MENU

segunda-feira, 17 de setembro de 2012 - 17:56Brasil, Futebol

NÃO É POSSÍVEL

SÃO PAULO (digam que é mentira) – Estou meio atrasado com alguns temas. Mas tem coisa que não dá para passar em branco.

QUEM INVENTOU ESSES NOMES PRO MASCOTE DA COPA?

Se você chegou agora, veja as três opções que serão escolhidas pelo site, claro, da Globo:

Amijubi é a união das palavras “amizade e júblio”, duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra “juba” quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!

Fuleco é a mistura das palavras “futebol” e “ecologia”, dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivma as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.

Zuzeco foi formado dos elementos principais de “azul” e “ecologia”. Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do macote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e, por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.

É o seguinte: queremos nomes. Não para o pobre tatu-bola. Queremos nomes DE QUEM CRIOU ESTA MERDA! Afinal, é um evento cheio de dinheiro público. Oficial, quase estatal. QUERO SABER QUEM FOI QUE CHEGOU A ESSES NOMES! Temos o direito de saber, e quero saber também QUANTO E QUEM PAGOU por isso, porque certamente esse esforço sobre-humano de criatividade foi remunerado.

Olha, só mesmo abrindo uma garrafa e tomando um pouquinho.

144 comentários

  1. stephanni disse:

    QUE BEBI-LOYD QUE INVENTOU ESSES NOMES?HEN EU QUERO SABER, PRA EU MESMA IR LÁ E DA UM PONTÁ-PÉ, SE SABE AONDE…ATÉ O MEU CACHORRO CONSEGUIRIA UM NOME MELHOR!!!

  2. Rodrigo Pacheco disse:

    Também estou atrasado com as leituras… Sugiro como nome: CARAIDECOPA, junção de trecho do léxico tupi “caraíba”; preposição vernacular do português “de” e léxico de origem que desconheço, mas que remete a uma das praias mais conhecidas do Brasil.

  3. Gastão Queiroz disse:

    E por quê não: Mensalinho, Corruptinho, Favelinho, Balinha Perdidinha. Mas o meu favorito é: Desviozinho, porque as obras para a copa e para as olimpíadas vão custar o triplo (pelo menos) do orçamento e quem vai pagar é o Povinho (anotem).

  4. Noca disse:

    A FIFA sugerir os nomes é o fim. Será que para eles nem isso sabemos fazer?

    Fuleco é homenagem ao Mauricio de Souza.
    Cebolinha, como é o futebol da seleção do Mano? Fuleco.

  5. Elvis Barbosa disse:

    O nome Fuleco se parece muito com uma expressão nordestina que é a síntese destes três nomes: Fuleiro. Eis aqui a definição, segundo o Houaiss:
    Acepções
    ■ adjetivo e substantivo masculino
    1 que ou aquele que age irresponsavelmente, sem seriedade; que ou quem não se mostra confiável
    2 que ou o que não tem valor, que ou o que é medíocre, reles
    3 que ou o que denota falta de gosto, falta de refinamento, que ou o que é simplório; cafona.

  6. Filipe Pimenta disse:

    Flavio

    Você poderia divulgar essa petição on line, que pede um nome decente para o mascote:

    http://www.avaaz.org/po/petition/Queremos_um_nome_decente_para_o_Mascote_da_Copa_2014/

  7. Alex disse:

    Puta amadorismo. É muita esculhambação!!!!!!!!

  8. Emerson disse:

    Mas que porra é essa? O que tem de errado com Tatu-Bola? Parem o mundo, preciso descer senão vou vomitar.

  9. João Paulo Gomes disse:

    Em homenagem ao homem-forte do COL, deveria se chamar TRAVECO

  10. Azevedo disse:

    Meu deus em que mundo vivemos!
    Estamos nos transformando em um bando de retardados.

    Essa é a geração xuxa!

  11. Burrinho Batiquebra disse:

    Me corrijam se eu estiver errado: tatu-bola não é aquele artrópode que encontramos no jardim, com trocentas pernas e que se encostarmos um palito ele se enrola em forma de bola como defesa?

    O mascote da copa é um Tatu mamífero, quadrúpede, daqueles que os caiporas gostam de caçar para fazer sopa no sertão. Não é um tatu-bola. Certo?

    Quanto aos nomes, sem comentários.

  12. Eduardo Melo disse:

    Sou professor de educação física e professor de marketing esportivo em uma faculdade, tenho plena noção dos interesses e “ações ocultas” que ocorrem neste tipo de evento esportivo,redentor de cidades e que vão solucionar todos os problemas político estruturais sociais do sofrido povo dos países sede. O que será feito agora que não poderia ser feito sem a presença destes eventos? São tantas portas para desviar dinheiro que é impossível vigiar todas. Em relação ao nome, imagine os jornalistas estrangeiros tentando pronunciar estes nomes ridículos. Por que não chamar o bicho simplesmente de Tatu, seria um nome fácil de pronunciar em qualquer idioma, simples, curto e eu nem cobraria nada por isto.

  13. pedro afonso scucuglia disse:

    é por isso que eu te amo, Flávio. Na boa. Esses nomes não são merda, por que não se pode ofender a merda! PUTAQUEOPARIU!

  14. Luis Filipe disse:

    aposto que qualquer criança de primeira série consegue escolher nome melhor !

  15. Neto Brucutu disse:

    Amijubi – São os hermanos mui amigos, tendo seu dia de Júbilo, levantando o Caneco no Maraca. O Brasileco não passa das oitavas de final.

    Brazuca, Tatu Bola, que merda !

  16. joao silva disse:

    O nome deveria ser: Favelado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *