O que eu achava legal na época era os “limpadores de pára-brisas” nos faróis.
Rodolfo Goes
11 anos atrás
Flavio, poucos aqui entenderam o real significado de “o pais nunca mais foi o mesmo”. A abertura às importações, iniciada pela entrada dos Ladas, foi de fato, um momento historico. O governo Collor fez duas coisas definitivas pelo pais. A obrigatoriedade dos cheques serem nominais e ter reclamado das “carroças” que eram fabricadas no país. Curiosamente, ele foi ïmpeachmado por terem descoberto um cheque seu utilizado para a compra de uma Fiat Elba (!!!) .
Julio Robbi Neto
11 anos atrás
Interessante é que foram transportados num Passat lá de longe…
Flávio, você poderia fazer uma seção no blog sobre navios também… que tal?
John McClane
11 anos atrás
FG, não sei se você curte, mas por ser um tema histórico que você gosta (e eu também), queria sugerir um documentário que passou no NatGeo hoje. É a desmontagem de um submarino nuclear soviético, em todas as etapas – retirada do combustível nuclear, da água pesada etc. Foi o mais legal que vi ultimamente. Vai ter reprise.
Um vizinho meu quer vender o Niva dele. Está inteirinho.
Tulio Casagrande
11 anos atrás
A ironia é que os Niva não gostam nada de água. Cansei de rebocar Nivas parados no meio do rio com o meu Land Rover. Distribuidor em 4×4 é piada russa.
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás
Pelo menos o navio tem um pouco de “Passat”.
Imperador
ALEX B.
11 anos atrás
Das Invasion!!! Alarm, alarm, alarm…Kaput!!
Evaldo
11 anos atrás
Realmente, começamos a ver de perto a diferença tecnologica entre o primeiro mundo e as terras tupiniquins, claro que a Lada nunca foi exatamente essa tecnologia, mas apos esse fato, vimos de perto os verdadeiros bolidos Alemães e outras maquinas maravilhosas.
O Niva foi durante muito tempo o meu sonho de consumo!!
Felipe AG
11 anos atrás
O meu padrinho foi um dos primeiros a comprar no Brasil este jipinho valente que é o Niva. Pena que a assistência técnica era um verdadeiro horror, não havia o básico de peças de reposição nos distribuidores Lada da época. O negócio era só vender mesmo e o comprador, ou otário para muitos, que se virasse depois. Ferraram a marca no Brasil e, depois, ninguém se interessou em trazer Ladas para cá novamente. A imprensa chegou a noticiar há algum tempinho que a CAOA estaria com algum acordo fechado com AvtoVaz e coisa e tal, mas parece que a coisa desandou. Uma pena.
Rovilson
11 anos atrás
O meu é, com certeza, aquele que tá despontando lá na saída do cargueiro…
Marcelo Foresti
11 anos atrás
Meu Deus, FG, tinha esquecido que fazia tão pouco tempo da única coisa boa que o cara que, segundo ele tinha “aquilo” roxo, fez…
A 1a revenda da marca foi na esquina da Rua do Arouche com Pça da República…
Apesar dos “significativos avanços tecnológicos” que a marca troxe para o país (como o carburador por exemplo…), realmente a chegada dos primeiros “importados” foi um marco para nós que adoramos essa coisas “poluidoras” e que estão acabando com os ursos pandas…
Bom dpmingo a todos…
Goos
11 anos atrás
O Niva é muito, mas muito maneiro. Puta carro, e o design lindo!
Aliás 4×4, utilitários / off road, sempre os prefiro com as linhas quadradas, sei lá conferem robutez na minha mente.
O que fizeram com Pajero TR4 acho um crime, arredondando progressivamente suas linhas, até o que considero a “cafonice” redonda das novas… bem de mauricinho!
Lindos, os Niva!
Flávio COLORADO
11 anos atrás
Vindos do Panamá…onde estavam estocados esperando a desova…
Era muito legal , passar na Rodovia Castelo Branco e ver aquele mar de veículos russos, era a invasão vermelha.
bruno casarim
11 anos atrás
os demais modelos lada nao valem mais nada no mercado no sentido financeiro.. mas os jeep niva ainda mantem um bom patamar de preço,,, FG: vc sabe sobre o encontro anual de donos de niva em itanhandú/mg, a terra do reporter vesgo do panico???? dizem que é chique demais…
O Niva ainda mantém um bom preço porque é a única coisa da Lada que prestava!
Os outros carros não faziam sentido no mercado brasileiro. Eram importados e mais caros que os nossos “populares”. Pra que comprar um Laika se eu posso comprar um Uno Mille?
Fernando Carvalho
11 anos atrás
Quase um Titanic…Tô brincando…foram os primeiros aqui a desembarcar em 1990(como já disseram abaixo), contudo faltou talvez um ” olhar” mais a diante.
Vieram Nivas, Laikas e Samaras e apenas o Niva “vingou” por um tempo :O que viria hoje ?
Se não me engano, os navios são registrados em países que tem fiscalização branda (ou nem tem fiscalização), por isso usam bandeira de países que quase nunca ouvimos falar. E por isso também que tem muita sucata navegando por aí, despejando poluição.
Luciano
11 anos atrás
Realmente uma coisa muito boa aporto em Santos neste dia. O navio. O nome dele é “…passat”. E para fazer justica ao nome teve fazer AmericaXAsia em tempo recorde e com conforto ate hoje.
Luís Gobbo
11 anos atrás
Até o carro do Homer Simpson é um lada…. pergunte ao oráculo (google) abertura Simpson vida real.. (vc ja tinha visto?)
Também tenho quase 100% de certeza disso. Embora parece que os primeiros que chegaram foram BMWs ou Mercedes, acho que eram apenas poucos carros importados por uma ou outra concessionária já estabelecida. Com esquema grande de importação, foi a Lada mesmo, e acho que eles eram, de alguma forma, sócios da Subaru, pois compartilhavam algumas concessionárias. Só depois de Lada e Subaru é que vieram Renault, Peugeot, Honda, Toyota, etc…
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
O que eu achava legal na época era os “limpadores de pára-brisas” nos faróis.
Flavio, poucos aqui entenderam o real significado de “o pais nunca mais foi o mesmo”. A abertura às importações, iniciada pela entrada dos Ladas, foi de fato, um momento historico. O governo Collor fez duas coisas definitivas pelo pais. A obrigatoriedade dos cheques serem nominais e ter reclamado das “carroças” que eram fabricadas no país. Curiosamente, ele foi ïmpeachmado por terem descoberto um cheque seu utilizado para a compra de uma Fiat Elba (!!!) .
Interessante é que foram transportados num Passat lá de longe…
Sem os limpadores de para-brisa, ao que parece.
Olhos expressivos, sobrancelha de Bobby Rahal… Como não se simpatizar com o Niva?
Flavio, coloco aqui o link dos Simpsons da Vida Real; tenho certeza que você vai gostar dos carros da família – http://www.youtube.com/watch?v=4EbqJd-e5XM
Foi o primeiro importado que dirigi
Flávio, você poderia fazer uma seção no blog sobre navios também… que tal?
FG, não sei se você curte, mas por ser um tema histórico que você gosta (e eu também), queria sugerir um documentário que passou no NatGeo hoje. É a desmontagem de um submarino nuclear soviético, em todas as etapas – retirada do combustível nuclear, da água pesada etc. Foi o mais legal que vi ultimamente. Vai ter reprise.
Um vizinho meu quer vender o Niva dele. Está inteirinho.
A ironia é que os Niva não gostam nada de água. Cansei de rebocar Nivas parados no meio do rio com o meu Land Rover. Distribuidor em 4×4 é piada russa.
Pelo menos o navio tem um pouco de “Passat”.
Imperador
Das Invasion!!! Alarm, alarm, alarm…Kaput!!
Realmente, começamos a ver de perto a diferença tecnologica entre o primeiro mundo e as terras tupiniquins, claro que a Lada nunca foi exatamente essa tecnologia, mas apos esse fato, vimos de perto os verdadeiros bolidos Alemães e outras maquinas maravilhosas.
Se for por conta do Niva, concordo com você. Pois o Laika…
Melhor não dizer.
O Flavio que nos perdoe, mas eu concordo com vc!!
O Niva foi durante muito tempo o meu sonho de consumo!!
O meu padrinho foi um dos primeiros a comprar no Brasil este jipinho valente que é o Niva. Pena que a assistência técnica era um verdadeiro horror, não havia o básico de peças de reposição nos distribuidores Lada da época. O negócio era só vender mesmo e o comprador, ou otário para muitos, que se virasse depois. Ferraram a marca no Brasil e, depois, ninguém se interessou em trazer Ladas para cá novamente. A imprensa chegou a noticiar há algum tempinho que a CAOA estaria com algum acordo fechado com AvtoVaz e coisa e tal, mas parece que a coisa desandou. Uma pena.
O meu é, com certeza, aquele que tá despontando lá na saída do cargueiro…
Meu Deus, FG, tinha esquecido que fazia tão pouco tempo da única coisa boa que o cara que, segundo ele tinha “aquilo” roxo, fez…
A 1a revenda da marca foi na esquina da Rua do Arouche com Pça da República…
Apesar dos “significativos avanços tecnológicos” que a marca troxe para o país (como o carburador por exemplo…), realmente a chegada dos primeiros “importados” foi um marco para nós que adoramos essa coisas “poluidoras” e que estão acabando com os ursos pandas…
Bom dpmingo a todos…
O Niva é muito, mas muito maneiro. Puta carro, e o design lindo!
Aliás 4×4, utilitários / off road, sempre os prefiro com as linhas quadradas, sei lá conferem robutez na minha mente.
O que fizeram com Pajero TR4 acho um crime, arredondando progressivamente suas linhas, até o que considero a “cafonice” redonda das novas… bem de mauricinho!
Lindos, os Niva!
Vindos do Panamá…onde estavam estocados esperando a desova…
Poderiam repetir 1990 e trazer aquela belezura do Niva quatro portas pra concorrer, por um preço mais camarada, com os SUVs coreanos coxinhas.
http://www.ladacars.org/pictures%20lada/small/2131%20niva/a2131.jpg
Era muito legal , passar na Rodovia Castelo Branco e ver aquele mar de veículos russos, era a invasão vermelha.
os demais modelos lada nao valem mais nada no mercado no sentido financeiro.. mas os jeep niva ainda mantem um bom patamar de preço,,, FG: vc sabe sobre o encontro anual de donos de niva em itanhandú/mg, a terra do reporter vesgo do panico???? dizem que é chique demais…
O Niva ainda mantém um bom preço porque é a única coisa da Lada que prestava!
Os outros carros não faziam sentido no mercado brasileiro. Eram importados e mais caros que os nossos “populares”. Pra que comprar um Laika se eu posso comprar um Uno Mille?
Quase um Titanic…Tô brincando…foram os primeiros aqui a desembarcar em 1990(como já disseram abaixo), contudo faltou talvez um ” olhar” mais a diante.
Vieram Nivas, Laikas e Samaras e apenas o Niva “vingou” por um tempo :O que viria hoje ?
… e os Nivas ganharam as ruas brasileiras ao som da marcha soviética:
http://www.youtube.com/watch?v=4I-JEU5RUeE
Olá amigo,
apesar de engraçadinha, essa música não é soviética. Foi feita pra um joguinho de video game, muito famoso entre a garotada.
Nunca andei em um, mas acho muito simpático o Niva.
Uma pena que não importemos mais Ladas. E engraçado esse negócio do navio ter bandeira na Libéria. Nunca entendi como fazem para bandeirar um navio.
É verdade, grandes enigmas do universo… Libéria, Malta e Chipre devem ter metade da frota mundial…
Se não me engano, os navios são registrados em países que tem fiscalização branda (ou nem tem fiscalização), por isso usam bandeira de países que quase nunca ouvimos falar. E por isso também que tem muita sucata navegando por aí, despejando poluição.
Realmente uma coisa muito boa aporto em Santos neste dia. O navio. O nome dele é “…passat”. E para fazer justica ao nome teve fazer AmericaXAsia em tempo recorde e com conforto ate hoje.
Até o carro do Homer Simpson é um lada…. pergunte ao oráculo (google) abertura Simpson vida real.. (vc ja tinha visto?)
Até o Fernpassat, navio cargueiro mudou de nome e depois sumiu. http://marinetraffic.com/ais/pt/shipdetails.aspx?IMO=8024284
Parece que ele transportou muitas cargas corrosivas nos anos 90 e isso danificou a sua estrutura irremediavelmente.
jeduardo; Nem carga, o Comandante deve ter surtado no Gibraltar quando o “famoso” importador brasileiro quebrou.
Salvo engano meu, após o Collor liberar as importações, os carros da Lada foram os primeiros a chegar por essas bandas.
Zé Maria
Gostem ou não,foi o cara que colocou o Brasil no seculo XX.
Não vamos exagerar… Penso que o Collor colocou o Brasil nos anos 90, quem colocou o Brasil no século XX foi Getúlio Vargas!
Também tenho quase 100% de certeza disso. Embora parece que os primeiros que chegaram foram BMWs ou Mercedes, acho que eram apenas poucos carros importados por uma ou outra concessionária já estabelecida. Com esquema grande de importação, foi a Lada mesmo, e acho que eles eram, de alguma forma, sócios da Subaru, pois compartilhavam algumas concessionárias. Só depois de Lada e Subaru é que vieram Renault, Peugeot, Honda, Toyota, etc…