MENU

quarta-feira, 21 de novembro de 2012 - 10:33Antigos em geral, Arquitetura & urbanismo

DACON & DACON

SÃO PAULO (ambos símbolos) – O Anísio Campos, mestre e guru, postou esta foto agora há pouco no Facebook. Para quem não conhece São Paulo, o prédio atrás é o Edifício Dacon, na Cidade Jardim. Ou “em Cidade Jardim”, como dizia o locutor do Jóquei. E para quem não conhece carros, bem… Acho que aqui a maioria conhece carros.

26 comentários

  1. Raquel Valadares disse:

    Flávio, querido! Essa foto foi feita numa diária belíssima de filmagem do “Homem-Carro” :) tudo muito lindo!

  2. Chinfronesio disse:

    Dakon é bão, dakon é bão….

  3. Alexandre - BH disse:

    Reverenciemos, também, o Gurgel XEF, que curiosamente tinha uma solução idêntica à do russinho ZAZ 965: quebrou o para-brisa, longe de casa e longe de tudo, ponha o vidro traseiro no lugar, que é o mesmo! Simples, inteligente e possível de fazer, já que vidro colado é coisa mais recente.

    http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/fuscacia/24/gurgelxef.jpg

  4. Alexandre - BH disse:

    Em tempos de ruas entupidas, é um carrinho que deveria voltar. Aliás, já voltou. Grosso modo, o Smart é um Dacon metido a besta.

  5. João Kohl disse:

    Tinha um amigo de faculdade, que ganhou do pai no terceiro ano de engenharia, um passat dacon. Era o bicho aquele carro. A Dacon pegava um passat TS, aquela dos quatros farois redondos, lindo, mas motor original 1.6. Trabalhava o motor e cabeçote, a suspenção, melhorando o que se podia, até mudando as camisas e pistões para um 1.8 litros, mas deixava o carro normal por fora. Meu amigo tirou até as faixas, assim perdia um pouco a cara de bravo. Virou o bicho. Na época 1.8 quem tinha era só o doginho polara, que se prejudicava com um câmbio moderno de cinco marchas, mas relação longa. Depois, bem… depois vinham os médios maveriques e opalas com outra litragens junto com os grandões dart e galaxi com seus V8. Boas lembranças.

  6. junior disse:

    Um carro destes coma tcnologia atual de motores , ficaria muito bom, fico imaginando um com motor fire.

  7. Acarloz disse:

    Continua atual o bichinho… Grande Anisio !!

  8. Durvaldisko disse:

    A boa e velha São Paulo. Nada como sair do Rio à meia noite de trem- de -prata,conversar e beber madrugada a dentro,no vagão restaurante, e chegar na Estação da Luz às 7 da manhã.Isso foi no tempo da Dacon e dos carrinhos recortados do Anísio. e hospedar-se no Hotel Jaraguá…

  9. Paulo F. disse:

    Quantos domingos passei não neste mas no antigo olhando os Porsches nas vitrines da Dacon!

  10. Guest disse:

    Se eu conheço carros, deve ser um Daihatsu Charade sedan… e bem conservado, à vista das ausências de películas e de calotas.

  11. Batista Lara disse:

    Saudade do tempo que morava em Sampa, entre 86 e 90… Passava sempre aí em frente, para ir trabalhar em Socorro. Lembro que fui nesse prédio, numa discoteca lá no topo, se não me engano. Acho que o nome era Dancings.

  12. Rafael disse:

    Vi um desse vermelho aqui em Ipanema.

    E pensar que o Smart foi criado com base no mesmo conceito… só que 30 anos depois!

  13. Danilo Candido disse:

    E lá no fundo, o Daihatsu Charade de uso diário do Anísio.

  14. Carlos Pereira disse:

    Estranho como o DACON a gente não vê muitos por aí…já o tal do SMART virou febre…

  15. Luiz disse:

    A Dacon foi uma grande empresa e tinha uma equipe de competições fantástica com seus Karmann Ghia-Porsche. Mas por falar em Anísio, como anda o projeto sobre sua história?

  16. vitão disse:

    a Loja e ofiicna funcionaram aí até a demolição e construção do prédio ( se nao estou enganado, a pintura era em um prédio no Itaim, perto do antigo Mappin, hoje Extra supermemrcado) , como projeto de Oscar Niemeyer . Trabalhei lá, e o prédio é bem problemático, porque os elevadores ficam em um hall circular, e o passageiro tem que ficar circulando em torno para tomar o carro certo. Acho que agora colocaram um sistema de sinalização. A disposição dos banheiros e dos móveis nas salas era complicada também . A montagem dos carros foi transferida para a fazenda Santa Ana, em Santana de Parnaiba, perto da preitura , na estrada Marechal Mascarenhas de Morais ( que foi asfaltada esta ano !!) que dá acesso a Aldeia da Serra. ainda dá pra ver parte da oficina da estrada. Na área maior fizeram um loteamento da Scopel. ~Já houve um post aqui no blog sobre o final da Dacon, e os imbroglios bancários ( se não estou enganado, o principal credor era o Banco Economico do Calmon de Sá) .

  17. José Angelo disse:

    Parece o edifício do Fórum aqui de Floripa, peculiarmente conhecido como “marmitão”.

    http://mw2.google.com/mw-panoramio/photos/medium/18271361.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>