FERRARI F138

ferrarif138perfilSÃO PAULO (acumulou…) – Sem degrau no bico, para alegria geral da nação (ainda acho que aquilo do ano passado foi ação de um único projetista, que desenhou os carros de todas as equipes), eis a Ferrari F138. F de Ferrari, 13 de 2013 e 8 do motor de 8 cilindros, que disputa sua última temporada.

O sujeito que dá nome aos carros da Ferrari, um velhinho de longas barbas que tem uma sala secreta em Maranello perfumada com incenso e cheia de objetos esquisitos vindos de países exóticos, a maioria amuletos e figuras assustadoras, além de algumas imagens macabras penduradas nas paredes, ainda está à procura do critério universal de batismo, como se percebe. Ano passado, a referência era ao… ano — F2012. Crise de criatividade. No ano retrasado, ele decidiu homenagear os 150 anos da unificação da Itália. Ano que vem, o que será? FB142WC, segundo minhas fontes. F de Ferrari, B de Brasil, que faz em 2014 uma Copa do Mundo (“World Cup”), e será a segunda no país. Sacaram? Mas há uma possibilidade de se chamar, também, FFW14100NM, sendo F de Ferrari, FW de Primeira Guerra (em inglês, claro), 14 e 100 lembrando o centenário do início do conflito e NM de “never more”.

E o carro, afinal? Nota-se que tudo foi feito no sentido de otimizar a passagem do ar, inclusive e principalmente a remoção do degrau no alto do bico. No ano passado, fizeram o degrau com a mesma intenção e não deu certo. Assim, foi só tirar o dito cujo. A equipe, que começou a temporada de 2012 incrivelmente mal, conseguiu mesmo assim lutar pelo título graças a Fernando Alonso. A lógica indica, pois, que se começar bem será campeã. É no que acreditam os vermelhos, que desenvolveram a F138 no túnel de vento da Toyota na Alemanha. No seu próprio, pelo que se sabe, os ventos uivavam de forma um tanto quanto desengonçada e a ele, o túnel, foi atribuída grande parte da responsabilidade pelo fiasco das primeiras corridas do último campeonato.

Uma das novidades da apresentação foi Pedro de La Rosa, ao lado dos titulares Alonso e Massa. O veterano espanhol foi contratado como piloto de testes e está programada sua presença em um único dia no carro, durante as práticas de inverno. Possivelmente será a única vez que ele vai dirigir a F138 na vida. No resto de seu contrato, trabalhará em casa, no PlayStation. Massa começa os treinos em Jerez na semana que vem, porque Alonso vai ficar fazendo ginástica. Ou visitará um guru indiano, ou ainda um centro espírita na Vila Carrão. Ninguém sabe direito.

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
AILTON SIMAS
11 anos atrás

O FLAVIO, O VISUAL DO CARRO, FICARIA MAIS BONITO SE AS PARTES INFERIORES LATERAIS FICASSEM SÓ NO VERMELHO. OLHA QUE O RUBINHO AINDA É UM GRANDE PILOTO. É SÓ TIRAR TODA A ELETRONICA, QUE COISA MUDA….ABRAÇÃO

Wagner Vieira
Wagner Vieira
11 anos atrás

É realmente vejo e leio cada bobagem. Um certo mané aí falando para a Ferrari aprender a fazer carro com alemães. Não me lembro de ver a Mercedez-Bens ganhar nada!!! Quem sabe a BMW ou a Audi, também não me lembro!!! Falta a Ferrari um lider, Dominicalli é fraco, e também falta um piloto, já que o Massa já era…Voltar com Kimmi seria uma boa.

Paulo Bueno Júnior
Paulo Bueno Júnior
11 anos atrás

Sinceramente. Acho que seria mais util se retirassem o cavalo do brasão e colocassem no motor, quem sabe ajudaria a andar um pouco melhor (rs….)

Edu
Edu
11 anos atrás

CARRO Italiano + pilto espanhol = algo indigesto. Italiano tem que trabalhar com alemão, ae a coisa vai…………..

RUSVEL LACERDA
RUSVEL LACERDA
Reply to  Edu
11 anos atrás

Tá na hora da Ferrari arranjar outro chofer brasileiro, já que estamos órfãos de pilotos deste 1994…

sebastiao peron maciel
11 anos atrás

Quanta bobagem. Quem é ferrarista é ferrarista.

Carlos Newman
Carlos Newman
11 anos atrás

A Ferrari está linda deve andar bem, porém a politicagem faz a equipe ter cavalos a menos e burros a mais, deve andar bem, porém McLaren e RBR não tem essas políticas destrutivas, mas vamos esperar o início desse incrível campeonato, se 2012 foi demais então 2013 deve ser melhor ainda, pois os carros estão ficando cada vez mais competitivos entre eles.

Matheus
11 anos atrás

Pelo que vejo aqui só tem sábio de porta de botequim!!!
Não há previsão alguma de quem vai se dar bem na temporada da F1 de 2013,,,é só lembrar quem em 2012 alguns da última fila chegaram na frente. Ou diga-lá que pensaram que Corínthians,São paulo,Gremio,Atlético MG levassem o Campeonato Brasileiro em 2012 e aí surge um simples fluminense do Rio e leva o Campeonato com larga diferença do segundo colocado. Todos aqui são adoradores de galvão bosteno.

Zaratustra
Zaratustra
11 anos atrás

Antes Emerson, Nelson, Lauda, Airton e etc, mandavam nos carros, agora é o contrario. Não importa o piloto o que vale é a máquina, tanto é que Schumi não fez nada no seu retorno…

mecias
mecias
11 anos atrás

o carro é bonito, tem dois pilotos “um bom” e outro espetacular “alonso”, mas acredito que a maclaren vem com tudo…

Gerson
Gerson
11 anos atrás

É moçada, já está mais do q na hora de pararmos de ouvir o Galvão todos os domingos de corridas. Está cansando demais. Chega disso !
Pra mim, carro bonito (com excessão à McLaren) não ganha corridas. Tem q ter um conjunto carro / piloto perfeitos. A ferrari está linda ! E daí ?? Estou apostando q vai continuar a tomar uns chocolates das RBR e McLaren. Não esqueçam q as duas equipes tb se atualizaram. Vão estar muito mais rápidas e efecientes que o ano passado.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Chocolate da RBR realmente aconteceu. Mas da McLaren? Em 2012 as disputas pelos campeonatos de construtor e piloto ficaram restritas à RBR e Ferrari, a McLaren foi relegada à terceira força antes. Seja lá como for, o fato é que tanto Ferrari como Alonso levaram o vice, o que oficialmente os coloca à frente da McLaren de seus pilotos.

Gil Novais
Gil Novais
11 anos atrás

Michel Shumacher que o diga…!

Gil Novais
Gil Novais
11 anos atrás

Ao meu ver, Barrichello é um piloto que entende de carros de corrida e sabe acertá-los para a equipe (indispensável como um 2º Piloto, para uma equipe de ponta). Uma vez que, para as equipes, o que impota mesmo é o 1º Piloto.

João Carlos N.Silva
João Carlos N.Silva
11 anos atrás

BONITO A MÁQUINA! FALTA TER UM SEGUNDO PILOTO COMA MAIS RAÇA.

Jessé
Jessé
11 anos atrás

Bonito está d+, vamos ver se corresponde as expectativas para 2013

Edu
Edu
11 anos atrás

Banco Santander espanhol não vai deixar o Massa passar o Alonso. Qual o problema, nenhum, não ia passar no braço mesmo. Vou torcer pro Hamilton encanar bater no Alonso o tempo todo, vai ser divertido, um maluco cheirador do rap e um chorão.

wilson bayerl
wilson bayerl
11 anos atrás

Espero que o carro seja bom mesmo. Mas o importante seria o Felipe Massa vencendo em primeiro, vamos aguardar.

Mr. Werla
Mr. Werla
11 anos atrás

Quero só ver onde vai parar a altura desses bicos de F1…. Em relação ao ano passado está “mais bonito”. Quanto ao Massa….. falta “sangue no olho”, Infelizmente!

landinei ferreira
landinei ferreira
11 anos atrás

Esse ano estou confiante que Massa vai dar o troco em Alonço e vai passar a ser o favorito da Ferrari.

Alemão
Alemão
Reply to  landinei ferreira
11 anos atrás

Conta outra piada! Falta capacidade ao Massa, para andar na mesma consistência do Alonso…ele acaba com os pneus mais rapidamente e erra mais! Ele pode ser mais rápido em treinos, mas não em corridas.

Carlos
Carlos
Reply to  landinei ferreira
11 anos atrás

Xiii!! Cara Vc viajou na Batatinha.. Acha mesmo que a RBR e a Mercedes Vão ficar Atrás?

paulo roberto couto brito
paulo roberto couto brito
11 anos atrás

quero ver alonso e massa no topo e toda equipe ferrari vamos la torço por todos

Ron
Ron
11 anos atrás

“… que desenvolveram a F138 no túnel de vento da Toyota na Alemanha. No seu próprio, pelo que se sabe, os ventos uivavam de forma um tanto quanto desengonçada …”
HUAHUAHUA!!!

Rinaldo dos Reis
Rinaldo dos Reis
11 anos atrás

ó deejo boa sorte a todos e espero na reta final com a vitoria deus seja lovado abraços a todos da ferrari

Erevan Lopers
11 anos atrás

O novo carro da Ferrari é bonito. E ai… anda??????

pietro palomino
pietro palomino
Reply to  Erevan Lopers
11 anos atrás

não, ele foi feito apenas em miniatura para colecionador….cada pergunta !!!

a virgem do bordel
a virgem do bordel
11 anos atrás

Gostei, menos blaco e piu ROSSO!

Chupa gabirusada!

Luis Antonio
Luis Antonio
11 anos atrás

Bem lembrado falar do nome de batismo do carro , principalmente da Ferrari que não tem critérios para batizar seus carros .
Só espero que a turma do Reginaldo Lema que faz o “hiper mega super” Anuário de Fórmula 1 se lembre de por esse dado , não só da Ferrari mas de todos os carros no livro , já que todas as edições até hoje “neca de pitibiriba” !!!

Alan Ruggero
Alan Ruggero
11 anos atrás

Muito bonito o carro. Que seja rápido.

Gabriel
Gabriel
11 anos atrás

fosse eu o presidente da FIA, FOM, F1 ou do mundo, ia mandar os carros terem a sigla da equipe e o numero de sequencia: F63, MC50 (mclaren), RB08, etc…

o caso Lotus ia atrapalhar mas nao tem problema….

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Linda !

cleston
cleston
11 anos atrás

Esse velhinho é demais…põe o cara pra pilotar que vai ser um sucesso.
Sugestão: Poderia ser criado um espaço no site para exibição de corridas de verdade, com comentários criativos e técnicos, tanto da velhíssima guarda como coisas mais atuais. Seria como limpar as transmissões dos Galvões da vida e edita-las para um ritmo internet.
O material existe?

Abraços.

jocafe
jocafe
Reply to  cleston
11 anos atrás

Concordo com você. É isso que falta na F1.

Allan
Allan
11 anos atrás

Que coisa horrenda…

Carlos Amaral
Carlos Amaral
11 anos atrás

Primeira impressão, ao contrário do ditado, na prática, não quer dizer coisa nenhuma, mas é bom quando a primeira impressão que temos é boa. E, pelo menos pra mim, foi. Visualmente, tem cara e jeito de carro bom e vencedor. Espero que, se isso se confirme, Felipe seja piloto à altura. E não poderiam fazer pior do que a caixa de sapatos recortada do ano passado.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
11 anos atrás

Não sei o que você está tomando, mas pare imediatamente…

Mauro Kondo
Mauro Kondo
11 anos atrás

Espero que a nova Ferrari seja seja tão rápida quanto … os Toyotas sempre foram.

Porque, depois das corridas de F1 em si, o mais divertido a cada nova temporada é ver o Alonso voltar para a fila. Com aquela cara que só o Choronso tem. Ainda mais depois de levar a carroça no lombo o ano inteiro.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Mauro Kondo
11 anos atrás

Os medíocres e incapazes se regozijam com as agruras dos talentosos. É assim, sempre foi e sempre será.

Marco Riggi
Marco Riggi
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Então a minha situação é ainda pior. Porque torço para os também medíocres Vettel e Hamilton…

Paulo Pinto
Reply to  Marco Riggi
11 anos atrás

A cara do Alonso, a cada campeonato perdido, é realmente impagável!

rcastro
rcastro
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

fica com a mesma cara do cristiano ronaldo qdo.
perde para o messi

Márcio Rezende
Márcio Rezende
11 anos atrás

Flávio, voce que tem teu informante na Ferrari, poderia sugerir o nome da próxima Ferrari, que tal Ferrari New Mechanical Drived 11000 quilometers (FNM D 11.000) ?

Vitor
Vitor
11 anos atrás

Todos os carros deste ano tem o bico alto. Ferrari, McLaren e Force India optaram por usar um finíssimo painel de carbono que a FIA permitiu para esconder o degrau existente no bico. A lotus resolveu deixar ele lá.

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Pensei que o WC do FB142WC estivesse referênciado em algum sanitário, dadas as merdas que ocorrem na “equipe vermelha”!

Fernando M.A.
Fernando M.A.
11 anos atrás

Esse preto e branco na parte do carro é para disfarçar de Marussia?
E mais um carro parecido com os demais, esse ano estão todos similares. Nesse carro o único ponto que parece diferente é a segunda entrada de ar acima do piloto, atrás da camera onboard.

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
Reply to  Fernando M.A.
11 anos atrás

Já tinha essa segunda entrada em 2012.

Fernando M.A.
Fernando M.A.
Reply to  Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Acho que eu não fui claro.
Não estava comparando com o carro do ano passado, mas sim aos outros carros que já foram apresentados para esta temporada.

Daniel
Daniel
11 anos atrás

A Ferrari pode ter o nome que quiser, desde que não cometa novamente o sacrilégio de nomear suas baratinhas com o nome da melhor picape de todos os tempos…

JCS
JCS
11 anos atrás

Ficou mais bonita sem o bico de pato.

Moy
Moy
11 anos atrás

Incrível essa F1 atual: Piloto de testes trabalhando em regime de Home Office …

JT
JT
11 anos atrás

Um nome bonito de carro que está rondando a minha cabeça é:

Alfa Romeo 156 Elegant Twin Spark.

Se alguém souber de uma com câmbio manual sobrando na praça…

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
11 anos atrás

Aquele degrau, então, só serviu para deixar os carros menos belos, e amenizar a comparação com os horrendos f Indy. Eu, com isopor, estilete, cola e vários Latões de Cerva, faria melhor.
Agora essa conversa do tunel de vento é antiga e coisa de pobre. Como a Ferrari relega, durante tanto tempo esse problema? Muquiranismo talvez?

Celio Ferreira
Celio Ferreira
11 anos atrás

Ficou linda e arrojada a Ferrari , até o vermelho mudou e a faixas brancas quebrou
um pouco aquele carro de uma só cor —LEGAL. Vamo ve se anda.

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
11 anos atrás

Ao que parece, a Fórmula Um voltou à ser bonita. Será que a Lotus será o único bico-marreco do grid? Nessa Ferrari ficou muito bonita, embora sutil, a faixa branca que sai da lateral em direção ao aerofólio da frente, no rodapé da carenagem. Que seja bom o carro.

Marcelo dos Santos
Marcelo dos Santos
11 anos atrás

Quantas asinhas!! Muita otimização da passagem de ar pro meu gosto. Parece um veleiro. McLaren ainda imbatível na “cara de carro”.

Paulo Z.
Paulo Z.
11 anos atrás

Tudo é pra otimizar a passagem de ar….

Water
Water
11 anos atrás

Lindassa. E sem degrau….

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
11 anos atrás

Flavio,

grande!
O meu dia tem 24h mas estou desconfiado que voce esta muito adiantado e trabalhando na dobra do tempo e o seu dia tem mais de 24h. Por causa disto voce consegue criar tantas historias divertidas.
Eu tambem sempre achei que atras da siglas (existe esta palavra em portugues?) das maquinas de Maranello deve ter um italiano DOC em busca perene da complicacao das coisas simples. Eu sei porque nasci e me criei la.

Um abraco

Vanni Rebonato

Marcus
Marcus
11 anos atrás

Está parecendo um carro da Marussia…

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  Marcus
11 anos atrás

Rsrsrsrs…verdade.

Gil Novais
Gil Novais
Reply to  Zé Fini
11 anos atrás

Rsrsrsrs…Também concordo. Se não andar poderá se dizer que é uma Marussia…

Augusto Teixeira
Augusto Teixeira
11 anos atrás

Esse ano vai dar Felipe! Felipe! Felipe! Felipe Massa do Brasil! Vamos matar a saudade dos domingos Sennísticos!

Pan, pan, pan… Pan pan pan… dá-lhe musiquinha!

RENE FERNANDES
RENE FERNANDES
Reply to  Augusto Teixeira
11 anos atrás

Analise com seu medico a possibilidadde de interação medicamentosa.

charles
charles
Reply to  Augusto Teixeira
11 anos atrás

Mi, mi, mi, começou

Luiz
Luiz
Reply to  Augusto Teixeira
11 anos atrás

Esse não tomou o remédio ainda ou se tomou, estava vencido!

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Augusto Teixeira
11 anos atrás

Vai ter Cegonha e Papai Noel também.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Augusto Teixeira
11 anos atrás

Desculpe;esqueci do Coelhinho da Pascoa,que não poderia faltar tambem.

José Augusto Rocha F°
José Augusto Rocha F°
Reply to  Augusto Teixeira
11 anos atrás

Acordou?

claudio aun
claudio aun
Reply to  Augusto Teixeira
11 anos atrás

Você voltou a beber?

Ademir Silva
Ademir Silva
Reply to  claudio aun
11 anos atrás

Concordo com o Augusto Teixeira! Estão menosprezando o nosso Massinha, ele não é pipoqueiro tal qual Barrichello. Se não fosse a trapaça da McLaren comprar a Force India para entregar na última curva, Massa hoje seria idolatrado como campeão Mundial de F-1.

Não confundam as coisas; e não esqueçam que o maior ídolo de Massinha na F-1 é um tal de… Ayrton Senna! Não sabia nada, esse Senna, vocês é que sabem.

Esse Espanhol com pinta de Paraguayo chamado Alonso vai perder o rumo de casa, anotem aí, profecia automobilística, minha gente! Felipe já começou o ano peitando – o: “eu vou testar o carro primeiro, fui vice campeão em 2008, esse cara chegou agora”.

Aqui é Brasil, pô!

Sérgio
Sérgio
Reply to  Ademir Silva
11 anos atrás

Alguém abriu o cadeado do hospício hoje…

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Sérgio
11 anos atrás

Só piadista aqui hoje, gostei…

Artur Arcoverde
Artur Arcoverde
Reply to  Ademir Silva
11 anos atrás

Amigo sou brasileiro como vc,mas nossos pilotos da atualidade não passam de 2º piloto.Sem falar que o nosso Massa tem como companheiro de equipe nada menos que o melhor piloto da atualidade!

Paulo Pinto
Reply to  Artur Arcoverde
11 anos atrás

O melhor piloto da atualidade está na Red Bull.

Augusto Teixeira
Augusto Teixeira
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Alonso é uma piada!