PRA SER FELIZ
SÃO PAULO (certo ele) – Muita gente ainda não entendeu por que Hamilton deixou a McLaren, que o adotou no ultrassom, por quem deu as primeiras aceleradas, com quem ganhou corridas e um título mundial, onde era tratado como rei. Ainda mais tendo escolhido, como segundo endereço, uma equipe que patina, patina e não sai do lugar — a Mercedes.
Ambiente, motivação, desgaste, tudo isso junto. Hamilton, de personalidade forte, foi vendo suas relações com a McLaren se derretendo numa convivência difícil do dia a dia, ainda mais numa organização tão competitiva quanto a de Woking — a cara de Ron Dennis, embora o chefão esteja afastado das pistas há algum tempo, aparecendo só de vez em quando.
Casa nova e paixão, foi isso que o piloto procurou. Paixão que, como ele diz nesta entrevista, encontrou nos olhos de Niki Lauda, que será um dos comandantes da Mercedes em 2013.
Gosto de Lauda, embora o considere muito pouco útil como chefe do que quer que seja. Na Ferrari, nunca funcionou direito. Na Jaguar, idem. A F-1 de sua época de piloto era muito diferente e a experiência que ele deveria ter aprimorado ao longo dos anos, exercendo cargos de chefia, acabou se dissipando por ele ter escolhido ficar muito mais na frente das câmeras do que atrás dos boxes.
Seja como for, Lewis largou tudo e se mandou. Trocou a cobertura em que morava, cheia de móveis de design, com vista bonita e vizinhança célebre, por um apartamentinho em prédio antigo sem grandes luxos, área de lazer ou varanda gourmet.
Para tentar ser feliz, que é o que conta.
Devemos nos lembrar que Fittipaldi, em 1974, trocou a Lotus (campeã de construtores em 1973) pela McLaren (sem nenhum título ainda), em circunstâncias semelhantes. E foi campeão naquele mesmo ano.
Depois trocou a McLaren pela Copersucar e foi um fiasco.
Tenho má vontade com Hamilton por ter tirado o título do Massa. Coisa de torcedor mal resolvido.
Acho que o que aconteceu com Hamilton, como acontece com muitos pilotos, é que após ganhar o título, percebeu que a vida não muda tanto assim. Nos dias seguintes ao título, é um pouco mais paparicado, mas alguns meses depois, é tratado como um piloto qualquer e o que conta é se ganha corridas ou não.
Na McLaren, Hamilton continuou ganhando corridas, logo, não fez diferença em seu dia-dia se foi campeão de novo ou não.
Como disse o Flavio, agora ele quer ser feliz, pois já sabe que ser campeão novamente não torna a vida o “mar de rosas” que muita gente pensa que deve ser.
Acho que não foi bom pro Hamilton ganhar um título tão rápido. Acho que tirou “a gana” dele de vencer a qualquer custo.
Tendo má vontade com ele, fico feliz que vá pra mercedes, pois não vai ter tantas chances de vencer, mas isso pode ser coisa de torcedor mal-resolvido…rsrsrsrs…
Seja um torcedor bem-resolvido: torça contra o piloto que “tirou” o título de Massa!
A cara de abestado que Alonso faz, a cada campeonato perdido, não tem preço!
Siga meu conselho. É bom demais!
Gosto dele como piloto, mas o cara se f…. agora! Vai ser piloto de um campeonato apenas. Mas quem sabe da sorte no próximos anos, porque esse já era.
Hamilton é o que eu mais gosto atualmente,mas só pode mesmo estar esperando as trocas de 2014 e enquanto isto,nunca é demais uma GRANA extra!!!!!
Se a vida na Mclaren já não estava muito boa de qualquer forma, então a decisão não é nada absurda.
Falam da troca ruim como se a Mclaren tivesse um F2004 como carro no ano passado, mas longe disso. O carro quebrou muito, a equipe errou muito e em algumas corridas foram mesmo muito mal.
O ideal seria sair de lá pra ir pra Ferrari ou Red Bull, mas já que não deu, a Mercedes era a melhor opção mesmo. E eles tem grandes planos pra 2014.
Os grandes planos da Mercedes fizeram mais um aniversário no final de 2012.
Um dos meus favoritos da atualidade. Um dos melhores. E não gosta de ter rabo preso com ninguém, seja pai, McLaren, nem tem medo de “briga”…Não tem medo de desafio. Gosto disso.
Espírito de campeão.
E está comprando uma briga gigante agora. Vem com a responsabilidade de colocar a Mercedes no rumo, pois essa incumbência que antes foi do Michael Schumacher, agora pesará em seus ombros, o que me faz pensar qual é a real importância de Nico Rosberg na equipe.
Hamilton é rápido, vamos ver se ele consegue acertar esse carro.
O Rosberguinho está lá faz tempo, não conseguiu, assim como Schumacher também não fez nenhum acerto, o que nos leva a certas desconfianças de que, quem acertava mesmo a Ferrari na época era o Barrichello …
Ou, o carro essa mercedes é uma merda mesmo e talvez o Hamilton tenha se “lascado”.
Uma coisa é certa, essa mudança de equipe do Hamilton deixou o campeonato um pouco mais animado.
Se fosse o Barrichello quem acertava o carro p/o Schumacher, será que os donos da Mercedes são tão BURROS, de gastar uma grana com Rosberg, Schumacher (7 vezes campeão do mundo, correndo pela BENNETON e pela Ferrari) e economizar pagando baratinho por um piloto que NUNCA foi campeão de F1 em uns 20 anos, mas que vc pensa, acertava os carros da Ferrari tantas vezes campeão com o Schumacher??
Faça-me o favor né?
Vamos lembrar que quem dispensou Barrichello da Brawn (que virou Mercedes) foi justamente o Ross Brawn que trabalhou anos com o brasileiro…E ele escolheu Rosberg e Schumacher para a Mercedes.
Não perca seu tempo!Cara que consegue torcer pelo maior bobão da F1 não dá pra se levar em consideração.
“…deixou o campeonato um pouco mais animado”, para os demais candidatos ao título deste ano.
Será um a menos na disputa.
Caro Gerson, não estou aqui defendendo o Barrichello, tampouco torço cegamente por ele.
Diziam por aí, não eu (sei lá quem, ja li isso em varios lugares), que o brasileiro acertava o carro da Ferrari na época, que o alemão copiava as regulagens e tal, sei lá se isso é verdade. Há alguns indícios … também não estou dizendo que o alemão é um piloto ruim, óh cara pálida! Em número de campeonatos, é o maior vencedor de todos os tempos! “Num” é?
Aliás meninos, se os contratados pela Mercedes fossem assim tão bons acertadores, acho que a bagaça de fábrica (e que fábrica!) teria andado um pouco mais, não acham?
Se o Rubens acertava ou não os carros da Ferrari, só o fez naquela equipe. Não conseguiu fazer os Jordan andarem, apesar do potencial que aqueles carros tinham. Nada fez pra amenizar a agonia dos Honda e, quando esses viraram Brawn bem nascidos, obteve bons resultados. Na Williams passou batido até a mudança para a Indy. E em nenhum dos casos me referi à vitórias ou performances memoráveis não, a expectativa nas suas passagens por esses times era de eovlução conjunta dele e dos carros. Não acredito nessa tese sobre ele na Ferrari, mas concordo com você sobre os vários rumores nesse sentido.
Ele era, por assim dizer, um afinador de piano.
Afinava com perfeição os instrumentos, para as virtuoses esbanjarem seu talento nos concertos.
No grandepremio hoje:
http://grandepremio.com.br/f1/noticias/hamilton-foi-manipulado-por-empresario-ao-trocar-mclaren-por-mercedes-diz-jornalista
Sem mais
Quem tem boca fala o que quer.Mas….
A mágica está fora da zona de conforto.
Mas é preciso coragem, muita coragem para largar o prestígio (sim, tinha bastante!) e todas as facilidades de correr literalmente em casa.
Com esta atitude acabou se revelando bem diferente do moleque mimado que eu sempre achei que fosse.
Um grande piloto, só que meio burro as vezes, no trato com as coisas que não têm relação direta com o cockpit (Barrichelo é igual!); de todo modo torço por ele…parece ser um daqueles que têm verdadeiramente a corrida no sangue.
ja écampeao , vitorioso e tb considerado um dos mais rapidos pq naum ir pra um lugar aceitar um novo desafio?????
vai la mesmo hamilton se naum der certo com certesa mc laren ferrari ou red bull trao interesse em vc
Nem felicidade nem dinheiro, acho que o que atraiu mesmo o Hamilton na Mercedes foi o status de “estrela mais brilhante do Universo”, que a McLaren já tinha cansado de dar a ele o tempo todo. Está saindo da McLaren por puro “mimimi” para uma Mercedes em que poderá se queixar o quanto quiser e a equipe só ficará com aquele discurso de “estamos trabalhando para dar a Lewis um carro a sua altura, ele não tem culpa nenhuma por nosso fraco desempenho” (discurso que Schumacher e Rosberg ficaram 3 anos escutando).
Quem não se lembra da graaaaande polêmica dos troféus, por exemplo? É claro que dá pra entender o valor dos troféus para um esportista, mas não me parece um motivo a se destacar tanto como foi destacado pelo Hamilton na hora de trocar uma equipe excelente por uma muito ruim. Parece que o pensamento foi “se eu não posso ficar com meus troféus, então vou pra algum lugar em que geralmente não vou ganhar nenhum mesmo”.
Hamilton com certeza é um dos melhores pilotos da F1 atual, mas alguém realmente consegue enxergar nele o perfil (entenda-se principalmente “paciência”) necessário para erguer uma equipe do nada? Digo “do nada” porque a Mercedes novamente vem com o mesmo eterno discurso de “agora sim temos uma boa base”. Vai ver que agora sim realmente eles têm alguma coisa, né, vai saber, mas eu já sou bastante cética. E Hamilton, fora das pistas, é o completo oposto de pilotos que ergueram equipes do nada.
Quando alguém utiliza de termos como mimimi em qualquer texto, deveriam automaticamente serem rejeitados por qualquer blogueiro, normalmente utilizam deste por não terem capacidade para explicar sua total aversão ao tema citado, hoje temos torcedores de pilotos e jogadores de futebol, elogiar um piloto causa uma revolta em certas pessoas que chega a ser deprimente. Lewis Hamilton tem seus motivos e pode ser apenas por dinheiro, creio que não, mas cansa é ter que ler esses analistas de carreira que estão prontos para prever o futuro, de quem não gosta, principalmente.
Oi?
Acabou de provar que argumentos não são seu ponto forte ,né Mariana.
Gosto dos seus comentários,sempre claros e coerentes.Parabens!
E no fim das contas o que importa é ser feliz, onde quer que seja, fazendo o que quiser.
Falando de trocas..
O Frank acha que tinha carro para ser 5to em pontos nos construtores e não oitavo…
A diferença de premiação da 12.000.000
Ele acha que tinha carro pra isso e que os pilotos não estiveram a altura dele..especialmente o Garoto “Enfim”
Muitos de nós já fizemos isto, pelo menos uma vez.
“Um passo para trás na vida, para dar dois para a frente”
Uma pessoa me disse uma vez: “Nem sempre o lugar onde se ganha mais, é o melhor lugar para se trabalhar”… acho que ele entendeu isto.
Provavelmente ele já sabe que a mercedes ñ vai fornecer motores pra mclaren em 2014. Privavelmente ele ja sabe q a mclaren vai usar seus proprios motores a partir de 2014. Em quem vc confiaria mais em se tratando de motores?
O regulamento sofrerá grandes mudanças em 2014 e vcs lembram quem foi que deu o pulo do gato na ultima grande mudança? Em 2009?
De bobo miltinho ñ tem nada. Só sacrificou sua temporada de 2013 apostando em várias temporadas boas a partir de 2014. Ta certo ele.
Será que ele larga a Nicole?
Um artigo do site F1 Rejects (http://www.f1rejects.com/centrale/mansellmclaren/index.html), para exemplificar como Nigel Mansell é um piloto extremamente exigente, cita uma fala do Martin Witmarsh fazendo um comparativo de exigências entre cada piloto, e ele fala que os contratos da McLaren costumam ter 50 páginas, mas que os pilotos podem fazer adendos, então, por exemplo, o contrato do Kovalainen tem 50 páginas, o contrato do Button 52, o contrato do Mansell 57 e o do Hamilton por volta de 60.
Saiu da McLaren e já foi tarde. Não vai fazer falta nenhuma. Apesar que, quando quer e/ou consegue (cabecinha fraca) é um ótimo piloto… Mas isso anda difícil…
Sobre o Lauda, como diria o Romário “um poeta calado”.
Essa mercedes não vai dar em nada… Mais três anos e deve pular fora…
E o Nico que até hoje nada?
Rubinho trocou a Ferrari pela Honda ao final de 2005, e foi substituído por Massa. Teve todos os motivos para tal troca.
Ao término da temporada de 2006, Massa contava 80 pontos (com vitórias, etc) e Rubinho somava 30 pontos (sem um pódio sequer). O nome disso é CAPOTE!
A temporada de 2013 vai dizer, silenciosamente, se Hamilton fez (ou não) uma boa troca. Bastará verificar os números dos dois campeões ingleses, após o último GP deste ano.
Se der errado foi culpa da Mercedes
Se der certo foi mérito de Lewis
se chegar perto foi mérito da direção da Mercedes.
Então esse ano vem sem pressão.
Ele sabe como vai ser o regulamento de 2014. Sabe que o que mais vai contar é o motor e não o chassis e sua aerodinâmica. E prometeram pra ele o melhor motor turbo da F 1.
Agora em tempo: o povo ainda usa muito blackberry? ou o negócio perdeu bastante espaço pra iPhones, iSamsung e iMotorola ?
Prezado Ricardo, receio que o senhor esteja errado. Com a nova motorizacao, o fator ‘powertrain’ vai ser menos importante do que o fator chassis.
O Blackberry tem lá seu público cativo e terá por um bom tempo. Reza a lenda que é a melhor criptografia do mercado, ou seja é mais difícil alguém bisbilhotar sua conversa num Blackberry. Mas eu não sou do ramo, não garanto nada…
O problema é que “prometeram” já virou até piada vindo da Mercedes, convenhamos. Eu não coloco a mão no fogo (aliás, eu nem chego perto do fogo!) sequer pela permanência da Mercedes na F1 se vier mais um ano de fiasco. Aliás, o discurso do Toto Wolff de “nenhuma margem para erros” me pareceu bem nessa linha.
Flavio,
Acho que o Hamilton deu um passo para trás. Ele foi na contramão da lógica na F1, geralmente quando um piloto troca uma equipe grande por uma média ou inferior a que estava é porquê o seu prestígio ou desempenho está em declínio, claramente não se aplica ao Lewis no momento. Então a explicação para a troca de equipe como você tenta explicar seria “Ambiente, motivação, desgaste” isso existe em todo esporte em equipe ou não, onde se movimenta altas cifras.
Quanto ao Lauda deve aumentar estatísticas de ex-pilotos que não deram certo como consultores, dirigentes ou donos de equipes, a exemplo de Michael Schumacher consultor na Ferrari, Alain Prost e Jackie Stewart como donos de equipes.
Eu sei como é trocar facilidade, dinheiro, por uma vida de paz e satisfação. Não foi nada fácil, mas agora sei o que é viver bem e o que vale a pena.
Com todo respeito, troquei também uma vida “perfeita” no Rio de janeiro pela paz e satisfação do Nordeste; e sei que valeu a pena…
Hamilton é grande piloto e agora mais experiente, vai conseguir acertar e andar bem com a Mercedes.
Na falta de piloto brasileiro disputando a ponta, eu torço por ele.
Eu também torço, mesmo que os pilotos brasileiros atuais andem na ponta. Hamilton é mais verdadeiro!
Trocou a McLaren pela Mercedes pq não sabe o que é ter vida difícil na F1 guiando carro ruim, pela McLaren só guiou carro de excelente pra excepcional e mesmo assim só ganhou 1 mísero campeonato pq não tem cabeça e não sabe lidar com a pressão. Agora, depois dos primeiros testes ele já tah começando a perceber a merda que fez e sabe bem que terá que trilhar, descalço e nas brasas, por um tortuoso caminho de derrotas, críticas e sofrimento… Antes da metade de 2013 ano já vai estar implorando pra voltar pra casa do papai Ron Dennis.
Vc tem toda razão, porém acredito que foi exatamente isso que pesou, ele só guiou carros bons por onde passou e é tido como um dos melhores pilotos da atual F1, atrás apenas de Alonso (sendo que muitos acreditam que ele é melhor), sendo assim, ele precisa provar para si mesmo que é tudo aquilo que falam, é natural que isso ocorra para pessoas diferentes e com personalidade…
Räikkönen, Alonso e Hamilton, 3 dos 4 melhores pilotos da F1 atual, todos sairam da McLaren com o mesmo discurso: o (rígido) clima organizacional da equipe Inglesa.
Bem lembrado.E ainda teve o Montoya.
Humn… Sei não. Acho que a quantidade de ZERO$ no contrato foi mais persuasiva que qualquer clima organizacional.
É isto mesmo !
Ron Dennis é mão fechada, queria até diminuir o salário do pobrezinho, então apereceu A Propo$ta…
É verdade, pura paixão, R$ 66 milhões anuais, é pura paixão, assim ficará ainda mais apaixonado.
Meu respeito por ti, só aumenta. Sinto que tu não fala essas coisas de simplicidade na vida, da boca pra fora, tu sente isso de verdade.
Se der certo na Mercedes ele será considerado um gênio.
Se der errado na Mercedes ele será considerado um fracasso.
É tênue a linha que separa o sucesso do fracasso.
A vida é assim, infelizmente.