MENU

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013 - 16:13Automobilismo brasileiro, DKW & cia., Foto do dia

FOTO DO DIA

24 HORAS DE INTERLAGOS 1970SÃO PAULO (coisa mais linda) – Há tempos estou para colocar aqui, e nem lembro quem mandou. Esqueçam o nome do arquivo, não é 24 Horas de Interlagos de 1970. Mas foi assim que me chegou. Pela quantidade de DKW e de Simca, é bem antes. Talvez 1965, pela grade de um dos Belcar. A turma das antigas vai matar logo. Tem cara de Mil Milhas, claro, pela largada Le Mans. Mas as Mil Milhas tinham largada noturna…

Se hoje o papa me concedesse a graça de voltar a algum lugar do tempo e do espaço, eu pediria para ser o cara que largou em terceiro no grid. Marinho, claro.

34 comentários

  1. Raul Pasqualin disse:

    Se fosse uma Mil Milhas tava cheio de carreteras.

  2. jrg disse:

    Muito boa a foto! Bons tempos de automobilismo!
    O único ponto, FG, é que hoje o papa não realizaria, pois o lugar está vago!rs

  3. Nelson Barreiros Neto disse:

    Coisa mais linda essas largadas ao estilo Le Mans…

    Segundo li, pararam porque os pilotos saiam antes de colocar o cinto de segurança… Lembro que também li Jack Ickx dizendo que jamais ele largava sem o cinto, porque em 24 horas as coisas se acertavam (CONFIAVA POUCO ELE NO SEU 917)…

    Poxa, deviam voltar essa coisa maravilhosa e fazer o carro ligar apenas com o cinto colocado… Acho que era mais simples assim, e voltaríamos a essa tradição maravilhosa…

    LARGADA PRA MACHO!!! RSRS

  4. Martim disse:

    Flávio, encontrei dois vídeos desta prova. Trata-se da III 24 horas de Interlagos de 1966, e os Simcas que aparecem bem posicionados na largada (foto) não são da equipe de fábrica da Simca como afirmei, pois elas eram vermelhas e no vídeo colorido pode-se constatar que estas são amarelas.
    Vídeo com o resultado da prova:
    http://bandeiraquadriculada.com.br/Filme-III%2024%20Horas%20de%20Interlagos.htm

    Vídeo colorido da mesma prova:
    http://www.youtube.com/watch?v=Ix5KRCRRPas

  5. Paulo Nunes disse:

    Largada da “III 24 Horas Interlagos” corrida em 28 maio 1966. Vencedor Emilio Zambello/ Ubaldo Lolli na Alfa nº 25.

  6. Martim disse:

    Muito legal a foto, Dos carros nacionais vemos Dkws da equipe Vemag e os Simcas da equipe de fábrica que eram pilotados por Jaime Silva, Ciro Cayres, Fernando “Toco” Martins e Walter Hahn Jr.

  7. Luc Monteiro disse:

    Publiquei essa foto no blog mês passado. Embarquei no “1970″, assumidamente retificado instantes depois graças ao alerta do catedrático Paulo McCoy. Arriscaria até a indicar o crédito, se pudesse confiar nos comentários lá postados pelo famoso “Anônimo”, que além de analfabeto é boca-suja.

    http://lucmonteiro.wordpress.com/2013/01/26/instantaneos-12/

  8. disse:

    FG, Era prova do Centauro, coisas do Barão e Eloy.
    O Velocult a mil. Tema Mil Milhas. Fui Padrinho de Casamento na terça…perdi.
    Mas o Ricardo que come Ravioli, o cabeludo, e seu Parceiro que manda bem na história, colocaram um pouco do que foi.Colocando o link e eles nos devem uma cópia do tal TCC!
    http://tinyurl.com/cebsuq2 Quem não foi, perdeu de ver um pouco, de bater papo com Wilsinho, Emerson e mais uma turminha.
    Acho legal esta parada do Paulo que está no Conjunto Nacional. O Cara batalhou e a coisa vai virar Cult.

    • O evento foi incrível! Acho que já ouvi umas 5 ou 6 vezes o Jan Balder contando como foi dirigir o Malzoni em 66.
      Até comentei com a Luiza, que ver o marido dela junto com toda a turma e os carros era emoção demais para uma noite só!
      Ainda vi o Chico Lameirão lendo a carta do filho dele, que orgulho ver brasileiros indo tão longe!
      Como o F. Gomes falou “onde nos perdemos?”. Como eu queria ter visto a largada das Mil Milhas de noite, com carreteiras e berlinettas riscando o breu.

      PS.: Suas cópias estão sendo preparadas para impressão.

  9. Nelson disse:

    Esta foi uma Ceaser Salad da melhor qualidade!!! Bons tempos. Mas apesar de adorar o Marinho, preferia voltar como LPBUENO no Bino, a coisa mais bem feita no Brasil até hoje e ele um piloto simpático, legal e fera.

  10. Angelo disse:

    tem carro de competiçao das antigas no conjunto nacioal….av paulista sp. os mais lindos….na ordem……….interlagos. karmanguia….carretera 18 do Camilo..um sonho.

  11. Wellness disse:

    Queria ver isso na f1. Seria phoda!

  12. Mefistófeles disse:

    24 Horas de Interlagos, 1966 se fôsse Mil Milhas teria carretera no grid.
    Embora a pole seja das alfas giulia 1600, a vitório foi do Renault R8

    • Mefistófeles disse:

      Outro dado, as Mil Milhas tinha a largada tipo Le Mans a meia noite, e as 24 horas as 16h00, também com largada estilo Le Mans, sómente para carros turismo, notem que as DKWs no grid são todas sedan belcar 4 portas, teto alto original. Como a foto é de dia e da largada só pode ser 24 horas, essa prova teve muita neblina, onde o Bird Clemente era muito bom!

      • Mefistófeles disse:

        O helicóptero da foto pode ser identificado por sua cauda tubular aparente, era o bolha para 2 pessoas + maca externa usado na guerra da Coréia, o Bell Model 47/H-13 Sioux;

      • Nelson disse:

        Só esqueceu de falar sobre as marcas dos macacões e das sapatilhas. Seriam Nomex? Rsrsrsrsrsrsrsrsr

      • Mefistófeles disse:

        Na época quem usava macacão era de brim, outros usavam calça e camisa de tecido, o calçado que muitos gostavam era um mocassim da samello de couro macio, com bolinhas de borracha na sola, que dava bastante grip. Quanto aos seus rsssss dispenso, obrigado

      • Nelson disse:

        Caro SÓCRATES genérico: Eu só perguntei sobre o nomex de brincadeira, pois até de um helicoptero voce falou. Para esclarecimento, sei muito bem que o nomex não existia ainda aqui, pois trouxe um para mim no final de 67 e fui talvez um dos primeiros a usa-los no Brasil. Agora: esqueceu de falar que aquela mancha no pneu dianteiro esquerdo do R8 foi uma tirada de água do joelho do tetravô da cadela que o Schummy levou para a europa.Se reparar bem no pota luvas das Alfas tem biscoitos Duchen para os pilotos quebrarem o galho durante uma corrida tão longa. Vou realmente tirar os rsrsrsrs e substituir por: Meu Deus – É por essas e outras que a atual Grécia vai tão mal!!!!

      • Julio Cesar Gaudioso disse:

        Naquela época, era algodão e couro. Até na europa não estava difundido o recente Nomex I. Muitos usavam o macacão embebido em bórax, mas era desagradável no contato com a pele.

      • Valente disse:

        Agora eu me perdi… o que é bórax?

      • Julio Cesar Gaudioso disse:

        Produto químico (em pó) de uso industrial, do mesmo ramo do ácido bórico, usado para exterminar baratas. Tem propriedade de extinguir chamas por se ligar com o oxigênio que seria consumido pelo fogo. Funciona razoável, mas irrita a pele.

  13. Edward Fernandes disse:

    Podem me chamar de saudosista mas é impossível não sentir saudades de coisa tão bela.
    Abraços
    Edward

  14. Murilo Figueiredo disse:

    Parece que é mentira que isso já aconteceu no Brasil.

  15. Paulo Roberto Guedes disse:

    Eu estive la. Foi uma 24 Horas onde somente corriam carros de categoria turismo. Cheguei na manha do domingo e me lembro que havia um nevoeiro muito forte. Nao me lembro quem venceu a prova mas me lembro perfeitamente dos Renault R8, Alfa Giulia, Sincas e DKWs disputando freadas na entrada do “S” no meio da neblina.

  16. Claudio Drummond disse:

    Acho que 1967/1968. Dois R8 da Willys, em 4º e 6º. Sds.

  17. Alemão disse:

    Acho que a Alfa 25 largou na frente……que espetáculo de grid!!!

  18. james disse:

    Tem até um helicoptero ali ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>