É OURO

SÃO PAULO (peguemos no tranco) – Sébastien Loeb foi a Los Angeles e faturou o ouro nos X-Games, a Olimpíada dos esportes radicais, na prova de RallyCross. Octocampeão mundial de rali, o francês luta pelo nono título com grandes chances de levar.

Loeb é um dos maiores pilotos de todos os tempos. Mas um certo enfraquecimento do WRC, que precisa urgente de uma revitalização não só técnica, como de marketing, acabou deixando um tanto opacas suas conquistas. Uma injustiça com ele, diga-se.

A propósito, está na hora de Jean Todt, que nasceu no rali, fazer algo de impactante no WRC, de modo a atrair de novo várias montadoras, as equipes de fábrica e tal. Por enquanto, todas as iniciativas têm tido resultados muito tímidos — a adoção dos motores 1.6 foi positiva, mas fez pouco barulho. Há, porém, uma luz no fim do túnel, como relata Fernando Silva em sua coluna. A Toyota pensa em voltar, a VW está preparando o Polo para 2014, a Mini chegou devagarzinho, mas está lá, Citroën e Ford são fortes… Ficamos torcendo. E lembrando de Celica, quattro, Stratos, Impreza e outros monstrinhos históricos.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Snowmeow
11 anos atrás

E vai ter Rallycross aqui no Brasil, em Foz do Iguaçu, nas instalações da Itaipu. De 18 a 21 de Abril.
http://www.espn.com.br/post/318966_global-rallycross-2013-etapa-no-brasil
(Mas eu acho que você já sabe… xD)

Leandro 440 Magnum
Leandro 440 Magnum
11 anos atrás

A verdade nua e crua…

Marcelim
Marcelim
11 anos atrás

Corridinha porca… o Loeb só deve ter ido lá por pressão dos patrocinadores da Citroen. Até porque nem devem vender Citroens nos E.U.

http://www.youtube.com/watch?v=6jjZiv9gHOU

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Flavio, tomara que eu esteja errado:
Desconfio que, durante as etapas desse campeonato, não da para os dirigentes se hospedarem em hoteis 5 estrelas, não existe padocks com restaurantes de luxo para badalações de famosos, as provas levantam muita poeira, algumas largadas são no meio do mato, não existe cobranças de ingressos para espectadores (é só chegar cedo, escolher o lugar e sentar no barranco perto da pista), os pilotos tem que ficar absolutamente concentrados nos dias do evento (caso contrário vão morrer na próxima árvore) uma espécie de evento nômade com pouquíssimas possibilidades de pompa e luxo.
A FIA está parecendo muito a FIFA, com toda aquela soberba e o culto às celebridades e ao luxo desnecessário.

Rally é para quem gosta de automobilismo!

Jose Augusto
Jose Augusto
11 anos atrás

Legal mesmo foi a ESPN cortar a bateria final, onde Loeb conquistou o título, para passar uma mesa redonda de futebol mequetrefe. Parabéns!

Jefferson
Jefferson
11 anos atrás

algo de impactante no WRC que Jean Todt poderia fazer eh mandar todos os carros largarem juntos e promover ultrapassagens. Depois de uns 17km, quem chegar entre os primeiros vai ganhando pontos, pelo amor de Deus !!! Atrair montadoras, que nem a F1 ?? A BMW chegou e ja largou a Prodrive a sua própria sorte. O WRC nunca deixou de ser um campeonato muito bom, sempre foi top, só q não tem o Bernie Ecclestone, como todas as outras categorias. Acontece que esse ano, o promotor foi preso e surgiu uma crise. A mesma coisa iria acontecer se o Bernie fosse preso.

antonio seabra
antonio seabra
11 anos atrás

Loeb é um dos grandes de todos os tempos, em todas as categorias.
E o cara anda muito no asfalto, também em autodromos, vide as provas dele em Le Mans.
Se fosse um piloto dedicado a prototipos, não sei não.
Mas, como acontece com todos, está começando a descer pelo plano inclinado do tempo. Ainda é muito bom, mas deve estar se preparando pra parar, já se arriscou demais.
Esqueçam o Ken Block, e reparem no que o Ogier está fazendo com o Skoda na S2000, as vezes chegando entre os 10 primeiros na geral, ate melhor colocado do que o americano.
Será o proximo Sebastian a fazer sucesso (até já fez com a Citroen…) em corridas de carro.

Antonio

Mauricio MV.
Mauricio MV.
11 anos atrás

No próximo Xgames Loeb deixará todos largarem dois dias antes p/ ver se conseguem ao menos empatar.rsrs

Fabio Santos
Fabio Santos
11 anos atrás

Loeb, Valentino, Schumacher, Agostini, Fangio, Kelly Slater.

Eles e o resto.

Nelson
Nelson
Reply to  Fabio Santos
11 anos atrás

Não poderia ser melhor do que isto.concordo com toda a lista!!

Marcelim
Marcelim
Reply to  Fabio Santos
11 anos atrás

Lance Armstrong, Anne-Caroline Chausson, Nicolas Vouilloz (que foi multicampeão no mtb e no IRC),Jeannie Longo Stephan Everts e os brasileiros Guilherme Tâmega e Fabiola da Siva.

Mas ninguém supera Jeannie Longo, 53 (!) vezes campeã francesa, 13 vezes campeã mundial em várias categorias e que vai disputar a sua sétima (!) olimpíada aos 53 anos em uma categoria extremamente exigente fisicamente. E ainda por cima, é formada em matemática, MBA e doutora em gestão esportiva.

Nagano
11 anos atrás

Desculpe, mas pra mim, sem Subaru ou Mitsubishi no WRC, jamais será um WRC!

Jefferson
Jefferson
Reply to  Nagano
11 anos atrás

tem um monte de Subaru e Mitsubishi correndo no campeonato sulamericano de rallye. Esse campeonato deve ser o WRC que voce quer.

Nagano
Reply to  Jefferson
11 anos atrás

Sim, eu sei, inclusive tem alguns no MSA British Rally Championship que acompanho as vezes, porém, quem não gostaria de ver as duas no centro mundial do rally de volta? NO WRC!

Fernando Matias
Fernando Matias
11 anos atrás

O Polo WRC já está pronto Flávio Gomes! E começa sua temporada em 2013 e não 2014 como havia citado.

Fernando Esteves
11 anos atrás

Flávio você esqueceu da Saab? A Saab correu no X Games!!! Foi muito legal de ver..um sedan correndo entre os hatches.

Marcelim
Marcelim
11 anos atrás

Motorzinho 1.6 é o fim do mundo. Não é por acaso que a categoria vem enfraquecendo. A crise de 2008, regras absurdas, tudo contribui para diminuir o interesse pela categoria. O próprio Loeb ameaçou deixar a categoria por causa dessas regras absurdas.

Vitor
Vitor
Reply to  Marcelim
11 anos atrás

O problema não é o deslocamento do motor, é o tamanho das outras restrições. Os mostruosos turbo da década de 80 na f1, com mais de 1000hp em classificação, tinham 1,5 litro de deslocamento.

Moy
Moy
11 anos atrás

Aquilo foi um passeio no parque pro Loeb.
Foi como botar os leitores do blog, pra correr contra Schumy no cartódromo da Granja Viana.

rubim
rubim
11 anos atrás

vocês viram o hot wheels gigante : http://www.youtube.com/watch?v=e0Y8tmRYYiA , esses caras sabem como fazer uma propaganda…

mano da cohab
mano da cohab
11 anos atrás

bateu em bebado

Victor
Victor
Reply to  mano da cohab
11 anos atrás

É como colocar o Barcelona para jogar contra o time da ESPN. Da próxima vez ele vai correr de marcha ré.

Ullisses
Ullisses
11 anos atrás

Com certeza Flavio!
É um belo espetáculo! Para não dizer sensacional! E eles tem uma estrutura muito bacana para transmições de TV, gravações em HDV, câmeras on board….. etc etc.
Sem dúvida que estão bobeando bastante.
Tá certo que a Finlândia chega lá e “debulha”, mas quem quiser que corra para andar na frente uai! Loeb por ex não é Finlandes.
Vamos torcer!
Para mim, são os melhores pilotos do mundo! Trabalham sempre no limite “instantâneo”, sem a segurança dos autódromos. Pé embaixo o tempo todo, não importando as condições do tempo, dia ou noite e, da “pista”.
Os verdadeiros “phodons” estão ali!

Joseh
Joseh
Reply to  Ullisses
11 anos atrás

“Para mim, são os melhores pilotos do mundo! Trabalham sempre no limite “instantâneo”, sem a segurança dos autódromos. Pé embaixo o tempo todo, não importando as condições do tempo, dia ou noite e, da “pista”.
Os verdadeiros “phodons” estão ali!”(2)

Concordo plenamente!

Leandro 440 Magnum
Leandro 440 Magnum
Reply to  Joseh
11 anos atrás

Aí sim, a verdade nua e crua…

André Nascentes
André Nascentes
11 anos atrás

Existe uma abismo entre Loeb e essas caras que fazem video dando cavalo de pau.

Fábio Eduardo
Fábio Eduardo
11 anos atrás

Loeb é o melhor piloto da atualidade, entre todas as categorias.

Arildo
Arildo
Reply to  Fábio Eduardo
11 anos atrás

Concordo um piloto fantastico e rapido com qualquer piso.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Fábio Eduardo
11 anos atrás

Sem dúvida!!!!!!

Francis Rosário
11 anos atrás

Subaru Impreza, o melhor carro do clássico jogo International Rally Championship.

Bons tempos aqueles onde o melhor simulador disponível era de Rally.

Leandro 440 Magnum
Leandro 440 Magnum
Reply to  Francis Rosário
11 anos atrás

Preferia o Escort RS

Dú
11 anos atrás

O cara é monstro. Nas imagens onboard parecia que estava passeando.

Vitor
Vitor
11 anos atrás

Pena que o Marcus Gronholm não pôde participar. Ver o Loeb correndo contra Ken Block, Tanner Foust e outros desta linha é humilhação.

Ullisses
Ullisses
Reply to  Vitor
11 anos atrás

Vitor, desconfio que Ken Block seja ‘fake”, puro marketing. Ele conseguiu se promover muito bem na net com aqueles vídeos espetaculares no Youtube (os últimos são exagerados para o meu gosto, parecem os shows da Jennifer Lopez). Procure por ele no WRC para vc ver. Vive dando “panca” por lá.
Não estou dizendo que é um mal piloto, só acho não ser páreo para os tops no WRC.

Fernando Melo
Fernando Melo
Reply to  Ullisses
11 anos atrás

Atualmente ocupa a vigésima posição no WRC, tendo terminado duas provas na nona posição, entre elas o Rali da Nova Zelândia, que consta ser o seu favorito.

Acho que ele é mais show mesmo… Sinceramente ele me passa uma imagem de que não é um piloto profissional, e sim alguém que faz aquilo ali porque pode. É dono da DC Shoes, marca ligada a esportes radicais, tem como patrocinador a Monster Energy, que é outra marca muito ligada a esporte extremos. Tem uma amigo dele que corre na Nationwide, o Travis Pastrana, que era piloto de motocross, mas também já perambulou pelo rali e afins… Na NASCAR o cara teve como melhor resultado um vigésimo segundo lugar. O Pastrana pelo menos foi campeão de motocross, mas o Ken Block acho que é meio canastrão mesmo.

Jefferson
Jefferson
Reply to  Fernando Melo
11 anos atrás

terminou duas provas de duas provas que ele competiu. É verdade que não da pra comparar o talento dele com o talento dos tops do WRC mas falta de informação com toda internet disponível, é demais.

Fernando Melo
Fernando Melo
Reply to  Jefferson
11 anos atrás

Tens razão sobre o número de participações. O que de certa forma reforça o que eu disse: não me passa a impressão de piloto profissional. Não corre temporada completa. Isso é o que eu penso.

Sobre falta de informação com toda a internet disponível… Bom, tenho mais o que fazer do que ficar pesquisando na internet, amigo. E olha que gosto muito de pesquisar na internet. Se me acha mal-informado ou que meus comentários não estão à altura do seu superior conhecimento de rali e outras ciências, não perca tempo comentando.

Um abraço.

Victor
Victor
Reply to  Ullisses
11 anos atrás

Ele é bom correndo contra os zé ninguéns do X-Games. Quando pega piloto profissional de verdade, não tem jeito. Ele, para mim, é como aqueles caras que fazem milhares de embaixadinhas mas nunca serão jogadores de verdade…

Vitor
Vitor
Reply to  Ullisses
11 anos atrás

É justamente isso que eu estava pensando quando fiz o meu comentário. Ken Block faz (muito bem) aqueles vídeos do Gymkhana, apesar de não sabermos quantos takes foram necessários. O Tanner Foust participa mais destes eventos de Rallycross, com algum sucesso, mas claramente não está no nível do Loeb também.

Fabricio
Fabricio
Reply to  Vitor
11 anos atrás

sim, Foust e Block são bons pilotos, o Loeb que é uma lenda, mito, na prova final o Block vinha bem e furou o pneu, fora que acho que respeitaram o Loeb demais na corrida evitando o lado a lado com ele