EMERSON, 40

SÃO PAULO (tudo a festejar)Hoje faz 40 anos do primeiro título de Emerson Fittipaldi na F-1. Foi no dia 10 de setembro de 1972 em Monza. Vitória e taça. E a abertura definitiva das portas do automobilismo mundial ao Brasil.

Falar da importância da conquista é chover no molhado. Então aproveitem o espaço e digam tudo que pensam do grande Rato, enquanto assistem a estas raras imagens da corrida. E tem mais aqui.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sandro
Sandro
11 anos atrás

O interessante foi a corrida de Monza 72 ser transmitido para o Brasil pela extinta TV Tupi e pela Rede Record!!!!!
Claudio Carsughi relembrou o fato que nesse dia o “Barão” disse: “Se vira na trasmissão que eu vou comemorar o titulo com o meu filho!” ^-^
Parabens Emerson Fittipaldi! :)

Lionel de Campos Jorge
11 anos atrás

Parabens ao Flavio por postar esta filmagem rarissima que nunca tinha visto ao Emerson sempre pelo TALENTO,HUMILDADE, por tudo que fez e continua fazendo e tambem parabéns à Rede Glogo que fez varias reportagens domingo passado com mais de 1 hora mostrando tudo que o emerson fez…e tudo que faz atualmente …agora a ultrapassad que Ele deu no fim naquela pista super dificil que nunca tinha andado e quase batendo o record..ai deu para ver um pouco do ENORME TALENTO que Emerson é ….como dizia SPOK ..VIDA LONGA E PROSPERA abs à todos Lionel

Plauto Mendes
Plauto Mendes
11 anos atrás

Aprendi a amar a F1 assistindo ao campeonato de 1974 . Emerson x Clay Regazzoni . Hoje aprecio a F1 , mas pouco á pouco venho perdendo o interesse . Na verdade penso que os interesses comerciais sobrepõe ao espirito competitivo que deveria nortear o esporte. Penso que nos moldes atuais. Não teríamos campeões . O que vale é o dinheiro que o pseudo piloto traz. Muito deixe passar. Enfim um saco.

Frederico Cavalcante
Frederico Cavalcante
11 anos atrás

40 anos do primeiro titulo de Emmo=34 comentários
Duvidar, suspeitar, insinuar em nao falar bem (nem disse falar mal) do Senna=1000 comentários.

Viúvas, viúvas everywhere….obrigado Emmo, voce é o #1

Márcio
Márcio
11 anos atrás

Assisti na integra o documentário ” O Fabuloso Fittipaldi ” no youtube. Achei muito interessante, entre vários assuntos abordados, a tocada do rato num maverick em interlagos,a descrição do 72 D , os custos da F1 de quarenta anos atrás , aspectos de segurança , a parte final do campeonato de 72 na europa(Clermont Ferrand , Silverstone, Nurburgring, Zeltweg e Monza( bastidores, entrevistas, acidente com caminhão da lotus,narração com o barão,comemoração) e por fim a chegada trinfal em São Paulo. Recomendo aos frequentadores do blog.

Anti Reich
Anti Reich
11 anos atrás

Parabéns Sr. Emerson Fittipaldi. Foram dois títulos mundiais que, não fosse pela sua própria importância em relação aos campeonatos conquistados, serviram como chamariz para que mais pilotos daqui saíssem e repetissem os feitos. E repetiram. Mais cinco vezes. Títulos que ao que me parece não importam tanto para muitos que aqui escrevem. É como se eles nunca tivessem sequer sido disputados, nem como se seus bem sucedidos sucessores sequer tivessem nascido. Se recusam à aceitar que três brasileiros conquistaram oito títulos na Formula Um. Se aceitam, minimizam, como se vencer um campeonato na F1 fosse a coisa mais corriqueira do mundo, tamanha a indiferença e a falta de respeito com quem chegou lá. Em sua grande maioria, pretensos pilotos ( ao menos é o que alardeiam neste blog ) e, por consequência, derrotados. São os mesmos que numa hipotése de o Felipe Massa ter ganho um certame, teriam gasto seus salários em camisas e assessórios da Ferrari, que ostentariam orgulhosos e exultantes. Parabéns Sr. Emerson, que não merece o torcedor que tem em seu pais.

JPaulo
JPaulo
11 anos atrás

Parabens Emersom.

vc e um exemplo a ser seguido pelos jovens pilotos Brasileiros.

Julio
Julio
11 anos atrás

Parabéns ao Emmo! Ele é o cara, mesmo!

Mas, as portas que ele abriu, Massacrado e Primeiro-sobrinho estão fechando vergonhosamente.

John McClane
John McClane
11 anos atrás

Ele era tão bom, mas tão bom, que aquela tocada suave fazia parecer que dirigir a 300 e poucos por hora era fácil demais. Ele em Portland e depois em Cleveland contra o Mansell em 93 estão entre as maiores pilotagens que já vi até hoje.

Ulisses
Ulisses
Reply to  John McClane
11 anos atrás

Eu também …
Depois o próprio Mansel acabou por reverenciar Emerson!

Fowler T Braga Filho
Fowler T Braga Filho
11 anos atrás

Falar como ? Sou um jurássico que acompanhou sua carreira quase que completa, porque não acompanhei a fase onde o apelido “Rato” nasceu.Mas estava lá na época dos DKW sendo “chacoalhado” na largada das 24 Horas.Vi o Fittiporsche, acompanhei a Copa Brasil com a Lola T210 dando “banho” nas Lolas T70, no Lotus 49 e até Ferrari 519. Foi nesta Copa que consegui um autógrafo em uma bolsa de lona da Freios Varga. E em 1972 acompanhei todo o trajeto desde Congonhas e ainda consegui acompanhar até sua casa no Morumbi, onde dona Juze nos brindou com uma bandeja de copos com refrigerante bem gelado. E já como voluntário fiscal de boxe, estava na pista no primeiro dia que o Copersucar foi a pista com Wilsinho. São muitas lembranças boas e muita gratidão pelo que este piloto fez pelo esporte, e continua fazendo. Baita cara !!!

Emerson Fernando
Emerson Fernando
11 anos atrás

Nasci em 15 de setembro de 1972. Até o dia 10 de setembro era para me chamar Fernando, assim como meu pai.

Na hora de escolher o nome, já cinco dias após o título, meu pai resolveu homenagear o campeão e dividiu com Fittipaldi o nome do seu filho.

Parabéns mestre!

Evandro
Evandro
11 anos atrás

Falar do que ele fez na F1, com propriedade, eu não posso. Apesar de ter sido ele que vi guiando um F1 pela primeira vez, em Interlagos, no fim dos anos setenta.

Prefiro dizer que é um grande vencedor. Na pista, nos negócios, na vida. Com muitos altos e poucos baixos. Sempre com uma “estrela” brilhando. Do alto de sua figura pública, de ídolo, é um sujeito cordial, simpático. Um verdadeiro gentleman. Merece o respeito de todos.

PS: Vi que ele estava divulgando/promovendo a corrida de São Paulo. Não tenho dúvida que será um sucesso.

samu
samu
11 anos atrás

Flavio,tava vendoa entrevista mas precisaria de umas dicas suas sobre livros que falam dos primordios da formula-1 até os dias atuais para uma tese de graduação,podes me indicar os livros?

Sergio Milani
Sergio Milani
Reply to  samu
11 anos atrás

Procure um chamado “A Fomula 1 Moderna”, do Gerard Cronembac. Tem uma versão em portugues, que pega a F1 até 72. De 50 a 57, é um resumão. Mas de 58 em diante, é um relato detalhado de cada temporada….biscoito fino para quem gosta!

Ritter
Ritter
11 anos atrás

O Emerson sim é o cara! Realmente, como diz o FG, falar do piloto é chover no molhado, então saliento como medir um grande homem como o Emerson: Respeito, humildade e competência.

Rafael
Rafael
11 anos atrás

uma coisa que tava pensando do Emerson, e percebi que talvez seja da F1 em geral, não vemos muitos ex-pilotos envolvidos em escândalos como jogadores de futebol por exemplo.
os caras tem grana, poder, fama, mas felizmente como o Emerson conseguem manter a responsabilidade, carater etc..
não perdem tudo em drogas, jogo, putas, e outras encrencas por ai

Sergio Milani
Sergio Milani
Reply to  Rafael
11 anos atrás

Exclui o James Hunt desta lista…rs

Frederico Cavalcante
Frederico Cavalcante
Reply to  Sergio Milani
11 anos atrás

Mas Hunt nao fazia tipo…ele era um bon vivant e farrista assumido, nao era hipocrita e mesmo assim foi um dos grandes.

z.h.é.h
z.h.é.h
11 anos atrás

Falar da carreira de um campeão como Emerson é uma maravilha, mas eu aproveito esta oportunidade de escrever pra parabenizar o nosso Rato,pela pessoa que ele é!!!!!!!!!
parabéns e muitos anos conosco!!!!!!!!!!!!!

Paulo F.
Paulo F.
11 anos atrás

Parabens Emmo.
O depoimento dele a respeito do Bino foi d+.
Foi rápido, ousado em suas descisões e tem sorte (é fundamental).
Abriu o caminho para dezenas de brasileiros. Só por isso já merecia os parabéns, o resto da sua biografia é de uma carreira vitoriosa.
A Copersucar-Fittipaldi é um capítulo a parte no quesito ousadia.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

Obrigado Emerson Fittipaldi!!! Apos esses 40 anos somos nos que o parabenizamos e que agradecemos por sua existencia.

Imperador

Macario
Macario
11 anos atrás

Simplesmente o maior piloto brasileiro de todos os tempos. Pelo estilo, gosto mais do Piquet, grande acertador, excelente estrategista, muito cerebral. Senna era velocidade pura, mas demorou muito fazendo besteiras até adquirir consistência.

Mas nada se compara ao que Emerson fez. Chegou jovem e logo se firmou entre os grandes. Tinha rara sensibilidade e muita estrela. Não fosse a Copersucar, talvez tivesse superado Fangio antes de Schumacher.

Pena que as novas gerações, bombardeadas pelo mito que se construiu ao redor de Senna, não façam ideia do quanto ele era bom. Todo o meu respeito ao Grande Emerson Fittipaldi.

Marcio Almeida
Marcio Almeida
11 anos atrás

Nós sabemos fazer conta Flavio…

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Meu primeiro grande ídolo!
Quando era criança, vi uma foto daquele carro preto preto e dourado na Quatro Rodas, depois notei nele um capacete vermelho e preto, bonito pacas, ao ler que se tratava de um piloto brasileiro, passei a torcer por aquele conjunto de cores, aquele carro com um nariz em forma de cunha, que por incrível que pudesse parecer, andava sempre disputando a ponta.
Na época comentava-se que os GPs pareciam um enterro, um carro preto na frente com os outros atrás …

Emerson é minha referencia de piloto até os dias de hoje, inesquecíveis seus duelos com Stewart, Icks, Peterson, Regazzoni …… bons tempos!

Tempos de quando as vitórias eram decididas no “braço”
Viva Emersom! Grande pioneiro, o primeiro brasileiro na F1 a encarar os europeus e vence-los.
Na “rabeira” desse fato, desenvolveu-se aqui toda uma imprensa especializada, iniciou-se as transmissões de tv ao vivo, fábricas e novos patrocinadores anunciados por agências de publicidade que passaram a contar com mais um veículo para fabricantes ligados a área, produtos passaram a ser desenvolvidos no país com o auxílio da imagem do “Rato”.

A importância desse feito do Emerson, vai muito além de uma vitória de um campeonato de Fórmula 1, ele mergulhou um país inteiro nessa paixão que é uma “corrida de automóveis”, iniciando milhares de pessoas nesse universo da velocidade esportiva, dentre os quais eu mesmo.
Devo a ele a minha iniciação no automobilismo, ainda em minha infância!
Que bom que foi eu ter visto essa vitória em 1972!
Me fez muito bem!
Me faz bem até hoje!

Paulo Tohmé
11 anos atrás

seus amigos da CBA não colocaram nada no site

Alex
Alex
11 anos atrás

Foi o maior ídolo que eu já tive. Nasci em 1973 e, provavelmente, seu nome foi a primeira (ou uma das primeiras) coisas que ouvi a respeito de automobilismo e F1. E são essas coisas que perduram no nosso subconsciente pela vida toda. Quando comecei a acompanhar as corridas em 80 ou 81, ele tinha acabado de se retirar e eu o via como um super-herói, com aquele visual extravagante de costeletas tipo Elvis Presley e oculos escuros imensos. Ainda mais diante da figura mirrada e pouco simpática de Nelson Piquet. Entre 85 e 90 eu andava quilometros e quilometros, de ônibus, para ir até o centro da cidade comprar revistas Quatro Rodas antigas, especialmente do começo da década de 70 só por causa das reportagens sobre F1 e, obviamente, do Emerson.
Honestamente, eu não compreendo muito bem porque, hoje em dia, as pessoas tem tanta certeza em afirmar que ele teria sido inferior (como piloto) aos outros dois campeões brasileiros.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Como ele mesmo já disse, todos conhecem bem a história dele, mas poucos sabem de outros brasileiros antes dele. Quão difícil foi chegar no nível que ele conquistou. Foi, é e sempre será um dos grandes da F1.
Parabéns Campeão !!!

Jarzombek
Jarzombek
11 anos atrás

Eu acho que o Barrichello é bem melhor.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Jarzombek
11 anos atrás

Poxa,que gozado…

Carlos Roberto da Silva Junior
Reply to  Jarzombek
11 anos atrás

Barrichello era só um neném chorão nessa época, e o que é pior ele ainda não parou de chorar.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Valeu Emerson! Você foi o nosso Pedro Álvares Cabral nas pistas e esse feito ninguém tira de você, como esse título de 1972 e essa conquista no GP da Itália 1972, que serão lembrados para sempre.

Eduardo Daniel
Eduardo Daniel
11 anos atrás

Dois comentários: o Emerson Fittipaldi sempre teve cara de velho e nós dois fizemos aniversário no dia 12 de dezembro (grandes merda!).

PS: O Massa envergonhou o velho Emerson na transmissão da Globo no domingo. O convidado da turma do Galvão poderia ter ficado sem aquela.

Valente
Valente
11 anos atrás

O Emerson despontou e deu a abertura definitiva mesmo, mas vale lembrar que alguns pilotos brasileiros já andavam por lá e ajudaram o Emerson nisso, como o Avalonne, Luiz Pereira Bueno e Ricardo Achar.

http://mestrejoca.blogspot.com/2010/10/o-fator-emerson-fittipaldi.html

Paulo
Paulo
11 anos atrás

Gostaria muito de ouvir o áudio dessa corrida pela Jovem Pan, cujo narrador era o Barão, sr. Wilson Fittipaldi, pai do Emerson. Lembro-me que a corrida estava terminando e meu pai mandou ligar o rádio só para ouvir “o pai dele” e minha mãe chegou a chorar de emoção.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Emerson é o “Embaixador” do automobilismo brasileiro na Europa.

Como disse Eddie Jordan: “Emerson é o Colombo (ao inverso) da F1”. Saiu do Brasil para conquistar a Europa, o Mundo. Pioneiro.

O legítimo “Professor” e exemplo para os pilotos brasileiros no exterior.

Eddie
Eddie
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Exemplo? Pra você que sente ódio dos pilotos brasileiros? Ah se toca, seu nazista! Vai chorar as agruras do Vettel, vai.

Anti Reich
Anti Reich
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Mandou muito bem, Sr. Eddie! Esse Gerson é avesso aos nossos representantes. Ataca todo e qualquer comentário que ao menos elogie algum piloto brasileiro. Em sua mente danificada, rotula-os de viúvas, de pachecos e o que mais o valha. Agora vem ele cascatear elogios ao Emerson, mais pelo número de fans que aqui se manifestaram, do que por sequer saber de quem se trata.