MENU

sexta-feira, 28 de setembro de 2012 - 15:20Arquitetura & urbanismo, Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (era linda…) – O Douglas Nascimento, do excepcional “São Paulo Antiga”, mandou a foto, pela Vemaguet, e o texto, porque sabe que gosto dessa fase modernista da arquitetura paulistana. A vila está mais ou menos lá. Bem mais ou menos. Quando eu for presidente do mundo, vou desapropriar a área e restaurá-la exatamente como era quando foi criada.

11 comentários

  1. Martim disse:

    Pela abertura lateral da tampa traseira deve ser uma DKW Pracinha ou Caiçara , mas não acredito que o pára-choque seja original desta camioneta.

  2. Jeambro disse:

    Você só será presidente do mundo depois da reeleição do Zanardi.

  3. Alex disse:

    Sinceramente, não gostei da arquitetura dessas casas. Mas apoio totalmente a preservação das mesmas como marco arquitetonico da cidade. Uma pena ter sobrado apenas uma…

  4. bordunamaral disse:

    boa Gomes,
    foram projetadas por Flavio de Carvalho , nos idos de não lembro mais quando, mas quase certo que da década dos anos 30 (século passado , claro).

    elas perfaziam todo um lado da quadra (ou até mais na verdade, pelo sentido que a vemaguet está na rua, então vai ver circundavam a quadra, eram muitas casas e acho que havia uma vila também com o mesmo tipo delas adentrando a quadra) entre a Oscar Freire e a Lorena.
    como relatado acima, sobraram só uma ou duas (uma virou farmácia e está ‘semi-descaracterizada‘). todas em volta eram originalmente do mesmo tipo, quando erguidas.

    flavio de carvalho foi um dos poucos artistas modernistas brasileiros a produzir obras (pinturas, desenhos, escultura e teatro!) em estilo surrealista, e há um belo exemplo de seu trabalho em local público aqui em SP, uma estranha e bela escultura, em homenagem ao poeta espanhol surrealista federico garcia lorca, que está instalada na praça das guianas, junto å 9 de julho lá perto da são gabriel, uma escultura que sofreu atentado å bomba pelos anticomunistas dos anos60/70, foi jogada num depósito da prefeitura, sendo resgatada em 1979 em uma legítima atitude furtiva, durante uma madrugada, por alunos da FAU-USP, dentre os quais o atual diretor de cinema fernando meirelles – ´uma história e tanto tem essa escultura, que agora está belíssima pois foi restaurada com esmero há poucos anos.
    tá lá vale a pena ser vista; é um raro exemplo mundial de obra de arte tridimensional em estilo surrealista.

    esse artista tambem criou o que podem ser consideradas as primeiras performances na arte brasileira (se deixarmos os eventos da semana de 22 å parte), uma em que sozinho entrou no meio de uma procissão andando em sentido contrário å massa e vestindo oum chapéu, em claro desafio å ordem estabelecida de como ‘se portsr‘ numa procissão religiosa. isso ainda nos anos 30, se não me engano – acabou na delegacia mas não foi linchado.
    o outro evento, mais famoso e mais relembrado, foi o desfile em uma roupa muito louca criada por ele para o homem tropical, que vive em clima de calor úmido, e que consistia , na parte da cintura, de um saiote.
    o detalhe é que “desfilou‘ pelo viaduto do chá, isso no início dos anos 50, na verdade apenas percorreu a pé normalmente, não era um cara afetado, apenas gostava de provocar as pessoas e suas noções de lugar comum, seus hábitos e travamentos psicológicos.
    também sua casa-fazenda em valinhos é um muito interessante monumento arquitetonico, provavelmente tambem hoje em dia em estado deplorável de abandono como tanta coisa importante aqui no bananão.

    (puta merda, só falta eu ter me enganado de arquiteto, faz tempo que não leio e vejo nada de arquitetura – mas as histórias da escultura e das performances tenho certeza de que estão corretas – e, sinto contradizer o ronaldo acima, mas essas casas são sim modernistas, e não art nouveau. flavio de carvalho era grande amigo e admirador de gregori warchavchik, o pioneiro modernista em sampa, que construiu, entre outras, a casa onde fica o museu lasar segall hoje em dia, na vila mariana, outro lugar que merece ser conhecido, por genuinamente modernista.)

    ¡ salve os modernistas !

  5. Flavio,

    Veja essa foto de BH, Praça 7, sem o Pirulito e com Simca, DKW, VW, …. http://img696.imageshack.us/img696/3161/img047b.jpg

  6. Rolando disse:

    Esta da foto já virou uma farmácia e está completamente descaracterizada !
    A casa vizinha é a que está sendo reformada.

  7. Valente disse:

    São Paulo deveria ser como Paris. Tudo o que é original deve ser mantido, e só se permite reformas internas; fachada externa sempre original.
    Eu gosto muito dessas casas antigas, e fácilmente moraria em uma delas, mas sempre original.
    Casa de vila é bacana, mas ouvir dizer que sua vida é monitorada pelas fofoqueiras de plantão…

  8. Ronaldo disse:

    Isso não é modernismo, é “Art nouveau”.

  9. Mauricio disse:

    Quando tinha sete anos de idade, morei por dois anos numa destas casinhas.
    Um tio meu, já falecido alugava uma delas.
    Tenho saudades…
    Quanto a você desapropriá-la, apoio e ajudo se necessário!
    Comecemos a revolução!

  10. Renato disse:

    FG, tem que ser logo, passei estes dias na Al Ministro Rocha Azevedo e a unica casa que mantinha ainda esta arquitetura, esta sendo totalmente reformada. Espero que respeitem a fachada…. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>