NÃO MUDA NADA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 20 de setembro de 2012 - 15:07F-1

NÃO MUDA NADA

SÃO PAULO (tudo como dantes) - A lista de pilotos com contratos por terminar na F-1 é tão extensa quanto a de pilotos que buscam lugares melhores e podem, eventualmente, sair de onde estão. Além daqueles que podem se mover no mercado por terem a bolsa cheia, patrocinadores fortes e tal. A saber: Hamilton, Massa, Schumacher, Raikkonen, Senna, Pérez, Hülkenberg, Di Resta, Kovalainen, Bottas, Maldonado e Petrov.

E sabem o que vai acontecer? Nada.

A julgar pelos recentes movimentos do mercado, pelas declarações aqui e ali, pelas perspectivas de um e de outro, nada. Ficarão todos onde estão. Ou quase isso. Dessa turma aí de cima, se eu tivesse de apostar em alguma coisa seria Bottas no lugar de Senna, por conta do padrinho, da grana finlandesa e do empenho da Williams em colocá-lo para andar.

No mais, Hamilton teria de ser muito burro para trocar a McLaren pela Mercedes. Schumacher, pelo visto, continua. Massa tem recebido apoio público de muita gente na Ferrari, incluindo Alonso. Em Maranello, Pérez já foi descartado pela juventude, e sendo assim, o mexicano não tem lugar melhor do que a Sauber. Raikkonen adora a Lotus, porque não exige dele nada além de dirigir o carro. A dupla da Force India, como não há vaga nas equipes grandes, não tem para onde correr. Maldonado, no fim das contas, fica onde está por conta da grana da PDVSA. Petrov e Kovalainen são coadjuvantes nessa história toda.

59 comentários

  1. Marcio Vieira disse:

    com a crise do Santander, também, recusar a grana da Claro/Telmex que vai junto com o bom piloto Perez é de uma estupidez.
    Se eu fosse Ron Denis, ligaria para o Ligeirinho Perez, que vai fazer esquecer o Hamilton rapidinho, gastando menos com salário e trazendo mais dinheiro para o time, além de explorar o mercado norte americano, o cara vai virar garoto propaganda dos carros de rua da McLaren.

  2. Ricardo Arcuri disse:

    Olha Flavio, vai mexer sim. Schumacher nao volta (ele mesmo anda meio depre, ta nos olhos dele…) e a vaga da Mercedes fica… vaga. Hamilton nao sai da McLaren, levando a vaga para o favorito di Resta. A vaga da Force India teria na disputa 2 brasileiros (Razia e Senna) e mais o Bianchi, que nao vejo pegando vaga.

    Mas isso é palpitar demais pra minha cabeça….

  3. MSS disse:

    Boa tarde.
    Lí um texto do Lito Cavalcanti onde ele diz acreditar que a dupla da Williams se manterá … a grana que os dois levam é muito importante.
    Eu tenho a mesma impressão, mesmo observando apenas como espectador e fã da F1 …Se o Bottas não arrumar mais dinheiro que o Bruno ele não entra… Arrumar mais que o Pastor vai ser difícil …Acho até que as últimas declarações do Toto Wolf , dizendo que ainda não definiu, que os três estão na briga pode ser para o patrocinadores do Bottas darem um gás e aumentarem os recursos …
    Quando o Hulkenberg estreou foi feito o maior ‘auê’ encima dele e depois do ano de estréia sem comprometer e da pole no Brasil foi dispensado por causa da grana da PDVSA.
    A Williams é foda!

    • Burrinho Batiquebra disse:

      Prestar atenção no Lito Cavalcanti é uma das coisas mais produtivas para saber o que vai acontecer na F1: tudo o que ele diz acontece ao contrário. Basta ler, inverter tudo e aí você fica bem informado.

  4. alberto disse:

    Ainda acho que podem ocorrer mudanças: Schumacher pára, Hamilton vai pra Mercedes, Haikonen vai pra McLaren, Massa vai pra Lotus ou fica desempregado e os cara promovem um piloto Jr, ou trazem um tal de Barrichelo (afff) , Hulkenberg vai pra Ferrari, Seninha vai pra Force India (se o Eike bancar o Senna ao invés do Thor), Botas vai pra Williams. Todo o movimento depende da re-aposentadoria do Schumacher.

  5. Allan disse:

    Juventude de Perez? Sei… Enquanto Alonso der as cartas, Perez só anda de Ferrari se alguém emprestar pra ele (ou ele comprar).

  6. Deodato Filho disse:

    E o Razia? Não cabe numa nanica?

  7. Marcelo-SP disse:

    Coisa rara…

    Jô Soares entrevista Nelson Piquet (1992)
    http://www.youtube.com/watch?v=EU8bAGPwPho

    Piquet levou duas fotos do pé acidentado nas 500 milhas, pelo que deu pra ver…parecia que um tubarão tinha mordido seu pé, assustador a imagem.

    Marilia Gabriela entrevista Nelson Piquet!
    Programa Cara a Cara, TVBandeirantes, 16 maio 1994:
    http://www.youtube.com/watch?v=63LoXeW8SIU

    SBT- entrevista com o Nelson Piquet-1995
    http://www.youtube.com/watch?v=D2iRzFWpBWU

  8. Marcelo-SP disse:

    Existe companheiro melhor que aquele que não lhe tira nenhum ponto? É o caso da Ferrari em 2012(não vi isso nem nos tempos de Schumacher e Rubinho, pelo menos o chorão às vezes chegava a frente do alemão, Massa nem isso consegue mais), não é a toa que Alonso apoia permanencia de Felipe no time em 2013(o espanhol não esta fazendo nenhuma caridade Galvão, esta apenas tirando proveito como todo grande campeão faz). Tirando Prost em 88/89, Senna sempre exigiu piloto fraco ou em condição de capacho, Berger em várias situações de prova estava mais rápido que Senna em 90/91/92, mas não forçava ultrapassagem para não tirar pontos do brazuka, isso também caracteriza jogo de equipe. Alonso esta pilotando uma barbaridade esse ano, mas também esta levando uma grande vantagem em relação a: Lewis, Vettel, Button e Webber. Alonso não tem um companheiro FORTE para lhe tirar pontos na tabela e isso faz uma baita diferença na tabela!!! Muito pelo contrário, agora ele conta com Felipe pra tirar pontos dos rivais(Massa estava a frente de Vettel e Webber na Itália), ao mesmo tempo se precisar Massa cede a posição se estiver a frente, Alonso ganha de todos os lados.

    outro detalhe, Felipe melhorando tem que mostrar serviço a Montezemollo(paciência tem limite), Massa tem que pressionar desde a largada como fez em cima de Lewis em Monza, qualquer acidente-de-corrida tirando um rival do espanhol, as chances do brasileiro permanecer no time ficam cada vez maiores. Não estou dizendo para Massa tirar alguém da pista, mas temos que lembrar que Lewis e Massa se “enroscaram” várias vezes em 2011, pode acontecer novamente…

    Felipe perdendo a vaga na Ferrari, corre o risco até de ficar fora da F1 em 2013. Por isso, Galvão esta “bonzinho” e engoliu o jogo de equipe em Monza, isso faltando ainda 8 provas para o fim da temporada. Galvão esta se cagando-todo de medo de ver Felipe pegar carro mediano ou até ficar sem carro para o próximo ano. Se Massa estivesse relativamente bem com cerca de 100 pontos, o trio-parada-dura da Globo iam satanizar a Ferrari sem dó no GP da Itália.

    Quanto ao sobrinho, não vai ser com três boas corridas até o final do ano que vai convencer alguém no time. Pra segurar a vaga Bruno vai ter que aumentar e muito o valor do patrocínio, mas pelo que Gomes disse, Bottas também conta com bons patrocinadores, aí…fudeu.

    Já foram 13 provas em 2012 e Bruno pouco mostrou, o mesmo aconteceu nas 8 provas em 2011. Bruno esta péssimo em classificação e no geral nas provas não se destacou com esse bom carro da Williams. Após o GP da Espanha, o placar estava Maldonado 29 x 14 Bruno, desde então após 8 provas o venezuelano não marcou nenhum ponto, daquela diferença de 15 pontos, Bruno só tirou 11…muito pouco.

    Sorte que Bruno tem justamente Maldonado como companheiro, mas mesmo sendo estabanado o venezuelano(no geral), se mostra muito superior ao sobrinho em termos de velocidade, capacidade e destaque. Pastor até o GP de Monza tem disparado os melhores resultados do time em classificação e corrida: Grid: Maldonado 9×4 Bruno(no cronometro esta 12×1, Bruno só bateu Pastor em uma classificação, nas outras sempre dependeu de punições do companheiro pra largar a frente), Batalha pelo “Q3″ Maldonado 8×1 Bruno, Vitórias: Maldonado 1×0 Bruno, Poles: Maldonado 1×0 Bruno, Pódios: Maldonado 1×0 Bruno.

    Colocação atual no Mundial:
    15º-Maldonado,29 pontos
    16º-Bruno, 25 pontos.

    Vantagem média em classificação até SPA, Maldonado, 0.499s
    Vantagem média em corridas até SPA, Maldonado, 0.260s

    Outro detalhe, Maldonado fez história na Espanha fazendo pole e vitória tirando a Williams da fila de jejum, se tivesse acontecido com Bruno, Galvão ia colocar como novo fenômeno da F1, como aconteceu com Maldonado pra que valorizar. Única coisa que salva Bruno na disputa é o placar de pontos em corridas: Bruno 7×2 Maldonado, mas isso não adianta muito se ele esta atrás na pontuação, já foram 13 provas, não adianta nada Bruno superar faltando 2 provas para o final, o placar iria ficar Maldonado a frente em 18 provas contra duas de Bruno. Até o carro de Maldonado é mais fotografado na mídia porque se destaca mais, isso dá mais retorno aos patrocinadores.

    Sorte do Bruno que existe piloto “pagante” na Formula 1, senão ele nem estaria no Grid. Se o sobrinho pegar companheiros do meio do pelotão como: Di Resta, Hülkenberg, Kobayashi ou Perez…ele tá lascado, não tem a menor chance, todos esses pilotos com carro mediano fizeram mais que o sobrinho em 2012.

    Maldonado banca 70% do time e não corre o risco de perder a vaga, já Bruno vai ter que arrumar mais grana e mostrar mais resultados pra desbancar Bottas. O problema é que Frank Williams esta desesperado por um piloto fora-de-série, esse pode ser justamente Bottas que arrasou nas categorias de base:

    Valteri Bottas:
    2008-Campeão da Formula Renault 2.0 Eurocup
    2008-Campeão da Formula Renault 2.0 NEC
    2009-Vencedor do Masters of Formula 3
    2010-Vencedor do Masters of Formula 3
    2011-Campeão da GP3 Series
    http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas

    Tá feia a coisa para o sobrinho, o nível dos novatos esta alto, Hülkenberg também fez bonito nas categorias de base, no momento esta botando forte pressão em Di Resta.

    Nico Hülkenberg:
    2005-Campeão na Formula BMW ADAC
    2006-Campeão na A1 Grand Prix
    2007-Campeão na A1 Grand Prix
    2007-Vencedor do Masters of Formula 3
    2008-Campeão na Formula 3 Euro Series
    2009-Campeão na GP2 Series
    http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_H%C3%BClkenberg

    Maldonado e Bruno sequer são citados para possível vaga em time grande. Tava vendo Bruno nas categorias de base(e ele disputou vários campeonatos), o link abaixo explica muita coisa.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna

    O sobrinho na F1 tomou sufoco de Chandhok e Kilen na Hispania, no geral não conseguiu bater Petrov em 2011, agora toma “caldo” do Maldonado, nem tem como a torcida defender o piloto…

    Bruno não tem velocidade pra Formula 1, e só fica na categoria até a grana acabar. Maldonaldo é muito rápido mas tem que mudar a postura nas corridas, se não mudar também fica na F1 até a grana acabar. Dá pra melhorar a “cabeça” do piloto o que não tem salvação é falta de velocidade…Bruno até agora, só vestiu o macacão!

  9. Dionisio disse:

    Então o único a dançar será o Primeiro Sobrinho…

  10. Franco disse:

    E com a permanência de Schumacher o Barrichello vai perder o recorde de participações na F1. E vai ficar atrás justamente do alemão. Eita sina!

  11. Enko disse:

    ainda acho o di resta a melhor solução para a ferrari,, é constante, quase não erra, não quebra carro, para o alonso não há no momento companheiro melhor, sem contar que o cara acelera.
    bruno é uma incógnita, nem ele sabe o seu futuro.
    massa; quem vaiquerer o cara?

  12. Ricardo Soares disse:

    Cada dia que passa , acho cada vez mais essa F1 careta…muito careta! (vide as punições); o Perez tem a “cara” da Ferrari, acho eu. Muito novo? Nos “bons tempos” contrataram Villeneuve com apenas uma, UMA (1), corrida de F1 !!! Agora o cara é novo… (acho que eu estou ficando um pouco ultrapassado para essa “nova” F1) !!!

  13. É amigo, esse mercado limitado pela falta de testes e de cadeiras marcadas está segurando o Felipe Massa na Ferrari, para á sorte dele. E se essa situação dele fosse no tempo dos nossos campeões, com o mercado livre e cheio de testes, o Felipe Massa já teria rodado a muito tempo.

    • George McCrae disse:

      Lembro-me nos anos 80 e 90 se aparecesse algum piloto revelação da temporada por uma equipe pequena no ano seguinte ele já estava em uma equipe grande. Isso era muito comum, principalmente aqueles pilotos de equipes grandes que não mostravam serviço perdiam lugar nas suas equipes. Hoje, os pilotos perfazem suas carreiras praticamente nas mesmas equipes. Era legal quando acontecia esse “rodízio” de pilotos naquelas épocas da década de 80 e 90.

    • Mauricio disse:

      Se houvessem testes nem Massa nem o Schumacker estariam tão ruins, muito pelo contrário, estriam é dando trabalho para os seus companheiros de equipe.

  14. marcos disse:

    Ou Bixo tu é foda viu!!!
    Se tivesse no buteco ja poderia puxar outro assunto, pq este ja estaria finalizado.

  15. Fábio Eduardo disse:

    É uma pena, gostaria de mudanças na F-1, toca de cadeiras, ou melhor cockpit.

  16. Vinicius Silva disse:

    Nao sei, acho que o Schumacher para. E o Senna perdade a vaga para o Bottas.

  17. Marcio Vieira disse:

    Não que eu torça contra o Massa, anti-tupiniquim, nada disso. Mas é que eu acho um absurdo dos grandes o Massa continuar na Ferrari tomando tanto vareio.
    Nem o Irvine sendo pau mandado foi tão mal.

    • Lucas disse:

      Mais ou menos, né? É que a última lembrança que se tem do Irvine é do seu último ano, quando ganhou status de primeiro piloto. Mas em 96-98 ele era tão ruim ou pior que o Massa. Pô, o cara pilotou um carro que foi campeão de construtores e só tem quatro vitórias, metade delas “doada” (uma pelo Schumacher e outra pelo *piloto de teste* que substituiu o Schumacher quando esse tava de perna quebrada), e nunca fez *uma única* pole position na vida. O Massa é ruim, mas em termos de ruindade na Ferrari acho que ninguém ganha do Irvine.

  18. ROGÉRIO CARVALHO disse:

    Fala FG, até acho que vc tem razão, mas é uma pena para a F1, pois será mais um ano de pilotos muito chatos, queria ver umas mudanças, ver Peres, Di Resta, Hulk num carro de verdade e ver o que eles fariam, e ver aposentados esses ex-pliotos em atividade que já encheram o saco. abraço.

  19. Burrinho Batiquebra disse:

    Você está desprezando o fator Barrichello. Nosso Rubens disse que ainda não aceitou o convite de alguma equipe oficial da Honda na Indy porque “têm muitas coisas acontecendo”. Com certeza deve ser algum convite da RedBull ou da McLaren. Ainda ponho fé que Barrichello volta no ano que vem, desalojando a vaga de algum dos dois Dicks Vigaristas da F1 (Alonso, a fraude ou Schumacher, a farsa) e então será finalmente campeão do mundo.

    Tenho certeza que em algum universo paralelo nosso Rubinho já foi heptacampeão mundial.

  20. Mauricio disse:

    F1 está se cistalizando e endurecendo como um corpo morto e inerte. Tanto tecnicamente como agora no lado humano.

    Que pena.

  21. ags5859 disse:

    FG..Bem colocas as suas palavras…
    Não muda..nada……Mas, quem sabe A GROBO não manda o GABÃO bUENO fazer trilha no pacfico e o bote fura e a égua tagarela suma do mapa..rsssss

  22. Maurício disse:

    A defesa de Massa por Alonso confirma a tese de que todo campeão, no fundo, é um cagão.

    • franklin disse:

      Vettel vai acabar com alegria do Alonso em 2014. Alonso é um super piloto, mas pra quê tanto medo de um companheiro no minimo bom?? Massa é uma vergonha, desistiu de ganhar corridas pelo jeito, falou tanto do Rubinho e está fazendo muito, mas muito pior… Tais comendo bola Felipe, cade o cara que cirticou Rubinho, vai criar vergonha.

    • Carlos Pereira disse:

      É…o J. Clark e o G. Hill viviam brigando com o Colin para só ter um Campeão na Lotus…

    • Genesco Junior disse:

      Depende do caso, mas em geral a partir de meados dos anos 80 pra cá, os grandes campeões se caracterizaram por ter como companheiro um cara extremamente passivo (Senna/Berger, Schumacher/Barrichello, Alonso/Massa)…

    • Fabio Vasconcellos disse:

      Ao mexer seus pauzinhos para evitar que a Ferrari contrate outro piloto top, Alonso demonstra que conhece bem a história da F1. Salvo raras exceções, quando uma equipe estava muito à frente das demais (melhor exemplo: McLaren 88/89), em geral o confronto entre dois campeões ou potenciais campeões dentro da própria equipe resulta em título perdido ou uma dificuldade extra para confirmar a superioridade do equipamento.

      Existem vários casos que comprovam essa tese, um deles envolvendo o próprio Alonso. Piquet/Mansell, acabaram por deixar o título de 86 com Prost, Alonso/Hamilton deixaram o título com Raikkonen em 2007, Vettel/Webber quase deixaram o título para Alonso em 2010. É ponto bom para discussão, já que apesar da perda do título em duas dessas situações, mesmo com briga interna as equipes mantiveram chance até o final. Mas, na frieza dos chefes de equipe e patrocinadores, é mais importante garantir o título do que ver seu investimento naufragar e outro levar, mesmo com equipamento inferior.

  23. Askjao disse:

    FG, vais quebrar a cara. Apos que o MS para; LH fará dupla na Mercedes com o Massa; Rosberg na Mclaren, e a dupla da Willians se mantendo. E nada além disso. Ha, e para o lugar o Massa, aposto no Hulk.

  24. Gerson disse:

    Sei não, o Hamilton vai dar um xeque-mate na McLaren…Aliás, já tá dando…(o xeque-mate).

    Se for campeão então, vão ter de pagar o que ele quer, senão…Mercedes.

  25. Mariana disse:

    Puxa vida, estava super ansiosa pra ver alguém admitindo isso, muito obrigada!

    Penso exatamente a mesma coisa em todos os casos (Hamilton seria muito burro, Schumacher vai ficar, Ferrari não tem nada melhor que Massa etc etc) e acho que quase todo mundo também, mas o povo se diverte especulando.

    • Giovani Jardim disse:

      Acho que até tem gente melhor que Massa. Do jeito que ele ta pilotando, acho os pilotos “sauberianos” melhor opção. E também acho Raikkonen melhor, independente da fase do brasileiro.

      A questão é q a Ferrari não quer um piloto para disputar com Alonso, quer apenas um que ajude a equipe somar pontos, ai se Massa confirmar essa melhora de rendimento, acho sim que ele segue na equipe.

      • carlos almo disse:

        O Alonso é numero 1 na equipe por contrato e pronto.
        Essa estorinha de Vettel, de sei lá mais quem na Rossa, jamais acontecerá, oops, a partir de 2016 quando vence o contrato de Alonso até pode ser, Mas até lá…xongas!
        Alonso, assim como Schumi, Senna, Piquet, e outros grandes não admitiam outro cara para lhes ofuscar na equipe em suas épocas.
        O resto é balela!

      • Giovani Jardim disse:

        Verdade. E também, Alonso muito bom, o melhor piloto, na minha opinião.

  26. Carlos Pereira disse:

    O Raikkonen deve estar se divertindo pacas lá na Lotus. Em termos de personalidade não perde pra ninguém.

  27. danillo disse:

    ai não Flavio Gomes , você vai queimar a língua .

  28. aldo gomes disse:

    Assino em baixo! Mas faltou você dar pitaco sobre o Narain Karthikeyan (brincadeira).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>