TRI IN SAMPA (4)

SÃO PAULO (o que será dele?) – No GP do Brasil de 2009, Kamui Kobayashi estreou pela Toyota. Ele correu no lugar de Timo Glock, que tinha se acidentado na prova anterior, no Japão.

Lembro de, naquela corrida, ter entrado no puxadinho da equipe para pegar um refrigerante, ou um walkman, ou um tamagotchi. Aí, numa mesa de canto, vi Kobayashi, com seus cabelos esquisitos, ouvido as instruções de um engenheiro, que mostrava a ele, com um volante nas mãos, para que serviam os botões que ele nunca tinha visto direito.

Koba-Mito era piloto de testes, e claramente não sabia o que certos comandos faziam. A cada explicação, ele olhava com espanto para o engenheiro e exclamava: “Ooooh”. Isso aqui é para falar pelo rádio, Kamui. Ooooh. Esse aqui muda o mapeamento do motor. Ooooh. Aqui é a buzina. Ooooh.

O japonês fez uma corrida muito boa na ocasião e chegou em nono. Na seguinte, em Abu Dhabi, foi sexto. Domingo, pode estar se despedindo da categoria, para trabalhar com o pai como sushiman.

Isso porque a Sauber, finalmente, vai oficializar sua dupla de pilotos para 2013. Um deles, já confirmado, é Hülkenberg. O outro será Esteban Gutiérrez, mexicano da boa grana.

Kobayashi, no “preview” da equipe para Interlagos, disse que ama São Paulo, suas churrascarias, picanhas e cupins. Ontem, mal desembarcou já foi para o Fogo de Chão, conhecido no meio como “fogo de cháu”. Postou uma F1Team/status/271413149222203392/photo/1" target="_blank">foto horrenda no Twitter com o garçom Fabiano, segurando um boi em miniatura.

Figuraça e ótimo piloto, já lamentamos aqui sua mui provável despedida. Provável porque, claro, há sempre a chance de uma surpresa (Force India?), ou ainda de alguma equipe maior contratá-lo como reserva — aquela expressão “piloto de testes” não faz mais sentido.

Seja como for, palmas para Kamui, que até virou bonequinho.

Aqui em Interlagos, Koba já fala quase como ex-piloto. Suas esperanças residem em 2014. Ele acredita que pode voltar, com patrocinadores fortes e numa equipe de ponta.

Qual equipe de ponta vai estar sem piloto em 2014?

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cleverson
Cleverson
11 anos atrás

Quem conseguirá emprego decente em 2013? Koba-san ou Senna-sobrinho? Se alguém puder me esclarecer essa dúvida… Já Massa… acho que vai ter um ano bem barulhento em 2013 (o que vai ter de gente falando que em 2014 não estará mais em Maranello será uma festa). Tudo de bom moçada! E parabéns ao Atlético PR, ao Goiás, ao Vitória e ao Criciúma pela volta á Série A do Brasileiro! O Fla? Ou melhora, ou afunda…

Chinfronesio
Chinfronesio
11 anos atrás

Os tempos são outros. A sony por exemplo, amarga prejuizo atrás de prejuízo e não conseguem acompanhar os coreanos, que oferecem a mesma tecnologia por preços mais baixos e qualidade imperceptivelmente inferior.

Danilo A.
Danilo A.
11 anos atrás

Koba na Ferrari em 2014.

Jorge Y.M.
Jorge Y.M.
11 anos atrás

O mito abriu uma conta para os fans japoneses contribuirem. Segunda já deposito o mínimo pedido q são 110 doletas aproximadamente! Kamui muito mito! Obrigado, Flávio!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Jorge Y.M.
11 anos atrás

Se fosse realmente um mito, não precisaria dessa ajuda.

J
J
11 anos atrás

Do jeito que ele ficou popular, acho que em alguma outra categoria, pelo menos, ele deve correr. F1 tá difícil, mas Force India não iria tão mal.

Anderson Silva
Anderson Silva
11 anos atrás

2014 é uma incógnita, pode surgir uma Brawn da vida e dar dor de cabeça nas 3 grandes de hoje, acredito que a Toro Rosso tem muito a crescer, se fosse pra apostar, apostaria nela.

Daniel Ramos
Daniel Ramos
11 anos atrás

O Kobayashi sempre vai ser o mito da F1, pelo o que ele fez com o Toyota(que os outros não conseguiram fazer m*** nenhuma,apesar de dizerem que o bicho era bom).O cara na Sauber ficou meio apagado,apesar de alguns(poucos) bons resultados,esperava mais dele com o motorzão Ferrari, falando na italiana, queria um dia ver ele na Ferrari,o guri têm capacidade e podia chegar até lá, mas o ruim é que falta dinheiro, e ele na minha opinião é muito melhor que o Sérgio Perez e Pastor Maldonado(pena que nenhum patrocinador grande japonês apoia ele, se fosse Chinês,seria mais fácil com o talento do guri), se ele tivesse uma Mclaren ou uma Ferrari nas mãos, iria dá um pau em todos eles,e até no Vettel eu acho.
Uma pena,espero que ele consiga uma vaguinha na Force India pra ficar correndo pra valer, se não conseguir, será mais um piloto injustiçado e jogado fora da F1, depois do Kubica(esse daí teve mal sorte mesmo,tava quase indo pra Ferrari,quando aconteceu o que aconteceu,infelizmente ”/) e o doidão(no bom sentido claro) do Nick Heildfeld, o cara era bom, se tivessem dado um carro melhor pra ele. Uma pena, e ver gente nem tão talentosa ainda na categoria, só porque têm dinheiro.

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

Trocar o Groselha pelo Koba seria um ótimo negócio para Lotus. Perfil bem agressivo para o conjunto. Caso não, Koba, a “entlega de sushi a domicilio mais lápida do planeta”. Os planos do Bruno eram de vender coco. Quem sabe uma parceria…F.G.. se tiver oportunidade, tomem uma dose de saquê em homenagem ao mito, com o mito!

Sakura
Sakura
11 anos atrás

Kobayashi está pedindo dinheiro pela internet para tentar comprar uma vaga, a conta bancária é japonesa, então acho que não podemos ajudar. Segue o link:

https://twitter.com/kamui_kobayashi/status/271669019449368577

“Me dê uma força! Finalmente consegui algo tangível. Por favor, me ajudem, o máximo que puderem, a conseguir uma dos últimas vagas disponíveis. Não posso dar mais detalhes, mas com certeza ainda tem vagas disponíveis! Então, vou seguir fazendo tudo o que posso, até o último minuto.”

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Sakura
11 anos atrás

Nunca pensei que fosse ver uma coisa dessas na F-1.

Claudio
Claudio
11 anos atrás

Tem hora que a formula 1 é uma bosta.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Claudio
11 anos atrás

Principalmente, na área dos banheiros…

Rafael Wüthrich
Rafael Wüthrich
11 anos atrás

Olha, pilotos pagantes são uma lástima diante da ausência de Koba no grid. 2014 acredito que surja uma vaga na Red Bull e uma na Ferrari, nas equipes de ponta. Lotus é uma incógnita. McLaren e Mercedes, com um bom piloto e um novato, devem manter suas duplas.

Luiz M.
Luiz M.
11 anos atrás

Ainda existe a vaga na Force India, mas é difícil. Caso ele realmente fique de fora do grid em 2013, o ideal seria tentar uma vaga como piloto reserva em uma das equipes grandes para tentar um retorno no próximo ano, como fez o Hulk em situação idêntica quando era piloto da Williams em 2010 (ficou o ano seguinte na Force India como piloto reserva e esse ano voltou muito bem a F1 na mesma equipe). Além disso, para não ficar parado, deveria paralelamente correr em alguma catogoria no Japão ou até mesmo na DTM, como já comentaram.

Fico muito chateado em pensar numa F1 sem o Koba-Mito já no próximo ano. O que resta é a esperança de vê-lo em 2014 correndo em uma equipe mais forte e que lhe dê condições de mostrar toda a sua habilidade.

Renato
Renato
11 anos atrás

Lamentável, uma injustiça contra o mito.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Renato
11 anos atrás

Não brinca! Sacanearam Niki Lauda?

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

O “Koba” sem carro para 2013 é lamentável!

sandro karam
sandro karam
11 anos atrás

Ferrari, RedBull, Lotus. Só Mclaren e Mercedes das equipes de ponta tem 2 vagas certas para 2014.

sandro karam
sandro karam
Reply to  sandro karam
11 anos atrás

Webber, Raikkonen e Massa só assinaram por mais uma ano

Douglas
Douglas
11 anos atrás

Queria ele na Lotus, Kimi e Koba dariam uma dupla épica.

É até ironia, o melhor japa que já passou pela categoria não tem um patrocinador forte enquanto tantos outros conterrâneos bem menos talentosos se abastavam de cunhas.

hugo
hugo
Reply to  Douglas
11 anos atrás

Perfeita observação! Os japoneses fracos antes dele conseguiam as vagas pelos patrocinadores fortes, e agora um japonês bom de braço sai da categoria pela falta deles…agora é torcer para que consiga uma vaga de terceiro piloto em equipe forte e dar um bom salto em 2014!

Rafael Wüthrich
Rafael Wüthrich
Reply to  Douglas
11 anos atrás

Perfeito comentário, e um bom assunto pra debater.

Daniel Ramos
Daniel Ramos
Reply to  Douglas
11 anos atrás

Verdade amigo, ele na Lotus com o Kimi ia ser sensacional.

J Fernando
J Fernando
11 anos atrás

Ele é muito carismático. Sempre torço para ele conseguir terminar nos pontos.
Quanto à foto horrível, tem razão: eu pensei que o boi em miniatura fosse um controle de videogame.

George McCrae
George McCrae
11 anos atrás

To na mesma situação do Mito, tentando procurar emprego e não está fácil. Realmente é das piores sensações estar desempregado e ver que tem uma boquinha a sustentar…

Adriano Andrade
Adriano Andrade
11 anos atrás

pobre japa. muito melhor que bruno senna, perez, e outros mais. deu muito azar esse ano em algumas corridas, ao passo que o nhonho conseguiu 3 pódiuns na estratégia, condiçoes climáticas… mas é a vida. e desde já torço pelo insucesso de gutierrez. e do peres também.
de qualquer maneira, acho difícil ele ficar a pé.
na pior das hipóteses, corre no super turismo japonês, um dos 3 melhores campeonatos de turismo do mundo.

EDGAR BIANCHI FILHO
EDGAR BIANCHI FILHO
11 anos atrás

QUE VENHA UMA RED BULL EM 2014 SERIA MUITO INTERESSANTE VER O JAPA COM UM CARRO VENCEDOR… MELHOR QUE WEBER SERIA TRANQUILAMENTE

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Precisa dizer?

Pode ser por escrito ou prefere em desenho?

Dica: começa com Ferra…

eduardo
eduardo
11 anos atrás

A minha torcida é que ele assine com terceiro da Red Bull e nos simuladores mostre que é uma opição melhor que o Ricardinho para subistituir o Webber

EduardoRS
EduardoRS
11 anos atrás

Se il Commendatore Enzo estivesse ainda vivo, já o teria contratado. Veria nele uma espécie de reencarnação do Gilles. Mas esses fronhas que comandam a Ferrari hoje em dia não pensam assim. Eles querem um pateta no 2º carro. Posto que já foi de Irvine, Barrichello, e hoje é do Massa. E dificilmente vai ser do Mito.

Lucas Carioli
11 anos atrás

Ele é o máximo e será um crime se ficar a pé ano que vem.

Renato
Renato
11 anos atrás

Se não der a F1, tem vaga a rodo na Mercedes no DTM. Eu brigaria por isso. Ainda mais com a unificação técnica com o SuperGT japonês em 2014.

Pernalonga
Pernalonga
11 anos atrás

Tudo é possível pra 2014! Até pra 2013 se, por exemplo, algum piloto se acidentar (não que torça por isso). Mas torcerei pelo retorno de Koba! Torci pra ele ao longo desse 2012, assim como pra que Raikonen voltasse a ganhar! Em tempo: pela primeira vez, incrível, estarei contra Massa, a não ser que seu chefe imediato, o Fodón Afonso, saia da corrida… Quem sabe, abalroado pelo Maluco da Primeira Volta. Nunca poderia imaginar isso… Foram as condutas pra lá de questionáveis da Ferrari que mudaram minhas preferências pra esse momento. É Canguru e Vettel na ponta em Interlagos!
(Mas legal mesmo seria um monte de gente pifando e Caterham e Marússia disputando nos pontos…)

Léo Engelmann
Léo Engelmann
11 anos atrás

Antes de correr pra churrascaria, Kamui visitou a 25 e comprou o celular que tirou a foto com o garçom.

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Koba fora, uma sacanagem do caray….

Pedro
Pedro
11 anos atrás

Na verdade as esperanças dele residem na Honda, se ela voltar realmente, em 2014….. Se não fica dificil.

Penso que a Sauber podia fazer um acordão com a Telmex esse ano para ele ficar lá, pois provavelmente em 2014 Hulkenberg saia para a Ferrari e deixará eles na mão. O japa não ira aceitar de boa ser rebaixado a piloto de teste pra na outra temporada voltar de boa, só por que estão agradando interesses (Hulk nos motores e Guti na grana).

Se o Mito for ligeiro mesmo, já vai atrás da Honda, ve se está tendo conversa mesmo com Mclaren ou Red Bull (que direto crica com a Renault também) para ae já conseguir como piloto de testes em uma delas pra 2013 e titular em 2014. Ou usar a própria Honda pra já ficar em 2013 para futuros motores em 2014, que nem a BMW já fez com a própria equipe envolvendo o Heidfeld.

André França
André França
11 anos atrás

Equipe de ponta não tem não, tam uma mediana que o símbolo é um cavalinho que vai ficar sem um 2º piloto, mas fica a pergunta: Koba faria o que faz este 2º piloto pela Equipe?

THIAGO LIMA
THIAGO LIMA
11 anos atrás

Em 2014 vão estar precisando de piloto lá em Maranello… mas acho que o Hulk vai levar essa.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
11 anos atrás

esse japa é muito legal!

tive a sorte de ver a sua estréia em 2009 lá (aí) em interlagos, e fiquei fã do cara desde a primeira vez que ele despontou pelo S do senna.

já dava pra saber que ele seria o melhor piloto japonês que a F1 já viu.

espero que alguma equipe resolva aproveitá-lo para o ano que vem. nem que seja piloto reserva.

e, se não ficar na F1, torço pra que ele vá pra alguma categoria pra ser pilot profissional.

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Pedro Araújo
11 anos atrás

Sei que a Toro Rosso vai manter sua dupla de pilotos, mas acho que seria interessante para RedBull, pois, depois, ele poderia substituir Webber e depois Vettel, quem sabe…