NAS ASAS

SÃO PAULO (ao infinito e além) – Dica do Dú Cardim. Descontado o tom triunfalista do texto absolutamente laudatório e doutrinário, coisa de encomenda militar para louvar a FAB, as imagens são espetaculares. Principalmente as de Santos Dumont no começo do século passado, que incluem até um pronunciamento em francês. Eu nunca tinha visto. O filme faz parte do acervo de Jean Manzon restaurado pela Dana.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

A FAB sempre se notabilizou pela pericia e audacia de seus pilotos. Portanto nos rendamos ao mais profundo respeito por esses pilotos… que diga-se de passagem nos ultimos 10 anos vivem comendo o pão que o diabo amassou em materia de recursos e meios disponiveis para dar o minimo de proteção ao nosso espaço aereo (digno de nota que na ultima Red Flag que a FAB participou o seu “ratio” de destruição na arena BVR contra os melhores pilotos americanos foi simplesmente espetacular.

Só um ignorante que se atreve a falar mal da FAB não sabe disso.

Quanto ao Santos Dumont só posso dizer que se o Cidadão fosse Americano, Ingles ou Russo seria 700 vezes mais importante que o Gagarim e outros herois de “meia-pataca” que os imperialistas de esquerda e de direita teimam em fabricar.

Belissimo trabalho da DANA em recuperar um pouco a historia do Brasil.

Imperador
obs.: A Força Aerea Francesa é outra que esta cansada de apanhar taticamente da Força Aerea Brasileira… de novo só um ignorante não sabe disso.

Fernando Bonato
Fernando Bonato
11 anos atrás

seguindo a linha deste video, mais uma dica. Panair do Brasil, a segunda maior empresa do mundo, q foi decretada falencia pelo governo militar. Onde se acha este filme ??
http://www.youtube.com/watch?v=1XzCz72ij_c&feature=related

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Fernando Bonato
11 anos atrás

Me desculpe, a Panair pode ter sido grande (e as suas linhas podiam ter grande extensão), mas nunca foi a segunda maior empresa do Mundo… como esquecer da Air France, Lufthansa, Pan Ann, TWA, British Caledonian, Branif International, Alitalia, Japan Air Lines entre outras da época.

Acredito que o seu fechamento sempre estará envolto em mistérios, mas ser a segunda maior do mundo ela nunca o foi.

Abraço

Imperador

Orlando
Orlando
11 anos atrás

Na década de 50, menino ainda, assistia nas matinés de domingo o jornal da Metro com a inconfundível introdução de Luiz Jatobá: ” Metro Jornal apresenta……..”

Flávio Colorado
Flávio Colorado
11 anos atrás

Lindas as imagens do Gloster Meteor, eu nunca havia visto nada deste caça…parece bem rápido.
Aqui em Curitiba tem um Meteor preservado em frente a uma base aérea.
Um dos primeiros caças a jato fabricados após a 2ª Guerra.

Bruno
Bruno
11 anos atrás

Muito legal esse video. É um barato ver o 14 bis voando.

Marcelo dos Anjos
Marcelo dos Anjos
11 anos atrás

Que show… Formidável! Saudades de um tempo que não vivi…….

Ufanista e laudatório sim, mas de um Brasil que, após décadas de esforço coletivo e liberdade de expressão, cada vez mais se tornava independente econômica e culturalmente dos “países de primeiro mundo”. Um “projeto de país” (quando foi a última vez que tivemos isso?), cujo apogeu se dá com a concepção e construção de Brasília (que foi bem mais que as linhas seguras e revolucionárias de Lucio Costa, e o traço inovador e inspirado de Oscar Niemeyer).

Mas aí veio Jânio Quadros, a “ameaça comunista”, e armou-se o cenário para a “revolução” de 1o. de abril de 64, bancada para que, principalmente, continuássemos dependentes deles lá fora… O resto é história…

Hoje a política (com minúsculas mesmo) é apenas “conversa pra boi dormir”, guiada (sem ironias mensalísticas, rsrsrs…) por marketeiros. E, em vez de Luiz Jatobá, nosso tom ufanista vem… do Galvão Bueno…(!)

Lio Campos
11 anos atrás

Parabéns ao Flavio por divulgar ..Santos Dumont o verdadeiro e unico ” Pai da Aviação ” odeio ver os americanos falando que foram aqueles irmãos que não vou pronunciar o nome para não dar mais midea..que colocar um planador num estilingue ( isso é verdade para os Jovens que não sabem..) e diseram que foram eles os inventores do avião sendo que o 14 Bis tinha motor e fez o primeiro voo ..e tudo filmado…mas diga-se de passagem graças ao FRANCESES ….ja naquela epoca aqui não davam valor aos brasileiros…e ate hoje tem museu estatua e mil comerações lá ….na França…aqui o governo enterra as companhias ..com impostos e falcatruas dos seus amigos..Mas enfim Parabens ao Flavio por lembrar e dia 23 foi dia do Aviador..ou seja veio bem a calhar..agora se comparar a aviação daquela epoca ..na segunda parte do video .era mais rica e atual que a de hoje ..que esta em frangalhos…..tudo por ‘CORRUPÇÃO ” dos politicos…poderia fazer uma lista enorme deles aqui ..que contribuem para acabar com a Aviação no Brasil…mas o foco é homenagear SANTOS DUMONT o Pai da Aviação …o Inventor do avião..

Squa
Squa
11 anos atrás

Quem é Santos Dimont?

Thiago Sabino
11 anos atrás

SENSACIONAL!!!!!

Das imagens mais fantásticas que já vi no youtube.
Gloster TF-7, Fairchild Flying Boxcar C-119, C-47…puts…
Absurdo.
Sem comentarios! Demais!!!

Andre Decourt
Andre Decourt
11 anos atrás

Aos 2:26 aparece o prédio que minha família morava, o velho Guarujá, o prédio mais alto da orla oceânica do Rio na época.

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Caro Flávio,
Devo acrescentar que no dia 23 de outubro foi comemorado o dia do aviador. O dia é de todos os aviadores. Como a Força Aérea naturalmente congrega muitos aviadores, ela também comemora o seu dia na mesma data em reverencia ao gênio mineiro de Cabangu.
Parabéns a todos os Aviadores Brasileiros!

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
11 anos atrás

Jatobá, o maior locutor do Brasil!
Ainda lembro de ouvi-lo no Cine Condor Copacabana, anunciando no trailer: “ET, o extraterrrestrrre, em sua aventurrra na terrrrra!”

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Textos laudatórios e doutrinários são o comum a todos os regimes de exceção, sejam os de direita ou os de esquerda. Faz parte.
Quanto as cenas com Santos Dumont realmente são fantásticas. Excelente iniciativa da Dana em recuperar este acervo.

roberto ferraz
roberto ferraz
11 anos atrás

Oi Flavio. A produção do filme é de 1961, portanto não estava ainda sob o quepe da milicada. O tom desses docs do Jean Manzon e do Primo Carbonari, entre outros, ja era esse “Brasil ninguem segura”, fruto da politica 50 em 5 do Juscelino.
abs
Robertão

gustavo giroti
gustavo giroti
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

imaginei que fosse depois de 1960, no c-47 percebe-se claramente escrito: brasilia!

será que foi o janio quadros que encomendou?

Ricardo Otto
Ricardo Otto
11 anos atrás

Meu pai trabalhou na aviação brasileira por 60 anos. Foi o 217° funcionário contratado pela Varig. Com certeza vai gostar muito deste filme.

Oliver de Sá
Oliver de Sá
11 anos atrás

Fala Flávio!
Caso não tenha visto, creio que vale a pena vc assistir.
Triste e revoltante o que estão fazendo com nosso país para realizar a copa:
https://vimeo.com/49419197
Ilustra bem o que estão fazendo e o depoimento do Romário foi fantástico.
Vc como figura publica pode ajudar a divulgar e até ajudar os meninos com um colaboração, como eu fiz.
Abs !

Luiz Dranger
Luiz Dranger
11 anos atrás

Bárbaro, principalmente os Gloster Meteor,

Martim
Martim
11 anos atrás

A narração deste vídeo é tambem uma grande homenagem a Luiz Jatobá, o maior locutor radiofônico brasileiro. O Flavio Gomes escreve com muita propriedade em seu texto:” Descontado o tom triunfalista do texto absolutamente laudatório e doutrinário, coisa do governo militar para louvar a FAB…”, irônicamante, Luiz Jatobá sofreu perseguição da ditadura militar no Brasil. Para quem se interessar no link da Wikipédia tem uma biografia resumida deste grande brasileiro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Jatob%C3%A1