SPANTOSAS (3)

SÃO PAULO (mas vai ser duro…) – Torcemos por Kobayashi, óbvio, mas não creio que nosso samurai vai vencer a corrida. Há dois favoritos claros à vitória amanhã. Um é Button. O outro, Raikkonen.

Jenson fez sua primeira pole pela McLaren. Justo na 50ª corrida pela equipe. O bonitão não está entre os grandes “polemen” de todos os tempos. Longe disso. Foi apenas sua oitava pole. Por serem poucas, não custa lembrar das demais: San Marino/2004 e Canadá/2005 pela BAR, Austrália/2006 pela Honda e quatro com a Brawn em 2009 (Austrália, Malásia, Espanha e Mônaco), naquele primeiro semestre em que trucidou a concorrência. Portanto, mais de três anos sem saber o que é largar sem ninguém na frente.

A McLaren saiu de férias em primeiro e retoma as atividades de novo na frente. Hoje, essa pole teve a ver com a nova asa traseira com canaletas que Button teve e Hamilton, não. A asa nova tem aqueles dutos aerodinâmicos que a Mercedes usa desde o início do ano. Testada no terceiro treino livre, não agradou Lewis, que decidiu usar o modelo antigo. Pelo Twitter, o vencedor do GP da Hungria lamentou a escolha. “Foi um erro. Jenson, com a velocidade que tem, vai ganhar a corrida”, previu.

É o que acho também, mas tem Raikkonen na parada. Kimi correu sete vezes em Spa. Chegou ao fim da prova quatro vezes. E venceu as quatro. Portanto, ou seja, obviamente, como diria Luciano Burti, quando termina, vence. Foi assim em 2004 e 2005 com a McLaren e em 2007 e 2009 com a Ferrari.

Raikkonen foi o quarto colocado na classificação, mas vai largar em terceiro. Isso porque a FIA, mais uma vez, lascou o cartão vermelho no pobre do Maldonado. Ele largaria em terceiro, mas perdeu três posições no grid por ter atrapalhado Hülkenberg no Q1. Não houve prejuízo algum ao alemão, que passou para o Q2. Mesmo assim, carcaram fumo no infeliz venezuelano, que seria candidato ao pódio se fizesse uma corrida simples e eficiente como em Barcelona, onde venceu. Sacanagem ideológica, tenho certeza! Eliseo Salazar é um dos comissários esportivos neste fim de semana. Chileno, meio reaça. Ferraram o Pastor, em resumo. E como ele é meio perturbado, a chance de fazer alguma atrocidade na primeira volta é grande.

Falemos do treino, realizado com sol entre nuvens e 16 graus, um calor danado para os padrões spa-francorchampianos. Maldonado foi o mais rápido na primeira parte da classificação. Antes, pela manhã, a turma andou com pista seca pela primeira vez e Alonso foi o melhor. Caíram os de sempre, os seis das nanicas, mais Rosberguinho, que vive um fim de semana daqueles. Seu câmbio teve de ser trocado e ele ainda perdeu cinco posições no grid. Parte em penúltimo.

No Q2, Button foi o primeiro a entrar na casa de 1min47s. Nem precisou suar. Estava desenhado seu favoritismo. Massa e Bruno Senna empacaram aí. O ferrarista sai em 14°. Explicações à moça da Globo: carro difícil no segundo setor, sai de frente, sai de traseira, não tem bom balanço, a lua não é azul, Ganso vai pro São Paulo mesmo? O primeiro-sobrinho fez uma burrada: abriu a asa-móvel numa curva e perdeu o carro, que passou por cima da zebra atravessado e, segundo ele, ficou danificado. À moça da Globo: “Fiz a curva com o DRS aberto, enfim, paguei o preço, enfim. Danifiquei o carro na zebra, enfim, não foi muito agradável, enfim.” Larga em 17°, enfim.

Schumacher, que faz 300 GPs amanhã, também ficou no Q2 e pediu desculpas à equipe pelo rádio. É o 13°. Sem grandes surpresas, pois, na segunda parte da classificação, exceção feita a Vettel, que não se encontrou ainda em Spa e tem tido uma temporada que se parece com um eletrocardiograma, irregular demais. Webber passou, foi o sétimo, mas também trocou o câmbio e larga em 12°.

No Q3, em Spa, a praxe é dar uma volta rápida só, e a maioria fez isso. Button e Raikkonen fizeram duas tentativas. O inglês cravou 1min47s686 na primeira e 1min47s47s573 na segunda. Kimi foi bem na primeira e mal na segunda. A pole estava garantida. Alonso, que larga em quinto, tinha razão ao dizer que seu carro está longe de ser o mais rápido do lote. Para sua sorte, os dois rubrotaurinos estão atrás no grid, o que lhe dá certa tranquilidade. O mesmo vale para Hamilton. Vai correr para chegar na frente deles e ampliar sua vantagem nos pontos. Raikkonen é o único à sua frente entre aqueles que sonham com o título. Button disse que está na briga, mas é só retórica. Está muito atrás na classificação.

Dizem que não chove amanhã. Veremos. Em Spa, nunca se sabe. Olho nos pneus. Os duros são entre 0s6 e 0s9 mais lentos que os médios, de acordo com a Pirelli. Ano passado, Vettel venceu com três paradas, mas os compostos escolhidos foram outros, macios e médios.

Estávamos com saudades de uma corridinha, não? Então vamos a ela.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
roxxon valdez
roxxon valdez
11 anos atrás

orra quase um século sem corridas e ainda não postou nada sobre o gp da bélgica????

Thiago Pellegrini
Thiago Pellegrini
11 anos atrás

Mais gente no treino hoje do somado o publico das provas da Malasia, India, China, Abu Dabi todas juntas. Automobilismo é isso, gente no barranco para ver carros.

Eric Ohtake
Eric Ohtake
11 anos atrás

No Twitter Hamilton disse algo que deu o que falar no sábado. Mais ou menos: “parabens ao Jenson. Amanhã vou tentar ajudá-lo a marcar 1-2 para a equipe. Ainda tem alguma diversão.”

vicente
vicente
11 anos atrás

putz…. o mudinho jogou o Razia pra fora da pista na 1a. volta e ele, com sorte de campeão, ficou na frente de Valsechi que acabou batendo no guard-rail. Na sequencia, o baianinho teve uma excelente intenção, que me lembrou a genialidade de Piquet, trocando para pneus macios na 6a. volta -já tava na merda mesmo; pra fazer os 2 pontos da volta mais rápida. Só que na hora eu fiquei pensando pq ele não esperou o tanque esvaziar mais… Dito e feito, Chilton teve + paciencia, trocou os sapatos na volta 12 e levou os 2 pontos. Foi inteligente, mas um pouco ansioso. ——-
Será que essas sacadas são dele mesmo ou tem um mini-RossBrawn na Arden?
— Ninguém venha dizer que é o Horner pq ele mal aparece e tb não é esse estrategista todo.
Que pena!

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Vou torcer para o Kimi ganhar e para o Alonso rodar. Assim , o campeonato vai ficar interessante.

obs: existem tanto reacionários de direita como de esquerda.

1k7pro6
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

Amanhã teremos dobradinha brasileira, Massa e Senninha. Nas últimas colocações. Não esperaram eu molhar o bico.Toba vai deixar o toba nas primeiras curvas.

dunha
dunha
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

REACIONÁRIOS??? BICHO DA USP DETECTED!!!

leandro
leandro
11 anos atrás

Mafia da Ferrari ta mexendo os pauzinhos, muita estranha essa punicao, colocaram o Alonso para largar no lado limpo da pista e tiraram o Hamilton do lado dele, deixando-o bem atras do Alonso.
Muuuito estranho….

TONHÃO 3 PERNAS
TONHÃO 3 PERNAS
Reply to  leandro
11 anos atrás

para de ser besta Leandro… não tem nada de estranho nisso,meu amigo… é simplesmente o metodo F.I.A.: Ferrari International Assistence!!!

ms
ms
11 anos atrás

pelo jeito… vai ser mais uma daquelas corridas em que alonso vai apenas administrar seus valiosos pontinhos….

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

“O tio deve estar se revirando no túmulo”

Batalha de Grid:
Maldonado 9×3 Bruno

Batalha pelo Q3:
Maldonado 8×1 Bruno

Pra piorar, Maldonado se destaca mais que o sobrinho tanto em treinos como provas, sorte que a Williams tem Maldonado, com ele pelo menos um carro do time se destaca nas fotos, e isso dá retorno aos patrocinadores. Pastor ainda tem a vantagem de uma pole e um pódio com vitória na Espanha. Colocação no Mundial: 11º Maldonado,29 pontos. 15º Bruno, 24 pontos

John McClane
John McClane
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Você precisa de tratamento. Sério.

TONHÃO 3 PERNAS
TONHÃO 3 PERNAS
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

Marcelo,me desculpe,mas devido aos seus comentarios,eu so posso concluir o seguinte: o Bruno deve ter te dado um baita de um CREU NA VELOCIDADEE 5 e não deve ter te ligado,nem mandado flores,nem ao menos uma singela caixinha de bomboms no dia seguinte… de boa velho: SAI DO PÉ DO CARA,PORRAAAA!!!!!

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Grosjean no finalzinho do Q2 foi atrapalhado de forma “dracôniana”por outro piloto, com muita raiva ele até fez gesto com a mão! E nesse caso não era Maldonado que estava a frente do francês.

Outro que foi atrapalhado foi Massa no Q1…mas só Maldonado tomou punição, e esse “gancho” com perda de 3 posições é uma PIADA, nunca vi isso nos últimos anos…

Vou torcer para o Maldonado chegar ao pódio, o cara é muuuuito “massacrado” na pista, mas o venezuelano é um baita guerreiro, dá gosto de ver ele ao volante sempre ATACANDO, e é isso que o torcedor quer ver.

Fabio Pedroso
Fabio Pedroso
11 anos atrás

Vou torcer pro Kimi e pro koba.

Danielle
Danielle
11 anos atrás

Estou torcendo pelo Kimi, amanhã. Button e Koba vão dar trabalho. “Maldanado” vai fazer estrago lá no meio, rsrs.

pedro
pedro
11 anos atrás

Pô, ninguém comentou ainda?

Que esquisito…

Bom, pela primeira vez, serei o primeiro a comentar!!!

Estou torcendo para o Koba ou para o Raikkonen, claro. Mas se o Button ganhar também vai ser interessante. Parece que o campeonato voltou a ficar embaralhado, neste retorno às pistas. Estava torcendo pelo Senna, mas realmente, agora ficou difícil. se a história que ele falou – sobre a asa traseira que ficou aberto na tomada da curva- for verdade, quem sabe ele consegue fazer uma corrida de recuperação?

Anderson Silva
Anderson Silva
11 anos atrás

Estão pegando no pé demais do Maldonado, se fosse o Hamilton nos seus tempos áureos que fazia uma atrás da outra, não tomava punição igual o venezuelano está tomando, palhaçada, tomara que chegue no pódio amanhã junto com o discípulo do Jaspion.

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

“Zapa ganhar corrida, mas zapa ficar feliz se chegar em pódio…” Tomara que o Mitoiashi vença, mas ta com cara que teremos finalmente uma vitória “gelada finlandesa” amanhã. Massa e Bruno deus me livre…

bruno ferreira
bruno ferreira
11 anos atrás

Boa, sorte para o homem de gelo!!!! pra mim vai ser pelo menos vice-campeão….

leco
leco
11 anos atrás

70% do que o Galvão diz numa transmissão de F-1 não serve pra nada. Mas a crítica que ele fez sobre o Salazar ser comissário foi mais que pertinente.

O cara não fez porra nenhuma na F-1. Só é lembrado pelos sopapos que levou do Piquet. Tem muita gente melhor que ele pra ocupar esse lugar. Ele não seria comissário nem na Indy (que já disputou).

Quem vai ganhar é o Alonso, o cara ta mais que cagado esse ano. Já é campeão.

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Meteram a mão em alguém da frente pra ajudar o Alonso… Será que ninguém vê isso?????

Danielle
Danielle
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

Puta merda! Até um peido que se dá la na frente, ” é pra ajudar o Alonso”.

O FEIJÃO ESTA QUEIMANDO
O FEIJÃO ESTA QUEIMANDO
Reply to  Danielle
11 anos atrás

e quanto a você,Danielle: VAI OLHAR O FEIJÃO QUE JA DEVE ESTAR QUEIMANDO!

Fabio
Fabio
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

Você deveria vêr o quanto é digno de pena com a sua dor de cotovelo patática,Rodrigo. Vira gente,por favor…

pedro
pedro
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

Sim Rodrigo, e vao colocar lastro nos carros do Botao, do Koba e do Ice-man. E a Ferrari regulou mal o freio de mao do carro do Passa e ele nao tinha velocidade de reta. E ainda um mecanico de 160kg, contratado a pedidos do Alonso, sentou na asa traseira dele, por isso ele nao acertava o miolo da pista.

EU ENTENDO DE F1
EU ENTENDO DE F1
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

Rodrigo,não ligue para oque os babacas comentam por aqui,ATE CEGO VÊ QUE SEMPRE A EQUIPE DA MAFIA É BENEFICIADA.

Danielle
Danielle
Reply to  EU ENTENDO DE F1
11 anos atrás

E a Red Bull pagou para o Grosjean tirar dois concorrentes diretos: Alonso e Vettel. Tenha a santa paciência…

Danielle
Danielle
Reply to  Danielle
11 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkk digo:Alonso e Hamilton.

AS
AS
11 anos atrás

E até hoje nao acredito na campanha que o Fabio Seixas e Livio Oricchio fizeram pra esse zé-ruela entrar na Brawn no lugar do Barrica… O Barrica nao era mais rápido que o venezuelano mas também nao olhava pra ele somente com binóculo.

E o meu desapontamento com Frank Williams então… Perdeu a chance de ter mais 1 piloto competitivo e garantir mais pontos no campeonato.

Lionel de Campos Jorge
Reply to  AS
11 anos atrás

Frank Williams, o Rei das cagadas em troca Senninha por Barrichello por miseros US 5 milhões de dolares que o Eike Batista tambem usou dinheiro dos investidores errado patrocinando Senninha, menino otimo educado, inteligente, mas falta muita coisa para andar na frente, Barrichello talvez estivesse em primeiro e talvez ganhasse o mundial e Tio Frank ia ganhar US 350 milhões de dolares ETA CAGADA cresceu os olhos em US 5 mijones e esta deixando de ganhar US345 mijones..Até o Galvão Bueno que é um dos maiores comentaristas do mundo da Formula 1 e o maior do Brasil e tudo que fala repercurte muito na Formula 1 fez campanha ” VOLTA RUBINHO ” que Eu todos torcedores da Ferrari na Europa ja pediram faz meses a VOLTA de Barrichello e na Ferrari…só o Tio Frank que não enchergou isso ..e Elke Batista…que patrocinou o piloto errado.
abs à todos Lionel

Fernando Augusto Hessel
Fernando Augusto Hessel
11 anos atrás

Flavio, tomara que o Maldonado faça uma grande corrida amanhã, porque acho sacanagem esta punição, ao meu ver não prejudicou tanto assim o Hulk.

Alemão
Alemão
11 anos atrás

Massa disse que pode fazer mais!!! Tá esperando o quê?? a temporada acabar?? que coloquem as suas malas no corredor?? 14o. lugar é ridículo!! Senna está péssimo tb, enquanto o Maldonado ficou em 3o.!Torço pela vitória do Kimi, Alonso em terceiro e Button em segundo…ou om pódio do Koba!! As RedBull andaram p/ trás!! Hamilton pode surpreender, mas como vai largar ao lado do Maldonado e perto do Grojean, corre perigo!!

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Nunca descarte o Alonso. De mansinho, ele come pelas beiradas. Senna, se continuar no enfim, pode ser o fim sim.

rubim
rubim
11 anos atrás

qualquer resultado que não seja uma vitoria do samurai mito sera completamente injusto, lembrando que hoje 01/09 fazem 27 anos da morte do Stefan Bellof em spa.

ags
ags
11 anos atrás

Fg..Espero que curta a sua visita aos paises baixos..kk.
Meu… é grand finale pro Amassa Barro… ou como queira chama-lo..
O peste de Angola não tem ar….sangue…muito menos tesão por automoveis…
Se bem que, o sobrinho do Mito nem sabe pq a mãe dele consegui esse patrocinio…
Ou melhor.. como que o menino dorio E.Batista caiu no conto da dona Viviane…vai saber o que a moça tem de secreto vai…vulva..
Pois.. tamu ferrado…
2013/2014/2015/e fim de F1 no bresil…Triste…pode anotar..
Acabou o que era bom..
Por sorte não iremos mais ouvir as piadinhas do Gabão Bueiro….e assim sendo nem mais a istoki bolha a Grobo não vai transmitir..
De fim…vai dar:
Lewis…Button…………Grojean/Alonso(no cangote do guri)…Webber boy…Kawashima..rsss
e claro.. o chorão…Vettel vencido..
e Shumiscado catando pontinhos..
Amassa Barro…fica no meio do caminho em um guard rail..só..rss
Meu..aproveita.. pois o pais da Dirma ta pegando fogo……até politico ta indo ver o sol quadrado…coisa raraaaaaaaaaa…
Valeu…

Danielle
Danielle
Reply to  ags
11 anos atrás

Caramba!! É moda escrever assim?

arnaldo
arnaldo
Reply to  ags
11 anos atrás

você quis ser engraçado?

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  ags
11 anos atrás

Cara,você tava drogado ao escrever isso…
só pode.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  Roberto Mota
11 anos atrás

Além de drogado, é mais um filho da maldita inclusão digital, que derramou a ignorância e o despreparo de analfabetos funcionais como esse aí por toda a internet!
Realmente, deplorável!!

Marcio Marucci
Marcio Marucci
11 anos atrás

Massa e Senna. Nem a RGT tem mais o que falar….
Massa: Nelsinho tomava 3 décimos do Alonso; Você (Massa) toma 1 seg; Se foi a mola do Rubinho ou o “Fernando is faster them…” vai saber. Mas deu!
O sobrinho tem o nome, mas não o pedigree: Maldonado tá dando uma piaba de dar dó.
A vida segue….

arnaldo
arnaldo
Reply to  Marcio Marucci
11 anos atrás

você julga 4 pontos no campeonato de vantagem uma piaba? reveja seus conceitos…posição de largada não vale pontos,amigo.

Mauricio Alves
Mauricio Alves
Reply to  arnaldo
11 anos atrás

Viúva detected!!

Tinha que aparecer um para defender o indefensável sobrinho do “titia”!!

Marcio Marucci
Marcio Marucci
Reply to  arnaldo
11 anos atrás

Batalha de Grid:
Maldonado 9×3 Bruno

Batalha pelo Q3:
Maldonado 8×1 Bruno