MENU

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 - 11:04F-1

FERRARI F138

ferrarif138perfilSÃO PAULO (acumulou…) – Sem degrau no bico, para alegria geral da nação (ainda acho que aquilo do ano passado foi ação de um único projetista, que desenhou os carros de todas as equipes), eis a Ferrari F138. F de Ferrari, 13 de 2013 e 8 do motor de 8 cilindros, que disputa sua última temporada.

O sujeito que dá nome aos carros da Ferrari, um velhinho de longas barbas que tem uma sala secreta em Maranello perfumada com incenso e cheia de objetos esquisitos vindos de países exóticos, a maioria amuletos e figuras assustadoras, além de algumas imagens macabras penduradas nas paredes, ainda está à procura do critério universal de batismo, como se percebe. Ano passado, a referência era ao… ano — F2012. Crise de criatividade. No ano retrasado, ele decidiu homenagear os 150 anos da unificação da Itália. Ano que vem, o que será? FB142WC, segundo minhas fontes. F de Ferrari, B de Brasil, que faz em 2014 uma Copa do Mundo (“World Cup”), e será a segunda no país. Sacaram? Mas há uma possibilidade de se chamar, também, FFW14100NM, sendo F de Ferrari, FW de Primeira Guerra (em inglês, claro), 14 e 100 lembrando o centenário do início do conflito e NM de “never more”.

E o carro, afinal? Nota-se que tudo foi feito no sentido de otimizar a passagem do ar, inclusive e principalmente a remoção do degrau no alto do bico. No ano passado, fizeram o degrau com a mesma intenção e não deu certo. Assim, foi só tirar o dito cujo. A equipe, que começou a temporada de 2012 incrivelmente mal, conseguiu mesmo assim lutar pelo título graças a Fernando Alonso. A lógica indica, pois, que se começar bem será campeã. É no que acreditam os vermelhos, que desenvolveram a F138 no túnel de vento da Toyota na Alemanha. No seu próprio, pelo que se sabe, os ventos uivavam de forma um tanto quanto desengonçada e a ele, o túnel, foi atribuída grande parte da responsabilidade pelo fiasco das primeiras corridas do último campeonato.

Uma das novidades da apresentação foi Pedro de La Rosa, ao lado dos titulares Alonso e Massa. O veterano espanhol foi contratado como piloto de testes e está programada sua presença em um único dia no carro, durante as práticas de inverno. Possivelmente será a única vez que ele vai dirigir a F138 na vida. No resto de seu contrato, trabalhará em casa, no PlayStation. Massa começa os treinos em Jerez na semana que vem, porque Alonso vai ficar fazendo ginástica. Ou visitará um guru indiano, ou ainda um centro espírita na Vila Carrão. Ninguém sabe direito.

76 comentários

  1. AILTON SIMAS disse:

    O FLAVIO, O VISUAL DO CARRO, FICARIA MAIS BONITO SE AS PARTES INFERIORES LATERAIS FICASSEM SÓ NO VERMELHO. OLHA QUE O RUBINHO AINDA É UM GRANDE PILOTO. É SÓ TIRAR TODA A ELETRONICA, QUE COISA MUDA….ABRAÇÃO

  2. Wagner Vieira disse:

    É realmente vejo e leio cada bobagem. Um certo mané aí falando para a Ferrari aprender a fazer carro com alemães. Não me lembro de ver a Mercedez-Bens ganhar nada!!! Quem sabe a BMW ou a Audi, também não me lembro!!! Falta a Ferrari um lider, Dominicalli é fraco, e também falta um piloto, já que o Massa já era…Voltar com Kimmi seria uma boa.

  3. Paulo Bueno Júnior disse:

    Sinceramente. Acho que seria mais util se retirassem o cavalo do brasão e colocassem no motor, quem sabe ajudaria a andar um pouco melhor (rs….)

  4. Edu disse:

    CARRO Italiano + pilto espanhol = algo indigesto. Italiano tem que trabalhar com alemão, ae a coisa vai…………..

  5. Quanta bobagem. Quem é ferrarista é ferrarista.

  6. Carlos Newman disse:

    A Ferrari está linda deve andar bem, porém a politicagem faz a equipe ter cavalos a menos e burros a mais, deve andar bem, porém McLaren e RBR não tem essas políticas destrutivas, mas vamos esperar o início desse incrível campeonato, se 2012 foi demais então 2013 deve ser melhor ainda, pois os carros estão ficando cada vez mais competitivos entre eles.

  7. Matheus disse:

    Pelo que vejo aqui só tem sábio de porta de botequim!!!
    Não há previsão alguma de quem vai se dar bem na temporada da F1 de 2013,,,é só lembrar quem em 2012 alguns da última fila chegaram na frente. Ou diga-lá que pensaram que Corínthians,São paulo,Gremio,Atlético MG levassem o Campeonato Brasileiro em 2012 e aí surge um simples fluminense do Rio e leva o Campeonato com larga diferença do segundo colocado. Todos aqui são adoradores de galvão bosteno.

  8. Zaratustra disse:

    Antes Emerson, Nelson, Lauda, Airton e etc, mandavam nos carros, agora é o contrario. Não importa o piloto o que vale é a máquina, tanto é que Schumi não fez nada no seu retorno…

  9. mecias disse:

    o carro é bonito, tem dois pilotos “um bom” e outro espetacular “alonso”, mas acredito que a maclaren vem com tudo…

  10. Gerson disse:

    É moçada, já está mais do q na hora de pararmos de ouvir o Galvão todos os domingos de corridas. Está cansando demais. Chega disso !
    Pra mim, carro bonito (com excessão à McLaren) não ganha corridas. Tem q ter um conjunto carro / piloto perfeitos. A ferrari está linda ! E daí ?? Estou apostando q vai continuar a tomar uns chocolates das RBR e McLaren. Não esqueçam q as duas equipes tb se atualizaram. Vão estar muito mais rápidas e efecientes que o ano passado.

    • Speed Racer da Mooca disse:

      Chocolate da RBR realmente aconteceu. Mas da McLaren? Em 2012 as disputas pelos campeonatos de construtor e piloto ficaram restritas à RBR e Ferrari, a McLaren foi relegada à terceira força antes. Seja lá como for, o fato é que tanto Ferrari como Alonso levaram o vice, o que oficialmente os coloca à frente da McLaren de seus pilotos.

  11. Gil Novais disse:

    Michel Shumacher que o diga…!

  12. Gil Novais disse:

    Ao meu ver, Barrichello é um piloto que entende de carros de corrida e sabe acertá-los para a equipe (indispensável como um 2º Piloto, para uma equipe de ponta). Uma vez que, para as equipes, o que impota mesmo é o 1º Piloto.

  13. João Carlos N.Silva disse:

    BONITO A MÁQUINA! FALTA TER UM SEGUNDO PILOTO COMA MAIS RAÇA.

  14. Jessé disse:

    Bonito está d+, vamos ver se corresponde as expectativas para 2013

  15. Edu disse:

    Banco Santander espanhol não vai deixar o Massa passar o Alonso. Qual o problema, nenhum, não ia passar no braço mesmo. Vou torcer pro Hamilton encanar bater no Alonso o tempo todo, vai ser divertido, um maluco cheirador do rap e um chorão.

  16. wilson bayerl disse:

    Espero que o carro seja bom mesmo. Mas o importante seria o Felipe Massa vencendo em primeiro, vamos aguardar.

  17. Mr. Werla disse:

    Quero só ver onde vai parar a altura desses bicos de F1…. Em relação ao ano passado está “mais bonito”. Quanto ao Massa….. falta “sangue no olho”, Infelizmente!

  18. landinei ferreira disse:

    Esse ano estou confiante que Massa vai dar o troco em Alonço e vai passar a ser o favorito da Ferrari.

  19. paulo roberto couto brito disse:

    quero ver alonso e massa no topo e toda equipe ferrari vamos la torço por todos

  20. Ron disse:

    “… que desenvolveram a F138 no túnel de vento da Toyota na Alemanha. No seu próprio, pelo que se sabe, os ventos uivavam de forma um tanto quanto desengonçada …”
    HUAHUAHUA!!!

  21. Rinaldo dos Reis disse:

    ó deejo boa sorte a todos e espero na reta final com a vitoria deus seja lovado abraços a todos da ferrari

  22. Erevan Lopers disse:

    O novo carro da Ferrari é bonito. E ai… anda??????

  23. a virgem do bordel disse:

    Gostei, menos blaco e piu ROSSO!

    Chupa gabirusada!

  24. Luis Antonio disse:

    Bem lembrado falar do nome de batismo do carro , principalmente da Ferrari que não tem critérios para batizar seus carros .
    Só espero que a turma do Reginaldo Lema que faz o “hiper mega super” Anuário de Fórmula 1 se lembre de por esse dado , não só da Ferrari mas de todos os carros no livro , já que todas as edições até hoje “neca de pitibiriba” !!!

  25. Alan Ruggero disse:

    Muito bonito o carro. Que seja rápido.

  26. Gabriel disse:

    fosse eu o presidente da FIA, FOM, F1 ou do mundo, ia mandar os carros terem a sigla da equipe e o numero de sequencia: F63, MC50 (mclaren), RB08, etc…

    o caso Lotus ia atrapalhar mas nao tem problema….

  27. cleston disse:

    Esse velhinho é demais…põe o cara pra pilotar que vai ser um sucesso.
    Sugestão: Poderia ser criado um espaço no site para exibição de corridas de verdade, com comentários criativos e técnicos, tanto da velhíssima guarda como coisas mais atuais. Seria como limpar as transmissões dos Galvões da vida e edita-las para um ritmo internet.
    O material existe?

    Abraços.

  28. Carlos Amaral disse:

    Primeira impressão, ao contrário do ditado, na prática, não quer dizer coisa nenhuma, mas é bom quando a primeira impressão que temos é boa. E, pelo menos pra mim, foi. Visualmente, tem cara e jeito de carro bom e vencedor. Espero que, se isso se confirme, Felipe seja piloto à altura. E não poderiam fazer pior do que a caixa de sapatos recortada do ano passado.

  29. Allez Alonso! disse:

    Não sei o que você está tomando, mas pare imediatamente…

  30. Mauro Kondo disse:

    Espero que a nova Ferrari seja seja tão rápida quanto … os Toyotas sempre foram.

    Porque, depois das corridas de F1 em si, o mais divertido a cada nova temporada é ver o Alonso voltar para a fila. Com aquela cara que só o Choronso tem. Ainda mais depois de levar a carroça no lombo o ano inteiro.

  31. Márcio Rezende disse:

    Flávio, voce que tem teu informante na Ferrari, poderia sugerir o nome da próxima Ferrari, que tal Ferrari New Mechanical Drived 11000 quilometers (FNM D 11.000) ?

  32. Vitor disse:

    Todos os carros deste ano tem o bico alto. Ferrari, McLaren e Force India optaram por usar um finíssimo painel de carbono que a FIA permitiu para esconder o degrau existente no bico. A lotus resolveu deixar ele lá.

  33. Ulisses disse:

    Pensei que o WC do FB142WC estivesse referênciado em algum sanitário, dadas as merdas que ocorrem na “equipe vermelha”!

  34. Fernando M.A. disse:

    Esse preto e branco na parte do carro é para disfarçar de Marussia?
    E mais um carro parecido com os demais, esse ano estão todos similares. Nesse carro o único ponto que parece diferente é a segunda entrada de ar acima do piloto, atrás da camera onboard.

  35. Daniel disse:

    A Ferrari pode ter o nome que quiser, desde que não cometa novamente o sacrilégio de nomear suas baratinhas com o nome da melhor picape de todos os tempos…

  36. JCS disse:

    Ficou mais bonita sem o bico de pato.

  37. Moy disse:

    Incrível essa F1 atual: Piloto de testes trabalhando em regime de Home Office …

  38. JT disse:

    Um nome bonito de carro que está rondando a minha cabeça é:

    Alfa Romeo 156 Elegant Twin Spark.

    Se alguém souber de uma com câmbio manual sobrando na praça…

  39. RENE FERNANDES disse:

    Aquele degrau, então, só serviu para deixar os carros menos belos, e amenizar a comparação com os horrendos f Indy. Eu, com isopor, estilete, cola e vários Latões de Cerva, faria melhor.
    Agora essa conversa do tunel de vento é antiga e coisa de pobre. Como a Ferrari relega, durante tanto tempo esse problema? Muquiranismo talvez?

  40. Celio Ferreira disse:

    Ficou linda e arrojada a Ferrari , até o vermelho mudou e a faixas brancas quebrou
    um pouco aquele carro de uma só cor —LEGAL. Vamo ve se anda.

  41. Speed Racer da Mooca disse:

    Ao que parece, a Fórmula Um voltou à ser bonita. Será que a Lotus será o único bico-marreco do grid? Nessa Ferrari ficou muito bonita, embora sutil, a faixa branca que sai da lateral em direção ao aerofólio da frente, no rodapé da carenagem. Que seja bom o carro.

  42. Quantas asinhas!! Muita otimização da passagem de ar pro meu gosto. Parece um veleiro. McLaren ainda imbatível na “cara de carro”.

  43. Paulo Z. disse:

    Tudo é pra otimizar a passagem de ar….

  44. Water disse:

    Lindassa. E sem degrau….

  45. Vanni Rebonato disse:

    Flavio,

    grande!
    O meu dia tem 24h mas estou desconfiado que voce esta muito adiantado e trabalhando na dobra do tempo e o seu dia tem mais de 24h. Por causa disto voce consegue criar tantas historias divertidas.
    Eu tambem sempre achei que atras da siglas (existe esta palavra em portugues?) das maquinas de Maranello deve ter um italiano DOC em busca perene da complicacao das coisas simples. Eu sei porque nasci e me criei la.

    Um abraco

    Vanni Rebonato

  46. Marcus disse:

    Está parecendo um carro da Marussia…

  47. Augusto Teixeira disse:

    Esse ano vai dar Felipe! Felipe! Felipe! Felipe Massa do Brasil! Vamos matar a saudade dos domingos Sennísticos!

    Pan, pan, pan… Pan pan pan… dá-lhe musiquinha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *