibra, não tem ruídos de vento e a rpm do motor é baixa.

Mauricio
Reply to  William Moreira
11 anos atrás

E quando dizemos que é o mais rápido, dizemos que a família Flexa e Cometa são os mais rápidos do pais, onde os 7500 e 7501 são os recordistas.

Guilherme Maitelli
Guilherme Maitelli
11 anos atrás

Notei uma coisa interessante nesse post…
além do apelido do time, o logo é feito nos moldes da logomarca da banda americana de metal Pantera, os “cowboys from hell” (CFH)

olha: http://tuthiennhantam.com/wp-content/gallery/pantera-cfh-tattoo-695.jpg (catei no google)

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Sem dúvida o melhor ônibus que viajei. Não via a hora das férias de janeiro pra fazer Campinas x Rio em um cometa. Hoje na garagem da Vila Maria tem uns 20 Flechas abandonados, quem me dera poder ter um.

José Brabham
José Brabham
11 anos atrás

As cores pelo menos são lindas… as mesmas do meu Tricolor de Aço!!

Daniel Bronzatti
Daniel Bronzatti
11 anos atrás

Ouvir o sopro da turbina do flecha é música para os meus ouvidos… Fiz muito Curitiba-SP neles, era o único a levar menos de 6 horas. Deixou saudade.

Alexandre - BH
Alexandre - BH
11 anos atrás

Flechão com vidros fixos, ficou show!

Moacyr Lopes
Moacyr Lopes
11 anos atrás

E o jogo de luzes que os Cometas faziam nas estradas?

http://www.youtube.com/watch?v=pJ9-SmwOXe0&feature=relmfu

Sem contar o charme dos Flechas.

Alex
Alex
11 anos atrás

Não é propaganda, apenas a título de curiosidade : http://www.viacaocometa.com.br/web/pt/negocios/vendadeveiculos.htm

A Cometa ainda possui unidades do Flecha Azul à venda. No site diz que são ano 1998.

Xavier
Xavier
11 anos atrás

Aqui no ES a viação Itapemirim, São Geraldo e a Marapé usaram muito este modelo..Viva os times regionais!! FG vou ver se consigo uma camisa do Ypiranga , o tubarão da Barra do Itapemirim, Espirito Santo pra aumentar tua coleção..

Márcio
Márcio
11 anos atrás

Isso que é onibus, que saudades dele… ir de Curitiba até Oliveira, para visitar minha avó e meus tios, próximo de Belo Horizonte, era uma delícia, o melhor ônibus que já andei em minha vida no Brasil…

Edson - Cambuquira/MG
Edson - Cambuquira/MG
11 anos atrás

Cometão!!!!

Rodrigo Mattar
11 anos atrás

Saudade de ver esses ônibus no Rio viu? A Cometa tinha garagem na R. Maxwell, no Andarai, não muito longe da minha casa na Tijuca. Andaria a pé até lá se preciso fosse só pra ficar lá uns 10, 15 minutos, vendo essas coisas lindas saindo da garagem para a Rodoviária do Rio.

Igor D.
Reply to  Rodrigo Mattar
11 anos atrás

Verdade, Rodrigo. Me lembro sempre de passar por ali quando voltava pra casa e ver os ônibus lá parados ou saindo da garagem. Lindos demais….

Diego Antelo
Diego Antelo
Reply to  Igor D.
11 anos atrás

Quando iniciou-se a demolição da mesma, vi um pedaço da minha história de vida indo junto. Passei e vi a fachada semidemolida, e foi muito triste. Sobrou, de lembrança, a caixa d´água.

Esse flecha, pelos vidros colados, é um leito, coisa raríssima de se ver rodando. Demorei a descobrir que existia.

walter
walter
Reply to  Igor D.
11 anos atrás

INFELIZMENTE HOJE ESTA GARAGEM É UM SUPERMERCADO, CANSEI DE VIAJAR NO MELHOR ONIBUS FABRICADO PELA CMA ANTIGA CIFERAL (LÓGICO EMBARCAVA NA GARAGEM AO LADO DE CASA).SAUDADES DE UM MUNDO MELHOR.

paulo
paulo
11 anos atrás

O Flavinho, vou te arrumar a camiseta do CAP. Abrasssss

Rodrigo Boaretto Trevisani
11 anos atrás

É isso ai Penápolis….pena que meu time já perdeu deles…Fantasma da Mogiana…meu Batatais..mas merecida classificação

Rodrigo Boaretto Trevisani
Reply to  Rodrigo Boaretto Trevisani
11 anos atrás

Detalhe, na época dos Flechas o trecho Franca – Campinas era feito em menor tempo de hoje, tudo bem, radares, paradas…e tudo mais…mas era incrível….a velocidade.
E tinha rádios comunicadores avisando a previsão de chegada.
Amigos do sangue enferrujado, a solda das Oficinas Cometas eram personalidados Cometa..se der vou tirar uma foto…sei que comprou uma em leilão.

Jorge Diehl
Jorge Diehl
11 anos atrás

Aliás, este foi o único modelo de ônibus produzido no Brasil que prestou!!

Edson - Cambuquira/MG
Edson - Cambuquira/MG
Reply to  Jorge Diehl
11 anos atrás

Assino embaixo!!

fernando carvalho
fernando carvalho
11 anos atrás

GMC , ex- Viação Cometa com certeza !!!!!

Mauricio
Reply to  fernando carvalho
11 anos atrás

CMA – Cia. Mecânica Auxiliar s.a.

Ônibus modelo Flexa Azul, motorização Scania K133; 370Hp, suspensã a ar.

Desenho baseado no GMC 755 muito usado ainda hoje nos EUA.

A carroceria desse monstro é toda feita em alumínio rebitado. Deve pesar em ordem de marcha umas 15 toneladas a menos que a mais moderna carroceria do mercado hoje em dia. Isso posto, anda que nem noticia ruim. Velocidade final algo por volta de 168km/h

Guilherme
Guilherme
11 anos atrás

Bonitão mesmo.

Elias Gottardo
Elias Gottardo
11 anos atrás

Espetacular! Um Flecha é sempre um bom pedido! Vida longa aos CMA’s!!!

Wolf
Wolf
11 anos atrás

FG, não sei por quê, mas no Piauí a preferência dos donos independentes de ônibus para frete são por modelos antigos da Cometa, com mecânica Scania.

Ontem em uma viagem de retorno de Fortim(CE) para Fortaleza, pouco mais de 120km, cruzei com pelo menos 40 deles indo em direção ao RN, provavelmente para algum evento religioso. Alguns com pintura personalizada, mas a grande maioria simplesmente sem pintura, no ” aluminio liso”

Detalhe: Todos em alta velocidade…… e apenas 4 pelo caminho com problemas mecânicos com
todos os passageiros na beira da pista…..

Reagan
Reagan
Reply to  Wolf
11 anos atrás

Eles são bem leves por terem carroceria em aluminio, alem de contarem com possantes motores Scania DS 11 turbo intercooler de 360 cavalos.

Elias Gottardo
Elias Gottardo
Reply to  Reagan
11 anos atrás

E os dois últimos Flecha produzidos para a Cometa tinha motor Scania de 420CV! Imagina só!

Mauricio
Reply to  Elias Gottardo
11 anos atrás

Ainda estão rodando. E a potência certa é 425Hp.

Modelo do Ônibus: CMA by Cometa.

Era o primeiro de uma série que não só seria exclusiva para a Cometa, mas também seria vendido ao mercado.

Mauricio
Reply to  Elias Gottardo
11 anos atrás

E não foram apenas dois, mas 25 ônibus. Estão ainda na rota Rio/BH e BH/SP

Elias Gottardo
Elias Gottardo
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Eles tinham o nome de Flecha mesmo, antigamente no tempo da Ciferal eram os “Dinossauro”.

Este me parece um Flecha VII ou VIII, e até onde eu sei, apenas dois ( Já vendidos) saíram com motor Scania série 4 de 420CV.

Abraço!

Elias Gottardo
Elias Gottardo
Reply to  Elias Gottardo
11 anos atrás

Achei o danado! Era o 7501 da Cometa, tinha o titulo de ônibus mais rápido do Brasil!

Me enganei quando disse que saíram dois Flecha Azul com 420cv, na verdade saiu só um mesmo rsrsrs

http://fotolog.terra.com.br/cometa:2

Diego Antelo
Diego Antelo
Reply to  Elias Gottardo
11 anos atrás

Elias, saíram dois Scania 420 sim. Eram o 7500 e 7501. Eles tiveram mudanças sutis na carroceria para adaptação ao chassis e ao motor.
Posteriormente, vieram os “estrelões”, que substituíram aos Flechas e, curiosamente, a Cometa está vendendo-os antes mesmo dos Flechas, bagunçando a ordem natural de renovação…

Elias Gottardo
Elias Gottardo
Reply to  Diego Antelo
11 anos atrás

Ouso discordar caro Diego. O 7500 foi o primeiro K124 do Brasil, e pertencia a Scania, que o testou na frota da grande Cometa juntamente com o 7501. Logo depois foram repassados a ela. O 7500 era um K124 de 360CV, com cambio Comfort Shift, de 7 marchas à frente e uma à ré; já o 7501 tinha câmbio Optitronic, que é automático ou manual, à escolha do motorista. E tão somente o 7501 era k124 420, e tinha o titulo de ônibus mais rápido do Brasil sil sil… Um Abraço!

Ps.
Mr. Gomes, le agrada uma camisa do Internacional de Lages, campeão catarinense de 1965?

Mauricio
Reply to  Elias Gottardo
11 anos atrás

Sorry
Confundi as bolas, pensei que você estivesse falando dos novos CMA

Mauricio
11 anos atrás

CMA Flexa Azul… Realmente é um senhor ônibus.

Pena que os novos donos da Cometa simplesmente sucatearam a CMA. eram excelentes veículos. Um sopro de diferença no mar de Marcopolos Paradiso 1200 que infestam nossas rodovias como piolhos.

Quanto a pintura vermelha ficou 10!