CAMELÓDROMO (4)

SÃO PAULO (vão sifu) – Foram necessárias 4h40 para os comissários da FIA desclassificarem Vettel do grid de Abu Dhabi. Assim que terminou a classificação, o alemão voltava para os boxes quando estacionou o carro entre as curvas 18 e 19 aos gritos de “para essa merda, caralho!” pelo rádio. Porque é assim: quando acaba um treino ou corrida, tem de ter pelo menos um litro de gasosa no tanque para que a FIA possa analisar o valioso combustível. Pelos cálculos da Red Bull, não tinha.

Antigamente eram comuns alterações químicas, amostras diferentes das que eram aprovadas no começo do ano, roubalheira geral. Isso acabou.

Hoje, as equipes têm equipamentos que medem com enorme precisão consumo e quantidade de combustível no tanque, porque não vale a pena carregar um grama extra sequer no carro à toa. Piloto não pode nem colocar medalhinha no pescoço, porque pesa. Só que trabalham no limite. Limite extremo, como se diz.

Vettel tinha 850 ml no tanque. A FIA levou quase cinco horas para “descobrir” que isso é irregular e o alemão, que era terceiro no grid, teve seus tempos de classificação desconsiderados. A Red Bull informou que ele parte do pit lane.

A entidade aceitou as explicações para o carro ter parado no meio do caminho, por alegados motivos “de força maior”. Na prática, a Red Bull sabia que se ele chegasse andando, haveria menos gasolina no tanque do que pedem as regras. Apostaram em alguma imprecisão de sua telemetria. Podia ser que restasse um litrinho ali, se Vettel parasse no meio da pista. Aí alegaram que o carro morreu, a bomba de gasolina pifou, por isso não voltou aos boxes. É argumento aceitável. Mas se tivesse menos gasolina, seria fácil pegar. Foi uma tentativa. Tinha menos, babau.

Alonso ganhou uma sobrevida. Mas não tanto assim, porque seu carro continua pior que o da Red Bull. Vai chegar na frente do líder do campeonato e a diferença de 13 pontos vai cair um pouco. Ótimo para o campeonato, esse erro rubrotaurino. Deixa a decisão para a última corrida do ano, em Interlagos, provavelmente. Vettel segue sendo favorito. Agora, é claro que se não fizer uma corrida com a cabeça amanhã, pode por tudo a perder. Vai precisar de uma paciência de Jó para ganhar posições aos poucos. Se quiser resolver tudo na marra, é capaz de se dar mal.

Não há muito o que discutir sobre essa punição. Aconteceu o mesmo com Hamilton na Espanha. Na ocasião, ele largou em último e terminou em oitavo. É mais ou menos aquilo que Sebastian pode fazer, se evitar cagadas, mas com um pouco mais de trabalho, porque Abu Dhabi é ruim de passar. Como seu carro está meio carregado de asa, com velocidades finais baixas em relação à maioria, a tarefa de escalar o pelotão não será das mais simples. Mas como vão tirar o carro do regime de Parque Fechado, vai dar para mexer aqui e ali.

Alonso que aproveite. Ele era sétimo no grid, agora é o sexto. Também vai precisar de muita cautela no início. E uma dose de paciência semelhante à de Vettel.

Falemos do treino, então.

A pole, sexta do ano e 25ª da carreira, foi de Hamilton. A McLaren é a equipe mais sobe-desce do ano. Lewis conseguiu a pole com grande facilidade, 0s348 sobre Webber, o segundo no grid. “Meus décimos extras vieram da minha família!”, disse no comunicado oficial da equipe, e não entendi picas. Lewis anda bem nesse tipo de pista. É o grande favorito à vitória, agora que Vettel foi jogado para o fundão.

O Q3 foi legal para ver como a situação de Alonso só piorava, coitado. Nas duas rodadas de voltas rápidas (só Rosberguinho abriu mão da segunda), todo mundo ia passando o espanhol. E era o normal: as duas McLaren, uma Lotus, uma Williams (aqui, a surpresa; Maldonado foi bem pacas), as duas Red Bull e, no fim das contas, a posição esperada.

Pelo temporal, Hamilton foi o grande destaque. Já tinha sido o mais rápido no Q1 e no Q2, também. Maldonado, quarto tempo, terceiro no grid com a punição, é outro que tem do que se orgulhar. Massa larga em oitavo. O resto foi mais ou menos normal.

Como normal foi o Q2, que limou Force India, Sauber, Schumacher, Senninha e Ricciardo. Como normal foi o Q1, que degolou os seis nanicos e Vergne.

Claro que a punição mudou a história da corrida e pode ter alterado o rumo deste final de temporada, que era bastante previsível. Alonso, que vinha reclamando da falta de sorte, não tem do que se queixar hoje. Vai dormir feliz, com a sensação de que os ventos podem ter mudado de direção.

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando M onteiro
Fernando M onteiro
11 anos atrás

A corrida acabou, Vetel arrebentou, Alonso(mau carater, desonesto, trapaceiro,..) se deu mal. Mas eu gostaria mujito de vc Flávio me respondesse uma coisa: SE TIVESSE ACONTECIDO COM A FERRARI DO ALONSO ESSE ERRO DA GASOLINA ELE SERIA PUNIDO COM A PERDA DAS POSIÇÕES???

Igor
Igor
Reply to  Fernando M onteiro
11 anos atrás

Nao o Santander pagaria alguns milhoes em troca das posicoes no grid, alem disso o Papa iria excomungar o diretor de prova!
Como tem mane no mundo…

Ryu
Ryu
11 anos atrás

a punição p/ Vettel deveria ser expulsão deste GP, pois tinha menos de 1 litro de combustivel, quando o Hamilton parou ele tinha mais de 1 litro no tanque.

Gerson
Gerson
Reply to  Ryu
11 anos atrás

Vettel chegou em terceiro!! Pra vc e aqueles que torcem contra ou duvidam do garoto:

CHUPA!!

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Alonso ficou 40 voltas sem conseguir ultrapassar o Petrov nesta pista. Largou dos boxes naquela ocasião?

Bom, hoje vamos ver. Tem quem duvida da capacidade do Vettel. Acham que “o carro faz tudo”. Eu não duvido do talento do rapaz. Como também acho o Alonso grande piloto. É muito difícil p/ Vettel chegar ao pódio. Mas, o alemãozinho é tinhoso…

Então veremos quem é um piloto fodão mesmo. Vettel, Alonso ou…Petrov!!

Aposto no Vettel calando a boca de muito mané por aí.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Acertou, Gerson! Vettel chegou ao pódio.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Errei na corrida passada, não deu Hamilton.

Mas repetirei o mesmo prognóstico. Hamilton vence essa corrida. Vettel, o campeonato.

eduardo
eduardo
11 anos atrás

o halilton so perde se acontecer algo e o webber é seu unico rival mais atraz a disputa sera feroz o maldonado é imprevizivel mas o botton e o haikkonen tem todas as condições de se impor sobre o alonso vettel chega até o decimo segundo com facilidade apartir dai é estrategia arrojo e sorte principalmente não ficar preso atraz de um koba da vida

jr
jr
11 anos atrás

Muita gente falando em MARMELADA… oras…. regulamento é regulamento!

Mais inteligente se vocês parassem um pouco pra pensar e enxergar essa cagada da RedBull como mais uma falácia do circo… seria mais plausível…ao invés de ficar acreditando no saci pererê!

Deusdethe
Deusdethe
Reply to  jr
11 anos atrás

É só ver que este ano o Hamilton tb foi punido da mesma forma, concordo com vc.

jr
jr
11 anos atrás

Flávio… enfim o destino começa a escrever certo pelas linhas tortas…. O melhor piloto será tricampeão…. sem o melhor carro….

ALONSO!!!!

Andre
Andre
11 anos atrás

Muito se fala sobre a sorte do Alonso, mas não creio que ele seja tão sortudo assim. Pra mim o mais sortudo é o que tem o melhor carro, então o Vettel é o mais sortudo desde meados de 2009, e as vezes sobrando, quase sem concorrentes.

Agora a sorte só é do Alonso porque ele está disputando o título, mas todos foram beneficiados com a punição do Vettel, então ele fez sua sorte.

Sobre o Alonso ele teve o melhor carro em 2005 (não o mais rápido que era a Mclaren, mas esta quebrava muito) e em parte de 2006 pq a ferrari cresceu e o Alonso teve que suar para ganhar aquela. Em 2007 também era um bom carro, mas acredito que a Ferrari era melhor mas o Alonso e Hamilton faziam a diferença (apenas acho). Resumindo, já teve bons carros mas raramente sobrando, sempre tendo que lutar para pegar suas poles e vencer suas corridas.

Andre
Andre
Reply to  Andre
11 anos atrás

Apenas adicionando o Webber entre os mais sortudos, mas ai o grande talento de Vettel fala mais alto e ele é quem aproveita a oportunidade.

MT
MT
11 anos atrás

Fake F1, fake races, fake tracks, fake drivers. Estas regras foram escritas em Brasília pelo nosso nobre e inútil Congresso Nacional?

Gerson
Gerson
Reply to  MT
11 anos atrás

E mesmo assim, vc não perde uma corrida!! É so pra criticar???

Procure tratamento.

adriano dreveck
adriano dreveck
11 anos atrás

“Aí alegaram que o carro morreu, a bomba de gasolina pifou, por isso não voltou aos boxes. É argumento aceitável. Mas se tivesse menos gasolina, seria fácil pegar. Foi uma tentativa. Tinha menos, babau.”

está certo, gomes?

Pepa
Pepa
11 anos atrás

Anotem…Amanhã, Safety Car…..Vettel termina em segundo! Alonso, Sétimo! Raikkonen ganha essa porra! Pra completar o podium, Perez.

MT
MT
Reply to  Pepa
11 anos atrás

Fake track, fake people, fake race, fake drivers… this is the modern F1…

Francisco M
Francisco M
11 anos atrás

A RBR é ruim de reta, imagino o nó na cabeça dos engenheiros pra tentar tirar o máximo do DRS amanhã… A RBR e Vettel largando atras vai ser bom de ver, se o alemão for bem, vou dar meu braço a torcer, acho que ele ainda deve aquela corrida com “sangue nos olhos”, que o Hamilton e Alonso fazem. Enfim, é a corrida do Tri, pra ele e pro Alonso. Bigball, Hamilton, Maldonado, Alonso.

uka
uka
11 anos atrás

Dica para os paparazzi de Dubai: procurar um governador de peruca e óculos escuros –
http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/10/deputado-insinua-que-beto-richa-vai-dubai-para-assistir-ao-gp-de-f1.html

Rafael
Rafael
11 anos atrás

pior que dessa vez, não foi marmelada pelo jeito.
a Red Bull cagou mesmo….pra você ver que eles não tem mesmo o melhor carro pra essa pista, Vettel tava só com cheiro pra tentar alguma coisa.

agora, o bizarro mesmo são essas 4 horas de espera. vai entender….

Edu
Edu
11 anos atrás

Coisa estranhas acontecem na F1. http://papodehomem.com.br/piquet-gate-o-maior-escandalo-da-formula-1/ , isso relata os tempos de Briatore, Nelsinho e Alonso. Alonso motorista do carro do casamento de Briatore, que é mafioso, e enfim, essa F1 ‘as vezes, ou muitas vezes, faz eu me sentir trouxa. MAs enfim, torço pro Vettel porque é odiado por GAlvão Bueno hahahahahahahahaha, nada contra o Alonso.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
11 anos atrás

Não digo que com isso o Vettel vá perder o campeonato, mas só alguma coisa desse tipo para fazer esse espanhol ganhar. Se analisarmos a carreira dele, sempre aconteceu alguma coisa com os seus adversários para que ele ganhasse. Não quero dizer que existe manipulação por trás das vitórias do Alonso (isso só aconteceu em Cingapura mesmo), mas esse talento todo que fazem questão de atribuir ao espanhol, ele não tem não.

A verdade é que, salvo o ano na Minardi (2001), sempre pilotou bons carros, o que dá uma boa maquiada no balanço do seu histórico na F1.

Muita sorte para o Vettel amanhã! E vai ser duro de aguentar a falação do Galvão…

Jaime wc
Jaime wc
11 anos atrás

Eu nao sei dizer em qual horario que vai ser o gp.dos.usa. Mas ouvi na Globo que os jogos do brasileiro iriao comecar as 17 hrs. alguem sabe dizer.

nando figueiredo
nando figueiredo
Reply to  Jaime wc
11 anos atrás

Simples a globo não vai transmitir ao vivo… vai passar o VT depois do fantastico.

Edu
Edu
11 anos atrás

Ontem vi Alonso e VEttel falando com a IMprensa. Alonso: “Algo pode acontecer com o carro de Vettel, ou ele bater, estamos torcendo para isso (fura olho mode on)”. Vettel:” Estamos muito centrados na corrida, nosso time focado em nós mesmos em fazer o melhor trabalho”.
Depois disso tenho certeza que Vettel vence o campeonato este ano. O espanhol pensando no pior do outro, e o alemão pensando no trabalho que tem ‘a fazer. Culturas diferentes.

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
Reply to  Edu
11 anos atrás

Pois é cara, isso dá uma noção do que se passa na cabeça de cada um.

Andre
Andre
Reply to  Ricardo Sarmento
11 anos atrás

Manda eles trocar de carro que eles troca de opnião rapidinho.

Claudio
Claudio
11 anos atrás

Largando do Pit pode fazer as alterações que julgarem necessárias, desde que dentro do regulamento.

Fernando Strongren
Fernando Strongren
11 anos atrás

Além do Vettel, quem deve estar triste com a punição é o Alonso. Afinal, o que pode ser melhor para quem tá perdendo do que ver seu adversário disputando uma boa posição com o Maldonado na largada? Melhor, só se fosse o Grosjean…

Samuel
Samuel
11 anos atrás

Se o Alonso precisava da ajuda da Deusa da Sorte, então Ela apareceu no momento mais oportuno. Só de lembrar que o Camelódromo tem a saída dos boxes mais complicada do campeonato… Imagino que o Vettel não seria tão capaz de detonar o seu carro por lá tão cedo na corrida, seria muito Hamilton China 2007.
A sorte (minúscula, pois está bem apequenada mesmo) do Vettel seria aparecer o Safety Car nos momentos em que a distância para o pelotão da frente ficasse grande. Nunca se sabe… até porque a qualquer instante o Maldonado pode apertar o botão Jump do volante dele na ânsia por conquistar ou defender melhores posições.

Dú
11 anos atrás

Tiraram o carro do parque fechado? Adrian Newey vai passar a noite acordado com Vettel: Vai fazer isso, aquilo. E chegar na frente do Alonso. Que por sinal, acha que o Marca é a mídia do universo e não dá bola para as Gazzetta da vida.

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
11 anos atrás

Seria Galvão Bueno, nova versão de mãe Diná? Pois hoje nos treinos ele ” prenunciou” que a sorte poderia mudar para Alonsito….

Angelo
Angelo
11 anos atrás

Na classificação o carro do Vettel foi o segundo com menor velocidade final (obviamente com DRS já acionado), como tiraram o carro do parque fechado vão com certeza acertar o arrasto aerodinâmico para que ele tenha condições de ultrapassar os carros com tempos de volta mais lentos. O problema que dessa forma eles (redbull/vettel) vão fugir do acerto ideal para tempo de volta tornando complicada a aproximação da zona de pontuação onde os 10 primeiros estarão com certeza abrindo muitos décimos/segundos por volta até que o alemão consiga chegar, ao menos, lá pela 12ª, 13ª posição….
Pela pista que é e por ser um carro que se mostra competitivo em tempos de volta e não em aproximação e ultrapassagens, tendo de fugir do acerto ideal sem ao menos tê-lo testado anteriormente, meu palpite é que o Vettel não passe de nono na corrida.

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

Olha a bizarrice aí, gente! O Vettel foi punido e largará em último, e só mesmo uma bizarrice dessas para salvar o Alonso que larga agora em sexto. E não adianta o seu Galvão Bueno chorar e fazer macumba, o Bruno Senna sairá da Williams, e tudo indica que ele terá uma única opção em 2013, que é pilotar carroças.

Felipe Araujo
11 anos atrás

O mais difícil pro Vettel amanhã é primeiro ter que escapar do pelotão da M (expressão muito bem utilizada pelo Flávio, incrível como sempre tem mierda lá pra trás..)… em segundo, ter que dar seu jeito pra ultrapassar… Alonso em 2010 ficou lá coitado, 40 voltas atrás de Petrov… se Vettel der um azar desses amanhã… abre todo o campeonato de novo…

Daniel
Daniel
11 anos atrás

Será interessante ver se Alonso irá conseguir tirar proveito desta vantagem, porém acho que Vettel ainda sai na liderança do campeonato.

Lendo alguns relatos dos treinos livres, acho que McLaren consegue salvar dois lugares no podium; tem carro para isso. Webber também sempre esteve bem, assim como as Lotus; o outro lugar no podium deve ficar entre estes 3.

Somente tenho dúvidas do desempenho do Maldonado, mas parece ter carro também para andar na frente das Ferrari. Ainda tem que ver se a Sauber não vem com alguma tática diferente e entrar nos top-10, apesar de os treinos não mostrarem que ela tenha rítmo para isso.

E Vettel, se conseguir chegar entre a 8ª e 10ª posições já estará bom; Abu-Dhabi não é lá a melhor pista para ultrapassagens.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
11 anos atrás

Que celeuma é essa de que demorou e tal?
Se a equipe tivesse confessado logo que errou no abastecimento e que tinha menos de 1 litro no tanque eles teriam resolvido na hora.
Mas ela preferiu se defender (direito dela), em outras palavras, tentar se safar. Com isso mentiram dizendo que o problema foi a bomba de gasolina, o que afastaria qualquer punição, etc. Certamente (direito dela também) exigiram que fosse esgotado o combustível e medido com as medidas do INMETRO do Brasil.Que quando pararam a gasolina estava quente e com o volume maior do que 1 litro e que reduziu ao esfriar quando o carro parou etc etc etc.

Em suma, mentiram, espernearam, chicanearam e inventaram historinhas da carochinha, da velhinha de Taubaté etc. Isso obrigou os julgadores a se debruçarem sobre cada alegação, cada safadeza, cada chicana processual e a julgar uma a uma até sair o veredicto.

Então, se houve atraso, a culpa é da equipe que, cansada de saber que errara, não assumiu e TENTOU PASSAR A PERNA EM TODO MUNDO. Simples assim.

Abs.

luis carlos gonçalves de oliveira
luis carlos gonçalves de oliveira
11 anos atrás

A RBR faltando quatro corridas para o encerramento do campeonato e com um carro meio segundo mais rápido que a concorrência resolve fazer nos treinos uma cagada típica de equipe italiana de formula1. Organizadores da prova demoram quase cinco horas para em comunicado oficial justificar a punição ao terceiro colocado: largará dos boxes porque o carro após o chamado ‘Q3’ parou/estacionou no meio do circuito e precisou voltar rebocado para a fiscalização. Don Cordero virá ao Brasil!!

roxxon valdez
roxxon valdez
11 anos atrás

M.A.R.M.E.L.A.D.A.

Horse
Horse
11 anos atrás

O Vettel tem deve estar puto da vida com a Red Bull. Cometer um erro de cálculo de combustível com toda tecnologia atual chega a ser patético. Principalmente com os carros taurinos claramente superior a Ferrari, única adversária direta ao título. Se tem alguêm que precisa arriscar tudo nessas tres provas que faltam para cabar o campeonato é o Alonso. O Vettel lidera o mundial e ainda conta com um melhor equipamento..

Marcio Vieira
Marcio Vieira
11 anos atrás

essa coisa de mandar parar logo depois de termina treino ou prova já é indício de trambicagem.
Dou a seguinte sugestão: o piloto que parar logo depois da bandeirada e não retornar ao boxe perderá uma posição, independentemente de gasolina, radiador, repimboca da parafuseta e o escambau.
é obrigado a retornar ao boxe, senão, sifú!

o que acha da ideia?

eduardo
eduardo
11 anos atrás

o caninho para o Vettel e fazer o mesmo que em monaco esticar as maximo a primeira parada para se livrar dos carros lentos e depois grudar no pelotao da frente onde ganhar posições é bem mais dificil

rgomes
rgomes
Reply to  eduardo
11 anos atrás

Quem tinha o melhor carro, alonso ou petrov? 40 voltas sem conseguir ultrapassar e dizem que o cara é fantástico e não perde tempo.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

agora esse aparente Vacilo da Red Bull e muito Sinistro…por min tem a parafuseta Magica do Vermie por tras…as ultimas declaraçoes da trairinha 147 ??? afirmando que Vettel teria problemas…que ele achava que o tri tava na sua mao ??? muito Sinistras essas previsoes…ta me cheirando que vai haver uma sequencia de problemas no carro do Vettel…para na Marra jogarem o caneco no colo do Cretino Team 147 / Alonso…valeu.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
11 anos atrás

Sorte, sorte, sorte… São essas coisas que me fazem, às vezes, dar uma duvidada. Igual ao Hamilton em Barcelona. Sorte do Madonado, heim, no aniversário do FW…

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Dessa vez não teve essa de “dedo” da Ferrari, a RBR simplesmente errou feio na dosagem de gasolina de Vettel, exatamente como aconteceu com Lewis na Espanha. Acredito que vão mudar o desempenho em reta da RBR do carro do alemão(se é que pode mexer no carro), mas se puder a RBR tem que mudar a “asa” do carro, Vettel precisa ultrapassar e isso só vai ser possível em retas, e a RBR tem o pior desempenho no retão entre todos os carros.

http://grandepremio.cloudapp.net/f1/noticias/speed-trap-confira-velocidades-maximas-dos-pilotos-na-classificacao-do-gp-de-abu-dhabi

Vai ser uma corridaça entre Vettel e Alonso, qualquer acidente por afobação…o campeonato fica em risco, principalmente no caso do espanhol. Vettel ainda pode administrar pontos nesse GP. Alonso vai correr mais riscos porque vai tentar ultrapassar carros mais velozes(na última corrida quase o espanhol se chocou com uma das Mclarens na primeira volta). Já Vettel tem que ter cuidado pra ninguém bater nele porque no pelotão do fundo tem muito piloto afobado. Mas é isso, Alonso(teoricamente) vai como franco atirador, mas tem que ter cuidado não pode jogar uma ótima chance dessa fora.

Corrida imperdível amanhã…sem acidentes acredito que Vettel saia líder do mundial, mas com menos pontos de vantagem. Essas três corridas finais vai ser o bicho…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

RBR começa usar a cabeça depois da cagada, Vettel vai largar do pit-lane, assim evita batida na primeira volta, também vão poder mexer no carro para melhorar o desempenho em reta, resta saber com qual pneu o alemão vai largar(vai que entra safet-car?)! RBR sempre foi boa em estratégia de corrida, espero que Alonso e Vettel não se envolvam em acidentes, isso vai valorizar muito a pilotagem. Os pilotos da Toro nem precisam lembrar, a ordem é deixar o alemão passar, já o Schumacão que gosta do Vettel, vai fazer uma gentileza na pista: “passa e vai pra cima dele(Alonso) garoto”. Que baita campeonato na reta final, agora ficou 50% de chance pra Vettel e Alonso colocar um…dedo na taça, no USA pode ser uma mão e no Brasil coloca as duas.

Red Bull decide tirar carro do parque fechado, e Vettel larga do pit-lane em Abu Dhabi
http://grandepremio.cloudapp.net/f1/noticias/red-bull-decide-tirar-carro-do-parque-fechado-e-vettel-larga-do-pit-lane-em-abu-dhabi

Macario
Macario
11 anos atrás

Maldonado vai se enroscar com Webber. Hamilton vai quebrar e Raikkonen leva. É a minha aposta.

gilles
gilles
11 anos atrás

“El Fodon” tem um “rabon” que nao e brincadeira, se levar na manha, pode levar este campeonato, largar do pit-lane nesta pista sem poder ultrapassar nao vai ser mole.

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Amanhã é o dia de vermos o que o Vettel é capaz de fazer com um carro muito rápido largando do fim do grid em um circuito de difícil ultrapassagem. Ele pode calar a boca de meio mundo amanhã ou apenas então, confirmar os milhares de comentários e da própria crítica especializada, de que ele não é tudo isso. Depende só dele. E a parada vai ser difícil, porque passar as nanicas não é tão difícil assim, mas remar o grid todo tendo que administrar os pneus, será complicado. Alguns pilotos serão fáceis de ultrapassar, outros abrirão caminho para o alemãozinho. Schumacher e as duas Toro Rosso vão estender o tapete vermelho pra ele passar. Duro vai ser negociar posição com Perez, Koba, Grosjean, Massa, Rosberg, e as duas Force India. Tá complicado agora.

Parece que a tal sorte tá mostrando a cara para o Alonso novamente, veremos a confirmação disso amanhã.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

nesse maravilhoso circuito de autorama Arabe… e Muito ruim para se ultrapassar…+ exige muito Braço e Folego Extra…dos Pilotos Top…que procuram a pole…ai o n1 do Grid…Lewis…deu seu… SHOW…mostrou …o porque ? ???? a Inventora do Automovel MB contratou seus Valiosissimos $$$$ serviços…para assumir o Comando das Flechas de Prata…o N 1 do GRID… para a MB …o MELHOR ou NADA !!!! em 13 o NEGAO vai ATROPELAR GERAL…podem apostar nisso…valeu.

Francis
Francis
11 anos atrás

Campenonato mais do que manipulado pelo Sr. Bernie Ecclestone. Isso tudo para tentar aumentar a audiência de um campeonato que já estava ganho pelo Vettel. Ou então, como aceitar que um carro como a Willians ou Mercedes que já ganharam uma corrida cada esse ano, não fizeram mais nada. Puro marketing para que não acabe o campeonato antes do tempo e os expectadores não deixem de assistir as últimas corridas.
Agora resta saber quem vai colocar mais dinheiro na mão do poderoso chefão, o Santander ou a RedBull, para conhecermos o campeão desse ano.
Fui….

Pepa
Pepa
Reply to  Francis
11 anos atrás

Até que enfim alguém falou!!!! Ta uma cara de marmelada só esse campeonato!

hendrix
hendrix
11 anos atrás

esse “acaso” tb adiou o campeonato de equipes. sorte da rede bobo q não vai transmitir a corrida dos EUA pra passar um joguinho de várzea do campeonato brasileiro q já ta quase decidido. nem vai passar ao vivo na soprtv, só em VT. desrespeito total.
não to afim de fazer contas + pelo q li aqui ou ali era necessário apenas 1° e 6° ou 8° pra red bull finalizar o campeonato de construtores.

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Pegou fogo o campeoanto, endeusaram tanto Newey, mas dessa vez quem pisou na bola foi outro setor…o da estratégia, erraram feio e podem ter jogado o tri no colo de Alonso. O espanhol vai crescer muito na corrida, mas tem que tomar cuidado, senão joga tudo fora.

Se Alonso foi 01º vai pra 252 pontos, Vettel tem que ser pelo menos 04º para ficar com 252.
Se Alonso foi 02º vai pra 245 pontos, Vettel tem que ser pelo menos 07º para ficar com 246.
Se Alonso foi 03º vai pra 242 pontos, Vettel tem que ser pelo menos 09º para ficar com 242.

Se Alonso foi 04º vai pra 239, Vettel pode ficar sem pontuar, lidera com 1 ponto de vantagem.

Se Alonso vencer em Abu Dhabi com vettel não somando pontos, o espanhol vai para 252 pontos(12 de vantagem), mas se Vettel vencer no USA e BRA leva o título porque vai chegar a 290 contra no máximo 288 do espanhol.

A pista de Abu é uma merda pra ultrapassar, pra piorar a RBR tem a pior velocidade final de reta entre todos os carros:
http://grandepremio.cloudapp.net/f1/noticias/speed-trap-confira-velocidades-maximas-dos-pilotos-na-classificacao-do-gp-de-abu-dhabi

O lado bom pra Vettel é que em classificação a RBR é meio segundo mais rápida que a Ferrari de Alonso, já em corrida o bicho pega. Melhor a RBR administrar bem a corrida de Vettel de olho na tabela. Se Alonso conseguir o terceiro lugar, melhor Vettel não arriscar muito e se contentar com um nono lugar(vai que força muito e detona o motor ou se envolve em acidente. Lembrando que estamos no limite de motores e câmbio).

Se Vettel sair líder depois da corrida, dever cumprido de Newey e Vettel, já quem errou na gasolina pelo jeito nem vai dormir hoje, imagina trabalhar amanhã…o alemão tava fazendo tudo certinho, que besteira a RBR fez!

A estratégia da Ferrari vai ser bem clara, Massa fica lá pelo oitavo lugar para segurar uma possível corrida de recuperação de Vettel, se não fizer isso vai ser pura burrice…já Alonso largando bem a frente vai saber se virar.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Considerando ainda que, ele, Dom Sortudon das Asturias, ficou de fora 2 corridas. Imagina se não tivesse ficado. Seriam provavelmente bem menos que 13 pontos de diferença.

Edu
Edu
Reply to  Carlos Pereira
11 anos atrás

Não se pode considerar o “se” apenas de um lado, Se Vettel não tivesse ficado de fora em outras, tudo ficaria igual no final.

Segfredo
Segfredo
Reply to  Carlos Pereira
11 anos atrás

Se alonso somasse dois terceiros lugares(o que seria bem provavel) seriam 30 pts a mais. Ou seja….Vettel é que teria de descontar 17 pts…

Alexsander
Alexsander
Reply to  Carlos Pereira
11 anos atrás

E imagina se Vettel tivesse ganhado em Valência, terminado em Monza e Malásia? Acho que taria pra lá de 25. Não acha?

Tony Cazzo
Tony Cazzo
Reply to  Carlos Pereira
11 anos atrás

E se o Alonso fizesse todas as poles e ganhasse todas as corridas?

Leonardo
Leonardo
11 anos atrás

Eu apostaria em um terceiro lugar para o Alonso amanhã, e um sexto para o Vettel, caso não haja nenhum toque. Com isso a diferença cairia apenas alguns pontos, e não faria grande diferença para o desfecho do campeonato, dada a diferença de velocidade entre os dois carros.

Micromax
Micromax
Reply to  Leonardo
11 anos atrás

aposto que mesmo sem toque, Vettel não pontua. Ele não tem braço p/ isto.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Hahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!!

Olegário
Olegário
11 anos atrás

O que será pior, largar lá no “meio da frente” onde a disputa é mais intensa (e sempre tem o Maldonado e o Grosjean, pra temperar) ou largar lá de trás e ter que remar o pelotão todo (sem contar o que tem no caminho: HTR, Marussia, Petrov, Kobayashi, Schummacher…)?

Bem que isso podia ir acontecendo até o fim da temporada: o mercado pra 2013 já tá meio fechado na frente e no meio do grid, e é bem verdade que o Vettel acabou matando a segunda metade da temporada (e o campeonato)… desse jeito o GP de Interlagos e os demais vão ficar naquele clima de “Fim de feira” e a ÚNICA coisa que sobra pra comentar é o destino do Bruno Senna, o que sempre vira uma briga de argumentos bizarros que acabam envolvendo PT, Mensalão, o “Povo”, o Barrichello e várias letras capitulares e pontos de exclamação se estapeando.

Rubem
Rubem
Reply to  Olegário
11 anos atrás

Comentario sensacional. Simplesmente, sensacional. To rolando de rir aqui… hahahahahahahahhahahhahah

Pepa
Pepa
Reply to  Rubem
11 anos atrás

Foi legal…mas não foi pra tanto neh!

Paulo
Paulo
11 anos atrás

FG
Estratégia da red bull: trocar por pneus médios, trocar cambio e motor. Fazer o primeiro stint longo para ultrapassar menos gente na pista e voar no stint final com pneus macios.
Parece fácil né?
Um abraço
Paulo

Alexsander
Alexsander
Reply to  Paulo
11 anos atrás

Paulo, acho que o motor não irão trocar.
Olha, a RBR só tem mais um motor novo na caixa, e muito provavelmente só tirarão de lá pro GP do Brasil, que necessita muito de um motor novo.

Fernando
Fernando
11 anos atrás

Justo a punicao, puniram o LH e agora puniram o Vettel. As Vettelzetes vao gritar mto porque ta na reta final e vao achar que tem dedo da Ferrari, mas a regra se aplica a todos. Alonso que faca bom proveito disso e nao se arrisque mto, porque agora nao tem necessidade de largar feito louco. Ainda faltam duas corridas.

Edu
Edu
Reply to  Fernando
11 anos atrás

Quem tem xiliques neuróticos de TPM é o Alonso, e não Vettel heheheh Alonsita de plantão.

Sebastião
Sebastião
Reply to  Fernando
11 anos atrás

Fernandetes se assanham, mas nao vai adiantar de nada… Aproveitem este ultimo suspiro

Igor
Igor
Reply to  Sebastião
11 anos atrás

Nao estamos falalndo de Alonso ou Vettel e sim de regulamento e sua execucao, punicao para quem deve ser punido.
Nao devemos FANTASIAR e falar que o Santander, o Alonso ou a Ferrari “mandam e todos obedecem”, isso e papo furado.

Igor
Igor
Reply to  Fernando
11 anos atrás

Vou aproveitar seu comentario, pode?
O que vai ter de mane dizendo que essa punicao tem o dedo da Ferrari, Alonso, Santander, mafia, camorra, Papa, sindicato dos desempregados espanhol e nao sei mais o que nao vai ser brincadeira…

Dav
Dav
Reply to  Igor
11 anos atrás

Acredito que o Vettel fara uma grande corrida ate os pontos (nao acho que pegue um podio) mesmo o pessoal que a pista nao ajuda muito a ultrapassar