MENU

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013 - 20:06F-1

PARECE FÁCIL

SÃO PAULO (mas não está fácil) – Este vídeo divulgado pela Red Bull junto com o lançamento do RB9 mostra algumas das etapas da construção de um carro de F-1. Vale como contraponto àquele da BMW de ontem, em que quase tudo é feito por robôs. Um F-1 é artesanal. E muito mais complicado do que as imagens sugerem. Quando visitei a fábrica da Sauber, anos atrás, os caras me mostraram como cada parafuso é feito em casa, sob medida. Um trabalho do cão.

Mas é legal ver que Newey ainda usa a velha prancheta, lápis, papel e régua para conceber seus carros. Dizem que não é tipo, não. Adrian faz assim mesmo. E, depois, os computadores confirmam tudo que ele imaginou.

10 comentários

  1. Paulo César_PCB disse:

    Além de gênio não perdeu a essência da inspiração e da arte de desenhar / projetar. Sou desenhista projetista desde os anos 80 ( pela idade ele é da minha geração ) Usa até gabarito de circunferência.

    Não adianta de nada usar toda essa parafernália tecnológica se você não sabe ( conteúdo funcional ) o que vai produzir. Apertar botão e ” fazer rabisco ” nos auto cad’s da vida até macaco treinado faz.

    Nas outras equipes até deve ter gente que “domina” muito mais os computadores. Mas produz o que o Adrian Newey produz ????

    ” Não adianta só querer ser, tem que saber ser “

  2. Marcel Rossi disse:

    Nao e’ de graca que “old school” soa como “old is cool”!

  3. Leonardo disse:

    Puta merda!

    O cara trabalha com mecânica dos fluidos, a área mais inexplorada na engenharia, que mais precisa de análises numéricas e empíricas, e consegue parir tudo no lápis! Ninguém da minha geração sabe usar esses negócios!

  4. Rafael Chinini disse:

    MUITO foda!!
    pra vc ver como doi na espinha quando quebram um bico! huauhahuahua
    deve custar uma bala!

  5. Lucas disse:

    É impressão minha, ou em 2:44 passa um pneu da Goodyear de relance?

  6. Sanzio disse:

    0:41 eles não entregaram a borracha que é feita o bico, ou entregaram???

    Fico me perguntando que tipo de mentiras esses caras colocam nesses videos pro pessoal das outras equipes verem e irem para caminhos contrários…

    • Speed Racer da Mooca disse:

      Não são mentiras, simplesmente porquê nesse vídeo não aparece nenhuma montagem de algo estratégico, nenhum segredo do carro em sí.O que é mostrado são processos de fabricação de peças comuns já conhecidas por todos. O que aparece sendo fabricado nesse vídeo são partes externas do carro que todo mundo vê e algumas engrenagens de motor, coisas normais. Se mostrasse o assoalho, a modelagem das asas, soldagem dos canos de escape, talvez aí sim, houvessem algumas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>