AL DENTE (3)

SÃO PAULO (rabudo) – Sabe o que deve ser triste para quem ganha uma corrida? Ninguém falar de você. E vai ser o caso hoje. Vai todo mundo falar de Pérez e de Alonso. Hamilton, pobrezinho, será esquecido, relegado ao pó da rabiola.

Bom, então vou falar do Pérez e do Alonso. O Hamilton fica para depois.

Pela ordem, o Chapolin Colorado. Corridaça. Saiu de 12° para segundo. Ele só foi parar na volta 30, dez voltas depois do resto. E como largou de pneus duros, teria os médios para as 23 voltas finais da prova. Saiu dos boxes em oitavo, depois de liderar, e foi passando todo mundo com um ritmo de 2 a 3s mais rápido por volta. Se a corrida tivesse mais umas três, passaria o Hamilton também. Consta que Pérez não parou depois da bandeira quadriculada, continua correndo e mandaram um sósia para o pódio para receber o troféu cocozinho. “Vou continuar até passar! Vocês não contam com minha astúcia!”

Segundão em Monza, na frente da cúpula da Ferrari, sei não…

Alonso, agora. Desde ontem, sabia que tinha o melhor carro do fim de semana. Ou, pelo menos, quase isso. Mas tinha feito o melhor tempo em todos os treinos. Deu um azar desgraçado com a barra estabilizadora na classificação e largou em décimo. A chave para o pódio foi o início da prova. Ganhar posições nas primeiras voltas era fundamental. E ele fez isso. Na segunda volta, estava em sexto, tendo passado uns caras difíceis como Di Resta, Rosberg, Kobayashi e Raikkonen. O passão em Schumacher um pouco mais tarde foi lindo: no começo da reta, onde ninguém espera tomar um risco no cockpit. Já estava bom. E como tinha uma corrida inteira pela frente, era só esperar pelo que poderia acontecer com os outros.

E aconteceu bastante coisa. Button, por exemplo, teve problema na bomba de gasolina no final. Um a menos. Vettel foi punido. Dois a menos. Massa estava à sua frente. Três a menos. Seis menos três igual a três. Está explicado o pódio.

Aqui, um parêntese. Punição besta para o Vettel, não? Exagero. Alonso reclamou pelo rádio, Luca de Montezemolo deve ter ido à torre, Enzo Ferrari saiu do túmulo e fez o mesmo. Na Itália, em Monza… Não, não pode fazer nada contra piloto da Ferrari que se dá mal. Tem máfia, Berlusconi, Cicciolina, Mussolini… Eu, hein. E viram que depois mandaram o Vettel parar o carro porque ia estourar o motor? Vocês acham mesmo que foi Christian Horner que falou com ele pelo rádio? Foi Gregorio di Falco, direto do posto da Guarda Costeira de Livorno. Na verdade, ele disse “vada a box, cazzo!”. O que colocaram no ar foi apenas uma tradução. Vettel obedeceu. O problema, esclareceu a Red Bull depois, era no alternador. E o rádio falou do motor! Está na cara que entrou boi nessa linha.

Outro parêntese. Claro, óbvio, evidente que Massa teria de dar a posição a Alonso. Ninguém nem precisaria pedir. E ele faria isso mesmo se já tivesse contrato vitalício com a Ferrari. Nesse caso, F-1 é esporte coletivo, sim. São equipes de dois membros. Um ajuda o outro quando é necessário. Neste ano, é necessário. Não era em 2002, na Áustria. Não era em 2010, em Hockenheim, pelas circunstâncias — Felipe tinha a chance de vencer depois do acidente, estava melhor que Alonso o fim de semana todo, seria ótimo para recuperar a autoconfiança, a decisão foi de uma insensibilidade atroz. Mas, agora, com Massa sem pretensão alguma no campeonato e Alonso lutando pelo título ponto a ponto, não faria o menor sentido Felipe chegar à frente do companheiro de equipe.

Chega de parênteses.

Mercedes, Maldonado e pilotos das nanicas foram os que fizeram dois pit stops numa corrida que a Pirelli já tinha avisado que daria para completar com uma parada só. No caso dos alemães, até que deu mais ou menos certo. Schumacher chegou em sexto e Rosberg, em sétimo. Pontos para eles. A equipe aceitou que o desgaste de seus pneus era maior que nas equipes rivais e não quis correr o risco de fazer as últimas voltas se arrastando. Na Lotus, total discrição para D’Ambrosio e mais uma ótima exibição de Raikkonen, quinto, mais dez pontos na bolsa, 141 no total, terceiro na classificação. Hamilton tem 142. Alonso, 179. O ferrarista saiu de Spa 24 na frente do vice-líder e deixou Monza com 37 de vantagem. E outro vice-líder. Era Vetttel, agora é Hamilton.

E é com Hamilton que ele tem de se preocupar na sete corridas finais. Button, com a quebra, se sonhava com algo, terá de esquecer. Vai trabalhar pelo parceiro, e faz todo o sentido. A McLaren tem o melhor carro para a parte final da temporada. Em duas ou três corridas, contando com um azarzinho ou outro de Alonso, Lewis encosta se mantiver a cabeça no lugar. Hoje, teve. Ganhou com autoridade e competência. No pódio, estava meio contido. As coisas com a equipe andam estranhas, mas nada que umas duas vitórias e um relógio bonito de presente não resolvam. Seria uma burrice da McLaren deixá-lo sair. Não tem ninguém bom o bastante para seu lugar.

Fechando, os brasileiros. Felipe fez uma corrida segura. Nas voltas finais, explicou que estava sem pneus, assim como Alonso — também ultrapassado por Pérez. Dois bons resultados, e pode-se dizer que deu um passo importante na direção da renovação. Senna conseguiu o décimo lugar na última volta, quando acabou a gasolina de Ricciardo. São sete corridas nos pontos, contra apenas duas de Maldonado. Igualmente importante para começar a olhar para o futuro com um pouco mais de otimismo. Mas Bruno continua precisando melhorar muito em classificação. Caso contrário, pode até pontuar com frequência. Mas pega apenas migalhas.

E fim de Europa. Agora a F-1 segue para a Ásia e fecha a temporada nas Américas. O Mundial continua legal. Pena que vai ter de correr naquelas porcarias de circuitos de mentira, como Cingapura e Abu Dhabi. Mas faz parte. Alguém tem de pagar a conta, diria Bernie Ecclestone.

Ah, notaram que os três do pódio de hoje foram vítimas de Grosjean em Spa? Imaginem o que teria sido do GP da Bélgica com todos eles na pista…

Subscribe
Notify of
guest

306 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Segafredo
Segafredo
11 anos atrás

Montezemolo sempre foi assim……quer sempre o mais badalado, ou o último campeão. Engraçado como a Ferrari,na era moderna, nunca formou um campeão. Porque será cavalinho empinado?

Paulo Pinto
11 anos atrás

Isso é o que dá, passar as Ferraris em Monza. O guri achou que estava fazendo bonito, se ferrou! Montezemolo acha que ele ainda é inexperiente.

Maconheiro - SP
Maconheiro - SP
11 anos atrás

Eu assisti a corrida na Fox Sports, com narração em inglês (britânico) e os comentaristas diziam que a Ferrari só não faria a inversão de posições se estivessem malucos, considerando a realidade do campeonato.

No mundo inteiro entende-se a F1 como um esporte coletivo, onde os pilotos podem até duelar dentro da mesma equipe desde que a situação do campeonato comporte isto, mas nunca sendo idiotas o suficiente para perder um título de pilotos por nada.

Só na República Pachequista da Galvanolândia é que este tipo de coisa é visto como uma afronta ao esporte. Pior, fazem vista grossa quando isso acontece em outros times, sem brasileiros envolvidos (e isso acontece sempre).

Brasileiro tem muito o que aprender, ainda.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Maconheiro - SP
11 anos atrás

Concordo com você! Acho até que você tem razão.

Mas …. gosto é gosto.
Eu gosto de ver aquele piloto que dá uma banana para a equipe e passa por cima de quem quer que seja, inclusive do companheiro de equipe.
Hamilton fez isso com Alonso, Senna com Prost, Piquet com Lauda … que eu me lembre.
Se o Perez for mesmo para a Ferrari (tomara), acredito que vão tentar puxar o freio de mão do rapaz depois da 1ª choradeira do espanhol quando o garoto começar a “por tempo” nele, em nome do esporte coletivo …
Fórmula 1 boa é quando o “pau come”, o que sobra, o resto, é esporte coletivo para inglês ver.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Isso, tomara que o Chapolin assine com Maclaren ou RBR ou ainda Mercedes…..porque na Ferrari ele tá ferrado!!

Ulisses
Ulisses
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Sem dúvida!

Paulo Pinto
11 anos atrás

Parabéns, Campeão:

GP da Itália 1991 – GP da Itália 2012: 21 (vinte e um) anos pontuando no Altar do Automobilismo.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Traídas, Viúvas…….kkk e vc se enquadra onde? hmmm deixa ver se acerto: numeros, numeros, numeros……nrs…..nrs. O maior fake da história da F1 moderna!!!

Nelson
Nelson
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Pior é o segafredo brasileiro:um café de merda.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Nelson
11 anos atrás

Realmente é muito ruim essas máquinas…kkk

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

O apelido “traídas” é de minha autoria (dispensa explicações), e se aplica aos fãs do Massa. Podem usar à vontade, não cobrarei direitos autorais.

Segafredo, cabe a você ou a qualquer outro, criar um apelido para os fãs de Top Seven.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

“Opacas Esforçadas”….quem sabe??

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Há! Há! Há! Esse apelido é ruim pacas! Você tem que se esforçar mais.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

kkk….o cara é tão sem graça que nem apelido pega..poxa!!

Enko
Enko
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

a,mantes de alemão, fica melhor, aliás é assim que as trato sempre que elas se manifestam.
até a corina já veio no blog reclamar do assedio deles em relação ao seu marido.

Paulo Pinto
Reply to  Enko
11 anos atrás

Ela é uma louraça!
Dela, só aceito reclamações, pessoalmente…

Geraldo Soares
Geraldo Soares
11 anos atrás

Prezado FG

Amigo estive neste fim de semana na Italia e vi o GP de perto, passei pelo padocck na sexta feira, e amigo o buxixo era grande sobre algumas coisas!
1 Massa esta da Ferrari e negocia com 2 equipes Mclaren e Mercedes , mas uns diziam que o destino dele seria a Sauber ou ate mesmo a Willians

2 Hamilton fechado com a Mercedes

3

Jackspeed
Jackspeed
11 anos atrás

haja choradeira dos pachecos, não adianta, Alonso tri, e vettel não terminaria a corrida de todo jeito, parem de chorar.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Jackspeed
11 anos atrás

Meu caro, não somos nós que choramos, é o Alonso …. kkkkkkkkkk

PS: Ele também faz beicinho e esperneia ……

JPaulo
JPaulo
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

ai Jackspeed.

so vc nao enxerga que o Lewis e Bem melhor que o Alonso.

e nao precisa de ajudinhas extras da safada FIA,

fale com ele que ficar dando Xiliques pelo radio,pega super Mal…kkkkkkkkkkkkk.

Gabriel
Gabriel
11 anos atrás

Flávio, voce tem toda razão, tem “boi na linha”.
Deram um jeito de acertar o Hamilton na corrida passada (só que não deu muito certo)
“Fizeram” o Vettel parar, aliás os 2 RBR
Na próxima a vítima com certeza será Hamilton.

Paulo Pinto
11 anos atrás

Esse murrinha leva um “século” para largar na frente do espanhol e quando consegue, entrega a posição “de bandeja”.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
11 anos atrás

Bruno Senna estava rapido e combativo mas o toque do Paul Di Resta logo na 9.ª volta e consequente passagem pela escapatoria deve ter prejudicado o equilibrio do carro. Podia ter terminado na frente do escoces e de Kobayashi, ou pelo menos teria dado muito mais luta a esses dois, assim so pontuou por causa do azar do Ricciardo.

Estranho mesmo foi o toque do Di Resta nem sequer ter sido investigado. Por muito menos o Bruno foi penalizado em Valencia, apos um desentendimento com Kobayashi, num incidente de corrida com culpas repartidas. James Allen diz que o Williams nao estava ao lado do Force India, mas segundo as regras basta um piloto colocar a frente do carro ao nivel da asa traseira do adversario para este ter de lhe dar espaço. O Bruno estava muito mais a frente do que isso e viu a sua corrida prejudicada por aquela manobra desleal do escoces.

Fabio
Fabio
Reply to  Fernando Cruz
11 anos atrás

Estranho é essa cara de pau toda pra pachecar à favor do Bruno com uma idéia tirada da sua cabeça,completamente debilóide,diga-se de passagem. Mas enfim,cada um com as suas estranhezas..rs

Marcos Gonçalves
Marcos Gonçalves
Reply to  Fabio
11 anos atrás

Pior é a antipachecada só pra dizer que é sabidão. O Fernando tem razão.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Fabio
11 anos atrás

Debiloides sao essas suas palavras. Limitei-me a dar a minha opiniao sobre o que aconteceu, se voce tem outra opiniao devia argumentar de forma seria. Va ao site de James Allen e vera que ha quem tenha a mesma opiniao que eu e sao britanicos como o Di Resta. Alem do mais pior que pachecada e a pachecada invertida, sempre contra os pilotos brasileiros, com criticas negativas que de construtivas nao tem nada!

Gerson
Gerson
Reply to  Fernando Cruz
11 anos atrás

mimimi…é sempre mimimi…

Ulisses
Ulisses
Reply to  Fabio
11 anos atrás

Pior que o pacheco, só o anti-pacheco! O pacheco pelo menos torce pelo seu país, por pior que sejam os seus representantes.
O anti-pacheco cai naquele vazio ideológico da patrulha sectária, muito conhecido na época da ditadura militar, coisa muito antiga por sinal.

Vazá aí rapaziada, já passou da hora de se ter um pouco mais de respeito às opiniões contrárias aqui nesse blog.
Não passam de adolecentes mimados e desinformados. Aqui não é lugar para vocês meus caros. Xô satanás! Vááázaaaa!

Enko
Enko
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

caro fernando, um amigo me dizia: o mal de um brasileiro é outro brasileiro, sempre torcem contra, só o que presta é de fora.
por iso que seremos sempre um país de quinta categoria, não temos nem orgulho de nós mesmos.

A Rafaela(22:45)
A Rafaela(22:45)
11 anos atrás

Não é bem assim, em 2010 em algumas provas Vettel e Webber brigavam pela posição e a RBR mandou códigos pelo rádio, isso foi necessário depois daquela confusão no GP da Turquia, onde Webber e Vettel se chocaram. Nas reuniões o time pediu para ambos não jogarem corrida fora em uma disputa caseira, e se precisasse ia mandar ordens pelo rádio. Bom lembrar que, nenhum piloto manda no time todos são empregados, mas sabendo conversar e visando o melhor para a equipe podem fazer suas exigências!

No áuge da disputa na reta final Webber EXIGIU condições iguais sem ordens de equipe(Como diria o Galvão: “isso é o certo, justo e correto”. Mas burro foi Webber, nesse momento ele estava muito a frente de Vettel na tabela, podia exigir o jogo de equipe a seu favor), ou seja ele mesmo se condenou quando Vettel estava a frente nos GPs do Japão e Brasil, naquele momento Webber tinha mais chance de ser campeão que o alemão. A RBR não poderia exigir que Vettel entregasse as vitórias nessas duas provas puramente porque Webber exigiu que não queria jogo de equipe no time.

GP do Japão 2010:
1-Webber,220
2-Alonso,206
3-Vettel,206

GP da Koreia Vettel quebrou na liderança:

GP do Brasil 2010:
1-Webber,238
2-Alonso,246
3-Vettel,231

Como a RBR apostava no potêncial do alemão, deu todas as chances possíveis mesmo ele estando longe nos pontos.

Naquele GP do Brasil, Alonso era o único que poderia ser campeão antecipado, o título da RBR já corria risco, mas a RBR poderia ter “matado” as chances do espanhol exigindo que Vettel entregasse vitórias a Webber já no GP do Japão, mas o canguru exigiu que não queria jogo de equipe. Portanto ele também não podia ser favorecido.

Como Vettel estava se recuperando na tabela, a RBR deixou a coisa rolar, e durante o GP Brasil deve ter feito as contas deixando tudo para a última corrida(se Webber não quer jogo de equipe, então ele também não pode ser favorecido, que fique atrás de Vettel nesse GP Brasil). A RBR teria dois pilotos brigando pelo título na última prova! Vettel disputaria o título “por fora”, mas todos foram pegos de surpresa com o domínio do alemão na prova de Abu Dhabi, fora a péssima corrida de Alonso e Webber.

Se for observar, Webber durante a corrida de Abu Dhabi estava praticamente fora da disputa pelo título. A decisão estava entre Vettel e Alonso, e o alemão foi campeão. A RBR não foi burra de apostar em Vettel até o último minuto.

Burro mesmo foi Webber, depois do GP de Cingapura ele tinha que se impor porque faltavam 4 provas, nesse momento ele tinha que saber jogar no time: “Estou na frente da tabela, Vettel esta bem atrás, mas Alonso é uma grande ameaça”.

1-Webber,202
2-Alonso,191
3-Lewis,182
4-Vettel,181

“Podemos matar o campeonato nas próximas corridas antes de Abu Dhabi, posso contar com vcs se Vettel estiver na minha frente?”

Como Webber exigiu que não queria jogo de equipe, a coisa ficou contra ele! Essa coisa de jogo de equipe às vezes pode tanto atrapalhar como ajudar. Por obra do destino, Webber deu um baita tiro no pé, se ficasse CALADO sem atacar Vettel e a RBR(depois do GP da Inglaterra), na reta final poderia exigir o jogo de equipe a favor…visando(olha que bobo) puramente o objetivo da equipe que era o título de pilotos…

Vamos ser coerentes, o problema não é o jogo de equipe, e sim o companheiro saber usar ele a seu favor,(justamente quando esta bem a frente na tabela), essa é a grande questão…quanto mais atrás nos pontos menos razão vc vai ter. É hora de mostrar serviço na pista, foi o que Vettel fez…calado!

Segafredo
Segafredo
Reply to  A Rafaela(22:45)
11 anos atrás

Muito bem esplanado, Rafaela

Ulisses
Ulisses
Reply to  A Rafaela(22:45)
11 anos atrás

E o que o Massa tem feito …

Mariana
Mariana
11 anos atrás

“Massa estava à sua frente. Três a menos.”

Hahahahahahh!
O povo fala muito que o Massa é o novo Rubinho, mas que nada: tá em situação muito pior o Massinha.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

80th podium for Fernando Alonso…

Galvão vai ter uma parada cardíaca, mais um pódio Alonso passa o “herói” nacional.

http://www.statsf1.com/en/statistiques/pilote/podium/nombre.aspx

Paulo Pinto
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Alonso já passou Senna em GPs liderando o campeonato: 50 x 48.

Mauricio
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Agora faço a pergunta:

E dai??

CAMPANO
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

E dai que o Alonso passou o da Silva com equipamentos bem inferiores.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  CAMPANO
11 anos atrás

O Ayrton teve um carro dominador apenas em 1988 e 1989. Em 1990 e 1991 nao tinha o melhor carro, havia um grande equilibrio de equipamento, tal como em 2005 e 2006 nos dois titulos do Alonso. Mas o espanhol nao tinha um colega de equipa do calibre de um Alain Prost, como aconteceu com o Ayrton em 88 e 89.

Por curiosidade, se for perguntar aos pilotos e chefes de equipa da F1 quem e o melhor atualmente, eles dizem Alonso. Se perguntar quem foi o melhor de sempre eles dizem Senna.

Gerson
Gerson
Reply to  Fernando Cruz
11 anos atrás

Ao som da marcha fúnebre, seguem as eternas homenagens…

Mais uma coroa de flores depositada.

Anti Reich
Anti Reich
Reply to  Gerson
11 anos atrás

O senhor deve ter sido seriamente molestado por alguém com a camisa da seleção brasileira, não foi? O que explica tamanho ódio à quem de maneira muito simples torce por pilotos brasileiros? Viu o Senna correr? Perdeu dinheiro com ele em alguma aposta? O que torna o Ayrton Senna tão inferior assim aos demais pilotos que passaram ou ainda estão na F1? Teria o Sr. Senna sido tão trapaceiro, tão desonesto à ponto do Sr. sentir tanto desprezo pelo piloto? Respeite quem admira o brasileiro, limite-se à contra-argumentar e aceite opiniões contrárias.

Eddie
Eddie
Reply to  Anti Reich
11 anos atrás

Esse Gerson é maníaco. Como você disse, tem algum trauma perturbando. Eu acho que é inveja. E ele leva essa inveja à sério!

Ulisses
Ulisses
Reply to  CAMPANO
11 anos atrás

E daí?

Mauricio
Reply to  CAMPANO
11 anos atrás

Porém tecnicamente muito diferentes.
Então fica a pergunta sem resposta:

E dai?

Sergio Pereira
Sergio Pereira
Reply to  CAMPANO
11 anos atrás

Senna fez milagres com a Toleman e com a Lotus em franca decadência. Eu não me lembro de outros que tenham feito algo aprecido (isso é fato e não pachequismo barato). E sempre fui mais fã do Piquet que do Senna. Alonso é o melhor da atualidade, seja na pista, no microfone ou ao rádio da equipe.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

E dai, 2??

Ulisses
Ulisses
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

E daí 3!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Numeros…..nrs…..nrs…….nrs, apenas. Nada de grandes feitos e espantos na carreira, tanto dele quanto a de Schumicher, Prost, e tantos outros

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Foi só as “traídas” se recolherem, para as “viúvas” darem o ar da graça.
Deve ser algum problema de espaço…

Nelson
Nelson
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Mais um MMPM(MUITA MERDA POR MINUTO)

1k7pro6
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

As pessoas endeusam Senna, porque é politicamente correto dizer que os mortos são anjinhos de asas. Piloto bom é piloto vivo. Se a estrela dele apagou naquele grande prêmio, ficou apenas lembranças. Se vivo estivesse seria apenas lembrado em datas comemorativa.
Deixem o morto seguir o seu caminho. Imagine se Alonso, tivesse tido um acidente fatal na
Bélgica, no auge da sua pilotagem seria também endeusado, idem para Schumi no auge de sua carreira, acordem não existe o melhor de todos os tempos podemos no máximo comparar o melhor de uma geração, e olhe lá.

Segafredo
Segafredo
Reply to  1k7pro6
11 anos atrás

Analiso os fatos assim: Cite 10 corridas top do Schumacher, Alonso, Prost ou seja lá quem for…..e compare com as 10 melhores de Senna. Talvez aí vc note a diferença de talento e piloto….o resto é bobagem falar, ok?

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  1k7pro6
11 anos atrás

Eu tambem acho que nao existe o melhor de todos os tempos. Respondi apenas ao comentario que dizia que “Alonso passou o da Silva com equipamentos bem inferiores.” O facto da maioria dos pilotos de F1 e chefes de equipa terem o Senna como o melhor nao quer dizer que eu tenha necessariamente a mesma opiniao.

CAMPANO
Reply to  Fernando Cruz
11 anos atrás

A maioria dos pilotos e cia sabem do momento do Senna,
melhor equipamento e apenas o Prost como concorrente.
Sendo que, na F1 atual e bem diferente mesmo, o Senna era muito afobado tendo o melhor equipamento, diferente
de super pilotos como Alonso e Kimi.

Segafredo
Segafredo
Reply to  CAMPANO
11 anos atrás

Pra vc meu caro, recomendo que releia o meu post acima, simples assim. Senna teve o melhor equipamento por 2 anos e tinha um adversário duro(prost). Tanto que era 1ºpiloto. Em 1990 Prost elevou a ferrari p/ disputar de igual p/ igual com Senna….Maclaren e Ferrari se equivaliam. Em 1991 as williams já eram melhores e Senna disputou com Mansell, Prost, Piquet sem ter o melhor carro. Ou seja, vc não acampanhou e fia dizendo asneira meu amigo. Faça a comparação como citei acima….é covardia o talento e estilo de Senna com todos os restantes. ….e olha que nestas top10 tem muitas de Toleman e Lotus

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Eu daqui, pergunto:
E daí?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

E daí que: quem não conhece ou, não tem argumentos, não deveria escrever bobagem.

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Pelo visto, você é “viúva”.

Daqui, faço um convite: saia do mausoléu e venha torcer com a gente.
É bastante divertido! Não só durante os GPs, mas também nos comentários.

Pense nisso e um abraço.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Torcer….? só se for pro Hamilton ou Alonso……até dia 23!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Logo dois?
Isso é bigamia!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Porra Paulo, vc esgotou o espaço aqui, cara. kkk

Miguel Direito
Miguel Direito
11 anos atrás

Não percebo esta F1 actual, em que qualquer manobra é logo punida. Vettel nada fez de mais.Fica mal ao Alonso queixar-se logo para o seu team. Nos anos 70 penso que o próprio código de conduta dos pilotos evitaria que eles demonstrassem tanto egoismo e falta de coragem. De resto, em corridas nos USA a defesa da posição é até elogiada! Ora,o Vettel nem isso fez. Seguiu na sua linha…Se fosse ao contrário teriam punido o Alonso?

Ulisses
Ulisses
Reply to  Miguel Direito
11 anos atrás

Alonso é um grande piloto, talvez até o melhor do grid atualmente, mas ficar esperneando, chorando e fazendo birrinha, a Ferrari dando ordens a Massa para deixar passar, ele realmente não precisa disso, pilota o suficiente para ultrapassar quem quizer, mesmo com carros inferiores.
É só ele sentar lá e pilotar, braço ele tem, mas parece ser meio burro (talvez mimado) com relação a isso. E o problema é que, o piloto que lidera atualmente o campeonato, sentado no “carro vermelho”, conhecido por ter pilotos corajosos históricos, com a tradição de contratos iniciados pelo “capo” Enzo, bastante rigoroso quanto ao carater de seus pupilos, ficar reclamando de fechadinhas ….. tenha a santa paciencia!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Miguel Direito
11 anos atrás

Gente! vcs tem de entender que nã foipela fechada em si, mas pelo lugar em que o Vettel a executou….era muito grande o perigo do Alonso chocar-se no muro….por este motivo a punição…entenderam???

Renato F1
Renato F1
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Engraçado! No ano passado, o Choronso fez a mesma coisa que o Vettel fez esse ano! E não teve punição alguma!

Não tem favorecimento para a Chiliquenta!!! E Papai Noel vem-me visitar em dezembro!!!

pedro
pedro
Reply to  Miguel Direito
11 anos atrás

Amigo, olhe este video e teras outra opiniao.
https://www.youtube.com/watch?v=KpK6o-T37v0

Segafredo
Segafredo
Reply to  pedro
11 anos atrás

Já olhei 3x e continuo achando que não foi a mesma coisa, pois Alonso em 2011 deixa muito mais espaço que Vettel deixa em 2012, tanto que só colocou 2rodas na grama enquanto que alonso teve de tirar o carro da pista

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
11 anos atrás

Se o Alonso não tira o carro da pista os dois bateriam.
E aí, foi correto o que o Vettel fez? Tão correto quanto o que o Grosjean fez na corrida passada.
Esse negócio de esparramar tem que acabar.

Mauricio
Reply to  Thiago Azevedo
11 anos atrás

Ele não esparramou, ficou sem espaço. Se forçasse a curva para dentro teria patinado ainda mais e ambos teriam saído reto.
A punição ao Vetel é injustificável.
O alonso é um ótimo piloto para ficar se valendo dessa choradeira toda.
É muito mimimi, muita frescura para tanto talento.
É tanta que até desmerece o cara.

Mauricio
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Se você não viu, basta olhar a sombra das marcas de pneus na saída daquela curva, todos os pilotos deslizam por ela té a margem mais externa da zebra. O Vetel ainda recolheu um pouco.

Mauricio
11 anos atrás

Corrida maravilhosa ontem.

Massa fez um dia perfeito. Correu bem, competitivo e limpo como a muito não fazia.. E fez o que tinha de fazer, ajudou seu companheiro de equipe.Se a Ferrari perder ele, vai jogar fora um bom piloto.

Outro que fez uma grande corrida ontem foi o Perez. Voou baixo no final. Pilotou muito.

O papelão ficou por conta do Alonso e sua reclamação improcedente e pior, os fiscais de pista aceitaram a porcaria e puniram o Vetel. Coitado do Tião. Foi aquela sacanagem!

Para os loucos que ficam se digladiando abaixo, discutindo com muita paixão e pouco cérebro, digo o seguinte:

-Hamilton fica na MacLaren
-Massa fica mais um ano na Ferrari.
-O Perez vai para a Red Bull no lugar do Webber

O resto é pura especulação gente!

Paulo Pinto
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

-E Schumacher continua na Mercedes.

Segafredo
Segafredo
11 anos atrás

Punição besta pro Vettel? Acho que não FG… o Mini Dick Vigarista até podia fazer aquela manobra, mas não ali onde fez…….a chance do Alonso escapar reto no muro era grande. Manobras como esta(mudar a linha uma vez) são aceitas em alguns trechos das pistas, como retas….mas ali não era o caso. Justíssima a punição ao meu ver. Tem boi na linha no rádio da |RBR^? não entendi FG….. o cara mandou ele desligar o motor pra poupá-lo pois são 8 na temporada. o que vc quer dizer com Boi na Linha? Outra, ….pôe o Perez ou o Raikonnen na Maclarem pra ver se não vão disputar o título de igual pra igual seja com quem for….

Mauricio
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Ele não mudou a trajetória, só manteve a trajetória.
Se tivesse forçado a curva para dentro, ambos teriam entrado pelo cano. Cara no muro, pois a RBR teria deslizado ainda mais, atingindo o Alonso.
A punição ao Vetel é injustificável!
Alonso é um tremendo covarde chorão.
Ótimo piloto, mas tem menos coragem que minha irmã ao volante.
É muito mimimi para tanto talento.

Maconheiro - SP
Maconheiro - SP
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

O cara (Alonso) bota o culhão dele em risco a 300 km/h, anda com o carro na brita e na grama com a bunda a 3 cm do chão e vem um palhaço, sentando confortavelmente no seu desktop, tachando-o como “covarde”.

Vai lamber sabão, mané!

Murillo Sperandio
Murillo Sperandio
11 anos atrás

Caraaamba, mais um corridaço ontem, no alto dos meus 20 anos de idade essa é sem duvidas a melhor temporada que eu vi, sensacional…Torci de mais ontem pro Massa, mas infelizmente não deu pra ele de novo…O cara azarado, quem contava com o turbo extra do chesperito?? Mas esta valendo, voltou a ser competitivo, já é um grande passo! Já estou ansioso pra próxima corrida, uma pena ter que esperar duas semanas.

Paulo Pinto
Reply to  Murillo Sperandio
11 anos atrás

Torceu ontem para o Massa? Mas que perda de tempo…

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Ô Gomes, quando é que vai ter gente que ainda precisa aprender que a F1, no Brasil principalmente, não foi só Ayrton Senna ??? ( tem gente aí que não sabe nem escrever o nome do rapaz…). Que antes dele, houve uns gênios chamados Piquet, Fittipaldi, Pace, Landi (só para ficar nos mais famosos) ???
Sem contar Fangio, Ascari, Stewart, Lauda, Peterson, Villeneuve, Prost … e por aí vai…

Wilson
Wilson
11 anos atrás

Não gostei da punição, o Chummi fazia muito pior, esparramava mais que leite quando ferve !!!!!!!!1

Paulo Pinto
Reply to  Wilson
11 anos atrás

Tem razão. Mas ele não está “chorando o leite derramado”. Está se divertindo muito.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Pode ser jogo de equipe, o que for, ser esporte “coletivo”, mas um piloto deixar o outro passar é de doer!
O Massa já liquidou com a sua torcida no Brasil por causa disso, foi até capa de revista semanal sobre esse fato lamentável.
O que não se tem pensado muito é que, um piloto de deixa os outros ultrapassarem não tem atitude esportiva, não tem personalidade forte, com isso o esporte começa a sofrer de crise de identidade, afungentando patrocinadores pessoais por falta de carisma de homens despersonalizados e sem atitude.

Ainda bem que vem vindo por aí um Pérez, um Maldonado, vamos ver até quando vão durar essas personalidades nessa F1 com excesso de punições e que está perdendo muito em carisma pessoal, cada vez mais se transformando em um organismo corporativo com tudo o que isso possa ter de pior.

Da-lhe Hamilton!

Mauricio
Reply to  Ulisses
11 anos atrás

Não importa quem sente no lugar do Massa. As cenas de “ajuda” continuarão as mesmas.
É como a velha sabedoria popular:

OU dá ou Desce!

Roberto
Roberto
11 anos atrás

Esse ano vai ser o ano do TROCO?
Em 2007, ano de estréia do Hamilton, o Alonso tripudiou do neguinho psicologicamente. O espanhol foi surpreendido com a velocidade do seu Hamilton. Nunca um piloto tinha desafiado o El Fodon. Nem o Schumacão conseguiu. Dizem que ElFodon foi o responsável pela aposentadoria do germânico.
Gostaria de lembrar que El Fodon vinha de um Bi-campeonato em cima do Hepta Schumacão.
A confiança do El Fodon estava no Everest. Aí aparece um moleque marrento e veloz e derruba o asturiano. Tá certo que terminaram com os mesmos pontos. Mas, na classificação, deu seu Hamilton, com 21 anos. Não podemos esquecer que Alonso fez de tudo para desestabilizar o seu Hamilton.
O GP do Japão, na chuva, foi a chave para colocar o asturiano no bolso. Hamilton não foi espetacular, ele foi assombroso.
Na China, todos conhecem a história. Precisava de um quinto lugar e liderava. Tinha 12 pontos sobre o segundo colocado, Alonso e 17 sobre Kimi, o terceiro. Na quela época somente os oito primeiros pontuavam e o campeão levava 10 pontos. Era só chegar imediatamente atrás de Alonso ou em quarto para tirar Kimi do campeonato. NIguém na equipe sentou com o garoto e falou. O pai dele disse isso.
Agora, estamos em 2012, o El Fodon lidera o campeonato e o seu Hamilton está no seu encalço.
Será que o TROCO virá?
Vamos assistir.
Eu torço para que sim.
Roberto.

Paulo Pinto
11 anos atrás

“Ô abre alas, que eu quero passar…
Sou Fernandito, não posso negar…”

Eduardo_SC
Eduardo_SC
11 anos atrás

Quanto à Ferrari, não há o que fazer, é uma equipe italiana. Sempre vão existir “filhadap#tisses” desde a imprensa até a diarista que limpa o banheiro.O c# sempre está na reta. Aqui no sul, falamos que eles vendem até a mãe, mas não entregam. É uma filosofia de vida de que ninguém é insubstituível, ao contrário da Red Bull, que deixa o piloto trabalhar com a tranquilidade de que o emprego sempre estará ali.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Eu disse pro meu filho que assisti à uma Formula Um, ja há algum tempo, em que pra se ultrapassar o carro da frente tinha-se que ser bom, porquê não tinha DRS. Continuei, aifirmando que naquela F1 não havia KERS, os motores tinhas 10 cilindros, os pilotos não tinham que adotar trajetórias defensivas pré estabelecidas, se defendiam no instinto e quem vinha atrás também passava no instinto. Meu filho agora acha que eu sou mentiroso.

Paulo Pinto
Reply to  Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Conte a história do Lobo Mau e os Três Porquinhos, que ele vai acreditar.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Se eu falar sobre porquinhos ele vai rir muito.

marcos star
marcos star
11 anos atrás

ponha besta nesta punição, oque o Alonso reclama pelo rádio os comissários obedecem…o campeonato tá armado pro El Reclamador ganhar, ninguem me tira isto da cabeça.

Hallan
Hallan
11 anos atrás

Não é obvio que o Alonso ia passar o Massa com ordem ou sem ordem de equipe? Ele estava muito mais rápido quando passou. +0.5 por volta. E após passar acho que abriu vários segundos de vantagem.

Mauricio
Reply to  Hallan
11 anos atrás

Antes da ordem velada (e desnecessária) os dois corriam na mesma balada, tempos praticamente iguais, ora um mais rápido ora o outro.
Pela primeira vez no ano os dois estavam com o mesmo equipamento.
Depois da ordem o Massa tirou o pé e passou a rodar quase um segundo mais lento.
Depois de ultrapassado ele manteve o ritmo por mais três voltas (1 seg mais lento) e depois igualou novamente. A distância entre eles ficou entre 3 e 4 seg até o final. Ou seja, corrida coordenada, dentro dos limites do equipamento, que naquela altura já estavam com pneus no limite e outros problemas inerentes.Nada espantoso, nada desmerecedor para ninguém, tanto é que o Pérez passou pelos dois sem tomar conhecimento.
O papelão da prova ficou com o Alonso por se utilizar de muito mimimi para fazer o que fez com o Vetel. Mesmo a ordem da escuderia foi algo teatral demais, absolutamente desnecessária.
Gosto mais da postura da Maclarem e da RBR. Equipamentos iguais, chances iguais, que vença o mais rápido. E em finais de campeonato como este, o acerto das táticas de corrida ficam entre os pilotos e seu bom senso. Fica mais bonito que ouvir ordens pelo rádio como aquelas. Sempre tem algum cabeça quente que interpreta isso como covardia, falta de profissionalismo, etc.

Maconheiro - SP
Maconheiro - SP
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Parei de ler no “Pela primeira vez no ano estavam com o mesmo equipamento”.

Vai dormir cara…

Hallan
Hallan
Reply to  Mauricio
11 anos atrás

Claro, mesma balada. Um larga em 10°, o outro larga em 3°. Alonso cola em Massa. E os dois estão no mesmo ritmo de corrida? Fala sério. Alonso mais rápido, ia passar com ou sem ordem. E o rádio que escutamos é só para dar o ibope.

Galvão "Bonzão" Bueno
Galvão "Bonzão" Bueno
11 anos atrás

Sergio Perez superou as duas Ferraris em Monza, na frente de toda a “tifosada”. Isto é bom para o Felipe!!!

Só em Maranello mesmo pra um piloto mais lento ter preferência de contratação em relação a um mais jovem e eficiente. Ô tosqueira!!!

Mauricio
Reply to  Galvão "Bonzão" Bueno
11 anos atrás

Será?

Rama
Rama
11 anos atrás

Achei a punição justa, um drive trough de bom tamanho. Injusto foi Alonso não ter recebido a mesma punição 2 anos atrás, salve engano. Foi bem igual, mas sem punição.

E Pérez não passaria Hamilton. Tava controlando tudo desde umas 15 voltas pro final.

Flávio, você sabe se a Lotus está com o duplo DRS, os dutos, funcionando?
Sei que tiraram em SPA, que faria até mais efeito, mas não vi resultado em Monza. Kimi não foi ultrapassado por todos, mas também não voou nas retas.

Jackspeed
Jackspeed
11 anos atrás

os pachecos voltam sempre que o jogo de equipes não favorece os brazucas do brasil-sil-sil! fosse o Massa o lider do campeonato seria ele o favorecido(alô pachecada lembram de GP China 2008?) assunto repetido então…o curioso é observar que o Alonso deu um show como sempre e os caras ficam nesse discursinho vencido e blá,blá,blá, mas alguns comentários valem a pena ler. quanto ao campeonato está caminhando para el fodon, Hamilton é inconstante, logo,logo vai fazer uma merda e quanto mais pilotos para dividir os pontos melhor para a caminhada de el fodon para o tri, depois do vacilo de 2010 dessa vez vai.
PS:é lindo ver aquelas RedBull trapaceira se ferrando!!

Renato F1
Renato F1
Reply to  Jackspeed
11 anos atrás

Choronso dando um chega pra lá em Vettel em 2011: nada!
Vettel dando um chega pra lá em Choronso em 2012: punição!

O mundo dá voltas! 2010 está aí para isso!

Evandro
Evandro
11 anos atrás

Confesso que jamais imaginei testemunhar um piloto de F1 suplicar punição a outrem, pelo rádio, durante a corrida, após levar um chega-pra-lá absolutamente normal na pista.

A F1 já passou por um processo de nascarização e agora, ao que parece, vive o de feminização.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Evandro
11 anos atrás

É o que sempre defendo, a F1 virou a versão medrosa dela mesma. Quando quero lembrar de como era a F1 de antes, assisto a Moto GP. Não tem essa história de “Buá…vou contar para a minha mãe” por lá.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Evandro
11 anos atrás

A F1 está ficando “limpinha” demais!

sinval prado
11 anos atrás

porque as equipes de uma maneira geral não trabalham
com seus pilotos como sempre foi feito na McLaren
(senna/prost) , (hamilton/button) , (mika / coulthard ) e
recentemente na red Bull , com uma certa igualdade de
direitos e oportunidades

acredito sim na necessidade do jogo de equipe , mas o
fato é que sabemos que sempre existiu o primeiro e o segundo
piloto , porem em algumas oportunidades e tendo como exemplo
a formula 1 do “seculo passado” , o segundo seria o primeiro em
uma próxima temporada , ou no máximo duas temporadas, creio
que esta “moda’ de ter um segundo piloto para eterno e sempre
veio da Ferrari da era shummy . se é que eu não estou enganado

Ao Sinval Prado(23:36)
Ao Sinval Prado(23:36)
Reply to  sinval prado
11 anos atrás

Dá licença Gomes, quero desabafar(desse jeito vou ter um infarto, Deus que me livre como essa turma chora), mas também né a maioria dos pachecos da F1 são torcedores de “futibor”, e lá quando o time perde sempre o mundo é sempre o culpado. Isso explica muita coisa, 99% dos pachecos tem “complexo de perdedor”.

Vc esta ENGANADO Sinval Prado, e colocar a culpa no Schumacher e na Ferrari pelo jogo de equipe na F1, me desculpe mas a pessoa ou é cega ou não gosta do esporte F1, deve gostar apenas de ver brasileiro vencendo.

Caia na real, Brasil atualmente apenas participa da F1, e a culpa não é de Barrichello, Massa ou Bruno Senna. Onde esta a “renovação” de pilotos no Brasil na F1? veja, o caso da Alemanha…aí sim a “culpa” é daquele satânico-alemão, ele quem “desencadeou” a saga da nova geração de pilotos em seu país. Abaixo esta apenas uma pequena parte de como é a verdadeira Formula 1, muito diferente do que o Galvão sempre “ensinou” pela tv. Aceite a F1 como ela é, e não como o Galvão sempre quis.

Líder D.Hill entrega liderança a Prost em 93.
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04

Hilário que, R.Leme no vídeo acima ainda comenta que os pilotos jogavam o carro em cima do outro, e ele aprova a disputa!!! Como os tempos mudaram, hoje é só choradeira na hora de narra e comentar, principalmente quando tem alemão, inglês ou espanhol no lance. Di Resta é escocês, e já esta na boca do povo, só porque deu um chega-pra-lá em B.Senna(o sobrinho disse que Di Resta tinha que ser excluído de uma corrida(???), esse só carrega o sobrenome porque se é o tio no lugar, na pista ia dar o troco. F1 tem que ser assim, deixar os caras se “pegarem” na pista, e não deixar eles fazerem mimimi pelo rádio pedindo ajuda. A FIA infelizmente mexeu com o pensamento dos pilotos na pista, quando os pilotos fazem mimimi pelo rádio, perde muito a graça).

Berger diz que manobra de Schumi sobre Rubinho em 2010 na Hungria era normal no passado.
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/08/13/berger-diz-que-manobra-de-schumi-sobre-rubinho-era-normal-no-passado.jhtm

“Nós pilotávamos mais brutalmente. Três vezes por volta, jogávamos um ao outro contra o muro e sem reclamação. Simplesmente fazia parte”

Pois é Berger, hoje qualquer coisinha tem mimimi pelo rádio e o outro toma punição ridícula, basta ver Vettel em Monza! Os cartolas ingleses da FIA estão fazendo de tudo pra tirar a RBR e o alemão da disputa, só esse time é fiscalizado. E Vettel já tomou duas punições por disputar posições, patético! As Mclarens estão dominando tudo e sequer a FIA vai dar uma olhadinha nos carros.

Só pra lembrar, Rubinho antes de tomar a fechada do alemão no muro, também fez mimimi pelo rádio: “O Schumacher esta me bloqueando na pista, não me deixa passar papai(FIA), alemão feio”

Massa entrega posição para Heidfeld na Sauber, Germany 2002:
http://www.youtube.com/watch?v=1ol0KTDmO54&feature=related

Abaixo, Williams e Mclaren fazem jogo de equipe, Coulthard e Villeneuve entregam posições pra Mikka vencer, e isso muito antes do GP da AUT 02.
F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve :
http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0&feature=related

David Coulthard allows Mika Hakkinen-AUS 1998(primeira corrida do ano, tenha dó, onde foi parar a ética nesse dia?):
http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM

Williams admite ordem para Prost ser campeão em 93:
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=plcp

Líder D.Hill entrega liderança a Prost GP França 93:
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=plcp

Líder Coulthard entrega posição a D.Hill-GP PORTUGAL 1994:
http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=plcp

Jordan team orders at Spa 1998, Ralf mais veloz é impedido de passar líder D.Hill:
http://www.youtube.com/watch?v=ykI39M27y10&feature=related

Formula 1 Team Orders(aqui uma festa de ordens em vários times):
http://www.youtube.com/watch?v=cMpkG7S1qgU&feature=related

Justificando: BBC Jordan Coulthard on team orders:
http://www.youtube.com/watch?v=1yP068g_wjE&feature=related

F1 Team Orders Hockenheim 2008 Vs 2010:
http://www.youtube.com/watch?v=g63ocC1KsV0&feature=related

Red Bull’s team order to Webber ‘Maintain the Gap’ – Silverstone 2011:
http://www.youtube.com/watch?v=ssi3Qyimbss&feature=related

Alonso-Fisichella team orders in Turkey 2005:
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=Ia8d-oupdMs&NR=1

Fizeram um baita carnaval naquele madito GP da AUT 02( e olha que Schumacher devolveu a vitória perdida ao Rubinho no GP do USA do mesmo ano. Porque Rubens não teve PERSONALIDADE e saiu do time ao final do ano? Hoje tenho que ouvir justo o Galvão falar tudo ao contrário, que é a favor do jogo de equipe faltando ainda 7 longas corridas. Não é a toa que sempre mando essas malas da Globo para aquele lugar.

E pra quem fica ENDEUSANDO pilotos do passado, Gilles Villeneuve teve que aceitar uma ORDEM de Enzo Ferrari em pessoa no grid no GP de Monza 79. Gilles não podia disputar posição muito menos a vitória com o companheiro Scheckter. Curioso o comentário de R.Leme aos 3:22 do vídeo abaixo, fala sobre a situação de Gilles no campeonato, com certeza ele não sabia da “armação”. O canadense também teve o seu dia de capacho na F1, e aceitou sem questionar nada…

Fórmula 1 1979 – GP da Itália(Rede Globo)
http://www.youtube.com/watch?v=t9z9dKV9uKo

Um ano antes, Peterson foi impedido por contrato de disputar o título com Andretti, e olha que Ronnie levou patrocinador para a equipe em 78. Gilles e Peterson tinham boas chances de serem campeões, mas Ferrari e Lotus não permitiram.

No vídeo abaixo outro momento que a Ferrari favoreceu o primeiro piloto, novamente a placa “slow” era mostrada na F1, era apenas a quinta prova na temporada, a Ferrari não permitiu que Johansson vencesse a primeira corrida na carreira, ele vinha muito rápido e ia ultrapassar o líder e companheiro Alboreto.

F1 1985 FIA Review 05 Canada
http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY

Nos anos 80 houve casos em que o piloto não aceitou ordens de equipe(mas o fato é que elas já existiam), caso de Reutemann, BRA/81, PironiI, IMO/82 e Arnoux, FRA/82. Nenhum deles se arrependeu do que fez, Arnoux deu um chute no traseiro da Renault em 82 e foi correr pela Ferrari em 83, foi seu melhor ano na F1. Piloto quando tem PERSONALIDADE FORTE passa por cima de tudo, Arnoux evita falar dos tempos de Renault ao lado de Prost, não vale a pena…claro ele só vai dizer que Prost era bajulado…

http://autoracing.virgula.uol.com.br/reportagens-autoracing/f1-os-pilotos-que-desafiaram-as-ordens-de-equipe

Rubinho ficava choramingando como se fosse o único injustiçado na F1, simplesmente ridículo! Se teve jogo de equipe na AUT 02, Rubens fez parte da “armação”, também leva sua parcela de culpa.

Schumacher abaixo entrega a liderança a Irvine logo no início da prova, e ainda teve que ficar atrás até a bandeirada. Não interessa justificar a situação, o fato é que alguém foi favorecido e outro prejudicado, mas um time de F1 primeiro pensa nela. E não adianta o piloto mudar de time todas são assim. A.Senna que também era egoísta sequer lembrava de Berger naquele GP do JPN 91, teve que entrar R.Dennis no rádio para ALERTAR o piloto que Berger merecia vencer UMA CORRIDA, porque em VÁRIAS SITUAÇÕES ele ajudou Airton. Em várias corridas entre 90/91/92 Berger aparecia do nada mais rápido que Senna, mas não forçava uma ultrapassagem para não tirar pontos do brasileiro. Isso também caracteriza jogo de equipe, Berger teve que sacrificar suas corridas para ajudar Senna.

Fórmula 1 1999 – GP da Malásia(Schumacher entrega a liderança a Irvine)
http://www.youtube.com/watch?v=gpKIhBfeg-8&feature=fvwrel

O maior problema do Brasil na Formula 1 não é o jogo de equipe, isso existe desde 1950. Repito, nosso problema é muuuuto mais grave, não temos um piloto fora de série que puxe o time pra sí. Se for observar, Perez esta fazendo o “diabo” com essa mediana Sauber. Se ele fosse brasileiro, Galvão ia colocar como novo fenômeno da Formula 1, o mesmo serve para aquela vitória de Maldonado: “Pra um novato é um espetáculo” diria o Galvão! Como eles não são brasileiros, pra que valorizar…

Piquet em 87, Prost em 89, Mansell em 90 e Alonso em 07 reclamaram muito de seus companheiros serem BAJULADOS pela equipe. Nenhum deles ficaram engolindo sapo, no ano seguinte todos estavam em outro time, isso tem nome…ATITUDE!!! Quer ficar anos na Ferrari ok, mas veja o caso de Kimi, ele teve que arrumar um bom patrocinador para correr na Lotus, isso não diminui ele em nada como piloto. E esse time na parte de estrutura esta atrás das grandes equipes, mas observe o que ele esta fazendo na tabela. Kimi esta super valorizado na F1 e esta conseguindo isso com resultados na pista, valeu voltar a F1 sem ficar escolhendo equipe.

Juliana Amaral
Juliana Amaral
Reply to  Ao Sinval Prado(23:36)
11 anos atrás

Curti seu comentário. E mesmo a emissora oficial tentando justificar, gostei mais ainda da declaração do Felipe ao final: ajudei a equipe! “Cada um sabe onde aperta o calo.”

Que a decisão do campeonato seja no GP Brasil !!

Mauricio
Reply to  Ao Sinval Prado(23:36)
11 anos atrás

A maior parte dos episódios lembrados aqui fazem parte da minha memória também.
Boa colocação cara.
O que falta ao Brasil é voltar a formar pilotos e não filhinhos de papai que só sabem pisar no acelerador e tomar bola para poder tirar racha.
O pais está morrendo pela boca.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Hilário…

Galvão/Leme/Burt a favor do jogo de equipe na Ferrari(só áudio)
http://www.youtube.com/watch?v=oNdWgAyUMYs&feature=youtu.be

JuniorSP
JuniorSP
11 anos atrás

Olá FG, vc citou bem os pontos da corrida e o Hamilton realmente c/ a vitória ficou meio sem brilho em função da belissima do Perez eo El Fodon Fenando. Agora te falo, eu sendo meio italiano-ferrarista achei absurda a reclamação do sr. El Fodon e mais ainda a punição do Vettel, ora vai catar coquinhos o El Fodon tentou passar na curva de Lesmo por fora, tá de brincadeira em não querer passar na areia, foi só o Vettel escorregar e não deixar espaço, ele iria passar fácil mas não era ali o ponto!!! Acho que até Sr. Enzo virou no túmulo. A F-1/Ferrari-Itália-Monza hoje me deixou a sensação do apito amigo no futebol, se quer arrumar resultado faça bem feito pq já vi neguinho perder título c/ tantas armações!!

Ilmar
11 anos atrás

Muito triste que nos dois esportes mais legais do mundo ( automobilismo e futebol ) nós ”já éramos” e atualmente só somos uma potência nas chatices do vôlei e do MMA…

Ilmar
11 anos atrás

Que tristeza… foi ver de manhã a quase beleza dos carros de F1 dos anos 70, quando o Emerson trouxe pra nós o 1o. título há 40 anos, e depois a total feiura dos carros de hoje… É por isso que eu prefiro ver as corridas antigas no YouTube.

Laercio
Laercio
11 anos atrás

A F1 ta muito chata…o Vettel foi punido por coisa de corrida, era melhor fazer trilhos no asfalto ou algo tipo autorama…rsrsr…..assisti a corrida por estar sem sono.

charmeston
charmeston
11 anos atrás

Galera. Vejam este vídeo que compara as manobras de Alonso em 2011 e Vettel em 2012. exatamente no mesmo ponto. Impressiona a semelhança, com a diferença que o espanhol saiu com as quatro rodas e não passou.
Será que a punição é valida? Uma coisa é certa . Os comissários nem se lembraram do ano passado,ou não quiseram ?

http://www.youtube.com/watch?v=6ejUFPjaVQQ

Flavio, post vídeo ,para que mais pessoas tirem suas conclusões.

jean carlo
jean carlo
Reply to  charmeston
11 anos atrás

mas o vídeo é pra provar que a decisão dos comissários foi correta. Segundo o Alonso, houve uma mudança de postura, que este ano, foi decidido que esta manobra é passível de punição, ao contrário do ano passado.

aliás, conformo o pessoal da red bull afirmou, isso é irrelevante, já que no final, o alonso acabou passando o vettel e este abandonou.

charmeston
charmeston
Reply to  jean carlo
11 anos atrás

Bem lembrado.

Luís Almeida
Luís Almeida
Reply to  charmeston
11 anos atrás

Eu vi o video e não acho igual. Na câmara onboard é visível que o espaço que o Vettel deixou ao Alonso é muito mais reduzido do que aquele por onde tinha passado um ano antes.
O espanhol foi mais justo e mais correto. Considerando que o Alonso chegou a estar quase a par com o alemão no inicio da ultrapassagem, os comissários só fizeram o que tinham que fazer.
Antigamente era diferente, mas o antigamente já passou.

Rafaela
Rafaela
11 anos atrás

Sobre o jogo de equipe, só sei de uma coisa. A lição que a Red Bull deu em todo o mundo em 2010 foi uma das coisas mais legais da F-1 nos últimos tempos. Não ordenou que o Vettel desse passagem ao Webber em Interlagos. As chances do Vettel no campeonato, ali, eram quase matemáticas apenas. Se a equipe tivesse dado a ordem, Webber sairia de Interlagos um ponto apenas atrás do Alonso e aí, não dependeria do resultado do espanhol. Quem fosse melhor em Abu Dhabi levaria….

Mas… a ordem não veio. Vettel venceu em Interlagos, com Webber em segundo. E, por um milagre, associado à estratégia ruim e ao fator Petrov, o Vettel ganhou a última corrida e o campeonato. Se a ordem tivesse sido dada, o Alonso ganharia, pois terminou na frente do Webber. Fim de papo.

Aí podem dizer que “se” fosse o contrário, Vettel com mais pontos e Webber na liderança da corrida paulistana, a Red Bull daria a ordem. Podem dizer que “mas” o Vettel ainda tinha chances no campeonato, por isso a ordem não veio.

“Se” e “mas” são suposições. O que existe é o fato: a ordem não veio e, por causa disso, o campeonato foi vencido. Fiquei fã da Red Bull ali.

jean carlo
jean carlo
Reply to  Rafaela
11 anos atrás

mas é isso mesmo. e tem mais, o vettel em corrida já segurou em bandeira com safety car outros carros pra ajudar o webber que estava na liderança muitos pontos na frente e até foi punido por isso.

isso sem falar nas situações estranhas envolvendo a toro rosso.

Lucas
Lucas
Reply to  Rafaela
11 anos atrás

Pode ter certeza que, se fosse o contrário, tinham mandado o Webber deixar o Vettel passar. A Red Bull fica posando de “imparcial”, mas não é curioso que essa imparcialidade só acontece numa direção? Lembremos por exemplo da corrida em que a equipe tinha duas asas novas, o Vettel destruiu a dele, e a equipe obrigou o Webber a ceder a dele pro moleque. Cadê a imparcialidade nessas horas?

Mara
Mara
Reply to  Rafaela
11 anos atrás

concordo plenamente.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Rafaela
11 anos atrás

A ordem não foi dada apenas por um motivo meu caro:
– A RBR queria que Vettel fosse campeão e não Webber(apesar de Webber ter mais pontuação na ocasião)

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Eu bem que avisei em dois comentários no link abaixo, antes da prova:
http://flaviogomes.warmup.com.br/2012/09/al-dente-2/

“Será que o Massa vai segurar a pressão lá na frente, Montezemollo vai querer que Felipe tire pontos de Lewis, Button e Vettel, mas do jeito que anda a maré, não dúvido nada se Alonso chegar a frente do brazuka”

Em outro comentário:

Agora, duro mesmo vai ser aguentar a utopia do Galvão na corrida:

“O Felipe esta fazendo uma corrida de gente grande e com muito mais QUALIDADE-DE-VIDA que o espanhol Reginaldo, o Massa esta em um belíssimo 4º lugar e Alonso sofrendo atrás em 5º”

Não vejo a hora do espanhol encostar para o Massa dar passagem, quero ver o que o Galvão vai falar:

“Tá certo o Felipe, deixando Alonso passar a renovação é automática! Além do mais, é só uma corrida, o torcedor tem que entender não é Reginaldo”

“Com certeza Galvão, eu ia falar isso mesmo, não é Burt”

“é sim…é né”

***Quase que acertei as posições na hora do jogo de equipe(agora, permitido pelo Galvão), Massa entregou a posição na volta 40 quando era segundo na corrida.

Mas hilário mesmo foi ouvir hoje na corrida, estou rindo muuito…

Alonso atrás do Felipe:

“É melhor que seja logo, que passe logo e que Felipe vá atrás…se não tem solução, que passe logo e que o Alonso puxe o Felipe. Veja que o Felipe ABRE SEM NENHUM PROBLEMA, para a ultrapassagem do Alonso”

Alonso já a frente do Felipe:

“Gente, é uma coisa do esporte absolutamente normal, eu sei que vai chover críticas que vai ser um problema. Mas é uma coisa do esporte, fazer o que? O Felipe chegou a comentar: “Eu vou ajudar meu companheiro de equipe”, e assim a coisa funciona. Aí vc esta vendo Jean Alesi no boxe da Ferrari, ele é AMIGÃO do Felipe, e o Alesi faz aquela cara: “Fazer o que?”

Galvão também só foi a favor porque Massa esta com um pé fora do time, se estivesse bem na tabela, Galvão ia SATANIZAR Alonso e Ferrari.

Hallan
Hallan
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Torço pra Massa sair da ferrari só por conta do Galvão. haeehae

Renato F1
Renato F1
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Aí, libera os seis números da mega-sena!

Alexandre Garrincha - Florianópolis
Alexandre Garrincha - Florianópolis
11 anos atrás

Ótimo comentário no final! Ainda acrescento: “… e imagina o que seria do GP de Monza se o Grosjean tivesse corrido…”

Julio Cesar Ruthes
Julio Cesar Ruthes
11 anos atrás

Não sou advogado de ninguém, mas esse negócio do Massa passar ou não, assim com já foi com o Barrichello, é puramente um critério da Ferrari. Das grandes equipes ela é a única a fazer isto. Mas poderia ser o contrário. E quando o Raikkonen deixou o Massa passar em 2008, garanto que muita gente que critica jogo de equipe vibrou o “quase título” do brasileiro!
Moral da história: jogo de equipe, tem gente que gosta tem gente que não gosta. Pra quem gosta, pode torcer para a Ferrari a vontade. Para quem não gosta, tem outras 13 equipes no grid à sua disposição!

samuel.aju
samuel.aju
11 anos atrás

Alonso: ótimo Piloto, calculista e menos arrojado, sorte de irritar, companheiro de equipe sempre pronto a ajudar, cúpula da FIA condescendente com os pitis frequentes de sua equipe.
HAMILTOM: ótimo piloto, não costuma ter sorte, não tem companheiro de equipe para ajudá-lo, mais arrojado e menos calculista, cúpula da FIA nunca alivia para ele, e ainda assim, o Fernando Alonso não esconde de ninguém que vive tendo pesadelos hooríveis com o inglês…. heh hehehe

jean carlo
jean carlo
Reply to  samuel.aju
11 anos atrás

só discordo de uma coisa.
hamilton, muito bom piloto. mas é de nível abaixo a vettel e alonso.

Segafredo
Segafredo
Reply to  samuel.aju
11 anos atrás

Bela Comparação amigo, concordo plenamente, mas Alonso ainda assim é mais piloto que Hamilton…irritante…rs

1k7pro6
Reply to  samuel.aju
11 anos atrás

Fala sério! Hamilton é muito superior a Alonso e Vetel, quantas vezes este ano ele perdeu corridas nos detalhes. Aquela que Maldonado o tirou por exemplo, se não fosse esses detalhes ele hoje seria lider fácil.

Nelson
Nelson
Reply to  1k7pro6
11 anos atrás

DETALHES é que fazem os grandes pilotos.Por pequenos detalhes é que Senna não pode ser considerado o melhor.Varias vezes bateu na sexta,sabado e domingo.3 vezes bateu liderando quase no final,carro rodava e deixava morrer.SÃO DETALHES!!!!!!!

andré frej
andré frej
11 anos atrás

Tive a infelicidade de acompanhar a corrida com o áudio da emissora oficial da manipulação. Pouco destaque foi dado ao estupendo desempenho de Chapolin. Inclusive, percebia-se claramente a vibração dos torcedores ferraristas com seu futuro piloto. Obviamente, babão bueno e cia dissimularam tão situação.
Quanto ao piloto bundão “me passa”, independentemente de ordem de equipe seria engolido pelo fodão das Astúrias.

Paulo Pinto
11 anos atrás

Fãs de Felipe Massa:

É hora de apreciar, mais uma vez, o apelido que eu bolei há tempos… “TRAÍDAS”.

Boa sorte (longe do Alonso).

Alexandra Fraga
Alexandra Fraga
11 anos atrás

Vergonha!!!!
Essa é o único sentimento plausível que se pode ter em relação a um ser humano que diz ser brasileiro…. brasileiro somente para ele que mora fora e diz ser piloto da Ferrari, mas não passa de um pau mandado de grandões… simplesmente ele deveria a voltar a ser motorista de entrega(com todo o respeito aos motoristas que não deveriam ser comparado a ele) pelo menos são dignos do trabalho que fazem, é por isso que a F1 nunca mais terá um brasileiro como Airton Senna, que nunca na vida se submeteria a uma ordem dessas, ele sim corria por amor e por nós para nos dar a alegria e o entusiasmo de acordar cedo e ver o show em pista, e não essa vergonha de hj, me enoja saber que temos um piloto de F1 chamado Felipe Massa… esse nunca merecerá um titulo… ou melhor um titulo sim… “A vergonha do ano”

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Reply to  Alexandra Fraga
11 anos atrás

Desde que inventaram a F1, até antes mesmo, já existiam ordens de equipe. Nos acostumamos a não ver isso, porque houve 3 grandes pilotos Brasileiros que conseguiram se sobressair em suas equipes, pelos mais variados motivos, e não tiveram que receber tantas ordens. Vide entrevista do Fittipaldi em que o mesmo já comentava sobre isso. Lembre-se que em 1979 Villeneuve recebeu ordens para o Scheckter vencer o campeonato. Será que em seu começo na F1, quando foi companheiro de Lauda, Piquet também não recebeu ordens ??? Isso varia de equipe para equipe, porém, devemos lembrar o fator financeiro que move também a F1, e consequentemente, vários empregos e negócios. Não sejamos puristas demais, pois não há anjos nem santos ali não.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Carlos Pereira
11 anos atrás

Amigos… lembrem-se.. ele está de aviso prévio, deixar ultrapassar ou não é pura irrelevancia para ele.. e acho que aí tem coisa.. melhor esperar a dança dos cockpitt’s..

Eric Ohtake
Eric Ohtake
Reply to  Alexandra Fraga
11 anos atrás

Kkkkk para uns o grid deveria ter 24 brasileiros. Chaaaato.

Bruno Bertolo
Bruno Bertolo
Reply to  Alexandra Fraga
11 anos atrás

Alexandra, o Senna recebeu uma ordem semelhante e abriu passagem (entregando a vitória) para o Berger em Suzuka 91. No mais, suponho que você não acata as determinações de seu superior hierárquico?

Vergonha eu tenho é com relação à impunidade e leis deste país…

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  Bruno Bertolo
11 anos atrás

Apoiadaço, Bruno Bertolo

Mcarvalho
Mcarvalho
Reply to  Alexandra Fraga
11 anos atrás

Pelo amor de Deus….estamos falando de corrida de carros….um esporte sem maiores consequências….obvio que existem interesses comerciais….além do mais nao se pode esquecer que existem dois campeonatos…um de pilotos e um de equipes….
Outro ponto, o Massa esta longe de ser uma vergonha…e digo isso em qualquer sentido e significado que se queira atribuir…..ele poderia ter sido campeão…teve chance…nao aconteceu….mas demonstrou ser um cara correto….de caráter integro….e o fato e que ele nunca mais foi o mesmo após o acidente gravíssimo que sofreu….e ainda pegou um Alonso pela frente…..vergonha? Pq? Pq nao tem sido rápido o bastante? Sem comentarios!
M.
Ps: para esclarecimento, nunca fui um grande torcedor do Massa.

Squa
Squa
Reply to  Alexandra Fraga
11 anos atrás

Nossa, amigo, que disrcursinho mais antigo, hein!? Comece acompanhar a F1 com mais frequencia, pois vc deve ser daqueles que falam “desde que o Senna morreu eu não acompamnho mais as corridas, bla bla bla…”

Mcarvalho
Mcarvalho
Reply to  Squa
11 anos atrás

Com o Emerson eu já acompanhava F1 mas era muito novo. Já com o Piquet eu acompanhei tudo, desde o inicio sendo ele meu maior ídolo no automobilismo. Nunca gostei do Senna pela sua personalidade “filho único que só brinca com o melhor brinquedo” e por conta de seus exageros tipo ” ver Deus em uma curva no Japão”. Nao gosto do Barrica por sua dualidade e choro desenfreado. O Massa nunca tive nada contra nem a favor, mas sempre achei ele um cara firme, sem frescura e lamento o acidente que ele sofreu, principalmente por acreditar que esse fato comprometeu significativamente sua carreira ( muito embora eu ache que ele comeria poeira do Alonso de qualquer forma). Por fim nao gostei do discurso do texto criticado por ser absolutamente exagerado beirando a infantilidade e, aí para fechar mesmo, nao gosto do seu discurso porque e curto, pretencioso e furado pelos seguintes pontos:
1- nao sou seu amigo
2- acompanho a F1 com freqüência
3- nunca gostei do Senna
4- meu “discursinho” nao foi antigo nem moderno. Foi uma opinião que esta longe de pretender ser a verdade.

Nelson
Nelson
Reply to  Mcarvalho
11 anos atrás

Mcarvalho:muito bem colocado.É DOSE……

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  Squa
11 anos atrás

kkkkkkkkk ótimo comentário

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Alexandra Fraga
11 anos atrás

Admita: Você escreveu esse monte de babaquices só pra gerar uma crise de vômito generalizada,certo? Ou crise de riso,talvez. Em pleno 2012 é incrível como os pachecos convictos ainda perambulem virtualmente por aqui.

carlos almo
carlos almo
Reply to  Alexandra Fraga
11 anos atrás

Essas viúvas eternas do Senna…rsrs

Canelas
Canelas
11 anos atrás

O Alonso pode ser o fodon como se refere a ele o FG mas eu particularmente não gosto do moço. Pode ter braço e o quiser mas consegue muita coisa desse jeito, gritando no rádio. Parece que ele corre com o regulamento no colo. É um chorão como todo bom latino (vide Barrichello). Qualquer coisinha e ele já comunica o item que foi desrespeitado. Ai a turminha da Ferrari sai correndo e consegue sempre alguma coisa por conta da influência da equipe. Então qualquer um que corra pela ‘scuderia’ tem chances de ser campeão. Não precisa ser fodon. É o tapetão em tempo real; nem precisa de tribunal para decidir. Eu acho bem feio ganhar um campeonato assim. Mas a turma parece que gosta. Fodon para mim é o Raikkonen!! que se não ri a toa, também não chora. Em tempo: não estou nem ai para o Massa. Se mandarem ele abrir tem que abrir e pronto.

Rocky
Rocky
Reply to  Canelas
11 anos atrás

“Então qualquer um que corra pela ‘scuderia’ tem chances de ser campeão.”
Diz isso ao Massa, Barrichello, etc.

Chorão? O fato é que ele defende os próprios interesses, e, uma mera consultada no regulamento não faz mal a piloto nenhum! Essa é APENAS uma característica dele, é incisivo. Acredite, o talento, a atual fase e a hegemonia dele como piloto na F1 não podem ser ofuscados por isso. Há muito o que se analizar em Alonso nas pistas do que propriamente essa característica. Como espectador de F1, deveria olhar mais para esse lado. =x
Sobre a punição ao Vettel, o próprio Alonso mesmo pode te esclarecer: “Em 2011, não houve punição e agora houve. Essa é a grande diferença para as pessoas que entendem do assunto”. “Perdi dez voltas atrás dele depois disso. E, claro, o carro foi danificado porque foi jogado 330 km/h na grama. Não acho que a grama e estes saltos para fora não deixam tudo bem”.

Canelas
Canelas
Reply to  Rocky
11 anos atrás

Bom Rocky, o Massa e o Barrichello são burros porque choram depois da corrida para a imprensa (fora que o Barrichello correu com o Schumacher como companheiro e acho que nem preciso comentar) enquanto o Alonso chora durante a corrida para o pessoal da equipe, que já resolve o problema na hora com recursos à direção da prova. Eu acompanho a F1 desde a primeira corrida no Brasil em 72 e fiquei mal acostumado com pilotos que tinham braço e não tinham rádio para chorar. Continuo com minha opinião respeitando a sua.

Jairo Bataglini
Jairo Bataglini
11 anos atrás

Parabéns Massa!!
Vai renovar com a Ferrari e vai ser 2º piloto o resto da carreira, se isto basta para ele, uns milhões no bolso e aposentadoria segura. Por isso a Ferrari contrata piloto brasileiro, eles são mais “flexíveis e obedientes”. Ficam com cara de tristinhos mas acabam acatando rsrs. Se é para ver equipe mandando piloto passar na frente do outro melhor ter 1 carro por equipe. A Fórmula 1 não é um esporte em equipe e nunca vai ser. O Alonso só tem um relacionamento bom com o Massa porque sabe que ele é um piloto que nunca vai pressionar ele e sim ajudá-lo como hoje. Vide época que ele corria com o Hamilton. E vem me dizer que é tudo pela equipe, por isso que cada vez menos gente assiste este circo. É cada vez mais dinheiro e menos paixão.

Abraços Flávio, sou fã do seu trabalho!!!

Paulo Pinto
11 anos atrás

Fernando está atrás de você e vai abrir a… Hã… hummm… quê?… noooossa… não!… puxa… heim?… aaaaaaah… asa móvel!

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

Ontem vi um comentário em que dizia que Alonso (12º) chegaria na frente do Massa (3º na largada). Parabéns pro cara que fez essa previsão. Mas não é uma crítica ao Felipe, até porque seria realmente natural o Alonso chegar na frente dele por causa dos pontos que valerão para sua disputa do caneco. Mas se fosse no início da temporada essa ultrapassagem, chamaria e xingaria os Fasters Than You da Vida. Digo seguramente que o título vai ficar entre o Hamilton e Alonso e descarto de vez Button, Vettel e Webber….

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
11 anos atrás

Valeu pelo Perez e pela ultrapassagem dele pelo Raikkonem………Os brasiguaios continuam na árdua tarefa de serem estrelas (na visão da tv gobbels) e pangarés (para quem acompanha automobilismo)

andré frej
andré frej
Reply to  Luiz Oliveira
11 anos atrás

pangarés. kkkkkkk